Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COSMETIC MAKEUP COMPOSITION, LIQUID BASE AND METHOD OF USING A COSMETIC MAKEUP COMPOSITION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/112586
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to long-wearing cosmetic makeup compositions, particularly in the form of a liquid base, which contain particles that enable the optical concealment of expression lines or wrinkles, among other ingredients, providing a matte or shiny effect, as well as an improved tightening effect, reduction and control of oiliness, UVA/UVB sun protection, and enhanced skin elasticity and firmness.

Inventors:
DONIZETI GERALDINI PATRICIA (BR)
DEL REY CASTRIOTTO ALCIONE (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050387
Publication Date:
June 28, 2018
Filing Date:
December 19, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NATURA COSMETICOS SA (BR)
International Classes:
A61K8/04; A61K8/27; A61K8/29; A61K8/64; A61K8/67; A61K8/72; A61K8/9789; A61Q1/02
Domestic Patent References:
WO2013029126A12013-03-07
Foreign References:
US20140179747A12014-06-26
US20110311661A12011-12-22
US20110027202A12011-02-03
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Composição cosmética de maquiagem caracterizada pelo fato de que compreende:

a) partículas que promovem disfarce óptico das linhas de expressão ou rugas;

b) pelo menos um ingrediente ativo;

c) pelo menos um agente formador de filme;

d) pelo menos um emoliente;

e) excipientes cosmeticamente aceitáveis.

2. Composição, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que compreende cerca de 0,1 % a cerca de 25% de partículas que promovem disfarce óptico das linhas de expressão ou rugas (a) selecionadas de pelo menos uma dentre pó de Orbignya phalerata, sílica, polimetil metacrilato, crospolímero HDI/trimetilol hexil lactona, Cl 77891 , mica ou Cl 77491 .

3. Composição, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que compreende cerca de 0,1 % a cerca de 20% de pelo menos um ingrediente ativo (b) selecionado de uma mistura de proteína de levedura hidrolisada/ piroxidina HCI/niacinamida/glicerina/pantenol/propileno glicol/ alantoína / biotina, mistura de tocoferil acetato/extrato de Theobroma Cacao /extrato de Camellia sinensis, goma-2 de biossacarídeo, goma-3 de biossacarí- deo, Avena Sativa.

4. Composição, de acordo com a reivindicação 1 , caracteri- zada pelo fato de que compreende cerca de 0,1 % a cerca de 10% de um agente formador de filme (c) selecionado de copolímeros de acrila- to.

5. Composição, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que compreende cerca de 0,1 % a cerca de 35% de pelo menos um emoliente selecionado de ciclopentassiloxano, crospo- límero de dimeticona, isoamil cocoato, pentileno glicol, PPG-15 estearil éter/BHT, dicaprilil carbonato.

6. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que compreende adicional- mente cerca de 1 % a cerca de 9% de pelo menos um emulsionante selecionado de poligliceril-2-tri-isoestearato, mistura de cetil PEG/PPG-10/1 dimeticona 90, poligliceril-4 isoestearato, metil glicose dioleato.

7. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindi- cações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente cerca de 0,1 % a cerca de 30% de pelo menos um filtro UV selecionado de etil-hexilmetoxicinamato, dietilamino hidroxibenzoil hexil benzoato, óxido de zinco, isopropil titânio tri-isoestearato.

8. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindi- cações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente cerca de 0,1 % a cerca de 40% de pelo menos um pigmento selecionado de CI77491 /isopropil titânio tri-isoestearato, CI77492/ isopropil titânio tri-isoestearato, CI77499/ isopropil titânio tri-isoestearato, CI77891/ isopropil titânio tri-isoestearato.

9. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente cerca de 0,1 % a cerca de 15% de pelo menos um ajustador de viscosidade selecionado de sílica dimetil sililato, mistura de ciclopen- tassiloxano/propileno carbonato/diesteardimôniohectorita, goma xan- tana.

10. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente cerca de 1 % a cerca de 15% de pelo menos um ingrediente tensor imediato da pele selecionado de extrato de Avena Sativa.

1 1 . Base líquida caracterizada pelo fato de que compreen- de a composição cosmética de maquiagem como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10.

12. Uso de uma composição cosmética de maquiagem como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de uma base líquida com efeito mate.

13. Uso de uma composição cosmética de maquiagem como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de uma base líquida com efeito tensor.

Description:
COMPOSIÇÃO COSMÉTICA DE MAQUIAGEM, BASE LÍQUIDA E USO DE UMA COMPOSIÇÃO COSMÉTICA DE MAQUIAGEM

CAMPO DA INVENÇÃO

[001 ] A presente invenção trata de composições cosméticas de maquiagem de longa duração, particularmente na forma de base líquida, as quais compreendem partículas que promovem disfarce óptico das linhas de expressão ou rugas, dentre outros ingredientes, proporcionando efeito mate ou radiante, além do efeito tensor aprimorado, redução e controle de oleosidade, proteção solar UVA/UVB e atuar promovendo a elasticidade e a firmeza da pele.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[002] Composições cosméticas de maquiagem têm sido amplamente pesquisadas e reúnem um número de produtos com finalidades diversas dentro do processo de embelezamento temporário.

[003] A base cosmética, por exemplo, possui função de uniformizar a pele, escondendo manchas e imperfeições. Trata-se de um produto cada vez mais exigido, já que sua composição, além de cumprir sua finalidade elementar de cobertura temporária, também deve ser adaptável a exigências da pele, de maneira a não causar prejuízos a ela. Por exemplo, a pele oleosa deve usar produtos mais secos, limitando o uso do produto na forma líquida. Já peles mais secas necessitam de maquiagens cremosas e líquidas, mas que sejam livres de óleo.

[004] Independentemente do tipo de pele a que se destina, além de boa cobertura e durabilidade, um dos desafios técnicos de composições cosméticas dessa natureza é não evidenciar rugas e linhas de expressão, fornecendo um efeito natural.

[005] Nesse sentido, combinações específicas de ingredientes voltadas a composições cosméticas de maquiagem têm sido propostas no estado da técnica, por exemplo, extratos de plantas, como partículas do babaçu, sílicas e até copolímero de acrilato, elastômero de silicone, etc. Entretanto, referidas combinações ainda falham em prover um produto que, de maneira eficiente, não evidencie rugas e linhas de expressão.

[006] Portanto existe a necessidade de composições cosméticas de maquiagem, particularmente na forma de base líquida, adequadas para diferentes tipos de pele, inclusive as mais exigentes como a oleosa, que controla a oleosidade e promove o disfarce óptico das linhas de expressão ou rugas, proporcionando efeito natural, combinado a outras tecnologias que promovam benefícios complementares.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[007] A figura 1 apresenta um gráfico com as médias de brilho por tempo e tratamento.

[008] A figura 2 apresenta valores médios de secreção sebácea obtidos antes e após 15 minutos, 1 , 2, 4, 6 e 8 horas da primeira aplicação do produto investigacional. Média ± SE (n= 20).

[009] As figuras 3 e 4 apresentam avaliação do aumento da firmeza e elasticidade da pele por cutometria. A figura 3 mostra valores médios do parâmetro Uf obtidos no início do estudo e após 7, 14 e 28 dias de uso domiciliar (Média ± SD, n= 21 ) e a figura 4 mostra valores médios do parâmetro Ur/Uf obtidos no início do estudo e após 7, 14 e 28 dias de uso domiciliar (Média ± SD, n= 21 ).

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[0010] A presente invenção trata de composições cosméticas de maquiagem que compreendem (a) partículas que promovem disfarce óptico das linhas de expressão ou rugas, associadas a (b) pelo menos um ingrediente ativo, (c) pelo menos um agente formador de filme, (d) pelo menos um emoliente (e) excipientes cosmeticamente aceitáveis.

[001 1 ] Ditas composições são disponibilizadas na forma de base líquida e proporcionam um efeito mate e antibrilho prolongados de até oito horas, adequado para uso em pele normal e notadamente em pele oleosa.

[0012] Por efeito "mate", no escopo da presente invenção, enten- de-se o acabamento opaco, que resulta em um visual seco e com pouco brilho.

[0013] Os efeitos de disfarce óptico das linhas de expressão ou rugas e de controle imediato e de longo prazo da oleosidade foram surpreendentemente obtidos pela combinação de partículas (microes- feras) específicas com polissacarídeo do babaçu.

[0014] O óleo de babaçu {Orbignya phalerata), empregado no estado da técnica, apresenta propriedades emolientes, podendo ser usado em produtos para o cuidado da pele e dos cabelos como sabonetes em barra, condicionadores, óleos de banho devido a sua ação hidra- tante, tornando-se adequado para formulações para peles ressecadas, atuando também como carreador de fase oleosa.

[0015] Diferentemente, verificou-se que o polissacarídeo de babaçu é um tipo glucana da farinha do mesocarpo do babaçu adequado para uso em cosméticos, principalmente para produtos para o rosto e maquiagem, devido às suas propriedades de modificador de sensorial e absorção de oleosidade, conferindo sensorial macio, agradável e melhora da espalhabilidade na aplicação. Além disto, devido a sua porosidade, promove absorção da oleosidade, particularmente em produtos faciais.

[0016] Assim, as composições cosméticas de maquiagem de acordo com a presente invenção, que compreendem (a) partículas que promovem disfarce óptico das linhas de expressão ou rugas, promovem o controle de oleosidade e brilho excessivo imediato, e a adição de ingredientes ativos, como a proteína da levedura e vitaminas que tratam da pele reduzindo a oleosidade com o uso prolongado (-28% com 2 meses de uso). Ditas composições são livres de óleo, promovendo sensorial sedoso e aveludado, além de serem de longa duração (até 12 horas) e apresentarem fator de proteção solar contra as radiações UVB e UVA. De maneira particular, as composições de acordo com a presente invenção também proporcionam um efeito tensor imediato, que contribui com o resultado de embelezamento desejado, além de promover um efeito natural, colaborando com a elasticidade e a firmeza da pele.

[0017] Esses benefícios tornam as composições de acordo com a presente invenção adequadas para utilização em pele normal à oleosa.

[0018] Assim, de acordo com a presente invenção, as composições compreendem cerca de 0,1 % a cerca de 25% de partículas que promovem disfarce óptico das linhas de expressão ou rugas (a) seleci- onadas de pelo menos uma dentre pó de Orbignya phalerata, sílica, polimetil metacrilato, crospolímero HDI/trimetilol hexil lactona, Cl 77891 , mica ou Cl 77491 .

[0019] Ditas composições compreendem ainda cerca de0,1 % a cerca de 20% de pelo menos um ingrediente ativo (b) selecionado de uma mistura de proteína de levedura hidrolisada/ piroxidina HCI/niacinamida/glicerina/pantenol/propileno glicol/ alantoína / biotina, mistura de tocoferil acetato/extrato de Theobroma Cacao /extrato de Camellia sinensis, goma-2 de biossacarídeo, goma-3 de biossacarí- deo, Avena Sativa.

[0020] É utilizado ainda cerca de 0,1 % a cerca de 10% de um agente formador de filme (c) selecionado de copolímeros de acrilato e cerca de 0,1 % a cerca de 35% de pelo menos um emoliente (d) selecionado de ciclopentassiloxano, crospolímero de dimeticona, isoamil cocoato, pentileno glicol, PPG-15 estearil éter/BHT, dicaprilil carbona- to. [0021 ] Ditas composições podem compreender adicionalmente cerca de 1 % a cerca de 9% de pelo menos um emulsionante selecio- nado de poligliceril-2-tri-isoestearato, mistura de cetil PEG/PPG-10/1 dimeticona 90, poligliceril-4 isoestearato, metil glicose dioleato, bem como cerca de 0,1 % a cerca de 30% de pelo menos um filtro UV sele- cionado de etil-hexil metoxicinamato, dietilamino hidroxibenzoil hexil benzoato, óxido de zinco, isopropil titânio tri-isoestearato e/ou cerca de 0,1 % a cerca de 40% de pelo menos um pigmento selecionado de CI77491 /isopropil titânio tri-isoesterato, CI77492/ isopropil titânio tri- isoestearato, CI77499/ isopropil titânio tri-isoestearato, CI77891/ isopropil titânio tri-isoestearato e/ou cerca de 0,1 % a cerca de 15% de pelo menos um ajustador de viscosidade selecionado de sílica dimetil sililato, mistura de ciclopentassiloxano/propileno carbona- to/diesteardimônio hectorita, goma xantana e/ou cerca de 1 % a cerca de 15% de pelo menos um ingrediente tensor imediato da pele selecionado de extrato de Avena Sativa.

[0022] Os excipientes cosmeticamente aceitáveis incluem, sem qualquer limitação, aqueles conhecidos no estado da técnica, por exemplo, fragrâncias, agentes de viscosidade, agentes quelantes, conservantes, etc.

[0023] Em uma segunda realização, a presente invenção contempla uma base líquida compreendendo a composição cosmética de ma- quiagem de acordo com a presente invenção.

[0024] Em outra realização, a presente invenção contempla o uso de uma composição cosmética de maquiagem de acordo com a presente invenção na fabricação de uma base líquida com efeito mate e/ou efeito tensor.

[0025] Os exemplos a seguir, sem impor qualquer limitação, ilustram as composições de acordo com a presente invenção, bem como seus efeitos aqui descritos. EXEMPLOS

Exemplo 1 . Composição de maguiagem de efeito mate

[0026] A tabela a seguir ilustra composições de efeito mate.

[0027] Tabela 1 . Composições cosméticas de maquiagem de to mate

Teormínimo Teor máximo

Ingrediente

testado(%) testado (%)

Água qsp qsp

Pó da semente de Orbignya phalerata 0,1 5,0

Sílica 1 ,0 10,0 mistura de proteína de levedura hidrolisada/

piroxidina

2,0 5,0

HCI/niacinamida/glicerina/pantenol/propileno

glicol/ alantoína / biotina

Copolímero de acrilato 2,0 5,0 ciclopentassiloxano, crospolímero de dimeti-

1 ,0 10,0 cona

ciclopentassiloxano 5,0 20,0 isoamil cocoato 2,0 15,0 poligliceril-2-tri-isoestearato 1 ,0 4,0 mistura de cetil PEG/PPG-10/1 dimeticona 90 1 ,0 5,0

Etil-hexil metoxicinamato 1 ,0 10,0 dietilamino hidroxibenzoil hexil benzoato 0,5 05,0 óxido de zinco, isopropil titânio tri-

1 ,0 10,0 isoestearato

CI77491 / isopropil titânio tri-isoestearato

CI77492/ isopropil titânio tri-isoestearato

2,0 20,0

CI77499/ isopropil titânio tri-isoestearato

CI77891 / isopropil titânio tri-isoestearato

sílica dimetil sililato 0,5 3,0 ciclopentassiloxano/propileno carbona-

0,5 10,0 to/diesteardimônio hectorita

Propanodiol 1 ,0 5,0 fragrância 0,05 1 ,0 tocoferil acetato 0,05 2,0

Sulfato de magnésio 0,05 3,0

Dissódio EDTA 0,05 4,0

Fenoxietanol, caprilil glicol, clorfenesina 0,5 1 ,5 Exemplo 2. Composição de maguiagem de efeito tensor

[0028] A tabela a seguir ilustra composições de efeito tensor.

[0029] Tabela 2. Composições cosméticas de maquiagem de efeito tensor

Teor míni¬

Teor máximo

Ingrediente mo testado

testado (%)

(%)

Água qsp qsp

Polimetil metacrilato / Mica / Dióxido de Titâ¬

0,1 10,0 nio

crospolímero HDI/trimetilol hexil lactona e

0,1 10,0 sílica

Mica / Dióxido de titânio / óxidos de ferro 0,1 5,0

Tocoferil acetato 0,1 2,0

Theobroma Cacao 0,01 2,0

Camellia Sinesis 0,01 2,0 goma-2 de biossacarídeo 0,1 5,0 goma-3 de biossacarídeo 0,1 5,0

Avena Sativa 1 ,0 10,0

Copolímero de acrilato 0,1 10,0

Pentileno glicol 1 ,0 3,0

Ciclopentassiloxano 0,1 5,0

PPG-15 estearil éter 0,1 10,0

Dicaprilil carbonato 0,1 10,0

Poligliceril-4 isoestearato 0,1 10,0

Metil glicose dioleato 0,1 10,0 mistura de cetil PEG/PPG-10/1 dimeticona

0,1 10,0 90

Etil-hexil metoxicinamato 0,1 10,0 dietilamino hidroxibenzoil hexil benzoato 0,1 10,0

Óxido de zinco 0,1 10,0

CI77491 / isopropil titânio tri-isoestearato 0,1 10,0

CI77492/ isopropil titânio tri-isoestearato 0,1 10,0

CI77499/ isopropil titânio tri-isoestearato 0,1 10,0

CI77891 / isopropil titânio tri-isoestearato 0,1 10,0

Goma xantana 0,1 1 ,0 sílica dimetil sililato 0,1 3,0 mistura de ciclopentassiloxano/propileno

1 ,0 10,0 carbonato/diesteardimônio hectorita

Fragrância 0,05 1 ,0

Sulfato de magnésio 0,05 3,0

Dissódio EDTA 0,05 4,0 lodopropinil butilcarbamato 0,1 0,1

Fenoxietanol 0,9 0,9

Exemplo 3. Avaliação da redução do brilho da pele (efeito mate) após aplicação de um produto tópico por análise de imagem e avaliação de eficácia percebida pelo participante do estudo com a composição do exemplo 1

[0030] O objetivo desse estudo foi verificar a eficácia da composição do exemplo 1 na redução do brilho da pele (efeito mate) das participantes, através da análise de imagens e da percepção subjetiva do participante do estudo por meio de questionários de avaliações de Eficácia Percebida.

[0031 ] Os participantes da pesquisa foram avaliados por médico dermatologista no início da pesquisa (TO) para verificação dos critérios de inclusão e exclusão e foram avaliados também no final do dia para verificação de possíveis reações ou desconfortos apresentados no período de uso do produto.

[0032] Após a avaliação médica inicial, foram obtidas imagens frontais dos participantes com o equipamento Visia CR (Canfield Ima- ging Systems). O produto foi aplicado em meia face dos participantes. O lado da aplicação foi aleatorizado. Novas imagens frontais foram obtidas imediatamente, 2, 4, 6 e 8 horas após a aplicação do produto.

[0033] Os participantes responderam a um questionário 15 minutos, 2, 4, 6 e 8 horas após a aplicação do produto.

[0034] Os participantes permaneceram em sala com temperatura e umidade controladas (20 ± 2 e 50% ± 5 UR) por 3 0 minutos antes e durante a realização das medidas.

[0035] Análise de Brilho e do Efeito Mate por Imagem: o produto promoveu diminuição do brilho, imediatamente após sua aplicação, e após duas, quatro, seis e oito horas da aplicação em comparação com o controle (área sem tratamento).

[0036] Avaliação de eficácia percebida pelo participante da pes- quisa após quinze minutos de aplicação do produto:

[0037] · 100% dos participantes avaliados responderam "sim" para a questão "Após 15 minutos da aplicação do produto, percebi REDUÇÃO DO BRILHO CAUSADO PELO EXCESSO DE OLEOSIDADE da minha pele (EFEITO MATTE)? ".

[0038] · 91 % dos participantes responderam "sim" para a questão "Após 15 minutos da aplicação do produto teste percebi que o produto proporciona um EFEITO NATURAL (sem aspecto de pele excessivamente maquiada ou artificial, harmónico com sua pele)?"

[0039] Avaliação de eficácia percebida pelo participante da pes- quisa após 2 horas de aplicação do produto:

[0040] · 100% dos participantes avaliados responderam "sim" para a questão "Após duas horas da aplicação do produto, percebi REDUÇÃO DO BRILHO CAUSADO PELO EXCESSO DE OLEOSIDADE da minha pele (EFEITO MATTE)? ".

[0041 ] · 95% dos participantes responderam "sim" para a questão "Após duas horas da aplicação do produto teste percebi que o produto proporciona um EFEITO NATURAL (sem aspecto de pele excessivamente maquiada ou artificial, harmónico com sua pele)?".

[0042] Avaliação de eficácia percebida pelo participante da pes- quisa após 4 horas de aplicação do produto:

[0043] · 100% dos participantes avaliados responderam "sim" para a questão "Após quatro horas da aplicação do produto, percebi REDUÇÃO DO BRILHO CAUSADO PELO EXCESSO DE OLEOSIDADE

da minha pele (EFEITO MATTE)? ".

[0044] · 100% dos participantes responderam "sim" para a questão "Após quatro horas da aplicação do produto teste percebi que o produto proporciona um EFEITO NATURAL (sem aspecto de pele excessivamente maquiada ou artificial, harmónico com sua pele)?".

[0045] Avaliação de eficácia percebida pelo participante da pes- quisa após 6 horas de aplicação do produto:

[0046] · 100% dos participantes avaliados responderam "sim" para a questão "Após seis horas da aplicação do produto, percebi REDUÇÃO DO BRILHO CAUSADO PELO EXCESSO DE OLEOSIDADE da minha pele (EFEITO MATTE)?".

[0047] · 100% dos participantes responderam "sim" para a questão "Após seis horas da aplicação do produto teste percebi que o produto proporciona um EFEITO NATURAL (sem aspecto de pele excessivamente maquiada ou artificial, harmónico com sua pele)?".

[0048] Avaliação de eficácia percebida pelo participante da pes- quisa após 8 horas de aplicação do produto:

[0049] · 100% dos participantes avaliados responderam "sim" para a questão "Após oito horas da aplicação do produto, percebi REDUÇÃO DO BRILHO CAUSADO PELO EXCESSO DE OLEOSIDADE da minha pele (EFEITO MATTE)?".

[0050] · 100% dos participantes responderam "sim" para a questão "Após oito horas da aplicação do produto teste percebi que o produto proporciona um EFEITO NATURAL (sem aspecto de pele excessivamente maquiada ou artificial, harmónico com sua pele)?".

Exemplo 4. Estudo in vitro da propriedade de durabilidade de maguia- gens utilizando VitroSkin® como substrato mimético à pele humana com a composição do exemplo 1 .

[0051 ] Para cada tempo de avaliação (0, 2, 8 e 12 horas) foram preparadas e pré-hidratadas 6 peças de VitroSkin® (IMS Testing Group, EUA) com área útil de 35 mm x 23 mm às quais se aplicou ho- mogeneamente uma massa de 1 ,0 mg.cm-2 da substância teste em estudo. Foram obtidas imagens digitalizadas iniciais sob fundos branco e preto. Em seguida, as peças com a substância teste aplicadas foram submetidas ao teste de durabilidade simulada em câmara climática, sendo mantidas por 2 horas a 37 Q C e 90±5 % de umidade relativa. Após o tempo de simulação, as peças foram novamente digitalizadas sob os fundos branco e preto. O procedimento foi repetido para os tempos de 8 e 12 horas. A partir das imagens obtidas, iniciais e a cada tempo de simulação, foram calculadas as opacidades iniciais e após exposição. A durabilidade foi determinada em função da manutenção da opacidade (equivalente à cobertura) da VitroSkin® com a substância teste aplicada após o tempo de simulação de durabilidade em relação ao inicial.

[0052] De acordo com os resultados obtidos, a durabilidade média da substância teste avaliada, aplicada sobre VitroSkin®, foi de 99,9% após 2 horas, 99,8% após 8 horas e 99,4% após 12 horas de exposição no simulador climático. Os valores médios obtidos de durabilidade foram significativamente superiores em relação a um valor mínimo, arbitrariamente definido, de 90% de durabilidade, em todos os tempos avaliados. Neste sentido, de acordo com os parâmetros estabelecidos, pode-se inferir que composição de acordo com o exemplo 1 sustenta o apelo de longa duração até 12 horas após a aplicação.

Exemplo 5. Avaliação da redução e controle da oleosidade da pele por sebumetria com a composição do exemplo 1

[0053] 20 participantes da pesquisa finalizaram o estudo; idade média: 47 ± 5 anos. Não houve relatos ou evidências de reação adversa durante o estudo.

[0054] A metodologia consistiu na avaliação da redução e controle da oleosidade da pele facial após 15 minutos, 1 , 2, 4, 6 e 8 horas da primeira aplicação no laboratório e após 28 e 56 dias de uso domiciliar do produto investigacional. A avaliação de oleosidade foi realizada através de medidas de sebumetria (Sebumeter® SM 815 e Multiprobe Adapter MPA-5, CKeletronics, Alemanha). A redução dos valores de sebumetria indica redução da oleosidade da pele facial. No primeiro dia de estudo, as participantes também responderam ao questionário de análise sensorial por eficácia percebida.

[0055] De acordo com os resultados obtidos foi possível concluir que:

[0056] - Sebumetria: a composição de acordo com o exemplo 1 proporcionou redução significativa da oleosidade da pele facial após 15 minutos, 1 , 2, 4, 6 e 8 horas da aplicação, em relação à condição inicial da pele e ao controle (água). Isto indicou que a aplicação da mesma reduziu e controlou a oleosidade da pele facial por até 8 horas. Os valores percentuais obtidos de redução da oleosidade, em relação ao estado inicial da pele e ao controle, foram de: 15,1 % após 15 minu- tos, 25,8% após 1 hora, 34,4% após 2 horas, 43,0% após 4 horas, 48,8% após 6 horas e 51 ,2% após 8 horas da aplicação da composição. 100% das participantes da pesquisa apresentaram redução da oleosidade da pele facial após a aplicação da composição.

[0057] - A composição de acordo com o exemplo 1 proporcionou redução média significativa da oleosidade da pele facial de 14,9% após 28 dias e 27,0% após 56 dias de uso domiciliar, em relação à condição inicial da pele. Isto indicou que o tratamento prolongado com a composição reduziu e controlou a oleosidade da pele facial. 95,0% das participantes da pesquisa apresentaram redução da oleosidade da pele facial após 28 dias e 100,0% após 56 dias de uso domiciliar da composição, em relação à condição inicial.

[0058] - Análise sensorial por eficácia percebida: 100,0% das participantes da pesquisa perceberam redução do brilho da pele causado pelo excesso de oleosidade (efeito matte) após 15 minutos, 1 , 2, 4, 6 e 8 horas da aplicação da composição. [0059] - 75,0% das participantes da pesquisa perceberam o efeito natural (sem aspecto de pele excessivamente maquiada ou artificial, harmónico com a pele) proporcionado pela composição após 15 minutos, 80,0% após 1 hora, 85% após 2 e 4 horas e 90% após 6 e 8 horas da aplicação.

Exemplo 6. Estudo clínico para determinação de eficácia fotoprotetora para UVA com as composições dos exemplos 1 e 2:

[0060] A eficácia fotoprotetora UVA da composição, de acordo com a metodologia ISO 24442:201 1 - Cosmetics - Sun Protection Test Methods - in vivo Determination of Sunscreen UVA Protection foi testada.

[0061 ] As composições de acordo com os exemplos 1 e 2 da presente invenção e o protetor solar padrão são aplicados em áreas demarcadas no dorso de voluntários com fototipo II a IV.

[0062] Após aplicação, as áreas são expostas à radiação ultravioleta. A proteção UVA do produto é determinada pela razão entre a dose de radiação necessária para causar pigmentação na pele protegida pelos produtos e na pele não protegida.

[0063] Foram incluídos 10 voluntários de ambos os sexos, de acordo com os critérios de inclusão e não inclusão para realização do estudo.

[0064] Destes, todos finalizaram o estudo.

[0065] 70 mg do produto aplicado em área de 35cm 2 no dorso.

[0066] O FP-UVA médio encontrado para os produtos foi de 5,3 com desvio padrão de 1 ,2.

Exemplo 7. Estudo clínico para determinação do fator de proteção solar (FPS) - Internacional Sun Protection Factor (Spf) Test Method 2006 da composição do exemplo 1

[0067] O Fator de Proteção Solar (FPS) da composição, de acordo com a metodologia Internacional SPF Test Method 2006 - Colipa/JCIA/CTFA-SA foi testado

[0068] A composição e o protetor solar padrão são aplicados em áreas demarcadas no dorso de voluntários com fototipo I a III.

[0069] Após aplicação, as áreas são expostas à radiação ultravio- leta. O FPS da composição é determinado pela razão entre a dose de radiação necessária para causar eritema na pele protegida pelos produtos e na pele não protegida.

Descrição da População:

[0070] - N Q de voluntários incluídos = 1 1 ;

[0071 ] - N Q de voluntários que completaram o estudo = 10;

[0072] - N Q de voluntários com dados utilizados na conclusão = 10.

[0073] Área de aplicação: 70mg do produto aplicado em área de 35cm 2 no dorso.

[0074] O estudo foi conduzido em acordo com as diretrizes das Boas Práticas Clínicas e a Norma NBR ISO9001 :2008. O controle de qualidade é executado em cada etapa do método.

[0075] Resultados: o FPS médio encontrado para os produtos foi de 16,2 com intervalo de confiança 10,9%.

Exemplo 8. Avaliação do aumento da firmeza e elasticidade da pele por cutometria da composição do exemplo 2

[0076] A metodologia consistiu na avaliação do aumento da firmeza e elasticidade da pele através de medidas de cutometria (Cutome- ter® MPA-580 e Multiprobe Adapter MPA-580, CKeletronics, Alemanha) realizada no início do estudo e após 7, 14 e 28 dias de uso domi- ciliar da composição em participantes com idade média de 48 ± 7 anos. O aumento da firmeza da pele foi avaliado através do parâmetro Uf que corresponde à deformação máxima da pele após a aplicação de uma força. O aumento da elasticidade da pele foi avaliado através do parâmetro Ur/Uf que consiste na razão entre a retração imediata e a deformação total da pele e corresponde à elasticidade biológica. O aumento da firmeza da pele é evidenciado pela redução do parâmetro Uf, que reflete o aumento das propriedades das fibras elásticas e de colágeno. O aumento da elasticidade da pele é evidenciado pelo aumento do parâmetro Ur/Uf, que reflete o aumento das propriedades das fibras elásticas.

[0077] A composição foi aplicada uma vez ao dia, preferencialmente durante o dia sobre a pele limpa e seca em pequena quantidade no rosto e no pescoço e espalhada com leves toques.

[0078] De acordo com os resultados obtidos foi possível constatar que a aplicação da composição de acordo com a presente invenção conferiu:

[0079] - aumento significativo na firmeza da pele de 10,8% após 28 dias de uso domiciliar, sendo que, 95,2% das participantes da pesquisa apresentaram resultado positivo após o tratamento com a com- posição de acordo com a presente invenção.

[0080] - aumento significativo na elasticidade da pele 4,4% após 14 dias e de 6,5% após 28 dias de uso domiciliar, sendo que, 85,7% das participantes da pesquisa apresentaram resultado positivo após o tratamento com a composição da presente invenção.

[0081 ] A partir dos valores médios do parâmetro Uf é calculado o coeficiente de firmeza da pele (CF) e a porcentagem de aumento da firmeza da pele (%AF), conforme as Equações 1 e 2.

[0082] CFti = UftO / Ufti (Equação 1 )

[0083] onde: CFti = coeficiente de firmeza, Ufti= valores médios do parâmetro Uf obtidos após i dias de estudo (i = 7, 14 ou 28 dias); Uft0= valores médios do parâmetro Uf obtidos no início do estudo (basal).

[0084] %AFti = 100 * (UftO - Ufti) / UftO (Equação 2)

[0085] onde: %AFti = porcentagem de aumento da firmeza; Ufti= valores médios do parâmetro Uf obtidos após i dias de estudo (i = 7, 14 ou 28 dias); Uft0= valores médios do parâmetro Uf obtidos no início do estudo (basal).

[0086] A partir dos valores médios do parâmetro Ur/Uf são calculados o coeficiente de elasticidade da pele (CE) e a porcentagem de aumento da elasticidade da pele (%AE), conforme as Equações 3 e 4.

[0087] CEti = Ur/Uf ti / Ur/Uf tO (Equação 3)

[0088] onde: CEti = coeficiente de elasticidade; Ur/Ufti= valores médios do parâmetro Ur/Uf obtidos após i dias de estudo (i = 7, 14 ou 28 dias); Ur/Uf t0= valores médios do parâmetro Ur/Uf obtidos no início do estudo (basal).

[0089] %AEti = 100 * (Ur/Uf ti - Ur/Uf tO) / Ur/Uf tO (Equação 4)

[0090] onde: %AEti = porcentagem de aumento da elasticidade; Ur/Ufti= valores médios do parâmetro Ur/Uf obtidos após i dias de estudo (i = 7, 14 ou 28 dias); Ur/Uft0= valores médios do parâmetro Ur/Uf obtidos no início do estudo (basal).

[0091 ] A significância do aumento da firmeza e elasticidade da pele é avaliada aplicando-se método do teste t-Student, bimodal, parea- do, considerando um intervalo de confiança de 95%, aos valores médios basais do parâmetro Uf e Ur/Uf, respectivamente, em relação aos valores obtidos após i dias de uso; i = 7, 14 e 28 dias.

[0092] O resultado adequado é alcançado quando Ufti for significativamente inferior a UftO (P < 0,05), indicando aumento na firmeza da pele.

[0093] Com relação à elasticidade, o resultado adequado é alcançado quando Ur/Ufti for significativamente superior a Ur/Uf tO (P < 0,05), indicando aumento na elasticidade da pele.

[0094] A comparação entre os tempos de avaliação, necessária para verificar se o tratamento prolongado com o produto investigacio- nal intensifica o aumento da firmeza e elasticidade da pele, foi realizada aplicando-se o método de análise de variância de fator único (ANOVA), com pós-teste de Tuckey, considerando um intervalo de confiança de 95% aos valores calculados de coeficiente de firmeza da pele (CF) e coeficiente de elasticidade da pele (CE), respectivamente.

[0095] De acordo com o resultado obtido, foi possível observar um aumento significativo (P<0,05) do parâmetro Ur/Uf após 14 e 28 dias de uso domiciliar. Isto indicou que o uso do produto investigacional proporcionou aumento na elasticidade da pele.

[0096] O produto proporcionou aumento na elasticidade, em relação à condição inicial da pele, de 4,4% após 14 dias e de 6,5% após 28 dias de uso domiciliar.

[0097] Foi possível constatar que 62% das participantes da pesquisa apresentaram aumento da elasticidade da pele após 14 dias e 86% após 28 dias de uso domiciliar do produto investigacional.

[0098] De acordo com o protocolo de estudo e procedimentos utilizados para a avaliação do aumento da firmeza e elasticidade da pele proporcionada pela aplicação do produto investigacional, foi possível constatar que:

[0099] - houve aumento significativo na firmeza da pele após 28 dias de uso domiciliar.

[00100] - o valor percentual obtido de aumento na firmeza, em rela- ção à condição inicial da pele, foi de 10,8% após 28 dias de uso domiciliar.

[00101 ] - 95,2% das participantes da pesquisa apresentaram resultado positivo após o tratamento com o produto investigacional.

Avaliação da elasticidade da pele:

[00102] - houve aumento significativo na elasticidade da pele após 14 e 28 dias de uso domiciliar.

[00103] - os valores percentuais obtidos de aumento na elasticidade, em relação à condição inicial da pele, foram de 4,4% após 14 dias e de 6,5% após 28 dias de uso domiciliar.

[00104] - 85,7% das participantes da pesquisa apresentaram resul- tado positivo após o tratamento com o produto investigacional.

Exemplo 9. Estudo clínico para determinação da eficácia fotoprotetora

UVA - metodologia PPD da composição do exemplo 2

[00105] O produto investigacional e o protetor solar padrão foram aplicados em áreas demarcadas no dorso de voluntários com fototipos

II a IV. Após aplicação, as áreas são expostas à radiação ultravioleta.

A proteção UVA do produto é determinada pela razão entre a dose de radiação necessária para causar pigmentação na pele protegida pelos produtos e na pele não protegida.

Descrição da População?

[00106] - N Q de voluntários incluídos = 10;

[00107] - N Q de voluntários que completaram o estudo = 10;

[00108] - N Q de voluntários com dados utilizados na conclusão = 10.

[00109] Área de aplicação: 70mg do produto aplicado em área de 35m 2 no dorso.

[001 10] O estudo foi conduzido em acordo com as diretrizes das

Boas Práticas Clínicas e a Norma NBR ISO 9001 :2008. A garantia de qualidade é executada em cada etapa do método.

[001 1 1 ] Resultados: o FPUVA médio encontrado para o produto foi de 5,1 , com desvio padrão de 0,7.

Exemplo 9. Estudo clínico para determinação do Fator de Proteção

Solar (FPS) - Internacional Sun Protection Factor ÍSPF) Test Method

20066a composição do exemplo 2

[001 12] O Fator de Proteção Solar (FPS) da composição foi deter- minado de acordo com a metodologia Internacional SPF Test Method 2006 - Colipa/JCIA/CTFA-SA.

[001 13] O produto investigacional e o protetor solar padrão são aplicados em áreas demarcadas no dorso de voluntários com fototipos I a III. Após aplicação, as áreas são expostas à radiação ultravioleta. O FPS do produto é determinado pela razão entre a dose de radiação necessária para causar eritema na pele protegida pelos produtos e na pele não protegida.

Descrição da População:

[001 14] - N Q de voluntários incluídos = 10;

[001 15] - N Q de voluntários que completaram o estudo = 10;

[001 16] - N Q de voluntários com dados utilizados na conclusão = 10.

[001 17] Área de aplicação: 70mg do produto aplicado em área de 35cm 2 no dorso.

[001 18] O estudo foi conduzido em acordo com as diretrizes das Boas Práticas Clínicas e a Norma NBR ISO9001 :2008. O controle de qualidade é executado em cada etapa do método.

Resultados:

[001 19] - O FPS médio encontrado para o produto foi de 16,8, com intervalo de confiança 15,1 %.

Exemplo 10. Estudo in vitro da Durabilidade da composição do exemplo 2

[00120] Estudo in vitro da propriedade de durabilidade da composição do exemplo 2 foi realizado utilizando VitroSkin® como substrato mimético à pele humana.

[00121 ] Para cada tempo de avaliação (0, 2, 8 e 12 horas) foram preparadas e pré-hidratadas 6 peças de VitroSkin® (IMS Testing Group, EUA) com área útil de 35 mm x 23 mm às quais se aplicou homogeneamente uma massa de 1 ,0 mg.cm-2 da amostra do produto em estudo. Foram obtidas imagens digitalizadas iniciais sob fundos branco e preto. Em seguida, as peças com a amostra aplicada foram submetidas ao teste de durabilidade simulada em câmara climática, sendo mantidas por 2 horas a 37 Q C e 90±5 % de umidade relativa. Após o tempo de simulação, as peças foram novamente digitalizadas sob os fundos branco e preto. O procedimento foi repetido para os tempos de 8 e 12 horas. A partir das imagens obtidas, iniciais e a cada tempo de simulação, foram calculadas as opacidades iniciais e após exposição. A durabilidade foi determinada em função da manutenção da opacidade (equivalente à cobertura) da VitroSkin® com o produto aplicado após o tempo de simulação de durabilidade em relação ao inicial.

[00122] De acordo com os resultados obtidos, a durabilidade média da amostra avaliada, aplicada sobre VitroSkin®, foi de 99,2% após 2 horas, 98,7% após 8 horas e 98,5% após 12 horas de exposição no simulador climático. Os valores médios obtidos de durabilidade foram significativamente superiores em relação a um valor mínimo, arbitrariamente definido, de 90% de durabilidade, em todos os tempos avaliados. Neste sentido, de acordo com os parâmetros estabelecidos, po- de-se inferir que a composição do exemplo 2 apresenta longa duração, de até 12 horas após a aplicação.

Exemplo 1 1 . Avaliação da aceitabilidade cutânea e ocular da composição do exemplo 2 sob condições normais de uso

[00123] A aceitabilidade da composição do exemplo 2 foi realizada pela confirmação da ausência de eventos adversos e sensações de desconforto cutâneas e oculares, quando aplicada sob condições re- comendadas de uso, por meio do uso acompanhado por médico dermatologista e oftalmologista.

[00124] 35 participantes (sexo feminino, faixa etária de 19 a 58 anos, fototipos II a IV (Fitzpatrick)) foram orientados a utilizar a composição em domicílio diariamente, na face e no pescoço, durante 21 dias (+/- 2 dias). Foram avaliados pelos médicos dermatologista e oftalmologista antes do uso do produto (DO) e após 21 dias (+/- 2 dias) de uso do produto (D21 ). Os participantes foram supervisionados por médicos dermatologista e oftalmologista durante o período do estudo.

[00125] 35 participantes finalizaram o estudo. Nenhum sinal clínico relacionado ao uso do produto foi observado durante o estudo. [00126] De acordo com as condições do teste, resultados obtidos e modo de uso indicado, conclui-se que nenhum participante apresentou sinais clínicos cutâneos ou oculares relacionados ao uso do produto.

[00127] O homem da técnica saberá prontamente avaliar, por meio dos ensinamentos contidos no texto e nos exemplos apresentados, vantagens da invenção e propor variações e alternativas equivalentes de realização, sem fugir ao escopo da invenção, conforme definido nas reivindicações anexas.