Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BREWING DEVICE WITH EASY ACTUATION AND PROCESS OF PREPARING A BEVERAGE BY MEANS OF SAID BREWING DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/209635
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a brewing device (1) designed to collect capsules (2) from machines (3) for preparing beverages, for example espresso coffee and the like. The brewing device (1) comprises a movable structural part (42) designed to move vertically relatively to a fixed structural part (41), and a corresponding collection component (7) associated with the movable structural part (42) and designed to move downwards and upwards at a slant over a first section and vertically over a second section, relatively to the fixed structural part (41), wherein movement in the end region of the second section causes the collection component (7) to move forwards relatively to the prevailing direction of movement, towards the front part of the machine (3) for preparing beverages. The present invention further relates to a method for preparing beverages, using a brewing device (1).

Inventors:
FREIRE FALCÃO TELES CARAMELO, Daniel (Avenida Dom Rodrigo da Cunha Nº14, 1º B, 1700-141 Lisboa, 1700-141, PT)
QUITÉRIO GARCIA CARVALHO, Agostinho Miguel (Urbanização Santa Clara, Lote 9 Habitação, Parceiros 2400-441 Leiria, 2400-441, PT)
Application Number:
PT2017/000011
Publication Date:
December 07, 2017
Filing Date:
May 18, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
WEADD, LDA. (Edificio Open - Rua da Bélgica, Lote 18 - Zona Industrial, 2430-028 Marinha Grande, 2430-028, PT)
International Classes:
A47J31/36
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Dispositivo de extração (1) adaptado para recolha de cápsulas (2) em máquinas de preparação de bebidas (3), o referido dispositivo de extração (1) compreendendo:

- uma disposição estrutural (4) compreendendo uma parte estrutural fixa (41) e uma parte estrutural móvel ( 42 ) ;

- um elemento de recolha (7) proporcionado no interior e associado à referida parte estrutural móvel (42) de modo que pode girar relativamente a esta;

- o referido elemento de recolha (7) compreendendo uma parte que apresenta uma parede lateral de recolha (71) de secção transversal circular de modo que circunda pelo menos a maior parte da extensão circular da parede lateral das referidas cápsulas (2) ,

caracterizado

por a referida parte estrutural móvel (42) ser adaptada de modo que pode ser deslocada segundo uma direção vertical relativamente à referida parte estrutural fixa

(41), e por o respetivo elemento de recolha (7) ser adaptado de modo que é deslocado numa direção inclinada num primeiro troço e numa direção vertical num segundo troço relativamente à referida parte estrutural fixa

(41), no sentido do movimento de cima para baixo, e vice-versa, sendo que o deslocamento na região terminal do referido segundo troço determina um deslocamento do referido elemento de recolha (7) para a frente relativamente à direção prevalecente do respetivo curso de deslocamento e na direção da parte frontal da máquina (3) de preparação de bebidas.

2. Dispositivo de extração (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida parte estrutural fixa (41) apresentar pelo menos uma, de um modo preferido duas projeções (46) proporcionadas num plano posterior adjacente ao plano de deslocamento do referido elemento de recolha (7) e numa posição correspondente à região final do curso de deslocamento realizado pela referida parte estrutural móvel (42), sendo que a referida pelo menos uma projeção (46) é adaptada de modo a desviar o referido elemento de recolha (7) adicionalmente para a frente.

3. Dispositivo de extração (1) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a referida projeção

(46) ser proporcionada com uma forma de tipo cunha.

4. Dispositivo de extração (1) de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por a referida parte estrutural fixa (41) compreender partes laterais fixas (411) que apresentam elementos de guia fixos

(47) , de um modo preferido proporcionados nas respetivas faces laterais viradas para o exterior, adaptados de modo que conduzem as faces laterais da referida parte estrutural móvel (42) ao longo do respetivo curso de deslocamento.

5. Dispositivo de extração (1) de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado por o referido elemento de recolha (7) apresentar dois elementos de apoio (75) proporcionados diametralmente opostos relativamente à parede lateral de recolha (71), sendo que os referidos elementos de apoio (75) se desenvolvem segundo uma extensão e apresentam ressaltos na extremidade distai adaptados de modo que engrenam em elementos de condução (45) proporcionados nas referidas partes laterais fixas (411) .

6. Dispositivo de extração (1) de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado por a referida parte estrutural fixa (41) compreender partes laterais fixas (411) apresentando respetivos elementos de condução (45) que se desenvolvem de forma obliqua relativamente à direção prevalecente do curso de deslocamento ao longo de um primeiro troço e de forma paralela à referida direção prevalecente do curso de deslocamento ao longo de um segundo troço, no sentido de cima para baixo das referidas partes laterais fixas (411) .

7. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por a referida parte estrutural móvel (42) ser adaptada de modo que pode ser empurrada em jeito de gaveta relativamente à parte estrutural fixa (41), contra a ação de elementos elásticos retiveis (5) de tipo clique-claque, numa direção prevalecente vertical de curso de deslocamento entre uma posição de aberto e uma posição de fechado do referido dispositivo de extração (1), e vice-versa, e por a referida disposição estrutural (4) proporcionar uma ligação fluida entre uma fonte de fluido a montante e uma descarga de bebida (6) a jusante, quando o dispositivo de extração (1) se encontra numa posição de fechado .

8. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por a referida parede lateral de recolha (71) compreender pelo menos uma parede lateral móvel (72) adaptada de modo que pode ser movida entre uma respetiva posição de fechado e uma posição de aberto, de modo a proporcionar uma abertura de passagem para a referida cápsula (2), e vice-versa.

9. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a referida parede lateral de recolha (71) compreender duas partes de parede móveis (72) dispostas adjacentes num lado orientado para baixo, e proporcionadas de modo que podem ser rodadas lateralmente para fora relativamente a um eixo central do elemento de recolha (7), de modo a proporcionar uma abertura de passagem de cápsula (2) na parte inferior da referida parede lateral de recolha (71), e vice-versa.

10. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por as referidas duas partes de parede móveis (72) serem retidas em respetivas primeiras extremidades de parede

(721) de modo que podem ser giradas de uma posição de fecho em que respetivas segundas extremidades de parede

(722) se encontram adjacentes, para uma posição de abertura em que as referidas segundas extremidades de parede (722) se encontram numa posição girada lateralmente para fora, desse modo abrindo a região inferior da referida parede lateral de recolha (71) numa extensão de afastamento suficiente para proporcionar que uma cápsula (2) possa cair por ação da força da gravidade para fora do referido elemento de recolha ( 7 ) .

11. Dispositivo de extração (1) de acordo a reivindicação 10, caracterizado por as referidas duas partes de parede móveis (72) serem impingidas por respetivos elementos elásticos (73) que exercem uma força elástica, em particular uma força elástica com componentes em direções opostas, de modo a reter as referidas duas partes de parede móveis (72) numa posição de fechado.

12. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por a referida parede lateral de recolha (71) apresentar projeções (74) em ambas as segundas extremidades de parede das referidas partes de parede móveis (72), sendo que as referidas projeções (74) se desenvolvem de modo que engrenam em nervuras de guia (43) proporcionadas na referida parte de base fixa (412) da referida parte estrutural fixa (41) .

13. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por a referida parte estrutural fixa (41) compreender um ressalto (75) , proporcionado de um modo preferido numa parte de base fixa (412), disposto numa posição correspondente à proximidade da extensão máxima de curso de deslocamento da referida parte estrutural móvel (42), sendo que o referido ressalto (75) é adaptado de modo que é ultrapassável pelas referidas projeções (74) mas proporciona um bloqueio destas relativamente à força exercida pelos referidos elementos elásticos retiveis (5) , quando as referidas projeções (74) são deslocadas para além do referido ressalto (44) .

14. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por a referida parte estrutural fixa (41) compreender nervuras de guia (43) , de um modo preferido numa parte de base fixa (412), proporcionadas de modo que se distanciam do eixo de simetria da referida parte de base fixa (412) ao longo de um primeiro troço, e se voltam a aproximar deste ao longo de um segundo troço, de forma simétrica relativamente ao referido eixo de simetria, conduzindo as referidas projeções (74) ao longo do referido primeiro troço de modo a gerar um afastamento entre as respetivas partes de parede móveis (72) contra a força elástica dos referidos elementos elásticos (73) .

15. Processo de preparação de um produto edivel, como por exemplo uma bebida, compreendendo os passos:

- proporcionar uma máquina (3) apresentando um dispositivo de extração (1), em particular um dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14,

- proporcionar o dispositivo de extração (1) numa posição de aberto em que uma respetiva parte estrutural móvel (42) se encontra deslocada verticalmente para cima relativamente a uma parte estrutural fixa (41) e ao demais chassis (8) de máquina,

- proporcionar uma cápsula (2) ao interior de uma parede lateral de recolha (71) de um elemento de recolha (7) associado à referida parte estrutural m móvel ( 42 ) ;

- empurrar a referida parte estrutural móvel (42) para baixo, contra a força elástica exercida por elementos elásticos retíveis (5) , desde a referida posição de aberto até em que os referidos elementos elásticos retiveis (5) atingem um respetivo ponto de retenção correspondente a uma posição de fechado;

- iniciar o processo de preparação de bebida, com obtenção da bebida a partir de uma descarga de bebida ( 6) ;

- empurrar adicional da referida parte estrutural móvel (42) para baixo para além do ponto de retenção dos referidos elementos elásticos retiveis (5) e de forma a deste modo a iniciar o movimento ascendente da referida parte estrutural móvel (42) atuado pelos referidos elementos elásticos retiveis (5) , desde a referida posição de fechado até à referida posição de aberto.

16. Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por o referido empurrar da parte estrutural móvel (42) para baixo determinar o movimento do elemento de recolha (7) ao longo de um respetivo curso de deslocamento compreendendo:

- um primeiro movimento do elemento de recolha (7) segundo uma direção obliqua para baixo e para a frente ao longo de um primeiro troço do curso de deslocamento,

- um segundo movimento do elemento de recolha (7) segundo uma direção vertical ao longo de um segundo troço do curso de deslocamento, e

- um terceiro movimento na região terminal do curso de deslocamento segundo uma direção para a frente.

17. Processo de acordo com a reivindicação 15 ou 16, caracterizado por o referido movimento ascendente da referida parte estrutural móvel (42) relativamente à referida parte estrutural fixa (41) determinar:

- um primeiro movimento de parte da parede lateral de recolha (71) de modo a proporcionar uma abertura suficiente para a saída da cápsula (7) para fora por ação da força de gravidade;

- um segundo movimento da referida parte da parede lateral de recolha (71) de modo a fechar a referida abertura de passagem.

Lisboa, 17 de Maio de 2017

Description:
DESCRIÇÃO

DISPOSITIVO DE EXTRAÇÃO COM ATUAÇAO AMIGÁVEL E PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE BEBIDAS ATRAVÉS DO REFERIDO DISPOSITIVO

DE EXTRAÇÃO

Campo da Invenção

A presente invenção refere-se ao campo dos dispositivos de extração que usam cápsulas na preparação de bebidas, como por exemplo café tipo expresso e similares .

A presente invenção refere-se ainda a um processo de preparação de bebidas através do referido dispositivo de extração .

Antecedentes da Invenção

0 estado da técnica inclui diferentes soluções de dispositivos de extração adaptados para uso de cápsulas na preparação de bebidas. Em certos casos, os dispositivos de extração são proporcionados no interior da máquina de preparação de bebidas. Nestes casos, a cápsula é introduzida no interior do dispositivo de extração quando este se encontra numa posição de abertura, colocada em posição de operação quando numa posição de fechado, e é depois ejectada para fora quando o dispositivo de extração é de novo aberto.

Nestes casos, um dos aspetos a considerar é o da simplicidade construtiva do dispositivo de extração, em particular, dos meios de transmissão de força de atuação do dispositivo de extração entre as posições de aberto e fechado, e vice-versa.

0 documento WO2016064290 (Al), submetido pela proponente deste pedido, revela um dispositivo de extração com uma disposição geral de tipo gaveta e que apresenta uma construção simples. Em particular, o documento revela um dispositivo de extração que é atuado manualmente sem recurso a dispositivos de transmissão de movimento do tipo alavanca, engrenagens ou similar, entre a posição de aberto e a de fechado, contra uma força elástica oposta, até atingir uma posição de fechado em que pode ser bloqueado contra a referida força elástica oposta .

Descrição Geral da Invenção

0 objectivo da presente invenção é o de proporcionar um dispositivo de extração adaptado para recolha porções de doses individuais, por exemplo na forma de cápsulas, pastilhas, ou similar, contendo uma substância edivel e a usar na preparação de um produto edivel, como por exemplo café tipo expresso e outras bebidas aromáticas, apresentando uma construção mais simples, com um movimento de atuação mais amigável.

0 objetivo acima é resolvido de acordo com a presente invenção através de um dispositivo de extração de acordo com a reivindicação 1.

Um objectivo relacionado da presente invenção é o de proporcionar um processo de preparação de bebidas mais fiável e de utilização mais ergonómica. 0 objetivo acima é resolvido de acordo com a presente invenção através de um processo de acordo com a reivindicação 15.

Descrição das Figuras

A presente invenção será em seguida explicada em maior detalhe com base em formas de realização preferidas e nas Figuras que se anexam.

As Figuras mostram, em representações esquemáticas simplificadas :

Figura 1: vista em perspectiva de uma máquina (3) de preparação de bebidas compreendendo uma forma de realização de dispositivo de extração (1) de acordo com a invenção;

Figura 2: vista em perspetiva explodida da forma de realização de dispositivo de extração (1) de acordo com a invenção;

Figura 3: vista de detalhe de uma parte da forma de realização de dispositivo de extração (1) representada na Figura 2;

Figura 4: vista de detalhe de uma outra parte da forma de realização de dispositivo de extração (1) representada na Figura 2;

Figura 5 : vista em perspetiva explodida da forma de realização de dispositivo de extração (1) de acordo com a invenção;

Figura 6: vistas de alçado de topo, lateral e frontal da máquina (3) de preparação de bebidas de acordo com a Figura 1 ;

Figura 7: vistas de corte da máquina (3) de preparação de bebidas de acordo com a Figura 1, numa posição de dispositivo de extração (1) aberto;

Figura 8: vistas de corte da máquina (3) de preparação de bebidas de acordo com a Figura 1, numa posição de dispositivo de extração (1) parcialmente fechado;

Figura 9: vistas de corte da máquina (3) de preparação de bebidas de acordo com a Figura 1, numa posição de dispositivo de extração (1) fechado ;

Figura 10: vistas de corte da máquina (3) de preparação de bebidas de acordo com a Figura 1, numa posição de dispositivo de extração (1) parcialmente aberto num movimento ascendente a partir da posição de fechado;

Figura 11: vistas de corte da máquina (3) de preparação de bebidas de acordo com a Figura 1, numa posição de dispositivo de extração (1) aberto.

Descrição de vima forma de realização preferida da invenção

Uma máquina (3) de preparação de bebidas - vide a Figura 1 - apresenta uma forma de realização preferida de dispositivo de extração (1) de acordo com a invenção que é atuado manualmente sem recurso a elementos de transmissão de força de tipo alavanca, engrenagem ou similar, e em interação com a ação de força elástica exercida por elementos elásticos retiveis (5) - vide a Figura 2.

A referida máquina (3) compreende um dispositivo de extração (1) incluindo uma disposição estrutural (4) que apresenta uma parte estrutural fixa (41) numa forma geral de tipo "U" aberto para cima, adaptada de modo que uma parte estrutural móvel (42) numa forma geral de tipo "U" aberto para baixo pode ser deslocada verticalmente, em jeito de gaveta, ao longo de um curso de deslocamento, entre uma posição de abertura e uma posição de fechado do referido dispositivo de extração (1), e vice-versa. A referida parte estrutural fixa (41) faz parte do chassis da máquina (3) , e prolonga-se de um modo preferido segundo a direção de profundidade como chassis da máquina

(3) enquanto suporte da caixa (8) da máquina (3) . Além disso, a parte frontal da máquina (3) é formada pela referida disposição estrutural (4) e descarga de bebida

(6) . A referida parte estrutural móvel (42) é adaptada de modo que, quando o dispositivo de extração (1) se encontra na posição de fechado, proporciona uma superfície exterior alinhada com a superfície exterior da restante caixa (8) da máquina (3) .

Como se pode melhor observar na Figura 2, o referido dispositivo de extração (1) inclui uma disposição estrutural (4) compreendendo uma parte estrutural fixa

(41) que, numa forma de realização preferida apresenta duas partes laterais fixas (411) e uma parte de base fixa (412), e uma parte estrutural móvel (42) .

Em particular, a referida parte estrutural móvel

(42) é adaptada de modo que pode ser empurrada em jeito de gaveta na parte estrutural fixa (41), contra a ação de elementos elásticos retíveis (5) de tipo clique-claque - não visíveis nesta imagem -, para baixo entre uma posição de aberto (correspondente à representada na Figura 1) e uma posição de fechado do referido dispositivo de extração (1), e vice-versa.

A referida disposição estrutural (4) proporciona uma ligação fluida entre um fonte de fluido a montante e uma descarga de bebida (6) a jusante, quando o dispositivo de extração (1) se encontra numa posição de fechado.

A referida parte estrutural móvel (42) compreende um elemento de recolha (7) numa forma geral de tipo tubular, copo, ou similar, adaptado para recolha de cápsulas (2) . 0 referido elemento de recolha (7) compreende uma parede lateral de recolha (71) definindo uma abertura orientada segundo uma direção geralmente horizontal e apresentando uma secção transversal que se desenvolve de forma circular relativamente a um eixo de central, de um modo preferido também de simetria, do referido elemento de recolha (7), de modo que circunda pelo menos a maior parte da extensão circular da parede lateral das referidas cápsulas (2).

Um dos problemas que se coloca é o da ejeção fiável da cápsula (2) . No caso de um dispositivo de extração (1) de acordo com a presente invenção, a referida parede lateral de recolha (71) compreende pelo menos uma parte de parede móvel (72) disposta numa lado orientado para baixo e adaptada de modo que pode libertar uma abertura de passagem para a cápsula (2), resultando numa ejeção da cápsula (2) para fora do referido elemento de recolha (7) por ação da força da gravidade. Em particular, a referida parte de parede móvel (72) é de forma vantajosa adaptada de modo que pode ser atuada por elementos de transmissão de força associados ao movimento da referida parte estrutural móvel (42) . Além disso, a referida parte de parede móvel (72) é de forma vantajosa adaptada de modo que pode ser movida de modo a abrir e a fechar a referida abertura de passagem para a cápsula (2), e por conseguinte o perímetro da referida parede lateral de recolha (71), em função do movimento da referida parte estrutural móvel (42) .

É ainda preferido quando o referido elemento de recolha (7) apresenta dois elementos de apoio (75) proporcionados diametralmente opostos relativamente à parede lateral de recolha (71), sendo que os referidos elementos de apoio (75) se desenvolvem segundo uma extensão e apresentam ressaltos na extremidade distai adaptados de modo que engrenam em elementos de condução (45) proporcionados em correspondentes partes da parte estrutural fixa (41), em particular nas referidas partes laterais fixas (411) .

Estes componentes são identificados individualmente nas Figuras 2 e 3.

De acordo com uma forma de realização preferida, a referida parede lateral (71) compreende pelo menos duas partes de parede móveis (72) dispostas adjacentes num lado orientado para baixo e proporcionadas de modo que podem ser rodadas lateralmente para fora relativamente ao referido eixo central, de um modo preferido também de simetria, do elemento de recolha (7), de modo a abrir a parte inferior da referida parede lateral de recolha (71), e vice-versa. A disposição proposta pela presente invenção inclui por conseguinte de forma vantajosa uma ejeção da cápsula por ação da força da gravidade por meio de abertura controlada de parte do perímetro da parede lateral de recolha (71) de cápsula (2) . Além disso, as referidas duas partes de parede móveis (72) são retidas em respetivas primeiras extremidades de parede (721) de modo que podem ser giradas de uma posição de fecho em que respetivas segundas extremidades de parede (722) se encontram adjacentes, para uma posição de abertura em que as referidas segundas extremidades de parede (722) se encontram numa posição girada lateralmente para fora relativamente a um eixo central do referido elemento de recolha (7), desse modo abrindo a região inferior da referida parede lateral de recolha (71) numa extensão de afastamento suficiente para proporcionar que uma cápsula (2) possa cair por ação da força da gravidade para fora do referido elemento de recolha (7), como será explicado em maior detalhe mais abaixo.

De acordo com uma forma de realização preferida, as referidas duas partes de parede móveis (72) são impingidas por respetivos elementos elásticos (73) que exercem uma força elástica de modo a reter as referidas duas partes de parede móveis (72) numa posição de fechado. A referida parede lateral de recolha (71) apresenta neste caso um perímetro circular completo, de modo que pode reter uma cápsula (2) no seu interior.

É preferido quando as referidas duas partes de parede móveis (72) são impingidas por respetivos elementos elásticos (73) que exercem uma força elástica de modo a reter as referidas duas partes de parede móveis (72) numa posição de fechado. Assim, a abertura das referidas duas partes de parede móveis (72) é de forma vantajosa feita por meio de uma força contrária à dos referidos elementos elásticos (73) que, em situação não solicitada mantêm o perímetro da referida parede lateral de recolha (71) substancialmente fechado e, logo, a cápsula (2) retida no seu interior. Além disso, é preferido quando a referida parede lateral de recolha (71) apresenta projeções (74) em ambas as segundas extremidades de parede das referidas partes de parede móveis (72), sendo que as referidas projeções (74) se desenvolvem de modo que engrenam em nervuras de guia (43) - vide a Figura 4 - proporcionadas na referida parte de base fixa (412) da referida parte estrutural fixa (41) . Estas projeções (74) proporcionam assim a condução da parte estrutural móvel (42) na parte estrutural fixa (41) .

De acordo com um aspeto complementar, as referidas nervuras de guia (43) são proporcionadas de modo que se distanciam do eixo de simetria da referida parte de base fixa (412) ao longo de um primeiro troço, e se voltam a aproximar deste ao longo de um segundo troço, de forma simétrica relativamente ao referido eixo de simetria (A) , conduzindo as referidas projeções (74) ao longo do referido primeiro troço de modo a gerar um afastamento entre as respetivas partes de parede móveis (72) contra a força elástica dos referidos elementos elásticos (73) .

A parte estrutural móvel (42) é deste modo conduzida na parte estrutural fixa (41) entre a posição de aberto do dispositivo de extração (1), em que se destaca acima e ligeiramente inclinada para a frente relativamente à parte estrutural fixa (41), e a posição de fecho em que se encontra empurrada para baixo na extensão correspondente ao curso de deslocamento.

De acordo com um aspeto inventivo, o referido dispositivo de extração (1) apresenta ainda pelo menos um elemento de tipo projeção (46), disposto na região distai do curso de deslocamento, em particular na região correspondente à posição de fechado, e adaptado de modo a empurrar adicionalmente o referido elemento de recolha (7) .

Em particular, o dispositivo de extração (1) de acordo com a presente invenção compreende uma parte estrutural móvel (42) adaptada de modo que pode ser deslocada segundo uma direção vertical relativamente à referida parte estrutural fixa (41), e o respetivo elemento de recolha (7) é adaptado de modo que é deslocado numa direção inclinada num primeiro troço e numa direção vertical num segundo troço relativamente à referida parte estrutural fixa (41), no sentido de cima para baixo, e vice-versa, sendo que o deslocamento na região terminal do referido segundo troço determina um deslocamento do referido elemento de recolha (7) para a frente relativamente à direção prevalecente do respetivo curso de deslocamento e na direção da parte frontal da máquina (3) de preparação de bebidas. É deste modo proporcionada uma compressão adicional, e inerente estanquidade melhorada, do elemento de recolha (7) com relação à parte da referida parte estrutural fixa (41) do lado da descarga de bebida (6), oposta à abertura da respetiva parede lateral (71) .

Como se pode melhor observar na Figura 4, a referida parte estrutural fixa (41) compreende projeções (46) proporcionadas numa superfície paralela à do curso de deslocamento, adjacente ao plano em que se desloca a parte posterior do elemento de recolha (7) e numa posição correspondente à região final do curso de deslocamento realizado pela referida parte estrutural móvel (42) . No caso da forma de realização preferida do dispositivo de extração (1), as referidas projeções (46) são proporcionadas numa parte das partes laterais fixas (411) que se desenvolve acima da parte de base fixa (412) e num plano paralelo a esta. As referidas projeções (46) são adaptadas de modo a pressionar o referido elemento de recolha (7) adicionalmente para a frente relativamente à direção prevalecente do referido curso de deslocamento.

Além disso, no caso da forma de realização representada, a referida parte estrutural fixa (41) compreende partes laterais fixas (411) que apresentam elementos de guia fixos (47) proporcionados nas respetivas faces laterais orientadas para fora, e adaptados de modo que conduzem partes correspondentes nas faces laterais da referida parte estrutural móvel (42) ao longo do respetivo curso de deslocamento.

É preferido quando as referidas partes laterais fixas (411) e respetivos elementos de guia fixos (47) são dimensionados com uma folga segundo a direção transversal à direção prevalecente de escoamento, relativamente à dimensão das faces laterais da parte estrutural móvel (42) .

As referidas partes laterais fixas (411) apresentam ainda de forma vantajosa respetivos elementos de condução (45) que se desenvolvem de forma obliqua relativamente à direção prevalecente do curso de deslocamento ao longo de um primeiro troço e de forma paralela à referida direção prevalecente do curso de deslocamento ao longo de um segundo troço, no sentido de cima para baixo das referidas partes laterais fixas (411).

A Figura 5 representa o tipo de montagem dos principais componentes da forma de realização preferida do dispositivo de extração (1) de acordo com a presente invenção .

As Figuras 7 a 11 representam diferentes fases do movimento da forma de realização preferida do dispositivo de extração (1) de acordo com as vistas em corte identificadas na Figura 6.

Num primeiro instante representado na Figura 7, em que o dispositivo de extração (1) se encontra numa posição de aberto, correspondendo à posição mais distendida dos elementos elásticos retiveis (5) . Uma cápsula (2) é proporcionada ao interior do elemento de recolha (7), de modo que é retida pela respetiva parede lateral de recolha (71) . As duas partes de parede móveis (72) encontram-se neste caso fechadas por ação dos elementos elásticos (73), enquanto que as projeções (74) se encontram na posição mais afastada do ressalto (44), e os elementos de apoio (75) se encontram na extremidade proximal dos elementos de condução (45) , em particular no inicio de um primeiro troço que se desenvolve de forma obliqua relativamente à direção prevalecente de deslocamento da parte estrutural móvel (42) .

Nesta posição, o elemento de recolha (7) encontra-se de forma vantajosa inclinado para trás relativamente à direção prevalecente do curso de deslocamento e à parte frontal da máquina (3) de preparação de bebidas, de modo que a parede lateral de recolha (71) pode recolher de forma fiável uma cápsula (2) no seu interior.

Num segundo instante, representado na Figura 8, o dispositivo de extração (1) encontra-se numa posição intermédia do curso de deslocamento entre a posição de aberto e a posição de fechado. Não há alteração da posição das partes de parede móveis (72) . As projeções (74) mantêm-se juntas e ainda não passaram para além do ressalto (44), para as nervuras de guia (43) . Os elementos de apoio (75) encontram-se no inicio de um segundo troço dos elementos de condução (45) que se desenvolve de forma oblíqua relativamente à direção prevalecente de deslocamento da parte estrutural móvel (42) .

Num terceiro instante, representado na Figura 9, o dispositivo de extração (1) encontra-se numa posição de fechado, em que os elementos elásticos retíveis (5) são completamente comprimidos e retidos num respetivo elemento de bloqueio. Como se pode observar, as projeções (74) associadas às partes de parede móveis (72) já passaram para além do ressalto (44) , encontrando-se agora nas nervuras de guia (43) . Os elementos de apoio (75) encontram-se na extremidade distai dos elementos de condução (45) .

Nesta posição, a parte posterior do elemento de recolha (7) encontra as projeções (46), de modo que é empurrado adicionalmente para a frente, aumentando assim a estanquidade do mesmo.

Num quarto instante, representado na Figura 10, o dispositivo de extração (1) deu início ao movimento inverso de abertura, atuado pelos elementos elásticos retíveis (5) . Como se pode observar, as projeções (74) estão a ser conduzidas num movimento ascendente ao longo das nervuras de guia (43) , de modo que as respetivas partes de parede móveis (72) se foram progressivamente afastando até proporcionar uma abertura de passagem suficiente para que a cápsula (2) caia sob a ação da força da gravidade para fora da referida parede lateral de recolha (71).

A Figura 11 representa a posição inicial do dispositivo de extração (1) aberto. 0 elemento de recolha (7) encontra-se de novo inclinado para trás e as partes de parede móveis (72) encontram-se fechadas por ação dos respetivos elementos elásticos (73) .

Lisboa, 17 de Maio de 2017