Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CABIN ROTATABLE THROUGH 360 DEGREES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/190764
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention applies particularly to the construction of shelters or cabins for tourist accommodation, enabling this type of structure to rotate around itself, protecting the entry area and façades against winds, rain or sunlight, by positioning the structure in the desired cardinal points at each time of the day and/or season. It is an object of the present invention a cabin which rotates through 360 degrees in one plane and in every direction, comprising: - a chassis (2); - a cabin structure (1) mechanically coupled to the surface of the chassis (2); - a circular base (4); - connection means mechanically coupled to the centre of the lower surface of the chassis (2); - actuating means suitable for moving the chassis (2) on the circular base (4); - an intermediate circular structure which has rotatable means (3) and is mechanically coupled to the lower surface of the chassis (2).

More Like This:
Inventors:
DE ALGE CADAVEZ TELMO ALEXANDRE (PT)
Application Number:
PCT/PT2015/000024
Publication Date:
December 01, 2016
Filing Date:
May 25, 2015
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE ALGE CADAVEZ TELMO ALEXANDRE (PT)
International Classes:
E04B1/346; E04H1/12
Foreign References:
DE102009045492A12011-04-21
GB322874A1929-12-19
DE167321C1906-01-29
US1593665A1926-07-27
DE1684731A11970-07-02
Other References:
None
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (S.A.Rua Vitor Cordo, 14 1249-103 Lisboa, PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Cabana giratória em 360 ° segundo um plano e em qualquer sentido caracterizada, por conter;

- um chassis (2) ;

- uma estrutura de cabana (1) mecanicamente acoplada à superfície do chassis (2);

- uma base circular (4) ;

- meios de ligação, mecanicâménte acoplados ao centro da superfície inferior do chassis (2 ) ;

- meios de accionamento adequados para mover o chassis

(2) sobre a base circular (4) ;

- uma estrutura circular intermédia com meios rodáveis

(3) e que se encontra mecanicamente ligada à superfície inferior do chassis (2) .

2. Cabana giratória de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por a estrutura circular intermédia com meios rodáveis (3) ter o mesmo diâmetro e estar centrada com a base circular (4).

3. Cabana giratória de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por os meios de ligação estarem encaixados nos meios de accionamento .

4. Cabana giratória de: . acordo com a reivindicação anterior caracterizada por os meios de accionamento conterem:: - um veio ou pivot (8) disposto verticalmente, adequado para encaixe nos meios de ligação e com função, de eixo;

- uma roda dentada central (7) , na qual o veio ou pivot (8) está fixado, centrada com a base circular (4) e a ela fixada;

- barras de travamento (5) fixadas à base circular, nas quais a roda dentada central (7) está assente.

5. Cabana giratória de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por os meios de ligação consistirem numa flange redonda (9) com um casquilho (10) , e por o casquilho (10) estar fixado no centro da superfície inferior flange redonda (9) .

6. Cabana giratória de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 e 5 caracterizada por os meios de accionamento do movimento. de rotação conterem adicionalmente:

- uma roda dentada menor (13) ;

uma corrente de transmissão (11) que numa extremidade liga à roda dentada central (7) e na outra extremidade liga à roda dentada menor (13) ;

- um veio vertical (14) mecanicamente ligado à roda dentada menor (13) .

7. Cabana giratória dè acordo com a reivindicação anterior caracterizada por o veio vertical (14) ter, na sua extremidade superior, um carreto cónico horizontal (15) acoplado a um outro carreto cónico vertical (16) , por sua vez mecanicamente ligado a um mecanismo de accionamento (12) manual ou automático .

8. Cabana giratória de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por conter uma pluralidade de espigões telescópicos com abas (6) adequados para apoio e fixação no solo, mecanicamente ligados à base circular (4) .

9. Cabana, giratória de acordo com a reivindicação anterio caracterizada por ôs espigões telescópicos com abas (6) estarem equidistantemente espaçados ao longo da base circular (4) .

10. Cabana giratória de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por os meios rodáveis consistirem numa pluralidade de rodas (3) equidistantemente espaçadas.

11. Cabana giratória de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a base circular (4) ser tubular.

12. Cabana giratória de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por os meios de accionamento se encontrarem dispostos sobre o chassis (2) .

13. Cabana giratória de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por a estrutura de cabana (1) consistir num abrigo, uma caravana residencial, uma casa móvel, uma mini casa, uma pequena casa modular ou um refúgio.

14. Utilização da cabana giratória de qualquer uma das reivindicações anteriores Garacterizada por ser usada em abrigos., caravanas residenciais , casas móveis, mini casas, pequenas casas modulares ou refúgios.

Bragança , 25 de Maio de 2015

Description:
DESCRIÇÃO

CABANA GIRATÓRIA EM 360° SEGUNDO UM PLANO E EM QUALQUER

SENTIDO

DOMÍNIO TÉCNICO DA INVENÇÃO

Actualmente existem diversas estruturas de alojamento de pequenas dimensões, designadamente alojamento turístico, consistindo em pequenas casas ou cabanas (cabanas, abrigos, caravanas residenciais ou "mobile homes" , casas móveis, mini casas, pequenas casas modulares, refúgios e outros similares) que podem ser estruturas fixas ou móveis instaladas em empreendimentos turísticos, muito em particular em parques de campismo.

Este tipo de alojamento consiste em estruturas pequenas e simples, posicionadas em locais onde estão intensamente submetidas aos elementos (sol, chuva, vento) .

Tratando- se de estruturas de reduzida dimensão, o seu interior está muito suj eito às variações térmicas provocadas pela incidência dos elementos . Os pontos de entrada e saída de pessoas , bem como as j anelas e outras aberturas nessas estruturas , estão fortemente expostas aos elementos de forma inalterável, fazendo com que, em determinadas alturas do dia ou do ano, toda a estrutura sofra alterações térmicas indesejadas, ou muito frio ou muito calor, sem possibilidade de reposicionamento da estrutura em função das necessidades variáveis em cada dia e/ou em cada ano (face à posição do sol, orientação das chuvas e/ou: dos ventos e face à especificidade de cada estação) .

Estas estruturas de alojamento, pelas suas reduzidas dimensões, recorrem o mais das vezes ao aproveitamento solar para aquecimento de águas sanitárias, com painéis solares térmicos, e também para produção de energia eléctrica, com painéis fotovoltaicos . Os painéis são normalmente instalados nas coberturas ou telhados , de forma fixa e direcionados para o sol no melhor ângulo possível de forma a maximizar a sua eficiência .

ESTADO DA TÉCNICA

As estruturas actualmente existentes (cabanas , abrigos , caravanas residenciais ou "mobile homes" , casas móveis , mini casas, pequenas casas modulares , refúgios e outros similares) não permitem orientar este tipo de alojamento, em cada circunstância, para os pontos cardeais desejados e de forma fácil , rápida, dinâmica e contínua, mas apenas através de uma operação de reposicionamento mais demorada , complexa e com custos , p . ex . , através de levantamento e reposicionamento da estrutura com uma grua ou através do reboque com um veículo pesado no caso das designadas caravanas residenciais (ou "mobi1e homes" ) , o que pressupõe uma operação que não é simples nem rápida e que acarreta custos . Por outro lado, estas estruturas de alojamento turístico estão relacionadas com a inserção no meio natural e o aproveitamento e vivência do espaço exterior, permitindo aos utilizadores beneficiar da Natureza e dã paisagem. Â obténçãô de um bom posicionamento e envolvência na Natureza (p. ex. para a observação da paisagem ou a obtenção de mais sombra é/ou sol em determinadas alturas dó dia e do ano) depende exclusivamente do ponto de colocação deste tipo de alojamento que é fixo e estático .

Também o rendimento dos painéis solares térmicos (para aquecimento dé águas sanitárias) e dos painéis fotovoltaicos (para produção de energia eléctrica) que sejam instalados nas coberturas ou telhados des è tipo de alojamento, fica dependente da melhor posição da estrutura do alojamento (fixa e estática como se referiu) face ao sol em cada dia e/ou em cada estação do ano.

Adicionalmente, âs soluções compreendidas no estado da técnica apresentam uma integração e unidade entre o mecanismo e a estrutura, não sendo possível dissociá-los, nomeadamente para transporte e posterior construção, isto é, proporcionando modularidade.

PROBLEMAS E VANTAGENS TÉCNICAS

A presente invenção anula todas as desvantagens referidas, pois cria a possibilidade de rotação da cabana a 360° e Sua fixação e traváménto em qualquer ponto, obtendo a vantagem de protecção da zona de entrada e das fachadas da cabana contra os ventos, chuvas ou raios solares, através do posicionamento da estrutura nos pontos cardeais desejados em cada momento do dia e/ou em cada estação do ano .

Permite também o ideal direcionamento da cabana para os pontos de observação de paisagem e posicionamento no meio da Natureza ou do meio onde seja colocada. Além disto, permite ainda a maximização dó aproveitamento solar para painéi solares térmicos e/ou fotovoltaicos instalados na sua cobertura ou telhado, dado que a orientação: dos mesmos será efetuadá através do reposicionamento da própria cabana giratória na melhor direção em cada momento do dia e/ou em cada estação do ano.

Assim, a presente invenção afigura-se como uma solução técnica, altamente modular, em que todos, os elementos são dissociáveis, possibilitando uma maior facilidade no seu fabrico e posterior transporte e construção, bem como na reparação de qualquer elemento.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

E objecto da presente invenção uma cabana giratória em 360 ° segundo um plano e em qualquer sentido que contém:

- um chassis (2) ;

- uma estrutura de cabana (1) mecanicamente acoplada à superfície do chassis (2);

- uma base circular (4) ; - meios de ligação, mecanicamente acoplados ao centro da superfície inferiõ dp chassis (2) ;

- meios de accionamento adequados para mover o chassis

(2) sobre a base circular (.4) ;

- uma estrutura circular intermédia com meios rodáveis

(3) e que se encontra mecanicamente ligada à superfície inferior do chassis (2) .

Este conjunto de características que definem uma cabana possibilita que Um chassis rode sobre si mesmo, permitindo a acoplagem de construções sobre esse chassis. Trata-se de uma. conformação quê permite igualmente uma fácil construção..

Adicionalmente, a estrutura circular intermédia com meios rodáveis (3) tem o mesmo diâmetro e está centrada com a base circular (4) . Esta ligação possibilita a associação de todo o conjunto, sendo que a activação dos meios de accionamento levará ao movimento do chassis sobre a base circular, por meio dos meios rodáveis.

A estrutura circular intermédia com meios rodáveis (3) com o mesmo diâmetro e centrada com a base circular afigura-se como Uma melhoria adicional em relação ao estado da técnica, pois não só a presente solução é altamente modular em relação aos sistemas conhecidos como resolve um problema que decorreria deste tipo de conformação, relacionado com a potencial dificuldade de montagem. Ao incluir uma estrutura circular intermédia cõm meios rodáveis (3), a presente solução técnica possibilita que o chassis (2) seja facilmente colocado sobre a base circular (4), ficando os meios rodáveis - por sua vez mecanicamente ligados. à referida estrutura circular intermédia com meios rodáveis (3) - perfeitamente alinhados sobre a basê circular (4 ) .

Assim, a modularidade da presente solução técnica não resulta numa dificuldade adicional na construção de uma cabana giratória.

Numa configuração, adicional, os meios de ligação estão encaixados nos meios de accionamento.

Por outro lado, os meios de accionamento contêm os seguintes componentes :

- um veio ou pivot (8) disposto verticalmente, adequado para encaixe nos meios de ligação e cõm função de eixo;

- uma roda dentada central (7) , na qual o veio ou pivot (8) está fixado, centrada com a base circular (4) e a ela fixada ;

barras de travamento (5) fixadas à base circular, nas quais a roda dentada central (7) está assente .

Tal configuração dos meios de accionamento apresenta um detalhe adicionai que possibilita a associação de odo o conjunto .

A presente invenção consagra igualmente uma utilização da referida cabana giratória em abrigos, caravanas residenciais , casas móveis, . mini casas, pequenas casas modulares ou refúgios. O presente invento refere- se, numa configuração, a uma cabana que pode girar com rotação a 360°, em qualquer sentido e posicionada e travada, em qualquer -posição, através de um sistema giratório de transmissão com mecanismo dê acionamento por modo manual ou automático, que faz girar um conjunto de rodas , fixadas na parte inferior dô chassis da cabana (2) , que rolam sobre uma base circular (4) apoiada horizontalmente no solo .

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

São anexados ao presente invento os seguintes desenhos que se explicam detalhadamente :

FIG. 1 - Perspectiva geral decomposta ("explodida") da cabana, do chassis (2) e de todo o sistema giratório e respectivo mecanismo de accionamento (12) do movimento de rotação;

FIG. 2. - Perspectiva decomposta ("explodida") do chassis (2 ) e do respectivo sistema giratório e respectivo mecanismo de accionamento (12 ) do movimento de rotação;

FIG. 3 - Vista lateral ampliada de pormenor da base circular (4) e do sistema central de encaixe do casquilho (10) no veio ou pivot (8 ) que serve de eixo;

FIG. 4 - Vista de baixo do chassis (2) da cabana, da base circular (4) e do restante sistema giratório e mecanismo de accionamento (12) ; FIG. 5 - Corte longitudinal da cabana apresentando á base circular (4) e parte do mecanismo de accionamento (12);

FIG . 6 - Perspectiva ampliada de pormenor da base circular (4), e da corrente de transmissão (11) ;

FIG. 7 - Perspectiva ampliada de pormenor do mecanismo de accionamento (12) e da corrente de transmissão (11) ;

FIG. 8 - Vista ampliada de pormenor do mecanismo de accionamento (12);

FIG. 9 - Perspectiva simples da cabana .

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

Como referido anteriormente, a presente invenção consiste numa cabana giratória em 360° segundo um plano e em qualquer sentido que contém:

- um chassis (2) ;

- uma estrutura de cabana (1) mecanicamente acoplada à superfície do chassis (2) ;

- uma base circular (4 ) ;

- meios de ligação, mecanicamente acoplados ao centro da superfície inferior do chassis (2) ;

- meios- de accionamento adequados para mover o chassis (2) sobre a base circular (4) ; - uma estrutura circular intermédia com meios rodáveis (3 ) e que se encontra mecanicamente ligada à superfície inferior do chassis (2) .

Numa configuração adicional, a estrutura circular intermédia com meios rodáveis (3) tem o mesmo diâmetro e está centrada com a base circular (4) .

Numa outra possível configuração adicional , os meios rodáveis estão assentes sobre a base circular (4) e os meios de ligação encaixados nos meios de accionamento. Esta ligação possibilita a associação de todo o conj nto, sendo que a activação dos meios de accionamento levará ao movimento do chassis sobre a base circular, por meio dos meios rodáveis.

Numa outra configuração, os meios de accionamento contêm os seguintes componentes :

- um veio ou pivot (8) disposto verticalmente, adequado para encaixe nos meios de ligação e com função de eixo;

- uma roda dentada central (7) , na qual o veio ou pivot (8) está fixado, centrada com ã base circular (4) e. a ela fixada;

- barras de travame to (5) fixadas à base circular, nas quais a roda dentada central (7) está assente.

Por outro lado, os meios de ligação consistem numa flange redonda (9) com um casquilho (10) , sendo que o casquilho (10) está fixado no centro da superfície inferior flange redonda (9) . Esta configuração da presente invenção possibilita uma ligação entre os meios de accionamento, os meios de ligação em si e o chassis (2) , transmitindo o movimento rotacional ao lòngo da cabana.

Assim, O referido casquilho (10) encaixa no veio ou pivot (8) que serve como eixo de rotação para todo o chassis (2) que gira sobre o perímetro da referida base circular (4) através do conjunto de rodas.

Adicionalmente , numa configuração mais detalhada, os meios de accionamento do movimento de rotação contêm:

- uma roda dentada menor (13) ;

- uma corrente de transmissão (11) quê numa extremidade liga à roda dentada central (7) e na outra extremidade liga à roda dentada menor (13) ;

- um veio vertical (14) mecanicamente ligado à roda dentada menor (13) .

Deste modo, o movimento de rotação é accionado através de uma corrente dé transmissão (11) que, numa extremidade, liga à referida roda dentada, central (7) e na outra extremidade liga a uma outra roda dentada menor (13) incorporada num mecanismo de acionamento (12) fixado no chassis (.2) da cabana.

Quanto ao mecanismo de activação de todo o conjunto, o presente invento contém, numa configuração de detalhe, o veio vertical (14) que por sua vez tem, na sua extremidade superior, um carreto cónico horizontal (15) acoplado a um outro carreto cónico vertical (16) , por sua vez mecanicamente ligado a um mecanismo de accionamento (12) manual ou automático. Tal configuração possibilita que todo o conjunto entre em movimento.

Numa configuração dedicada â fixação de todo o conjunto ao solo, bem como a determinação da altura em relação ao solo, a cabana da presente invenção contém uma pluralidade de espigões telescópicos com abas (6) adequados para apoio e fixação no solo, mecanicamente ligados à base circular (4). Os espigões telescópicos com abas (6) possibilitam ainda o nivelamento da cabana giratória.

Os espigões telescópicos com abas (6) estão preferencialmente equidistantemente espaçados ao longo dà base circular (4) .

A presente invenção refere-se ainda à utilização da cabana giratória nas configurações possíveis anteriormente referidas - e possivelmente complementada pelos modos de realização referidos de seguida - em abrigos, caravanas residenciais, casas móveis, mini casas, pequenas casas modulares ou refúgios.

MODOS DE REALIZAÇÃO

Num modo de realização da presente invenção, a base circular (4) é tubular. Num outro modo de realização da presente invenção os meios de accionamento estão dispostos sobre ô chassis (2) .

Num modo de realização preferencial da presente invenção, a estrutura de cabana (1) consiste num abrigo, uma caravana residencial, uma casa móvel, uma mini casa, uma pequena casa modular ou um refúgio.

Dependendo das características do ambiente e da solução pretendida, a estrutura de cabana (1) e o chassis (2) poderão ser constituídos por um dos seguintes materiais: metal, plástico ou madeiras ou seus derivados.

Fazendo referência às figuras, expõe-se detalhadamente um modo de realização preferido do invento, sendo que nas figs. 1 e 2 está representada a estrutura de cabana (1), o chassis (2) de uma cabana e genericamente todo o sistema giratório e respectivo mecanismo de accionamento (12) do movimento de rotação.

Gomo se vê nas figs. 3, 4 e 6, o sistema giratório inclui o chassis (2) de uma cabana e um mecanismo de accionamento (12) posicionado num dos cantos do referido chassis (2) e que está conectado a uma roda dentada central (7) através de uma corrente de transmissão (11) . No centro do chassis (2) de cabana e na sua parte inferior, está acoplada uma flange redonda (9) com um casquilho (10) o qual encaixa num veio ou pivot (8) fixado no centro da base circular (4) tubular ou no cruzamento das suas barras de travamento estabilizadoras (5) , o qual serve de eixo de rotação de todo o chassis (2) de cabana que gira através do conjunto de rodas sobre á referida base. circular (4) tubular, a qual apoia no solo através de um conjunto de espigões telescópicos com abas (6) .

Nas figs. 5, 7 e 8 está representado o mecanismo de accionamento (12), incorporado e posicionado num dos cantos do chassis (2) de cabana, o qual inclui uma roda dentada menor (13) ligada a um veio vertical (14) com a função de eixo, o qual, na sua extremidade superior, tem um carreto cónico horizontal (15) conectado a um outro carreto cónico vertical (16) cujo movimento pode ser accionado por modo manual ou outro. Este movimento aciona a roda dentada menor (13) a qual transmite todo o movimento para o chassis (2) de cabana através da corrente de transmissão (11) ligada, no outro extremo, à roda dentada central (7) , girando todo chassis da cabana sobre ò veio ovi pivot (8) que serve de eixo de rotação,

Õ presente invento é especialmente aplicável, no fabrico de cabanas para alojamento turístico.

Como será evidente a um perito na especialidade, a presente invenção hão deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possíveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente invenção .

Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possíveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações .

A invenção dévè apenas ser limitada pelo espírito das reivindicações que se seguem.

Bragança, 25 de Maio de 2015