Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CONDUCTING BUSBAR USED IN AN ELECTRICAL CABINET
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/046922
Kind Code:
A1
Abstract:
Conducting busbar used in an electrical cabinet, which has an electrical cabinet unit containing main conducting busbars and secondary conducting busbars constructed in a closed tubular format, mounted in said electrical cabinet unit, which also has insulators and secondary insulators, a protection system on the main conducting busbars, an extender unit and, lastly, bypasses.

Inventors:
FRANCISQUINI MELQUISEDEC (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050328
Publication Date:
March 14, 2019
Filing Date:
September 10, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FRANCISQUINI MELQUISEDEC (BR)
International Classes:
H02B1/20; H01B5/06; H02G5/00
Foreign References:
BRPI0721098A22014-02-11
BRPI0720752A22014-01-21
GB2305006A1997-03-26
US2319415A1943-05-18
JP2006230152A2006-08-31
DE19511358A11996-10-02
Other References:
See also references of EP 3683908A4
Attorney, Agent or Firm:
VILELACOELHO SOCIEDADE DE ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", contendo barramento condutor principal, barramento condutor secundário, isoladores, extensores e derivadores, caracterizado pelo fato de o conjunto armário elétrico (1 ) conter um barramento condutor principal (B) construído de maneira contínua, apresentando uma parede tripla em sua porção inferior, a qual dispõe de furos centrais equidistantes entre si em toda a sua extensão, ou seja, comprimento, uma estrutura inferior, substancialmente cúbica vazada, onde a parede tripla está alinhada a uma das paredes laterais da estrutura inferior, uma estrutura superior substancialmente cúbica e vazada, sendo a estrutura superior esta interligada a estrutura inferior por meio de uma parede central dupla disposta em suas porções centrais, sendo que em tal parede central dupla existem três conjuntos de furações, onde cada conjunto contém cinco furos equidistantes entre si, de maneira que um conjunto de furos esteja na porção central do comprimento da parede central dupla e os outros dois em cada uma das extremidades do comprimento da referida parede central dupla; um barramento secundário (Β') contendo uma parede tripla simples e uma estrutura única central com formato substancialmente cúbico vazado, onde a parede tripla simples encontra-se na porção central da parede inferior da estrutura única central; isoladores (2); isoladores secundários (2'); conjunto de proteção mecânica (3); conjunto de conexão de emenda; conjunto de conexão de derivação (6); conjunto disjuntor (7) e cabos de conexão direta (8) .

2. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato dos isoladores (2) possuírem formato substancialmente paralelepipedal bipartido em sua horizontalidade, onde as suas partes são unidas por parafusos, onde encontra- se em sua porção central três aberturas passantes com o formato da silhueta do barramento condutor principal (B) sendo que na porção inferior dos isoladores (2), na parte interna da abertura passante, encontram-se duas reentrâncias.

3. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de os isoladores (2) possuírem, na parte interna de sua abertura passante um degrau central.

4. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 , 2 e 3, caracterizado pelo fato de o isolador (2) apresentar em suas porções laterais e superior uma série de encaixes em formato de gancho reto, espaçados equidistantes entre si, por todas as laterais e porção superior, bem com encaixes do tipo trilho, que permitem a montagem das placas de proteção interna entre fases do barramento condutor principal (B)

5. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 , 2, 3 e 4, caracterizado pelo fato dos isoladores (2) serem montados nos barramentos condutores principal (B).

6. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de os isoladores secundários (2') possuírem formato substancialmente paralelepipedal bipartido em sua horizontalidade, sendo as suas partes unidas, preferencialmente por parafusos, onde contém uma abertura central, a qual se divide entre as duas partes do isolador secundário (2'), sendo uma reentrância na porção inferior do isolador secundário com formato retangular e uma reentrância na porção superior do isolador secundário (2') com formato quadrado, onde, na porção inferior se encaixa a parede tripla central do barramento secundário (Β') e na porção superior se encaixa o a estrutura central vazada do mesmo.

7. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 e 6, caracterizado pelo fato de o isolador secundário (2') ser montado no barramento condutor secundário (Β').

8. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o sistema de proteção (3) ser formado por uma série de placas, preferencialmente metálicas, as quais apresentam uma série de furações em suas faces, as quais se alinham aos encaixes em formato de ganchos retos dos isoladores (2), de maneira que o sistema de proteção possa ser montado nos isoladores (2), impedindo o acesso aos barramentos condutor principal (B).

9. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o conjunto de conexão de emenda ser formado por suportes de encaixe (4) e tarugo central (5).

10. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 e 9, caracterizado pelo fato do suporte de encaixe (4) possuir formato paralelepipedal, preferencialmente construído em cobre ou outro material condutor, apresentando dois orifícios alinhados horizontalmente em suas laterais, sendo esses orifícios, compatíveis aos orifícios presentes na parede central dupla do barramento condutor principal (B).

11. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 e 9, caracterizado pelo fato de o tarugo central (5) possuir formato paralelepipedal, sendo construído preferencialmente em cobre ou outro material condutor, possuindo dimensões que permitam o seu perfeito encaixe entre as paredes centrais dos barramentos condutor principal (B) quando dispostos de maneira espelhada em uma fase.

12. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 , 9 e 1 1 , caracterizado pelo fato de o tarugo central (5) possui furações, os quais são compatíveis com as furações presentes na parede central dupla do barramento condutor principal (B).

13. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 , 9, 10, 1 1 e 12, caracterizado pelo fato de o conjunto de conexão de emenda apresentar sua montagem principal contendo dois suportes de encaixe (4), sendo um oposto ao outro, de maneira que entre eles encontrem-se as paredes centrais duplas dos barramentos condutor principal (B) contendo, entre elas um tarugo central (5), sendo a união entre essas partes realizada por meio de dois parafusos, de mesmo material que o barramento condutor principal (B) localizados nos orifícios dos suportes de encaixe (4).

14. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o conjunto de conexões de derivação (6) ser construído preferencialmente em cobre ou outro material condutor, possuindo um formato similar a um "Z", ou seja, duas abas unidas por uma porção central inclinada de maneira angular, onde ambas as abas possuem dois orifícios equidistantes.

15. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 e 14, caracterizado pelo fato do conjunto de conexões de derivação (6) unir mecânica e eletricamente os barramentos condutores principal (B) e ao barramento condutor secundário (Β') da respectiva fase.

16. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com as reivindicações 1 , 14 e 15, caracterizado pelo fato de a montagem do conjunto de conexões de derivação (6) compreender o alinhamento de suas abas a uma ou duas paredes triplas dos barramentos condutor principal (B), sendo unidas a estes por parafusos, de maneira, que se unida a dois barramentos condutor principal (B), a referida aba dos derivados (6) estará entre os dois barramentos condutor principal (B).

17. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de os cabos de conexão direta (8), se conectarem a parede tripla do barramento condutor principal (B), por meio de um conector do tipo olhai, realizando a energização de outro dispositivo ou disjuntor, conectado diretamente ao barramento condutor principal (B).

18. "BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o conjunto disjuntor (7), conectar-se aos barramentos condutor secundário (Β') através de um derivador formado de material condutor, o qual se conecta a parede tripla central do barramento secundário (Β'), sendo unido a este por meio dos seus orifícios, sendo que cada conjunto disjuntor (7) se conecta a três fases, ou seja, três barramentos condutor secundário (Β') diferentes.

Description:
"BARRAMENTO CONDUTOR APLICADO EM ARMÁRIO ELÉTRICO"

CAMPO DE APLICAÇÃO

[001 ] A presente invenção está contida no campo de aplicação dos dispositivos de controle e energização elétrica, mais precisamente no campo dos armários e gabinetes elétricos.

[002] Esta invenção apresenta um armário elétrico cujo os barramentos aplicados a este são construídos em formato tubular fechado e com design exclusivo, reduzindo a quantidade de material aplicado em sua construção e consequentemente o peso e custo do armário, onde tal barramento apresenta uma série de furações e acessórios mecânicos que facilitam sobremaneira a montagem no armário quanto a montagem de extensores, derivadores e isoladores.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[003] Os armários elétricos, ou gabinetes como também são conhecidos, são importantes dispositivos elétricos e vastamente utilizados na indústria de maneira geral.

[004] Sua função básica é energizar e / ou controlar equipamentos, dispositivos, áreas ou células de trabalho, em plantas industriais, adaptando-se a quase todas as áreas de indústria, de automação e ou serviços. [005] Os armários elétricos normalmente são divididos em compartimentos ou gavetas, as quais possuem uma diversidade de componentes montados, com diversas finalidades.

[006] Na grande maioria das aplicações, os armários elétricos são conectados à rede primária de energia elétrica através de barramentos condutores, os quais são construídos de cobre ou outro material condutor, que realizam a condução da eletricidade entre a rede primária e os armários elétricos, que alimentarão os equipamentos conectados a este.

[007] Dadas essas características intrínsecas dos barramentos elétricos, quase que sua totalidade são fabricados em cobre, uma vez que este apresenta baixa resistividade, proporcionando uma boa condutividade elétrica, com um custo de manufatura relativamente baixo em comparação com outros materiais condutores como a prata e o ouro.

[008] Entretanto, os barramentos condutores, por estarem sujeitos a valores elevados de corrente alternada, sofrem grande incidência do efeito pelicular, ou seja, a área útil de condução de eletricidade é diminuída, uma vez que a corrente alternada tende a se concentrar nas porções externas do condutor em detrimento a sua porção central.

[009] Nas aplicações em armários elétricos, os barramentos condutores utilizam acessórios que complementam a sua montagem, tais como as conexões de derivação e conexões de emenda. Entretanto, esse acessório de montagem dispõe de complexos esquemas de montagem, uma vez que as furações utilizadas nestes barramentos são específicas, ou seja, realizadas sobre demanda para a aplicação.

[0010] Outra desvantagem na utilização deste tipo de barramento em armários elétricos reside no fato do conjunto completo possuir um elevado peso, uma vez que os barramentos são maciços e os eventuais sistemas de fixação e montagem destes nos armários tendem a ser mais robustos para sustentar os esforços destes, elevando, assim, o peso do armário.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[001 1 ] O objetivo da presente invenção é apresentar um armário elétrico de baixa tensão, contendo em sua aplicação barramentos condutores de altas correntes do tipo tubular fechado com design exclusivo, com melhor eficiência utilizando uma menor quantidade de material condutor, diminuindo o seu peso e o seu custo de manufatura.

[0012] Outro objetivo da presente invenção reside no fato do barramento condutor tubular fechado apresentar uma serie de furações que facilitam a montagem no armário elétrico.

[0013] Por fim, a presente invenção apresenta, também, uma configuração preferencial para os isoladores, derivadores e extensores utilizados na montagem destes barramentos tubulares fechados aplicados em armários elétricos, bem como de um conjunto de proteção mecânica no barramento principal. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[0014] A matéria objeto desta Invenção ficará totalmente clara em seus aspectos técnicos a partir da descrição pormenorizada que será feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais:

a figura 1 apresenta uma vista em perspectiva do armário elétrico contendo barramentos condutores do tipo tubular fechado;

a figura 2 apresenta uma vista do armário elétrico contendo barramentos condutor principal, barramentos condutor secundário, isoladores e conjunto disjuntor.

a figura 3 apresenta uma vista superior do armário elétrico contendo barramentos condutores do tipo tubular fechado;

a figura 4 apresenta uma vista aproximada dos barramentos condutor principal e dos barramentos condutor secundários contendo os seus respectivos isoladores;

a figura 5 apresenta uma vista latertal dos barramentos tubulares fechados contendo um isolador principal, montados em um armário elétrico;

a figura 6 apresenta uma vista posterior da interligação do barramento condutor principal com os condutores secundários de entrada e saídas;

a figura 7 apresenta uma vista frontal da interligação do barramento condutor principal com os condutores secundários de entrada e saídas;

a figura 8 apresenta uma vista detalhada posterior da montagem das conexões de emenda aplicadas em barramento tubulares fechados montados em armários elétricos;

a figura 9 apresenta uma vista detalhada frontal das conexões de emenda montados em barramentos tubulares fechados

a figura 10 apresenta um vista em perspectiva explodida dos barramentos condutor principal e seu conjunto de conexões de emenda;

a figura 1 1 apresenta uma vista aproximada do conjunto de conexões de derivação;

a figura 12 apresenta uma vista posterior detalhada das conexões de derivação aplicados em barramento tubulares fechados montados em armários elétricos;

a figura 13 apresenta uma vista em perspectiva da proteção mecânica utilizada em barramentos tubulares fechados montados em armários elétricos;

a figura 14 apresenta uma vista contendo barramentos condutor principal unidos por conexões de emenda;

a figura 15 apresenta uma vista do conjunto disjuntor montado em um barramento secundário;

a figura 16 apresenta uma vista em perspectiva explodida do conjunto disjuntor e barramento secundário com isoladores de fixação;

a figura 17 apresenta uma vista em perspectiva dos barramentos condutor principal unidos por conexões de emenda;

a figura 18 apresenta uma vista em perspectiva do barramento condutor principal destacando a aba com furação para ligações das derivações;

a figura 19 apresenta uma vista em perspectiva da proteção utilizada em barramentos elétricos tubulares fechados aplicados em armários elétricos; e

a figura 20 apresenta uma vista em perspectiva da proteção utilizada em barramentos elétricos tubulares fechados sem a porção superior.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0015] De conformidade com os objetivos apresentados por meio da breve descrição, o presente pedido de patente apresenta um conjunto armário elétrico (1 ), contendo barramentos condutores principais (B) de formato tubular fechado e barramentos secundários (Β'), também de formato tubular fechado.

[0016] Os barramentos condutores principais (B) apresentam uma parede tripla em sua porção inferior, a qual dispõe de furos centrais equidistantes entre si em toda a sua extensão, ou seja, comprimento. Logo acima da parede tripla encontra-se uma estrutura inferior, substancialmente cúbica vazada, onde a parede tripla está alinhada a uma das paredes laterais da estrutura inferior.

[0017] O barramento condutor principal (B) apresenta, ainda, logo acima da estrutura inferior uma estrutura superior de mesmo formato da estrutura inferior, ou seja, substancialmente cúbica e vazada. A estrutura superior esta interligada a estrutura inferior por meio de uma parede central dupla disposta em suas porções centrais, sendo que em tal parede central dupla existem três conjuntos de furações, onde cada conjunto contém cinco furos equidistantes entre si, de maneira que um conjunto de furos esteja na porção central do comprimento da parede central dupla e os outros dois em cada uma das extremidades do comprimento da referida parede central dupla.

[0018] O barramento condutor principal (B) é construído de maneira contínua, ou seja, não contém pontos de solda ou interligações forjadas externamente, independentemente do meio utilizado em sua manufatura, o que contribui para uma elevada resistência mecânica, uma vez que tais pontos de solda ou interligações forjadas apresentariam pontos de fragilidade a esforços mais elevados.

[0019] O conjunto armário elétrico (1 ) apresenta, além do barramento condutor principal (B) um conjunto de barramentos secundários (Β') o qual apresenta uma parede tripla simples e uma estrutura única central com formato substancialmente cúbico vazado, onde a parede tripla simples encontra-se na porção central da parede inferior da estrutura única central;

[0020] Tanto o barramento condutor principal (B) quanto o barramento secundário (Β') destacam-se por sua construtividade em formato tubular fechado, o qual preza pela economia de material condutor empenhado em sua construção quanto pela redução do peso desses.

[0021 ] Outro fator preponderante tanto do barramento condutor principal (B) quando do barramento secundário (Β') reside no fato de ambos conter uma parede tripla dotada de orifícios vazados equidistantes entre si, sendo essa parede tripla importantíssima tanto na montagem desses barramentos condutor no armário elétrico quando na conexão de outros elementos a esses barramentos, tais como conexões de derivação, conexões de emenda, entre outros.

[0022] O conjunto armário elétrico (1 ) dispõe de isoladores (2) os quais apresentam um formato substancialmente paralelepipedal bipartido em sua horizontalidade, onde as suas partes são unidas por parafusos. Os referidos isoladores (2) contem em sua porção central três aberturas passantes com o formato da silhueta do barramento condutor principal (B) sendo que na porção inferior dos isoladores (2), na parte interna da abertura passante, encontram-se duas reentrâncias.

[0023] Essas reentrâncias da parte interna das aberturas passantes dos isoladores (2) têm como finalidade encaixar a parede tripla do barramento condutor principal (B) dando mais estabilidade e sustentação aos mesmos, permitindo a junção de dois barramentos condutor principal (2) de maneira espelhada.

[0024] A porção superior dos isoladores (2) possui, na parte interna de sua abertura passante um degrau central o qual permite o perfeito encaixe da estrutura superior do barramento condutor principal (B), sendo o referido degrau o limitador e separador entre os dois barramentos condutor principal (B) montado no interior de cada abertura passante do isolador (2).

[0025] Em suas porções laterais e superior, o isolador (2) contém uma série de encaixes em formato de gancho reto, espaçados equidistantes entre si, por todas as laterais e porção superior. Estes encaixes em formato de gancho têm como finalidade permitir o encaixe da proteção mecânica (3). Além dos ganchos retos, o isolador (2) dispõe de encaixes do tipo trilho, que permitem a montagem das placas de proteção interna entre fases do barramento condutor principal (B).

[0026] Os isoladores (2) podem ser montados por toda a extensão dos barramentos condutor principal (B), ficando a critério da aplicação ou do instalador o seu melhor aproveitamento na montagem entre o barramento condutor principal (B) e o conjunto armário elétrico (1 ), sendo a sua principal função impedir o contato mecânico entre os barramentos condutor principal (B).

[0027] O conjunto armário elétrico (1 ) contém, além dos isoladores (2) utilizados nos barramentos condutor principal (B), isoladores secundários (2'), os quais são utilizados nos barramentos secundários (Β'). Esses isoladores secundários (2') possuem formato substancialmente paralelepipedal bipartido em sua horizontalidade, sendo as suas partes unidas, preferencialmente por parafusos.

[0028] Os referidos isoladores secundários (2') contém uma abertura central, a qual se divide entre as duas partes do isolador secundário (2'), sendo uma reentrância na porção inferior do isolador secundário com formato retangular e uma reentrância na porção superior do isolador secundário (2') com formato quadrado, onde, na porção inferior se encaixa a parede tripla central do barramento secundário (Β') e na porção superior se encaixa o a estrutura central vazada do mesmo.

[0029] O conjunto armário elétrico (1 ) apresenta um sistema de proteção mecânica (3) o qual é formado por uma série de placas em material isolante, as quais apresentam uma série de furações em suas faces, as quais se alinham aos encaixes em formato de ganchos retos dos isoladores (2), de maneira que o sistema de proteção possa ser montado nos isoladores (2), impedindo o acesso aos barramentos condutor principal (B).

[0030] As faces do sistema de proteção mecânica (3) apresentam as furações não somente para permitir a montagem nos isoladores (2) mas também para colaborar com a circulação de ar e posterior arrefecimento dos barramentos condutores principal (B), aumentando a segurança do conjunto armário elétrico (1 ) sem comprometer as condições de funcionamento do mesmo. [0031 ] O sistema de proteção mecânica (3) permite a montagem de paredes no interior de sua estrutura, com a finalidade de isolar cada conjunto de barramento condutor principal (B) que forma uma fase, no conjunto armário elétrico, como pode ser visualizado na figura 15, aumentando assim a segurança do sistema de proteção mecânica (3).

[0032] O conjunto armário elétrico (1 ) apresenta, também, um conjunto de conexão de emenda, os quais possibilitam a união de dois barramentos condutor principal (B). Esse conjunto de conexão de emenda é formado por dois suportes de encaixe (4) e um tarugo central (5).

[0033] Os suportes de encaixe (4) do conjunto de conexão de emenda do conjunto armário elétrico (1 ) possuem formato paralelepipedal, preferencialmente construído em cobre ou outro material condutor, apresentando dois orifícios alinhados horizontalmente em suas laterais, sendo esses orifícios, compatíveis aos orifícios presentes na parede central dupla do barramento condutor principal (B).

[0034] O tarugo central (5) apresenta um formato paralelepipedal, sendo construído preferencialmente em cobre ou outro material condutor, possuindo dimensões que permitam o seu perfeito encaixe entre as paredes centrais dos barramentos condutor principal (B) quando dispostos de maneira espelhada em uma fase. Tal tarugo central (5) possui furações, os quais são compatíveis com as furações presentes na parede central dupla do barramento condutor principal (B). [0035] Em sua montagem, o conjunto de conexão de emenda do conjunto armário elétrico (1 ) prevê dois suportes de encaixe (4), sendo um oposto ao outro, de maneira que entre eles encontrem-se as paredes centrais duplas dos barramentos condutor principal (B) contendo, entre elas um tarugo central (5), sendo a união entre essas partes realizada por meio de dois parafusos, de mesmo material que o barramento condutor principal (B) localizados nos orifícios dos suportes de encaixe (4).

[0036] O conjunto armário elétrico (1 ) apresenta, ainda, conexões de derivação (6) as quais realizam a união entre o barramento condutor principal (B) e o barramento secundário (Β'). As referidas conexões de derivação (6) são construídas preferencialmente em cobre ou outro material condutor, possuindo um formato similar a um "Z", ou seja, duas abas unidas por uma porção central inclinada de maneira angular, onde ambas as abas possuem dois orifícios equidistantes.

[0037] A montagem das conexões de derivação (6) compreende o alinhamento de suas abas a uma ou duas paredes triplas dos barramentos condutor principal (B), sendo unidas a estes por parafusos, de maneira, que se unida a dois barramentos condutor principal (B), a referida aba das conexões de derivação (6) estará entre os dois barramentos condutor principal (B).

[0038] A outra aba das conexões de derivação (6) estará alinhada a parede tripla central do respectivo barramento condutor secundário (Β'), sendo unido a este por meio de parafusos, preferencialmente construídos no mesmo material que o barramento condutor secundário (Β').

[0039] O conjunto armário elétrico também apresenta cabos de conexão direta (8), os quais se conectam a parede tripla do barramento condutor principal (B), por meio de um conector do tipo olhai, realizando a energização de outro dispositivo ou disjuntor, conectado diretamente ao barramento condutor principal (B), conforme a figura 19.

[0040] Por fim, o conjunto armário elétrico apresenta conjuntos disjuntor (7), os quais são conectados aos barramentos condutor secundário (Β'). Tal conjunto disjuntor (7) apresenta um derivador formado de material condutor, o qual se conecta a parede tripla central do barramento secundário (Β'), sendo unido a este por meio dos seus orifícios, sendo que cada conjunto disjuntor (7) se conecta a três fases, ou seja, três barramentos condutor secundário (Β') diferente, conforme as figuras 16 e 17.

[0041 ] O referido conjunto armário elétrico (1 ) possui como principais vantagens os barramentos condutores principal (B) e o barramento condutor secundário (Β') os quais permitem uma considerável redução na quantidade de material condutor utilizado em sua fabricação, sem prejuízo de sua condutividade elétrica e tampouco de sua resistência mecânica.

[0042] Outra vantagem presente no conjunto armário elétrico (1 ) está presente nas diversas furações apresentadas tanto pelo barramento condutor principal (B) quanto no barramento condutor secundário (Β'), os quais possibilitam uma grande facilidade na montagem desses elementos no conjunto armário elétrico (1 ) como também mais facilidade na montagem dos derivadores (6) e no conjunto extensor.

[0043] O conjunto armário elétrico (1 ) possui, também, uma maior segurança quanto aos demais armários elétricos presentes no estado da técnica, uma vez que possui um sistema de proteção mecânica (3) totalmente compatível com os isoladores (2) de maneira que os barramentos condutores principal (B) estejam totalmente isolados ao manuseio dos operadores sem nenhum prejuízo às condições ideais de funcionamento do conjunto armário elétrico (1 ).

[0044] Deve ficar entendido que a presente descrição não limita a aplicação aos detalhes aqui descritos e que a invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos, dentro do escopo das reivindicações. Embora tenham sido usados termos específicos, tais termos devem ser interpretados em sentido genérico e descritivo, e não com o propósito de limitação.