Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BOWL WITH UNPOPPED CORN SEPARATING LID DESIGNED FOR PREPARING POPCORN INSIDE THE BOWL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/155581
Kind Code:
A1
Abstract:
The utility model patent to a bowl with unpopped corn separating lid designed for preparing popcorn inside the bowl has manifold uses, since it can be used as a container for popcorn (4), a separator for unpopped corn (5) and for popping corn (3) inside the bowl. It is also possible for the user to make popcorn inside the bowl (1), using a plate (6) suitable for microwave ovens supported on inner supports (7).

Inventors:
WADIH ANTONIO GARIOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000124
Publication Date:
October 24, 2013
Filing Date:
April 18, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
WADIH ANTONIO GARIOS (BR)
International Classes:
A23L1/18; A47G19/30; A47J36/02; A47J43/22
Foreign References:
US20060289524A12006-12-28
US4942277A1990-07-17
US8123045B22012-02-28
BRMU8802943U22010-09-28
US4963374A1990-10-16
US4563561A1986-01-07
US4457435A1984-07-03
US4445427A1984-05-01
US5215196A1993-06-01
US20090050633A12009-02-26
BRMU8802947U22010-09-28
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. "BACIA COM TAMPA SEPARADORA DE PIRUÁS PROJETADA PARA O PREPARO DE PIPOCAS EM SEU INTERIOR" é caracterizada por ser constituída de uma bacia (1), fabricada com um tipo de material adequado para estourar o milho de pipoca em seu interior dentro do forno de micro-ondas. A pipoca estourada (4) geralmente vem acompanhada dos piruás, os grãos nãos estourados (5). A tampa (2) que possui furos (redondos, retangulares, etc), especialmente projetados, separa o piruá (5) da pipoca (4) após movimentos adequados de sacudir. Caso não queira estourar a "pipoca" em contato com o material da bacia (1), tem como opção, utilizar um prato (6), apropriado ao forno micro-ondas, para realizar também o mesmo preparo que foi feito da "pipoca" no interior da bacia (1). Colocando a "pipoca" com o óleo, por exemplo, dentro do prato (6) e apoiando o prato nos suportes internos (7) especificamente projetados e resistentes para esse fim. Após o estouro dos milhos de pipoca (3), retira-se o prato (6), e utiliza-se dos mesmos movimentos de sacudir a bacia com a tampa (2), fechada e de cabeça para baixo, eliminando os piruás (5) da pipoca (4). A bacia (1) possui os suportes externos (8), seus "pés" apropriadamente projetados para apoiar-se principalmente no prato do forno de micro-ondas.

Description:
"BACIA COM TAMPA SEPARADORA DE PIRUÁS PROJETADA PARA O PREPARO DE PIPOCAS EM SEU INTERIOR"

A presente patente de modelo de utilidade tem por objetivo um modelo de bacia de pipoca para uso doméstico, comerciais e similares, cuja original construção tem o propósito de melhorar a sua utilização e eficiência em relação aos similares existentes. Graças às suas especiais características construtivas e de utilização, que além de ser um depósito de pipoca e um separador de piruás, consegue ser uma bacia adequada para fazer a pipoca em seu interior.

Depois de estourados os grãos de milho de pipoca nas pipoqueiras tradicionais, panelas comuns, elétricas... As pipocas são colocadas nas chamadas "bacias de pipocas" (bacias, potes, travessas, etc). Estas "bacias" têm a simples função de servir como recipiente para receber a pipoca que vem sempre acompanhada com os chamados piruás, os grãos que não estouram. Estes grãos que não estouraram e estão juntos com a pipoca, são inconvenientes para o consumo humano, por causa da sua resistência e dureza, podendo causar diversos danos à saúde humana como o risco de quebrar dentes, obturações, raízes, etc. A patente MU8802943-3 faz com eficiência a separação dos piruás, grãos não estourados das pipocas. Porém, não possui suportes específicos internos, para apoiar pratos que dão a opção de fazer a pipoca sobre ele dentro do forno de micro-ondas.

Com o intuito de solucionar tais inconvenientes, desenvolveu-se a "Bacia com tampa separadora de piruás projetada para o preparo de pipocas em seu interior" na qual, a "pipoca" que antes era preparada separadamente da bacia nas pipoqueiras tradicionais, agora é preparada no interior da própria bacia. Esta bacia é levada ao forno de microondas para estourar os grãos de milho. Depois de feita a pipoca, os grãos de milho que não estouraram (piruás) são retirados através da tampa especialmente projetada. Evitando certos inconvenientes à saúde humana como: o risco da quebra de dentes, quebra de restaurações e também lesões nas raízes dos dentes, etc. Tem como característica principal a função de estourar a pipoca no interior da própria bacia, no forno de micro-ondas. Sendo a "Bacia com tampa separadora de piruás projetada para o preparo de pipocas em seu interior", fabricada com um tipo de material adequado e resistente para essa função. A bacia é apropriada para todo o processo de fabricação de pipocas, por exemplo, o estouro dos grãos de milho com a manteiga ou óleo em seu interior sob o efeito das ondas de micro ondas, suportando assim, as altas temperaturas. Caso o usuário não queira fazer a pipoca em contato direto com o material da bacia, ou o material dessa bacia não for apropriado para entrar em contato diretamente com os grãos de milho da pipoca em seu interior, utilizaremos um prato comum apropriado ao micro ondas, onde serão colocados os grãos de milho da pipoca com o óleo ou margarina... Esse prato se apoiará nos suportes internos, especificamente projetados e resistentes para esse fim. Eliminando de vez, o uso de pipoqueiras, panelas...

Vários tipos de materiais são empregados na fabricação de bacias usadas em forno de micro-ondas, mas nem todos os materiais que são utilizados na fabricação das bacias podem entrar em contato direto com a temperatura de estouro dos referidos grãos de milho de pipoca e o óleo quente ou manteiga ou margarina, etc. Porém, se essas bacias forem fabricadas com esses suportes internos, possibilitarão a fabricação de pipocas sobre o prato no seu interior.

Além disso, esta "Bacia com tampa separadora de piruás projetada para o preparo de pipocas em seu interior" possui uma tampa especialmente projetada para a retirada de todos os piruás, excessos de sal e temperos. Essa vasilha tem muitas outras utilidades domésticas, servindo para lavar frutas, verduras, legumes... Eliminando a água suja e também todo o excesso de água limpa através da sua tampa furada, é uma vasilha de múltiplas utilidades servindo também para armazenar frutas, pães, etc.

O modelo de "Bacia com tampa separadora de piruás projetada para o preparo de pipocas em seu interior" poderá ser mais bem compreendida através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde: Fig. 1 - vista em perspectivas da bacia, tampa separadora e prato;

Fig. 2 - vista em perspectivas da bacia de pipoca com grãos de milho e com a tampa separadora de piruás, atuando na retirada de piruás;

Fig. 3 - vista em perspectivas da bacia de pipoca utilizando um prato no seu interior com grãos de milho de pipoca e atuando na retirada de piruás;

De acordo com as figuras em anexo, o modelo de "Bacia com tampa separadora de piruás projetada para o preparo de pipocas em seu interior", objeto da presente patente consiste essencialmente de: bacia (1), tampa separadora de piruás (2), grãos de milho (3), as pipocas (4), piruás (5), prato (6), suportes internos (7), suportes externos (8), suportes da tampa (9).

Descrevendo mais detalhadamente a patente de modelo de utilidade, temos uma bacia (1), onde são colocados os grãos de milho (3) no seu interior, com o que for preciso para executar o seu estouro, ou seja, fazer a pipoca. Estes grãos, depois de um tempo determinado, são elevados a certa temperatura através das micro-ondas do forno e estouram. Assim obtemos as pipocas (4) acompanhadas de piruás (5). A bacia (1) possui uma tampa (2) com perfurações especialmente dimensionadas (redondas, retangulares, etc.) para separar os grãos não estourados (piruás). Feita a pipoca (4) acompanhadas de piruás (5) no interior da bacia (1), basta tampar a bacia (1) com a tampa (2), virar o conjunto com as perfurações para baixo e sacudir adequadamente até eliminar os piruás (4), como mostra a fig. 2.

Podemos realizar também o mesmo processo de fazer pipocas, só que desta vez, utilizando como opção um prato comum para forno micro-ondas (6), onde serão colocados os grãos de milho (3) para não entrarem em contato diretamente com a bacia (1). O prato (6) será colocado sobre os suportes internos (7) especialmente projetados na bacia (1). Depois de feita a pipoca (4), retiramos o prato (6). O prato (6) é uma opção de uso, pois ele serve para reter, por exemplo, o excesso de óleo e outros produtos como o açúcar, chocolate, colocado com o milho de pipoca. Após a retirada do prato (6), podemos realizar o mesmo procedimento de retiradas de piruás, citado no parágrafo anterior. Tampamos a bacia (1) com a tampa (2), viramos o conjunto com as perfurações para baixo e sacudimos adequadamente para eliminarmos os piruás, grãos não estourados (5), de acordo com a figura (3).

Os suportes internos (7) também servem para o usuário segurar a bacia (1) pelo lado de fora dando maior aderência e fixação. A quantidade de suportes internos (7) é determinada pelo tipo de material empregado na confecção da bacia (1). Essa bacia (1) ainda possui suportes externos, "pés" (8) especialmente projetados, em sua base, para produzir pipocas dentro de um forno micro-ondas. Umas das funções dos pés (8) são de distanciar a bacia (1) do prato do forno micro-ondas. A tampa (2) tem suportes (9) que servem de pés em sua superfície para apoiar a bacia (1), encaixada na tampa (2) de cabeça para baixo. Dando a bacia (1) estabilidade, apoio e a opção de eliminar a água ou outro produto por gravidade.