Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
AUXILIARY PLATE HOLDER FOR CARGO BED EXTENDER IN AUTOMOTIVE CARGO VEHICLES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/006150
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention describes a holder for a vehicle identification plate, in addition to the conventional rear plate, for use when the cargo compartment is open. For that purpose, the vehicle (3) has at least one tailgate (33), the inside of which is provided with a tilting extender (34) which, in the open folded-down position, defines an extension of the plane of the floor (31) of the cargo bed of the vehicle (3). The plate holder (1) comprises a base (2) which is secured to the extender (34) and carries a tilting plate carrier (5), the base (2) further having a lock (4), being retractable and capable of keeping the plate carrier (5) in the folded-down or retracted positions.

Inventors:
VIDAL FLAVIO ANTONIO COTTA (BR)
SOARES RAFAEL PEREIRA (BR)
LOPES VICTOR PAULO (BR)
BORGES CLEBER VARGAS (BR)
VITORINO LUISA SA (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050181
Publication Date:
January 11, 2018
Filing Date:
July 05, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA (BR)
International Classes:
B60R13/10; B60J5/12
Domestic Patent References:
WO2015106082A12015-07-16
Foreign References:
EP1400412A12004-03-24
EP1028016A12000-08-16
FR2748969A11997-11-28
DE19814843A11998-10-15
DE10308062A12004-09-16
Attorney, Agent or Firm:
ARIBONI, FABBRI & SCHMIDT SOCIEDADE DE ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Suporte de placa (1) auxiliar para extensor (34) da área de carga para veículos automotores de transporte de carga, dito veículo (3) apresentando ao menos uma porta traseira (33), internamente dotada de um extensor (34) basculante que, na condição rebatida aberta define uma extensão do plano do piso (31) da área de carga do veículo (3), caracterizado pelo fato de que dito suporte de placa (1) compreende uma base (2), fixada no extensor (34) e que suporta, de forma basculante, um porta placa (5), e sendo que:

- dita base (2) compreende um corpo principal (21) plano e dotado de orifícios (25) para a sua fixação na face inferior (35) do extensor (34), sendo que a partir do corpo principal (21) se projeta uma parede (26) em forma de C reto e definindo no seu interior uma sede de acoplamento, e sendo que a partir da porção posterior de dita parede (26) é definido um receptáculo prismático (23) para uma trava (4) e uma respectiva mola (46);

- o dito porta placa (5) compreende um plano (51) de recepção e apoio da placa de cuja porção inferior se projeta uma aba (52) dotada de um furo (53), e sendo que, na borda oposta é previsto um suporte de articulação (54) de conformação prismática e apto a ser inserido na sede de acoplamento da dita base (2), dito suporte de articulação apresentando furos laterais, um rasgo (57) na sua face frontal e uma superfície superior (58) arqueada;

e sendo que:

- os furos laterais do suporte de articulação são coaxiais em relação a respectivos furos previstos nas laterais da parede (26) da base (2), sendo estes pares de furos penetrados por respectivos conjuntos de porca (55) e parafuso (56), os quais definem o eixo de basculamento do porta placa (5) em relação a base (2); e

- a dita trava (4) apresentando uma conformação longitudinal composta por atuador (44) interposto entre a ponta (43) em forma de cunha e o guia (45) da mola (46), e sendo que, na condição totalmente rebatida do porta placa (5) em relação a base (2), a dita ponta (43) afronta e está apta a penetrar no rasgo (57) do suporte de articulação (54) do porta placa (5).

2. Suporte de placa (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a base (2) é fixada através de parafusos no vão (37) rebaixado da face inferior (35) do extensor (34) da porta (33).

3. Suporte de placa (1), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que na face inferior (35) do extensor (34), em uma posição intermediária entre o vão (37) e a borda externa do extensor (34), é prevista ao menos uma luz suplementar (40).

4. Suporte de placa (1), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o furo (53) da aba (52) do porta placa (5) é destinado a receber o pino de travamento (38), preferencialmente um pino Boilhoff que engata um respectivo grampo previsto no vão (37) da face inferior (34) do extensor (33).

Description:
SUPORTE DE PLACA AUXILIAR PARA EXTENSOR DA ÁREA DE CARGA PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES DE TRANSPORTE DE CARGA

[001] A presente invenção se refere a um porta placa auxiliar traseiro para um veículo automotivo leve e destinado ao transporte de cargas. Mais em particular, a presente invenção se refere a um porta placa auxiliar traseiro de um veículo de carga a partir da qual pode ser combinado com um extensor de caçamba a fim de possibilitar o transporte de cargas com aumento da área de carga.

Estado da Arte

[002] São conhecidas na arte diversas soluções de porta placa fixados nos pára-choques ou diretamente na tampa traseira de um veículo automotivo, ou veículo de carga leve, em geral, utilizam a mesma placa do veículo. Não obstante a posição na qual a placa é fixada, quando o veículo transita com a tampa traseira aberta o que se verifica é um comprometimento da visibilidade da placa, o que pode ocasionar multas ao condutor.

[003] Ademais, o documento BR 10 2014 002330-5 descreve uma tampa traseira bipartida para um veículo de carga leve no qual as partes internas das duas folhas que definem a porta traseira apresentam extensores basculantes da área de carga os quais, na posição aberta, delimitam um plano estendido para a área de carga do veículo. Assim, e em um veículo dotado desta solução, quer a placa traseira esteja fixada na parte externa de uma das abas da tampa, quer esta placa esteja montada na porção central do pára- choque do veículo, a abertura da porta traseira e a extensão da área de carga irá comprometer a visibilidade da placa.

[004] O mesmo problema acomete a soluções similares conhecidas na arte, nas quais a área de carga apresenta uma extensão removível, tal como a ilustrada no documento US 3132755.

Objetivos da Invenção

[005] Constitui o objetivo da presente invenção um porta placa auxiliar traseiro, que permite, através de uma placa auxiliar, a visualização e atendimentos aos requisitos legais de trânsito de veículos, quando a tampa traseira de um veículo pickup esta aberta.

Síntese da Invenção

Estes e outros objetivos são alcançados graças a um suporte de placa auxiliar para extensor da área de carga para veículos automotores de transporte de carga, dito veículo apresentando ao menos uma porta traseira, internamente dotada de um extensor basculante que, na condição rebatida aberta define uma extensão do plano do piso da área de carga do veículo. Ademais, o dito suporte de placa compreende uma base, fixada no extensor e que suporta, de forma basculante, um porta placa, e sendo que: dita base compreende um corpo principal plano e dotado de orifícios para a sua fixação na face inferior do extensor, sendo que a partir do corpo principal se projeta uma parede em forma de C reto e definindo no seu interior uma sede de acoplamento, e sendo que a partir da porção posterior de dita parede é definido um receptáculo prismático para uma trava e uma respectiva mola; o dito porta placa compreende um plano de recepção e apoio da placa de cuja porção inferior se projeta uma aba dotada de um furo, e sendo que, na borda oposta é previsto um suporte de articulação de conformação prismática e apto a ser inserido na sede de acoplamento da dita base, dito suporte de articulação apresentando furos laterais, um rasgo na sua face frontal e uma superfície superior arqueada Ademais, os furos laterais do suporte de articulação são coaxiais em relação a respectivos furos previstos nas laterais da parede da base, sendo estes pares de furos penetrados por respectivos conjuntos de porca e parafuso, os quais definem o eixo de basculamento do porta placa em relação a base; e a dita trava apresentando uma conformação longitudinal composta por atuador interposto entre a ponta em forma de cunha e o guia da mola, e sendo que, na condição totalmente rebatida do porta placa em relação a base, a dita ponta afronta e está apta a penetrar no rasgo do suporte de articulação do porta placa.

[006] A articulação é feita através de pinos metálicos, montados entre o suporte e uma base, sendo esta fixada diretamente na estrutura de um dos extensores. A essa base é também associada uma trava para manutenção em posição aberta, permitindo uma rotação de aproximadamente 115°. No suporte ainda está presente um batente de borracha, colado via adesivo, que faz a função de amortecimento da junção entre base e suporte, quando na posição aberta.

[007] Na capa plástica do extensor ainda são fixados batentes de borracha, para evitar vibração do conjunto porta placa quando o mesmo se encontra na posição fechada dentro da caçamba do veículo, além de duas luzes auxiliares de placa, que acendem apenas quando o conjunto se encontra aberto.

Breve descrição das figuras

[008] O objeto da presente invenção será melhor compreendido a partir da descrição detalhada que segue, de sua forma preferencial de realização ilustrativa e não limitativa, a qual é feita em relação as figuras em anexo, nas quais:

- a figura 1 é uma vista em perspectiva, parcialmente seccionada, da parte traseira de uma pick-up, ilustrando o suporte de placa, na posição aberta e se projetando a partir dos extensores da área de carga;

- a figura 2 é uma vista frontal da parte interna da área de carga, com o suporte de placa na posição fechada;

- a figura 3 é uma vista frontal, similar a figura 2, com o suporte de placa removido para visualização dos batentes;

- a figura 4 é uma vista explodida dos componentes do suporte de placa;

- a figura 5 é uma vista em perspectiva detalhando a forma do suporte; e

- a figura 6 é uma vista em corte, a partir do centro do suporte mostrando o funcionamento do mecanismo de travamento.

Descrição de uma forma preferencial de realização da invenção

[009] De conformidade com as figuras em anexo, com 1 é genericamente ilustrado um suporte de placa, de acordo com o objeto da presente invenção, preferencialmente destinado a ser instalado em um veículo dotado de uma porta traseira bipartida, tal como ilustrado no documento BR 10 2014 002330-5, o qual faz parte integrante da presente descrição a título de referência. A despeito da presente invenção ser descrita em relação a sua aplicação em um veículo dotado de uma porta traseira bi partida, fica claro aos técnicos do setor que a mesma invenção pode ser aportada a veículos similares e dotados de dispositivos para a extensão da área de carga.

[0010] Com particular atenção a figura 1, na qual é ilustrada a porção traseira de um veículo dotado de porta traseira bipartida, dito veículo 3 compreende uma área de carga definida inferiormente por um piso 31 e lateralmente pelas paredes 32. A parte traseira de dita área de carga é fechada por um par de portas 33 (apenas a porta direita estando ilustrada na figura 1) bipartidas. Cada uma das portas (33) apresenta um extensor 34 que báscula na parte inferior de cada uma das portas 33 e que, na posição rebatida (ou abaixada) definem, em conjunto, uma superfície complementar e coplanar em relação ao plano do piso 31 da dita área de carga, por meio da face superior 36 do extensor 34.

[0011] A partir da face inferior 35 do extensor 34 (conforme a posição aberta ilustrada na figura 1), projeta-se o dito suporte de placa 1. Mais em particular, as figuras 2 e 3 ilustram uma vista frontal da dita face inferior dos extensores 34 na posição fechada e, portanto, voltadas contra o volume interno da área de carga do veículo. Nestas pode-se perceber a associação do suporte de placa (1) na face inferior 35 do extensor (34), ficando o mesmo coplanar ao restante do conjunto, devido ao vão (37) previsto para acoplamento do suporte de placa (1). Ainda é visível (figura 2) o pino de travamento (38) em posição de repouso, além dos batentes de borracha (39) (figura 3), que em contato com o corpo do suporte de placa (1), têm a função de reduzir as vibrações do mecanismo. Ademais, e nas figuras 2 e 3 também observa-se a presença das luzes suplementares (40). Essas luzes suplementares (40) estão montadas na face inferior (35) do extensor (34) em uma posição intermediária entre o vão (37) que aloja o suporte de placa (1) na condição fechada e a borda externa do extensor (34). Desta forma, e devida a dita inclinação do suporte de placa em relação ao plano definido pelo extensor, o foco luminoso das luzes (40) recai exatamente sobre a placa montada no suporte (1). Ademais, ditas luzes (40) são ligadas apenas quando todo o conjunto está aberto e as luzes de posição do veiculo também estão acesas. A conexão elétrica das lâmpadas é feita por chicote proveniente da porta (33) do veículo, e que passa por furo na lateral do extensor (34).

[0012] Por fim, o referido suporte de placa (1) é basicamente composto pode dois elementos articulados entre estes, quais a base (2) e o porta placa (5), tal como pode ser visto a partir das figuras 4-6.

[0013] Mais em particular, o suporte de placa (1), de acordo com a presente invenção, compreende uma base (2), destinada a receber e sustentar, de forma basculante, o porta placa (5). Dita base (2) sendo definida por um corpo principal (21) a partir do qual se projeta um receptáculo prismático (23) que atua como desse para a trava (4). O corpo principal (21) da base (2) (vide a figura 4) apresenta-se plano e dotada de orifícios (25) para a sua fixação na face inferior (35) do extensor (34), em particular na parte rebaixada do vão (37). Além disto, a partir do corpo principal (21) projeta-se uma parede (26), em forma de C reto, destinada a receber o porta placa (5), como será descrito adiante.

[0014] Ademais, e a partir da porção posterior de dita parede (26) é definido um receptáculo prismático (23) para a trava (4) e uma respectiva mola (46). Em particular, a trava (4) apresenta uma conformação longitudinal composta por atuador (44) interposto entre a ponta (43) e o guia (45) da mola (46). Desta forma, e através da atuação do usuário no atuador (44), em especial via um dedo do usuário, é possível deslocar a trava

(4) , contra a ação da mola (46), assim liberando o porta placa (5), como será descrito mais adiante.

[0015] No tocante ao porta placa (5) (vide em particular a figura 5), o mesmo compreende um plano (51) de recepção e apoio da placa (não ilustrada) do veículo, placa esta que é fixada a partir de parafusos (não ilustrados) que penetram nas formas guia (60). Ainda, dito plano (51) apresenta furos (59) destinados a passagem do arame de lacre (não ilustrado) da placa.

[0016] Mais especificamente, a partir da porção inferior do dito plano (51) projeta-se uma aba (52), dotado de um furo (53), o qual é destinado a receber o pino de travamento (38), por exemplo, um pino Bollhoff, responsável por manter o suporte de placa (1) fixo na posição fechada contra a face inferior (35) do extensor (34). Já na borda oposta, o porta placa (5) apresenta um suporte de articulação (54), com conformação de caixa prismática, e cuja largura é calculada de modo a permitir a sua inserção no interior da região delimitada pela parede (26) da base (2). Nas faces laterais do suporte de articulação (54) são previstos furos (não visíveis) que cooperam com respectivos furos (não visíveis) existentes nas laterais da parede (26). Desta forma, é possível inserir, em cada conjunto de furos sobrepostos, respectivos conjuntos de porca (55) e parafuso (56), de rosca métrica, com cabeça cilíndrica, formam o eixo de basculamento do porta placa

(5) em relação a base (2).

[0017] Além disto, o suporte de articulação (54) compreende ainda um rasgo (57) na sua face frontal. Tal como é melhor ilustrado na figura 6, dito rasgo (57) é disposto de modo a afrontar a ponta (43), em forma de cunha, da trava (4) quando o porta placa (5) se encontra completamente rebatido para fora. Por fim, a superfície superior (58) do suporte articulado (54) apresenta uma conformação levemente arqueada, de modo a permitir que a ponta (43) da trava (4) deslize por sobre a mesma quando o porta placa (5) está sendo rebatido. Além disto, a profundidade da superfície superior (58) é tal que permite o avanço da trava (4), por ação da mola (46), quando o porta placa (5) se encontra na posição fechada, de modo que a trava (4) atua na manutenção do porta placa (5) na suas duas posições extremas, quais completamente aberto (figura 1) e completamente fechado (figura 2). Note-se ainda que, devida à conformação em cunha da ponta (43) da trava (4), a movimentação ou basculamento do porta placa (5), em sentido da sua abertura, não é impedido pela trava (4), mas simplesmente ocorre uma resistência mecânica a tal deflexão por ação da mola (46). O travamento definitivo do porta placa (5) na posição fechada é dado, como dito, pelo pino de travamento (38) que engata em um grampo (não ilustrado) disposto face inferior (35) do extensor (34) da porta (33).

[0018] Há de se ressaltar que, a despeito da presente descrição ser feita em relação a um veículo tipo Truck leve (definido por um habitáculo do motor, um habitáculo dos passageiros, o qual pode compreender assentos destinados de dois a cinco passageiros, e uma área ou vão de carga) a solução da presente invenção não está limitada a este tipo de veículo, podendo ser igualmente aplicada a veículos utilitários ou de carga similares, tais como SUVs, Trucks, caminhonetes, peruas e similares, sempre associado a um extensor do vão de carga oculto ou camuflado. Além disso, são ainda possíveis adaptações e variantes na forma do eixo de giro, ou do tipo de acoplamento junto à face interna, ou na previsão de dispositivos de amortecimento e sistema de travamento quando abertos, sempre dentro do escopo da presente invenção.

[0019] O porta placa auxiliar, de acordo com a presente invenção, permite a adaptação a todas às solicitações de adoção de uma terceira placa, sendo que esta necessita ser lacrada, e pudesse ser recolhida, abrindo apenas em condição de carregamento com extensor aberto, sem estar em área do vão de carga quando aberto e ainda possuindo iluminação complementar.