Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CLAMP FOR A PIN LOCK SUPPORT FOR A MOTORCYCLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/046918
Kind Code:
A1
Abstract:
A clamp for a pin lock support for a motorcycle developed with the aim of providing a support for holding a pin lock on the motorcycle, which basically consists of a clasp with anchoring lugs, which is attached to the vehicle, fitted and fixed by means of screws, provided with a screw or pin for height adjustment which is screwed into the threaded hole in the lower claw part and fitted into the housing in the upper claw part, the pin adjusting the height to suit the location in which it is fixed to the vehicle, the fixing screw being inserted into the recessed hole in the upper claw part and screwed into the threaded hole in the lower claw part, the lower claw part having an anchoring lug and the upper claw part having a further anchoring lug, and after the fixing of the screw the blocking screw is passed through the lateral hole and fixed in the threaded hole in order to block access to the fixing screw, and, lastly, the locking pin can pass through the lugs, thereby preventing the blocking screw from being removed.

Inventors:
DA SILVA RIBEIRO, Gabriel (Rua Marechal Deodoro No. 424 - apto 62 - Santa Paula, -300 São Caetano Do Sul - SP, 09541-300, BR)
Application Number:
BR2018/050245
Publication Date:
March 14, 2019
Filing Date:
July 17, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DA SILVA RIBEIRO, Gabriel (Rua Marechal Deodoro No. 424 - apto 62 - Santa Paula, -300 São Caetano Do Sul - SP, 09541-300, BR)
International Classes:
B62J1/00; E05B73/00
Foreign References:
BR0305008A2005-05-17
US8960737B22015-02-24
BR8101242U2001-06-06
Attorney, Agent or Firm:
DO NASCIMENTO, Marcello et al. (Avenida Paulista, 1294 - 16º andarCerqueira César, -915 São Paulo - SP, 01310-915, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) "BRAÇADEIRA PARA SUPORTE DE TRAVA DE PINO EM MOTOCICLETA", caracterizada por ser provida de parafuso ou pino de ajuste de altura (1) o qual é rosqueado ao furo roscado (2) da garra inferior (3) e encaixado no alojamento (4) da garra superior (5), sendo que o pino regula a altura conforme o local de fixação no veículo, sendo o parafuso de fixação (6) inserido no furo (7) com rebaixo (7') da garra superior (5) e rosqueado ao furo roscado (8) da garra inferior (3), sendo que a garra superior (5) possui um arco (9) usado para prender a pinça à peças de secção circular, e sendo que a garra inferior possui um vão (10) e um dente (11) usados para prender a pinça à peças com parte inferior oca, e sendo ainda que a garra inferior (3) possui um olhai de ancoragem (12) e a garra superior (5) possui outro olhai de ancoragem (12'), sendo que após a fixação do parafuso (6), o parafuso de bloqueio (13) é passado através do furo lateral (14) e fixado no furo roscado (15) afim de bloquear o acesso ao parafuso de fixação (6), sendo que enfim pode-se passar o pino de travamento (16) através dos olhais (12)(12'), impedindo que o parafuso de bloqueio (13) seja removido.

Description:
"BRAÇADEIRA PARA SUPORTE DE TRAVA DE PINO EM MOTOCICLETA"

CAMPO DE APLICAÇÃO

[1] Refere-se o presente pedido de patente de invenção a uma "BRAÇADEIRA PARA SUPORTE DE TRAVA DE PINO EM MOTOCICLETA", desenvolvida com a finalidade de prover suporte para prender uma trava de pino na motocicleta, que consiste basicamente de uma pinça com olhais de ancoragem, a qual é presa ao veículo, ajustada e fixada por parafusos.

ESTADO DA TÉCNICA

[2] Como é de conhecimento geral, atualmente, o crescimento da frota de motos aumenta diariamente, seja pela facilidade de compra ou pelo custo benefício, além de permitir agilidade no trânsito e diversas oportunidades de emprego.

[3] Eventualmente pode ser necessário prender os acessórios ou até mesmo travar a bagagem na motocicleta estando ela parada ou não.

[4] Atualmente, não existem sistemas padronizados para fixação de uma trava de pino em motocicleta, sendo assim seria necessário que fossem fixados olhais de ancoragem para pino através da soldagem dos mesmos na moto ou pela confecção de um guidão ou bagageiro customizados, ou ainda adaptando furos nas peças originais, o que iria adulterar o projeto do veículo.

DIFERENCIAL TÉCNICO

[5] Com o intuito de tornar prática a fixação de uma trava de pino à motocicleta, após longo período de testes e estudos o inventor desenvolveu a "BRAÇADEIRA PARA SUPORTE DE TRAVA DE PINO EM MOTOCICLETA", a qual permite que uma trava seja presa por pino, através de olhais de ancoragem passantes presentes na braçadeira, a qual é presa, ajustada e fixada à motocicleta com o auxílio de parafusos, não podendo ser removida enquanto o pino estiver preso à trava.

[6] Através de uma pinça composta por duas garras, sendo que a garra superior contém um arco, e a garra inferior contém um vão com um dente alto na extremidade.

[7] O arco da garra superior foi projetado para prender guidões de vários diâmetros ou até mesmo uma barra fina de secção circular de um bagageiro, apoiando-se na parte de baixo contra a garra inferior.

[8] O vão da garra inferior foi projetado para ajustar-se à uma mesa para semi-guidão, a qual geralmente é forjada ou dobrada e possui secção retangular com bordas laterais e parte inferior oca, onde o dente da garra inferior fica apoiado, e apoiando-se na parte de cima contra a garra superior a qual se ajusta à superfície plana da mesa.

[9] A altura entre as garras é regulada por um parafuso ou pino rosqueado à garra inferior e apoiado à parte de baixo da garra superior. As garras são unidas e presas por um parafuso que passa pela garra superior e é rosqueado à garra inferior. Os olhais para o pino da trava ficam do lado do parafuso de fixação, um em cada garra. Um parafuso menor que entra por um furo lateral no olhai superior e passa por uma rosca na garra superior bloqueia o parafuso de fixação, impedindo que este seja acessado depois que o pino for passado e travado.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[10] Para que se possa obter uma perfeita compreensão do que fora desenvolvido, são apensos desenhos ilustrativos aos quais fazem-se referências numéricas em conjunto com uma descrição pormenorizada que se segue, onde a:

Figura 1 mostra uma vista explodida da braçadeira; Figura 2 mostra uma vista em perspectiva da garra superior;

Figura 3 mostra uma vista em perspectiva da garra inferior;

Figura 4 mostra uma vista lateral da braçadeira;

Figura 5 mostra uma vista em perspectiva da braçadeira;

Figura 6 mostra a vista de um guidão com a braçadeira;

Figura 7 mostra a vista inferior de uma mesa para semi-guidão com a braçadeira;

Figura 8 mostra a vista superior de uma mesa para semi-guidão com a braçadeira;

Figura 9 mostra a vista da braçadeira com uma trava coaxial;

Figura 10 mostra a vista da braçadeira com uma trava transpassante ajustável.

[11] Como ilustram as figuras e em seus pormenores, a "BRAÇADEIRA PARA SUPORTE DE TRAVA DE PINO EM MOTOCICLETA", provida de parafuso ou pino de ajuste de altura (1) o qual é rosqueado ao furo roscado (2) da garra inferior (3) e encaixado no alojamento (4) da garra superior (5), sendo que o pino regula a altura conforme o local de fixação no veículo, sendo o parafuso de fixação (6) inserido no furo (7) com rebaixo (7') da garra superior (5) e rosqueado ao furo roscado (8) da garra inferior (3), sendo que a garra superior (5) possui um arco (9) usado para prender a pinça à peças de secção circular, e sendo que a garra inferior possui um vão (10) e um dente (11) usados para prender a pinça à peças com parte inferior oca, e sendo ainda que a garra inferior (3) possui um olhai de ancoragem (12) e a garra superior (5) possui outro olhai de ancoragem (12'), sendo que após a fixação do parafuso (6), o parafuso de bloqueio (13) é passado através do furo lateral (14) e fixado no furo roscado (15) afim de bloquear o acesso ao parafuso de fixação (6), sendo que enfim pode-se passar o pino de travamento (16) através dos olhais (12)(12'), impedindo que o parafuso de bloqueio (13) seja removido.

CONCLUSÃO

[12] Com base no descrito e ilustrado podemos dizer que a "BRAÇADEIRA

PARA SUPORTE DE TRAVA DE PINO EM MOTOCICLETA" é um produto projetado para permitir o uso de travas de pino em motocicletas.

[13] Por ser inovador e até então não compreendido no estado da técnica se enquadra perfeitamente dentro dos critérios que definem a patente de invenção.