Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED TO A BOTTLE FOR THE HYDRATION OF NURSING MOTHERS AND THE LIKE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/023765
Kind Code:
A1
Abstract:
This is a product designed for the hydration of breastfeeding women or persons with reduced mobility. The present subject matter relates to a new model of bottle that stores water or liquids for consumption, which assists in hydration, and which is ideal for mothers at the breastfeeding stage or persons with limited mobility. The hitherto unknown configuration thereof allows the liquid to be consumed without it being necessary to hold the bottle with one of the hands, as it is supported on the support base by means of a sucker. The device also has a longer, more flexible straw that reaches to the user's mouth, offering much greater practicality and ease of use, with the possibility of adjusting height and distance, thereby affording safety, independence, mobility and calm.

Inventors:
TROYANO BRADLEY ALVES, Carolina (Rua Doutor Homem de Melo, 1109 - PerdizesSão Paulo - SP, CEP: -002, 05007, BR)
Application Number:
BR2017/000101
Publication Date:
February 07, 2019
Filing Date:
August 23, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TROYANO BRADLEY ALVES, Carolina (Rua Doutor Homem de Melo, 1109 - PerdizesSão Paulo - SP, CEP: -002, 05007, BR)
TROYANO BRADLEY ALVES, Gabriela (Rua Doutor Homem de Melo, 1109 - PerdizesSão Paulo - SP, CEP: -002, 05007, BR)
International Classes:
A47G19/22; A47G21/18; A61J9/06; B65D23/00; F16B47/00
Foreign References:
BR202013029553U22015-10-27
US20050056652A12005-03-17
US20140116978A12014-05-01
BRMU7801072U
US20100187240A12010-07-29
US7172085B22007-02-06
US6596374B12003-07-22
US5265769A1993-11-30
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM GARRAFA PARA HIDRATAÇÃO DE LACTANTES E SIMILARES" é constituída por um novo modelo de garrafa que armazena água ou líquidos para o consumo, auxiliando na hidratação (1), ideal para mães em fase de amamentação ou pessoas com movimentos limitados, possuindo corpo estilizado (2), caracterizada por ser formada por um recipiente térmico (3), que armazena certa quantidade de água ou qualquer outro líquido, possuindo uma tampa superior (4) com um canudo flexível de silicone embutido (5), que se estende para fora da garrafa (5A), provido de uma base inferior (6), que recebe uma ventosa (7) para permitir fixação em qualquer superfície, possuindo ainda em seu corpo (2) um botão (12) com indicações (13) que registra qual foi o último seio que a mãe deu para o seu bebê.

2a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM GARRAFA PARA HIDRATAÇÃO DE LACTANTES E SIMILARES", de acordo com reivindicação um, é caracterizada pelo tamanho do canudo poder ser controlado pelo usuário, que pode diminuir ou aumentar a altura, puxando-o para cima ou para baixo (8), sendo possível controlar inclusive a distância da boca, puxando-o para dentro ou para fora (9) e até prendê-lo num suporte lateral (11 ).

3a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM GARRAFA PARA HIDRATAÇÃO DE LACTANTES E SIMILARES", de acordo com reivindicação um, é caracterizada pela garrafa (1) poder receber estilizações, mensagens e dizeres promocionais (10).

Description:
"DISPOSIÇÃO APLICADA EM GARRAFA PARA HIDRATAÇÃO DE LACTANTES E SIMILARES"

1. Refere-se o presente objeto a um novo modelo de garrafa que armazena água ou líquidos para o consumo, auxiliando na hidratação, ideal para mães em fase de amamentação ou pessoas com movimentos limitados. Sua inédita configuração permite que o liquido seja consumido sem que seja necessário segurar a garrafa com uma das mãos, pois estará apoiada na base de apoio através de uma ventosa. Possuindo ainda um canudo mais longo e flexível que alcança a boca do usuário.

2. Destina-se o presente modelo a oferecer muito mais praticidade e facilidade aos seus usuários. A garrafa foi projetada especialmente para atender as mães que estão amamentando, que sentem uma sede extrema, já que quase 90% do leite materno é composto de água, podendo ser utilizada por usuários com movimentos limitados, como idosos, deficientes, enfermos, pessoas que passaram por cirurgias, ou que estejam com movimentos reduzidos por algum motivo, já que ela fica apoiada na mesa e o canudo flexível vai até a boca da pessoa, podendo ajustar a altura e a distância, proporcionando segurança, independência e tranquilidade.

3. A garrafa é constituída por um recipiente térmico, que armazena certa quantidade de água ou qualquer outro líquido, possuindo uma tampa superior com um canudo flexível de silicone. Seu corpo é estilizado, provido de uma base, que recebe uma ventosa na parte inferior para se fixar na mesa ou qualquer superfície.

4. O tamanho do canudo pode ser controlado pelo usuário, que pode diminuir ou aumentar a altura (puxando para cima ou para baixo), podendo controlar inclusive a distância (puxando para dentro ou para fora), deixando o canudo mais próximo da boca. O corpo da garrafa possui ainda um botão com duas indicações, sendo uma indicação do lado direito e outro esquerdo, que podem ser apertados no momento da amamentação, para que a mãe registre qual seio deu por último ao bebê.

5. A garrafa em questão vai dar mais segurança, pois não haverá o risco do copo escorregar da mão da mãe e cair em cima do bebê; mais independência, pois não vai precisar de ninguém para ficar enchendo o copo d ' água; mais praticidade, já que a água vai estar disponível para a mãe quando for amamentar; mais tranquilidade, pois o botão de marcador de seio vai ajudar a mãe a se lembrar qual o seio deu por último ao bebê, para que possa intercalar (é comum esquecer por conta do cansaço).

Inconvenientes observados atualmente:

6. O maior problema é a falta de um produto com a finalidade de hidratação durante a amamentação. Se a mãe for se hidratar com um copo d'água, ela vai ter que segurar o bebê com uma mão e ficar enchendo o copo com a outra, se for usar uma garrafa convencional, ela vai ter que levar a garrafa até a boca, correndo o mesmo risco do copo, de cair em cima do bebê e machucar a criança ou até derrubar o líquido em cima do bebê. Se for uma garrafa com canudo, o canudo é pequeno, enquanto a mãe estiver amamentando, vai ter que tentar chegar com a boca até o canudo, o que vai atrapalhar a amamentação.

7. Pesquisas afirmam que a sede intensa na amamentação tem uma explicação biológica. Durante a amamentação, a mulher fabrica cerca de 750 ml de leite por dia e a água corresponde a quase 90% desta composição. A sede é a forma que o organismo dispõe de lembrar às mamães que elas precisam se hidratar para manter a produção de leite.

Estado da técnica:

8. O mercado de produtos voltados para bebés e mamães está repleto de novidades. Porém, ainda não há no mundo, nenhuma garrafa voltada para a hidratação da mulher, durante a amamentação.

9. O que existe são copos ou garrafas com canudo fixo, utilizadas em academias ou por pessoas que praticam esportes. Mas é diferente do produto proposto.

10. Portanto, visando propor uma solução inédita e eficiente, foram realizadas pesquisas de anterioridades no Banco de Dados do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e foram encontrados os seguintes processos:

11. B 102014030986-1, depositado em 20/12/2014, sob o título de "GARRAFA COM PORTA OBJETOS". A presente patente de invenção refere-se a uma garrafa do tipo que é utilizada por esportistas, por exemplo por um ciclista para permitir a hidratação do usuário, possuindo um suporte para fixação da mesma na bicicleta ou outro, possuindo ainda em seu corpo um local para receber um estojo com tampa que pode receber objetos, tais como documentos, dinheiro celular e outros.

12. BR102014002883-8, depositado em 06/02/2014, sob o título de "SUPORTE TÉRMICO DE GARRAFA PARA HIDRATAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS", descreve-se a presente patente de invenção como um suporte térmico de garrafa para hidratação e administração de medicamentos que, de acordo com as suas características, propicia a formação de um suporte térmico de garrafa (1) em estrutura própria e específica baseada em um suporte (2) - cooler individual para garrafas, uma tampa compartimentada (3) para medicamentos e um relógio múltiplo alarmes (4) sonoros e visuais programável via entrada USB (4E), com vistas a possibilitar de forma extremamente prática, segura e precisa uma completa otimização no conjunto de procedimentos destinados a garantir as pessoas, primordialmente as idosas, os processos de hidratação e administração de medicamentos diversos de modo rotineiro e independente do local, aliado a geração de uma melhor qualidade de vida as pessoas que necessitem destes procedimentos e, tendo como base, um suporte térmico de garrafa (1) com grande resistência, segurança e versatilidade.

13. MU 8801246-8, depositado em 26/06/2008, sob o título de "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RECIPIENTE PARA HIDRATAÇÃO ANIMAL." tem por objeto um prático e inovador modelo de recipiente para hidratação animal, pertencente ao campo da veterinária, de uso mais precisamente nos cuidados a animais domésticos como cães e gatos, tendo sido criado, principalmente, para melhorar a qualidade da água oferecida a esses animais; a configuração do dispositivo, em sua nova forma construtiva, compreende um corpo provido de uma tampa dosadora (2) com um orifício central dosador (7), que evita desperdícios durante o consumo e também impede que o animal se molhe; a tampa dosadora (2) também age como uma barreira protetora contra sujeiras e impurezas, mantendo a água limpa e fresca durante todo o tempo; desse modo, o animal tem água fresca e livre de impurezas durante todo o tempo. 14. Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilégio solicitado.

Solução:

15. Portanto, pensando em oferecer um uma solução prática e eficiente, foi desenvolvido o modelo de garrafa em questão, com um canudo flexível vai até a boca da mulher, provida um botão para marcar seio esquerdo ou direito (para lembrar a mulher do último seio que amamentou), possuindo ainda uma ventosa para firmar a garrafa na mesinha de apoio. Apresentando diversos benefícios, que podem ser destacados em:

• Baixo custo;

• A garrafa vai proporcionar mais independência às mamães, que não vão precisar pedir água durante a amamentação;

• Mais segurança, já que o canudo vai à boca da mulher, inexistindo o risco de derrubar água ou o copo no bebe;

• Mais praticidade, já que a água vai estar disponível na garrafa, facilitando a vida das mães nesse momento em que muitas estão estressadas, aprendendo a cuidar do bebé;

• O marcador de seio (direito e esquerdo), também vai ajudar as mamães a se lembrarem de qual foi o último seio que o bebé mamou, para que possa intercalar as mamadas sem perigo de se esquecer;

• Mobilidade;

• Pode ser desenvolvida em diversos tamanhos e materiais;

• Pode receber estiiizações e mensagens promocionais;

• Redução de stress;

• Excelente relação custo-benefícío;

• Elevado potencial de comercialização;

• Exequibilidade industrial;

• Inovações merecedoras deste privilégio de patente.

16. Para uma perfeita visualização e compreensão da "DISPOSIÇÃO APLICADA EM GARRAFA PARA HIDRATAÇÃO DE LACTANTES E SIMILARES", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

17. A fig. 1 - Apresenta vista frontal da garrafa em questão;

18. A fig. 2 - Apresenta vista frontal da garrafa em questão com o canudo recolhido;

19. A fig. 3 - Apresenta vista em perspectivada garrafa em questão;

20. A fig. 4 - Apresenta vista ilustrativa da garrafa sendo utilizada.

21. De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM GARRAFA PARA HIDRATAÇÃO DE LACTANTES E SIMILARES", é constituída por um novo modelo de garrafa que armazena água ou líquidos para o consumo, auxiliando na hidratação (1 ), ideal para mães em fase de amamentação ou pessoas com movimentos limitados, possuindo corpo estilizado (2), caracterizada por ser formada por um recipiente térmico (3), que armazena certa quantidade de água ou qualquer outro líquido, possuindo uma tampa superior (4) com um canudo flexível de silicone embutido (5), provido de uma base inferior (6), que recebe uma ventosa (7) para permitir fixação em qualquer superfície, possuindo ainda em seu corpo (2) um botão com indicações que registra qual foi o último seio que a mãe deu para o seu bebê.

22. O tamanho do canudo pode ser controlado pelo usuário, que pode diminuir ou aumentar a altura (puxando para cima ou para baixo), podendo controlar inclusive a distância (puxando para dentro ou para fora), deixando o canudo mais próximo da boca.

23. Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM GARRAFA PARA HIDRATAÇÃO DE LACTANTES E SIMILARES", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.