Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT FOR STEERING WHEELS OF AUTOMOBILE VEHICLES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/049718
Kind Code:
A1
Abstract:
This is a product pertaining to the field of telephone accessories. The present subject matter relates to a smartphone holder for all types of vehicle steering wheels, aimed at retaining the smartphone while the driver is driving, and allowing the cellular phone to be connected to the communication devices of the vehicle, for hands-free connection, data transmission and reception, besides making and receiving phone calls, with total safety, by means of cable connections or sliding copper contacts.

Inventors:
DE JESUS PEREIRA AURORA FERNANDA (BR)
BARBOSA DOS SANTOS KRISTOFER (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000385
Publication Date:
April 07, 2016
Filing Date:
October 22, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE JESUS PEREIRA AURORA FERNANDA (BR)
BARBOSA DOS SANTOS KRISTOFER (BR)
International Classes:
B60R7/00
Foreign References:
US20110024470A12011-02-03
US8505792B12013-08-13
US5193777A1993-03-16
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) DISPOSIÇÃO APLICADA EM VOLANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS" é constituída por um volante automotivo (1 ), caracterizado por possuir um suporte (2) composto por um ou dois pistões de pressão (3) e no centro (4) por um engate (5), de garras ou ventosas (6) denominado de berço (6); o suporte (2) é encaixado no volante (1 ) pela fixação da pressão dos pistões (3) contra o volante (1 ) juntamente com um dispositivo de fixação tipo "garra" (7-8) em cada ponta dos pistões (3A).

2a) DISPOSIÇÃO APLICADA EM VOLANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS", conforme reivindicação um, caraterizado por ser constituído de um berço (6) que possui uma rótula na junção (9) com o restante do equipamento, permitindo a inclinação e giro do smartphone acoplado (10); possuindo ainda um rotor (11 ) que se apresenta de duas formas, com cabos, onde um cabo de energia (11 A) carrega o smartphone (10) e outro cabo de dados (11 B) para conecta-lo ao sistema de áudio do veiculo (12); estes cabos (11A e 1 1 B) saem do berço (6) e são enrolados em um anel (13) com canaletas (14), fixado concentricamente na parte posterior do volante ( A) onde os cabos (11A- 11 B) ficam pressionados por um sistema de molas (15).

3a DISPOSIÇÃO APLICADA EM VOLANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS", conforme reivindicação um, caraterizado por ser constituído de um rotor (11 ) que pode se apresentar com contatos de cobre deslizantes (16), onde os cabos são conectados ao arco ( 7) que é dividido em uma parte fixa (externa) (18) e outra móvel (interna) (19), entre elas a energia é conduzida através de contatos de cobre (20) que deslizam entre os arcos (17) e os dados só podem ser transmitidos por aparelhos com tecnologia Bluetooth.

Description:
"DISPOSIÇÃO APLICADA EM VOLANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS".

1. Refere-se o presente objeto a um suporte de smartphone para qualquer tipo de volante de veículos, com a finalidade de fixa-lo enquanto o motorista dirige, para que o aparelho celular possa ser conectado com os dispositivos de comunicação do veículo, permitindo a conexão viva voz, envio e recepção de dados, além de realizar e receber chamadas, com total segurança, com conexão por cabos ou contatos de cobre deslizantes.

2. Destina-se o presente objeto a oferecer uma inovadora solução para que o motorista fique com suas mãos livres para falar ao telefone e receber mensagens importantes enquanto está com o veículo em andamento, possibilitando o controle das ligações sem que se distraía ou retire sua atenção da direção do veículo.

3. Atualmente, os veículos saem com um dispositivo de conexão Biuetooth, onde o adaptador, do tamanho de um drive USB, deve ser plugado na porta AUX do rádio do veículo. Com isso, ele cria uma rede Biuetooth que permite que todas as músicas armazenadas no celular sejam reproduzidas pelo sistema de som do veículo.

4. O principal objetivo do projeto em questão é aliar eficiência à funcionalidade, oferecendo baixo custo, agregando valor ao produto e versatilidade ao seu usuário.

5. O suporte é composto por um ou dois pistões de pressão e no centro existe um engate, de garras ou ventosas que chamaremos de (berço). O suporte é encaixado no volante e a fixação é feita pela pressão dos pistões contra o volante juntamente com uma garra em cada ponta dos pistões que é presa ao volante, evitando o movimento no sentido transversal. 6. Este equipamento é fixado no hemisfério superior do volante em posição normal, ou seja, acima da buzina e compartimento do air-bag dos volantes convencionais. Essa posição é a melhor opção, de localização pelo fato de não atrapalhar totalmente a visão dos marcadores do painel e estar entre as mãos do condutor do veiculo, de forma que os dedos polegares das duas mãos alcancem com facilidade a teia do smartphone.

7. O berço possui uma rótula na junção com o restante do equipamento possibilitando a inclinação e giro do smartphone acoplado, com isso, há um ganho de mobilidade ideal para funções do aparelho com bastante conforto para posiciona-lo de acordo com a necessidade do motorista.

8. O rotor foi desenvolvido das duas formas descritas abaixo:

9. Com cabos: Consiste em um cabo de energia para carregar o smartphone e outro de dados para conecta-io ao sistema de áudio (radio) do veiculo. Estes cabos saem do berço e ficam enrolados em um anel com canaletas que conduzem os cabos, este anel de aproximadamente 20 cm de diâmetro é fixado concentricamente na parte de trás do volante onde os cabos ficam pressionados por um sistema de molas. E com isso, enquanto o volante gira, os cabos não se enroscam.

10. Com contatos de cobre deslizantes: Neste sistema os cabos são conectados ao arco que é dividido em uma parte fixa (externa) e outra móvel (interna). Entre elas a energia é conduzida através de contatos de cobre que deslizam entre os arcos eliminando assim, o fio que impediria o giro do volante. Nesta opção só existe o carregador do smartphone, os dados só podem ser transmitidos por aparelhos que possuem tecnologia Bluetooth.

Estado da técnica: 11. Diversos modelos de monitores, espelhos e telas de projeção são utilizados atualmente. Portanto, visando à colocação de um produto inédito no mercado, foi realizada pesquisa de anterioridades no Banco de Dados do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e nele foram encontrados os seguintes processos:

12. MU7700872-3, depositada em 13/05/1997, sob o título de "Patente de modelo de utilidade "porta celular". O presente modelo visa proporcionar maior comodidade, praticidade e segurança aos usuários de telefone celular devido a sua posição: horizontal e paralela ao cinto do usuário, que facilita o transporte e permite que o usuário execute todas as atividades diárias sem retirá-lo pois ele se torna quase da mesma largura do cinto. O modelo em questão se propõe a ser um porta celular, já que o telefone é retirado no momento de sua utilização. Também proporciona maior segurança pois o telefone celular fica realmente preso ao cinto evítando-se assim as quedas e dificultando o roubo. O porta celular é feito a partir de duas peça básicas: o corpo do porta celular (1 ) e o passador para o cinto (2) fixado na parte traseira da peça 1. As medidas das duas peças variam de acordo com o modelo de telefone celular a que de destinam. Na peça 1 , também existem: o espaço para alojar a antena do telefone (6), o espaço para a saída do som de chamada (8) e para fixação dos botões de fechamento (3 e 3').

13. MU7702653-5, depositada em 18/11/1997, sob o título de "Porta-telefone celular com presilhas de fixação". O presente modelo de utilidade permite que se acople um aparelho telefónico celular de qualquer tamanho ou modelo ao painel de qualquer veículo que possua gradis nas aberturas de ventilação do painel, tornando possível a utilização do telefone ao mesmo tempo que se dirige, liberando os movimentos exclusivamente para a condução e proporcionando maior conforto, segurança e praticidade.

14. Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilegio solicitado.

Solução:

15. Portanto, foi desenvolvido o objeto em questão, apresentando diversos benefícios, dentre eles:

• Fácil de ser transportado;

• Fácil de ser aplicado;

• Fácil de ser utilizado;

• Pode ser desenvolvido em diversos formatos, de acordo com a teia a ser aplicada;

• Versatilidade;

• Objeto de decoração;

• Pode ser utilizado em qualquer ambiente;

• Pode ser desenvolvido em diversos tamanhos;

• Pode ser colorido e estilizado, oferecendo opções de promoções, propagandas e publicidade;

• Exequibilidade industrial;

• Inovações merecedoras deste privilégio de patente;

16. Para uma perfeita visualização e compreensão da "DISPOSIÇÃO APLICADA EM VOLANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

17. A fig. 1 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão; 18. A fig. 2 - Apresenta uma vista em perspectiva posterior do objeto em questão, com um dose detalhando o sistema de movimento;

19. A fig. 3 - Apresenta uma vista em perspectiva explodida do objeto em questão;

20. A fig. 4 - Apresenta uma vista explodida do aparelho de conexão do objeto em questão a um smartphone;

21. A fig. 5 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão com a demarcação do posicionamento de encaixe;

22. A fig. 6 - Apresenta vistas ilustrativas com o smartphone posicionado ao objeto em questão.

23. De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM VOLANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS" é constituída por um volante automotivo (1 ), caracterizado por possuir um suporte (2) composto por um ou dois pistões de pressão (3) e no centro (4) por um engate (5), de garras ou ventosas (6) denominado de berço (6); o suporte (2) é encaixado no volante (1 ) pela fixação da pressão dos pistões (3) contra o volante (1 ) juntamente com um dispositivo de fixação tipo "garra" (7-8) em cada ponta dos pistões (3A), evitando o movimento no sentido transversal.

24. O berço (6) possui uma rótula na junção (9) com o restante do equipamento, permitindo a inclinação e giro do smartphone acoplado (10); possuindo ainda um rotor (1 ) que se apresenta de duas formas, com cabos, onde um cabo de energia ( 1 A) carrega o smartphone (10) e outro cabo de dados (11 B) para conecta-lo ao sistema de áudio do veiculo (12); estes cabos (1 1 A e 11 B) saem do berço (6) e são enrolados em um anel (13) com canaletas (14), fixado concêntrica mente na parte posterior do volante (1A) onde os cabos (11 A- 11 B) ficam pressionados por um sistema de molas (15).

25. O rotor (11 ) pode se apresentar com contatos de cobre deslizantes (16), onde os cabos são conectados ao arco (17) que é dividido em uma parte fixa (externa) (18) e. outra móvel (interna) (19), entre elas a energia é conduzida através de contatos de cobre (20) que deslizam entre os arcos (17) e os dados só podem ser transmitidos por aparelhos com tecnologia Bluetooth.

26. Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM VOLANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS" reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.