Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COMPOSITION FOR MANUFACTURING EDIBLE, RECYCLABLE, BIODEGRADABLE CONTAINERS FOR STORING LIQUIDS AND FOODS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/068155
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent relates to a composition for manufacturing edible, recyclable, biodegradable containers for storing liquids and foods, which, after having been used, can be eaten by people or animals, said containers being rich in protein and collagen. Said composition can also be used in agriculture as organic compost. Currently, the environmental impact of plastic containers on flora, fauna and humans is worrying. Millions of tonnes of plastic are discarded on the planet. Thousands of marine animals die suffocated as a result of thinking such waste is food. Polluting the soil with plastic containers deteriorates same, directly interfering in ecological relationships. Said composition, which is the subject matter of the present patent, is characterized by being formed of: 52-56% hydrolyzed collagen protein, 22-26% Symbiodinium thermophilum extract, 7-12% Metaphyta lipid, 3-6% colouring.

Inventors:
DE PAULA LIMA ROSEANE (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050235
Publication Date:
April 11, 2019
Filing Date:
July 12, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE PAULA LIMA ROSEANE (BR)
International Classes:
C08L89/00; B65D65/46; C08L99/00; C08L101/16
Domestic Patent References:
WO2016160343A12016-10-06
Foreign References:
US5352709A1994-10-04
Other References:
M. RAMOS ET AL.: "Gelatin-Based Films and Coatings for Food Packaging Applications", COATINGS, vol. 6, no. 4, 41, 28 September 2016 (2016-09-28), pages 1 - 20, XP055589206
T. ZAMOUM ET AL.: "Symbiodinium isolation by NaOH treatment", JOURNAL OF EXPERIMENTAL BIOLOGY, vol. 215, 24 October 2012 (2012-10-24), pages 3875 - 3880, XP055589211
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. COMPOSIÇÃO PARA FABRICAÇÃO DE RECIPIENTES BIODEGRADÁVEIS REUTILIZÁVEIS E COMESTÍVEIS PARA ARMAZENAMENTO DE LÍQUIDOS E ALIMENTOS, evitando poluição do solo e oceanos por atuais recipientes plásticos, que demoram mais de 400 anos para se decomporem, os quais interferem diretamente nas relações ecológicas da fauna e da flora caracterizado por composição material que após o uso do recipiente, pode ser reaproveitado na agricultura como adubo orgânico, ou na ração para alimento de animais inclusive os aquáticos e sua decomposição é rápida por ser biodegradável.

2. COMPOSIÇÃO PARA FABRICAÇÃO DE RECIPIENTES BIODEGRADÁVEIS REUTILIZÁVEIS E COMESTÍVEIS PARA ARMAZENAMENTO DE LÍQUIDOS E ALIMENTOS, caracterizado pela junção dos componentes descritos a seguir, sendo; 52% a 56% proteína de colágeno hidrolisado, 22% a 26% extrato de Symbiodinium thermophilum, 7% a 12% Lipídio de Metaphyta, 3% a 6% de corante.

Description:
COMPOSIÇÃO PARA FABRICAÇÃO DE RECIPIENTES BIODEGRADÁVEIS REUTILIZÁVEIS E COMESTÍVEIS PARA ARMAZENAMENTO DE LÍQUIDOS E ALIMENTOS.

[001 ] Refere-se a presente invenção a uma composição para fabricação de recipientes para armazenamento de líquidos, alimentos, cremes, pastas e congéneres; sendo estes recipientes biodegradáveis e, após o uso, utilizados na agricultura e alimentação.

[002] Atualmente, os recipientes de plástico que são usados para armazenamento de líquidos e alimentos, vendidos em comércios e supermercados, tais como: águas, refrigerantes, sucos, iogurtes etc, são responsáveis por um consumo excessivo de material.

[003] Já foram produzidos 8,3 mil milhões de toneladas de plástico no planeta, de acordo com análise global de produção de plásticos no mundo, desde o início de seu fabrico em massa nos anos 50.

[004] Cientistas estimam que, se a atual tendência de produção continuar, aproximadamente 12 mil milhões de toneladas de plástico usado vai acabar em aterros, mares, rios, no ambiente em 2050. È um fardo pesado para o planeta terra carregar. A poluição ameaça a tornar a terra um planeta de plástico.

[005] A maioria dos plásticos não é biodegradável em nenhum sentido e, por isso, o desperdício de plásticos que os humanos produzem pode ficar conosco durante centenas ou mesmo milhares de anos.

[006] A poluição por meio de plásticos causa um grande mau ao meio ambiente, o que já virou uma preocupação global. Foi encontrado plástico até na água engarrafada. Os fragmentos de plástico já haviam sido encontrados em quase todos locais pesquisados: nos oceanos, no gelo marinho, em lagos e rios remotos e na atmosfera. Mas até agora, a água potável, não tinha sido examinada. Há micro plásticos na água da torneira de todo o mundo.

[007] O impacto ambiental de recipientes plásticos causado à flora, à fauna e aos humanos é preocupante. Os plásticos nos mares é um dos piores poluidores da atualidade. A presença deste tipo de resíduo prejudica a vida aquática, pois animais marinhos podem confundi-los com comida e serem sufocados. Animais como focas, leões marinhos, lobos marinhos, tartarugas, tubarões, aves e outros já foram encontrados mortos e raramente a morte desses animais é imediata. Normalmente ela é lenta e agonizante, causando grande sofrimento, como a dificuldade para escapar de predadores ou inanição.

[008] A poluição do solo por recipientes plástico, também o degrada, interferindo diretamente nas relações ecológicas da fauna e da flora. O que realmente é preocupante é saber que as pessoas continuam usando, mesmo conscientes sobre seus malefícios.

[009] A referida composição, objeto da presente patente é caracterizada por ser constituída de:

52% a 56% Proteína de colágeno hidrolisado

7% a 12% Lipídio de Metaphyta

22% a 26% Extrato de Symbiodinium thermophilum

3% a 6% Corante

[010] A composição do processo, bem como a obtenção do produto final, se configura a partir da junção dos componentes. Acrescentando o lipídio de Metaphyta a proteína de colágeno hidrolisado, o extrato de Symbiodinium thermophilum e finalizando com o corante correspondente de diversas cores. Após misturar os componentes num recipiente adequado, o mesmo é levado ao fogo por aproximadamente 25 a 30 minutos para cada kilo, até formar uma massa homogénea e depois levado ao freezer ou similar por aproximadamente cinco horas, a fim de proporcionar "choque térmico" que por sua vez fará que a referida massa fique consistente. Uma vez obtida a consistência necessária, a massa é aberta com rolo em uma superfície plana de modo a propiciar os cortes para formação das peças em forma de recipientes. Os formatos obtidos, embora preferencialmente em forma de recipientes, poderão merecer aprimoramento de formas, capacidades e tamanhos variados, sem interferir no processo ora obtido. O produto final, ou seja, "o recipiente" obtido através da presente composição, não interfere nas características dos líquidos ou alimentos armazenados no mesmo.

[01 1 ] Após o uso, a composição ora proposta, é ainda totalmente reutilizável, visto que a proteína de colágeno hidrolisado, pode ser utilizada na agricultura como adubo orgânico, fonte orgânica de nitrogénio que é eficaz na promoção do crescimento das plantas. Ao contrário dos recipientes de plástico usados hoje, que degenera o solo, esta composição o ajuda a regenerar. Pode ser usada como alimentos para galinhas, porcos, peixes, gado e a pessoa poderá também comê-la após o uso do recipiente.

[012] Se a pessoa estiver numa praia e tomar uma água, suco, refrigerante e etc, o recipiente usado como embalagem, poderá ser jogado na água do mar e o mesmo servirá de alimento para peixes e animais marinhos, sendo rico em proteínas e colágeno. [013] O material utilizado favorece a preservação do meio ambiente por ser biodegradável. Sua decomposição é rápida e poderá substituir utensílios, recipientes, embalagens de plástico que, na sua maioria, não são biodegradáveis em nenhum sentido, utilizados atualmente no mercado mundial que demoram mais de 400 anos para se decomporem e provocam o acúmulo de dejetos no planeta, poluindo assim o meio ambiente.