Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COMPOSITION FOR A REFLECTIVE, THERMAL, PHOTOCATALYTIC FILM
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/060974
Kind Code:
A1
Abstract:
Monolayer solution or emulsion of one or more polymers, containing acryl or vinyl polymers, dissolved in water, with the addition of photocatalytic nanoparticulate materials, producing, by a conventional process, an active acryl or vinyl film based on metal nanoparticles in combination with solvents, thickening agents and water-based binders, which has good adherence to the substrate, is resistant to water and weak solvents, and which, due to its composition, comprising TiO2 nanoparticles doped with WO3, when illuminated by sunlight or artificial visible light, produces a photocatalysis reaction using the UV spectrum, part of the visible spectrum and the near infra-red (NIR) spectrum and infra red, up to 2700 nm, which decomposes the water molecules present in the air or in organic materials, which, upon coming into contact with the surface metal particles, are degraded, generating singlet and/or triplet oxygen, a superoxide anion radical, as well as several hydroxyl radicals.

Inventors:
ROHDEN MARCOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050357
Publication Date:
April 04, 2019
Filing Date:
September 28, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ROHDEN MARCOS (BR)
International Classes:
C09D5/33; C08K3/22; C09D5/02; C09D5/14
Foreign References:
CN102993874A2013-03-27
CN104449104A2015-03-25
CN105038422A2015-11-11
US20120260819A12012-10-18
CN105505060A2016-04-20
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", formada por pigmentos em solução ou emulsão de um ou mais polímeros, monocamada, a base de polímeros acrílicos ou vinílicos, dissolvidos em água, com acréscimo de materiais nanoparticulados fotocatalíticos obtendo-se, por processo convencional, película acrílica ou vinílica com ação ativa baseada em nanopartículas de metais em combinação com solventes, espessantes e aglutinantes a base de água, com boa fixação ao substrato, resistente a água e a solventes fracos, caracterizada por compreender água na faixa de 20% a 35%; resina elastomérica na faixa de 35% a 45%; cargas minerais, na faixa de 20% a 30%; agentes protetivos como fungicidas, algicidas e bactericidas, na faixa de 0,1 a 2%; aditivos reológicos espessantes, alcalinizantes, aníisedimentantes na faixa 0,01 a 3% e compreender nanopartículas de Ti02 dopada com W03 na faixa de 0,01 a 5%.

2. "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", de acordo com reivindicação 1 , caracterizada por a água compreender preferivelmente na faixa de 25% a 30%.

3. "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", de acordo com reivindicação 1 , caracterizada pela resina elastomérica estar compreendida preferivelmente na faixa de 38% a 42%.

4. "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", de acordo com reivindicação 1 , caracterizada pelas cargas minerais serem preferivelmente o carbonato de cálcio e doíomita.

5. "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", de acordo com reivindicação 4, caracterizada pelas cargas minerais estar compreendida preferivelmente na faixa de 15%.

6. "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", de acordo com reivindicação 1 , caracterizada pelos agentes protetivos estar compreendido preferivelmente na faixa de 0,8 a 1 ,2%.

7. "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", de acordo com reivindicação 1 , caracterizada por compreender pigmentos na faixa de 10 a 20%.

8. "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", de acordo com reivindicação 7, caracterizada pelos pigmentos ser orgânicos.

9. "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", de acordo com reivindicação 7, caracterizada pelos pigmentos ser inorgânicos.

10. "COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA", de acordo com reivindicação 7, caracterizada pelas nanopartículas de TiO2 dopada com WO3 estar preferivelmente na faixa de 2 a 3%.

Description:
COMPOSIÇÃO DE PELÍCULA REFLETIVA TÉRMICA E FOTOCATALÍTICA

[001 ] O presente pedido refere-se a uma composição de película refletiva térmica e fotocatalítica, a qual resulta num produto para ser aplicado como película em superfícies como paredes, pisos, coberturas ou telhados, com características protetivas que viabiliza a reflexão de praticamente toda a energia infravermelha emitida pelo sol e consequentemente aumenta significativamente a sua fotoatividade. Dita película pode ser utilizada como revestimento em coberturas, telhados, paredes, de diferentes tipos de material, bem como pode conter pigmentação, de diferentes cores, exercendo também o papel de tinta.

[002] Existem diversas membranas sólidas com características de redução do calor por reflexão da luz solar ou por barreira física, onde são empregados diversos materiais e técnicas para bloquear a passagem de calor e o aquecimento do substrato. A grande maioria empregam microesferas de vidro, outras utilizam folhas reflexivas de polímeros, e também existem películas espessas de materiais isolantes térmico, como o polietileno expandido, vermiculita, lã de rocha etc, colocadas entre folhas de alumínio ou aluzinco, que atuam como barreiras térmicas ou espelhos, para a luz solar (papel alumínio, p.ex.).

[003] Os processos de aplicação destes tipos de produtos já existentes, via de regra, exigem alterações estruturais ou causam aumento de peso sobre a estrutura. As camadas muito espessas acabam acumulando poeira, micro-algas, fungos e briófitas, que a curto prazo comprometem o resultado esperado, além de exigirem técnicas que não são compatíveis com o modelo de uso proposto, que é a aplicação no ambiente em plena atividade, com animais, plantas, sementes e equipamentos ao redor.

[004] Em relação as tintas térmicas, a maioria delas refletem apenas a luz visível entre 390 e 750nm, que corresponde a apenas 43% do espectro solar. Cerca de 5% são raios UV e 52% são a parte invisível do espectro ótico, começando em 770nm (near infra red), passando pelo Infra vermelho e alcançando os 3000nm (far infra red). Esta parte, composta de fótons de baixa energia são absorvidas pelos materiais e produzem calor na maioria das superfícies. Boa parte desta energia é absorvida pelo vapor d ' água em nossa atmosfera. A energia que consegue ultrapassar esta barreira, alcança o solo e aquece todos os objetos.

[005] Alguns documentos de patentes consultados e que buscam resultados similares seguem uma rota diferente de desenvolvimento e tecnologia, muitas delas são bi-componentes e/ou aplicadas por processos térmicos em temperaturas elevadas. Podemos citar o documento US20120260819, onde o inventor apresenta um isolante térmico alegando ser uma película reflexiva, os materiais da fórmula demonstram isto.

[006] Outras soluções já conhecidas apresentam efeitos positivos na reflectância ou baixa absorbância da luz solar, utilizam isolantes térmicos, como esferas de vidro, dolomita, vermiculita, óxido de alumínio e cinza vulcânica, lã de rocha, óxido de titânio e/ou zircônio.

[007] Alguns problemas que podem ser elencados está no fato de que a maioria destes produtos não refletem todo o espectro luminoso, incluindo o visível e o invisível da luz solar, associando também à uma solução de alta performance para realização de um processo de purificação do ar e a eliminação de bactérias, vírus e fungos por meio da oxidação, apresentando, dentre outras características também a de ser autolimpante.

[008] O objeto do presente pedido de patente descreve uma composição, que busca como resultado uma película homogénea, monocomponente, inócua e estável, não produzindo gases ou reações deletérias de nenhuma espécie em qualquer faixa de temperatura, umidade e pH; que reflita todo o espectro luminoso, visível e invisível, e que quando aplicada atue como proteção, e que dentre todos os benefícios esperados por uma película protetiva, traga também consigo os benefícios da fotocatálise, como a característica alto limpante, mantendo a superfície sempre limpa, bem como a potencialização da eficiência na realização da fotossíntese artificial desta película devido sua composição, provendo e contribuindo para purificação do ar e a eliminação de bactérias, vírus e fungos por oxidação.

[009] Dita composição está caracterizada no fato de possuir em faixas proporcionais específicas de resinas elastoméricas, associadas a faixas específicas de cargas minerais, agentes protetivos, pigmentos, aditivos reológicos e uma faixa específica de nanopartículas de dióxido de titânio dopado com óxido de tungsténio WO3.

[010] Dita película pode foi pensada de modo a poder ser aplicada por meios convencionais, como pincel, trincha, rolo, spray ou por imersão, facilitando a aplicação em estruturas prontas, (paióis, galpões, silos, edifícios, ginásios, muros, pisos diversos e calçadas), onde se tiver a necessidade da redução da absorção térmica, a característica de ser autolimpante e o controle do crescimento de bactérias, vírus e fungos, como em ambientes domésticos, produção de alimentos, hospitais e laboratórios, bem como.

[01 1 ] A película, objeto do presente pedido é composta por materiais nano dimensionados, cuja estrutura refletem até 95% da energia infra-vermelha, dobrando a fotoatividade, pois atua na reflexão dos raios causadores do aquecimento, que correspondem a 52% da energia solar. A alta refletividade das nanopartículas formadoras da película nas faixas abrangidas pelo espectro visível e pelo espectro infravermelho devolve para fora da atmosfera quase a totalidade da energia luminosa incidente; isso faz com que seja evitado o aquecimento dos objetos por absorção e indiretamente por radiação ou condução, visto que as superfícies se mantém frias, próximas a temperatura do ar.

[012] Outra característica da composição é processo de purificação do ar e a eliminação de bactérias, vírus e fungos por meio da oxidação. Há anos a comunidade científica vem estudando o efeito da fotocatálise heterogénea sobre bactérias, vírus, fungos, musgos e briófitas e todos chegaram a comprovação da usabilidade desta característica na esterilização de ambientes aquáticos e aéreos com o processo de fotocatalise heterogénea. A decomposição da água pela fotocatálise resulta na produção de oxigénio singlete e diversas espécies de radicais, que atuam na decomposição de matéria orgânica e na eliminação acelerada de contaminantes de diversas espécies, sem o surgimento de resistência virai ou bacteriana. Além disto, a decomposição de gases tóxicos, como NOx, NHx, SOx, H2S são convertido em formações inócuas ou totalmente decompostos.

[013] Vários materiais podem ser usados para processos fotocatalíticos, entretanto, com intuito de comprovar tecnicamente a composição da película desenvolvida, todavia estudos comprovam que o TiO 2 quando dopados com trióxidos de tungsténio, WO3, e tratados numa determinada faixa de temperatura, demostram serem mais eficientes quanto a fotoatividade, quando comparado com o TiO 2 isoladamente ou outros compostos análogos. A dopagem das nanofibras de TiO 2 com tungsténio para a aplicação em nanofilmes de TiO 2 visa promover a excitação do TiO 2 sob luz visível e, consequentemente, radiação solar, aumentando assim a sua capacidade fotocatalítica, para aplicação na degradação de poluentes orgânicos.

[014] Estudos mostram que a eficiência da fotocatálise depende da competição entre o processo em que o elétron é retirado da superfície do semicondutor e o processo de recombinação do par elétron/lacuna o qual resulta na liberação de calor.

TiO 2 (eBC + h+ BV)→ Ti0 2 + Δ

[015] O radical hidroxila, um agente oxidante forte, ataca o contaminante presente ou perto da superfície de TiO 2 devido ao seu tempo de vida curto, de acordo com as reações

HO » (ads) + contaminante→→ produto reduzido 1 h+ BV + contaminante→ contaminante ·+→→ produto oxidado 1

eBC + contaminante→→ produto reduzido 2

[016] Estudos recentes têm elucidado que o mecanismo de degradação não se dá exclusivamente através do radical hidroxila, mas também através de outras espécies radicalares derivadas de oxigénio (02· -, ΗΟ2·, etc.) formadas pela captura de elétrons fotogerados.

[017] Desta forma a composição aqui apresentada compreende características de alta performance no que tange à fotocatálise.

[018] Dita composição resulta numa película acrílica ou vinílica com ação ativa baseada em nanopartículas do dióxido de titânio dopado com trióxido de tungsténio, em combinação com solventes, espessantes e aglutinantes a base de água que, quando iluminada pela luz do sol ou por luz artificial visível, entre outros efeitos de fotocatálise, cria uma superfícies antimicrobianas e auto limpante, o que impede a fixação de sujidades e/ou micro-organismos, permitindo que o substrato apresente sempre um aspecto de limpeza, reduzindo a necessidade de uso água, detergentes ou processos mecânicos para limpeza. Esta película, em função de sua capacidade bacteriostática, antifúngica e antiviral, pode ser aplicada em ambientes críticos diversos, desde pisos ou pavimentos, até coberturas, paredes, etc.

[019] Com intuito de facilitar a compreensão a seguir é apresentado uma descrição detalhada da composição da película.

[020] A película, formada a partir da composição, é formada em uma base de resina acrílica, sintética ou esmalte a base de água, com carga em talco, sendo a água na faixa de 20% a 35%, preferivelmente na faixa de 25% a 30% aíuando como meio solvente da composição. Compreende resina eiastomérica na faixa de 35% a 45%, estando compreendida preferivelmente na faixa de 38% a 42%. E as cargas minerais, sendo preferivelmente o carbonato de cálcio e dolomita na faixa de 20% a 30% preferivelmente na faixa dos 15%. Apresenta cargas de metais diversos nanoparticulados com dimensões específicas para refletir não menos que 40% e não mais que 99% do espectro solar ótico, nas faixas entre 270nm até 3000nm (Entre o UV A e o Infra vermelho longo), sendo nanopartículas de Ti0 2 dopada com W0 3 na faixa de 0,01 a 5% preferivelmente na faixa de 2 a 3%. Compreende ainda agentes protetivos como fungicidas, algicidas e bactericidas, na faixa de 0,1 a 2%, preferivelmente na faixa de 0,8 a 1 ,2%. Dita composição pode compreender pigmentos de 10 a 20%; ditos pigmentos podem ser orgânicos e/ou inorgânicos. E são adicionados ainda na composição aditivos reológicos espessastes, alcalinizantes, antisedimentantes na faixa 0,01 a 3%.

[021 ] A película obtida pode ser aplicadas em diferentes tipos de coberturas, pisos e paredes, de metal, fibro-cimento, cerâmica, concreto, composic'ão asfáltica, com o propósito de reduzir a absorção de calor nos materiais onde está aplicada em cerca de 40%.

[022] A Película obtida pode ser aplicada em forma líquida, que depois de curada forma uma película flexível, firmemente fixada no substrato, resistente a água e a solventes fracos, que devido sua composição produz reação de fotocatálise utilizando o espectro UV (entre 80 e 390 nanometros), parte do espectro visível (até 780 nm) e o espectro Infra Vermelho próximo (NIR) e o Infra Vermelho, até 2700nm, que decompõe as moléculas de água presentes no ar ou em materiais orgânicos, que ao entrarem em contato com as partículas metálicas superficiais, degradam-se, gerando oxigénio singlete e/ou triplete, radical ânion superóxido além de diversos radicais hidroxila, sem o uso de qualquer forma extra de energia. Estes radicais, eliminam bactérias, vírus, fungos, briófitas e gases tóxicos, tais como (H2S, NH3, SOx, BTEx Butano, Eteno, Xileno e Toluenos), além de organoclorados. Estas propriedades, aliadas ao fato da ampliação da sensibilidade ótica para a banda visível da luz, permite que outras aplicações sejam pleiteadas nesta mesma patente.

[023] Dita película resulta também na redução da temperatura no entorno, provocando uma melhoria ambiental, eliminando as "ilhas de calor". Esta característica abre grandes opções para aplicação em qualquer atividade onde o calor é componente indesejável, como em áreas desportivas, ginásios, academias, casas de show, cinemas, shopping centers, edifícios comerciais ou residenciais, oficinas, indústrias, depósitos, silos e armazéns, criatórios de frangos, produção de ovos, suínos, gado de corte ou produção de laticínios, onde poderá ser reduzido os custos para condicionamento do ar e propiciar conforto térmico, bem-estar animal e preservação da qualidade das safras e das sementes.