Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT IN CNC MACHINE FOR CUTTING METAL PIPES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/183176
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a CNC machine for cutting metal pipes, with a CNC user interface (2) that controls a motor-driven rotary coupling (2) to the pipe (3), with a cutting head (4) movable along a transverse arm (5) which in turn can move along a longitudinal rail (6). The pipe (3) is supported by a movable support (9) which can also move along the rail (6) and also has a circular shape so as to surround the pipe (3).

Inventors:
DA SILVEIRA EDSON GEOVANE (BR)
BERVIG JULIANO (BR)
Application Number:
BR2013/000253
Publication Date:
November 20, 2014
Filing Date:
July 10, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SILBER MÁQUINAS IND LTDA (BR)
DA SILVEIRA EDSON GEOVANE (BR)
BERVIG JULIANO (BR)
International Classes:
B23Q15/02
Foreign References:
US20020040629A12002-04-11
DE19958616A12001-06-13
US20070215248A12007-09-20
DE202011106104U12013-01-17
UA16104U2006-07-17
Attorney, Agent or Firm:
D'MARK REGISTROS DE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicação:

1- DISPOSIÇÃO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS provida de CNC com interface com o usuário (1) caracterizada por compreender um acoplamento giratório (2) de fixação do duto trabalhado (3) e acionado por um motor, um cabeçote de corte (4) passível de movimentos ao longo de um braço transversal (5), por sua vez passível de movimentação ao longo da extensão de um trilho longitudinal (6), apresentando ainda um suporte móvel (9) com configuração circular, passível de movimentação ao longo do trilho (6), sendo constituído por uma espiral exterior (10), dotada de uma extremidade que se sustenta no trilho (6) e de uma parte circular que se apóia sobre um berço (11 ) equipado com pares de roletes (12), tendo um anel interno (13) associado a espiral externa (10) de modo a poder girar livremente em relação a esta, provido de uma série de pinos ejetáveis (14) radialmente dispostos, que se projetam e comprimem a superfície externa do duto (3).

Description:
DISPOSIÇÃO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS

Setor tecnológico do modelo

O presente modelo de utilidade pertence, de maneira geral, ao setor tecnológico de equipamentos de usinagem e corte de peças metálicas e se refere, mais especificamente, a uma disposição construtiva aplicada a uma máquina CNC (controle numérico computadorizado) para corte automatizado de dutos.

Estado da técnica conhecido

O estado da técnica deste setor tecnológico compreende uma multiplicidade de máquinas CNC para corte de dutos ou tubos metálicos. Tais máquinas são essencialmente dotadas de um instrumento de corte, que é movido pelo software ao longo de eixos, associado a um suporte rotativo que gira o duto a ser cortado. Deste modo, pelo movimento da ferramenta de corte e pelo giro do duto controlados pelo software, a máquina pode fazer uma série de cortes diferentes no material. Vários tipos diferentes de ferramentas de corte podem ser utilizados nestas máquinas, como, por exemplo, corte por plasma ou por laser. Cortes de alta precisão são tipicamente realizados com máquinas que utilizam laser como ferramenta de corte. Ditas máquina apresentam elevada complexidade e custo bastante elevado.

Novidade e objetivos da modelo de utilidade

O presente modelo de utilidade se refere a uma nova disposição construtiva aplicada a uma máquina controlada por CNC para corte de dutos metálicos, que permite alcançar a alta precisão de máquinas laser empregando como ferramenta de corte um cabeçote de plasma ou equivalente.

O modelo proposto é estruturalmente mais simples quando comparado com as complexas máquinas de corte a laser, do que decorre um custo sobremaneira mais baixo, porém, apresenta desempenho e precisão comparáveis as mesmas.

Descrição dos desenhos anexos

A fim de que o presente modelo de utilidade seja plenamente compreendido e levado à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, o mesmo será explicado de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos abaixo listados, ilustrativos da construtividade proposta, nos quais:

Figura 1 desenho em perspectiva do equipamento completo.

Figura 2 desenho em perspectiva de um detalhe em escala ampliada do suporte giratório do duto trabalhado.

Figura 3 desenho em perspectiva de um detalhe em escala ampliada do suporte móvel responsável pela estabilidade do duto durante o trabalho do mesmo.

Figura 4 desenho em perspectiva de um detalhe em escala ampliada do mecanismo de movimentação do cabeçote de corte.

Figura 5 desenho em perspectiva de um detalhe em escala ampliada dos roletes sobre os quais desliza o suporte representado na figura 3. Figura 6 desenho em perspectiva de exemplos de cortes em dutos que podem ser obtidos com o modelo proposto e revelado neste relatório descritivo.

Descrição detalhada do modelo de utilidade

O presente modelo de utilidade se refere a uma nova disposição construtiva aplicada a uma máquina CNC para corte de dutos metálicos, provida de CNC com interface com o usuário (1), cujo software controla um acoplamento giratório (2), que recebe e fixa em posição a extremidade do duto trabalhado (3), acionado por um motor (não representado), proporcionando a rotação de dito duto (3). O corte do duto de metal trabalhado (3) é realizado por um cabeçote de corte (4) -preferencialmente de plasma -que é móvel ao longo de um braço transversal (5), por sua vez passível de movimentação ao longo da extensão de um trilho longitudinal (6), que não somente suporta o movimento longitudinal (7) do braço (5), como esconde e protege a fiação de alimentação do cabeçote de corte (4) (não ilustrada) que é embutida dentro de dito trilho (6) e passa através de um protetor móvel (8) para conexão ao braço (5) e cabeçote de corte (4). O duto (3) é ainda apoiado por um suporte móvel (9), também passível de movimentação ao longo do trilho (6), que apresenta uma configuração circular, de modo a envolver o duto (3). O suporte (9) é constituído por uma espiral exterior (10), dotada de uma extremidade que se sustenta no trilho (6) e de uma parte circular que se apóia sobre um berço (11 ) equipado com pares de roletes (12), que facilitam o movimento de dito suporte (9) ao longo do sentido transversal do berço (11) e impedem movimentos do mesmo em relação ao sentido transversal. A esta espiral externa (10) é associado a um anel interno (13), montado de modo a poder girar livremente em relação a esta e para acompanhar o giro do duto (3) provocado pelo giro do acoplamento giratório (1 ). O anel interno (12) é provido de uma série de pinos ejetáveis (14) radialmente dispostos, que ao serem acionados se projetam e comprimem a superfície externa do duto (3) fixando-o em relação a dito anel (13).

Será claro e evidente para qualquer técnico no assunto que todas as partes móveis acima descritas são associadas a motores ou meios equivalentes controlados pelo CNC, cujo software traduz as instruções em movimentos do cabeçote (4) no plano horizontal e no giro do duto (3), compondo os movimentos de modo a realizar os cortes desejados. A estabilidade do duto trabalhado (3) é mantida pelo suporte com configuração circular (9) em todos os mementos durante as operações realizadas.

Tratou-se no presente relatório descritivo de um modelo de utilidade dotado de novidade, aplicação industrial, melhoria funcional e ato inventivo, todos os requisitos determinados por lei para receber o tipo de patente pleiteada.