Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CARBURETTOR ANTI-FIRE SYSTEM
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/215137
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model relates to a carburettor anti-fire system, the format of which has been conceived and designed to ensure the safety of ultralight aircraft, preventing accidents resulting from the unintentional firing of the engine of the paramotor during the actuation thereof, on the ground or on the back, thus preventing the pilot from being struck by the propellor.

Inventors:
JOSE GARCIA SANDRO (BR)
Application Number:
BR2020/050102
Publication Date:
October 29, 2020
Filing Date:
March 26, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
JOSE GARCIA SANDRO (BR)
International Classes:
F02D17/00; B60K28/00; F02D11/02
Domestic Patent References:
WO1980000823A11980-05-01
Foreign References:
US4155418A1979-05-22
US3881461A1975-05-06
US6213083B12001-04-10
BR7201678U1993-02-24
Attorney, Agent or Firm:
NUNES DE BARROS, Thiago et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Sistema Anti Disparo de Carburador caracterizado por um sensor (1 ) com uma haste de aço (2), em contato com um cabo (3), conectado ao carburador e em contato com o aterramento da bobina do motor, capaz de desligar o motor em caso de aceleração involuntária.

2. Sistema Anti Disparo de Carburador, caracterizado por uma peça de plástico(1 ) com uma haste de aço(2) conectada a um cabo(3) e acionado por um interruptor(6).

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 27 Julho 2020 (27.07.2020)

1 . Sistema Anti Disparo de Motor, caracterizado por um sensor (1 ), parafusado ao carburador (5), com uma haste de aço (2), conectada a um cabo (3) em contato direto com o aterramento da bobina do motor, acionado pelo interruptor (6), capaz de cortar a centelha da bobina, caso a haste de aceleração (4) do carburador (5) toque na haste do sensor (2) desligando o motor em caso de aceleração involuntária.

2. Sistema Anti Disparo de Motor, caracterizado por um sensor (1 ), podendo ser fabricado em plástico ou material não condutor elétrico, com uma haste de aço (2) conectada a um cabo (3) e acionado por um interruptor (6).

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
“SISTEMA ANTI DISPARO DE CARBURADOR”

Sistema Anti Disparo de Carburador, patente de Modelo de Utilidade, diz respeito a um dispositivo que impede o acionamento involuntário, com aplicação na área de carburadores para motores á combustão de dois ou quatro tempos, visando interromper o funcionamento do motor, caso, por qualquer motivo, o motor dispare involuntariamente.

Os carburadores são responsáveis por fazerem a mistura do ar com o combustível e alterarem a rotação do motor a combustão. Dessa forma, quando acionado o acelerador, o carburador libera a passagem do ar e injeta a quantidade de combustível necessária para o aumento da rotação e também a força do motor.

Atualmente os Para motores (aeronave constituída por um Parapente e um motor com uma hélice) utilizam motores a combustão onde necessitam do carburador para o funcionamento do motor.

É sabido que Inúmeros acidentes foram registrados com pilotos durante o acionamento do motor do Paramotor, onde o cabo do acelerador se encontrava acionado involuntariamente devido a sujeira, ferrugem, ou mesmo por quebra da mola que volta a haste de acionamento do carburador, causando assim o disparo do motor e imediatamente o aumento da rotação da hélice, na qual, a força exercida pela propulsão, acaba empurrando o motor em direção do piloto e o mesmo não consegue segurar o conjunto, sendo atingido pela hélice e sofrendo graves lesões em seu corpo.

Com o intuito de solucionar tais problemas desenvolveu-se o Sistema Anti Disparo de Carburador. Sua função é impedir que o carburador seja acionado involuntariamente e consequentemente impeça que o motor aumente a rotação, desligando imediatamente o motor em caso de aumento de rotação involuntária.

O sistema é parafusado no carburador e conectado ao aterramento da bobina por meio de cabos. Quando o sistema é acionado pelo interruptor(6), em caso de aceleração, a haste do sensor(2) que fica próxima á haste de acionamento do carburador(4), são tocadas, fechando o circuito e impedindo que a centelha seja enviada da bobina para a vela de ignição, interrompendo o funcionamento do motor.

A invenção poderá ser melhor compreendida através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo.

A FIGURA 1 representa uma vista do topo do sensor.

A FIGURA 2 representa uma vista inferior do sensor, mostrando a fu ração para encaixe no carburador.

A FIGURA 3 representa o condicionamento do sensor no carburador.

A FIGURA 4 representa o acionamento da haste do carburador(õ) por meio do cabo de aceleração, onde a haste do carburador(4) toca na haste do sensor do sistema(2).

Com referência a estas figuras, pode-se observar que o dispositivo é parafusado ao carburador (5) e acionado por um interruptor (6), que está ligado direta mente com o aterramento da bobina.

T rata-se de uma peça de plástico(1 ) com uma haste de aço(2) conectada a um cabo(3) e conectado ao interruptor de acionamento(6) tipo Liga/Desliga. O cabo(3) é conectado diretamente na bobina, e o cabo é conectado ao cabo de desligamento do motor.