Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ADJUSTABLE BEARING HOUSING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/007640
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent application relates to an adjustable bearing housing, particularly an adjustable bearing housing for fastening to a chassis of a kart or similar, without the use of welding, by means of screws. To this end, a mechanical solution has been created that not only makes the aforementioned installation possible, but also allows the adjustment of the wheel base of the vehicle, in a very simple and effective manner. The invention brings to the market a completely novel solution and brings an end to the limitation of wheel base adjustment. In the present patent application, the bearing housing (3) is fastened by means of screws (8), to the chassis ends (2) through the insertion of an internal tube (4) into the chassis up to the position in which the bearing housing (3) will be fastened, this internal tube (4) being inserted, together with a locking bar (5), with some interference inside the chassis tube (1), and both the internal tube (4) and the locking bar (5) having sets of holes (7) that enable alignment with the holes (7) in the bearing housing (3) in different positions.

Inventors:
BELIZARIO RUAN ARAUJO (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050265
Publication Date:
January 21, 2021
Filing Date:
July 16, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BELIZARIO RUAN ARAUJO (BR)
International Classes:
F16C35/00; B60B35/18
Foreign References:
CN206723267U2017-12-08
CN106958600A2017-07-18
CN208702932U2019-04-05
CN207647984U2018-07-24
CN207583862U2018-07-06
CN205991106U2017-03-01
CN206738405U2017-12-12
US7766551B22010-08-03
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) CAIXA DE MANCAL AJUSTÁVEL, se aplica ao chassi (1 ) de um kart convencional, sendo que, nas extremidades de acoplamento do eixo traseiro (E), estão as ponteiras de chassi (2), onde são aplicadas as caixas de mancais (3), que são fixadas às mencionadas ponteiras de chassi (2), caracterizado por um tubo interno (4) que penetra, com interferência, no interior das ponteiras de chassi (2), tendo este tubo interno (4) acoplada em seu interior, previamente à sua inserção nas ponteiras de chassi (2), uma barra de trava interna (5) que projeta na sua extremidade antena (6) que se estende além da extremidade do tubo interno (4); para a fixação de cada caixa de mancai (3) ao respectivo chassi (1 ), são previstas, nas ponteiras de chassi (2), no tubo interno (4), na barra de trava interna (5) e na caixa de mancai (3), furações (7) que devem coincidir em determinada posição de ajuste para recepção dos correspondentes parafusos (8); a alteração de posição das furações (7), pelo posicionamento modificado da caixa de mancai (3), altera o entre-eixo do veículo.

2) CAIXA DE MANCAL AJUSTÁVEL, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela caixa de mancai (3) ser uma peça na forma de conformação geral prismática, tendo uma sede (9) para o mancai (10), sendo que, na base (1 1 ) da dita caixa de mancai (3) estão previstas as mencionadas furações (7).

3) CAIXA DE MANCAL AJUSTÁVEL, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo alojamento interno do tubo interno (4) ser inserido na ponteiras do chassi (2), com interferência, e provido, analogamente, de uma pluralidade de furações (7); referido tubo interno (4) possui em seu interior uma barra de trava interna (5), previamente inserida, esta de configuração linear e recepcionando furações (7) coincidentes com as furações (7) do mencionado tubo interno (4).

4) CAIXA DE MANCAL AJUSTÁVEL, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela alteração do entre-eixo ser efetuada a cada 10 mm, chegando no entre-eixo máximo de 1070 mm e mínimo de 1020 mm.

Description:
CAIXA DE MANCAL AJUSTÁVEL

BREVE HISTÓRICO

[001 ] Trata a presente solicitação de patente de invenção de uma caixa de mancai ajustável, particularmente de uma caixa de mancai ajustável a ser fixada em um chassi de kart ou congénere, sem o uso de solda, mediante parafusos, sendo que, para tanto, foi criada uma solução mecânica que não só possibilita a referida instalação como também permite o ajuste da distância entre-eixos do veículo, de forma muito simples e eficiente. A invenção traz ao mercado uma solução totalmente nova e determina novas opções para o ajuste entre-eixos.

CAMPO DE APLICAÇÃO

[002] A caixa de mancai ajustável com fixação através de parafusos, sem solda, de acordo com a invenção, possui seu campo de aplicação voltado à engenharia veicular, particularmente em chassi de karts amadores e de competição, permitindo a alteração da mudança de entre-eixos destes tipos de veículos.

ESTADO DA TÉCNICA

[003] No atual estado da técnica, é conhecida, numa versão mais comum, uma caixa soldada diretamente ao chassi do veículo. Um outro tipo de caixa recebe internamente o mancai que acopla o eixo e possibilita um pequeno ajuste do entre-eixo em uma faixa de +5mm e -5mm, ou seja: caso o entre-eixo original seja de 1050, a possibilidade de alteração pode, no máximo ser para 1055 mm ou 1045 mm; de qualquer forma, tal procedimento é realizado com a caixa fixa soldada, o que demanda mão-de-obra extrema, além dos outros inconvenientes como tempo e outros.

[004] Portanto, o procedimento mais comum no atual estado da técnica usa a caixa soldada no chassi do kart ou congénere; nesta versão não existe a possibilidade de ajustes no entre-eixo do chassi, ou seja, nesta configuração construtiva, eventuais ajustes somente são possíveis mediante modificação do gabarito de soldagem de fábrica. Tal procedimento, além de incorrer em alto custo agregado, também altera toda a linha de fabricação do produto; por outro lado, uma vez modificada se mantém fixa, ou seja, não permite fazer o ajuste rápido que, por vezes, se torna necessário no sentido de melhorar a performance, que varia de piloto para piloto, ou de pista para pista.

[005] É ainda um importante fator a ser considerado, o aspecto de que, na técnica de fabricação atual, conforme descrito acima, o número de soldas empregadas na fabricação do kart ou congénere é bastante acentuada; na nova solução trazida pela presente patente estes procedimentos de soldagens são reduzidos, o que importa em contribuição efetiva com o meio ambiente, através da redução da emissão de gases poluentes.

[006] Nas pesquisas realizadas foi encontrado apenas o documento BR102012007245-9, depositado em 30/03/2012 e publicado em 19/1 1 /2013, intitulado "EIXO DE KART DOTADO COM MECANISMOS DE AJUSTE DE RESPOSTA DINÂMICA", destinado a equipar karts preferivelmente utilizados em competições, sendo o eixo em questão configurado como um corpo tubular, fixado ao chassi do kart através de mancais; o mencionado corpo tubular recebe em cada um de seus extremos a montagem de um cubo de roda junto do qual é montado um correspondente conjunto roda/pneu, sendo o eixo aqui tratado dotado com meios de ajuste mecânico, que permitem que a resposta dinâmica das pontas do eixo possa ser alterada mediante o aperto ou afrouxamento de uma porca que comprime com maior ou menor intensidade o seu respectivo apoio esférico contra a correspondente arruela de encosto, provocando a tração do correspondente pino tensor que está ancorado, pelo seu extremo oposto junto ao bloco de fixação ancorado internamente ao eixo através de pinos.

[007] O documento acima se refere a um sistema de ajuste mecânico para as pontas do eixo e não em relação à distância entre-eixos, procedimento este feito, atualmente, conforme relatado, mediante modificação do gabarito de soldagem de fábrica.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[008] A invenção possui como objetivo maior a eliminação de soldas no chassi para instalação da caixa do mancai, a qual é fixada através do uso de parafusos, mediante a inserção de um tubo interno com um mecanismo de trava, de modo que haja coincidência entre os orifícios da caixa do mancai e do tubo interno. [009] É, ainda, objetivo da invenção, tornar mais viável e prática a mudança de entre- eixo do kart, de maneira a melhorar a performance do equipamento, tornando-o mais rápido em qualquer tipo de pista e com ajuste rápido às condições ergonómicas e de pilotagem do piloto.

[010] Outro objetivo da invenção é eliminação da necessidade de alteração do gabarito de montagem da linha de produção, decorrente da eliminação da solda na caixa do mancai, tornando o processo mais viável para o fabricante.

DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO

[01 1 ] Na presente solicitação de patente de invenção, a caixa do mancai é fixada ao chassi mediante o uso de parafusos, a partir da inserção de um tubo interno ao chassi, que é levado até a posição onde será fixada a caixa do mancai, sendo este tubo interno inserido, juntamente com uma barra de trava, com alguma interferência no interior do tubo do chassi, sendo que, tanto o tubo interno como a barra de trava possuem conjuntos de furações que promovem coincidências com as furações da caixa do mancai em diferentes posições.

[012] Tecnicamente, a invenção contempla uma inovação no kartismo mundial, haja vista não existir conhecimento de uso desse tipo de produto em karts que já tenham sido fabricados. Além dessa alteração trazer um novo recurso no ajuste do entre-eixo do kart, possibilita a melhora da performance do equipamento, haja vista viabilizar o ajuste a cada 10 mm, de modo a se atingir um entre-eixo de até 1070 mm, em seu valor máximo, e 1020 mm, em seu valor mínimo. Isso gera uma inovação para o kartismo mundial, haja vista que, desde a invenção do kart a solução empregada consiste a caixa de mancai soldada.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[013] A invenção será, a seguir, descrita em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

Fig. 1 : Vista em perspectiva de um chassi de kart, mostrando, de um lado, uma caixa de mancai explodida e, no lado oposto, a caixa de mancai já fixada, segundo a presente invenção, sendo ilustrado, ainda, o tubo interno, a barra de trava interna e os parafusos de fixação; Fig. 2: Vista em perspectiva da caixa de mancai ajustável, de acordo com a presente invenção, em detalhe maior, fixada ao chassi de kart;

Fig. 3: Vista em perspectiva mostrando o acoplamento do tubo interno com a barra de trava interna no interior do chassi de kart;

Fig. 4: Vista em perspectiva de um chassi de kart, mostrando as caixas de mancais ajustáveis, fixadas de acordo com a invenção;

Fig. 5: Vista em perspectiva de um chassi de kart, mostrando as caixas de mancais ajustáveis fixadas ao referido chassi, onde uma delas recebe o mancai;

Fig. 6: Detalhe em perspectiva das extremidades de um chassi de kart, no qual estão previstas as furações que irão coincidir, para efeito de fixação e ajuste, com respectivas furações na caixa de mancai, no tubo interno e na barra de trava interna;

Fig. 7: Vista em perspectiva inferior de um chassi de kart, mostrando as caixas de mancais fixadas, com os respectivos mancais e o eixo acoplado aos mesmos.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[014] A CAIXA DE MANCAL AJUSTÁVEL, objeto desta solicitação de patente de invenção, se aplica ao chassi (1 ) de um kart convencional, quer seja amador ou de competição, sendo que, nas extremidades de acoplamento do eixo traseiro (E), estão as ponteiras de chassi (2), onde são aplicadas as caixas de mancais (3), que são fixadas às mencionadas ponteiras de chassi (2) mediante uso de um tubo interno (4) que penetra, com alguma interferência, no interior destas últimas, tendo este tubo interno (4) acoplada em seu interior, previamente à sua inserção nas ponteiras de chassi (2), uma barra de trava interna (5) que projeta na sua extremidade uma antena

(6) que se estende além da extremidade do tubo interno (4). Para a fixação de cada caixa de mancai (3) ao respectivo chassi (1 ), são previstas, nas ponteiras de chassi (2), no tubo interno (4), na barra de trava interna (5) e na caixa de mancai (3), furações

(7) que devem coincidir, em determinada posição de ajuste, para recepção dos correspondentes parafusos (8). A alteração de posição das furações (7), pelo posicionamento modificado da caixa de mancai (3), altera o entre-eixo do veículo.

[015] A caixa de mancai (3) é uma peça na forma de conformação geral prismática tendo uma sede (9) para o mancai (10), sendo que, na base (1 1 ) da dita caixa de mancai (3) estão previstas as mencionadas furações (7). [016] As furações (7) da caixa de mancai (3) adotam posições de coincidência variável com as furações (7) previstas nas ponteiras de chassi (2), ao passo que estas últimas recebem o alojamento interno do tubo interno (4), este inserido com alguma interferência e provido, analogamente, de uma pluralidade de furações (7); referido tubo interno (4) possui em seu interior uma barra de trava interna (5), esta de configuração linear e recepcionando furações (7) coincidentes com as furações (7) do mencionado tubo interno (4).

[017] Quando inserida no interior do tubo interno (4), a barra de trava interna (5) projeta além da extremidade do mesmo a antena (6), esta composta de lâminas paralelas (12) de ajuste com alguma interferência no diâmetro do tubo interno (4).

[018] As caixas de mancais (3) posicionadas nos lados opostos do chassi (1 ) devem estar alinhadas, e levar em consideração os parâmetros de ajuste do entre-eixo. Para tanto, uma vez inseridos os tubos internos (4) com as barras de trava internas (5) no interior do chassi (1 ), particularmente nas ponteiras de chassi (2), consegue-se, pela combinação das furações (7) previstas nos componentes citados, posicionar a caixa de mancai (3) em distâncias variáveis em relação ao eixo dianteiro do veículo. Para tanto, o conjunto formado pelo tubo interno (4) e barra de trava interna (5) pode ter suas furações (7) variadas, em termos de posição, em relação às furações (7) das ponteiras de chassi (2). Sobre estas ponteiras de chassi (2) se posiciona a caixa de mancai (3) em cuja base (1 1 ) estão as furações (7), que podem ser modificadas na relação de posição com as demais, levando o eixo traseiro (E) a um curso expressivo em relação ao eixo dianteiro do chassi (1 ) do kart.

[019] Não obstante, a alteração deste curso, consequentemente do entre-eixo, pode ser efetuada de forma bastante simples e rápida, não incorrendo, conforme ocorre no estado da técnica, na necessidade de alteração do gabarito de fabricação.

[020] Não obstante, de acordo com uma realização da invenção, verificou-se a possibilidade prática de alteração do entre-eixo a cada 10 mm, chegando no entre- eixo máximo de 1070 mm e mínimo de 1020 mm, projetando um curso de ajuste majorado e que pode ser realizado com muita eficiência e praticidade, viabilizando os ajustes necessários aos diferentes tipos de pistas e pilotos, o que até então não é viável no estado da técnica.