Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COSMETIC COMPLEX FOR BIOACTIVE HYDRATION, COSMETIC COMPOSITION, USE AND METHOD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/023774
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a novel cosmetic complex for bioactive hydration of the skin, particularly of the body and face, comprising plant oil, trehalose and hydroethyl urea, and also to a cosmetic composition containing said cosmetic complex, use thereof and a method of bioactive hydration of the skin.

Inventors:
ZIMBARDI DANIELA (BR)
DO NASCIMENTO SELMA (BR)
FERRARI CINTIA ROSA (BR)
PEDROSO DE OLIVEIRA ANA PAULA (BR)
ARRUDA COSTA ANDREA (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050258
Publication Date:
February 07, 2019
Filing Date:
July 26, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NATURA COSMETICOS SA (BR)
International Classes:
A61K8/9789; A61K8/40; A61K8/60; A61Q19/00
Domestic Patent References:
WO2017193186A12017-11-16
Foreign References:
CN106562910A2017-04-19
EP0180559A21986-05-07
Other References:
"International Cosmetic Ingredient Dictionary & Handbook"
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Complexo cosmético para hidratação bioativa caracterizado por compreender pelo menos um óleo vegetal, trealose e hidroxietil urea.

2. Complexo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo óleo vegetal ser selecionado de óleo de fevilea.

3. Complexo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou

2, caracterizado por compreender:

(a) cerca de 0,05 a cerca de 2% de óleo de fevilea,

(b) cerca de 0,05 a cerca de 4% de trealose, e

(c) cerca de 0,5 a cerca de 4% de hidroxietil urea.

4. Complexo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a

3, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente glicerina.

5. Uso do complexo conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de uma com- posição cosmética para hidratação bioativa.

6. Uso, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de ser no:

[1 ] estímulo a moléculas que retêm água nas camadas mais profundas da pele;

[2] estímulo a moléculas que retêm água na superfície da pele;

[3] estímulo à produção e metabolismo de lipídios na superfície da pele;

[4] estímulo da remoção adequada e balanceada das células mortas da superfície da pele;

[5] estímulo a moléculas que transportam água e sais minerais para manter o balanço osmótico da pele.

7. Método para hidratação bioativa da pele, caracterizado por consistir em aplicar na pele um complexo conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.

8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por ser no: [1 ] estímulo a moléculas que retêm água nas camadas mais profundas da pele;

[2] estímulo a moléculas que retêm água na superfície da pele;

[3] estímulo à produção e metabolismo de lipídios na superfície da pele;

[4] estímulo da remoção adequada e balanceada das células mortas da superfície da pele;

[5] estímulo a moléculas que transportam água e sais minerais para manter o balanço osmótico da pele.

Description:
COMPLEXO COSMÉTICO PARA HIDRATAÇÃO BIOATIVA,

COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, USO E MÉTODO

CAMPO DA INVENÇÃO

[001 ] A presente invenção refere-se a um novo complexo cosmético para hidratação btoativa (ou ativa ou dinâmica ou biológica) da pele, particularmente corpo e rosto, compreendendo óleo vegetal, trealose e, bem como uma composição cosmética contendo o mesmo, seu uso e método na hidratação bioativa da peie,

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[002] A epiderme, camada mais externa da pele, está sempre se renovando e sua última camada, que faz contato com o meio exterior é chamada de estrato córneo O EC compreende o estágio final de diferenciação celular epidérmica e é representado especificamente por células queratini- zadas mortas e anucleadas embebidas em uma matriz lipídica atuando co- mo uma barreira que separa o meio externo da homeostase interna .

[003] A barreira natural formada pelo EC depende criticamente de sua composição, representada por proteínas (75-80%), lipídios (5-15%) e demais constituintes (5-10%). A composição lipídica do EC humano pode variar quantitativamente entre indivíduos e partes do corpo, mas compreende prin- cipalmente ceramidas, ácidos graxos, colesterol, ésteres, triglicerideos e fos- folipídios. Quando esses componentes não estão balanceados adequadamente, a capacidade da peie manter a água é reduzida e a pele toma-se mais suscetíve! à influência dos fatores ambientais, ocasionando uma barreira prejudicada.

[004] Um pa el importantíssimo na manutenção da integridade da barreira do EC é representado pela água. Um dos principais aspectos relaciona- se à sua capacidade de mediar a attvtdade de muitas enzimas hidrolíticas da pele, incluindo aquelas responsáveis pela descamação adequada dos cor- neócitos, bem como as responsáveis pela formação do fator natural de hi- dratação (NMF - Natural Moisturising Factor). Como um produto proteolitico das profilagrinas - molécula-chave na manutenção da barreira epidérmica -, o NMF é essencialmente composto por aminoácidos e derivados, PCA (áci-

FOLHAS DE SUBSTITUIÇÃO (REGRA 26) do pirrolidona carboxílico), minerais, ureia, açúcares e peptídeos. Esta mistura altamente higroscópica ajuda a manter a hidratação e, consequentemente, a função do EC.

[005] A epiderme também é responsável pela regeneração da pele. A cada 28 dias uma célula caminha desde a junção dermo-epidérmica até o estrato córneo, desprendendo-se então como uma célula morta no processo de descamação. Quando a pele se encontra desidratada, esta reconstituição e troca ficam alteradas dificultando a regeneração cutânea natural. Por isso, a hidratação cutânea é tão importante para a cútis.

[006] Quando houver alterações na superfície do estrato córneo (por exemplo, por queimadura, escoriações ou rompimento) ou perda excessiva de lipídios ou hidratantes naturais, a pele torna-se seca, áspera, sem elasticidade ou flexibilidade. O sol, os poluentes, a umidade relativa do ar também são fatores que interferem na hidratação da pele.

[007] Outra molécula importante para a hidratação da pele é o ácido hialurônico presente na derme e em espaços intercelulares epidermais. Essa molécula consegue se ligar até mil vezes o seu peso com moléculas de água. Na derme, juntamente com outras moléculas da matriz extracelular, é responsável por reter a água e manter a hidratação adequada do tecido.

[008] Além disso, canais proteicos de membrana chamados aquapori- nas são responsáveis por facilitar o transporte de água e solutos, incluindo glicerol e ureia, entre as membranas biológicas. Essa condução da água ocorre através de um gradiente osmótico.

[009] É recomendável que as pessoas adultas usem hidratante em toda a pele pelo menos uma vez por dia. Esses produtos, em geral, incluem ingredientes que agem tipicamente por dois mecanismos bem conhecidos: oclusão e umectação.

[0010] A hidratação por oclusão é promovida por ingredientes que formam um filme lipofílico, que dificulta a perda de água, fazendo aumentar a retenção hídrica na camada córnea.

[001 1 ] A hidratação por umectação, por sua vez, é promovida por ingredientes que retêm água proveniente da composição cosmética, da atmos- fera e da pele, na superfície da pele por meio de um filme hidrofílico formado sobre a camada córnea, aumentando a retenção de água na superfície cutânea.

[0012] No entanto, em evolução aos mecanismos clássicos citados an- teriormente, outros mecanismos de hidratação, chamados no estado da técnica de hidratação ativa, já têm sido propostos. Em geral, referem-se ao uso de ingredientes que têm a capacidade de estimular a pele a produzir suas próprias substâncias de hidratação, ou seja, moléculas que são capazes de reter água em todas as camadas da pele.

[0013] Atualmente, a comprovação das propriedades hidratantes de preparações cosméticas para a pele é feita pelo emprego de métodos não invasivos utilizando instrumentos baseados em propriedades elétricas, tais como condutância e capacitância, bem como técnicas espectroscópicas, tais como NIR (near-infrared spectroscopy). No entanto, existem problemas as- sociados à confiabilidade das medições de propriedades elétricas da pele (capacitância é a propriedade mais utilizada para avaliação da hidratação da pele) quando esta recebe tratamentos com altas concentrações de ingredientes oclusivos, apoiares e não higroscópicos. Falsos negativos em medições do estado hídrico da pele podem ser observados dependendo da com- posição química da formulação em estudo. Por esse motivo em alguns casos recomenda-se a combinação de várias técnicas instrumentais e até mesmo avaliações visuais com auxílio de escalas fotográficas para se demonstrar os benefícios de preparações cosméticas para a pele.

[0014] O ressecamento é uma das condições mais presentes e crôni- cas da pele, resultando em "rigidez" da pele e danos à pele na forma de fissuras e rachaduras. Dessa forma, a avaliação de propriedades mecânicas da pele (utilizando modelos mecânicos) pode ser útil para entender como danos à pele seca ocorrem (por exemplo, rachaduras).

[0015] Assim, o estado da técnica ainda necessita de novos produtos hidratantes, capazes de proporcionar hidratação completa da pele, seja do corpo ou do rosto, e que atuem não apenas pelos mecanismos clássicos de oclusão e umectação, mas também pelo estímulo de mecanismos endóge- nos que mantenham a hidratação da pele determinada por meios mais precisos e confiáveis.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0016] A figura 1 apresenta os resultados de expressão gênica obtidos a partir do complexo de acordo com a presente invenção em comparação a outros produtos de mercado.

[0017] A figura 2 apresenta os resultados da expressão proteica do complexo para alguns marcadores selecionados.

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[0018] A presente invenção refere-se a um novo complexo cosmético para hidratação bioativa da pele, particularmente corpo e rosto, que compreende:

[0019] (a) cerca de 0,05 a cerca de 2% de óleo de fevilea (Fevillea trilo- bata),

[0020] (b) cerca de 0,05 a cerca de 4% de trealose

[0021 ] (c) cerca de 0,5 a cerca de 4% de hidroxietilurea, e

[0022] (d) opcionalmente glicerina.

[0023] Os percentuais acima indicados, assim como aqueles indicados nos exemplos a seguir, são relacionados ao peso total da composição cos- mética final em que o complexo será veiculado.

[0024] De acordo com a presente invenção, por "hidratação bioativa" aqui também nomeada de hidratação biológica ou hidratação biodinâmica ou hidratação ativa, entende-se a capacidade de uma combinação balanceada de ingredientes de estimular mecanismos endógenos da pele a promoverem o equilíbrio entre o conteúdo hídrico e lipídico para uma hidratação e nutrição eficientes.

[0025] Os mecanismos endógenos que determinam a hidratação bioativa de acordo com a presente invenção são simultaneamente:

[0026] (1 ) estímulo a moléculas que retêm água nas camadas mais pro- fundas da pele (derme) como ácido hialuronico e outros componentes da matriz extracelular; [0027] (2) estímulo a moléculas que retêm água na superfície da pele como fatores de hidratação naturais, conhecidos como NMF, do inglês "Natural Moinsturizing Factor" (sais minerais);

[0028] (3) estímulo à produção e metabolismo de as moléculas que re- têm lipídios na superfície da pele;

[0029] (4) estímulo da remoção adequada e balanceada das células mortas da superfície da pele (descamação);

[0030] (5) estímulo a moléculas que transportam água e sais minerais para manter o balanço osmótico da pele (como por exemplo, aquaporinas).

[0031 ] O efeito nos cinco mecanismos endógenos acima é aferido por meio de técnicas para avaliação de expressão gênica e proteica, que são técnicas altamente precisas e seus resultados independem de fatores externos como ocorre em técnicas usualmente empregadas.

[0032] Assim, o complexo de acordo com a presente invenção foi, de maneira surpreendente, determinado como eficaz no estímulo aos cinco mecanismos endógenos que caracterizam a hidratação bioativa. A combinação balanceada qualitativa e quantitativa de ingredientes de acordo com a presente invenção foi capaz de estimular os cinco mecanismos endógenos da pele que promovem o equilíbrio entre o conteúdo hídrico e lipídico para uma hidratação e nutrição eficientes, que caracterizam a hidratação bioativa.

[0033] Em outra realização, a presente invenção também contempla, de maneira abrangente, composições cosméticas compreendendo o novo complexo de hidratação bioativa de acordo com a presente invenção juntamente com excipientes cosmeticamente aceitáveis.

[0034] Os excipientes cosmeticamente aceitáveis de acordo com a presente invenção são aqueles conhecidos do técnico no assunto para composição de bases cosméticas em variadas formas, por exemplo, emulsões, cremes, géis, séruns, e outros conhecidos do técnico no assunto. Por exemplo, sem qualquer limitação, os excipientes cosmeticamente aceitáveis po- dem ser selecionados dentre aqueles citados no "International Cosmetic In- gredient Dictionary & Handbook", 1 6th Edition. [0035] Em outra modalidade, a presente invenção refere-se ainda ao uso do complexo para fabricação de uma composição cosmética para hidratação bioativa da pele, particularmente corpo e rosto.

[0036] Ainda, em outra modalidade, a presente invenção contempla um método para hidratação bioativa da pele que compreende aplicar na pele, necessitada ou não , uma quantidade eficaz do complexo ou da composição cosmética de acordo com a presente invenção. Assim, o método aqui tratado pode ser de prevenção ou tratamento cosmético.

[0037] Os exemplos a seguir, sem impor qualquer limitação, as realiza- ções particulares da presente invenção, bem como demonstram a eficácia do complexo de acordo com a presente invenção em hidratação bioativa. EXEMPLOS

Exemplo 1 . Composição cosmética de acordo com a presente invenção.

[0038] A tabela a seguir ilustra uma realização de composição cosmética de acordo com a presente invenção, a qual foi produzida por técnica de preparação de emulsão conhecida do técnico no assunto.

Tabela 1 . Composição cosmética de acordo com a presente invenção

polimetilsilsesquioxano 1

Propilheptil caprilato 1

Estearil heptanoato 3

Tocoferil acetato 0,2

Trealose 3

Trietanolamina 0,3

Exemplo 2. Análise da eficácia em hidratação bioativa

[0039] Para o desenvolvimento do complexo de acordo com a presente invenção e demonstração de sua eficácia foi utilizada análise de expressão gênica e proteica para verificar a modulação dos genes envolvidos no estímu- lo dos mecanismos endógenos da pele, que promovem o equilíbrio entre o conteúdo hídrico e lipídico para uma hidratação e nutrição eficientes, ou seja, hidratação bioativa.

[0040] Foi realizado um estudo de expressão gênica em larga escala, seguido da confirmação da expressão proteica para comprovação do benefí- cio.

[0041 ] A amostra foi testada em explantes de pele humana obtidos após cirurgias plásticas (blefaroplastia) e avaliada eficácia na modulação de um total de 92 genes relacionados a mecanismos biológicos determinados como relevantes para a hidratação da pele, bem como para alguns benefícios adi- cionais como integridade da barreira cutânea, antioxidante, adesão e coesão entre as células, renovação celular e antiaging (elasticidade, firmeza, preenchimento e coesão dermo-epiderme).

[0042] Neste experimento, os fragmentos de pele provenientes de 3 doadores diferentes foram divididos em duas porções e inseridos, em tripli- cata de cada doador, imediatamente em meio de cultura. Os explantes foram submetidos ao tratamento com 2mg/cm 2 da amostra aplicada topicamente, sem qualquer diluição, e mantidos por 24 horas (porção 1 ) e 72 horas (porção 2) em atmosfera úmida a 37°C em presença de 5% de CO2. Além disso, uma condição controle foi realizada pela manutenção dos explantes, em tri- plicata de cada doador, em meio de cultura somente. Uma análise de viabili- dade prévia foi realizada para garantir a integridade dos tecidos durante todo o protocolo do estudo.

[0043] A porção (1 ) foi coletada e submetida à extração de RNA total. A partir do RNA, foi confeccionado o cDNA e este (50ng) foi submetido à etapa de RT-PCR ("Polymerase-Chain Reaction") em tempo real para avaliação da expressão de 96 genes. O perfil de expressão gênica e seleção dos genes diferencialmente expressos foram realizados com o auxílio do Expression Suite Software v.1 .0.3 (Life Technologies). Os valores de ACt para os genes de referência e os genes-alvo foram calculados pela subtração dos valores dos grupos experimentais. Posteriormente, o ACt do grupo experimental foi subtraído do grupo controle (explante de pele sem tratamento) para a obtenção do AACt. Por fim, a quantificação relativa dos genes-alvo foi determinada pela equação: RQ = 2 Λ -ΔΔΟΐ. Foram selecionados apenas os genes que apresentaram um threshold de 1 ,3, ou seja, 30% de aumento ou redução em relação ao controle. A significância estatística foi avaliada pelo teste-t acompanhado do método de Benjamini-Hochberg (FDR - false discovery rate), sendo que p-value < 0,05 foi considerado significante.

[0044] Para a detecção por imunofluorescência, as amostras foram fixadas em paraformaldeído 4% (pH 7,4) por 24 horas e crioprotegidas em solu- ção de sacarose 30% por 48 horas. Em seguida, cortes seriados de 10 μηη foram coletados diretamente em lâminas silanizadas com o auxílio de Criosta- to (Leica - CN1 850). Ao término da coleta dos cortes, os mesmos foram submetidos a lavagens com PB 0,1 M e incubados overnight com anticorpos referentes aos marcadores de interesse selecionados. Em seguida, as lâminas foram analisadas em Microscópio de Fluorescência (Leica - DM 1 000) com auxílio do Software LAS (Leica Application Suite). O parâmetro avaliado foi intensidade de fluorescência emitida pela marcação com anticorpo específico. Para análise estatística foi utilizada a análise de variância (ANOVA). Em todos os grupos estudados, foram considerados estatisticamente significativos aqueles cujos valores de P foram inferiores a 0,05.

[0045] Para a detecção por Elisa, foram utilizados kits disponíveis comercialmente (R&D Systems, USA). O anticorpo monoclonal de captura con- tra o marcador de interesse foi adicionado em uma placa de 96 poços que, em seguida, foi incubada por 12 horas à temperatura ambiente. As amostras foram adicionadas e a placa foi incubada por 2 horas à temperatura ambiente. O anticorpo de detecção contra o marcador de interesse foi então incu- bado por mais 2 horas (TA). Adicionou-se uma solução de estreptavidina- peroxidase e incubou-se por 1 hora (TA). Finalmente, a solução de substrato (H202 e TMB - tetrametilbenzidina) foi adicionada à placa e uma coloração azul se desenvolveu dentro de um período de 20 minutos. A reação de coloração foi interrompida adicionando-se H2S04 2N e a leitura foi realizada em leitor de microplacas a 450nm. Os níveis da proteína foram expressos em pg/mL ou g/mL e calculados a partir dos valores de referência obtidos com uma curva-padrão construída com concentrações conhecidas da proteína. Para análise estatística foi utilizada a análise de va-riância (ANOVA). Em todos os grupos estudados, foram considerados estatisticamente significati- vos aqueles cujos valores de P foram inferiores a 0,05.

Tabela 2. Genes que tiveram sua expressão avaliada pelo estudo.

Símbolo Gene

1 8s Rna RNA, 18S ribosomal [reference gene]

ACACA Acetyl-CoA carboxylase 1

ACACB Acetyl-CoA carboxylase beta

AQP10 Aquaporin-10

AQP1 Aquaporin-1

AQP3 Aquaporin-3

AQP5 Aquaporin-5

ASAH1 Acid ceramidase

BGN Biglycan

CASP14 Caspase-14

CD44 CD44 molecule (Indian blood group)

CDH1 Cadherin-1

CDSN Corneodesmosin

CLDN1 Claudin-1

CLDN4 Claudin-4 Símbolo Gene

CLDN7 Claudin-7

COL1A1 Collagen, type I, alpha 1

COL1A2 Collagen, type I, alpha 2

COL4A4 Collagen, type IV, alpha 4

COL7A1 Collagen, type VII, alpha 1

CRNN Cornulin

CST6 Cystatin 6

CTSB Cathepsin B

CTS D Cathepsin D

CTSE Cathepsin E

CTSL Cathepsin L

CTSV Cathepsin V

DCN De co ri n

DSC1 Desmocollin 1

DSC2 Desmocollin 2

DSG1 Desmoglein 1

DSG3 Desmoglein 3

DSG4 Desmoglein-4

DSP Desmoplakin

ELN Elastin

ELOVL3 ELOVL fatty acid elongase 3

EVPL Envoplakin

FASN Fatty acid synthase

FLG Filaggrin

FMOD Fibromodulin

GAPDH Glyceraldehyde-3-phosphate dehydrogenase

[reference gene]

GBA Glucosylceramidase beta

GJA1 Gap junction protein, alpha 1

GJB2 Gap junction protein, beta 2 Símbolo Gene

GPC3 Glypican 3

HAL Histidine ammonia-lyase

GUSB Glucuronidase, beta [reference gene]

HAS1 Hyaluronan synthase 1

HAS2 Hyaluronan synthase 2

HAS3 Hyaluronan synthase 3

HMGCR 3-hydroxy-3-methylglutaryl-CoA reductase

HMGCS1 3-hydroxy-3-methylglutaryl-CoA synthase 1

HMMR Hyaluronan mediated motility receptor

HYAL1 Hyaluronidase 1

HYAL2 Hyaluronidase 2

HPRT Hypoxanthine phosphoribosyltransferase

[reference gene]

ITGA6 Integrin alpha-6

ITGB4 Integrin beta-4

IVL Involucrin

KLF4 Krueppel-like factor 4

KLK5 Kallikrein 5

KLK7 Kallikrein 7

KRT1 Keratin 1

KRT10 Keratin 10

LAMA5 Laminin subunit alpha-5

LCE2B Late cornified envelope protein 2B

LOR Loricrin

LOX Lysyl oxidase

LUM Lumican

MATN2 Matrilin 2

MMP1 Matrix metallopeptidase 1

MMP12 Matrix metallopeptidase 12

MMP9 Matrix metallopeptidase 9 Símbolo Gene

OCLN Occludin

PADI1 Peptidyl arginine deiminase, type I

PADI3 Protein-arginine deiminase type 3

PCNA Proliferating cell nuclear antigen

PKP1 Plakophilin 1

PLEC Plectin-1

PPL Periplakin

SDC1 Syndecan 1

SMPD1 Sphingomyelin phosphodiesterase/Acid

sphingomyelinase

SOD2 Superoxide dismutase 2, mitochondrial

SPI NK5 Serine peptidase inhibitor, Kazal type 5

SPTLC2 Serine palmitoyltransferase, long chain base subunit 2

SREBF2 Sterol regulatory element-binding protein 2

ST14 Suppression of tumorigenicity protein 14

TGM1 Transglutaminase-1

TGM3 Transglutaminase-3

TGM5 Transglutaminase-5

TIMP1 TIMP metallopeptidase inhibitor 1

TIMP2 TIMP metallopeptidase inhibitor 2

TJP1 Tight junction protein 1

UGCG Cera mi de glucosyltransferase

VCAN Versican

VCL Vinculin

[0046] As figuras 1 e 2 mostram, respectivamente, os resultados de expressão obtidos a partir do complexo de acordo com a presente invenção em comparação aos seus ingredientes isolados e comparativamente em relação a outros produtos de mercado.

[0047] Como pode ser observado, o complexo de acordo com a presente invenção foi o único capaz de atuar nos cinco mecanismos endógenos que determinam a ocorrência de hidratação bioativa, tanto em comparação aos seus componentes isolados, quanto a produtos hidratantes bem estabelecidos obtidos no mercado.

Exemplo 2. Estudo de estabilidade.

[0048] Os estudos de estabilidade acelerada nas condições de escuro, 5 o e 40°C demonstraram que as formulações não sofreram alterações significativas em até 90 dias de uso, considerando composições cosméticas estáveis nas condições estudadas.

[0049] O homem da técnica saberá prontamente avaliar, por meio dos ensinamentos contidos no texto e nos exemplos apresentados, vantagens da invenção e propor variações e alternativas equivalentes de realização, sem fugir ao escopo da invenção, conforme definido nas reivindicações anexas.