Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BED PROVIDING CONTAMINATION ISOLATION FROM THE EXTERNAL ENVIRONMENT AND TEMPERATURE AND HUMIDITY SETTING CONTROL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/040770
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention pertains to the field of adapted patient accommodation and describes a hospital bed in particular for newborns, said bed having means for providing contamination isolation from the external environment with a laminar air flow and means for controlling the temperature and humidity of the air flow. Said bed also includes sensor elements able to measure patient temperature, a graphical interface 5 for interaction with the healthcare professional in order to receive and provide patient information, and a servocontrol system designed to adjust the temperature and humidity of the air flow.

More Like This:
Inventors:
RODRIGUEZ PEREZ JOSÉ MARIA (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050371
Publication Date:
March 03, 2022
Filing Date:
August 31, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
CINN CONSULTORIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES LTDA (BR)
RODRIGUEZ PEREZ JOSE MARIA (BR)
International Classes:
A61G10/00; A61G10/02
Domestic Patent References:
WO2013144665A12013-10-03
WO2014148789A12014-09-25
Foreign References:
US20030197003A12003-10-23
Attorney, Agent or Firm:
DANIEL ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, dito leito compreendendo uma estrutura de carenagem que suporta uma cama compreendendo pelo menos um colchão (1 ) para um paciente, a estrutura de carenagem compreendendo pelo menos um ponto de fornecimento de energia (4) e uma estrutura de geração de um fluxo de ar sobre o paciente, definida por pelo menos um dispositivo para sucção de ar, pelo menos um elemento aquecedor, pelo menos um elemento umidificador, pelo menos um sensor de temperatura do ar, pelo menos um sensor de umidade do ar, pelo menos um elemento de filtragem (8) e pelo menos um elemento de pré filtragem (12); o leito sendo CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda:

- pelo menos um sensor de pele (2) capaz de medir a temperatura de pele do paciente, definindo um primeiro parâmetro de temperatura do paciente;

- pelo menos um sensor retal (3) capaz de medir a temperatura retal do paciente, definindo um segundo parâmetro de temperatura do paciente; e

- pelo menos uma interface gráfica (5) de operação e interação com um usuário, a interface gráfica (5) de interação com o usuário sendo operacionalmente conectada a um sistema servo-controlado que ajusta parâmetros de temperatura e umidade do fluxo de ar com base em informações obtidas por pelo menos um dentre o sensor de pele (2) e o sensor retal (3), e parâmetros pré-determinados pelo usuário.

2. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO por compreender uma bandeja de raio-X (13) disposta em uma região abaixo do colchão (1 ).

3. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO por compreender um tanque de água quente e um tanque de água fria, os tanques compreendendo um medidor de nível (16) com alerta via LED e alerta sonoro para indicação dos estágios de preenchimento.

4. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO por compreender, ainda: gaveteiro (9); estrutura de suporte para dispositivos médicos (6); régua para fixação de acessórios (10); prateleira (7); e suporte para soro e/ou bomba peristáltica (11 ).

5. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO por compreender atuadores para prover movimento de inclinação do colchão (1 ).

6. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO pela interface gráfica (5) permitir a alteração de padrões de operação e controle, a alteração dos padrões de operação sendo realizados mediante senha.

7. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, de acordo qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pela interface gráfica (5) possibilitar o armazenamento e exibição de dados do paciente, mãe e data e hora de entrada do paciente no leito.

8. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO pela interface gráfica (5) possibilitar o armazenamento e exibição de um registro de histórico de: temperatura ambiente; temperatura medida pelo sensor de pele (2); temperatura medida pelo sensor retal (3); 18 e/ou umidade.

9. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pela interface gráfica (5) possibilitar o armazenamento e exibição de dados de testes APGAR e Escore neurológico SIBEN do paciente no leito.

10. Leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um elemento direcionador de ar (14) com angulação ajustável a partir a associação com dispositivos de atuação.

Description:
“LEITO COM ISOLAMENTO DE CONTAMINAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO E CONTROLE DE PARÂMETROS DE TEMPERATURA E UMIDADE”

Campo Técnico

[001 ] A presente invenção encontra-se na área de acomodações adaptadas para pacientes e descreve um leito hospitalar, especialmente para recém-nascidos, que possui meios de isolamento de contaminação do ambiente externo com fluxo de ar laminar e meios de controle de parâmetros de temperatura e umidade do fluxo de ar.

[002] O referido leito compreende ainda elementos sensores capazes de mensurar parâmetros de temperatura do paciente, uma interface de interação com o profissional de saúde para receber e fornecer informações do paciente e um sistema servo controlado hábil de ajustar os parâmetros de temperatura e umidade do fluxo de ar.

[003] Deste modo, além de fornecer adequado isolamento de contaminação do ambiente externo, o leito em questão ainda possibilita o ajuste de parâmetros de operações com base em informações obtidas diretamente do paciente, facilitando e otimizando, assim, o controle do tratamento do paciente pelo profissional de saúde.

Fundamentos Da Invenção

[004] Como é de conhecimento dos técnicos versados no assunto, existem diversas modalidades, tipos e estruturas de leitos disponíveis pacientes em tratamento médico. Estes leitos precisam apresentar características especiais para o tratamento de enfermidades diversas e os diversos tipos de pacientes.

[005] Entre os leitos disponíveis, encontram-se aqueles dedicados ao tratamento de pacientes recém-nascidos, entre os quais podemos citar: as incubadoras, berços de calor radiante e colchões para hipotermia.

[006] Em linhas gerais, nas incubadoras, o isolamento do paciente (recém- nascido) é mantido por barreiras mecânicas, como estruturas plásticas com portas de acesso. Assim, como esperado de um sistema mecanicamente isolado, a abertura das referidas portas de acesso interfere na temperatura e umidade do microambiente interno da incubadora, uma vez que, neste momento, o ar circulante no ambiente externo (sala hospitalar) entra em contato com o interior da incubadora, gerando variações na temperatura e umidade. Qualquer pessoa versada no assunto saberá que estas variações bruscas de temperatura podem interferir na saúde e adequado tratamento do paciente.

[007] Um segundo exemplo de leitos para recém-nascidos pode ser observado nos berços de calor radiante, nos quais o calor é gerado por radiação o que provoca aumento da perda transepidérmica de água pelo paciente, levando em casos extremos até uma desidratação. Ademais, os berços de calor radiante não proporcionam isolamento, deixando o paciente exposto as condições da sala hospitalar na qual se encontra.

[008] Por último, no terceiro exemplo de leitos dedicados a recém nascidos, pode-se citar os colchões para hipotermia; neste tipo de dispositivo a transmissão do calor para o paciente ocorre por condução, podendo causar queimaduras ou necroses subcutâneas. Aqui vale o destaque para sensibilidade da pele de um recém-nascido. Para evitar queimaduras, o recém-nascido precisa ser reposicionado constantemente, o que requer um constante e próximo acompanhamento de um profissional de saúde. De forma semelhante aos berços de calor radiante; colchões para hipotermia não proporcionam isolamento, deixando o paciente exposto as condições da sala hospitalar na qual se encontra.

[009] Isto exposto, nota-se que o estado da técnica provê uma solução alternativa, definida por um tipo de leito com isolamento criado por um fluxo de ar gerado pelo próprio leito. Neste tipo de dispositivo, uma camada de fluxo de ar, preferencialmente laminar, é gerada sobre o corpo do paciente (recém-nascido), criando uma barreira fluídica entre o recém-nascido e o ambiente da sala hospitalar no qual o leito se encontra. A temperatura deste ar pode ser ajustada, visando controlar a temperatura corpórea do paciente.

[010] Um exemplo deste tipo de dispositivo, com isolamento por fluxo de ar, pode ser encontrado do documento de patente de modelo de utilidade MU84012510, no qual é proposto um leito que compreende um meio de geração de um fluxo de ar laminar sobre o paciente, este meio sendo dotado de um motor, um elemento umidificador, um elemento aquecedor, elementos de filtragem de ar e um elemento direcionador de ar; tais elementos sendo capazes de gerar um fluxo de ar laminar ao longo do comprimento da cama do leito, isolando o corpo do paciente.

[011 ] No dispositivo proposto em MU84012510, no entanto, os parâmetros de umidade e temperatura do ar devem ser inseridos e controlados pelo operador do leito (médicos e/ou enfermeiros). Mais precisamente, este dispositivo exige que os profissionais de saúde mensurem parâmetros, como exemplo, a temperatura do paciente por meio de dispositivos externos (termômetros) e com base nestas informações, controlem parâmetros de operação do leito. Por consequência, é exigida a presença constante de um profissional de saúde junto ao leito. Ademais, é exigida a utilização de dispositivos externos para obtenção de informações que definem o modo de operação do aparelho.

[012] Por fim, nota-se que o leito proposto em MU84012510 não possui uma interface amigável de interação com o profissional de saúde, que possibilite a inserção ou recebimento de informações sobre sua operação.

[013] Assim, com bases nas soluções previamente existentes e nas deficiências do estado da técnica, surge a presente invenção.

Objetivos da Invenção

[014] É o objetivo principal da presente invenção revelar um leito capaz de superar os problemas relatados nos desenvolvimentos do estado da técnica.

[015] Portanto é, também, o objetivo principal da presente invenção prover um leito especialmente desenvolvido para paciente recém nascidos, que seja capaz de prover adequado isolamento do ambiente externo ao paciente por meio de um fluxo de ar.

[016] Ademais, é objetivo da presente invenção prover um leito capaz de ajustar e controlar parâmetros de sua operação, como temperatura de fluxo de ar e umidade, com base em informações obtidas por sensores constituintes do leito os quais são ligados ao paciente.

[017] Assim, é também objetivo da invenção prover um leito que compreende pelo menos um sistema servo controlado capaz de ajustar e controlar parâmetros da sua operação, como temperatura de fluxo de ar e umidade.

[018] Por fim, é objetivo da presente invenção, prover um leito que possua pelo menos uma interface de interação com o usuário (profissional da saúde) que possibilite a visualização de informações e inserção de informações relativas à operação do referido leito e as condições do paciente.

Sumário da Invenção

[019] Todos os objetivos mencionados são alcançados por meio um leito com isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade, dito leito compreendendo uma estrutura de carenagem que suporta uma cama compreendendo pelo menos um colchão para um paciente, a estrutura de carenagem compreendendo pelo menos um ponto de fornecimento de energia e uma estrutura de geração de um fluxo de ar sobre o paciente, definida por pelo menos um dispositivo para sucção de ar, pelo menos um elemento aquecedor, pelo menos um elemento umidificador, pelo menos um sensor de temperatura do ar, pelo menos um sensor de umidade do ar, pelo menos um elemento de filtragem, pelo menos um elemento de pré filtragem; o leito sendo definido pelo fato de que compreende ainda: pelo menos um sensor de pele capaz de medir a temperatura de pele do paciente, definindo um primeiro parâmetro de temperatura do paciente; pelo menos um sensor retal capaz de medir a temperatura retal do paciente, definindo um segundo parâmetro de temperatura do paciente; e pelo menos uma interface gráfica de operação e interação com um usuário, a interface gráfica de interação com o usuário sendo operacionalmente conectada a um sistema servo-controlado que ajusta parâmetros de temperatura e umidade do fluxo de ar com base em informações obtidas por pelo menos um dentre o sensor de pele e o sensor retal, e parâmetros pré-determinados pelo usuário.

[020] Adicionalmente, o leito compreende uma bandeja de raio-X disposta em uma região abaixo do colchão.

[021 ] Ainda, preferencialmente, o leito pode compreender um tanque de água quente e um tanque de água fria, os tanques compreendendo um medidor de nível com alerta via LED e alerta sonoro para indicação dos estágios de preenchimento.

[022] O leito da presente invenção pode compreender, ainda: gaveteiro; estrutura de suporte para dispositivos médicos; régua para fixação de acessórios; prateleira; e suporte para soro e/ou bomba peristáltica.

[023] Também, o leito em questão pode compreender atuadores para prover movimento de inclinação do colchão.

[024] Ademais, no leito da presente invenção a interface gráfica permite a alteração de padrões de operação e controle, a alteração dos padrões de operação sendo realizados mediante senha.

[025] Na presente invenção, ainda, a interface gráfica possibilita o armazenamento e exibição de dados do paciente, mãe e data e hora de entrada do paciente no leito.

[026] Adicionalmente, na presente invenção, a interface gráfica possibilita o armazenamento e exibição de um registro de histórico de: temperatura ambiente; temperatura medida pelo sensor de pele; temperatura medida pelo sensor retal; e/ou umidade. [027] No leito da presente invenção, ainda, a interface gráfica possibilita o armazenamento e exibição de dados de testes APGAR e Escore neurológico SIBEN do paciente no leito.

[028] Por fim, de acordo com a presente invenção, o leito pode compreender um elemento direcionador de ar com angulação ajustável a partir a associação com dispositivos de atuação.

Breve Descrição das Figuras

[029] A Figura 1 mostra uma um leito hospitalar para recém nascidos do estado da técnica (as referências mostradas neste desenho são pertencentes ao documento MU84012510).

[030] A Figura 2 é uma vista em perspectiva do leito da presente invenção.

[031 ] A Figura 3 é vista em detalhes do elemento de pré filtragem também mostrado na figura 2.

[032] A Figura 4 é uma segunda vista em perspectiva do leito da presente invenção detalhando um sistema de informações e alarmes do nível de água em um reservatório.

[033] A Figura 5 é uma terceira vista em perspectiva do leito da presente invenção detalhando a interface de interação com usuário como tela sensível ao toque.

[034] A Figura 6 é uma representação da interface gráfica do usuário, em que são apresentadas ao mesmo tempo as temperaturas do ambiente (AR), temperatura de pele do paciente (PELE), temperatura real do paciente (RETAL) e temperatura alvo (SETPOINT), determinada pelo usuário. É representado, ainda, acesso a operações predefinidas e dados do paciente como: nome, nome da mãe e data e hora de entrada.

[035] A Figura 7 é uma representação da interface gráfica do usuário, em que são apresentados dados de testes APGAR e Escore neurológico SIBEN do paciente.

[036] A Figura 8 é uma representação da interface gráfica do usuário, em que são apresentados itens selecionáveis para preenchimento de cadastro dos dados do teste APGAR do paciente, com os itens selecionados destacados em cores diferentes.

[037] A Figura 9 é uma representação da interface gráfica do usuário, em que é permitido ao operador realizar a inserção de dados de hora da coleta do teste APGAR do paciente.

[038] A Figura 10 é uma representação da interface gráfica do usuário, em que é permitido ao operador realizar a inserção de dados de data da coleta do teste APGAR do paciente.

[039] A Figura 11 é uma representação da interface gráfica do usuário, em que são apresentados itens selecionáveis para preenchimento de cadastro dos dados do teste escore neurológico SIBEN do paciente, com os itens selecionados destacados em cores diferentes.

[040] A Figura 12 é uma representação de apresentação de dados históricos de uma das temperaturas medidas. No caso, a representação é gráfica e ilustra o histórico de temperaturas de pele, mas também pode exibir histórico da temperatura retal, do ambiente e da umidade, a partir de seleção pelos botões na lateral.

Descrição Detalhada da Invenção

[041 ] A invenção em questão descreve um leito hospitalar que apresenta isolamento de contaminação do ambiente externo e controle de parâmetros de temperatura e umidade. O referido leito compreende uma estrutura de carenagem que suporta uma cama com pelo menos um colchão 1 para um paciente. Na estrutura de carenagem há pelo menos um ponto de fornecimento de energia 4, pelo menos uma estrutura de suporte para dispositivos médicos 6 e uma estrutura de geração de um fluxo de ar laminar sobre o paciente, dita estrutura compreendendo pelo menos um dispositivo para sucção de ar, pelo menos um elemento aquecedor, pelo menos um elemento umidificador, pelo menos um elemento de filtragem 8, preferivelmente do tipo HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance - Alta Eficiência em Retenção de Partículas) e pelo menos um elemento de pré filtragem 12. Na presente invenção, fluxo de ar laminar é entendido como o deslocamento de um fluído onde a agitação entre suas camadas é mínima.

[042] Neste ponto vale destaque de que leitos hospitalares compreendendo pelo menos uma estrutura de geração de um fluxo de ar laminar sobre o paciente são conhecidos do estado da técnica, como o mostrado na figura 1 . Este leito do estado da técnica já prevê a existência de uma estrutura de geração de um fluxo de ar com um dispositivo para sucção de ar, pelo menos um elemento aquecedor, pelo menos um elemento umidificador, pelo menos um elemento de filtragem e um elemento direcionador.

[043] Seguindo a descrição do leito da presente invenção, em uma realização preferencial, como pode ser observado na figura 2, são providos diversos pontos de fornecimento de energia 4 na lateral da estrutura de carenagem. Ainda, e de acordo com uma realização preferencial, a estrutura de suporte para dispositivos médicos 6 é definida por ganchos metálicos que podem suportar diversos dispositivos utilizados no tratamento do paciente, tendo a estrutura de suporte para dispositivos médicos 6 o objetivo de auxiliar a operação do equipamento pelo profissional da saúde. Preferencialmente, a estrutura 6 pode receber bolsas de soro e/ou bombas de infusão.

[044] Seguindo as descrições do leito em questão, destaque-se que a estrutura de geração de um fluxo de ar compreende pelo menos um dispositivo para sucção de ar que pode ser definido por um motor elétrico, pelo menos um elemento aquecedor que pode ser definido por um resistor elétrico, pelo menos um elemento umidificador que pode ser definido por um vaporização de água, pelo menos um elemento de filtragem 8, pelo menos um elemento de pré filtragem 12 e pelo menos um elemento direcionador de ar 14. O objetivo central desta estrutura é prover um fluxo de ar constante, livre que impurezas, aquecido e umidificado de acordo com os parâmetros definidos para o tratamento do paciente. [045] Aqui é importante destacar, também, que o fluxo de ar gerado no leito aqui descrito é, preferencialmente, um fluxo laminar, pois este tipo de comportamento de fluido que é capaz de criar uma camada de isolamento adequada ao fim proposto na invenção. Ademais, é importante destacar que o fluxo de ar laminar é criado de modo a percorrer toda a extensão da cama que suporta o colchão 1 , isolando o corpo do paciente integralmente.

[046] Em uma realização preferencial, o ar é succionado por pelo menos um ponto de abertura na estrutura de carenagem. Este ar succionado é, preferencialmente, filtrado por um elemento de pré filtragem 12, que pode ser observado nas figuras 2 e 3; sendo que esta pré filtragem representa uma primeira barreira para impurezas que possam estar presente no ar ambiente. O filtro de pré filtragem pode possuir características bactericidas e/ou virucidas, se necessário.

[047] Em sequência, o ar é levado ao elemento aquecedor e ao elemento umidificador os quais possuem por função levar o ar à temperatura e umidades adequadas para o tratamento do paciente. Em uma concretização possível, pode haver uma etapa adicional de filtragem antes do elemento aquecedor, a qual pode ser realizada por um elemento filtrante de carvão ativado. Ressalta-se, novamente, que o elemento aquecedor pode ser definido por dispositivos diversos a exemplo de resistor ou qualquer outro dispositivo hábil de aquecer o ar.

[048] Ainda, deve-se notar que o leito pode compreender pelo menos um sensor de temperatura do ar para controle de temperatura do ar e pelo menos um sensor de umidade do ar para mensuração da umidade relativa do ar. Estes sensores de temperatura e umidade do ar garantem a geração do fluxo de ar na temperatura e na umidade adequadas ao tratamento. Tais informações (temperatura e umidade relativa) podem ser fornecidas ao usuário operador (profissional de saúde) por meio de uma interface gráfica 5 de interação com o usuário. Na presente invenção, a umidade relativa é relação entre a quantidade de água existente no ar(um idade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma quantidade de ar.

[049] É importante destacar, também, que, preferencialmente, o elemento umidificador é associado a pelo menos um reservatório de água que pode ter capacidade variada, por exemplo, 5 a 20 litros. Como já citado, o elemento umidificador pode ser representado por um vaporizador ou qualquer dispositivo hábil de gerar vapor em condições adequadas para o tratamento do paciente. Ainda, o leito pode compreender sistema de alarmes para alertar o profissional de saúde sobre, por exemplo, o nível de água no reservatório que fornece água ao umidificador, em especial, os alarmes sendo visuais, por meio de LEDs indicativos e/ou sonoros.

[050] De um modo preferencial da invenção, o leito compreende um tanque de água quente e um tanque de água fria, e os tanques compreendem um medidor de nível 16 com alerta via LED e alerta sonoro para indicação dos estágios de preenchimento a indicação o bip pra indicar estágios, podendo ser, por exemplo, um alerta por meio de LED verde e dois bips sonoros quando o tanque atingir a capacidade totalmente preenchida; uma indicação com LED amarelo, quando o tanque estiver na metade de sua capacidade; e uma indicação em LED vermelho e um bip sonoro, quando o tanque estiver vazio. Tais indicações podendo ser acompanhadas de representações gráficas descrevendo cada um destes estágios. Adicionalmente, os alarmes sonoros podem ser programados por meio da interface gráfica 15 para serem silenciados por um intervalo de tempo (soneca) ou permanentemente.

[051 ] Dando sequência a geração do fluxo de ar, há uma etapa adicional de filtragem realizada por elemento de filtragem do tipo HEPA. O elemento de filtragem do tipo HEPA é um filtro de alta eficiência, que limita a passagem de partículas maiores do que 0,3 pm.

[052] Em uma realização preferencial, ao fim do trajeto no interior da estrutura de carenagem, o fluxo de ar gerado pode ser direcionado por um elemento direcionador 14, preferencialmente, posicionado na porção do leito próxima a cabeça do paciente, como visto na figura 4. Este elemento direcionador 14 é, em uma realização preferencial, definido por uma superfície móvel na saída de fluxo de ar da estrutura de carenagem. Ainda, preferencialmente, este direcionador tem angulação ajustável a partir de associação com um dispositivo de atuação que atua em resposta a um sistema servo-controlado constituinte do leito e posiciona o elemento direcionador 14 de acordo com os parâmetros de operação definidos para o leito.

[053] Aqui é importante deixar claro que, para gerar a camada de ar isolante sobre o corpo do paciente, o fluxo de ar pode ter velocidade variável de acordo com as definições de operação do dispositivo para sucção de ar e o fluxo de ar pode ter direção variada de acordo com as definições de operação do elemento direcionador de ar 14.

[054] Adicionalmente a toda descrição acima, o leito da presente invenção de destaca por compreender pelo menos um sensor de pele 2 capaz de medir a temperatura de pele do paciente, definindo um primeiro parâmetro de temperatura do paciente, e pelo menos um sensor retal 3 capaz de medir a temperatura retal do paciente, definindo um segundo parâmetro de temperatura do paciente.

[055] Adicionalmente, o leito da presente invenção compreende pelo menos uma interface gráfica 5 de interação com o usuário, operacionalmente conectada a um sistema servo-controlado que ajusta parâmetros de temperatura e umidade do fluxo de ar com base nas informações obtidas por pelo menos um entre o sensor de pele 2 e o sensor retal 3, e parâmetros pré-determinados pelo usuário. Preferencialmente, a interface gráfica 5 de interação com o usuário é uma tela sensível ao toque, como visto na figura 5.

[056] Vale citar que o leito pode compreender botões físicos, como o botão de liga/desliga da figura 5.

[057] Em uma realização preferencial, a interface gráfica 5 de interação com o usuário pode estar, também, conectada a uma unidade de processamento interna do leito ou, remotamente, a um computador. Ainda, em uma realização preferencial, o leito da presente invenção pode compreender meios adicionais de transmitir e receber informações, como exemplo: antenas WiFi, dispositivos bluetooth, conexões para cabos de rede, conexões USB, conexões para cartão de memória ou qualquer outra tecnologia de comunicação disponível.

[058] Como mostrado na figura 2, o leito em questão compreende pelo menos dois sensores de temperatura que são especialmente providos para obter informações diretamente do paciente. Mais precisamente, o sensor de pele (2) e o sensor retal (3) são parte integrante do leito, obtendo informações do paciente, fornecendo tais informações ao próprio leito e permitindo ajustes e controles diretamente no dispositivo por meio da interface gráfica 5 de interação com o usuário. Mais precisamente, durante a operação do leito, os valores de temperatura do paciente obtidos pelo sensor de pele 2 e pelo sensor retal 3 podem ser visualizados pelo profissional de saúde na interface de interação com o usuário 5. De forma similar, o profissional de saúde pode inserir os valores de temperatura que desejados.

[059] Em uma concretização preferencial, pelo menos um sensor de pele 2 mede a temperatura periférica do paciente e pelo menos sensor retal 3 mede a temperatura central do paciente.

[060] Como já citado, a interface gráfica 5 de interação com o usuário está conectada a um sistema servo-controlado que controla parâmetros de temperatura e umidade do fluxo de ar, ou seja, o sistema servo-controlado automatiza os parâmetros de operação do leito com base nas informações retiradas do paciente e/ou com base nas informações fornecidas pelo profissional de saúde ai dispositivo (leito) e, tal conexão pode se dar por meio cabeado e/ou por meio de conexão sem fio, em especial do tipo bluetooth.

[061 ] Deste modo, há um controle fino, exato e constante das condições de operação do leito hospitalar, evitando, por exemplo, variações indesejadas de temperatura e umidade do fluxo de ar. Ainda, esta automatização da operação do leito permite, se plausível, a ausência do profissional de saúde no ambiente em que o paciente se encontra.

[062] Por fim, é importante destacar que o sistema servo controlado possui ação sobre quaisquer componentes do leito em questão, a fim de garantir a correta operação deste.

[063] Finalmente, o leito aqui proposto pode compreender elementos adicionais e auxiliares, como visualizado nas figuras 2 e 4. A exemplo de pelo menos uma prateleira 7, pelo menos um gaveteiro 9, estrutura de suporte para dispositivos médicos 6, pelo menos uma régua para fixação de acessórios 10, pelo menos um suporte para soro e/ou bomba peristáltica 11 , pelo menos uma bandeja de raio-X 13, disposta em uma região abaixo do colhão 1 , e barreiras de proteção 15. Estes elementos não são essenciais a operação do equipamento (o leito é operacional sem a presença destes elementos), mas auxiliam no dia-a-dia hospitalar.

[064] É importante ressaltar que a descrição acima tem como único objetivo descrever de forma exemplificativa a concretização particular da invenção em questão. Portanto, torna-se claro que modificações, variações e combinações construtivas dos elementos que exercem a mesma função da mesma forma para alcançar os mesmos resultados, continuam dentro do escopo de proteção delimitado pelas reivindicações anexas.

Realização preferencial - utilização do leito

[065] O leito da presente invenção foi desenvolvido para a utilização em Unidades de Terapia Intensiva e/ou Centro de Terapia Intensiva, Salas Cirúrgicas e/ou Obstétricas.

[066] O Leito da presente invenção tem como função promover o controle de temperatura do paciente. Utilizando um sistema servo controlado, tem-se a garantia de precisão deste controle conforme normas aplicáveis.

[067] O isolamento do paciente é feito através de fluxo laminar de ar e o uso de um filtro HEPA (alta eficiência em retenção de partículas), o qual garante a retenção de 99,95% de partículas maiores que 0,3 pm.

[068] Possui sistema articulado com atuadores para inclinação do colchão (1 ), em especial para possibilitar a obtenção da posição de Trendelenburg e Reverso- Trendelenburg. Variação de +15° a -15° de inclinação. A inclinação podendo ser controlada a partir da interface gráfica 5 de interação com o usuário.

Realização preferencial - estrutura mecânica

[069] Estrutura de Carenagens: fabricadas em aço carbono galvanizada e/ou pintadas com tinta epóxi por processo de pintura eletroestática, aço inoxidável e/ou alumínio.

Realização preferencial - estrutura elétrica

[070] Alimentação em 127V ou 220V (corrente alternada, 50Hz ou 60Hz). Tolerância da alimentação: ± 10%. Chave geral ON/OFF com disjuntor na entrada. Placa de controle, acionadores, sensores e ventilador são alimentados na tensão de 24V contínua. Interface de controle é alimentado em tensão de 5V contínua.

Realização preferencial - sensor de temperatura de pele

[071 ] Instrumento que mede a temperatura da pele do paciente. Comprimento máximo: 1 ,5 metros. Termistor: l Ok ohms. Cor do terminal: azul.

Realização preferencial - sensor de temperatura retal (esofágico):

[072] Instrumento que mede a temperatura central do paciente. Comprimento máximo: 1 ,5 metros. Termistor: l Ok ohms. Cor do terminal: amarelo.

Realização preferencial - definições de temperatura

[073] Temperatura de controle: temperatura de ajuste desejada e selecionada pelo usuário.

[074] Temperatura média no leito: temperatura medida no centro do colchão e a 10 cm de altura do mesmo.

[075] Estabilidade de temperatura: condição em que a temperatura do média no leito não varia mais do que 1 ,0°C por um período de uma hora.

[076] Sobre elevação da temperatura: valor de temperatura que excede a temperatura de controle antes da condição de estabilidade de temperatura do sistema ser atingida, a sobre elevação pode ocorrer toda vez que existe mudança da temperatura de controle

[077] Tempo de elevação da temperatura: tempo necessário para que a temperatura média no leito seja elevada em 11 °C, quando a temperatura de controle do ar for programada para no mínimo 12°C acima da temperatura ambiente.

Realização preferencial - Aquecimento Terapêutico

[078] A temperatura desejada pode ser ajustada à critério do usuário, clicando em um botão “set point”. A variação de temperatura é de 0,1 °C

[079] Para o aquecimento terapêutico com o sensor microambiente (ar) como referência as faixas de temperatura são: (i) normal: de 20°C a 37°C; e (ii) especial: de 37,1 °C a 39°C.

[080] É possível alterar o sensor de referência do sensor de microambiente (ar) para o sensor de pele clicando na área do sensor de pele. Para o aquecimento terapêutico com o sensor de pele como referência as faixas de temperatura são; (i) normal: de 34°C a 37,5°C; e (ii) especial: de 37,6°C a 39°C.

[081 ] Para qualquer alteração de temperatura alvo, em especial para temperaturas acima ou abaixo dos limites predefinidos para cada aplicação específica, tal alteração pode ser condicionada a digitação de uma senha e exigindo confirmação, e os valores inseridos que estejam fora da faixa padrão ficam apresentados, na interface gráfica 5 de interação com o usuário, em cores destacadas.

[082] As principais realizações da presente invenção foram detalhadas acima para interpretação das proteção requerida, conforme teor das reivindicações anexas