Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BLISTER CAP FOR DRINKING GLASSES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/140617
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model relates to a blister for packaging tablets, capsules, powdered or liquid medicaments, without being limited thereto; designed with the suitable shape, it can work as a medicament blister and also as a cap for a water-glass. This invention pertains to the pharmaceutical industry, especially to medicaments swallowed with a liquid, with water as the best indicated auxiliary and/or diluting liquid.

Inventors:
FERNANDES ROSANGELA MADALENA DE CARVALHO (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000011
Publication Date:
November 17, 2011
Filing Date:
January 11, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FERNANDES ROSANGELA MADALENA DE CARVALHO (BR)
International Classes:
B65D51/28; B65D25/08; B65D75/36; B65D81/32
Domestic Patent References:
WO2007017911A12007-02-15
Foreign References:
NL1021189C12004-02-03
US6564934B12003-05-20
EP1710169A12006-10-11
Attorney, Agent or Firm:
ARAÚJO, Nizete Lacerda (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- "Blister Tampa Para Copos", para acondicionamento e preservação de medicamento de uso da indústria farmacêutica, caracterizado por ser constituído de um blister (1 ) fabricado em alumínio, plástico, sem restringir, com a quantidade e forma farmacêutica de medicamento desejada, moldado em forma de tampa de copo; ter acoplado um, dois ou mais copos (6), não restritivo, cuja tampa será o blister (1), com haste (4) para ligar um (s) copo (s) ao (s) outro (s).

2- "Blister Tampa Para Copos", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por constituir-se de um blister (1 ) para medicamentos (2) em formato próprio para tampar um copo ou conjunto de dois, ou mais copos, unidos por hastes de fixação (4).

3- "Blister Tampa Para Copos", de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado pelo fato do blister (1) poder possuir formas diversas, funcionar como blister (1 ) e como tampa de um copo (6) com água (5), que poderá ter o formato redondo, quadrado, retangular ou outro que se deseje.

Description:
"BLISTER TAMPA PARA COPOS"

Refere-se o presente modelo de utilidade a um blister para acondicionamento de comprimidos, cápsulas, medicamentos em pó ou líquidos, sem restringir, que projetado em formato apropriado, funcionará como tampa para um copo com água.

Este invento diz respeito à indústria farmacêutica, especialmente àqueles medicamentos ingeridos com auxílio de líquido, tendo a água como o auxiliar e ou diluidor mais indicado.

Atualmente existe um grande consumo de medicamentos em geral pelas pessoas e comumente elas trazem consigo, pelo menos algum tipo de analgésico e/ou medicação de uso contínuo, nos seus pertences pessoais do dia a dia. As causas são as mais diversas, desde uma maior frequência aos consultórios médicos e acesso aos serviços de saúde pública, passando por um maior poder aquisitivo da população a até mesmo a necessidade de administração medicamentosa em horários rígidos, por exemplo.

Além do que muitas pessoas são acometidas por crises de dor e mal estar a qualquer hora do dia ou da noite, o que as obriga a carregar medicamentos debeladores de tais crises em suas bolsas e também em seus carros, mantendo ainda, estoques de emergência também em casa e no local de trabalho.

Diversos tipos e modelos de blisters para administração de medicamentos pelas pessoas já são do conhecimento do estado da técnica e sua adoção representa um recurso importante e moderno na embalagem e preservação de medicamento, o que em muito contribui para o tratamento e prevenção das doenças. As apresentações dos medicamentos em geral, são na nranHo maioria fe-ita¾ e-m Hli¾te-r« nroHi ITÍHOQ Ho alumínio o nláctiro contendo na maioria das vezes, duas ou quatro unidades, além de outros que

i

são apresentados em quantidades maiores dentro de caixas ou mesmo em frascos.

Nem sempre é possível para o usuário dispor de água ou outro líquido próprio no horário de ingerir um medicamento, assim como é comum o mesmo ser surpreendido por dores e/ou mal estar em horários e locais que dificultam a ingestão da medicação, por falta de água ou algum outro líquido que facilite a deglutição da mesma, como quando se encontra fora de casa, em reuniões, em viagem, só para citar alguns exemplos.

São situações em que o medicamento está disponível, mas a sua ingestão, por prescrição médica ou para atenuar um mal súbito requer o acompanhamento da água que não se encontra disponível, requerendo a sua aquisição fora do local onde se encontra o paciente. Algumas vezes existem fatores que dificultam essa aquisição, como distância, horários de funcionamento do comércio, disponibilidade do produto, locais para estacionar condições do paciente, dentre outros, deixando a pessoa com dificuldades, e algumas vezes até impossibilitada, para tomar a medicação por falta principalmepte de um copo de água.

A utilização de blister para acondicionamento de medicamento vem se tornando popular na indústria farmacêutica, principalmente quando esse medicamento vem em forma de comprimido, cápsula, pó ou líquidos.

Porém, o estado da técnica não apresenta nenhuma inovação que solucione o problema da disponibilidade simultânea do medicamento blisterizado e da água para a sua ingestão, que é o objeto do pedido de patente que aqui se descreve.

Em busca realizada em bancos de patentes verificou-se a proteção por patentes a tecnologias referentes ao blister considerado em si mesmo, sem outras preocupações com o seu avanço e desenvolvimento. No geral tais inventos descrevem uma estrutura de acondicionar medicamentos em diversas formas e algumas vezes com o objetivo de oferecer segurança à manipulação por crianças. Por exemplo:

O PCT/US2009/03 se refere a uma dosagem sólida de um suplemento nutricional com uma garrafa de água.

As EP0393942A1 , EP0940353 A1 , descrevem a construção de um blister para medicamentos, assim como a CA2516324, a US005806679A, a US005129527A, a FR2750403-A1. Por sua vez a US 2005/0172962 A1 descreve um blister para uso com um aparelho de inalação.

Não foi detectado na busca realizada nos bancos de patentes nenhum invento com as características do que ora se apresenta. Nem tampouco na literatura especializada sobre o assunto.

O invento aqui descrito se refere a um blister que se adéqua como tampa para copo contendo água potável e que pode ser transportado facilmente.

O "Blister Tampa Para Copos" objetiva solucionar o problema de não se dispor simultaneamente do medicamento e do líquido, dificultando a sua ingestão. Ele acopla o blister com medicamento a um copo com água e assim permite que nos momentos de necessidade de tomar uma medicação, a pessoa passe a ter disponível o medicamento e também a água, evitando os possíveis transtornos e desvantagens descritos.

O presente invento apresenta inovação aperfeiçoando e desenvolvendo o estado da técnica ao disponibilizar em um mesmo produto o medicamento a ser ingerido e um copo com água para essa ingestão.

Ele é caracterizado por conter um blister com a quantidade de medicamento desejada, na forma desejada, seja comprimido, cápsula, pó, líquido ou outras formas farmacêuticas, moldado em forma de tampa de copo, o qual servirá não apenas como blister, mas também como a tampa de um copo com água. Caracteriza-se ainda, por conter um copo, do tamanho desejado, ou ter acoplado por hastes, dois ou três copos, não restritivo, cujas tampas de cada um deles será o "Blister Tampa para Copos" estando portanto, os copos ligados um (s) ao (s) outro (s), bastando romper a haste na hora da sua utilização,

Assim, quando uma pessoa for utilizar um comprimido do "Blister Tampa Para Copos", ela deverá retirar um dos copos, bastando para isso remover a haste que haverá entre os copos girando o corpo do copo que deseja utilizar, rompendo a haste que liga um corpo do copo ao outro, ou aos outros, dependendo de quantos copos esse conjunto possa ter. O "Blister Tampa Para Copos" deve ser constituído dos mesmos materiais utilizados nos blisters para medicamentos, ou seja, alumínio e plástico, não restritivo. Pode oferecer formatos para diversos números de comprimidos ou cápsulas, como por exemplo, para duas unidades, três ou até quatro unidades, conjugando as quantidades do medicamento à quantidade de copos do conjunto.

Dessa maneira, o usuário terá em mãos um pequenino copo com água e um comprimido preso a sua tampa e o restante do conjunto, que deverá ser guardado para outra necessidade ou outra ingestão.

O "Blister Tampa Para Copos" poderá também acondicionar medicamentos em pó, como os utilizados para tratamento de acides estomacal e mesmo dosagens de medicamentos líquidos que requerem a adição de água antes do consumo.

Além de solucionar o problema existente, o qual dificulta e às vezes até impede a administração de medicamentos à parte da população, o "Blister Tampa Para Copos" apresenta ainda a vantagem de oferecer a comodidade de se dispor, ao mesmo tempo, em um mesmo produto, do medicamento e da água para a sua ingestão, o que proporciona maior conforto e tranquilidade ao se fazer uso de uma medicação, com segurança para o profissional de saúde, o paciente e para o sistema de saúde que encontrará mais uma forma de garantir a ingestão dos medicamentos prescritos e assim melhorar a saúde da população.

Apresenta também a vantagem para as clínicas e hospitais poderem oferecer a seus pacientes em situações emergenciais, ou não, uma medicação protegida pelo blister e pronta para o uso com comodidade e segurança.

O invento descrito pode ser complementarmente compreendido através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde:

A FIGURA 1 representa uma vista superior do "Blister Tampa Para Copos" (1 ), com um comprimido (2) entre as faces do blister e a aba de abertura (3). A FIGURA 2 representa uma vista lateral dos copos (6) contendo duas unidades de medicamentos (2), estando esses copos (6) unidos por duas hastes (4). O Blister Tampa Para Copos (1 ) possui uma aba (3) para ser puxada quando houver necessidade de uso, que irá retirar o blister (1) da abertura do copo (6), liberando assim o uso da água (5) para a deglutição.

A FIGURA 3 representa os copos separados antes da utilização de um deles. Bastará girar os copos para separá-los e utilizá-los.

A FIGURA 4 representa o "Blister Tampa Para Copos" (1 ) com a haste para remoção (4) e o medicamento (2) entre o blister (1 ).

A FIGURA 5 representa os copos (6) já separados e um deles já sem o blister, com destaque para a haste (4) de junção deles.

A FIGURA 6 representa uma vista lateral "Blister Tampa Para Copos" (1 ) após ser retirada do copo (6).

A FIGURA 7 representa o "Blister Tampa Para Copos" (1) agora cortado pelas mãos do usuário e tendo o medicamento (2) sendo retirado.

A FIGURA 8 representa uma vista superior do "Blister Tampa Para Copos" (1 ), contendo um conjunto de 03 copos (6), com medicamentos (2) unidos por hastes (4).

A FIGURA 9 representa uma vista lateral do "Blister Tampa Para Copos" (1 ), contendo um conjunto de 03 copos (6), com medicamentos (2) unidos por hastes (4).

A FIGURA 10 representa uma vista lateral do "Blister Tampa Para Copos" (1 ), contendo apenas dois blisters, já que um foi retirado para uso. Os dois blisters restantes deverão ser guardados para as necessidades futuras.

A FIGURA 11 representa uma vista lateral do "Blister Tampa Para

Copos" (1 ) que foi removido do conjunto de três com a finalidade de ser utilizado.

Com referência a este invento se pode verificar que o "Blister Tampa Para Copos" (1 ) oferece a comodidade de se ter água (5) junto ao medicamento (2) quando se precisar, evitando transtornos que poderão ocorrer quando houver necessidade de se tomar um medicamento. O "Blister Tampa Para Copos" (1 ) pode estar fixado em um copo único, em copos que formam conjuntos de dois ou mais copos para medicamentos (2), com volumes diversos de líquidos, preferencialmente a água (5). Os medicamentos (2) poderão ser em forma de comprimidos, cápsulas, pós, líquidos e outras formas farmacêuticas, possuindo duas ou mais faces de alumínio ou plástico, não restritivo, que irão proteger a medicação (2).

Para a sua utilização, bastará quebrar a haste de junção dos copos, torcendo-os e depois puxar a aba (3), como num copo descartável de água, remover o blister (1 ) e depois rasgá-lo para a retirada do medicamento (2), fazendo a seguir o uso que for recomendado.

Torna-sè, portanto, clara a importância e relevância do invento descrito, inovando o estado da técnica, aperfeiçoando o sistema de saúde do país por assegurar e facilitar o cumprimento da prescrição médica referente à ingestão de medicamentos que requerem água como acompanhamento.