Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BRICK FOR CIVIL ENGINEERING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/006933
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent application relates to a modification of the geometry of the brick existing in the prior art, with a curved, elliptical, rectangular or similar recess in the sides thereof. The brick model according to the application can be produced as a solid brick or as a perforated brick, the recesses forming cavities at the ends and sides of the brick, such that when the bricks are set next to each other, face to face, an empty elliptical, rectangular or similar space is formed, into which the cementing material is introduced in order to join the aligned bricks in the wall. This invention gives rise to a new method, a new bricklaying technology that makes it possible to lay, in the same space and time, a much larger quantity of bricks than the present commercially available brick models. This model makes bricklaying easier in that, instead of a trowel, a cup-shaped container is used to apply the cementing mass to the joints as a thick grout, to fill the spaces formed by the recesses, the cavities in the brick.

Inventors:
COSTA DOS SANTOS LUIZ (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000231
Publication Date:
January 17, 2013
Filing Date:
June 29, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
COSTA DOS SANTOS LUIZ (BR)
International Classes:
E04C1/39; E04B2/18; E04C1/00
Foreign References:
EP1094166A22001-04-25
CN201991121U2011-09-28
CN2455807Y2001-10-24
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

O presente processo de patente de modelo de utilidade - tijolo para construção civil (TPRE) é caracterizado por uma alteração geométrica - ato inventivo - em forma de curva elíptica, retangular ou outra forma variante no tijolo existente - estado da técnica, em que forma um recuo, uma cava nas extremidades, faces, "cabeças" do tijolo, que quando justapostos, juntados os tijolos, face com face, "cabeça com cabeça", forma um espaço vazio, em forma de elipse, retângulo ou outra forma variante por onde será aplicada a massa/cimentícia, "gorda"; que o recuo, a cava, a alteração geométrica nas faces, "cabeças" do tijolo, podem ser de várias maneiras, aqui descreve duas formas: a forma de curva em elipse e a retangular; tais formas não excluem outras variantes dentro do mesmo princípio inventivo; formas estas - ato inventivo - que deseja proteger pelo instituto da patente, conforme demonstrado nos desenhos anexos.

Description:
Relatório descritivo da patente de modelo de utilidade - tijolo para construção civil

A presente descrição de modelo de utilidade tem como objetivo apresentar um modelo de Tijolo Prático, Rápido e Económico (TPRE) para uso na construção civil. O modelo aqui proposto (TPRE) decorre de uma modificação, alteração geométrica, no formato do tijolo existente, estado da técnica, alterando suas extremidades, suas faces - ato inventivo - que ao invés de ser perpendicular ao seu retângulo, como na técnica, adquire uma forma de recuo, uma curva que pode ser elíptica, retangular ou outra variante, de modo a formar um espaço vazio, entre as faces, ("cabeças") dos tijolos, quando justapostos, formando uma elipse perfeita, um retângulo ou outra forma variante, por onde será aplicada a massa/cimentícia. Está invenção, no estado da técnica, facilita sobremaneira a sua montagem e propicia uma grande economia quando do seu rejuntamento, por ser necessário o uso de pouco cimento, cerca de 20 a 30% do cimento gasto nos atuais modelos de tijolos.

Desde os primórdios da história da construção civil, os modelos de tijolos, são assemelhados, são sentados usando-se uma massa/cimento pastosa, em toda parte inferior, fileira de baixo e nas suas extremidades, faces. Atualmente, na construção civil, usa-se quase que exclusivamente, os tijolos de seis e oito furos, furos horizontais e sua montagem, na obra, impõem ao profissional pedreiro, um esforço considerável, cansativo, pois o obriga a utilizar uma das mãos para segurar o tijolo, a ser sentado, e a outra para aplicar a massa/cimento na fileira inferior com a colher de pedreiro. O modelo de tijolo (TPRE) aqui descrito, objeto da patente, é sentado e encimentado, rejuntado, e forma diversas dos atuais modelos, porque, primeiro eles são enfileirados, em nível e alinhamento, para depois receberem a aplicação da massa/cimento nas cavidades formadas pelas junções dos tijolos (TPRE). No modelo (TPRE) aqui descrito para patente, o tijolo (TPRE) pode ser produzido maciço ou de furo, para torná-los mais maneiros e de vários tamanhos e alturas.

Os furos do tijolo (TPRE) objeto desta patente foi projetado para ficarem verticalizados e alinhados na parede, formando um canal vertical dentro da parede, que será utilizado para embutir a instalação hidráulica e elétrica.

O presente processo de montagem de tijolos na construção civil, com os modelos disponíveis no mercado, estado da técnica, revela- se lento e enfadonho. É que, em média, um pedreiro senta por dia, cerca de quinhentos (500) tijolos, essa produção é lenta e demanda um tempo considerável para se construir. Essa forma de construir a muito tempo não é alterada, salvo outras formas e técnicas de construção com uso de material diverso dos tijolos existentes.

Objetiva a presente descrição de modelo de utilidade para patente, apresentar um modelo de tijolo (TPRE) que facilite a sua montagem, proporcionando uma substancial economia na obra.

No presente modelo de tijolo (TPRE) aqui descrito para patente, sua montagem se dá de forma muito mais simples do que os atuais tijolos existentes. A montagem se dá de forma menos enfadonha e menos onerosa. O profissional que irá executar a tarefa na montagem dos tijolos (TPRE) aqui proposto, nominado de armador de alvenaria, utilizará as duas mãos para o seu assentamento, o que lhe trará um conforto considerável na execução de tal tarefa, por ter uma mobilidade maior e poder melhor manipular o tijolo (TPRE) no assentamento. A utilização das duas mãos na montagem, no assentamento do tijolo (TPRE) dará ao profjssipnal uma melhor condição de nivelamento e mais eficiência no seu trabalho e proporcionará uma versatilidade muito grande, já que a tarefa de aplicação da massa/cimentícia, "gorda", no rejuntamento dos tijolos (TPRE) será executada por um auxiliar, ficando o armador de alvenaria apenas adstrito a tarefa de nivelar e alinhar os o tijolos uns sobre os outros na parede. Em razão da utilização das duas mãos para manipular o tijolo (TPRE) no assentamento, o armador de alvenaria terá um trabalho menos extenuante, mais confortável, menos enfadonho e muito mais produtivo.

O modelo de tijolo (TPRE) aqui proposto, pelo seu design, sua forma, sua nova maneira de ser assentado, manipulado, possibilitará ao armador de alvenaria, montar no mínimo, dois mil (2000) tijolos (TPRE) por dia. O modelo de tijolo (TPRE) aqui proposto também apresenta uma conveniência económica enorme, enquanto que no modelo convencional existente - estado da técnica - se gasta cerca de cinquenta (50) quilogramas de cimento por cada quinhentos (500) tijolos aplicados na construção, no modelo (TPRE) aqui descrito para patente, se gastará, em média, os mesmos cinquenta (50) quilogramas de cimento, já referidos, para sentarem-se os mesmos dois mil (2000) tijolos (TPRE) acima citados. Portanto, dada a velocidade para o assentamento dos tijolos (TPRE) objeto da presente descrição para patente e dada à economia no uso do cimento e areia, no rejuntamento, este fato proporcionará uma substancial vantagem, em tempo e economia.

Outra substancial vantagem do modelo de tijolo (TPRE) aqui descrito, se dar também, em função do seu design, forma, o recuo, a curvatura, que cria uma cava nas extremidades, faces que pode ser em forma de elipse, curva, retangular ou outras variantes. Pelo seu modo de assentamento, será possível aplicar portas, janelas, basculantes etc. Imediatamente, no início da montagem da alvenaria. O modelo (TPRE) aqui proposto para patente permitirá que sejam encaixados as porta, janelas, basculantes, etc. nos seus devidos lugares, na medida em que a parede vai sendo edificada. As grades das portas deverão ser fixadas em seu local nos primeiros trinta (30) centímetros de levantamento da alvenaria, seguindo, janelas, basculantes etc. quando chegarem ao seu limite, altura, a mesma regra das portas. O encaixe de portas e janelas na fase inicial da construção das paredes propiciará um avanço significativo na obra, porque quando terminado a fase de alvenaria, as portas e janelas já estarão nos seus devidos lugares, devidamente fixadas.

Apresenta ainda o modelo de tijolo (TPRE) aqui descrito, outra substancial vantagem. Por ser dotado, o modelo de tijolo (TPRE) aqui descrito para patente, preferencialmente, de furos, nas suas laterais, o que o torna mais maneiro, menos denso, furos verticalizados com cerca de sessenta (60) milímetros de cada lado do tijolo, nas faces, facilitará enormemente a instalação elétrica e hidráulica. Os furos, acima mencionados, permitirão o seu aproveitamento para passagem das tubulações hidráulicas e os fios elétricos, deixando toda a instalação hidráulica e elétrica embutidas sem qualquer trabalho. O presente modelo de tijolo (TPRE) aqui descrito se propõe a acabar de vez com a necessidade de se cortar, rasgar paredes para tais instalações. Tais furos proporcionarão uma substancial economia na obra, já que não será necessário demandar tempo, com gastos de mão-de-obra, para se cortar, rasgar as paredes, jogando material fora e depois tendo que o repor novamente, para fechar os cortes, os canais.

De acordo com a presente invenção, a modificação geométrica na extremidade, faces do tijolo, o caracteriza como um modelo mais eficiente, dado o recuo geométrico, que forma uma cava nas suas extremidades, faces. O modelo de tijolo (TPRE) aqui apresentado, pela sua forma, seu design, como demonstra os desenhos anexos, cria um novo processo, uma nova técnica de assentamento de tijolos. Este novo processo, esta nova técnica, permite o assentamento dos tijolos (TPRE), modelo aqui descrito, em quantidade muito superior ao atual modo de assentamento dos tijolos existentes no mercado. O modelo de tijolo (TPRE) aqui descrito facilita enormemente seu assentamento pela forma de como se aplica a massa/cimento no rejuntamento. Neste modelo (TPRE), descrito para patente, ao invés de se usar a massa/cimento pastosa com uso da colher de pedreiro, que é um trabalho cansativo e exige habilidade profissional, usa-se uma "gorda" de cimento, massa/cimentícia entre os espaços formados pelos recuos nas extremidades, faces do tijolo, quando justapostos, com um recipiente em formato de caneco, tornando, desta forma, o trabalho muito menos cansativo e não exigindo habilidade profissional para tal tarefa.

Os enchimentos dos espaços vazios, em forma de elipses ou outras formas variantes, com a "gorda" de cimento, massa/cimentícia, que são formados pelos recuos das extremidades, faces dos tijolos, as cavas, quando justapostos, os fixam, colam, pelo meio do tijolo da fileira de baixo e também pelas extremidades, faces, na sua própria linha. Esse modo e técnica aqui descritos proporcionam uma economia substancial, monumental na obra, dado a rapidez e o pouco uso de cimento.

Todas as vantagens acima elencadas trarão enorme economia e rapidez na construção civil, e proporcionará um acesso muito mais fácil a quem precisa e deseja construir com alvenaria.

Em conformidade com a descrição acima, passo a apresentar mostrar o modelo de tijolo (TPRE) aqui descrito para patente, que pode ser maciço ou com furo e suas variantes, através dos desenhos anexos apresente descrição, ressalvando que os mesmos não devem ser considerados limitativos ao alcance da patente, dado a possibilidade de outras variantes dentro do mesmo princípio inventivo. Tais desenhos permitem uma visualização real, de como foi projetado, inventado, e de como pode ser elaborado, construído o tijolo TPRE, vejamos:

A fig. 1/5 - Desenho em três dimensões, com furos redondos e destaque do ato inventivo, curva, recuo em forma de elipse, indicado pelas setas. A fig. 2/5 - Desenho em três dimensões, com furos quadrados e destaque do ato inventivo, curva, recuo em forma retangular, indicados pelas setas.

A fig. 3/5 - Desenho em três dimensões, maciço e destaque do ato inventivo, curva, recuo em forma de elipse, indicados pelas setas.

A fig. 4/5 - Desenho em três dimensões, maciço e destaque do ato inventivo, curva, recuo em forma retangular, indicados pelas setas.

A fig. 5/5 - Desenhos, simulações de paredes construídas, levantadas, com os tijolos (TPRE) justapostos, alinhados, destacando os espaços vazios, em forma de elipse e retangular, (que podem ter outras variantes), nas suas extremidades, faces, "cabeças", formados pelos recuos, cavas de cada tijolo (ato inventivo) por onde será aplicada a massa/cimentícia.