Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COMMUNITY MASK HAVING A SEAMLESS TEXTILE STRUCTURE, PROCESS FOR MANUFACTURING SAME AND USES THEREOF
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/250453
Kind Code:
A1
Abstract:
This invention discloses a mask intended for the protection of the respiratory tract, characterized in that it is a seamless unitary structure comprising a double-layered textile structure (I) obtained using a Jacquard loom. This invention also discloses a process for its manufacture, as well as its use for protecting the respiratory tract, namely from diseases caused by respiratory viruses, preferably Sars-Cov2, MERS-CoV and/or Sars-Cov.

Inventors:
BULHOSA DE AGUIAR PACHECO JOSÉ MIGUEL (PT)
TORRES MACÁRIO DAVID PAULO (PT)
VIEIRA DA SILVA JOÃO CARLOS (PT)
PEREIRA NEVES EDUARDO MANUEL (PT)
SILVA REZENDE RÚBEN JOEL (PT)
OLIVEIRA CARNEIRO TIAGO ANDRÉ (PT)
Application Number:
PCT/IB2020/056617
Publication Date:
December 16, 2021
Filing Date:
July 14, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
HELIOTEXTIL ETIQUETAS E PASSAMANARIAS S A (PT)
International Classes:
D03D1/00; D03D11/02
Foreign References:
DE202020103002U12020-06-04
US20200022430A12020-01-23
KR20150115588A2015-10-14
CN209931637U2020-01-14
Other References:
MÁRIO DE ARAÚJOE. M. DE MELO E CASTRO: "Manual de Engenharia Textil", vol. 2, 1986, FUNDAÇÃO CALOUST GULBENKIAN
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Máscara para proteção das vias respiratórias caracterizada por ser uma estrutura unitária sem costuras e compreender uma estrutura têxtil de dupla camada (I) obtida por tear jacquard.

2. Máscara de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por a estrutura têxtil de dupla camada ser tubular, as duas camadas sendo obtidas pela sobreposição das duas camadas do tubo durante o processo jacquard.

3. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por compreender adicionalmente meios de fixação à face de um utilizador.

4. Máscara de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por os meios de fixação à face de um utilizador compreenderem fitas ou elásticos, a estrutura têxtil compreendendo adicionalmente pelo menos quatro orifícios que se ligam dois a dois através de um canal para passagem de fitas ou elásticos (II).

5. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por compreender adicionalmente um compartimento para a inserção de um clipe nasal (III) e uma abertura para a entrada do clipe nasal (IV).

6. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por compreender adicionalmente um clipe nasal (VI).

7. Máscara de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por as duas camadas da máscara serem de tecidos diferentes, uma em relação à outra.

8. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por o clipe nasal ser removível.

9. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por o clipe nasal ter uma largura entre 40 mm - 100mm, preferencialmente 60 -95 mm, um comprimento entre 2 mm - 6 mm, preferencialmente 4-5mm e ser de alumínio, latão, aço inox ou suas combinações.

10. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada pela estrutura têxtil ser de fibras sustentáveis, preferencialmente algodão orgânico, poliéster reciclado e/ou suas misturas.

11. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por uma das camadas da máscara ser de um tecido respirável, preferencialmente algodão e a camada oposta ser de um tecido sintético, preferencialmente poliéster.

12. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por compreender padrões, desenhos e/ou texto, aplicados em pelo menos uma das camadas.

13. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por compreender adicionalmente pelo menos um elemento não tóxico, hidrofóbico e/ou antimicrobiano, preferencialmente um elemento antibacteriano.

14. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a estrutura têxtil de dupla camada ser totalmente feita em tear jacquard, entrelaçando de forma intencional o fio de trama e de teia, a máscara sendo obtida através de um equipamento de tear jacquard que sobe ou desce cada fio de teia para que se entrelace seguindo um desenho pré-definido, opcionalmente esse desenho pré-definido sendo um desenho cad.

15. Processo para produzir a máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por produzir uma malha jacquard e, subsequentemente, cortar a malha jacquard numa teia adequada para conformar uma máscara facial.

16. Processo para produzir a máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por compreender os seguintes passos: i) fazer um desenho jacquard; ii) preparar um tear jacquard com teia de densidade tafetá, preferencialmente de densidade de 56 fios/cm; iii) a produção de uma malha jacquard compreendendo:

• introduzir matéria-prima de trama, seleccionada a partir de poliéster e algodão, no tear jacquard;

• lavar a malha e/ou a termofixar as fibras têxteis e/ou impregnar a malha com pelo menos um elemento não tóxico, hidrofóbico e/ou antimicrobiano; iv) cortar a malha jacquard numa tela adequada para conformar uma máscara facial compreendendo:

• cortar as margens laterais da malha, para acertar a largura das máscaras;

• cortar transversalmente a malha para a obtenção de máscaras à unidade; v) colocar as fitas laterais na máscara, fixando-as; vi) colocar o clipe nasal na máscara; vii) higienizar a máscara a pelo menos 60 °C.

17. Processo de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por no passo iii) serem utilizados diferentes tipos de fio de trama, preferencialmente fios que diferem na cor, na espessura, no número de filamentos, na torção e no tipo de fibra que os compõe.

18. Processo de acordo com a reivindicações 15 - 17 caracterizado por compreender adicionalmente o passo de: sublimação, utilização de fios de trama com coloração e/ou transfere têxtil.

19. Processo de acordo com a reivindicações 15 - 18 caracterizado por compreender adicionalmente o passo de: adição de padrões, desenhos e/ou texto de colocados utilizando um transfere têxtil, preferencialmente na parte interior da máscara.

20. Processo de acordo com a reivindicações 15 - 19 caracterizado por o passo iv) ser levado a cabo numa máquina de ultrassons.

21. Utilização da máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-14 e/ou do processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 - 20 para proteção das vias respiratórias.

22. Utilização da máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-14 e/ou do processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 - 20 para a prevenção da transmissão de doenças por via respiratória, preferencialmente de doenças provocadas por vírus respiratórios, nomeadamente Sars-Cov2, MERS-CoV e/ou Sars-Cov.

23. Utilização da máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-14 e/ou do processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 - 20 para a prevenção da transmissão de doenças por via respiratória, preferencialmente de doenças provocadas por poeiras, nomeadamente pó/poeira de farinha/cereais, pez, tabaco, madeira, açúcar, papel, géneros alimentícios secos, cimento, serradura, grãos de café e chá, negro de fumo.

24. Utilização da máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-14 e/ou do processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 - 20 para a prevenção da transmissão de doenças por via respiratória, preferencialmente de doenças provocadas por infeção respiratória, infeção respiratória grave, infeção respiratória aguda, pneumoconiose benigna, pneumoconiose, pneumonite, mesotelioma da pleura, cancro do pulmão.

Description:
DESCRIÇÃO

MÁSCARA COMUNITÁRIA EM ESTRUTURA TÊXTIL SEM COSTURAS, PROCESSO PARA

A SUA PRODUÇÃO E SUAS UTILIZAÇÕES

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção enquadra-se na área têxtil e na área da saúde, nomeadamente na área de produção industrial de máscaras comunitárias para proteção contra doenças do foro respiratório.

Antecedentes da Invenção

[0002] Os vírus que causam infecções respiratórias graves são normalmente transmitidos por animais para os seres humanos (patógenos zoonóticos) mas evoluem para uma contaminação entre seres humanos e em determinados casos a transmissão dos vírus podes ocorrer de superfícies para seres humanos.

[0003] O SARS-CoV2 é um coronavírus novo que foi identificado pela primeira vez em Wuhan, China, no final 2019, como a causa da doença por coronavírus de 2019 (COVID-19) e se espalhou por todo o mundo.

[0004] O vírus MERS-CoV foi identificado em 2012 como a causa da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

[0005] O vírus SARS-CoV foi identificado em 2002 como a causa de um surto de síndrome respiratória aguda grave (SARS).

[0006] A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição a esse vírus, o que pode ser difícil uma vez que algumas pessoas infectadas não têm conhecimento que são portadoras do vírus. As recomendações globais assentam nas seguintes ações de rotina para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:

- Manter a distância entre as pessoas, independentemente da idade ("distanciamento social"); - Lavar as mãos frequentemente com água e sabão durante pelo menos 20 segundos, antes de comer e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;

- Usar um antisséptico de mãos à base de álcool, com pelo menos 60% álcool, se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas que estão doentes;

- Tossir ou espirrar protegendo o nariz e a boca com um lenço, que depois deve ser colocado no lixo;

- Usar uma máscara facial quando estiver doente e ao redor de outras pessoas, ou quando cuidar de alguém que está doente;

- Se se estiver saudável (não apresentar sintomas), usar uma máscara facial de pano em ambientes públicos nos quais manter outras medidas de distanciamento social seja difícil (por exemplo, mercados e farmácias), especialmente em áreas de transmissão comunitária significativa;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados frequentemente com um spray ou lenço de limpeza doméstica comum.

[0007] Estes factos são divulgados de modo a realçar o problema resolvido pela invenção.

[0008] Face a esta necessidade, vários tipos de máscaras surgiram para resolver este problema, nomeadamente as que de seguida se identificam.

[0009] Encontram-se no estado da técnica algumas máscaras sem costuras fabricadas em maquinaria de meias tubulares (sem costuras, seamless).

[0010] Existem também algumas máscaras feitas em jacquard mas com costuras, fabricadas pelas empresas Rebelsmarket 1 , Fathertybrand 2 , Patrickjoseph 3 ' 4 e Modulare 5 .

[0011] O pedido de patente CN209931637 divulga um tipo de tecido hidrofóbico de dupla camada em jacquard.

[0012] Apesar de existirem vários tipos de máscaras comunitárias no estado da técnica, algumas em jacquard e algumas em dupla camada, nenhuma concilia as características da máscara da presente invenção, que sendo em jacquard e em dupla camada, é também surpreendentemente concebida como uma monoestrutura, conferindo-lhe um caráter único e inventivo face ao estado da técnica.

Sumário da Invenção

[0013] A presente invenção refere-se a uma máscara comunitária reutilizável, preferencialmente fabricada em tear jacquard.

[0014] A invenção tem a sua aplicação preferida na prevenção da transmissão de doenças por via respiratória, nomeadamente da doença provocada pelos vírus respiratórios, nomeadamente Sars-Cov2, MERS-CoV, Sars-Cov, entre outros.

[0015] Numa forma de realização adicional, dada a capacidade de filtragem de partículas do tecido da presente invenção, a máscara protege também o utilizador contra poeiras, nomeadamente pó/poeira de farinha/cereais, pez, tabaco, madeira, açúcar, papel, géneros alimentícios secos, cimento, serradura, grãos de café e chá, negro de fumo (proveniente por exemplo de toner de fotocopiadora/impressora).

[0016] Numa forma de realização adicional, a presente invenção previne doenças respiratórias como infeção respiratória, infeção respiratória grave, infeção respiratória aguda, pneumoconiose benigna, pneumoconiose, pneumonite, mesotelioma da pleura, cancro do pulmão.

[0017] Num modo de realização, a tecnologia de construção (jacquard) permite obter uma estrutura em tecido que forma a estrutura base das máscaras restando a colocação dos elásticos e de um clipe nasal. O desenho têxtil jacquard permite a criação de funcionalidades técnicas na sua construção com a inclusão de canais tubulares laterais que permitem passar os cordões de meios de fixação da máscara, albergar o clip nasal de forma amovível, assim como criar a camada central dupla em 2 tecidos: poliéster por fora e algodão por dentro.

[0018] O clipe nasal é em chapa preferencialmente em latão ou alumínio com acabamento boleado nas extremidades que permite a adaptação perfeita ao rosto do utilizador. O clip nasal é amovível para lavagem da máscara, o que permite a sua reutilização. Ao ser uma monoestrutura sem costuras, o facto de ser lavável é uma característica que a destaca do estado da técnica porque tem uma capacidade melhorada de evitar a proliferação de microrganismos face às máscaras existentes no estado da técnica.

[0019] A máscara da presente invenção dispensa recorrer a processos posteriores de transformação por costuras ou colagens, reduzindo assim custos de produção, promovendo a celeridade do processo de fabrico e reduzindo o impacto ambiental.

[0020] Numa forma de realização a presente invenção é uma estrutura têxtil contínua formada por duas camadas de tecido ligadas em zonas específicas identificadas nas Figuras de forma a criar três zonas distintas com funcionalidades próprias.

[0021] Numa forma de realização a estrutura têxtil é fabricada com fibras sustentáveis, preferencialmente algodão orgânico e poliéster reciclado, oferecendo ao consumidor final uma solução mais ecológica, sustentável e biocompatível.

[0022] Numa forma de realização a máscara é personalizada na camada exterior, onde se encontra a fibra em poliéster, com diferentes padrões e desenhos. Esta característica permite que o utilizador se sinta mais confortável com a máscara da presente invenção, promovendo o bem-estar do utilizador.

[0023] As vantagens da presente invenção são as seguintes: a) Máscara lavável e reutilizável; b) Interior em algodão para uma boa biocompatibilidade com a pele do rosto e toque fresco e confortável; c) Parte exterior em poliéster, com caraterísticas hidrófobas, permite que a máscara seja personalizada com diferentes motivos ou desenhos; d) Acabamento hidrófobo, reforça a capacidade de a camada exterior impedir a passagem de microgotículas, potencialmente portadoras de vírus; e) Acabamento antimicrobiano, para diminuir a possibilidade de a máscara suportar diferentes formas de micro-organismos; f) Estrutura com compartimento para utilização de clip amovível para lavagem da estrutura têxtil; g) Utilização de materiais reciclados e sustentáveis. [0024] Numa forma de realização preferencial a presente invenção refere-se a uma máscara para proteção das vias respiratórias caracterizada por ser uma estrutura unitária sem costuras e compreender uma estrutura têxtil de dupla camada (I) obtida por tear jacquard. A utilização de tear jacquard possibilita a obtenção de uma máscara com estas características que têm a vantagem única de o desenho têxtil entrelaçar de forma intencional o fio de trama e de teia, garantido pela máquina jacquard que sobe ou desce cada fio de teia para que se entrelace seguindo o padrão definido num desenho assistido por computador - DAC/CAD.

[0025] Nas máscaras convencionais, os tecidos, após corte, são dobrados e costurados. Nesta forma de realização as máscaras são produzidas em série. Após cortadas à unidade, basta inserir os elásticos e ligar as pontas por nó, costura ou soldadura ultrassónica para se obter a máscara da presente invenção. Deste modo obtêm-se ganhos com a redução de processamento industrial. Obtém-se também uma máscara de dupla face sem costuras e de forma mais rápida e eficaz que os processos convencionais.

[0026] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por a estrutura têxtil de dupla camada ser tubular, as duas camadas sendo obtidas pela sobreposição das duas camadas do tubo durante o processo jacquard. Esta configuração permite passar os possíveis meios de fixação da máscara, albergar o clip nasal de forma amovível, assim como criar a camada central dupla em 2 tecidos.

[0027] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por compreender adicionalmente meios de fixação à face de um utilizador.

[0028] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por os meios de fixação à face de um utilizador compreenderem fitas ou elásticos, a estrutura têxtil compreendendo adicionalmente pelo menos quatro orifícios que se ligam dois a dois através de um canal para passagem de fitas ou elásticos (II). [0029] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por compreender adicionalmente um compartimento para a inserção de um clipe nasal (III) e uma abertura para a entrada do clipe nasal (IV).

[0030] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por compreender adicionalmente um clipe nasal (VI).

[0031] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por as duas camadas da máscara serem de tecidos diferentes, uma em relação à outra.

[0032] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por o clipe nasal ser removível.

[0033] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por o clipe nasal ter uma largura entre 40 mm - 100mm, preferencialmente 60 - 95 mm, um comprimento entre 2 mm - 6 mm, preferencialmente 4 - 5mm e ser de alumínio, latão, aço inox ou suas combinações.

[0034] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por a estrutura têxtil ser de fibras sustentáveis, preferencialmente algodão orgânico, poliéster reciclado e/ou suas misturas.

[0035] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por uma das camadas da máscara ser de um tecido respirável, preferencialmente algodão e a camada oposta ser de um tecido sintético, preferencialmente poliéster.

[0036] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por compreender padrões, desenhos e/ou texto, aplicados em pelo menos uma das camadas.

[0037] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por compreender adicionalmente pelo menos um elemento não tóxico, hidrofóbico e/ou antimicrobiano, preferencialmente um elemento antibacteriano.

[0038] Numa forma de realização adicional, a máscara da presente invenção é caracterizada por a estrutura têxtil de dupla camada ser totalmente feita em tear jacquard, entrelaçando de forma intencional o fio de trama e de teia, a máscara sendo obtida através de um equipamento de tear jacquard que sobe ou desce cada fio de teia para que se entrelace seguindo um desenho pré-definido, opcionalmente esse desenho pré-definido sendo um desenho assistido por computador.

[00B9] Numa forma de realização preferencial a presente invenção refere-se a um processo para produzir a máscara da presente invenção caracterizado por produzir uma malha jacquard e, subsequentemente, cortar a malha jacquard numa tela adequada para conformar uma máscara facial.

[0040] Numa forma de realização adicional, o processo de produção da máscara da presente invenção é caracterizado por compreender os seguintes passos: fazer um desenho jacquard; preparar um tear jacquard com teia de densidade tafetá; a produção de uma malha jacquard compreendendo: introduzir matéria-prima de trama, seleccionada a partir de poliéster e algodão, no tear jacquard; lavar a malha e/ou termofixar as fibras têxteis da malha e/ou impregnar a malha com pelo menos um elemento não tóxico, hidrofóbico e/ou antimicrobiano; cortar a malha jacquard numa tela adequada para conformar uma máscara facial; cortar as margens laterais da malha, para acertar a largura das máscaras; cortar transversalmente a malha para a obtenção de máscaras à unidade; colocar as fitas laterais na máscara, fixando-as; colocar o clipe nasal na máscara; higienizar a máscara a pelo menos 60 °C.

[0041] O processo acima permite a estabilização das fibras têxteis que consiste em passar o tecido das máscaras por uma calandra quente (t>180^C) onde se faz a termofixação das fibras têxteis, nomeadamente do poliéster. Quando expostas ao calor (>150 °C, a temperatura exata depende do acabamento e das fibras usadas), as fibras encolhem ligeiramente atingindo a dimensão final. Isto confere à estrutura têxtil a estabilidade das dimensões da mesma.

[0042] Numa forma de realização adicional, o processo de produção da máscara da presente invenção é caracterizado por serem utilizados diferentes tipos de fio de trama, preferencialmente fios que diferem na cor, na espessura, no número de filamentos, na torção e no tipo de fibra que os compõe.

[0043] Numa forma de realização adicional, o processo de produção da máscara da presente invenção é caracterizado por compreender adicionalmente o passo de sublimação, utilização de fios de trama com coloração e/ou transfere têxtil.

[0044] Numa forma de realização adicional, o processo de produção da máscara da presente invenção é caracterizado por compreender adicionalmente o passo de adição de padrões, desenhos e/ou texto colocados utilizando um transfere têxtil, preferencialmente na parte interior da máscara.

[0045] Numa forma de realização adicional, o processo de produção da máscara da presente invenção é levado a cabo numa máquina de ultrassons.

[0046] Numa forma de realização preferencial da presente invenção a mesma refere- se à utilização da máscara da presente invenção e/ou do processo da presente invenção para proteção das vias respiratórias.

[0047] Numa forma de realização adicional da presente invenção a mesma refere-se à utilização da máscara da presente invenção e/ou do processo da presente invenção para a prevenção da transmissão de doenças por via respiratória, preferencialmente de doenças provocadas por vírus respiratórios, nomeadamente Sars-Cov2, MERS-CoV e/ou Sars-Cov.

[0048] Numa forma de realização preferencial da presente invenção a mesma refere- se à utilização da máscara da presente invenção e/ou do processo da presente invenção para a prevenção da transmissão de doenças por via respiratória, preferencialmente de doenças provocadas por poeiras, nomeadamente pó/poeira de farinha/cereais, pez, tabaco, madeira, açúcar, papel, géneros alimentícios secos, cimento, serradura, grãos de café e chá, negro de fumo.

[0049] Numa forma de realização preferencial da presente invenção a mesma refere- se à utilização da máscara da presente invenção e/ou do processo da presente invenção para a prevenção da transmissão de doenças por via respiratória, preferencialmente de doenças provocadas por infeção respiratória, infeção respiratória grave, infeção respiratória aguda, pneumoconiose benigna, pneumoconiose, pneumonite, mesotelioma da pleura, cancro do pulmão.

Descrição das Figuras

[0050] As seguintes figuras fornecem formas de realização preferidas da invenção e não devem ser entendidas como limitando o seu âmbito.

[0051] A Figura 1 ilustra a parte frontal da máscara social, em que a zona a tracejado inclinada à direita indica a zona de união entre as duas camadas. Legenda: i) Área de proteção facial, estrutura tubular; ii) Canais para passagem dos elásticos de suporte; iii) Zona de inserção do clipe nasal;

[0052] A Figura 2 ilustra o verso da máscara social, em que a zona a tracejado inclinada à direita indica a zona de união entre as duas camadas e a zona de tracejado inclinada à esquerda representa a zona em que as duas camadas estão separadas formando uma estrutura tubular. Legenda: i) Área de proteção facial, estrutura tubular; ii) Canais para passagem dos elásticos de suporte; iii) Zona de inserção do clipe nasal; iv) Abertura para entrada do clip nasal; v) Zonas de abertura para entrada do elástico.

[0053] A Figura 3 ilustra as dimensões da estrutura têxtil, milímetros; largura (W) e altura (A) em função dos tamanhos a produzir. Legenda:

[0054] Tamanho

Medida XL L M S

A 180 ± 2 160 ± 2 150 ± 2 130 ± 2

W 210 ± 2 185 ± 2 160 ± 2 140 ± 2

[0055] A Figura 4 ilustra um detalhe das aberturas, nomeadamente de inserção de fitas, elásticos e clipe nasal nas zonas: a, b, c, d, e.

[0056] A Figura 5 ilustra um detalhe da instalação do elástico e clipe nasal.

[0057] A Figura 6 é uma ilustração de utilização da máscara social.

[0058] A Figura 7 ilustra um exemplo de máscara social.

[0059] A Figura 8 ilustra um exemplo do clipe nasal, com acabamento boleado nas extremidades. Dimensões na tabela 1.

Descrição Detalhada da Invenção

[0060] A estrutura têxtil, fabricada pela técnica de tear de jacquard permite a construção de um tecido tubular de duas camadas separadas. Pela mesma técnica, consegue-se em determinadas zonas ligar as duas camadas. Das potencialidades da técnica de tecelagem em jacquard, aliás bem conhecida, destaca-se a divisão da teia em dois grupos de fios (metade para cada camada). Depois escolhendo diferentes fios na trama conseguimos dois tecidos independentes tramando uma parte da teia com fio poliéster e a outra com algodão. Existem zonas em que a tecelagem entrelaça ao mesmo tempo os dois grupos de fios de teia, são essas as zonas em que as duas camadas estão ligadas. Esta combinação de zonas ligadas e estrutura tubular, permite a criação de 3 zonas com funcionalidades específicas. A designar (Figura 1):

Área de proteção facial com estrutura tubular;

Canais laterais para passagem dos elásticos de suporte;

Zona de inserção do clipe nasal. [0061] A principal vantagem da construção tubular em dupla camada na área de proteção facial é permitir maior filtragem de partículas sólidas de poeiras, fuligens ou micro gotículas como as expelidas pelas vias nasal e oral de seres humanos e animais.

[0062] Por "construção tubular" entende-se uma dupla camada que, quando aberta, forma um tubo. Esta construção permite que as máscaras tenham um mínimo de duas camadas. Ter duas ou mais camadas de tecido permite que os micro-orifícios que caraterizam as estruturas têxteis se sobreponham.

[0063] Numa forma de realização existem mais três zonas tubulares, duas para passagem dos elásticos de suporte e uma terceira para alojamento do clipe nasal, Figuras 4 e 5.

[0064] Numa forma de realização o clipe nasal é uma chapa com dimensões de acordo com a tabela 1, latão ou aço inox, cuja ductilidade varia consoante o material permitindo mais ou menos resistência à quebra durante lavagens consecutivas. Como referência indica-se que por ductilidade entende-se a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura (alumínio * 40%; latão * 68%).

Tabela 1 - Dimensões do clipe nasal (mm)

[0065] Numa forma de realização, na tecelagem, a utilização da técnica de jocquord permite utilizar de forma seletiva diferentes tipos de fio de trama, bem como alterar a forma como estes se entrelaçam na teia em vários pontos do tecido. Entende-se por diferentes tipos de fio de trama, fios que diferem: i) na cor, ii) na espessura, iii) número de filamentos, iv) torção e v) tipo de fibra que os compõe.

[0066] Numa forma de realização é criada uma estrutura tubular com duas faces de fibras diferentes. A superfície que está em contato com o rosto é compatível com a pele, preferencialmente de um tecido respirável como o algodão para maior conforto, e a superfície exterior é sintética, preferencialmente poliéster. A utilização de poliéster na face exterior da máscara permite melhor proteção e personalização das máscaras devido às suas propriedades hidrófilas e possibilidade de personalização por sublimação.

[0067] Numa forma de realização são utilizadas fibras sintéticas recicladas e naturais orgânicas, tais como poliéster reciclado e algodão orgânico, como fator diferenciador e marca de sustentabilidade do produto.

[0068] Numa forma de realização, para proporcionar um comportamento repelente às gotículas e melhor proteção bacteriana, os tecidos são impregnados com acabamentos técnicos, não tóxicos, hidrofóbicos e/ou antimicrobianos, nomeadamente antibacterianos devidamente certificados e para o efeito de uso.

[0069] Numa forma de realização preferencial a técnica de impregnação é a foulardagem em contínuo, um processo contínuo de acabamento em que um tecido entra numa tina onde se encontram os banhos com acabamentos em solução aquosa, com temperatura e pH controlados. Após a entrada no banho existem rolos compressores que espremem e puxam o tecido (com velocidade, tensão de tração e pressão controlados) e que o conduzem a uma estufa de secagem (com temperatura controlada).

[0070] Numa forma de realização os acabamentos técnicos são comuns e conhecidos para um perito na matéria.

[0071] Numa forma de realização a máscara compreende as seguintes caraterísticas: Estrutura monobloco sem costuras;

Canais para passagem de fitas rígidas ou elásticas;

Compartimento para inserção do clipe nasal;

Estrutura têxtil formada por duas camadas de fibras diferentes;

Utilização de algodão na camada que está em contato com o rosto;

Utilização de poliéster na camada exterior;

Acabamentos funcionais, preferencialmente hidrofóbicos e/ou antimicrobianos, nomeadamente antibacterianos. reutilizável após lavagem doméstica. [0072] Numa forma de realização a máscara compreende personalização com várias combinações de cores, padrões e desenhos. A personalização faz-se à unidade ou em contínuo utilizando diversas técnicas complementares, preferencialmente sublimação, utilização de fios de trama com coloração e/ou transfere têxtil, entre outras.

[0073] Numa forma de realização a máscara compreende elementos de texto localizados consoante a aplicação ou marca do produto final, incluindo instruções de lavagem ou utilização. Estes serão colocados preferencialmente na parte interior da máscara utilizando um transfere têxtil.

[0074] As características técnicas constituintes da presente invenção, nas suas demais combinações, são adequadas para proteção e filtragem dos fluxos das vias respiratórias.

[0075] Como será evidente a um perito na especialidade, a presente invenção não deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possíveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente invenção.

[0076] Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possíveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações.

REFERÊNCIAS

[0077] 1 - https://www.rebelsmarket.com/products/iacquard-double-layer- fabric- reusable-face-mask-with-disposable-mask-insert-220519

[0078] 2 - https://fahertybrand.com/products/faherty-mask- l?va ria nt=31520768589893

[0079] 3 - https://patrickioseph.co.uk/limited-editions/iacquard-flower -face-mask

[0080] 4 - https://patrickioseph.co.uk/limited-editions/iacquard-flower -face-mask

[0081] 5 - https://modulare.us/products/2-ply-white-iacquard-mask

[0082] Manual de Engenharia Têxtil, Mário de Araújo, E. M. de Melo e Castro, Volume I, Fundação Caloust Gulbenkian, Volume 1, 1986.

[0083] Manual de Engenharia Têxtil, Mário de Araújo, E. M. de Melo e Castro, Volume I, Fundação Caloust Gulbenkian, Volume 2, 1986.