Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ACTIVE CLOTHING FOR THE PREVENTION OF PRESSURE ULCERS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/062419
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to clothing comprising a material designed to alleviate the pressure in places corresponding to bony prominences, thereby promoting greater comfort and, implicitly, enhancing the person's privacy due to its capacity to improve the quality of life by relieving the pressure in the bony prominences which are more susceptible to the development of pressure ulcers, thus contributing to maintain the skin resistance and improving the microclimate in the area, in order to reduce the risk of development of such ulcers. The present invention is therefore directed at lowering the occurrence of pressure ulcers among people with impaired physical mobility. For example, a pair of socks (5) or pyjamas, wherein the material (2), preferably a polymeric material with active substances, is arranged so as to protect said bony prominences, namely the malleoli and calcaneus.

Inventors:
DINIS PARREIRA PEDRO MIGUEL (PT)
SILVA CRISTIANA (PT)
RAMOS AURÉLIE (PT)
DE SOUSA SALGUEIRO OLIVEIRA ANABELA (PT)
MONTEZUMA CARVALHO MENDES VAQUINHAS MARINA (PT)
ALVES APÓSTOLO JOÃO LUIS (PT)
BERNARDES RAFAEL (PT)
BAPTISTA SOUSA LILIANA (PT)
LOPES PARREIRA JOANA ÍRIS (PT)
CONTENTE RANGEL HENRIQUES MARIANA (PT)
ESTEVES DE SOUSA FANGUEIRO RAUL MANUEL (PT)
FERNANDES CARVALHO MIGUEL ÂNGELO (PT)
MARIZ FIGUEIREDO RICARDO ALBERTO (PT)
CORREIA DA CRUZ JULIANA PATRÍCIA (PT)
Application Number:
PCT/IB2021/059523
Publication Date:
April 20, 2023
Filing Date:
October 15, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA (PT)
IMPETUS PORTUGAL TEXTEIS S A (PT)
UNIV DO MINHO (PT)
International Classes:
A61F13/06; A41B11/00; A41D13/05; A41D13/12
Foreign References:
US20140148741A12014-05-29
US20130052248A12013-02-28
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (PT)
Download PDF:
Claims:
8

REIVINDICAÇÕES Vestuário ativo para prevenção de úlceras de pressão (1) que compreende um material (2) de base polimérica com libertação de sustâncias ativas, esse material (2) localizado nas correspondentes proeminências ósseas ameniza a pressão nesses locais. Vestuário de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por o material (2) ser diretamente aplicado no vestuário, através de técnicas de coating, estamparia e/ou revestimento localizado com materiais poliméricos expansivos termicamente, tais como de base poliuretanos, EVA, fluidos poliméricos newtonianos ou não newtonianos e similares . Vestuário de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o material (2) estar acoplado, sobe a forma de bolsas ou laminagem a estruturas de malha de base celulósicas, tais como algodão, modal e seus derivados, funcionalizados com substâncias ativas naturais, com base em óleos essenciais . Vestuário de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por as sustâncias ativas serem microencapsuladas sendo libertadas até à sua extinção; e/ou acoplagem ao substrato têxtil, sendo as substâncias ativas recarregáveis durante as lavagens, através da funcionalização dos substratos com sistema do tipo ciclodextrinas ou microcápsulas porosas. 9 Vestuário de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por ser uma camisa/camisola (3) que compreende o material (2) localizado nos locais que correspondem à omoplata, olecrânio e região dorsal, protegendo as regiões corporais que correspondem à omoplata, olecrânio e região dorsal. Vestuário de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por ser uma calça (4) na qual o material (2) está localizado para proteger a crista iliaca, trocânter, região sacrocoxigea, linha da região externa dos membros inferiores e entre os joelhos. Vestuário de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por ser um par de peúgas (5) no qual o material (2) está localizado de forma a proteger os maléolos e calcâneos. Vestuário de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por os materiais localizados em locais estratégicos de concentração de pressão possuírem e/ou incorporam dispositivos de sensorização/monitorização . Vestuário de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por a combinação da camisa/camisola (3) , calças (4) e par de peúgas (5) .

Description:
DESCRIÇÃO

"VESTUÁRIO ATIVO PARA PREVENÇÃO DE ÚLCERAS DE PRESSÃO"

ENQUADRAMENTO E ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

A sociedade mundial depara-se atualmente com uma problemática do envelhecimento demográfico . O crescente envelhecimento da população e o crescente número de pessoas que sofrem de incapacidade parcial ou total , torna-as mais propensas para o desenvolvimento de problemas de saúde . Assim, e apesar dos avanços nos cuidados em saúde , as úlceras de pressão continuam sendo uma importante causa de morbilidade e mortalidade .

Uma úlcera de pressão é uma lesão locali zada da pele e/ou tecido subj acente , normalmente sobre uma proeminência óssea, resultante da pressão ou da combinação entre esta e das forças de torção , é também definida como " áreas da superfí ci e corporal l ocali zadas que sofreram exposi ção prol ongada a pressões el evadas , fri cção ou estiramento, de modo a impedir a circulação l ocal , com consequente destrui ção e/ou necrose tecidular" .

Veri fica-se um predomínio de úlceras de pressão na região sacroccigea, sacrocoxigia e calcâneos , também em regiões sacrococcigeas , trocânter, maleolar, nádegas e calcanhares . Desta forma, são algumas áreas preferenciais para o aparecimento de úlceras de pressão : região sacrococcigea, trocânter/crista iliaca, região escapular, olecrânios, calcâneos e maléolos (Direcção-Geral da Saúde,

2007) .

As estratégias de alivio de pressão são cruciais para a prevenção e, também, para o tratamento das úlceras de pressão. O alivio da pressão sobre os tecidos pressupõe evitar a anóxia, a isquémia tissular e as lesões relacionadas com as pressões, incluindo infeções, aumentando desta forma a viabilidade dos tecidos moles e colocando a lesão (já no caso de existência de úlcera de pressão) em ótimas condições para a cura. Este alivio da pressão pode ser obtido utilizando técnicas de posicionamento e da escolha de uma superfície de apoio adequada (GNEAUPP, 2003) . São atualmente utilizados vários dispositivos redutores de pressão com o objetivo de redistribuir o peso corporal da pessoa ao longo de uma superfície maior como os colchões de pressão alternada, almofadas, cotoveleiras , calcanheiras , e outros suportes constituídos por espuma e gel (Direção-Geral da Saúde, 2007) . Para além das medidas de alivio de pressão, são ainda apontadas o controlo da incontinência, cuidados com a pele e nutrição (Luz et al . , 2010) . É certo que é essencial uma boa avaliação do doente, de forma a adequar melhor as medidas preventivas.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

É assim objeto da presente invenção um vestuário para prevenção de úlceras de pressão que compreende materiais poliméricos com substâncias ativas nos locais que correspondem às proeminências ósseas, de forma a aliviar/diluir essa pressão. Sabemos que o peso corporal em repouso sobre as proeminências ósseas (omoplata, olecrâneo, região dorsal, crista iliaca, trocânter, região sacrocoxigea, entre outras) origina concentrações significativas de pressão na superfície da pele, verificando-se má nutrição e falta de oxigenação dos tecidos.

A presente invenção torna-se útil, pois permite aos profissionais de saúde, ou mesmo cuidadores informais, uma melhor racionalização de recursos e gestão do tempo para prevenir úlceras de pressão. A utilização segura deste vestuário não requer que os clientes tenham conhecimentos relativos às úlceras de prevenção e regiões corporais mais vulneráveis para o seu desenvolvimento. Deste modo, os cuidadores informais e mesmo as pessoas singulares podem ser utilizadores deste vestuário.

A presente invenção pode inclusive apresentar os materiais localizados em locais estratégicos de concentração de pressão ou incorpora dispositivos com capacidade de sensorização/monitorização de parâmetros críticos (percursores/relacionados com) de desenvolvimento de úlceras de pressão, tais como pressão, humidade, temperatura, forças/ tensões tangencias/de corte. As funcionalidades são, assim, apresentadas através de agentes ativos encapsulados.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Figura 1 - representação de um modo de realização correspondente a uma camisa/camisola (3) que compreende o material (2) , preferencialmente de base polimérica com libertação de sustâncias ativas, localizado estrategicamente nos locais que correspondem à omoplata, olecrânio e região dorsal, protegendo as regiões corporais que correspondem à omoplata, olecrânio e região dorsal, estando estas zonas representadas em tons de azul com preenchimento.

Figura 2 - representação de um modo de realização correspondente a uma calça (4) na qual o material (2) , preferencialmente de base polimérica com libertação de sustâncias ativas, localizado para proteger a crista iliaca, trocânter, região sacrocoxigea, linha da região externa dos membros inferiores e entre os joelhos, estando estas zonas representadas em tons de azul com preenchimento.

Figura 3 - representação de um modo de realização correspondente a um par de peúgas (5) no qual o material (2) , preferencialmente de base polimérica com libertação de sustâncias ativas, está localizado de forma a proteger os maléolos e calcâneos, estando estas zonas representadas em tons de cinza com preenchimento.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

A presente invenção diz respeito a um vestuário (1) que compreende um material (2) que ameniza a pressão em locais que correspondem às proeminências ósseas, assumindo a promoção do conforto e, implicitamente, da privacidade da pessoa por ter a capacidade de melhorar a qualidade de vida ao aliviar a pressão existente nas proeminências ósseas mais suscetíveis ao desenvolvimento de úlceras de pressão, contribuindo para a manutenção da integridade da pele, reduzindo o risco de aparecimento das mesmas e de infeções relacionadas . Numa configuração preferida da presente invenção, material (2) que ameniza a pressão em locais que correspondem às proeminências ósseas é de base polimérica com libertação de sustâncias ativas. Os sistemas de proteção de base polimérica podem ser introduzidos no vestuário diretamente sobre a aplicação, através de técnicas de coating, estamparia e/ou revestimento localizado com materiais poliméricos expansivos termicamente, tais como de base poliuretanos, EVA, fluidos poliméricos newtonianos ou não newtonianos e similares para absorção de energia de impacto, aumentando área de contacto. Este sistema de absorção de energia será acoplado, sobe a forma de bolsas ou laminagem a estruturas de malha de base celulósicas, tais como algodão, modal e seus derivados, funcionalizados com substâncias ativas naturais, com base em óleos essenciais. Estas sustâncias ativas podem funcionalizar os têxteis através de dois sistemas: um é a microencapsulação onde existe libertação ativa das substâncias até à sua extinção; o segundo sistema é a acoplagem ao substrato têxtil um sistema recarregável de substâncias ativas durante as lavagens, através da funcionalização dos substratos com sistema do tipo ciclodextrinas ou microcápsulas porosas.

Este sistema é totalmente lavável, podendo recarregar as funcionalizações ativas durante o processo de lavagem, podendo ser utilizado e manuseado como qualquer outro vestuário.

Numa configuração preferida da presente invenção, é uma camisa/camisola (3) que compreende o material (2) , preferencialmente materiais poliméricos com substâncias ativas naturais, localizado estrategicamente nos locais que correspondem à omoplata, olecrânio e região dorsal , protegendo as regiões corporais que correspondem à omoplata, olecrânio e região dorsal.

Numa outra configuração preferida da presente invenção, é uma calça (4) na qual o material (2) , preferencialmente materiais poliméricos com substâncias ativas naturais, localizado para proteger a crista iliaca, trocânter, região sacrocoxigea, linha da região externa dos membros inferiores e entre os joelhos.

Numa outra configuração preferida da presente invenção, é um par de peúgas (5) no qual o material (2) , preferencialmente materiais poliméricos com substâncias ativas naturais, está localizado de forma a proteger os maléolos e calcâneos.

Numa outra configuração preferida da presente invenção, os materiais localizados em locais estratégicos de concentração de pressão possuem, ou incorporam dispositivos com capacidade de sensorização/monitorização de parâmetros críticos (percursores/relacionados com) de desenvolvimento de úlceras de pressão, tais como pressão, humidade, temperatura, forças/ tensões tangencias/de corte.

Numa outra configuração preferida da presente invenção esta poderá ser a combinação da camisa/camisola (3) , calças (4) e par de peúgas (5) , funcionando como um pijama, preferencialmente em têxtil de toque natural e delicado, tais como de algodão, modal, liocel e misturas com fibras capilares como poliamida biodegradável ou PLA, com materiais poliméricos com substâncias ativas acoplado nos locais que correspondem às proeminências ósseas corporais , de cada modo preferido .

Como será claro para um perito na especialidade , a presente invenção não deverá estar limitada aos modos de reali zação descritos no presente documento , sendo possiveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente invenção .

Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis , nas di ferentes formas possiveis , evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações .