Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CONFIGURATION USED IN A STRUCTURAL ASSEMBLY FOR MANUFACTURING MODULAR OR DESIGNED PIECES OF FURNITURE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/096449
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model application preferably relates to the furniture industry and consists in a configuration used in a structural assembly for manufacturing modular or designed pieces of furniture, and which allows various shapes to be produced quickly and simply, the resulting pieces of furniture being very robust. The structural assembly for manufacturing modular or designed pieces of furniture makes available a significant range of shapes and sizes that can be adapted to a great diversity of environments, being limited only by the creativity of the person mounting the pieces of furniture. All the structural parts can be produced from extruded profiles, dispensing with the use of injection-moulded or machined parts. Another particularity of the parts is the fact that the use of external rails can be dispensed with, rendering the parts visually more attractive.

Inventors:
FRAGA SPISLA LUCAS (BR)
FIRMINO FRAGA NETO JOÃO (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050314
Publication Date:
June 15, 2017
Filing Date:
December 06, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FRAGA SPISLA LUCAS (BR)
FIRMINO FRAGA NETO JOÃO (BR)
International Classes:
A47B47/00; A47B3/06; F16B12/06
Foreign References:
TWM413398U2011-10-11
US4163537A1979-08-07
US5536097A1996-07-16
BRPI0404459A2006-06-06
Attorney, Agent or Firm:
ANTONIO NUNES, Marcos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- "CONFIGURAÇÃO APLICADA El CONJUNTO ESTRUTURAL EMPREGADO

NA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS iODULARES OU PLANEJADOS", apresentando perfis verticais (4) atuando como contra pés e perfis horizontais extrudados (5) providos de estrutura interna (5.1 ) oriunda de paredes internas cruzadas e orifícios inferiores (5.2) para passagem de parafusos, CARACTERIZADO por a configuração em questão (1) ser formada por base fixadora (2) detentora de ranhuras laterais (2.1 ) equipadas com orifícios passantes (2.2) e canal central (2.3) e por sustentáculos (3) retangulares definidos por conectores verticais (3.1) situados em uma de suas extremidades, orifício passante transversal (3.2) e orifício passante longitudinal (3.3);

2- "CONFIGURAÇÃO APLICADA EM CONJUNTO ESTRUTURAL EMPREGADO NA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS MODULARES OU PLANEJADOS", CARACTERIZADO por a conexão dos sustentáculos (3) à base fixadora (2) ser cumprida perante a introdução direta dos conectores verticais (3,1) nas ranhuras laterais (2.1), seguido pela fixação empregando um parafuso (6), sendo este mesmo parafuso (6) encarregado de fixar simultaneamente o perfil vertical (4) após sua inserção no canal central (2.3) da dita base fixadora (2), finalizando-se a montagem com a introdução e fixação, mediante o uso de parafusos (6), dos perfis horizontais (5) por sobre os sustentáculos (3).

Description:
"CONFIGURAÇÃO APLICADA EM CONJUNTO ESTRUTURAL EMPREGADO NA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS MODULARES OU PLANEJADOS"

[001] O presente pedido de modelo de utilidade é voltado preferencialmente ao setor moveleiro e consiste na configuração aplicada em conjunto estrutural empregado na fabricação de móveis modulares ou planejados a qual é capaz de produzir formatos diversificados de forma rápida, descomplicada e com alta resistência.

[002] Estruturas para móveis são amplamente utilizadas em praticamente todos os setores da construção civil e mobiliário devido à sua ótima resistência, simplicidade e rapidez na montagem. Tais estruturas geralmente empregam conexões e perfis metálicos produzidos por processo de extrusão ou injeção e geralmente utilizam como material base o alumínio devido à sua leveza se comparado aos demais metais, resistência à corrosão e por apresentar boas propriedades mecânicas.

[003] Referindo-se ao estado da técnica, os documentos considerados mais relevantes são os registros PÍ0404459-2, MU8602282-2, MU8702375-0 e MU9102741-1.

[004] Referente ao registro PI0404459-2, tal documento descreve um fixador deslizante o qual pode se deslocar num perfil metálico específico, assumindo uma pluralidade de posições adequadas à montagem desejada, por exemplo, uma estante, sendo que o mencionado fixador pode ser travado numa determinada situação por intermédio de elementos de encaixe adequados, como parafusos.

[005] Já o registro MU8602282-2 elucida uma disposição construtiva em conexão para móveis que compreende basicamente uma estrutura lateral em formato de "L" encaixáve! na região interna de um perfil.

[006] O documento MU8702375-0 descreve um conjunto de perfis estruturais para colunas e travessas constituído por perfilados obtidos por dobradura, insertos e fixações formando uma estrutura montada e ou soldada, voltada a diversas aplicações. [007] Por fim, o registro MU9102741-1 aponta perfis e suas conexões contendo um canal inferior e um canal lateral no perfil quadrado ou dois canais laterais no perfil retangular, sendo a fixação de um perfil ao outro por meio de parafusos nas roscas internas que são confeccionadas diretamente nas paredes dos canais, contendo ainda uma conexão de encaixe.

[008] Analisando as anterioridades relevantes, podem ser citadas algumas deficiências relacionadas. O PI0404459-2 depende de diversos padrões de peças denominadas fixadores para originar junções nas arestas e na divisão central do móvel, pois os conectores incumbidos de se ajustarem no interior dos perfis são partes integrantes dos referidos fixadores, anulando a opção de ajustá-los conforme a necessidade da montagem. Quanto ao MU8602282-2, a peça encarregada de fornecer o encaixe horizontal do perfil com a estrutura em formato é fixada por parafusos na lateral da mencionada estrutura, não havendo um encaixe adicional apto a proporcionar maior reforço à junção. O documento MU8702375-0, por utilizar apenas uma peça intitulada inserto na vinculação dos perfis para colunas e perfis para travessas, acaba proporcionando uma estrutura mais suscetível de adquirir folgas ao passar do tempo, necessitando de reaperto periódico. O último registro de número MU9102741-1 demonstra perfis ausentes de conectores, produzindo estruturas com perfis desalinhados e também passíveis de obterem folgas no decorrer do tempo.

[009] Observando as deficiências detectadas nas estruturas e conexões convencionais e interessado em disponibilizar uma opção distinta, foi desenvolvida a configuração aplicada em conjunío estrutural empregado na fabricação de móveis modulares ou planejados, objeto do presente pedido, a qual será elucidada na sequência do relatório.

[010] A descrição a qual se segue busca destacar a proposta em nível de seu princípio, sem limitar-se aos desenhos ou modelos dos componentes, tendo como referência as seguintes ilustrações abaixo listadas: [01 1] Figura 1 , vista isométrica explodida ilustrando a configuração preferencial da estrutura e as características de cada componente;

[012] Figura 2, vista em perspectiva da configuração demonstrando a união dos componentes;

[013] Figuras 3 e 4, vistas isométricas retratando variáveis configurativas dos componentes denominados base fixadora e perfil horizontal;

[014] Figura 5, vista em perspectiva representando a união das variáveis configurativas;

[015] Figuras 6 e 7, imagens ilustrativas demonstrando algumas formas passíveis de serem desenvolvidas empregando o conjunto estrutural e os respectivos perfis.

[016] De acordo com a figura 1 , a configuração aplicada em conjunto estrutural empregado na fabricação de móveis modulares ou planejados (1) é formada por base fixadora (2) detentora de ranhuras laterais (2.1 ) equipadas com orifícios passantes (2.2) e canal central (2.3). sustentáculos (3) preferencialmente retangulares definidos por conectores verticais (3.1) situados em uma de suas extremidades, orifício passante transversal (3.2) e orifício passante longitudinal (3.3), perfis verticais (4) atuando como contrapés e perfis horizontais extrudados (5) providos de estrutura interna (5.1 ) oriunda de paredes internas cruzadas e orifícios inferiores (5.2) para passagem de parafusos.

[017] A conexão dos sustentáculos (3) à base fixadora (2) ocorre perante a introdução direta dos conectores verticais (3.1 ) nas ranhuras laterais (2.1 ), seguido pela fixação empregando opcionalmente um parafuso (6). Após a fixação, podem-se inserir os perfis horizontais (5) por sobre os sustentáculos (3) e fixa-los mediante o uso de parafusos (6). Em se tratando do perfil vertical (4), este é introduzido no canal central (2.3) da base fixadora (2) e sua vinculação ocorre de forma simultânea aos sustentáculos, pois ambas as peças empregam o mesmo parafuso (6). Concluída a união de todos os itens, a estrutura demonstra o aspecto ilustrado na figura 2. [018] Além dos padrões elucidados, a base fixadora (2) e os perfis horizontais (5) podem apresentar variáveis configurativas. Referindo-se à base fixadora (2) (figura 3), seu canal central pode adotar a forma geométrica quadrada (2.4) a fim de permitir a união de contrapés no mesmo formato. Já os perfis horizontais (5) (figura 4} trazem uma ranhura longitudinal (5.3) com intuito de possibilitar a inserção de uma base em vidro, madeira, polímero ou qualquer outro material compatível. A estrutura adotando as variáveis configurativas exibe a aparência delineada na figura 5.

[019] Conforme as figuras 6 e 7, o conjunto estrutural empregado na fabricação de móveis modulares ou planejados disponibiliza uma gama significativa de formas e dimensões que podem se adaptar aos mais variados tipos de ambientes, dependendo apenas da criatividade da pessoa ou empresa responsável pela montagem.

[020] Diferente das estruturas e conexões admitidas atualmente, o sistema revelado permite unir perfis do eixo X aos perfis do eixo Y utilizando o eixo Z. São utilizados os três eixos, sendo um eixo perpendicular aos outros dois os quais se encarregam de permitir os encaixes. Tal característica pode ser considerada única no conjunto estrutural descrito, uma vez que nenhuma anterioridade utiliza esta técnica como solução.

[021] Todas as peças estruturais demonstradas podem ser confeccionadas a partir de perfis extrudados, dispensando a utilização de peças injetadas ou usinadas. Outra particularidade das peças é o fato de dispensar a utilização de trilhos externos, tornando as peças visualmente mais bonitas.

[022] As principais vantagens do conjunto estrutural empregado na fabricação de móveis modulares ou planejados em relação aos padrões admitidos é a disponibilização de uma quantidade reduzida de componentes caracterizados por apresentarem alta resistência, formas simplificadas e fácil manuseio, tomando a montagem rápida e facilitada. [023] Vale ressaltar que a configuração sugerida deve ser compreendida como representativa e não limitativa, podendo sofrer variações e modificações em sua forma de realização ou ornamentação, desde que estas modificações não afastem a essência do projeto.