Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED TO DOORSTOP ASSEMBLY FOR HINGES OF GLASS DOORS AND WINDOWS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/201593
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a glass door (1) and window (2) of the tilting type, equipped with tempered glass panes (3) and hinges (4); this arrangement is innovated by means of supporting doorstops (5) and sealing doorstops (6) to support the tempered glass pane, preventing it from becoming dislocated because of the rotary or swivelling movements.

Inventors:
HIRATA, Paulo (Rua Conde Porto Alegre, 1033 - Torre A - Apto. 241Campo Belo, -001 São Paulo - SP, 04608-001, BR)
Application Number:
BR2017/050108
Publication Date:
November 30, 2017
Filing Date:
May 10, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
GLASSPEÇAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA - EPP (Rua Alto do Bonfim, 328Vila Santa Catarina, -070 São Paulo - SP, 04382-070, BR)
International Classes:
E05D11/00; E05B17/00; E05B63/00
Domestic Patent References:
WO2002010540A12002-02-07
Foreign References:
US20150108774A12015-04-23
US5450652A1995-09-19
BR9304836A1995-07-18
BR0003637A2002-03-26
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (Rua XV de Novembro, 3171 - 3º Andar - Sala 31Centro, -110 São José do Rio Preto / SP, 15015-110, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 ) DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONJUNTO DE CALÇOS PARA DOBRADIÇAS DE PORTAS E JANELAS DE VIDRO, refere-se a uma porta de vidro (1 ) e a um vitrô (2), de modelo basculante, sendo este complementado por vidros temperados (3), e dobradiças (4), esta disposição é caracterizada por apresentar calços suportes (5) e calços de vedação (6).

2) DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONJUNTO DE CALÇOS PARA DOBRADIÇAS DE PORTAS E JANELAS DE VIDRO, de acordo com a reivindicação 1 , o calço suporte (5) utilizado nas dobradiça inferior (4A) caracterizado por calço suporte (5A) ter sua conformação circular (C) e com furo excêntrico seccionado (7).

3) DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONJUNTO DE CALÇOS PARA DOBRADIÇAS DE PORTAS E JANELAS DE VIDRO, de acordo com a reivindicação 1 , o calço suporte (5) empregado na dobradiça superior (4B) caracterizado por ser um calço suporte (5B) de conformação circular (C), e com furo centralizado seccionado (8).

4) DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONJUNTO DE CALÇOS PARA DOBRADIÇAS DE PORTAS E JANELAS DE VIDRO, de acordo com a reivindicação 1 , o vidro temperado (3), quando feitas as montagens das faces metálicas (9) que conformam as dobradiças (4), é caracterizado por apresentar calços de vedação (6) com as mesmas conformação das faces metálicas (9).

5) DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONJUNTO DE CALÇOS PARA DOBRADIÇAS DE PORTAS E JANELAS DE VIDRO, de acordo com a reivindicação 1 , o vitrô (2) especificamente do modelo de abertura basculante, é caracterizado por apresentar calço suporte (12) em "V" (V) com as faces escalonadas (13).

6) DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONJUNTO DE CALÇOS PARA DOBRADIÇAS DE PORTAS E JANELAS DE VIDRO, de acordo com a reivindicação 1 e 5, o vitrô (2) especificamente do modelo de abertura basculante, utilizando dobradiças (10), contendo faces metálicas (1 1 ) e eixo (E), caracterizado por apresentar calços de vedação (14) com a mesma conformação das faces metálicas (1 1 ).

Description:
DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONJUNTO DE CALÇOS PARA DOBRADIÇAS DE PORTAS E JANELAS DE VIDRO

BREVE APRESENTAÇÃO

[0001 ] Trata o presente de um pedido de patente de invenção, de uma nova DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONJUNTO DE CALÇOS PARA DOBRADIÇAS DE PORTAS E JANELAS DE VIDRO, o qual, quando usado em dobradiças de porta de vidro de movimento de giro/pivotante, a dobradiça em questão é compreendida por dois calços circulares, de sustentação, sendo um empregado na dobradiça inferior e o outro na dobradiça superior, sendo ambos entremeados por dois calços de vedação. Quando for empregado em janelas, especificamente para vitrô de modelo basculante é utilizado um calço de sustentação em formato de grampo, também auxiliado por dois calços de vedação, os quais são instalados nas dobradiças.

[0002] A função dos calços de sustentação e de vedação para dobradiças de porta de vidro ou janelas é proporcionar a estabilidade do vidro, mesmo pelo longo período de uso, diferenciando-se do método atual, em que, pelo desgaste de uso do movimento da porta, o vidro se desloca da dobradiça.

CAMPO DE APLICAÇÃO

[0003] A disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro é comercializada no segmento de material de ferragens para instalações de vidros temperados.

DO ATUAL ESTADO DA TÉCNICA

[0004] Atualmente, os vidros temperados são aplicados em dobradiças metálicas, sendo estas dispostas na parte inferior e superior, quando for empregado em portas de giro, ou pivotantes. Quanto utilizada em janelas/vitrôs de modelo basculante, a dobradiça é aplicada no ponto intermediário.

[0005] A aplicação do vidro temperado na dobradiça é basicamente feita por meio de recortes no vidro, sendo um recorte particularmente em semicircular, a fim de encaixar um eixo que faz a junção de duas faces da dita dobradiça metálica, ficando assim o vidro temperado fixo na dobradiça, pronto para ser instalado na soleira e na parte superior do batente, ou requadro na alvenaria. [0006] Vale ressaltar que o vidro temperado instalado na dobradiça é composto por um material de revestimento/tecido, este envolve as faces do vidro temperado, evitando o atrito diretamente com as faces metálicas que definem a dobradiça.

[0007] O método de montagem descrito acima, aporte de vidro temperado, apresenta algumas inconveniências após a montagem.

[0008] Devido ao uso da porta de vidro temperado, onde o movimento é de meio giro, ou melhor, de movimento pivotante, as dobradiças superior e inferior, com o eixo de apoio para sustentar o vidro temperado, acabam se desprendendo, devido aos esforços apresentados na abertura ou fechamento da porta de vidro temperado, devido ao recorte do vidro ter sua superfície lisa, a qual, em contato com o eixo da dobradiça que se encaixa e pelos movimentos, o vidro temperado se desloca do eixo, causando o travamento da porta num todo, até mesmo provocando a danificação de ambos; vidro temperado e dobradiça.

[0009] Em buscas efetuadas, foram encontrados alguns pedidos de patentes, nos quais apresentam melhoramentos distintos em relação ao pedido ora proposto.

[0010] Abaixo seguem os referidos pedidos de patentes encontrados, sendo destacados pelo número do pedido, data de depósito, título e resumo.

DOCUMENTO: PI 0404247-6 A2 - DATA DE DEPÓSITO: 29/09/2004 - TÍTULO: DISPOSIÇÃO APLICADA EM PLACAS SUPORTES PARA INSTALAÇÕES DE VIDRO TEMPERADO - RESUMO: Compreendendo um conjunto de acessórios tipo dobradiça para suporte de instalações de vidro, obtidos em copolímero metalizado, abrangendo um conjunto de placa fixa, que recebe uma placa menor, que perfaz o conjunto móvel, dito conjunto de placa fixa compreende uma placa maior, dotada internamente de uma série de canaletas de reforço estrutural, sendo que em sua borda inferior e adjacência encontra-se um trecho ressaltado, basicamente no forma do um 'L', dotado de um bojo com um furo transpassante, onde se insere o pino presente na placa menor que perfaz o conjunto móvel, juntamente com a placa menor de fechamento, sendo que a referida placa menor possui, também, uma espécie de ressalto de onde sobressai o aludido pino e onde todas as placas que perfazem tanto o conjunto fixo, como o conjunto móvel são dotadas internamente de canaletas de reforço estrutural, sendo ainda intercaladas entre furos salientes com paredes internas sextavadas para inserção de parafusos ou ferragens especiais, que unem as placas ao vidro; ditas placas podendo receber ainda, tampas de acabamento.

DOCUMENTO: PI 0512983-4 A2 - DATA DE DEPÓSITO: 27/06/2005 - TÍTULO: PORTA DE VIDRO QUE GIRA EM TORNO DE UM PIVÔ SUPERIOR E UM PIVÔ INFERIOR - RESUMO: Trata-se de uma folha de porta de vidro que gira em torno de um pivô superior e um pivô inferior e, seu vidro termina na parte superior e inferior com perfis de folha e com uma fechadura oculta no perfil superior, a qual, em uma das extremidades, está ligada a um eixo giratório, e na outra extremidade apresenta um braço de acionamento apoiado de forma giratória em uma subestrutura superior, sendo que os pivôs formam um mancai ajustado do lado externo da largura da porta de vidro entre a porta de vidro e a subestrutura superior e uma subestrutura inferior. A invenção é caracterizada pelo fato de que a porta de vidro é formada como porta- pêndulo, sendo que os mancais formados pelos pivôs repousam respectivamente em um receptáculo de pivô do perfil superior da porta e do perfil inferior da porta e a subestrutura superior consiste em um batente em forma de placa aparafusada ao teto, sendo que neste batente está alojado o pivô superior, e que o batente da porta apresenta uma cavidade limitada na frente, na qual repousa um trilho deslizante destacável, no qual uma peça deslizante é conduzida de forma giratória no braço de acionamento para dentro do trilho deslizante.

DO MELHORAMENTO

[001 1 ] Para suprir tais inconveniências citadas no atual estado da técnica, o inventor desenvolveu um conjunto de calços, com a finalidade de sustentação do vidro temperado, e calços para vedação, estes aplicados lateralmente no vidro e nas faces das dobradiças, proporcionando excelentes resultados. É desenvolvido com o mesmo conceito para janelas/vitrô basculante.

[0012] O conjunto de calços é separado por duas funções distintas, uma de suporte de sustentação e outra de suporte de vedação.

[0013] Os calços com a função de suporte, quando utilizados nas portas de vidro temperado, são empregados nas dobradiças inferior e superior.

[0014] Para a dobradiça inferior, é utilizado um calço circular de furo excêntrico, o qual é inserido no recorte semicircular presente no vidro temperado, sendo este recorte já existente no estado da técnica. Quando aplicado o calço no vidro temperado, faz-se a junção das faces metálicas da dobradiça por meio de parafusos e de um eixo, este é introduzido e passado pelo furo excêntrico do calço. A função do eixo é convencional, ou seja, sustentar o vidro temperado, mas com a aplicação do calço inovado, mantém uma sustentação apropriada do vidro temperado, para que, com os esforços mecânicos gerados pela abertura da porta, mantenha o vidro temperado fixo e estabilizado, sem que se desloque como ocorre no método convencional.

[0015] A dobradiça superior apresenta os mesmos princípios, diferenciando apenas pelo calço de sustentação apresentar-se com o furo circular centralizado, decorrente de pequenas diferenças construtivas no recorte semicircular do vidro temperado.

[0016] Relacionado ao calço de vedação, ele é aplicado lateralmente no vidro temperado e fixo nas laterais da dobradiça. Os calços de vedação têm a finalidade de complementar a fixação do vidro temperado na dobradiça, além de manter uma estanqueidade contra a umidade.

[0017] A novidade em questão ainda ocorre pelo desenvolvimento de um calço de sustentação para janelas, especificamente vitrôs basculantes, com as mesmas similaridades de instalação comparado com as portas de vidro temperado, sendo dotado de vidro temperado e de dobradiças, estas posicionadas centralizadas no requadro da parede.

[0018] Nota-se que o calço de sustentação para vitrôs basculantes apresenta conformidade em "V", com suas faces escalonadas, as quais, num todo, têm a função similar de grampo. Este formato similar em "V" é utilizado para acompanhar o recorte no vidro temperado, o qual também possui conformidade em "V", este já sendo uma conformidade apresentada no estado da técnica.

[0019] Este calço de suporte em conformação em "V" também apresenta calço de vedação, o qual é aplicado lateralmente ao vidro, sendo prensado pelas chapas laterais da dobradiça.

DOS DESENHOS

[0020] Para melhor compreensão da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, seguem em anexo os desenhos, os quais estão relacionados abaixo. FIGURA 1 : Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço suporte da dobradiça inferior da porta de vidro;

FIGURA 2: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço suporte da dobradiça superior da porta de vidro;

FIGURA 3: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço suporte da dobradiça da janela tipo basculante;

FIGURA 4: Vista lateral da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço suporte da dobradiça inferior da porta de vidro;

FIGURA 5: Vista lateral da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço suporte da dobradiça superior da porta de vidro;

FIGURA 6: Vista lateral da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço suporte da dobradiça da janela tipo basculante;

FIGURA 7: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço de vedação da dobradiça inferior da porta de vidro;

FIGURA 8: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço de vedação da dobradiça superior da porta de vidro;

FIGURA 9: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço de vedação da dobradiça da janela tipo basculante;

FIGURA 10: Vista lateral da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço de vedação da dobradiça inferior da porta de vidro; FIGURA 11 : Vista lateral da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço de vedação da dobradiça superior da porta de vidro;

FIGURA 12: Vista lateral da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço de vedação da dobradiça da janela tipo basculante;

FIGURA 13: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça inferior da porta de vidro;

FIGURA 14: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça inferior da porta de vidro, onde demonstra o vidro temperado com o recorte semicircular; FIGURA 15: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça inferior da porta de vidro, mostrando os calços de vedação sendo aplicado nas laterais metálicas da dita dobradiça;

FIGURA 16: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça inferior da porta de vidro, onde demonstra o calço suporte sendo inserido no recorte semicircular do vidro temperado;

FIGURA 17: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça inferior da porta de vidro, onde demonstra o vidro temperado dotado pelo calço suporte, sendo este inserido no eixo do da dobradiça inferior;

FIGURA 18: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça inferior da porta de vidro, montado, sendo estes com a aplicação do calço suporte, calço de vedação e vidro temperado;

FIGURA 19: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça superior da porta de vidro; FIGURA 20: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça superior da porta de vidro, com o suporte calço aplicado no recorte semicircular do vidro temperado;

FIGURA 21 : Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça superior da porta de vidro, com o suporte calço aplicado no recorte semicircular do vidro temperado, inserido numa das laterais metálicas de modo que demonstre o calço suporte inserido no eixo da referida dobradiça superior;

FIGURA 22: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça superior da porta de vidro, montada, ou seja, com o suporte calço e os cacos de vedação aplicado na dobradiça superior;

FIGURA 23: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando o calço suporte da dobradiça do vitro tipo basculante, simulando a introdução no recorte de formato em "V" no vidro temperado, afim de melhor compreensão;

FIGURA 24: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça explodida de modo a visualizar o calço suporte, calço de vedação;

FIGURA 25: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça sendo preparada para ser introduzida no vidro temperado;

FIGURA 26: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça pronta para ser inserido no vidro temperado;

FIGURA 27: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando a dobradiça inserido no vidro temperado;

FIGURA 26: Vista em perspectiva da disposição aplicada em conjunto de calços para dobradiças de portas e janelas de vidro, mostrando uma vista parcial do vitro tipo basculante com a dobradiça dotado pelos, calço suporte e calços de vedação para uma melhor compreensão.

DA DESCRIÇÃO TÉCNICA

[0021 ] A DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONJUNTO DE CALÇOS PARA DOBRADIÇAS DE PORTAS E JANELAS DE VIDRO, objeto deste pedido de patente de invenção, refere-se a uma porta de vidro (1 ) e a um vitrô (2), de modelo basculante, sendo estes complementados por vidros temperados (3) e dobradiças (4), sendo esta disposição inovada por apresentar calços suportes (5), com a finalidade de sustentação, e calços de vedação (6), com a finalidade de travar movimentos horizontais e de vedar contra a umidade.

[0022] O calço suporte (5) utilizado nas dobradiças (4) constitui-se em dois modelos, onde um é especificamente introduzido na dobradiça inferior (4A), sendo este empregado pelo calço suporte (5A), o qual tem sua conformação circular (C) e com furo excêntrico seccionado (7).

[0023] O calço suporte (5B) empregado na dobradiça superior (4B) é de conformação circular (C), com furo centralizado seccionado (8).

[0024] Os calços suportes (5) são importantes para sustentar os vidros temperados (3) nas respectivas dobradiças (4). O material empregado é preferencialmente náilon, porém pode ser confeccionado em material similar para que tenha um bom desempenho; este material que confecciona o calço suporte fica justaposto com o vidro temperado (3), com os furos seccionados (7) e com o furo centralizado seccionado (8) de contato com o eixo (E) em material ferro ou aço, este eixo (E) também seccionado.

[0025] A instalação da porta de vidro (1 ) é iniciada basicamente com um recorte semicircular (SC) no vidro temperado (3); este recorte semicircular (SC) é aplicado pelos calços suportes (5A) e (5B) para que possa ser aplicado nas dobradiças (4A) e (4B).

[0026] O vidro temperado (3) com os calços suportes (5A) e (5B) é inserido no recorte semicircular (SC), como comentado acima, e fixo pelo eixo (E) que é passado pelos furos seccionados (7) e pelo furo centralizado seccionado (8) dos ditos calços de suporte (5A) e (5B), tendo este eixo (E) a finalidade de unir as faces metálicas (9) das dobradiças (4), juntamente complementados por parafusos (P) que são passados pelos vidros, os quais já são utilizados no estado da técnica.

[0027] Para um melhor aprimoramento do vidro temperado (3), quando feitas as montagens das faces metálicas (9) que conformam as dobradiças (4), elas são aplicadas pelo calço de vedação (6), sendo este inserido inicialmente em cada face metálica (9); cada calço de vedação (6) corresponde à forma de cada face metálica

(9).

[0028] Os calços de vedação (6), além da importância de manter a dobradiça (4) com suas junções impermeáveis, ainda complementam a fixação do vidro temperado (3), principalmente pelos esforços mecânicos exercidos nas horizontais.

[0029] No caso do vitrô (2), especificamente do modelo de abertura basculante, são utilizadas dobradiças (10) contendo faces metálicas (1 1 ) e eixo (E) seccionado, e o vidro temperado (3) é recortado em formato de "V" (FV). São utilizados, neste caso, um calço suporte (12) em "V" (V) com as faces escalonadas (13) (semelhante a um grampo). São empregado nas dobradiças (10), calços de vedação (14) que ficam pressionados pelas faces metálicas (1 1 ).

[0030] As dobradiças (10) ficam, neste caso, preferencialmente no terço centralizado do requadro feito na alvenaria, mas podem ser aplicadas na parte superior do dito requadro, ou como definido no projeto arquitetônico.