Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED IN A BELT COMBINED WITH A PORTABLE CAN COMPACTING DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/181251
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a product belonging to the field of accessories for recycling aluminium cans. It relates to a belt to be attached around the waist of the user, which is combined with a portable can compacting device to assist the user and workers who collect cans and aluminium in the streets. The belt can also comprise a storage compartment coupled thereto to help store and carry the collected cans. The present model is aimed at making aluminium can compacting easier, faster and more efficient, thus improving working conditions of persons working in this field.

Inventors:
DE ALBUQUERQUE, Ricardo Alexandre (Rua Doutor Homem de Melo, 1109 - PerdizesCEP: -002 São Paulo, SP, 05007, BR)
Application Number:
BR2016/000057
Publication Date:
October 26, 2017
Filing Date:
June 10, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE ALBUQUERQUE, Ricardo Alexandre (Rua Doutor Homem de Melo, 1109 - PerdizesCEP: -002 São Paulo, SP, 05007, BR)
International Classes:
B30B9/32; A41D27/20
Foreign References:
US8448570B12013-05-28
US8719966B22014-05-13
US4290354A1981-09-22
US4062283A1977-12-13
US20110099682A12011-05-05
US2800663A1957-07-30
US2629094A1953-02-24
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CINTO COM COMPACTADOR DE LATAS PORTÁTIL CONJUGADO" é constituída por um dispositivo para auxiliar, oferecer mais agilidade e praticidade na coleta, compactação e armazenagem de latas de alumínio (1) caracterizado por um cinto (2) com ajustes (3) que é preso na região da cintura do usuário (C), provido de um dispositivo compactador de latas conjugado (4), com alavanca de acionamento manual (5) e base de apoio inferior (13) que permite o usuário compactar as latas (L) rapidamente.

2») «DISPOSIÇÃO APLICADA EM CINTO COM COMPACTADOR DE LATAS PORTÁTIL CONJUGADO», de acordo com reivindicação um, é caracterizada pelo cinto (2) poder ser estilizado (6), podendo ser desenvolvido em diversos tamanhos e materiais (2A), podendo receber ainda mensagens e dizeres promocionais (7).

3·; "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CINTO COM COMPACTADOR DE LATAS PORTÁTIL CONJUGADO", de acordo com reivindicação um, é caracterizada pelo cinto (2) poder ser opcionalmente fixado a um compartimento de armazenagem e coleta

(8) .

4*) "DISPOSIÇÃO APUCADA EM CINTO COM COMPA CTADOR DE LATAS PORTÁTIL CONJUGADO'*, de acordo com reivindicação um, é caracterizada peio compartimento de armazenagem e coleta (8) poder ser formado por uma calça estilizada

(9) , provida de bolsos (10) com compartimentos internos laterais e frontais (11), onde o usuário pode ir armazenando as latas depois de amassadas, possuindo ainda um zíper inferior (12) para acesso e retirada das latas (L).

Description:
"DISPOSIÇÃO APLICADA EM CINTO COM COMPACTADOR DE LATAS PORTÁTIL CONJUGADO »

1. Refere-se o presente objeto a um cinto, para ser preso na região da cintura do usuário, provido de um compactador de latas portátil conjugado, para auxiliar usuários e profissionais que recolhem latas e alumínios nas ruas. Podendo possuir ainda um compartimento armazenador acoplado, para auxiliar também na armazenagem e transporte das latas coletadas.

2. Destina-se o presente a tomar mais prática, rápida e eficaz a compactação de latas de alumínio, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho das pessoas que atuam nessa área.

3. O cinto, que pode ser estilizado, provido de ajustes, sendo preso na região da cintura do usuário, possui um dispositivo compactador de latas conjugado, com alavanca de acionamento manual que permite compactar as latas rapidamente. Desta forma o usuário transporta todo dispositivo sem ficar com as mãos ocupadas e no momento da recolha basta direcionar a lata até o dispositivo compactador, amassar a lata e depois introduzi-la no recipiente de coleta.

4. O cinto em questão pode ainda ser fixado a uma calça estilizada, onde esta já servirá de compartimento de armazenagem e coleta das latas, provida de bolsos com compartimentos internos laterais e frontais, onde o usuário pode ir armazenando as latas depois de amassadas, possuindo ainda um zíper inferior (barra) para retirada de todas as latas com facilidade. Devendo, neste caso, ser desenvolvida em material preferencialmente leve, como lona ou similar.

Inconvenientes observados nos modelos atuais:

5. Os catadores de latas de alumínios costumam percorrer por longas distâncias em busca do material, coletando todas as unidades que encontram peia frente.

6. A lata compactada ocupa um espaço muito menor do que se estiver em seu formato original, portento o ideal é compactá-la ou amassá-la antes mesmo de inserir no dispositivo de coleta ou armazenagem, que na maioria das vezes é constituído por um saco grande e profundo. Porém nem todos fazem isso, pela falta de praticidade ou pela demora de precisar fazer o procedimento com as próprias mãos. E acabam juntando uma boa quantidade para depois compactar tudo de uma vez, podendo usar um suporte compactador para auxílio, mas todo procedimento repetitivo, além de cansativo demanda um bom tempo do usuário,

7. Se o procedimento fosse feito de forma automática, no mesmo momento da coleta, o usuário ganharia tempo e o esforço físico também seria reduzido.

8. Além disso, é facilmente observada a grande dificuldade de armazenagem e em todo sistema de coleta atual.

Solução:

9. Portanto, pensando em solucionar tais Inconvenientes e em oferecer uma solução prática e eficiente, foi desenvolvido o modelo dispositivo que além de cinto, oferece um sistema de compactação embutido e armazenagem também. Apresentando ainda diversos beneffcioa, que podem ser deataoadoa em:

• Babco custo;

• Pode ser desenvolvido em diversos tamanhos e materiais;

• Ofereoe mais praticidade ao usuário;

• É preso no próprio corpo r na região da cintura, deixando as mios livres para recolha e manuseio das latas*,

• Pode possuir compartimento para recolha s arniazenagem das latas, podendo ser formado peia própria calça adaptada;

• Facilidade na utilização e aplicação;

• SimplkAiade construtiva;

• Elevado potenciai de comercialização;

• Exequibilidade Industrial;

• Pode receber mensagens e dizeres promocionais, podendo ser estilizado;

• Inovações rnerecedoras deste privilégio de patente.

Estado da técnica:

10. São conhecidos: alguns modelos de suportes compactadores de latas, portáteis, embutidos e com diferentes sistemas de fora&namento, para cKversos tipos de (atas e alumínios. Porém nenhum deles que ofereça a praticidade e o benefício do usuário transportar consigo, durante a coleta das latas, já podendo armazenar e compactar as latas simultaneamente, de maneira prática e eficiente.

11. Portanto, visando propor uma solução inédita e eficiente, foram realizadas pesquisas de anterioridades no Banco de Dados do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e foram encontrados os seguintes processos:

12. MU8401215-3, depositado em 15/06/2004, sob o título "Dispositivo compactador de latas". O presente relatório descritivo da patente de modelo de utilidade refere-se ao dispositivo compactador de latas, sendo fabricado em tamanho e formato variado, com material sintético e/ou natural, sendo desenvolvido e projetado para servir preferencialmente como compactador de latas, preferencialmente de alumínio, podendo ainda ser usado para compactar os mais variados tipos de recipientes metálicos. O dispositivo poderá ainda ser usado em qualquer outro local e/ou equipamento sem que seja descaracterizado com isso, desde que não se percam as características inicialmente reivindicadas. O modelo compreende uma base (1), contendo uma coluna (2), com abertura frontal (3), estando preso na sua extremidade superior da coluna (2) um braço móvel (4) contendo um local para apoio do punho (5); fazendo parte do conjunto um pistão (6) que liga a parte inferior do braço móvel (4) a um compactador de latas (7) localizado no interior da coluna (2), e que poderá deslizar no interior de trilhos e/ou vincos.

13. P10100981-8, depositada em 14/03/2001, sob o título de "Compactador portátil de latas". A presente invenção refere-se a um compactador portátil de latas compreendendo um corpo alongado tendo em seu interior um alojamento (1) pára a recepção de pelo menos uma lata (2) a ser compactada, bem como uma abertura de acesso (3) provida em uma parede desse corpo para que as latas sejam inseridas e retiradas do alojamento (1). Este último possui numa primeira extremidade um batente (4) para o apoio das latas a serem compactadas, e, na extremidade oposta, um conjunto camisa e pistão <7, 8) que é cooperável com este batente (4) mediante acionamento externo por um usuário, para comprimir essas latas contra o batente. O pistão (7) desse conjunto sendo disposto coaxialmente no interior do alojamento (1), e, ademais, possuindo uma primeira extremidade que estendesse para fora do alojamento, através de sua extremidade que é oposta ao referido batente (4), bem como uma segunda extremidade que é operativamente conectada à camisa (8) do conjunto camisa e pistão no interior do alojamento. Numa concretização preferida, o pistão pode possuir uma forma alongada de modo a possibilitar ao usuário que, quando do acionamento externo, apoie esta primeira extremidade no chão e pressione manualmente o corpo do compactador contra o chão, de modo que o conjunto camisa e pistão coopere com o batente, comprimindo as latas contra o mesmo,

14. MU8401387-7, depositado em 17/06/2004, sob o título de "Dispositivo compactador de latas." O presente relatório descritivo da patente de modelo de utilidade refere-se ao dispositivo compactador de latas, sendo fabricado em tamanho e formato variado, com material sintético e/ou natural, sendo desenvolvido e projetado para servir preferencialmente como compactador de latas, preferencialmente de atumfnio, podendo ainda ser usado para compactar os mais variados tipos de recipientes metálicos. O dispositivo poderá ainda ser usado em qualquer outro local e/ou equipamento sem que seja descaracterizado com isso, desde que não se percam as características inicialmente reivindicadas. O modelo compreende uma base (1), contendo uma coluna (2), com abertura frontal (3), estando preso na sua extremidade superior da coluna (2) um braço móvel (4) contendo um local para apoio do punho (5); fazendo parte do conjunto um pistão (6) que liga a parte inferior do braço móvel (4) a um compactador de latas (7) localizado no interior da coluna (2), e que poderá deslizar no interior de trilhos e/ou vincos.

15. PI0300792-8, depositado em 13/03/2003, sob o título de "Coletor amassador de latas automático e animado". O presente resumo refere-se a uma patente de invenção de um equipamento coletor e amassador de latas, pertencente ao campo dos equipamentos utilizados na coleta de materiais para reciclagem, particularmente na coleta e amassamento de latas de refrigerantes, cervejas e similares e compreendido, essencialmente: por carcaça (1); por conjunto amassador de latas (30); e por conjunto de depósito temporário de latas amassadas inferior (60), dita carcaça (1) tem, preferentemente, a forma de uma lata de refrigerante, cerveja ou similares gigante e incorpora um dispositivo (2) simulador do amassamento da carcaça, sujeito a uma parte móvel do conjunto amassador de latas (30) e que simula o amassamento da carcaça simultaneamente ao amassamento de uma lata por este último; o conjunto amassador de latas (30) é automático; o conjunto de depósito temporário de latas amassadas inferior (60) incorpora dispositivos para remoção e colocação rápidas de um tanque armazenador de iatas amassadas (61); o equipamento é compreendido ainda: por conjunto visor (90), que permite visualizar uma lata sendo amassada; por conjunto dispensador de brinde (120), que dá um brinde ao usuário a cada lata amassada; por conjunto de dispositivos lúdicos (150), que incorpora ao equipamento características estilizadas de seres humanos, animais, personagens de histórias em quadrinho ou outros, conjunto de dispositivos lúdicos (150) esses que propiciam ainda emissão de sons, iluminação e outros; por conjunto (220) de auto limpeza automático da câmara de amassamento (33) do conjunto amassador de latas (30); e por conjunto de automação responsável pela segurança e lógica de funcionamento e solucionado com recursos da eletro eletrònica e informática.

16. Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo quai consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legai para a obtenção do privilégio solicitado.

17. Para uma perfeita visualização e compreensão da "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CINTO COM COMPACTADOR DE LATAS PORTÁTIL CONJUGADO", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

18. A fig. 1 - Apresenta vista em perspectiva do cinto em questão, fixado a um macacão;

19. A fig. 2 - Apresenta vista em perspectiva do cinto em questão, com setas ilustrativas indicando os ajustes e movimentação do dispositivo compactador de latas;

20. A fig. 3 - Apresenta vista ilustrativa do compartimento de coieta e armazenagem opcional, com um dose no zíper inferior.

21. De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CINTO COM COMPACTADOR DE LATAS PORTÁTIL CONJUGADO", é constituída por um dispositivo para auxiliar, oferecer mais agilidade e praticidade na coleta, compactação e armazenagem de latas de alumínio (1) caracterizado por um cinto (2) com ajustes (3) que é preso na região da cintura do usuário (C), provido de um dispositivo compactador de latas conjugado (4), com alavanca de acionamento manual (5) que permite o usuário compactar as latas (L) rapidamente.

22. O cinto (2) pode ser estilizado (6), podendo ser desenvolvido em diversos tamanhos e materiais (2A), podendo receber ainda mensagens e dizeres promocionais (7).

23. O cinto (2) pode ser opcionalmente fixado a um compartimento de armazenagem e coleta (8) sendo este formado por uma calça estilizada (9), provida de bolsos (10) com compartimentos internos laterais e frontais (11), onde o usuário pode ir armazenando as latas depois de amassadas, possuindo ainda um zíper inferior (12) para acesso e retirada das latas (L); podendo ser desenvolvida em material preferencialmente leve, como lona ou similar.

24. Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CINTO COM COMPACTADOR DE LATAS PORTÁTIL CONJUGADO", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.