Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ADHESIVE MATERIAL FOR DECORATIVE COVERINGS FOR SURROUNDINGS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/184082
Kind Code:
A1
Abstract:
New adhesive material for decorative coverings for surroundings, which is intended for the field of decoration in general, in the area of DIY - a current trend - and it enables a user to renovate and decorate interior and exterior surroundings in an easy and functional manner, thereby stimulating creativity, allowing the fitting and removal of the covering as desired without damage to the fitting surface and without the need for specialist manpower. The material is designed for the decoration of domestic surroundings, the renovation of interior and exterior surroundings, walls, doors, furniture, chairs, upholstery, any type of surface, painted walls, plasterwork, brickwork, stucco-work, ceramics, woods, plastics, paper and cardboard, glass and decorative articles in general, inter alia.

Inventors:
DO CARMO RAFAEL RICARDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/000024
Publication Date:
October 11, 2018
Filing Date:
April 05, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DO CARMO RAFAEL RICARDO (BR)
International Classes:
B44C1/10; B32B33/00; C09J7/21; C09J7/35
Domestic Patent References:
WO2000015728A12000-03-23
Foreign References:
US5589246A1996-12-31
US3916046A1975-10-28
US5981009A1999-11-09
BR9106996A1993-09-08
BRPI0806762A22010-09-21
Attorney, Agent or Firm:
PIGNATTI DO NASCIMENTO, Gustavo (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 - MATERIAL COLANTE PARA REVESTIMENTO DECORATIVO DE AMBIENTES, material destinado à decoração na linha faça você mesmo, caracterizado por tratar-se de um revestimento colante decorativo confeccionado em tecido liso ou estampado (1 ), o qual apresenta uma camada (2) especifica de material colante polimérico aplicada no verso, dita camada (2) tem a propriedade de ser ativada por calor através da superfície da frente do tecido por ferro elétrico de passar roupas a seco (3) ou por ar quente (4), aderindo à superfície desejada (5) uma vez esquentada, e ficando colada estável uma vez resfriada, até quando for ou quiser ser retirada ou desativada; dita camada colante que pode ser retirada ou desativada da superfície sem danificá-la e sem danificar o material (1), da mesma forma por cafor através da superfície da frente do tecido por ferro elétrico de passar roupas a seco ou por ar quente; onde o material (1) pode ser apresentado em rolos, em pedaços limitados, ou ainda em cortes específicos de diversos formatos e tamanhos de acordo com a aplicação.

Description:
MATERIAL COLANTE PARA REVESTIMENTO DECORATIVO DE AMBIENTES.

[001] Trata o presente relatório da descrição detalhada acompanhada de figuras ilustrativas de um novo material colante para revestimento decorativo de ambientes, o qual se destina à área de decoração em geral, na linha faça você mesmo, que é uma tendência atual, possibilitando ao usuário renovar e decorar ambientes internos e externos de maneira fácil e funcional, estimulando a criatividade, permitindo a colocação e retirada do revestimento conforme sua vontade sem danificar a superfície de colocação, e não necessitando de mão de obra especializada.

Campo de aplicação

[002] O material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, destina-se a decorar ambientes domésticos, renovar ambientes internos e externos, paredes, portas, móveis, cadeiras, estofados, qualquer tipo de superfície, paredes pintadas, rebocadas, tijolos, gessos, cerâmicas, madeiras, plásticos, papéis e papelão, vidros e peças de decoração em geral, entre outros.

Objetivo da invenção.

[003] De acordo com as tendências mundiais no ramo da decoração e trabalhos manuais em geral para uso doméstico oferecidas em lojas de materiais de construção e decoração, o material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, tem o objetivo de proporcionar ao usuário comum não profissional a possibilidade de renovar e transformar ambientes e peças do mobiliário do cotidiano e de decoração de forma fácil e rápida, sem a necessidade de contratação de um profissional, oferecendo variadas opções com preços módicos.

Problema a ser resolvido.

[004] O material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, pode ser instalado em todas as superfícies com um ferro de passar roupas, ligado a seco, ou através de ar quente de um secador de cabelos, que são eletrodomésticos que todos têm em casa, sem necessitar de mão de obra especializada, qualquer pessoa comum sem nenhum tipo de treinamento consegue instalar, ativar e desativar a cola do material para revestimento quando quiser. Assim, permite ao usuário comum sua fácil utilização uma vez que os produtos atuais para essa finalidade não colam em todas as superfícies, são seletívos ás aplicações, necessitam de mão de obra especializada, e não se consegue ativar e desativar a cola quando se desejar ou se fizer necessário.

Estado da técnica

[005] Existem no mercado vários tipos de revestimentos decorativos como os papeis de parede, os revestimentos e pinturas especificas para paredes e azulejos e os revestimentos de estofados, e aplicações específicas de tecidos, contudo todos esses tipos de revestimentos necessitam ou de maquinário especifico e pessoal treinado ou de profissionais da área altamente especializados.

[006] Atualmente todos os revestimentos decorativos conhecidos, como o papel de parede, adesivos, cerâmicas colantes, entre outros, não aderem ou colam em todas as superfícies, cada tipo de revestimento necessita de uma técnica e mão de obra especifica e especializada. Esses revestimentos não conseguem colar e descolar sucessivas vezes a qualquer momento desejado, e quando isto acontece em geral danificam a superfície onde foram aplicados.

[007] Também podem ser encontrados alguns documentos de patente que descrevem materiais colantes para revestimento e decoração, manutenção e reparação de superfícies, que podem ser compostos por vários materiais diferentes como tecidos, polímeros e até materiais que utilizam alta tecnologia, porém nenhum desses materiais possui as características de composição, forma de aplicação e configuração, conforme descrito nesta patente. Dentre esses documentos podem-se destacar os seguintes:

[008] O documento PI 9106996-3, REMENDO DE REPARO PARA A ÁREA DANIFICADA DE UM SUBSTRATO E PROCESSO DE REPARAR UMA ÁREA DANIFICADA DE UM SUBSTRATO, que trata de um remendo de reparo resistente a fogo para revestimentos interiores compósitos do compartimento de carga de uma aeronave. O remendo inclui um membro base consistindo em pelo menos uma folha interna de tecido de fibra de vidro com camadas externas de plástico resistente a chama. Um falso tecido consistindo em uma retícula de vidro tendo uma periferia maior que aquela do membro base que inclui um adesivo autocolante sobre sua face inferior é também previsto. Uma camada de resina contendo um aditivo retardador de chama é aplicado à face inferior do membro, e o membro base é aplicado ao revestimento interior para cobrir a sua área danificada. A camada de resina é permitida a curar parcialmente para retardar o deslocamento do membro base. Tiras de fita resistente a chama podem ser afixadas sobre o membro base para reter o mesmo em posição em lugar da cura parcial. O falso tecido a seguir é aplicado sobre o membro base e a fita sobre o revestimento interior utilizando o adesivo autocolante. O falso-tecido é de tal maneira aplicado que a sua periferia se estende além da inteira periferia do membro base. A área periférica do falso- tecido se estendendo além do membro da base é fixada ao revestimento interior utilizando o adesivo sobre o falso-tecido. A resina epoxfdica contendo o aditivo resistente a chama a seguir é aplicada sobre o falso-tecido, fita e membro base. O revestimento de resina é contínuo e se estende além da periferia do falso-tecido. Mediante a cura a resina proporciona resistência estrutural e protege o membro base contra incidência de chamas;

[009] O documento de patente PI 0904057-9, MANTA PARA SUPORTE DE SISTEMA DE PINTURA SEM TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE, onde a presente invenção descreve um revestimento na forma de manta, com ou sem a adição de substâncias aderentes ou colantes, embebida em inibidores de corrosão e/ou óxidos metálicos. Este material, doravante chamado simplesmente de manta, presta-se e é indicado, para a aplicação em superfícies metálicas previamente à aplicação de sistemas de pintura e sem a necessidade de preparação da superfície metálica, antes de sua aplicação, podendo ser aplicada na superfície metálica mesmo em presença de atmosferas corrosivas;

[010] O documento de patente PI 9913739-9, REVESTIMENTOS DE POLIURETANA ATIVADOS PELO CALOR E SEU USO COMO ADESIVOS, que trata de uma folha revestida tem um revestimento adesivo de poliuretana termoplástica tendo um ponto de fusão de 40 a 100 °c. O revestimento pode ser cristalino e tem um tamanho de cristal médio de abaixo de 10 μιτι. O revestimento, quando fundido, pode permanecer colante por um período de 2 a 50 segundos. Processos preferidos compreendem ativação a quente do revestimento e subsequentemente selagem a frio ou por congelamento, por exemplo, para formar uma embalagem em tomo de material sensível a calor; e O documento de patente PI 0806762-7, REMENDO FALSO AUTO-ADESIVO PARA ADORNO EM FANTASIAS TÍPICAS DE COMEMORAÇÕES POPULARES; caracterizado por (2) tecido, vinil ou papel autocolante, que poderá ser estampado em estilo xadrez ou com estampas sugestivas, cortado em diversas formas e tamanhos dando o aspecto de (2)remendo, para serem aplicados nas (3)vestes dando as características típicas do evento. Após seu uso serão facilmente descoladas das (3)vestes sem danificá-las. A sua aplicação será feita facilmente, simplesmente destacando a (Qpelfcula de proteção do adesivo do (2)falso remendo e o aplicando no local desejado da (3)veste a ser adornada, seja na (3)calça, (3)camisa, chapéu ou qualquer outra peça. Ao final de sua utilização simplesmente será descolado o (2)remendo falso, evitando assim danificar a (3)roupa e simplificando todo o processo de adaptação da veste.

Descrição das figuras:

[011] A seguir faz-se referência às Figuras que acompanham este relatório descritivo, para melhor entendimento e ilustração do mesmo, onde se vê:

[012] A Figura 1 mostra um esquema da forma de utilização e aplicação do material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente.

[013] A Figura 2 mostra um esquema do material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, em uma versão de aplicação possfvel em superfície lisa, aplicado com calor do ferro de passar roupas, com um exemplo de utilização e aplicação.

[014] A Figura 3 mostra um esquema do material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, em uma versão de aplicação possível em superfície lisa, aplicado com calor do secador de cabelos, como outro exemplo de utilização e aplicação.

[015] A Figura 4 mostra um esquema do material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, em uma versão de aplicação possível em superfície lisa ou inclinada, aplicado com calor do ferro de passar roupas, com um exemplo de utilização e aplicação. [016] As Figura 5 e 6 mostram exemplos de utilização e aplicação em diversos objetos de decoração do material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente.

Descrição da invenção.

[017] Em seguida descreve-se uma forma preferencial não restritiva de realização e utilização do presente material, objeto desta patente, onde a configuração e aplicação podem variar na forma adequada para cada forma de decoração desejada; descrevendo uma das possibilidades de realização e a forma como o mesmo e utilizado.

[018] O material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, trata-se de um revestimento colante decorativo confeccionado em tecido liso ou estampado (1), preferencialmente de algodão, viscose, poliéster, seda ou semelhantes, o qual apresenta uma camada especifica de material colante polimérico (2) aplicada no verso, onde essa camada tem a propriedade de ser ativada ou colocada por calor, através da superfície da frente do tecido por ferro elétrico de passar roupas a seco (3) ou por ar quente (4), que pode ser proveniente de um secador de cabelos, assim, aderindo à superfície desejada (5) uma vez esquentada, e ficando colada estável uma vez resfriada, até quando for ou quiser ser retirada; dita camada colante que pode ser retirada ou desativada da superfície sem danificá-la e sem danificar o material (1) da mesma forma como é colocada, seja por calor através da superfície da frente do tecido por ferro elétrico de passar roupas a seco, ou por ar quente, que pode ser proveniente de um secador de cabelos.

[019] O material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, pode ser apresentado em rolos pequenos, em pedaços limitados, ou ainda em cortes específicos de diversos formatos e tamanhos de acordo com a aplicação.

[020] O material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, serve para decorar, renovar ambientes internos e externos, paredes, móveis, estofados, qualquer tipo de superfície. Paredes que já foram pintadas, rebocadas, tijolos, gessos, cerâmicas, madeiras, plástico, papéis, papelão, vidros. Seu diferencial e,m relação aos outras revestimentos conhecidos, é o fato de não necessitar de mão de obra especializada, qualquer pessoa pode instalar ou colocar este material sem necessidade de treinamento, sendo um elemento da cultura do faça você mesmo. Este material adere em qualquer superfície, não necessitando de nenhuma preparação previa da superfície onde será aplicado, não necessitando de colocação de cola ou outro preparado na sua face colante, o que permite que seja colado e descolado, quando o usuário quiser, bastando utilizar um ferro de passar roupas quente, ou um secador de cabelos com ar quente, e aplicar no revestimento na face direita, posterior ao material colante, para colar e descolar quando quiser.

[021] O material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, é composto por tecido para decoração contendo uma cola no verso, que é ativada ao passar o ferro elétrico de passar roupas ligado na frente do tecido, ou por ar quente, que pode ser utilizado por qualquer pessoa comum sem nenhum tipo de treinamento. Basta encostar o verso do revestimento na superfície aplicada e passar o ferro de passar roupas ligado na frente do revestimento, ou aplicar o ar quente do secador de cabelos, assim se ativa a cola e o revestimento adere à superfície. Este revestimento adere a todas as superfícies, podendo ser ativado e desativado quando quiser.

[022] Desta forma, o material colante para revestimento decorativo de ambientes, objeto da presente patente, conforme descrito acima, apresenta uma configuração nova e única que lhe configura grandes vantagens em relação aos materiais de decoração e revestimento atualmente utilizados e encontrados no mercado. Dentre essas vantagens podem-se citar: o fato de ser de fácil aplicação, o fato de ser versátil e funcional, e o fato de poder ser reutilizado.

[023] Assim, pelas características de configuração, aplicação e utilização, acima descritas, pode-se notar claramente que o MATERIAL COLANTE PARA REVESTIMENTO DECORATIVO DE AMBIENTES, trata-se de um elemento de decoração novo para o Estado da Técnica o qual reveste-se de condições de inovação, atividade inventiva e industrialização inéditas, que o fazem merecer o Privilégio de Patente de Modelo de Utilidade.