Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT FOR LIVE RAIL USED IN MOVABLE SOCKETS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/179930
Kind Code:
A1
Abstract:
An arrangement for a rail used in movable sockets can receive various sockets fitted into and rotated in the body of the rail. The arrangement comprises an electric energy-conducting rail with a body containing an inside rectangular slot which extends along the entire length of the rail, forming an access and housing for movable sockets to be inserted into the rail. Once the location where the movable sockets are to be mounted along the longitudinal profile of the rail is selected, the metallic contacts of each socket are introduced into the slot in the rail, through the front opening, and rotated through 90 degrees, causing an interference fit between the convex protrusions and the metal plates, closing the elctric contact and energising the sockets. To remove a socket, it is again rotated through 90 degrees relative to the rail, causing the metal contacts to separate from the plates and hence de-energising the socket.

More Like This:
JP2017103188COMBINATION TERMINAL
Inventors:
DESTRO LUIZ FERNANDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000178
Publication Date:
December 03, 2015
Filing Date:
May 29, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DESTRO LUIZ FERNANDO (BR)
International Classes:
H01R11/32; H01R9/26; H01R35/04; H01R39/64
Foreign References:
JP2009170147A2009-07-30
US20060094300A12006-05-04
JPH10208829A1998-08-07
BR9101509A1992-11-24
Attorney, Agent or Firm:
LIA, Mauricio Serino (BR)
Download PDF:
Claims:
RE IVINDICAÇÃO

1 ) "DISPOSIÇÃO INTRODUZ IDA EM TRILHO ENERGIZADO PARA TOMADAS MÓVE IS" , caracterizada por compreender um trilho

(1) condutor de energia elétrica com um corpo (2) em material isolante de perfil longitudinal preferencialmente trapezoidal, com uma base maior (3) de superfície plana e lisa e provida de furos (4) ; longitudinalmente, dito corpo

(2) possuí internamente uma fenda retangular (5) que se prolonga por toda a extensão do trilho (1) e que se comunica com uma abertura frontal retangular (6) da base menor (7), configurando um acesso e alojamento para tomadas móveis (8) a serem introduzidas em dito trilho (1); as tomadas móveis (8) possuem contatos metálicos (9) com perfil em "L" providos de ressaltos convexos (10) e que são passíveis de introdução no interior da fenda (5) do trilho

(1) a partir da abertura frontal retangular (6); internamente e faceando as abas retangulares (11) da base menor (7), o trilho (1) possui placas de contato metálico

(12) que se prolongam por toda a extensão longitudinal de dito trilho (1), sendo que ditas placas (12) possuem seções curvilíneas (13) que se prolongam e se projetam no interior de um compartimento retangular (14), configurando terminais de contato elétrico (15); ditos terminais de contato (15) são unidos a um cabo de energia (16), que efetua a alimentação elétrica do trilho (1) à rede de energia elétrica, quer seja através de plugue elétrico (17) , ou mesmo por ligação direta no cabo de força (18) da caixa de energia (19) da parede, sendo que quando utilizada a ligação do trilho (1) por meio de cabo (16) com plugue elétrico (17), o compartimento retangular (14) fica posicionado numa das extremidades do trilho (1) e fechado por meio de uma tampa (20) em formato "L", ou quando utilizada a ligação do trilho (1) diretamente no cabo de força (18) da caixa de energia (19) da parede, o compartimento (14) fica posicionado internamente à base maior (3) e sem tampa; o trilho (1) pode ser fixado à parede por meio de parafusos de fixação (21), que atravessam os furos (4) ou por meio de meios adesivos (22), por exemplo, fitas dupla face, entre outros, ou ainda ser utilizado sobre o piso como uma régua de eletricidade; uma vez escolhido o local de montagem das tomadas móveis (8) ao longo do perfil longitudinal do trilho (1), cada tomada (8) tem seus contatos metálicos (9) inseridos no interior da fenda (5) do trilho (1) a partir da abertura frontal retangular (6) e girados a 90 graus, fazendo com que os ressaltos convexos (10), com interferência, encontrem as placas metálicas (12), fechando o contato elétrico e energizando ditas tomadas móveis (8); a remoção de uma tomada móvel (8) se dá por um novo giro de 90 graus da mesma em relação ao trilho (1), quando ocorre a separação dos contatos metálicos (9) das placas (12) e a consequente desenergização da tomada (8); as tomadas (8) podem ser posicionadas ou deslocadas longitudinalmente ao longo do perfil do trilho (1), sem que a posição de uma interfira na da outra tomada (8) .

Description:
"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM TRILHO ENERGIZADO PARA TOMADAS

MÓVEIS"

[001] O presente pedido de modelo de utilidade revela uma disposição introduzida em trilho energizado para tomadas móveis, o qual é passível de receber diversas tomadas móveis simultaneamente, energizáveis pelo simples encaixe e giro das mesmas no corpo do trilho.

[002] O trilho pode ser montado diretamente sobre a parede, por meios adesivos ou de fixação, ou ainda utilizado sobre o piso, como uma régua de energia.

[003] Ainda mais, o trilho pode ser ligado diretamente sobre uma caixa de energia presente na parede ou ainda possuir um plugue para ligação na tomada, o que representa um produto de extrema versatilidade em seu uso. DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[004] No estado da técnica atual, são conhecidos diversos tipos de disposições em tomadas ou réguas elétricas.

[005] Normalmente, as réguas elétricas possuem plugues encaixáveis na tomada e sua disposição compacta limita o alcance dos fios de ligação dos produtos a serem energizados a um pequeno espaço ou local determinado.

[006] Ditas réguas possuem tomadas paralelamente posicionadas entre si, sendo que, em muitas ocasiões, o usuário possui dificuldades para utilizar tomadas imediatamente adjacentes, pela dimensão dos plugues dos aparelhos, de diferentes tamanhos e formatos. Assim, muitas vezes, ao se ligar um plugue na régua, o acesso à tomada imediatamente ao lado fica obstruída, o que impede sua utilização e elimina em grande parte a função do produto, que é distribuir a energia a mais de um aparelho simultaneamente .

[007] Pensando neste e em outros inconvenientes, foram desenvolvidas alternativas construtivas para réguas ou trilhos elétricos.

[008] 0 pedido de patente brasileiro PI9101509 revela uma tomada móvel acoplada em trilho condutor de energia elétrica, para permitir a montagem da tomada em diferentes posições ao longo do trilho energizado. Este trilho é fixado à parede por meio de parafusos acima do rodapé e possui um labirinto através do qual corre a tomada elétrica .

[009] Um inconveniente deste trilho se refere ao fato de que a montagem da tomada sobre o trilho deve ocorrer lateralmente, pela extremidade do trilho, para posteriormente se deslocar a tomada longitudinalmente até a posição de operação. Isso faz com que ocorra o contato direto entre os componentes, o que pode geram desgastes ao longo da utilização e manuseio das partes.

[0010] Ainda mais, o labirinto possui uma construção complexa, com diversas partes passíveis de desgaste ou quebra pelo manuseio constante ou de forma equivocada.

[0011] Além disso, para a remoção de uma tomada do trilho é necessário remover às demais, para ganhar acesso à extremidade do trilho, o que não oferece praticidade e versatilidade ao conjunto.

OBJETIVO DO MODELO

[0012] Para solucionar os inconvenientes da técnica atual, o presente modelo revela uma disposição introduzida em trilho energizado para tomadas móveis, sobre o qual são encaixáveis tomadas móveis, montadas por simples giro, sendo que basta ao usuário escolher a posição de introdução da tomada, introduzi-la na fenda do trilho e girar 90 graus, fechando o contato elétrico.

[0013] Uma grande vantagem do presente modelo se refere ao fato de que o trilho pode ser montado diretamente sobre a caixa de energia existente na parede ou ainda ligado à tomada por meio de plugue.

[0014] Ainda mais, o trilho pode ser utilizado na parede ou piso, sendo fixado por meio adesivo ou de fixação, ou ainda ser utilizado sobre o piso como uma régua elétrica, uma vez que seu corpo é feito em material isolante .

[0015] Os contatos elétricos do trilho ficam protegidos internamente à fenda existente e o fechamento de contato com a tomada decorre por simples contato, através do giro da tomada. Assim, os componentes são de formato simples e prático, eliminando-se meios complexos de acoplamento.

[0016] Ainda mais, a introdução ou remoção da tomada pode ser realizada dxretamente na posição escolhida, sem a necessidade de se remover outra tomada do trilho. DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS

[0017] 0 objeto do presente modelo será melhor caracterizado com base nas figuras em anexo, nas quais:

[0018] A figura 1 é uma vista em perspectiva explodida do trilho energizável e tomadas, em uma montagem sobre a parede, com ligação por meio de plugue elétrico/

[0019] A figura 2 é uma vista explodida parcial, em perspectiva posterior, revelando os terminais elétricos do trilho e o cabo elétrico de ligação à rede elétrica, protegidos por uma tampa de fechamento, em uma opção de fixação por meio de parafusos;

[0020] A figura 3 é uma vista em perspectiva posterior do trilho em uma opção de fixação por meio adesivo ;

[0021] A figura 4 é uma vista em perspectiva explodida do trilho energizável e tomadas, em uma montagem sobre a parede, com ligação diretamente sobre a caixa de energia da parede, sem a presença de plugue elétrico;

[0022] A figura 5 é uma vista em perspectiva posterior revelando os terminais elétricos do trilho e o cabo elétrico de ligação à rede elétrica, para a opção de ligação diretamente sobre a caixa de energia da parede (conforme figura 4) e com fixação por meio de parafusos;

[0023] A figura 6 é uma vista em perspectiva que revela o trilho fixado à parede e ligado por meio de plugue elétrico, mostrando o deslocamento longitudinal das tomadas móveis;

[0024] A figura 7 é uma vista em perspectiva que revela o trilho fixado à parede e ligado diretamente sobre a caixa de energia, mostrando o deslocamento longitudinal das tomadas móveis;

[0025] A figura 8 é uma vista em corte transversal do trilho, fixado à parede ou piso, nesta opção por meio adesivo, com a tomada elétrica em posição de encaixe na fenda do corpo do trilho;

[0026] A figura 9 é uma vista em corte transversal do trilho da figura 8, com a tomada móvel inserida e girada a 90 graus no interior da fenda do corpo do trilho, na condição energizada e fixada.

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FIGURAS E DO MODELO

[0027] De acordo com as figuras 1 a 3, o presente modelo compreende um trilho (1) condutor de energia elétrica com um corpo (2) em material isolante de perfil longitudinal preferencialmente trapezoidal, com uma base maior (3) de superfície plana e lisa e provida de furos (4) .

[0028] Longitudinalmente, dito corpo (2) possui internamente uma fenda retangular (5) que se prolonga por toda a extensão do trilho (1) e que se comunica com uma abertura frontal retangular (6) da base menor (7), configurando um acesso e alojamento para tomadas móveis (8) a serem introduzidas em dito trilho (1).

[0029] As tomadas móveis (8) possuem contatos metálicos (9) com perfil em "L" providos de ressaltos convexos (10) e que são passíveis de introdução no interior da fenda (5) do trilho (1) a partir da abertura frontal retangular ( 6) .

[0030] Conforme melhor visualizado nas figuras 2 e 8, internamente e faceando as abas retangulares (11) da base menor (7), o trilho (1) possui placas de contato metálico (12) que se prolongam por toda a extensão longitudinal de dito trilho (1), sendo que ditas placas

(12) possuem seções curvilíneas (13) que se prolongam e se projetam no interior de um compartimento retangular (14), configurando terminais de contato elétrico (15).

[0031] Conforme se observa nas figuras 1, 4 e 5, os terminais de contato (15) são unidos a um cabo de energia (16), que efetua a alimentação elétrica do trilho (1) à rede de energia elétrica, quer seja através de plugue elétrico (17), ou mesmo por ligação direta no cabo de força (18) da caixa de energia (19) da parede.

[0032] Quando utilizada a ligação do trilho (1) por meio de cabo (16) com plugue elétrico (17), o compartimento retangular (14) fica posicionado numa das extremidades do trilho (1) e fechado por meio de uma tampa (20) em formato "L", conforme se observa na figura 2.

[0033] Quando utilizada a ligação do trilho (1) diretamente no cabo de força (18) da caixa de energia (19) da parede, o compartimento (14) fica posicionado internamente à base maior (3) e sem tampa, conforme se observa na figura 5.

[0034] Conforme melhor visualização nas figuras

2 e 3, o trilho (1) pode ser fixado à parede por meio de parafusos de fixação (21), que atravessam os furos (4) ou por meio de meios adesivos (22), por exemplo, fitas dupla face, entre outros, ou ainda ser utilizado sobre o piso como uma régua de eletricidade .

[0035] De acordo com as figuras 8 e 9, uma vez escolhido o local de montagem das tomadas móveis (8) ao longo do perfil longitudinal do trilho (1), cada tomada (8) tem seus contatos metálicos (9) inseridos no interior da fenda (5) do trilho (1) a partir da abertura frontal retangular (6) e girados a 90 graus, fazendo com que os ressaltos convexos (10) , com interferência, encontrem as placas metálicas (12), fechando o contato elétrico e energizando ditas tomadas móveis (8) .

[0036] A remoção de uma tomada móvel (8) se dá por um novo giro de 90 graus da mesma em relação ao trilho

(1), quando ocorre a separação dos contatos metálicos (9) das placas (12) e a consequente desenergização da tomada

(8) .

[0037] Como pode se observar nas figuras 6 e 7, as tomadas (8) podem ser posicionadas ou deslocadas longitudinalmente ao longo do perfil do trilho (1) para um melhor posicionamento de cada uma, de acordo com a necessidade do usuário, sem que a posição de uma interfira na da outra tomada (8) .

[0038] Desta forma, o presente pedido revela e define um trilho (1) energizado que pode receber tomadas elétricas (8) em diferentes posições, de forma rápida, prática e simplificada, adequando o trilho (1) à diversas formas de utilização e fixação, com grande versatilidade.