Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED TO A MOVABLE ENERGY GENERATOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/143413
Kind Code:
A1
Abstract:
This is a product pertaining to the field of sustainable energy The present subject matter relates to a mobile energy generator for use in vehicles and vessels, producing clean energy through the movement of air caused by the movement of the vehicle, or through the absorption of solar energy while the vehicle moves with a high speed and captures solar energy stored by photovoltaic cells arranged on the vehicle. This movable energy generator can be integrated into the upper luggage carrier of a vehicle, or into the luggage carrier of motorcycles, bicycles, trucks, boats, etc. and also on the roof of busses and any other vehicles.

Inventors:
NETO MARIO MILANESIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/000099
Publication Date:
August 31, 2017
Filing Date:
September 22, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NETO MARIO MILANESIO (BR)
International Classes:
F03D1/00; F03D9/00; H01L31/04
Domestic Patent References:
WO2013041907A12013-03-28
WO2011011856A12011-02-03
Foreign References:
US8253262B12012-08-28
US6897575B12005-05-24
US5986429A1999-11-16
US5725062A1998-03-10
Download PDF:
Claims:
R E I V I D I C A Ç Õ E S

1a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM GERADOR MÓVEL DE ENERGIA" caracterizada por ser constituída de um gerador móvel de captação simultânea de energia solar e eólica (1.}, para ser fixado em veículos e embarcações (8), possuindo um dispositivo em formato de bagageiro aerodinâmico (2), provido em sua parte superior (3) de células fotovoitaícas (4); em sua parte frontal e traseira (5-õA) de coJetores de vento (6) armazenadores de micro hélices (7); possuindo ainda, um compartimento (9) para alojar as baterias (10) e um conversor de energia (11 ), para armazenar e converter a energia captada em energia elétrica.

Description:
"DISPOSIÇÃO- APLICADA EM GERADOR MÓVEL DE ENERGIA"

1 . Refere~se o presente objeto a um gerador móvel de energia para ser utilizado sobre veículos e embarcações, produzindo energia limpa através do deslocamento do ar provocado pelo movimento do veículo, ou pela absorção da energia produzida peio Sol obtido com o deslocamento do veículo em velocidade e pela captura da energia solar, armazenada peias células fotovoltaicas existentes no objeto. Trata-se de um gerador móvel de energia que pode ser integrado a um bagageiro superior de veículos, ou de um bagageiro de motocicletas ' , bicicletas, caminhões, barcos e outros ou ainda em qualquer teto de õníbus e quaisquer outros veículos.

2. Hoje existem duas formas de energia alternativa que tem 'proximidade'com. o sistema de captação de energia, porém que não são móveis. Um deles é a energia eólica produzida a partir do vento que basicamente é captado por hélices giratórias instaladas em postes gigantes ou em telhados de imóveis. O outro é a energia fotovoltaica que basicamente utiliza painéis de captação de raios solares instalados em telhados de prédios ou em postes.

3. Notemos que o "Estado da Técnica" considera pontos fixos de captação, nos quais a fonte vem até o local de captação, e basicamente o objeto em questão fará isso, porém em movimento, quer produzindo o vento pelo deslocamento quer absorvendo energia do sol tanto parado quanto em movimento.

4. A matriz energética atual se baseia nas hídroelétricas, que podem ser afetadas por fatores naturais como por exemplo, a falta de água. 5. Na matriz também nos valemos da energia produzida por termoeiétricas, que podem ser alimentadas por compostos orgânieos ou por gás. Nesse segundo caso, o combustível é importado, em grande parte de outros países, e mesmo utilizando filtros, geram poluição, ou seja, danos ao meio ambiente.

6. A matriz de energia também se vale de usinas nucleares, que como já vimos em outros países, pode apresentar problemas sérios no caso de vazamento.

7. Ainda contamos com a energia eólica, porém que é mais presente em algumas regiões do País, ou seja, dependendo da localização geográfica eia não se torna viável.

8. No aspecto económico, os custos relacionados à alta demanda de consumo, assim como as despesas originadas de problemas técnicos nas distribuidoras e na própria estrutura produtora geram repasses e soluções de contorno, como, por exemplo, a energia produzida pelas termoeiétricas a gás, e esses custos são repassados ao consumidor finai, gerando assim altos custos de energia,

9. O sistema em questão propõe gerar a energia com o principio da eólica e/ou solar, porém em locais móveis ao invés de fixos. O dispositivo poderá ser instalado em veículos, barcos, caminhões, ônibus, bicicletas, motocicletas ou em quaiquer outro veículo e vai gerar energia pelo vento provocado peio deslocamento ou pelos raios solares capturados dos tetos dos veículos e embarcações.

10. A vantagem está em gerar energia elétrica em locais que hoje não são produtores de energia e que, em sua maioria, são pontos consumidores de combustível.

11. Os equipamentos deverão ser projetados de acordo com o porte do veículo e também de acordo com a forma de consumo, ou seja, para quem irá consumir a energia produzida no próprio veículo ou fará o uso em outro local.

12. Poderemos ter pequenos captadores em bicicletas e também estruturas mais robustas para veículos de transporte de carga ou de passageiros.

13. Para veículos com teto também haverá variações de acordo com o seu formato ou a possibilidade de utilizar alguma forma de captação via grades dianteira ou iatera! por exemplo. Também haverão variantes relacionadas ao volume de energia que se deseja armazenar. Esse invento terá variações decorrentes do tamanho ou da expectativa de energia a ser produzida ou armazenada.

14. Será composto por um compartimento, que poderá ficar colocado dentro do porta-malas ou em um bagageiro de teto, onde ficarão alojadas as baterias que irão armazenar a energia produzida.

15. Para alimentar as baterias, utilizaremos coiefores de vento instalados à frente e/ou na parte traseira do 'bagageiro de teto' ou nas grades dianteiras dos veículos ou em qualquer locai aonde se movimentem sem apresentar riscos ao condutor ou aos passageiros. Também estão sendo previstos coletores solares na parte superior desse bagageiro.

16. Dessa forma poderemos ter duas fontes simultâneas produzindo energia. O compartimento das baterias terá alguns pontos de saída para consumo dessa energia, tanto em 12 volts como para integrá-la a um inversor em algum ponto fixo de consumo.

17. Esse conversor será chaveado com a rede particular de consumo e fornecerá energia elétrica em 110v, 220v, etc. No ponto final de consumo a energia poderá ser usada quando acionada uma chave manual ou de forma automática, podendo inclusive ser utilizada como um no-break. 18. As micro hélices quando se movimentam produzem energia eólica, ou seja, o veículo pode estar estacionado e o vento acionar o sistema ou o veículo pode estar em movimento e o sistema ser acionado.

19. O resultado obtido será proporcionai à quantidade de hélices instaladas e ao tempo em que estiverem em movimento.

20. O mesmo raciocínio serve para os coletores fotovoltaicos, pois dependerão do tempo de exposição aos raios solares.

21. Não serão produzidos todos os componentes individualmente e sim montados conjuntos com componentes que já existem e que formam Geradores Móveis de Energia.

22. Será necessário produzir os compartimentos com as devidas proteções anti-choque, com proteção para eventuais vazamentos de fluídos das baterias, com cadeado e sistema para utilização dâ energia,

23. Foi desenvolvido um sistema de captação de energia limpa, através de um objeto prático, seguro, eficiente, económico e de grande exequibilidade industrial.

Estado da técnica:

24. Alguns modelos de geradores de energia são utilizados atualmente. Portanto, visando propor uma solução inédita e eficiente, foram realizadas pesquisas d anteriorídades no Banco de Dados do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e foram encontrados os seguintes processos:

25. PIG804813-4, depositado em 06/11/2008, sob o título de "Processo de geração de energia efétrica eólica pelo sistema de descolamento do gerador de corrente elétrlca no espaço." Refere- se ao processo aplicado à forma de obtenção de energia eléírica eólica, conseguido através de geradores de energia eiétrica que são deslocados no espaço, que a partir de determinada velocidade com o deslocamento contra o ar existente na atmosfera, os mesmos recebam contra suas hélices ou turbinas a energia do ar (vento) e a transforme em trabalho de giro aeionando assim o mecanismo dos geradores de energia eiétrica.

26. Ρ!0 β 00128-5 5 depositada em 18/01/2005, sob o título de "Usina eólica geradora de energia eiétrica", É caracterizada por ser 100% limpa. Usando-se como font propulsora do sistema, o vento, obteve-se o complexo propuisor-gerador 'mono, bifásico ou trifásico periféricos como complementos da usina geradora 100% energia limpa. A turbina após sua partida pneumática ou através de bateria eiétrica, torna » se auto suficiente produzindo muitas vezes mais energia do que se consome, isso acontece no sistema sopro-forçado e no sistema de ventos naturais a!ém de a produção ser considerada 100% limpa.

27. Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilégio solicitado.

28. Para uma perfeita visualização e compreensão da "DISPOSIÇÃO APLICADA EM GERADOR MÓVEL DE ENERGIA", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

29. A fig. 1 - Apresenta uma vista em perspectiva frontal do objeto em questão; 30. A fig. 2 - Apresenta uma vista em perspectiva posterior do objeto em questão;

31. A fig. 3 - Apresenta uma vista inferior do objeto em questão;

32. A fig. 4 - Apresenta uma vista em corte da parte lateral inferior do objeto em questão;

33. A fig. 5 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão;

34. A fig. 6 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão.

35. De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM GERADOR MÓVEL DE ENERGIA", é constituída por um gerador móvel de captação simultânea de energia so!ar e eólica (1 ), para ser fixado em veículos e embarcações (8), possuindo um dispositivo em formato de bagageiro aerodinâmico (2), provido em sua parte superior (3) de células fotovoltaicas (4); em sua parte frontal e traseira (5-5A) de coietores de vento (6) armazenadores de micro hélices (7); possuindo ainda, um compartimento (9) para alojar as baterias (10) e um conversor de energia (11 ), para armazenar e converter a energia captada em energia elétrica.

36. Pelas vantagens que oferece e por revesti r-se de características verdadeiramente inovadoras, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM

GERADOR MÓVEL DE ENERGIA", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.