Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CASE FOR STORING AND ORGANISING BOBBINS OF SEWING THREAD FOR SEWING MACHINES AND OTHER SEWING ACCESSORIES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/023179
Kind Code:
A1
Abstract:
Case for storing and organising bobbins of sewing thread for sewing machines and other sewing accessories, comprising a case (1) formed by two identical prismatic parts (2) capable of being articulated by means of male/female-type articulations (3), while locking between said parts is by means of teeth (4) and corresponding recesses (4A), of male/female type; each aforementioned prismatic part (2) incorporates internal "U" fittings (5) distributed on the internal walls (6) thereof, these fittings (5) being arranged in order, at aligned and corresponding points, to receive the pin supports (7) by means of "T" terminals (8); the pin support (7) is a "U" piece, positioned transversely to the case (1), lugs (9) projecting parallel to the internal walls (6) such that each lug (9) intercalates, in longitudinal alignment, a pin (10) relative to another pin (11) incorporated in the "U" contour (12) of the pin support (7), where each aforesaid pin (11) receives a bobbin (B); the end of each pin (10) and (11) is provided with a clip-type device (13), in the form of an elastically movable clip; meanwhile, between the sets of pin supports (7) there is, inside the case (1), a free surface for positioning a smaller case (14) for accessories.

Inventors:
MESSIAS, José Henrique (Rua Adolfo Rios Martins E 9, 110 Chácara Monte Alegre, -000 Sumaré - SP, 13170-000, BR)
SIA, Renato (Rua Gregório Luchiari, 50 São Vito, -000 Americana - SP, 13465-000, BR)
Application Number:
BR2016/050184
Publication Date:
February 08, 2018
Filing Date:
August 03, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MESSIAS, José Henrique (Rua Adolfo Rios Martins E 9, 110 Chácara Monte Alegre, -000 Sumaré - SP, 13170-000, BR)
SIA, Renato (Rua Gregório Luchiari, 50 São Vito, -000 Americana - SP, 13465-000, BR)
International Classes:
D05B91/14; A47B57/42; B65D85/66
Foreign References:
US6776283B12004-08-17
US2031890A1936-02-25
US2437888A1948-03-16
US3321117A1967-05-23
US1945123A1934-01-30
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (Rua XV de Novembro, 3171 - 3º Andar -Sala 31 Centro, -110 São José do Rio Preto / SP, 15015-110, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) ESTOJO PARA GUARDAR E ORGANIZAR BOBINAS DE LINHAS DE MÁQUINAS DE COSTURA E DEMAIS ACESSÓRIOS DE COSTURA, compreendendo um estojo (1 ) formado por duas partes prismáticas iguais (2) passíveis de serem articuladas por articulações (3) tipo macho-fêmea, ao passo que o travamento entre as ditas partes é feito por dentes (4) e correspondentes rebaixos (4A), tipo macho-fêmea; caracterizado por uma e/ou ambas partes prismáticas (2) incorporar, internamente encaixes em "U" (5) distribuídos em suas paredes internas (6), encaixes (5) estes dispostos de forma a receber, em pontos alinhados e correspondentes, os suportes de pinos (7), mediante terminais em "T" (8); o suporte de pinos (7) é uma peça em "U", posicionados transversalmente ao estojo (1 ), projetando abas (9) paralelas às paredes internas (6), de modo que cada aba (9) intercale, em alinhamento longitudinal, um pino (10) em relação a outro pino (1 1 ) incorporado no contorno em "U" (12) do suporte de pinos (7), onde cada mencionado pino (10) e (1 1 ) recepciona, quando na horizontal, uma bobina (B); a extremidade de cada pino (10) e (1 1 ) é provida de dispositivo tipo pinça (13), na forma de uma aleta com movimento elástico; ao passo que, entre os conjuntos de suportes de pinos (7) se configura, no interior do estojo (1 ), uma superfície livre para posicionamento de um estojo menor (14) de acessórios.

2) ESTOJO PARA GUARDAR E ORGANIZAR BOBINAS DE LINHAS DE MÁQUINAS DE COSTURA E DEMAIS ACESSÓRIOS DE COSTURA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, numa variante construtiva, os suportes de pinos (7B) serem desprovidos de abas (9) e encaixados, pelos terminais em "T" (8B), nos respectivos encaixes (5B), com ligeira pressão, porém nesta construção os pinos (10B) estão posicionados verticalmente no interior do estojo (1 ) e com posições intercaladas de uma parte prismática (2) para outra, de maneira a ocupar todo o interior do estojo (1 ) e receber cada pino (10B) três bobinas.

Description:
ESTOJO PARA GUARDAR E ORGANIZAR BOBINAS DE LINHAS DE MÁQUINAS DE COSTURA E DEMAIS ACESSÓRIOS DE COSTURA CAMPO DA INVENÇÃO

[0001 ] O presente pedido de patente de Modelo de Utilidade se refere a um estojo destinado a guardar e organizar bobinas de linhas de máquinas de costura e acessórios correlatos, tendo particular aplicação no segmento de costura, artesanato e confecções têxteis.

ESTADO DA TÉCNICA

[0002] O armazenamento e organização de bobinas de linhas convencionalmente utilizadas em máquinas de costura é um problema para as pessoas que fazem uso frequente destes recursos, até porque as bobinas são roliças e a perda das mesmas fica facilitada em função disso. Outro aspecto a ser destacado é a necessidade de organização em função da diversidade de cores de linhas.

[0003] São conhecidos atualmente estojos com divisórias, confeccionados em materiais plásticos ou similares, onde cada mencionada divisória acomoda uma bobina, que fica solta no interior do alojamento gerado pela divisória, o que limita o manuseio de uma determinada bobina no momento de colocação ou retirada, viabilizando, inclusive, a queda da mesma.

[0004] Outro fator inerente ao estojo do estado da técnica é que a disposição das bobinas requer um espaço considerável para o armazenamento das mesmas, haja vista ser uma bobina para cada alojamento. Assim, a necessidade de mais espaço para armazenamento impede que se organize uma quantidade adequada de bobinas, causando uma interrupção no trabalho de costura para que seja feito o carregamento da bobina com a cor desejada; sendo certo que esta interrupção prejudica a concentração e a produtividade do trabalho.

[0005] De forma mais explicativa, os estojos atualmente conhecidos são compostos por uma base e uma tampa articulada, sendo que no interior da referida base são dispostas as divisórias que compõem os alojamentos individuais das bobinas de linhas de costura.

[0006] O documento US 4,088,380, de 09/05/1978, descreve um conjunto para armazenamento de carretéis de linhas e bobinas, montado em uma parede vertical exterior a qualquer gabinete de máquina de costura existente. O documento relata uma armação exterior e uma unidade de gaveta verticalmente deslizante no seu interior, dita armação exterior montada no chassis da máquina de costura. O modelo inclui internamente uma série de divisões horizontais que incluem eixos verticais onde as bobinas são encaixadas.

[0007] O conjunto de armazenamento a que se refere o documento do estado da técnica é fixo a uma máquina de costura, não permitindo ao mesmo ser transportado de um local a outro com praticidade, não só estar preso, como também por ser de grandes dimensões. Ademais, o mesmo se destina unicamente a bobinas de linhas de costura. Além disso, este documento anterior é feito por um processo artesanal (madeira, por exemplo), além de não permitir a concentração de um grande número de bobinas em um espaço reduzido.

DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO

[0008] O novo modelo para o qual se pleiteia a presente patente, compreende uma caixa composta por duas metades articuláveis, compostas, ambas, por alojamentos intercalados para receber um suporte plástico contendo cada qual pelo menos cinco pinos. Estes suportes são independentes e encaixados no interior das referidas metades, sendo estas características importantes visando facilitar o processo produtivo e simplificando a confecção do ferramental (molde de injeção), dita simplificação resultando em maior qualidade do produto, evitando marcas e deformações indesejadas. As metades articuláveis são peças idênticas que, quando montadas, se encaixam perfeitamente, haja vista que as regiões de articulação e do dique de travamento são feitas em macho e fêmea invertidos.

[0009] Assim, de acordo com a solução aqui apresentada, os pinos previstos nos mencionados suportes plásticos possuem as extremidades atuantes como pinças mediante movimento elástico, de modo a impedir que as peças saiam durante o manuseio, mesmo que o estojo, ou caixa, esteja virado com as bobinas para baixo, o que viabiliza o transporte seguro e organizado do conjunto. As bobinas podem ser colocadas e removidas manualmente e com facilidade pelo usuário.

[0010] Por outro lado, a disposição das bobinas segundo o novo modelo, possibilita acessar a cor selecionada de linha com facilidade, bem como compactar uma quantidade muito grande de bobinas em determinado espaço (de um estojo) e ainda boa visibilidade das mencionadas bobinas. Adicionalmente, entre as partes articuláveis, pode ser alojado um estojo menor, para acessórios e demais utensílios de costura. OUTRAS VANTAGENS

[001 1 ] Além das vantagens evidentes a partir da descrição precedente, algumas outras podem ser relacionadas:

- a organização das bobinas resulta em economia de tempo e financeira, evitando a perda das mesmas e a necessidade de comprá-las novamente;

- satisfação e bem estar das costureiras e artesãs, em função da maior eficiência no trabalho;

- o estojo, na construção aqui mostrada, permite guardar e organizar noventa bobinas, permitindo uma variedade enorme de cores e linhas e mais exatidão no trabalho;

- satisfazer de forma plena às necessidades das pessoas que buscam a costura e artesanato, a saber: pessoas que visam uma atividade económica e geração de renda; pessoas que buscam uma terapia ocupacional, que contribui para o bem estar, podendo elevar a auto-estima e contribuir para o tratamento de alguns males de ordem psicológica.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[0012] O modelo será, a seguir, descrito em suas características construtivas, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

FIG. 1 : Vista geral em perspectiva do estojo com as partes articuladas para a posição aberta;

FIG. 2: Vista geral em perspectiva do estojo com as partes articuladas para a posição aberta, com os suportes dos pinos e o estojo de acessórios separados das referidas partes abertas;

FIG. 3: Vista geral em perspectiva di estojo com as partes articuladas para a posição aberta, com as bobinas encaixadas nos respectivos pinos;

FIG. 4: Mostra uma construção opcional do modelo;

FIG. 5: Detalhe do encaixe do suporte de pinos no interior do estojo;

FIG. 6: Mostra detalhe da ponta dos pinos com dispositivo tipo pinça.

DESCRIÇÃO DETALHADA

[0013] O ESTOJO PARA GUARDAR E ORGANIZAR BOBINAS DE LINHAS DE MÁQUINAS DE COSTURA E DEMAIS ACESSÓRIOS DE COSTURA, objeto desta solicitação de Patente de Modelo de Utilidade, compreende um estojo (1 ) formado por duas partes prismáticas iguais (2) passíveis de serem articuladas por articulações (3) tipo macho-fêmea, ao passo que o travamento entre as ditas partes é feito por dentes (4) e correspondentes rebaixos (4A), tipo macho-fêmea, que fazem o dique de travamento. As mencionadas partes prismáticas (2), uma e/ou ambas, incorporam internamente, no processo de injeção, encaixes em "U" (5) distribuídos em suas paredes internas (6), encaixes (5) estes dispostos de forma a receber, em pontos alinhados e correspondentes, os suportes de pinos (7), mediante terminais em "T" (8) que são dimensionados para serem guiados com ligeira pressão nos encaixes (5).

[0014] O suporte de pinos (7) é uma peça em "U", posicionados transversalmente ao estojo (1 ), projetando abas (9) paralelas às paredes internas (6), de modo que cada aba (9) intercale, em alinhamento longitudinal, um pino (10) em relação a outro pino (1 1 ) incorporado no contorno em "U" (12) do suporte de pinos (7), sendo cada mencionado pino (1 1 ) destinado a recepcionar uma bobina (B).

[0015] A extremidade de cada pino (10) e (1 1 ) é provida de dispositivo tipo pinça (13), na forma de uma aleta com movimento elástico, de modo que a bobina (B) possa ser introduzida vencendo esta força elástica, de modo que, ao penetrar inteiramente, fica bloqueada quanto ao seu movimento, devendo a força elástica ser vencida manualmente para liberar a bobina (B).

[0016] Entre os conjuntos de suportes de pinos (7) se configura, no interior do estojo (1 ), uma superfície livre para posicionamento de um estojo menor (14) destinado a acomodar outros acessórios.

[0017] As figuras 1 a 3 mostram uma construção com os suportes de pinos (7) conforme descritos acima, posicionados de forma que os pinos (10) e (1 1 ) fiquem projetados no sentido longitudinal do estojo (1 ), ficando as bobinas (B) alojadas nas extremidades do dito estojo (1 ) e entre elas o estojo menor (14), de modo que cada pino (10) e (1 1 ) receba uma única bobina.

[0018] Na figura 4 é mostrada uma variante construtiva do modelo onde os suportes de pinos (7B) são desprovidos de abas (9) e encaixados, pelos terminais em "T" (8B), nos respectivos encaixes (5B), com ligeira pressão, porém nesta construção os pinos (10B) estão posicionados verticalmente no interior do estojo (1 ) e com posições intercaladas de uma parte prismática (2) para outra, de maneira a ocupar todo o interior do estojo (1 ) com bobinas (B) ereceber cada pino (10B) três bobinas.