Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CONCEPTUAL SCIENTIFIC RESEARCH MODEL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/034018
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an educational toy, consisting of a model that simulates the steps for elaborating an applied scientific study, enhancing the understanding of how said scientific study should be structured and organized: how a research question arises, the objective to be achieved, the rationale and motivation, and also the methodology that should be used to arrive at the conclusions, and contributions towards further research. The model consists of a base (1) and a frame (2), which form the structure thereof, rectangular components (3) and coloured boxes (4), forming an educational, recreational toy, which allows those interested to visualize (apply), by means of simulations, in a fun and entertaining manner, the steps leading to a scientific study, the sequential development/continuation of lines of research, validating, completing or altering same when different results are obtained over time and/or in different locations, optionally using the same or different research methods. Consequently, the model is made available to the user: a) as an educational toy, therefore to be produced by toy companies; b) for use in amusement and theme parks, such as, for example, those that simulate professions for children, allowing them to experience real-life situations; c) for use in preventing diseases that affect the memory, common to elderly people, among other uses.

Inventors:
HUNGARATO ARILDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050315
Publication Date:
February 20, 2020
Filing Date:
August 02, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
HUNGARATO ARILDO (BR)
TEIXEIRA ARIDELMO (BR)
International Classes:
A63F9/34; A63F1/04; A63F1/06
Foreign References:
US20180133590A12018-05-17
BR0303779A2005-04-12
BR9406633A1996-02-06
BRPI1002065A22012-03-06
Attorney, Agent or Firm:
FAFA BORGES, Wagner (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. MAQUETE CONCEITUAL DE PESQUISA CIENTÍFICA, caracterizado por compreender base (1) que sustenta o quadro (2), formando a estrutura da maquete; O quadro (2) poderá ser fabricado de madeira, plástico e etc., e suas dimensões poderão variar, a depender da sua utilização: maquete pequena, apenas para brincar ou grande para as crianças brincarem e interagirem (subindo e descendo na escada ou na corda) além de outras aplicações; No quadro (2), serão fixadas as 32 peças retangulares (3), sendo que a fixação das peças retangulares (3) ao quadro (2) poderá ser feita através de imãs, velcro e etc.;

2. MAQUETE CONCEITUAL DE PESQUISA CIENTÍFICA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por peças retangulares (3) representarem um pesquisador, em um determinado nível/estágio da pesquisa (linha de pesquisa); Dentre as 32 peças retangulares (3), existem 8 tipos de cores, sendo que cada uma representa a construção de uma linha de pesquisa, cujas pesquisas que evoluem de um pesquisador para o outro, quer seja na linha cronológica, diferentes países e continentes, de acordo com o avanço sequencial dos problemas e objetivos de pesquisas propostos;

3. MAQUETE CONCEITUAL DE PESQUISA CIENTÍFICA, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por apresentar 8 tipos de cores, cada qual com sua caixa colorida (4), sendo que cada uma delas representa uma linha de pesquisa que se desenvolve ao longo da evolução das pesquisas, que são testadas dando continuidade às pesquisas anteriores e/ou em países diferentes dos estudos anteriores;

4. MAQUETE CONCEITUAL DE PESQUISA CIENTÍFICA, de acordo com a reivindicação 1, 2 e 3, caracterizado por compreender 32 fichas de pesquisas, cada uma delas representando um pesquisador; Cada ficha, ao descrever a estruturação da pesquisa, traz as seguintes simulações de questões da pesquisa: problema, objetivo, justificativa, hipótese, tipo de pesquisa (bibliográfica e aplicada), método de pesquisa, conclusões e contribuições para novas pesquisas; Assim, à medida que as pesquisas são apresentadas/demonstradas, o muro do conhecimento científico (quadro) vai sendo montado, até que seja totalmente completo com as 32 pesquisas, formando as 8 linhas de pesquisas, representadas pelos oito tipos de cores, que estão vinculadas aos países/continentes do mundo; Ao final, o quadro (2) não ficará totalmente construído, pois, os resultados científicos não são definitivos e cabalísticos, sempre haverá espaço para novas hipóteses/linhas de pesquisas.

Description:
“MAQUETE CONCEITUAL DE PESQUISA CIENTÍFICA”

[001] Refere-se a presente patente de invenção a uma maquete conceitual de pesquisa científica, mais especificamente a um brinquedo educativo que é montado em forma de uma maquete, que permite demonstrar as etapas da elaboração de uma pesquisa cientifica aplicada, sendo assim, além de proporcionar uma atividade recreativa, desenvolve diversas habilidades, como a de memória, lógica, e a de pesquisador, uma vez que são operacionalizadas de forma prática, divertida e lúdica, os elementos de uma pesquisa científica. Assim, além de possibilitar a recreação das pessoas, principalmente as crianças, pode-se desenvolver o processo de produção de conhecimento científico de divertida e lúdica.

[002] Visto a limitação do estado da técnica, e com o intuito de propor uma nova alternativa para este segmento de entretenimento, com ênfase na recreação educativa, foi desenvolvido a maquete conceitual de pesquisa científica. Tal qual compreende função de visualização e melhoria do entendimento de como deve ser estruturada uma pesquisa científica, abrangendo as partes da revisão da literatura e da pesquisa aplicada. E ainda, demonstrar como surge um problema de pesquisa, o objetivo a ser alcançado, as justificativas e motivações, assim como, a metodologia a ser aplicada para obtenção dos resultados (conclusões e contribuições para novas pesquisas). Ou seja, o brinquedo reproduz as fases de uma pesquisa científica,

[004] A maquete conceitual de pesquisa científica permitirá, que as pessoas que o utilizam, sobretudo as crianças, experimentem, na prática, como são as atividades de um pesquisador e a lógica envolvida, por meio de simulações, a organização, estruturação e encadeamento de uma pesquisa cientifica, bem como, a construção das linhas de pesquisas, a partir da contribuição de cada um dos pesquisadores, que, de forma sequencial, validam e completam-se, ou divergem nos seus resultados ao longo do tempo e/ou locais diferentes, que podem aplicar o mesmo ou diferentes métodos de pesquisa.

[005] Com foco na dimensão recreativa, a dita patente poderá contribuir para o desenvolvimento científico, ao ser utilizada: a) como um brinquedo educativo, portanto para ser produzido pelas indústrias de brinquedos; b) ser utilizado em parques de diversões e entretenimento, como por exemplo, aqueles que simulam as profissões para as crianças, que as experimentam na prática; c) ser utilizado para prevenir doenças da memória, que são tendências para pessoas de idade avançada.

[006] A maquete conceitual de pesquisa científica poderá ser melhor compreendida através da descrição detalhada em consonância com as seguintes figuras em anexo, onde:

FIGURA 01 Apresenta uma vista frontal da maquete conceitual de pesquisa científica, montada.

[007] Em conformidade com as figuras acima pode-se observar que a maquete conceitual de pesquisa científica é constituída inicialmente por uma base (1) que sustenta o quadro (2), formando a estrutura da maquete. Tal quadro (2) poderá ser fabricado de madeira, metal, plástico e etc., e suas dimensões poderão variar, a depender da sua utilização: ensino para crianças, adultos, brinquedo e outras aplicações. Além disso, neste quadro (2) serão fixadas as 32 peças retangulares (3), sendo que a fixação das peças retangulares (3) ao quadro (2) poderá ser feita através de imãs, velcro e etc.

[008] As peças retangulares (3) representam um pesquisador, em um determinado nível/estágio da pesquisa (linha de pesquisa). Dentre as 32 peças retangulares (3), existem 8 tipos de cores, sendo que cada uma representa a construção de uma linha de pesquisa, cujas pesquisas que evoluem de um pesquisador para o outro, quer seja na linha cronológica, diferentes países e continentes, de acordo com o avanço sequencial dos problemas e objetivos de pesquisas propostos.

[009] Para os 8 tipos de cores, existem 8 caixas coloridas (4), sendo que cada uma delas representa uma linha de pesquisa que se desenvolve ao longo da evolução das pesquisas, que são testadas dando continuidade às pesquisas anteriores e/ou em países diferentes dos estudos anteriores.

[010] Acompanhando a maquete, existem 32 (trinta e duas) fichas de pesquisas, cada uma delas representando um pesquisador. Cada ficha, ao descrever a estruturação da pesquisa, traz as seguintes questões da pesquisa: problema, objetivo, justificativa, hipótese, tipo de pesquisa (bibliográfica e aplicada), método de pesquisa, conclusões e contribuições para novas pesquisas. Tais fichas serão representadas abaixo:

[011] Dadas as 32 fichas acima, e à medida que as pesquisas são apresentadas/demonstradas, o muro do conhecimento científico (quadro) vai sendo montado, até que seja totalmente completo com as 32 pesquisas, formando as 8 linhas de pesquisas, representadas pelos oito tipos de cores, que estão vinculadas aos países/continentes do mundo.

[012] Ao final, o quadro (2) não fica totalmente construído, afinal de contas, os resultados científicos não são definitivos e cabalísticos, sempre haverá espaço para novas hipóteses/linhas de pesquisas.

[013] Visto a descrição da tecnologia acima, e dadas às incorporações preferenciais e possíveis implementações posteriores ao depósito da mesma, sigam de forma que não tendam a limitá-la, podendo haver variações construtivas que sejam equivalentes, mas sem, no entanto, fugir do escopo de proteção da patente.