Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
AERIAL TRANSPORTATION DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/112983
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention belongs to the field of electric-eletronic entertainment devices, and was designed to achieve as its main advantage in comparison with the known prior art devices the possibility to move over any ground, dispensing with a specific or previously prepared contact surface, since the movement is obtained by propulsion means comprising propellers and turbines that lift the device on an air stream.

Inventors:
QUINONEZ DANILO AZANHA (BR)
Application Number:
PCT/BR2015/050275
Publication Date:
July 06, 2017
Filing Date:
December 30, 2015
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
QUINONEZ DANILO AZANHA (BR)
International Classes:
B64C29/00; A63C17/00; B64C29/04
Domestic Patent References:
WO2015103700A12015-07-16
Foreign References:
US20070034738A12007-02-15
US2417896A1947-03-25
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . DISPOSITIVO DE DESLOCAMENTO AÉREO compreendendo um corpo em formato de uma prancha (01 ) de corpo maciço ou não sendo caracterizada por dito corpo (01 ) possuir pelo menos um orifício (02A) no qual está instalado um meio de elevação e deslocamento do corpo em formato de prancha (01 ), que pode ser uma turbina, hélice ou múltiplas pás (04), ou outro meio conhecido e adequado.

2. DISPOSITIVO DE DESLOCAMENTO AÉREO de acordo com a reivindicação 01 é caracterizado pelo fato do meio de elevação e deslocamento através dos impelidores constantes das hélices ou turbinas (4), receber um fluxo de transmissão mecânica a partir de um ou mais motores elétricos ou a combustão (não representado), por meio de uma árvore de transmissão de fluxo de força mecânica um eixo cardã, sistemas de eixos flexíveis formados por um eixo motor (03), o qual ramifica o fluxo de transmissão por meio de pelo menos dois eixos movidos (03B-03C).

3. DISPOSITIVO DE DESLOCAMENTO AÉREO de acordo com a reivindicação 03 é caracterizado pelo fato dos meios de elevação e deslocamento, possuírem sistemas de ajustes do ângulo de ataque das pás das hélices ou turbinas (4) através de motores de passo ou servo-motores (não representado), e ou deslocamento do eixo de rotação das hélices ou turbinas (4) produzindo um empuxo direcionado de modo a ajustar o deslocamento do corpo (01 ) durante o estágio de trabalho.

4. DISPOSITIVO DE DESLOCAMENTO AÉREO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores é caracterizado pelo fato do dispositivo possuir uma interface de controle através de um algoritmo, sendo que dito algoritmo dotado de um sistema de autoequilíbrio recebe através de um microcontrolador ou processador de dados às informações sensorizadas por sensores de altura, direção e deslocamento de modo que estas informações possam ser geridas alteradas através de meios como pedais, botões ou controles remotos com ou sem fios.

Description:
DISPOSITIVO DE DESLOCAMENTO AÉREO

CAMPO DA INVENÇÃO

[0001 ]O presente invento pertence ao campo dos dispositivos eletro-eletrônicos para entretenimento, trazendo como principal vantagem em relação aos dispositivos conhecidos no estado da técnica, o fato de se deslocar sobre qualquer terreno, com controle total de voo executado pelo usuário, não precisando de uma superfície de contato específica ou previamente preparada, bem como não emprega alta quantidade de produtos semicondutores ou químicos.

SUMÁRIO DO INVENTO

[0002]O presente invento pertence ao campo dos dispositivos de deslocamento para fins de entretenimento, que incluem skates e pranchas das mais diversas conformações. São conhecidas no estado da técnica diversas formas de deslocamento para fins de entretenimento, sendo as mais simples o skate, como já mencionado, e as mais sofisticadas são sistemas de levitação em uma superfície especialmente preparada para este fim.

[0003]Estes sistemas de levitação em uma superfície preparada para este fim compreende uma prancha capaz de se elevar por meio de um campo magnético e se deslocar linearmente através de uma fonte propulsora externa. No entanto, essa construção apresenta uma série de inconvenientes e desvantagens, sendo o maior dele o fato de demandar um terreno previamente preparado com ligas que geram campos magnéticos, como por exemplo, imãs. Em outras formas construtivas, há necessidade que a prancha que se elevará contenha materiais semicondutores que dependem de sistemas de refrigeração para que em combinação com a superfície previamente preparada seja elevado.

[0004]Nesta última forma de construção mencionada, os semicondutores empregados são muito caros e seus recipientes devem ser blindados, o que gera um alto custo e complexibilidade tanto para a construção como na manutenção do referido dispositivo.

[0005]Assim, é objetivo do presente invento a provisão de um dispositivo de deslocamento aéreo auto propelido que tenha sua propulsão por meio de fontes mecânicas que garantam maior segurança e um menor custo, tanto de fabricação como de manutenção. [0006]É ainda objetivo do presente invento a provisão de um dispositivo para deslocamento aéreo de autoequilíbrio que se adapte a qualquer superfície, independente de preparação prévia.

[0007]É finalmente, objetivo do presente invento a provisão de um dispositivo de deslocamento aéreo que seja de fácil operação, manutenção e custos competitivos.

[0008]Estas e outras vantagens e benefícios acima citados são alcançados pela provisão de um dispositivo de deslocamento aéreo, composto por um corpo, maciço ou não, o qual tem formato de uma prancha ou outra geometria conhecida e adequada, sendo que dita prancha comporta próximo as suas porções marginal dois orifícios que recebem um meio de elevação e propulsão através de um sistema de hélices ou turbinas, que em um primeiro ciclo de trabalho elevam o dispositivo em relação ao solo a uma distância preestabelecida, em ato contínuo para obter o deslocamento em trajetória linear, provendo a flutuação da prancha e consequentemente de seu usuário.

[0009]De acordo com a invenção ora proposta, as turbinas ou hélices recebem transmissão mecânica de uma árvore de transmissão de força. Dita árvore obtém um fluxo de transmissão através de uma fonte motora, que pode ser um ou mais motores a bateria ou a combustão, ramificando dito fluxo de força de modo a imprimir movimento nas hélices ou turbinas e prover o empuxo e a propulsão do dispositivo.

[0010]O dispositivo conta ainda, como será melhor descrito na configuração preferencial com meios de controle de auto equilíbrio e dirigibilidade através de sensores de altura e outras forma de monitoramento do dispositivo.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[001 1 ]O invento será melhor descrito com base nos desenhos anexos, dados a título exemplificativo nos quais:

A figura 01 representa uma vista em perspectiva do dispositivo de deslocamento aéreo, objeto do presente invento;

A figura 02 representa uma vista em perspectiva com detalhes da hélice ou turbina que propulsiona o dispositivo de deslocamento aéreo, objeto do presente invento; A figura 03 representa uma vista em perspectiva do dispositivo de deslocamento aéreo, objeto do presente invento com as pás das turbinas ou hélices dispostas em diferentes ângulos.

A figura 04 representa uma vista em perspectiva do dispositivo de deslocamento aéreo, objeto do presente invento ilustrando seus componentes internos incluindo seu sistema de transmissão ilustrando o fluxo de força mecânica.

CONFIGURAÇÃO PREFERENCIAL

[0012]Com base nos desenhos acima descritos o presente invento compreende essencialmente um corpo (01 ) em formato de uma prancha ou outra geometria adequada, sendo que dito corpo é construído em polímeros de alta resistência e boa sustentação de peso ou outro material conhecido e adequado a este fim, de modo que em estágio de trabalho comporte um adulto mediano.

[0013]Estendendo-se longitudinalmente ao centro do corpo (01 ) estão dispostos pelo menos dois orifícios (02A-02B), sendo que ditos orifícios abrigam os dispositivos de elevação e deslocamento que serão melhor descritos mais a frente. Uma fonte de energia, preferencialmente uma bateria acionando também um ou mais motores elétricos ou motores a combustão e acionam uma árvore de transmissão de um fluxo de força mecânica ou elétrica. Dita árvore é composta por um eixo motor que está engrenado, seja através de um cardã ou de eixos flexíveis a uma caixa de transmissão de fluxo de força, composta por um redutor simples ou de múltiplas entradas (03A) instalado na porção mediana do dispositivo e dois eixos movidos (03B-03C) dispostos respectivamente à direita e a esquerda da mesma caixa de transmissão.

[0014]A união dos eixos para que recebam o fluxo de força mecânica pode se dar através de coroa e pinhão ou outra forma conhecida e adequada a este fim, como engrenagens de contato ou acoplamentos. Uma vez ramificado o fluxo de transmissão de força mecânica, os eixos se acoplam as hélices ou turbinas (04) instaladas no perímetro dos orifícios (02A-02B). Os eixos movidos (03B-03C) operativamente associados às hélices ou turbinas (04), em estágio de trabalho passam a imprimir movimento às mesmas, de forma que em um primeiro ciclo de trabalho as hélices ou turbinas (04) elevam o dispositivo sobre o solo em uma distância pré-determinada pelo usuário. Em ato contínuo passa a ocorrer o deslocamento através do posicionamento das pás das hélices ou turbinas (04) em ângulo relativo a direção que o usuário quer se deslocar.

[0015]A elevação e o deslocamento se dá através dos impelidores constantes das hélices ou turbinas (4). Ditos impelidores em estágio de trabalho admitem o ar da atmosfera através dos orifícios (02A-02B) e provê a elevação e o deslocamento do dispositivo, sendo que a elevação se dá pelo deslocamento de ar gerado pelas hélices ou turbinas (04). A posição das hélices ou turbinas (04) é ajustada através de um motor de passo (não representado), dito motor de passo ou servos motores está associado a controles eletronicos que permitem o ajuste fino da posição do eixo das hélices ou turbinas no plano angular.

[0016]O controle da rotação dos motores de passo ou servo motores se dá através de um algoritmo associado a uma interface de controle que pode ser um botão, pedal ou qualquer forma de controle remoto com ou sem fios, inclusive joysticks, de forma que ao acioná-lo a direção de curso do dispositivo é alterada pela forma de admissão do ar nas pás das hélices ou turbinas (04).

[0017]O algoritmo acima descrito conta ainda com informações obtidas através de sensores ou transdutores eletronicos de modo à sensorizar parâmetros como: altura do dispositivo em relação ao solo, velocidade de cruzeiro, deslocamento do corpo do usuário, autonomia entre outras que provêm ao usuário melhor dirigibilidade ao dispositivo e respostas mais rápidas aos comandos.

[0018]Estas informações são obtidas pelos sensores, enviadas a um processador de dados ou microcontrolador, que provê sua gestão. Sendo que em alguns casos o algoritmo pode gerencia-las de maneira automatizadas, como por exemplo, informações obtidas por meio sensores de distância podem ser geridas pelo processador de dados, de modo a que se reduza a velocidade de cruzeiro do dispositivo na eminência de choque com algum obstáculo.

[0019]Tendo descrita a configuração preferencial, fica claro que eventuais mudanças podem ocorrer como, por exemplo, nos componentes empregados em sua construção e nas formas de interface com o usuário sem que, contudo fuja do escopo das reivindicações que acompanham o presente relatório descritivo.