Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ABSORBENT STRUCTURE FOR ITEMS OF CLOTHING, OPERATING METHOD AND USES THEREOF
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/224832
Kind Code:
A1
Abstract:
The present disclosure relates to an absorbent structure for items of clothing, in particular to a washable and reusable structure, for the absorption of body fluids, said structure comprising at least one set of four overlapping layers, comprising: a first layer with high density and porosity synthetic fibers suitable for receiving body fluids; a second layer comprising a combination of hydrophilic and hydrophobic fibers with a plurality of protruding channels for dispersing the body fluids; a third layer of cellulosic fibers capable of neutralizing odors and absorbing moisture; a fourth layer comprising a polymer, microporous and liquid-impermeable membrane; and a strip connected along the periphery of said set of layers, wherein the strip together with the fourth layer seals said set of layers to prevent leakage of body fluids. The present disclosure relates to items of clothing, namely underwear, that incorporate the absorbent structure described in the present disclosure.

Inventors:
QUEIROGA FIGUEIREDO ALBERTO (PT)
CORREIA DA CRUZ JULIANA PATRÍCIA (PT)
Application Number:
PCT/IB2021/053816
Publication Date:
November 11, 2021
Filing Date:
May 05, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
IMPETUS PORTUGAL TEXTEIS S A (PT)
International Classes:
B32B5/02; B29C63/00; B32B5/08; B32B5/26; B32B7/09; B32B7/12; B32B27/12; B32B27/36; B32B27/40
Foreign References:
EP0599871A11994-06-08
EP2542197A12013-01-09
EP2865804A12015-04-29
Attorney, Agent or Firm:
PATENTREE (PT)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1. Estrutura absorvente de artigos de vestuário para a absorção de fluídos corporais compreendendo pelo menos um conjunto de quatro camadas sobrepostas, que compreende uma primeira camada com fibras sintéticas de alta densidade e porosidade apta para a entrada dos fluidos corporais; uma segunda camada que compreende uma combinação de fibras hidrofílicas e hidrofóbicas com uma pluralidade de canais salientes para dispersão dos fluídos corporais; uma terceira camada de fibras celulósicas apta a neutralização dos odores e absorção da humidade; uma quarta camada que compreende uma membrana polimérica, microporosa e impermeável aos líquidos; e uma fita conectada ao longo da periferia do referido conjunto de camadas, em que a fita em conjunto com a quarta camada sela o referido conjunto de camadas para evitar fuga de fluídos corporais.

2. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior em que a pluralidade de canais salientes da segunda camada está disposta numa estrutura de malha em forma de canelado, de preferência na direção da largura da peça.

3. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a terceira camada compreende estrutura de malha em forma de matriz, em particular uma estrutura de felpa italiana.

4. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a fita barreira é dobrada face a face ao longo do conjunto de camadas; de modo que a fita forme uma concavidade de perfil em forma de "U" ou "V", o conjunto de camadas da estrutura absorvente.

5. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a primeira, segunda e terceira camadas compreendem uma estrutura de malha.

6. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a terceira e a quarta camada do conjunto de camadas estão ligadas por laminação.

7. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anterior em que a primeira e a segunda camada do conjunto de camadas estão ligadas à terceira e quarta camada por costura.

8. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a segunda camada compreende uma combinação de fibras hidrofílicas e hidrofóbicas com canais salientes em densidade e espessura para dispersão dos fluídos corporais.

9. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a primeira camada é uma estrutura de jersey.

10. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a primeira camada compreende um primeiro fio elastomérico com uma massa linear de 20 - 40 dtex e um segundo fio é de fibras não-naturais de origem sintética.

11. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior em que as fibras sintéticas são selecionadas a partir do grupo constituído por: poliamida, poliéster, polipropileno, elastano, ou suas combinações.

12. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-10 em que as fibras naturais são fibras celulósicas.

13. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior em que as fibras celulósicas são selecionadas a partir de um grupo que consiste em fibras de: de algodão, liocel, modal, viscose ou suas combinações.

14. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-13 em que a primeira camada é formada pela mistura de fibras de poliamida e/ou poliéster com elastano.

15. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior que compreende 85 - 90% (p/p) de poliamida e 10 - 15%(p/p) de elastano, de preferência 86% (p/p) de poliamida e 14% (p/p) de elastano.

16. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-15 em que a espessura da primeira camada varia de 0,50-0,70 mm.

17. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-16 em que a massa por unidade de área da primeira camada varia de 130-150 g/m2, preferencialmente 140-145 g/m2.

18. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a segunda camada é uma estrutura em malha canelada, de preferência uma estrutura em malha canelada derivada do rib, mais de preferência uma estrutura em malha canelada derivada do rib de trama 3x3.

19. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a estrutura em malha canelada da segunda camada compreende um comprimento de laçada de que varia entre 24 - 26 mm, espessura de 0,80-0,90 mm e uma massa por unidade de área de 225 - 245 g/m2, de preferência densidade de 17 colunas/cm, 26 fileiras/cm, espessura de 0,80-0,90 mm e uma massa por unidade de área de 225 - 245 g/m2.

20. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior em que a estrutura canelada compreende por um fio com 65% (p/p) de poliéster e 35%(p/p) de viscose com uma massa linear que varia entre 150 -250 dtex, e um fio de elastano nu com uma massa linear que varia entre 22 - 33 dtex.

BI

21. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a segunda camada compreende fibras de poliéster, viscose e elastano.

22. Estrutura de acordo com qualquer a reivindicações anterior em que a segunda camada compreende 60 - 65 % (p/p) de poliéster, 30 - 35 %(p/p) de viscose e 3 - 5%(p/p) de elastano, de preferência 63 %(p/p) de poliéster, 33 %(p/p) de viscose e 4%(p/p) de elastano.

23. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a terceira camada é formada por um derivado da felpa italiana.

24. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior em que a felpa italiana compreende um comprimento de laçada de 24-26 mm, espessura de 0,70 - 0,95 mm e uma massa por unidade de área de 200-220 g/m2; de preferência uma densidade de 13-15 colunas/cm e 14-16 fileiras/cm, espessura de 0,80 - 0,90 mm e uma massa por unidade de área de 200-220 g/m2.

25. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior em que a felpa italiana compreende uma combinação de algodão liocel funcionalizado com neutralizadores de amónia e fibras naturais, preferencialmente modal.

26. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a quarta camada compreende uma densidade de 1,21 g/cc (kg/m3) e um ponto de fusão de 185 - 95 °C.

27. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a quarta camada é resistente a uma pressão hidrostática a quente superior a 10 m e ter uma respirabilidade aproximadamente a 3m2Pa/W.

28. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a membrana polimérica da quarta camada compreende poliuretano, poliéster, ou suas combinações.

29. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a espessura da quarta camada varia de 8 - 20 miti, de preferência 10-15 pm.

30. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior em que a fita barreira é termocolada, de preferência é amolecida a uma temperatura entre 100-120 °C a uma pressão de cerca de 180 -220 mbar durante aproximadamente 1,5-3 minutos, ser resistente a aproximadamente 8 colunas de água e a lavagens a cerca de até 60 °C.

31. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a terceira camada compreende grupos carboxílicos enxertados na fibra, de preferência 8 - 15% (p/p) de carbonato de sódio, mais de preferência numa relação de banho mínima de 1:3 em pH 5-6.

32. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o conjunto de camadas é formadas pela combinação de fibras naturais e sintéticas, hidrofílicas e hidrofóbicas, capilares e absorventes.

33. Artigo de vestuário interior reutilizável que compreende o sistema absorvente descrito em qualquer uma das reivindicações anteriores.

34. Artigo de vestuário de acordo com a reivindicação anterior em que o sistema de absorção está configurado para contactar com a zona de libertação de fluidos / de preferência em contacto com a zona genital.

35. Artigo de vestuário de acordo com qualquer uma das reivindicações de 33-34, em que o artigo de vestuário é roupa interior feminina, roupa interior masculina, roupa interior infantil, slip, boxer, cuecas, sungas, tangas, calças, collant, retro, legging, t-shirt, sutiã, tops ou um dispositivo médico.

36. Artigo de vestuário de acordo com qualquer uma das reivindicações 33-35 que compreende ainda meios de fixação para ligar a estrutura absorvente ao artigo de vestuário, em que os meios de fixação são selecionados de uma lista que

BB compreende botões, botões de pressão, velcros, sistema autocolantes, costura, costura por fusão, selagem termocolante.

Description:
ESTRUTURA ABSORVENTE DE ARTIGOS DE VESTUÁRIO, MÉTODO DE

OPERAÇÃO E SEUS USOS

DOMÍNIO TÉCNICO

[0001] A presente divulgação refere-se a um sistema absorvente para uso em artigo de vestuário interior de uso diário, que compreende um sistema de absorção de fluidos, particularmente fluidos corporais, bem como, um sistema de neutralização de odores, sem comprometer a mobilidade do utilizador e a garantir um conforto ao usuário, pela sensação de secura junto à pele, bem como, impercetibilidade do produto.

ANTECEDENTES

[0002] Com todos os avanços alcançados pela ciência nas últimas décadas e as novas orientações internacionais para a sustentabilidade, verifica-se uma crescente necessidade de desenvolvimento de novas soluções de produtos e processos com menor impacto ecológico. Neste sentido a procura de substitutos de produtos de uso único é uma necessidade emergente, de modo a reduzir os volumes de resíduos produzidos, que na maioria das vezes não é reciclável principalmente no sector da saúde e bem-estar.

[0003] Assim, o desafio de fechar os ciclos de materiais e regenerar ativos naturais é uma função exponencial da complexidade do produto e do comprimento da cadeia de suplementos.

[0004] Com isto é possível contribuir para uma maior preservação de recursos cada vez mais escassos e sujeitos a uma crescente pressão ambiental ou preços inconstantes, reduzindo os custos das indústrias; para a produção de produtos mais duráveis, sustentáveis e menos tóxicos, aumentando, assim, o capital e a qualidade de vida; maior preservação do meio ambiente, reduzindo substancialmente as emissões de carbono e preservando os recursos ameaçados e um aumento da competitividade de setores-chave da indústria, incluindo produção, gestão de resíduos e reciclagem, bem como, as importações de matérias-primas. [1]

[0005] Relativamente à redução de descartáveis absorventes de fluidos corporais tais como sudação, urina, menstruais e leite materno, responde-se claramente aos pilares da sustentabilidade, neste sentido o desenvolvimento de sistemas absorventes reutilizáveis é claramente um benefício, em que se foca também nas opções de materiais e de processos que permitam a sustentabilidade.

[0006] Um dos principais fatores a ser considerado nos sistemas absorventes de líquidos corporais em geral, é a difusão do vapor de água na estrutura fibrosa, a qual é influenciada pela: (i) fração de fibras;

(ii) secção transversal da fibra;

(iii) espessura do têxtil;

(iv) permeabilidade ao ar; e

(v) tipo de acabamento.

[0007] Especificamente, o transporte de líquidos em estruturas fibrosas, como é o caso dos têxteis, é principalmente regido pelos mecanismos molhabilidade e capilaridade. Apesar de existir difusão nesta fase, o seu efeito não é significativo quando comparado aos restantes [2].

[0008] Características de absorção dos conjuntos de fibras dependem principalmente da rugosidade da superfície das fibras, assim como da geometria dos conjuntos de fibras e da distribuição de tamanhos de poros [3], [4]. De modo a construir um felpo com as características indicadas para o uso final pretendido, é de extrema importância estudar e avaliar as malhas de felpa em termos de absorção estática e dinâmica, uma vez que nos dão informações distintas.

[0009] Outras das principais características associadas aos sistemas absorventes de líquidos corporais, refere-se ao conforto termofisiológico, sensorial e ergonómico.

[0010] O conforto termofisiológico é dependente do controlo de humidade e da transmissão de calor através do têxtil. A criação de um microclima entre a pele do indivíduo e o têxtil permite o balanço entre o aquecimento excessivo devido ao aumento da atividade metabólica do indivíduo e a capacidade do têxtil dissipar o suor e o calor, criando a sensação de conforto durante a execução de uma atividade física [5], [6] O conforto sensorial da pele depende das propriedades da superfície do têxtil, do atrito da superfície, da rugosidade e suavidade. Enquanto, o conforto ergonómico depende da forma e da liberdade de movimentos, a ajustabilidade ao corpo e à atividade física [7]

[0011] Hoje em dia existe uma elevada quantidade e variedade de fios com fibras sintéticas de secção transversal, com capilares que favorecem o transporte de humidade, tais como o Dry-release, X-Dry, Dry-max, 4DG Fiber entre muitas outras fibras e fios comerciais [8]— [10] . Contudo, a maioria destas fibras são utilizadas em fios de multifilamentos contínuos, embora haja algumas soluções em fibras cortadas, mas é bastante residual.

[0012] O conceito da melhoria destas propriedades tem evoluído ao longo dos tempos, pela diferenciação da área de superfície destas fibras variando os tipos de capilares que favorecem o transporte de humidade, mas sempre à escala micro e macro. Sendo que este tipo de fibras e fios tem sido bastante explorado em produtos de desporto, no que concerne ao conforto do atleta [8]— [10] .

[0013] Um nicho de produtos absorventes está relacionado aos produtos de higiene feminina, os quais são usados pela mulher durante a menstruação, corrimento vaginal ou outras funções corporais relacionadas com a vulva. A necessidade de produtos diferentes dos convencionais como os tampões e os pensos higiénicos surgiu principalmente para as mulheres com um fluxo menstrual mais intenso, em que os produtos existentes até então não preenchiam os requisitos dessas mulheres, podendo permitir o vazamento do fluido devido a uma incompatibilidade da largura do penso higiénico e a largura da cueca na zona da virilha e da falta de uma barreira nas bordas do penso higiénico.

[0014] Assim, começaram a ser criadas cuecas protetoras descartáveis para a higiene feminina, semelhantes às que já eram fabricadas no mercado para incontinência urinária. Este tipo de produto descartável garante não só maior absorção, assim como maior área de absorção, sendo fácil de utilizar. [0015] Os produtos descartáveis são uma inovação da vida moderna e a sua evolução tem de responder às necessidades dos indivíduos que os usam. No geral, estas necessidades baseiam-se na sensação de limpa e seca, proteção e controlo e ainda conforto e conveniência.

[0016] Em especial, os produtos de higiene feminina têm ainda de cumprir alguns requisitos fundamentais, como funcionar numa vasta gama de fluxo menstrual, em diversas condições e atividades, ser adaptado para o contacto com a pele, ser facilmente colocado e descartado [11] e inibir o odor [12]. Apesar das suas vantagens e preço acessível, as preocupações atuais são o impacto ambiental, a durabilidade e reciclagem do produto e a biodegradabilidade [13].

[0017] A marca Rejeanne lançou uma gama de produtos underwear direcionada ao ciclo menstrual das mulheres. Três modelos de roupa interior com diferentes capacidades de absorção mediante a abundância de fluxo fazem parte dessa linha de produtos. Embora tais produtos apresentem diversas características que as tornem atrativas ao público consumidor, tais produtos contêm poliuretano que tem suscitado preocupações ao nível da toxicidade e, ainda, bamboo que requer uma lavagem especial de modo a não sofrer alterações na sua estabilidade dimensional.

[0018] Também a marca Fempo comercializa produtos do tipo roupa interior que proporciona 12h de proteção, sensação de seco e sem odores. Entretanto, no que concerne ao sistema de absorção do produto, este é composto por bamboo, com propriedades antibacterianas e anti odor naturais, para além de que apresenta um tecido ultrafino com repelência à água e respirável. Contudo, esse produto apresenta o mesmo problema mencionado anteriormente e, o bamboo necessita de cuidado ao nível do encolhimento.

[0019] A Smoon possui uma linha de produtos que podem absorver o equivalente a dois tampões e oferece uma média de 12h de proteção, proporcionando sensação de seco e anti odor. No entanto, estes produtos possuem na sua composição poliuretano, o que tem levantado algumas questões em relação à sua toxicidade. Além disso, a absorção da membrana, absorve o equivalente a 2 tampões convencionais, o que pode não ser suficiente para mulheres com um fluxo menstrual intenso. [0020] Apesar das diversas tentativas do mercado em providenciar artigos eficazes na prevenção da fuga dos líquidos para os artigos de vestuário interior, resta claro que atualmente, nenhum desses produtos desempenha a sua função com total eficiência e não promovem a segurança ao utilizador.

[0021] No que concerne aos fluidos ou líquidos provenientes da amamentação, discos de amamentação foram desenvolvidos. As empresas de fabrico destes artigos procuram usar materiais mais macios e suaves para o peito. Alguns foram ainda mais longe e adicionaram aos discos de amamentação medicamentos ou tratamento térmico.

[0022] A indústria da roupa e acessórios de maternidade continua a evoluir e a procurar aumentar o conforto para as mulheres e a facilidade de uso dos produtos. A marca Bamboodies vende discos de amamentação reutilizáveis e sustentáveis. Seus produtos utilizam rayon de bamboo de modo a serem uma marca eco-friendly e a obterem uma camada interior macia para o mamilo. Embora, o produto seja descartável, tenha características superabsorvente, antimicrobianas e antibacterianas, as fibras de bamboo, no entanto, aumentam o valor económico do produto e podem não apresentar, na realidade, as características esperadas devido ao processo químico inerente.

[0023] A marca Pigeon India fabrica discos de amamentação descartáveis ultrafinos e leves, têm um centro superabsorvente e uma camada exterior respirável. Possuem duplo adesivo para não se deslocarem e mantêm a pele e a roupa seca e confortável. Outro modelo da marca utiliza favo de mel que impede que o leite se espalhe, absorve rapidamente e mantém o leite preso nesta camada. A camada de favo de mel permite ainda respirabilidade. Estes produtos têm a desvantagem de não serem reutilizáveis, aumentando o desperdício, assim como o custo económico.

[0024] Outro tipo de fluido excretado pelo corpo humano é o suor que em geral, causa desconforto, vergonha, problemas psicológicos, sociais e físicos, como alergias de pele. Relacionadas a este aspeto fisiológico, existem diversas patologias, como hiper-hidrose e Síndrome de Ross. Além disso, outras situações de suor excessivo são, por exemplo, exercício físico intenso ou simplesmente situações de pressão social. De modo a responder às necessidades destas pessoas, vários produtos são comercializados e continuam a ser melhorados. Alguns destes produtos são os desodorizantes, cremes antitranspirantes e discos absorventes de suor.

[0025] A marca Purax vende discos descartáveis que absorvem o suor, com adesivo para aderirem diretamente à pele, respiráveis e higiénicos, controlam o odor, não reduzem a mobilidade do utilizador e são práticos de colocar e remover. Têm um efeito absorvente durante 8 horas, e um formato em borboleta para se adaptar à axila. Apesar de práticos, estes discos não são reutilizáveis, descartando, assim, a preocupação ambiental.

[0026] A marca Thompson Tee produz camisolas anti suor, ou seja, incorporam um sistema de camadas que facilita a osmose reversa e liberta o suor como vapor, deixando a pele seca e fresca. Possui uma camada que absorve o suor e o calor corporal e outra camada com poros que permite a passagem do suor. A barreira é feita por uma camada de filme ultrafino que impede que o suor volte para a pele. Como materiais, utilizam rayon de bamboo e algodão penteado. O produto referido permite que a membrana absorvente se mantenha fixa na zona das axilas, no entanto, as fibras de bamboo tendem a encolher às lavagens, o que não é adequado para uma camisola.

[0027] O documento EP2879534B1 refere-se a uma roupa íntima que apresenta capacidade de absorção de fluidos corporais, associados à menstruação e incontinência. Mais especificamente, a roupa íntima é uma roupa interior que apresenta propriedades como gestão de humidade, antibacterianas e conforto. Para além disto, também é à prova de manchas e não permite que o fluido passe para o exterior do produto. O produto revelado inclui um tecido com uma ou mais camadas, muito finas (100-500 g/cm2) e uma almofada (pad) estruturada em multicamada que é integrado na superfície interior do tecido. A estrutura em multicamadas inclui: a camada mais interna que pode ser tratada com uma solução de nanopartículas de modo a absorver a humidade e um material com propriedades antibacterianas de modo a prevenir infeções; uma camada que pode ser composta, por exemplo, por algodão ou outros materiais que podem eficazmente absorver o líquido e a humidade; uma camada que pode incluir materiais como, por exemplo, algodão misturado com materiais impermeáveis à humidade (cera, uretano) na superfície externa para evitar a saída de fluidos; e a camada mais externa composta por uma mistura de elastanos que apresenta uma textura mais espessa, de modo a camuflar as costuras e, assim, não são visíveis na peça de vestuário. No entanto, a almofada não se encontra fixo às outras camadas da peça, pelo que pode sofrer deslocação provocando vazamento do fluido.

[0028] O documento US 2015/0290049 AI refere-se a uma roupa interior absorvente, lavável e reutilizável, com capacidade de absorção e retenção do fluido numa área impermeabilizada; mais particularmente, direcionado a pessoas com incontinência e/ou semelhantes. A almofada absorvente é composta de, pelo menos, uma camada à base de um material fibroso absorvente, sendo que como extra, pode incluir ingredientes ativos como prata coloidal e/ou carvão ativado. O produto referido no pedido centra-se na incontinência, logo na retenção de urina e, portanto, não está preparado para maiores quantidades de fluido como pode acontecer na menstruação, ou até mesmo na amamentação.

[0029] O documento US 2012/0129428A1 descreve um disco adesivo de amamentação com uma camada interna absorvente que fica em contacto com o peito da mulher, uma camada externa que fica em contacto com o sutiã provida de um adesivo em circunferência que se une ao peito do utilizador. O produto em questão possui ainda uma alça de velcro e uma aba adesiva ligando a parte superior do produto ao peito. A camada interior do disco é côncava e formada por um material não-tecido, enquanto a parte exterior é convexa e composta por um material impermeável, de modo a que o produto contorne o peito e cubra o mamilo. O facto do disco de amamentação se suportar por si só, segurando-se ao peito sem o auxílio de um sutiã, pode causar algum desconforto. Principalmente, pelo uso de adesivos, que podem por várias razões, por exemplo, devido ao suor, deslocar-se, desprotegendo o mamilo do vazamento de leite.

[0030] Um outro tipo de disco absorvente é descrito no documento GB2532327A. Particularmente, é descrito um disco que absorve o suor para dar resposta às pessoas com hiper-hidrose ou pessoas que praticam exercício físico. O sistema de absorção é por camadas em sandwich, sendo a camada que fica em contacto com a pele e a camada exterior em contacto com a roupa construídas com fibras de bamboo. Possui ainda a camada do centro que é absorvente constituindo um reservatório para o suor. Segundo o referido documento, a utilização das fibras de bamboo se mostra vantajosa pois têm forma tubular, permitindo rapidamente remover a humidade da pele do utilizador, na camada interior. As fibras de bamboo na camada exterior permitem que o suor se evapore do reservatório absorvente, sem manchar a roupa do usuário. Além disso, o bamboo é naturalmente antibacteriano, diminuindo o odor, e é naturalmente termorregulador. O centro absorvente é formado por fibras sintéticas. Quando o disco absorvente de suor é utilizado nas axilas, este pode ter vários sistemas de prender o disco ao utilizador: uma alça de ombro, um local de fixação à alça do sutiã, como um clip. Apesar do foco do referido documento ser a fibra de bamboo, esta não é, na realidade, tão vantajosa como se faz querer. O que, normalmente, se utiliza no têxtil acaba por ser uma fibra de bamboo que passou por um processo químico intensivo, perdendo assim algumas das suas características. Além disso, as fibras de bamboo são mais suscetíveis ao encolhimento, o que requer cuidados especiais na lavagem.

[0031] A maioria dos artigos absorventes são formados por materiais multicamada ou destacáveis muito pouco funcionais, que oferecem pouca sensação de segurança ao usuário, bem como, desconforto durante o uso.

[0032] Face a estas desvantagens, pretende-se apresentar um artigo de vestuário com características absorventes eficientes, sem emissão de odores quando em contacto com o líquido/fluído corporal e que promovam uma segurança e bem-estar ao usuário.

[0033] Estes factos são descritos de forma a ilustrar o problema técnico resolvido pelas realizações do presente documento.

DESCRIÇÃO GERAL

[0034] A presente divulgação refere-se a um sistema/estrutura absorvente de fluidos/líquidos para uso em um artigo de vestuário interior, masculino ou feminino, adulto ou infantil para uso diário, que compreende um sistema de absorção de fluidos corporais, bem como, um sistema de neutralização de odores. Mais especificamente, referido artigo compreende dois sistemas: um sistema estético, o qual consiste na configuração externa do artigo de vestuário; e um sistema absorvente, o qual é integrado ao artigo de vestuário e localiza-se ao longo da região de absorção, por exemplo, área genital ou mamária. Numa realização, o referido sistema absorvente compreende camadas hibridizadas de materiais fibrosos, desenhadas para responder a diferentes tipos de fluidos corporais e às suas diferentes viscosidades. Numa realização, o referido artigo de vestuário é produzido em malhas tridimensionais, estruturadas em multicamada e sistema de retenção de anti-fuga diferenciado. Numa realização, as referidas malhas podem ser produzidas em teares monocilíndricos, cilindro e disco de grande diâmetro e a modelagem de confeção proporciona a incorporação do sistema absorvente. Numa realização, a conjugação de ambos os sistemas contribuem para a maximização da proteção e do conforto psicológico do utilizador durante o uso, uma vez que promove a neutralização dos odores característicos, inibe o crescimento de microrganismos, não compromete a mobilidade do utilizador e garante uma sensação de secura junto à pele, bem como, a impercetibilidade do produto. Numa realização, o artigo de vestuário descrito na presente divulgação é um artigo sustentável, uma vez que apresenta um melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida, pois pode ser reutilizável, ou seja, torna-se um produto de maior durabilidade e é um artigo resistente, o que permite que seja lavável.

[0035] Um aspeto da presente divulgação, refere-se a um sistema/estrutura absorvente que compreende diversas camadas sobrepostas, as quais irão determinar a espessura do referido sistema absorvente, bem como, as diversas áreas de absorção, tais como a área genital através da libertação de fluidos menstruais, vaginais em geral ou urina proveniente de incontinência, axilas através dos fluidos de suor libertados pela glândula sudoríferas e mamilos no caso da amamentação para absorção de leite materno, dependendo da região a ser integrado referido sistema, da capacidade requerida e do artigo de vestiário final. Todos estes fluidos têm comportamentos diferentes, mas todos humidificam a pele e sensibilizam a mesma, por isso manter estas regiões secas, mas com um mínimo de hidratação e livre de microrganismos é extremamente importante para o bem-estar do indivíduo, evitando problemas de lesões cutâneas ou infeções.

[0036] Um aspeto presente divulgação diz respeito a uma estrutura absorvente de artigos de vestuário, para a absorção de fluídos corporais compreendendo pelo menos um conjunto de quatro camadas sobrepostas, que compreende: uma primeira camada com fibras sintéticas de alta densidade e porosidade apta para a entrada dos fluidos corporais; uma segunda camada que compreende uma combinação de fibras hidrofílicas e hidrofóbicas com uma pluralidade de canais salientes para dispersão dos fluídos corporais; uma terceira camada de fibras celulósicas apta a neutralização dos odores e absorção da humidade; uma quarta camada que compreende uma membrana polimérica, microporosa e impermeável aos líquidos; e uma fita conectada ao longo da periferia do referido conjunto de camadas, em que a fita em conjunto com a quarta camada sela o referido conjunto de camadas para evitar fuga de fluídos corporais. Nomeadamente uma estrutura absorvente fina, leve, comoda, lavável e reutilizável que permita a o utilizador a utilização no dia a dia.

[00B7] A estrutura absorvente da presente divulgação permite ao utilizador ter uma vida normal, sem estar preocupado com cheiros ou fugas e ainda poder reutilizar e lavar a roupa interior com a estrutura absorvente incorporada. A estrutura da presente realização consegue ser sujeita lavagens superiores a 30, preferencialmente mais de 50 lavagens, a 40 ° C, preferencialmente 60 ° C.

[0038] A presente divulgação diz ainda respeito a peças de roupa, nomeadamente artigos de roupa interior que incorporam a estrutura absorvente descrita na presente divulgação.

[0039] Numa realização, o conjunto de camadas é formada pela combinação de fibras naturais e sintéticas, hidrofílicas e hidrofóbicas, capilares e absorventes.

[0040] Numa realização, a pluralidade de canais salientes da segunda camada está disposta numa estrutura de malha em forma de canelado (estrutura de malha rib do tipo 3x3), de preferência em que o canelado está disposto na direção da largura da peça. Esta estrutura permite uma melhor dispersão dos fluidos corporais na estrutura.

[0041] Numa realização, a terceira camada compreende uma estrutura de malha em forma de matriz, em particular uma estrutura de felpa italiana, a qual permite uma melhor retenção. [0042] Numa realização, a fita barreira é dobrada face a face ao longo do conjunto de camadas; de modo que a fita forme uma concavidade de perfil em forma de "U" ou "V", o conjunto de camadas da estrutura absorvente.

[0043] Numa realização, a primeira, segunda e terceira camadas compreendem estruturas em tecido, preferencialmente em malha.

[0044] Numa realização, a primeira, segunda e terceira camadas compreendem uma estrutura de malha.

[0045] Numa realização, a terceira e a quarta camada do conjunto de camadas estão ligadas por laminação.

[0046] Numa realização, a primeira e a segunda camada do conjunto de camadas estão ligadas à terceira e quarta camada por costura.

[0047] Numa realização, a primeira camada é suficientemente porosa para deixar passar qualquer fluído, de preferência a primeira camada compreende uma estrutura derivada do jersey, preferencialmente jersey.

[0048] Numa realização, a primeira camada compreende um primeiro fio elastomérico com uma massa linear de 20 - 40 dtex e um segundo fio é de fibras não-naturais de origem sintética ou outra naturalmente hidrofóbica.

[0049] Numa realização, as fibras sintéticas da primeira camada são selecionadas a partir do grupo constituído por: poliamida, poliéster, polipropileno, elastano, ou suas combinações.

[0050] Numa realização, as fibras naturais da primeira camada são fibras celulósicas. De preferência as fibras celulósicas são selecionadas a partir de um grupo que consiste em fibras de: de algodão, liocel, modal, viscose ou suas combinações.

[0051] Numa realização, a primeira camada é formada pela mistura de fibras de poliamida e/ou poliéster com elastano. De preferência, 85 - 90% (p/p) de poliamida e 10 - 15%(p/p) de elastano, de preferência 86% (p/p) de poliamida e 14% (p/p) de elastano.

[0052] Numa realização, a primeira camada compreende uma espessura que varia de 0,50-0,70 mm. [0053] Numa realização, em que a massa por unidade de área da primeira camada varia de 130-150 g/m 2 , de preferência 140-145g/m 2 .

[0054] Numa realização, a segunda camada compreende uma combinação de fibras hidrofílicas e hidrofóbicas com canais salientes em densidade e espessura para dispersão dos fluídos corporais - (nervuras na estrutura, ribs).

[0055] Numa realização, a segunda camada compreende fibras de poliéster, viscose e elastano.

[0056] Numa realização, a segunda camada compreende 60 - 65 % (p/p) de poliéster, 30 - 35 %(p/p) de viscose e 3 - 5%(p/p) de elastano, de preferência 63 %(p/p) de poliéster, 33 %(p/p) de viscose e 4%(p/p) de elastano.

[0057] Numa realização, a segunda camada é uma estrutura em malha canelada (estrutura derivada do rib), de preferência uma estrutura rib de trama 3x3.

[0058] Numa realização, a estrutura canelada (rib) compreende um fio que com 65% (p/p) de poliéster e 35%(p/p) de viscose, com uma massa linear que varia entre 150 - 250 dtex (15-25 tex), de preferência 200 dtex; e um fio de elastano nu com uma massa linear que varia entre 22 - 33 dtex.

[0059] Numa realização, a estrutura em malha canelada da segunda camada compreende um comprimento de laçada de que varia entre 24 - 26 mm, espessura de 0,80-0,90 mm e uma massa por unidade de área de 225 - 245 g/m 2 , de preferência densidade de 17 colunas/cm, 26 fileiras/cm, espessura de 0,80-0,90 mm e uma massa por unidade de área de 225 - 245 g/m 2 .

[0060] Numa realização, a tensão dos fios da estrutura em malha canelada da segunda camada varia entre 0, 5-2,0 g/tex e o comprimento de cada laçada variar entre 0,20 - 0,30 mm e o comprimento de cada laçada de uma zona da mais absorção variar de 5- 20% relativamente ao comprimento de cada laçada da zona anterior.

[0061] Numa realização, a terceira camada é formada por um derivado da felpa italiana. A felpa italiana - é malha de trama de uma só face, na qual se adiciona um fio a cada fileira e ligado com o fio de base, formando à superfície da malha longas argolas (alongadas, semelhante a arcos, que formam poços). [0062] Numa realização, a felpa italiana compreende uma combinação de algodão liocel funcionalizado com neutralizadores de amónia e fibras naturais, preferencialmente modal.

[0063] Numa realização, a felpa italiana compreende um comprimento de laçada de 24-26 mm, espessura de 0,70 - 0, 95 mm (de preferência 0,80 - 0,90 mm) e uma massa por unidade de área de 200-220 g/m 2 ; de preferência uma densidade de 13-15 colunas/cm e 14-16 fileiras/cm, espessura de 0,80 - 0,90 mm e uma massa por unidade de área de 200-220 g/m 2 .

[0064] Numa realização, a quarta camada compreende uma densidade de 1,21 g/cc (kg/m 3 ) e um ponto de fusão de 185 - 95 ° C.

[0065] Numa realização, em que a quarta camada é resistente à pressão hidrostática a quente superior a aproximadamente 10 m e uma respirabilidade aproximadamente de 3 m 2 Pa/W.

[0066] Numa realização, em que a membrana polimérica da quarta camada compreende poliuretano, poliéster, ou suas combinações.

[0067] Numa realização, em que a espessura da quarta camada varia de 8 - 20 miti, de preferência 10-15 pm.

[0068] Numa realização, a fita termocolada, de preferência é amolecida a uma temperatura entre 100-120 ° C a uma pressão de cerca de 180 -220 mbar durante aproximadamente 1,5-3 minutos, ser resistente a aproximadamente 8 colunas de água e a lavagens a cerca de até 60 ° C.

[0069] Numa realização, a fita termocolada é resistente a mais de 50 lavagens à temperatura de 60 ° C, em que o material da fita é de base não natural, selecionada de entre poliamida, poliéster, polipropileno ou a combinação entre elas.

[0070] Numa realização, a fita pode ser aplicada ao conjunto de camadas a uma temperatura de aproximadamente 130 - 160 ° C, durante cerca de 15 - 30segundos, a uma pressão de cerca de 5 - 7 bar. [0071] Numa realização, a terceira camada compreende grupos carboxílicos enxertados na fibra, de preferência 8 - 15% (p/p) de carbonato de sódio (Na2Cos), mais de preferência numa relação de banho mínima de 1:3 em pH 5-6.

[0072] Um outro aspeto da presente divulgação refere-se a um artigo de vestuário interior reutilizável que compreende o sistema absorvente descrito na presente divulgação. Preferencialmente, o sistema de absorção está configurado para contactar com a zona de libertação de fluidos / de preferência em contacto com a zona genital.

[0073] Numa realização, o artigo de vestuário pode ser: roupa interior feminina, roupa interior masculina, roupa interior infantil, slip, boxer, cuecas, sungas, tangas, calças, collant, retro, legging, t-shirt, sutiã, tops ou um dispositivo médico.

[0074] Numa realização, o artigo de vestuário pode ainda compreender meios de fixação para ligar a estrutura absorvente ao artigo de vestuário, em que os meios de fixação são selecionados de uma lista que compreende botões, botões de pressão, velcros, sistema autocolantes, costura, costura por fusão, selagem termocolante.

[0075] Em que o fluído/líquido corporal pode ser urina, suor, leite materno, fluxos menstruais ou vaginais ou qualquer outro fluido/líquido excretado pelo corpo humano.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0076] Para uma mais fácil compreensão, juntam-se em anexo as figuras, as quais representam realizações preferenciais que não pretendem limitar o objeto da presente descrição.

[0077] Figura 1: Representação esquemática de uma realização do sistema absorvente desenvolvido.

[0078] Figura 2a: Representação esquemática de uma realização do sistema absorvente aplicado a um sutiã.

[0079] Figura 2b: Representação esquemática de uma realização do sistema absorvente aplicado a uma t-shirt.

[0080] Figura 2c: Representação esquemática de uma realização do sistema absorvente aplicado a uma cueca. DESCRIÇÃO DETALHADA

[0081] A presente invenção refere-se a um sistema absorvente para uso em um artigo de vestuário interior, masculino ou feminino, adulto ou infantil, que pode ser de uso diário e que é provido com um sistema de absorção de fluidos corporais, tais como urina, suor, leite materno, fluxos menstruais ou vaginais ou qualquer outro fluido excretado pelo corpo humano. Particularmente, o sistema absorvente compreende camadas hibridizadas de materiais fibrosos, desenhadas para responder a diferentes tipos de fluidos/líquidos e às suas diferentes viscosidades. O sistema aqui apresentado contribui para a maximização da proteção e do conforto psicológico do utilizador durante o uso, uma vez que promove a neutralização dos odores característicos, inibe o crescimento de microrganismos, não compromete a mobilidade do utilizador e garante uma sensação de secura junto a pele, bem como, a impercetibilidade do produto. Adicionalmente, o referido artigo de vestuário apresenta um melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida, pois pode ser reutilizável, ou seja, torna-se um produto de maior durabilidade e é um artigo resistente, o que permite que seja lavável.

[0082] A presente divulgação diz respeito a uma estrutura absorvente de artigos de vestuário, em particular a uma estrutura lavável e reutilizável, para a absorção de fluídos corporais compreendendo pelo menos um conjunto de quatro camadas sobrepostas, que compreende: uma primeira camada com fibras sintéticas de alta densidade e porosidade apta para a entrada dos fluidos corporais; uma segunda camada que compreende uma combinação de fibras hidrofílicas e hidrofóbicas com uma pluralidade de canais salientes para dispersão dos fluídos corporais; uma terceira camada de fibras celulósicas apta a neutralização dos odores e absorção da humidade; uma quarta camada que compreende uma membrana polimérica, microporosa e impermeável aos líquidos; e uma fita conectada ao longo da periferia do referido conjunto de camadas, em que a fita em conjunto com a quarta camada sela o referido conjunto de camadas para evitar fuga de fluídos corporais.

[0083] A presente divulgação diz ainda respeito a peças de roupa, nomeadamente artigos de roupa interior que incorporam a estrutura absorvente descrita na presente divulgação. [0084] Numa realização, o sistema absorvente para absorção de fluidos corporais, compreende: pelo menos quatro camadas (1, 2, 3 e 4) sobrepostas formadas pela combinação de fibras naturais e sintéticas, hidrofílicas e hidrofóbicas, capilares e absorventes, onde a camada (1) é formada por um conjunto de fibras sintéticas de alta densidade e porosidade - 1L camada; a camada (2) é formada por fibras hidrofílicas e hidrofóbicas e ser provida de canais salientes de elevada densidade e espessura - 2 camada; a camada (3) é formada por fibras celulósicas e é responsável pela neutralização dos odores e absorção da humidade - 3.^ camada; e a camada (4) compreende uma membrana polimérica, microporosa e impermeável - A camada; um dispositivo/camada barreira ao longo de toda região periférica, de preferência uma fita, mais de preferência uma fita termocolada em forma de "U ou V".

[0085] Numa realização, as fibras sintéticas são selecionadas a partir do grupo de fibras de: poliamida, poliéster, polipropileno, elastano e/ou uma mistura dessas e as fibras naturais são selecionadas a partir do grupo das fibras celulósicas.

[0086] Numa realização, as fibras celulósicas são selecionadas a partir do grupo de fibras de algodão, liocel, modal, viscose e/ou mistura dessas.

[0087] Numa realização, a primeira camada (1) é formada pela mistura de fibras de poliamida e poliéster com elastano, a segunda camada (2) é formada em fibras de poliéster, viscose e elastano, a terceira camada (3) é formada em fibras celulósicas e a quarta camada (4) é formada por poliuretano ou poliéster.

[0088] Numa realização, a primeira camada (1) é uma estrutura de jersey de cerca de 86% de poliamida e 14% de elastano, a segunda camada (2) é uma estrutura rib de trama de 3x3 com uma mistura de aproximadamente 63% de poliéster, 33% de viscose e 4% de elastano e a terceira camada (3) é uma estrutura formada por um derivado da felpa italiana. [0089] Numa realização, a estrutura de felpa italiana é à base da combinação de algodão e liocel funcionalizado com neutralizadores de amónia e fibras naturais, tal como a modal (modal é um nome genérico para raiom, uma fibra fabricada pelo processo viscose, as quais possuem elevada tenacidade e alto módulo de elasticidade à húmido).

[0090] Numa realização, entre a terceira camada (3) e a quarta camada (4) há uma camada intermediária de fibras celulósicas a base de algodão que compreende argolas tridimensionais em liocel funcionalizado, pesar cerca de 16- 20 g/m 2 , ter uma espessura de cerca de 8 - 10 micrometros e uma largura variável.

[0091] Numa realização, a primeira camada (1) é formada por pelo menos dois fios de poliamida, tricotados por vanisagem com elastano, onde um primeiro fio é elastomérico com uma massa linear entre 20 - 40 dtex e um segundo fio é de fibras não-naturais de origem sintética.

[0092] Numa realização, a estrutura rib da segunda camada (2) é composta por um fio de aproximadamente 65/35% de poliéster/viscose de uma massa linear de cerca de 20 tex e um fio de elastano nu de 22-33 dtex e apresentar um comprimento de laçada de 24-26mm, densidade de 17 colunas/cm e 26 fileiras/cm, espessura de 0,80-0,90mm e uma massa de 225-245g/m 2 .

[0093] Numa realização, a felpa italiana que forma a terceira camada (3) possui um comprimento de laçada de 24-26mm, densidade de 13-15 colunas/cm e 14-16 fileiras/cm, espessura de 0,80-0,90mm e uma massa de 200-220g/m 2 .

[0094] Numa realização, a quarta camada (4) apresenta uma espessura de aproximadamente 15pm, densidade de l,21g/cc, ponto de fusão entre 185-95 ° C, resistente pressão hidrostática a quente superior a aproximadamente 10m e ter <3m 2 PA/W.

[0095] Numa realização, o dispositivo de barreira é uma fita termocolada ou está integrado ao sistema absorvente por meio de costura direta, possuir cerca de 15- 30mm, ponto de amolecimento de aproximadamente 100-110 ° C a uma pressão de cerca de 180-220mbar durante aproximadamente 1,5-3 minutos, ser resistente a aproximadamente 8 colunas de água e a lavagens a cerca de até 60 ° C. [0096] Numa realização, o dispositivo de barreira é aplicado a uma temperatura de aproximadamente 130-160 ° C, durante cerca de 15-30 segundos, a uma pressão de cerca de 5-7 bar.

[0097] Numa realização, a neutralização dos odores é promovida pelos grupos carboxílicos enxertados na fibra e compreender cerca de 8-15% de carbonato de sódio (Na2Co8), numa relação de banho mínima de 1:3 em pH 5-6.

[0098] Numa realização, o sistema de absorção promove uma maximização da absorção, neutralização de odores, inibição do crescimento de microrganismos, proteção de fugas de fluidos e melhoria do conforto do utilizador.

[0099] Numa realização, a tensão dos fios varia entre 0, 5-2,0 g/tex e o comprimento de cada laçada varia entre 0,20 - 0,30 mm e o comprimento de cada laçada de uma zona da mais absorção varia de 5-20% relativamente ao comprimento de cada laçada da zona anterior.

[00100] Numa realização, o artigo é para uso masculino ou feminino, adulto ou infantil, de uso diário, sustentável e reutilizável.

[00101] Numa realização, o artigo de vestuário é selecionado de um grupo que consistem em: roupa interior feminina, roupa interior masculina, slip, boxer, cuecas, sungas, tangas, calças, collant, retro, legging, t-shirt, sutiã, tops.

[00102] Numa realização, o artigo compreende diferentes materiais e/ou suas misturas, com diferentes cores e texturas.

[00103] Numa realização, o sistema absorvente é integrado ao artigo de vestuário por meio de sistemas de fixação móveis, tais como botões, pressão, velcros, sistema autocolantes, dentre outros ou por meio de sistemas de fixação fixos, tais como, cosido direto no sistema estético do artigo de vestuário, selagem termocolante ou outros.

[00104] Numa realização, o artigo de roupa interior descrito na presente divulgação pode ser dispositivo médico para retenção e controle fluidos corporais. [00105] Numa realização, o artigo compreende estruturas fibrosas avançadas, orientadas para a maximização da absorção, neutralização de odores, proteção de fugas de fluidos e melhoria do conforto do utilizador.

[00106] Numa realização, o referido artigo compreende dois sistemas: (i) um sistema estético, o qual consiste na configuração externa do artigo de vestuário; e (ii) um sistema absorvente, o qual é integrado ao sistema estético para obtenção do artigo de vestuário e localiza-se ao longo da região de absorção, por exemplo, área genital ou mamária.

[00107] Numa realização, o referido sistema estético do artigo de vestuário contempla diversas configurações, as quais são comuns as peças de vestuário interior. Referido artigo apresenta um design atrativo e discreto dependendo da sua utilização. O artigo de vestuário aqui ora desenvolvido pode ser selecionado dentre o grupo de peças: roupa interior feminina, roupa interior masculina, slip, boxer, cuecas, sungas, tangas, calças, collant, retro, legging, t-shirt, sutiã, tops, entre outros. Adicionalmente, referido sistema pode ser confecionado em diversos tipos de materiais e/ou suas misturas, com diferentes cores e texturas.

[00108] Numa realização, o sistema absorvente compreende ao longo de toda a sua região periférica um dispositivo de barreira que, de forma conjugada ao sistema absorvente garante a absorção de fluidos corporais, de maneira a evitar as fugas para a peça de vestuário exterior. A barreira descrita na presente divulgação pode ser uma fita termocolada aplicada por pressão e calor, que compreende cerca de 15-30 mm de largura, efetua a selagem ao longo da região periférica do sistema absorvente, unindo todas as camadas do sistema absorvente e evitando que o fluido absorvido pela área de absorção vaze para fora da mesma e comprometa o conforto do usuário.

[00109] Numa realização, a barreira descrita pode ser integrada na estrutura absorvente da presente divulgação por meio de costura direta do dispositivo no sistema ou por meio de selagem termocolante, podendo ser introduzido em bolsas de sutiãs para colocação de copas ou fixado diretamente no vestuário. [00110] Adicionalmente, devido às propriedades intrínsecas do referido sistema absorvente, este é compreende um mecanismo capaz de neutralizar odores e garantir a sensação de secura junto à pele do usuário.

[00111] Numa realização, a fibra de base celulósica regenerada compreende grupos carboxilos (-COOH) que reagem com a amónia circundante, transformando-a em compostos inodoros. Estes grupos carboxílicos são enxertos polimerizados na fibra durante o seu processo de tingimento em meio aquoso, onde é adicionado cerca de 8- 15% de carbonato de sódio (Na2COs), numa relação de banho mínima 1:3 em pH 5-6.

[00112] Numa realização, o sistema absorvente é integrado no artigo de vestuário por meio de sistemas de fixação móveis, tais como botões, botões de pressão, velcros, sistema autocolantes, entre outros ou por meio de sistemas de fixação fixos, tais como, cosido diretamente no sistema estético do artigo de vestuário, selagem termocolante ou outros. Numa realização preferencial, o sistema absorvente está totalmente fixo e integrado no artigo de vestuário interior, por meio da selagem por termocolagem do dispositivo de barreira.

[00113] Especificamente, referido dispositivo de barreira é aplicado a uma temperatura aproximada de 130-160 °C, durante cerca de 15-30segundos, a uma pressão de cerca de 5-7 bar. Para além disso, o seu ponto de amolecimento é de aproximadamente 100-110 °C a uma pressão de cerca de 180-220 mbar durante aproximadamente 1,5-3 minutos, sendo resistente a aproximadamente 8 colunas de água. Outra característica do referido dispositivo de barreira consiste no fato de ser resistente a lavagens a temperaturas até 60 °C.

[00114] Particularmente, o referido sistema absorvente compreende camadas hibridizadas de materiais fibrosos, desenhados para responder a diferentes tipos de fluidos e à sua viscosidade, como no caso de fluidos provenientes de, por exemplo, incontinência urinária, suor ou menstruação. O sistema absorvente é baseado na capilaridade natural das fibras que conduzem naturalmente os líquidos, tendo como base a absorção imediata do fluido em contacto com a sua superfície exterior e a sua orientação para as superfícies mais afastadas da pele, de modo a proporcionar uma melhor sensação de secura e respirabilidade junto à pele. [00115] Numa realização preferencial, o sistema absorvente compreende pelo menos quatro camadas.

[00116] Numa realização, o artigo de vestuário é produzido em malhas tridimensionais, estruturas multicamada e sistema de retenção de fugas diferenciados. Referidas malhas são produzidas em teares monocilíndricos, cilindro e disco de grande diâmetro e a modelagem de confeção proporciona a incorporação dos sistemas absorventes ao artigo de vestuário e esta combinação contribui para maximização da proteção e do conforto psicológico do utilizador durante o uso.

[00117] Para além disso, o artigo de vestuário desenvolvido possui características que promovem a neutralização dos odores característicos, inibe o crescimento de microrganismos, não compromete a mobilidade do utilizador e garante uma sensação de secura junto a pele, bem como, a impercetibilidade do produto durante o seu uso. Adicionalmente, o artigo de vestuário ora proposto é um artigo sustentável, uma vez que apresenta um melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida. Pode ser reutilizável, o que o torna um produto de maior durabilidade e é um artigo resistente a lavagens.

[00118] Numa realização, o sistema absorvente compreende múltiplas camadas de estruturas formadas pela combinação de fibras naturais e sintéticas e apresentadas como um conjunto de fibras de alta capilaridade (menos absorventes) e um conjunto de fibras de maior absorção e de baixa capilaridade, com pelo menos quatro camadas formadas por um filme polimérico. A combinação de fibras sintéticas e celulósicas (naturais) foi estrategicamente selecionada, uma vez que a primeira promove o aumento da velocidade de molhabilidade, capilaridade e difusão do fluido corporal e a segunda promove a retenção do fluido.

[00119] Numa realização, a Figura 1, representa uma realização em que as camadas que compõem o sistema absorvente são sobrepostas de modo que as camadas (1, 2 e 3) formadas pelo conjunto de fibras capilares (menos absorventes) e a fibra absorvente sejam primeiramente dispostas no referido sistema. Enquanto, a camada (4), compreendendo uma membrana microporosa e impermeável seja disposta de modo a ficar afastada da superfície de contacto do usuário, ou seja, pele e/ou mucosa e o dispositivo de barreira (5) disposto ao longo de toda a periferia do sistema absorvente.

[00120] Numa realização preferencial, a camada (1) é composta por um conjunto de fibras sintéticas de alta densidade estrutural e porosidade, que proporcionam uma maior capilaridade e uma baixa absorção; a camada (2), compreendendo fibras hidrofílicas e hidrofóbicas e que compreende canais salientes de elevada densidade estrutural 7-10 poros por centímetro e espessura, de modo a proporcionar uma elevada absorção. A referida camada (2) é posicionada sobre uma das camadas do conjunto de fibras absorventes, ou seja, a camada (3), a qual compreende fibras celulósicas, sendo esta camada (3) responsável pela neutralização dos odores e absorção da humidade. As camadas (1, 2 e 3) configuram a superfície do sistema absorvente, para permitir que o fluido corporal seja afastado o mais rapidamente da superfície de contacto do usuário.

[00121] Numa realização preferencial, a segunda camada compreende fibras com uma espessura entre 0,7-0,95 mm; uma densidade de colunas entre 15-20 colunas/cm e uma densidade de fileiras entre 22-30 colunas/cm.

[00122] Numa realização, as fibras que compõem o conjunto de fibras capilares podem ser fibras sintéticas ou fibras naturais. As fibras sintéticas podem ser selecionadas entre: poliamida, poliéster, polipropileno, elastano, ou suas combinações. As fibras naturais são fibras celulósicas selecionadas entre: algodão, liocel, modal, viscose ou suas combinações.

[00123] Numa realização preferencial, as fibras de maior capilaridade utilizadas na estrutura da primeira camada do sistema absorvente foram as fibras de poliamida, poliéster e elastano. Esta estrutura altamente porosa e em formato de gotas facilita a entrada e permeabilidade de fluidos corporais mais viscosos através de uma primeira camada (1), de modo a facilitar o encaminhamento deste fluido entre as camadas.

[00124] Numa realização preferencial, a segunda camada (2) de fibras de poliéster, viscose e elastano é composta por canais transversais que aumentam a área de superfície com o fluido (por ex. a estrutura em malha canelada). O aumento da área de superfície favorece a capilaridade, absorção e a dispersão do fluido ao longo de toda a superfície do sistema absorvente, facilitando a permeabilidade do fluido até à camada seguinte (camada 3) onde existe a neutralização de odore quarta camada de impermeabilização (4).

[00125] Numa realização, a terceira camada (3) que compreende materiais superabsorventes, tais como as fibras celulósicas: algodão, modal, liocel ou suas combinações, é responsável pela neutralização dos odores, como maior efeito sobre a neutralização de amónia produzida por bactérias.

[00126] Numa realização, a quarta camada (4) é composta por uma membrana impermeável e microporosa formada por um filme polimérico, preferencialmente um termoplástico selecionado entre poliuretano ou poliéster, que impede a passagem do fluido, mas facilita a permeabilidade de vapores de água, a fim de permitir a respiração no local e proporcionar a diminuição da temperatura local.

[00127] Numa realização preferencial, a primeira camada (1) do sistema absorvente é preferencialmente uma estrutura fibrosa planar, tal como uma malha de trama derivada da estrutura de jersey. Preferencialmente, a estrutura de jersey é à base da combinação de uma mistura de fibras sintéticas, tais como: poliamida, poliéster e/ou similares e/ou uma mistura desses, com fibras de elastómero.

[00128] Numa realização preferencial, são utilizados pelo menos dois fios de poliamida ou similar para confeção da estrutura, os quais são tricotados por vanisagem com elastano, ou por qualquer outra técnica usual.

[00129] Numa realização preferencial, um primeiro fio da malha é elastomérico com uma massa linear entre 20 - 40 dtex, enquanto um segundo fio é de fibras não- naturais de origem sintética. A composição preferencial da estrutura derivada de jersey que compõe a primeira camada (1) do sistema absorvente compreende cerca de 86% de poliamida e 14% de elastano. Durante a tricotagem, os parâmetros de controlo da produção da malha são ajustados para manter a elasticidade desejada (10-30%) e promover uma maior conformação da peça do artigo de vestuário final, bem como, a sua elasticidade.

[00130] Numa realização preferencial, o ajuste da tensão de entrada do fio de elastano com qualquer outro material fibroso, contribui para o controlo da elasticidade da malha, enquanto no fio de base (de fibra de poliamida) é tricotado de acordo com os protocolos usualmente conhecidos dos especialistas na técnica para tricotagem das malhas de trama.

[00131] Numa realização preferencial, a segunda camada (2) do sistema absorvente é uma malha de trama derivada de uma estrutura rib de trama de 3x3, de comprimento de laçada de 24-26mm, tendo uma densidade de 17 colunas/cm e 26 fileiras/cm, tendo uma espessura de 0,80-0,90mm e uma massa de 225-245g/m 2 . Devido à sua estrutura, esta camada forma uns canais transversais que permite aumentar a área de superfície com o líquido de forma a aumentar a velocidade de absorção e encaminhar mais rapidamente o líquido entre a primeira e a terceira camada (1 e 3). Para além dos canais esta transferência também é conseguida pela combinação de fibras hidrofílicas e hidrofóbicas, tais como fibras de poliéster, viscose e elastano.

[00132] Numa realização preferencial, a estrutura rib é à base da combinação de uma mistura de aproximadamente 63% de poliéster, 33% de viscose e 4% de elastano, sendo composta por um fio de aproximadamente 65/35% de poliéster/viscose de uma massa linear de cerca de 20 tex e um fio de elastano nu de 22-33dtex. Esta estrutura cria diversos canais transversais na superfície superior e inferior da estrutura, além de uma porosidade intrínseca que facilita a entrada de fluidos com viscosidades diferentes.

[00133] Numa realização preferencial, a terceira camada (3) do sistema absorvente é uma estrutura formada por um derivado da felpa italiana. A estrutura de felpa italiana utilizada é à base da combinação de algodão e liocel funcionalizado com neutralizadores de amónia e fibras naturais de base celulósica de elevada resistência em húmido, tal como a modal.

[00134] Numa realização preferencial, a referida estrutura da terceira camada de felpa italiana é provida com uma primeira superfície lisa, uniforme e regular, a qual se vai ligar, por confeção à quarta camada (4) do sistema absorvente. Referida membrana pesa cerca de 16- 20 g/m 2 , tem uma espessura de cerca de 8 - 10 micrometros e uma largura variável de acordo com o artigo de vestuário, no qual o sistema absorvente será inserido. [00135] Numa realização preferencial, a quarta camada é aplicada sobre a terceira camada (3), na superfície mais lisa e mais compacta, pelo processo de laminagem, consistindo na união de duas camadas mediante a aplicação de colas ou resinas através de calor ou pressão. Este processo serve para unir diversas estruturas (das camadas) criando uma sanduíche de estruturas de malha ou unindo uma das estruturas de malha a uma lâmina ou membrana. Essa membrana fornece à quarta camada características particulares, de modo a tornar o sistema absorvente altamente flexível, adaptável, respirável e de elevado controlo térmico.

[00136] Numa realização, a quarta camada consiste numa membrana polimérica.

[00137] Numa realização preferencial, as características físicas da estrutura de felpa italiana que forma a terceira camada (3) do sistema absorvente são: comprimento de laçada de 24-26 mm, densidade de 13-15 colunas/cm e 14-16 fileiras/cm, espessura de 0,80-0,90 mm e uma massa de 200-220 g/m 2 .

[00138] Numa realização preferencial, a quarta camada (4) do sistema absorvente possui uma espessura de aproximadamente 15 miti, densidade de 1,21 g/cc, ponto de fusão entre 185-95 ° C, resistente pressão hidrostática a quente superior a aproximadamente 10m e tem <3m 2 Pa/W.

[00139] Numa realização preferencial, o sistema absorvente da presente divulgação compreende uma fita de barreira (5) que auxilia o sistema de absorção a impedir fugas indesejadas dos fluidos.

[00140] Numa realização, o dispositivo/fita de barreira (5) pode apresentar uma tensão dos fios varia entre 0, 5-2,0 g/tex e o comprimento de cada laçada varia entre 0,20 - 0,30 mm, sendo que o comprimento de cada laçada de uma zona da mais absorvente varia 5 - 20% relativamente ao comprimento de cada laçada da zona anterior. Preferencialmente, a fita é um tecido ou malha dimensionalmente estável à temperatura e pressão, de base sintético, selecionado de entre Poliéster, poliamida, polipropileno ou combinação de ambos.

[00141] Numa realização, o processo de produção do sistema/estrutura absorvente descrita na presente divulgação é usual àqueles com conhecimento na técnica. Portanto, de uma maneira geral, referido sistema absorvente é produzido em máquinas de tricotar monocilíndricas (agulhas no cilindro) de grande diâmetro (20"- 40''), tecnologia associada à produção de malha de trama. A tecnologia aqui utilizada apresenta diversas vantagens, nomeadamente: flexibilidade na capacidade de seleção de agulhas; maior variedade de estruturas de malha; facilidade na alteração do design; permite o desenvolvimento de vários tipos de formas tubulares em malha; económico relativamente a custos e tempo de produção; maior produtividade dado que oferece eficiência de produção máxima devido à possibilidade de atingir elevadas velocidades; possibilidade de controlar o tamanho da laçada; redução da tensão aplicada ao fio; diversidade do tipo de fibras; ausência de costuras volumosas e irritantes; confere leveza, maciez, uma vez que, não existem costuras; qualidade do produto mais constante confere um melhor aspeto e maior conforto em contacto com o corpo.

[00142] Numa realização, o processo de fabrico do artigo de vestuário interior também é um processo comum e consiste no corte da malha e seus derivados jersey pela adaptabilidade e fixação da mesma ao corpo do utilizador, de seguida passa para a fase de confeção da peça propriamente dita e acabamento estético da mesma, para que se possa integrar a peça o sistema absorvente.

[00143] Numa realização da presente divulgação, refere-se ao uso do sistema absorvente em um artigo de vestuário interior. Por fim, outra realização, refere-se uso do referido artigo de vestuário como um dispositivo médico para retenção e controle fluidos/líquidos corporais.

[00144] Numa realização da presente divulgação, o referido artigo de vestuário não compromete o estado clínico do utilizador/paciente nem tão pouco a segurança do utilizador, considerando-se que o benefício proporcionado ao utilizador é compatível com um elevado grau de proteção da saúde e segurança.

[00145] O termo "compreende" ou "compreendendo" quando utilizado neste documento destina-se a indicar a presença das características, elementos, inteiros, passos e componentes mencionados, mas não impede a presença ou a adição de uma ou mais outras características, elementos, inteiros, passos e componentes, ou grupos dos mesmos.

[00146] As realizações descritas são combináveis entre si. [00147] A presente invenção não é, naturalmente, de modo algum restrita às realizações descritas neste documento e uma pessoa com conhecimentos médios da área poderá prever muitas possibilidades de modificação da mesma e de substituições de características técnicas por outras equivalentes, dependendo dos requisitos de cada situação, tal como definido nas reivindicações anexas.

[00148] As seguintes reivindicações definem realizações adicionais da presente descrição.

Referências

[1] European Commission, "Circular economy: closing the loop," Geneva, 2018.

[2] B. Das, A. Das, V. K. Kothari, R. Fanguiero, and M. de Ara??jo, "Moisture transmission through textiles: Part I: Processes involved in moisture transmission and the factors at play," Autex Res. J., vol. 7, no. 2, pp. 100-110, 2007.

[3] N . R. S. Hollies, M. M. Kaessinger, and H. Bogaty, "WaterTransport Mechanisms in Textile Materialsl Part I: The Role of Yarn Roughness in Capillary-Type Penetration," Text. Res. J., vol. 26, no. 11, pp. 829-835, Nov. 1956, doi: 10.1177/004051755602601102.

[4] N. R. S. Hollies, M. M. Kaessinger, B. S. Watson, and H. Bogaty, "Water Transport Mechanisms in Textile Materials: Part II: Capillary-Type Penetration in Yarns and Fabrics," Text. Res. J., vol. 27, no. 1, pp. 8-13, Jan. 1957, doi: 10.1177/004051755702700102.

[5] B. Das, A. Das, V. K. Kothari, R. Fanguiero, and M. de Araújo, "Moisture transmission through textiles: Part I: Processes involved in moisture transmission and the factors at play," Autex Res. J., vol. 7, no. 2, pp. 100-110, 2007.

[6] R. Shishoo, "Introduction to textiles in sport," in Textiles for Sportswear, R. Shishoo, Ed. Woodhead Publishing, 2015, p. 272.

[7] A. Das R. M. Manshahia, "Smart coatings for sportswear," in Active Coatings for Smart Textiles, 2015.

[8]Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, "Optimização do Design Total de Malhas Multifuncionais para Utilização em Vestuário Desportivo," Universidade do Minho, 2008. [9] H. F. da C. Soutinho, "Design Funcional de Vestuário Interior," Universidade do Minho, 2006.

[10] R. Fangueiro, A. Filgueiras, F. Soutinho, and Xie Meidi, "Wicking Behavior and Drying Capability of Functional Knitted Fabrics," Text. Res. J., vol. 80, no. 15, pp. 1522-1530, Sep. 2010, doi: 10.1177/0040517510361796.

[11]J. R. Ajmeri and C. J. Ajmeri, Developments in the use of nonwovens for disposable hygiene products. Elsevier Ltd, 2016.

[12]P. K. Chatterjee, "Products and technology perspective," in Absorbent technology, & B. S. G. P. K. Chatterjee, Ed. Elsevier Science, 2002.

[13]C. Bobei, '"Our revolution has style': Contemporary menstrual product activists 'doing feminism' in the third wave," Sex Roles, vol. 54, no. 5-6, pp. 331- 345, 2006, doi: 10.1007/slll99-006-9001-7.