Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COSMETIC PREPARATION HAVING ENHANCED VISCOSITY FOR TREATING KERATINIC FIBRES, METHOD FOR INCREASING THE VISCOSITY OF A COSMETIC PREPARATION, USE OF VISCOSITY-MODIFYING INGREDIENTS AND METHOD FOR TREATING KERATINIC FIBRES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/090116
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a cosmetic preparation having enhanced viscosity for treating keratinic fibres, the preparation comprising a mixture of a first cosmetic mask composition and a second enhancer cosmetic composition for the treatment of keratinic fibres. The present invention also relates to a method for increasing the viscosity of the cosmetic preparation, using viscosity-modifying ingredients, and to a method for treating keratinic fibres.

Inventors:
KEIKO ALVES WADA JOENI (BR)
RUIZ MAZIN MARIANA (BR)
LIMA GUSMÃO EDJANE (BR)
DE ANDRADE FREGONESI ADRIANA (BR)
ARANDAS MONTEIRO E SILVA SILAS (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050339
Publication Date:
May 24, 2018
Filing Date:
November 09, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NATURA COSMETICOS SA (BR)
International Classes:
A61K8/03; A61Q5/02; A61Q5/04; A61Q5/12
Domestic Patent References:
WO2003060046A12003-07-24
Foreign References:
US9402796B22016-08-02
US20140196740A12014-07-17
US4155892A1979-05-22
Other References:
LT -752-CEREALMILK-PREMIUM-SP-REV.-0 1-I 1, March 2013 (2013-03-01)
ANONYMOUS: "PRODEW 500 Datasheet", DATASHEET AJINOMOTO, 19 September 2008 (2008-09-19), pages 1 - 2, XP009516980
See also references of EP 3542781A4
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . PREPARAÇÃO COSMÉTICA DE VISCOSIDADE APRIMORADA PARA TRATAMENTO DE FIBRAS QUERATÍNICAS caracterizada pelo fato de que compreende a mistura de:

a) uma primeira composição cosmética de máscara para tratamento de fibras queratínicas compreendendo uma mistura de behetrimônio metosulfato / quaternium 87 /cetearil álcool, agentes de condicionamento de fibras queratínicas e excipientes cosmeticamente aceitáveis;

b) uma segunda composição cosmética potencializadora para tratamento de fibras queratínicas compreendendo uma mistura de PEG-150/decyl álcool/copolímero SMDI / propileno glicol /água, agentes de condicionamento de fibras queratínicas e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

2. PREPARAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que os agentes de condicionamento são pelo menos um dentre Carya illinoensis, Prunus amygdalus, proteína de trigo hidrolisada, Avena sativa, ciclopentasiloxano, dimeticona, dimeticonol, isopropril palmitato, pantenol, ácido lático, copolímero de hidroxipropil dimeticona /PPG-8 metilaminopropil /PEG-40, estearamidopropil dimetilamina ou mistura de alanina/sódio lactato/arginina ácido aspártico/ glicina/ serina isoleucina/ PCA/ fenilalanina/ prolina / histidina.

3. PREPARAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que os excipientes cosmeticamente aceitáveis incluem pelo menos um dentre cetearil álcool, cloreto de cetrimônio, ácido cítrico, EDTA dissódico, PEG-90M, fenoxietanol, trietanolamina, perfume ou conservante.

4. PREPARAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que as fibras queratínicas são cabelos.

5. PROCESSO PARA AUMENTO DE VISCOSIDADE DE UMA PREPARAÇÃO COSMÉTICA caracterizado pelo fato de que compreende adicionar uma composição cosmética potencializadora para tratamento de fibras queratínicas de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3 em uma composição cosmética de máscara para tratamento de fibras queratínicas de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3 em uma proporção de nas proporções 1 :10 e 1 :5.

6. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que as fibras queratínicas são cabelos.

7. USO DE INGREDIENTES MODIFICADORES DE VISCOSIDADE caracterizado pelo fato de ser na fabricação de uma preparação cosmética de viscosidade aprimorada para tratamento de fibras queratínicas, em que a referida preparação cosmética é constituída de uma primeira composição cosmética de máscara para tratamento de fibras queratínicas e uma segunda composição cosmética potencializadora para tratamento de fibras queratínicas e os modificadores de viscosidade são um ou mais dentre uma mistura de behetrimonio metosulfato / quaternium 87 /cetearil álcool e uma mistura de PEG-150/decyl álcool/copolímero SMDI / propileno glicol /água.

8. USO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que pelo menos um modificador de viscosidade está contido em cada composição cosmética.

9. USO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que as fibras queratínicas são cabelos.

10. MÉTODO DE TRATAMENTO DE FIBRAS QUERATÍNICAS caracterizado pelo fato de que compreende aplicar nas fibras queratínicas uma preparação cosmética de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4.

1 1 . MÉTODO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que as fibras queratínicas são cabelos.

12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que consiste em adicionalmente aplicar uma composição finalizadora na forma de sérum que compreende agentes de condicionamento e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato que os agentes de condicionamento são selecionados de pelo menos um dentre Carya illinoensis, Prunus amygdalus, proteína de trigo hidrolisada, Avena sativa, ciclopentasiloxano, dimeticona, dimeticonol, isopropril palmitato, pantenol, ácido lático, copolímero de hidroxipropil dimeticona /PPG-8 metilaminopropil /PEG-40, estearamidopropil dimetilamina ou mistura de alanina/sódio lactato/arginina/ácido aspártico/ glicina/ serina/ isoleucina/ PCA/ fenilalanina/ prolina / histidina.

14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato que os excipientes cosmeticamente aceitáveis incluem pelo menos um dentre cetearil álcool, cloreto de cetrimônio, ácido cítrico, EDTA dissódico, PEG-90M, fenoxietanol, trietanolamina, perfume ou conservante.

Description:
PREPARAÇÃO COSMÉTICA DE VISCOSIDADE APRIMORADA PARA TRATAMENTO DE FIBRAS QUERATÍNICAS, PROCESSO PARA AUMENTO DE VISCOSIDADE DE UMA PREPARAÇÃO COSMÉTICA, USO DE INGREDIENTES MODIFICADORES DE VISCOSIDADE E MÉTODO DE TRATAMENTO DE FIBRAS QUERATÍNICAS

CAMPO DA INVENÇÃO

[1 ] A presente invenção trata de uma preparação cosmética de viscosidade aprimorada para tratamento de fibras queratínicas compreendendo a mistura de uma primeira composição cosmética de máscara e uma segunda composição cosmética potencializadora, a qual é destinada ao tratamento de fibras queratínicas. A presente invenção contempla ainda um processo para aumento de viscosidade da dita preparação cosmética a partir do uso de ingredientes modificadores de viscosidade, bem como um método de tratamento de fibras queratínicas.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[2] Diariamente, os cabelos são submetidos a diversos tipos de desgastes induzidos por fatores físicos e ambientais, como exposição à radiação UV, ao calor do secador, à tensão ao pentear, ao prender, etc. A intensidade dos danos aumentam quando os fios passam também por processos químicos, como descolorações, tinturas, alisamentos e permanentes, principalmente quando esses procedimentos são realizados frequentemente.

[3] A exposição a esses estresses altera as propriedades físico- químicas dos cabelos, tanto externamente quanto internamente, tornando-os mais frágeis. Em um processo de descoloração, por exemplo, há danos tanto na cutícula (parte externa) quanto no córtex (parte interna), ocorrendo o rompimento de pontes dissulfídicas (cerca de 15 a 25% em uma leve descoloração e em torno de 45% quando mais intensa) e prejudicando a estabilidade da queratina.

[4] Como essas ações danificam a cutícula e o córtex capilar, tornando os fios quebradiços, porosos, ressecados e sem brilho, faz-se necessário um tratamento cosmético que repare os danos das porções internas e externas do fio, devolvendo vitalidade e beleza aos cabelos, de maneira mais imediata e intensa.

[5] Cabelos muito danificados exigem um tratamento restaurador que apresente resultado perceptível mais intenso e imediato. Em geral, esse tipo de tratamento requer o uso de diferentes composições cosméticas combinadas, compondo um kit de composições para o tratamento intensivo. [6] O conhecimento da viscosidade de produtos cosméticos é um ponto importante no desenvolvimento da composição. Sua medição permite uma percepção prévia do desempenho final do produto, tanto sobre sua estabilidade quanto sobre a aceitação do consumidor final.

[7] Em relação à viscosidade, os materiais podem ser classificados em newtonianos, quando seguem a Lei de Newton para escoamentos viscosos (viscosidade como razão entre tensão e taxa de cisalhamento), ou não-newtonianos, quando não existe uma proporção direta entre taxa e tensão de cisalhamento. Cremes, loções e emulsões, de maneira geral, estão inclusos no segundo grupo.

[8] O viscosímetro é o aparelho utilizado para medir viscosidade.

Existem diversos tipos de viscosímetro, cada um com suas particularidades e aplicações. Dentre eles, destacam-se os viscosímetros rotacionais, muito utilizados atualmente por conta de sua versatilidade, podendo fazer leituras em produtos desde água até emulsões e géis, dependendo dos parâmetros utilizados.

[9] Agentes modificadores de viscosidade são amplamente utilizados no desenvolvimento de composições cosméticas, tanto para buscar um melhor desempenho das composições per se, quanto para buscar a melhor aceitação pelo consumidor final.

[10] O conhecimento do desempenho da viscosidade é particularmente importante no caso de kit de composições para o tratamento intensivo, cuja preparação cosmética final a ser aplicada é preparada pelo próprio consumidor. Isso porque a percepção de aumento ou diminuição de viscosidade no momento da preparação é parâmetro crítico para aceitação do produto. Por exemplo, uma percepção de aumento de viscosidade na preparação cosmética final, em relação às composições iniciais, pode ser imediatamente associada ao desempenho do produto, propiciando sua maior aceitação.

[1 1 ] Portanto existe a necessidade de alternativas tecnológicas para aprimoramento da viscosidade de composições cosméticas após serem misturadas pelo consumidor, de maneira a obter uma preparação cosmética final para tratamento, particularmente de fibras queratínicas.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[12] A figura 1 apresenta a variação da viscosidade em função da proporção de composição cosmética potencializadora de acordo com a presente invenção adicionada à composição cosmética de máscara também de acordo com a presente invenção. DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[13] De maneira surpreende, a Depositante verificou que o uso de certos ingredientes modificadores de viscosidade, de maneira específica, em composições cosméticas de tratamento a serem misturadas para uso pelo consumidor, promove o aumento da viscosidade na preparação final obtida para o tratamento de fibras queratínicas.

[14] Assim, a presente invenção trata de uma preparação cosmética com viscosidade aprimorada, que é destinada ao tratamento de fibras queratínicas e formada a partir da mistura de duas outras composições cosméticas para tratamento de fibras queratínicas.

[15] De acordo com a presente invenção, entende-se por "viscosidade aprimorada", uma viscosidade maior que a viscosidade das composições cosméticas ainda não misturadas, ou seja, um aumento ou ganho de viscosidade.

[16] Por "fibras queratínicas", de maneira particular e sem impor qualquer limitação, a presente invenção contempla cabelos humanos.

[17] De tal modo, a preparação cosmética com viscosidade aprimorada de acordo com a presente invenção compreende:

a) uma primeira composição cosmética de máscara para tratamento de fibras queratínicas compreendendo uma mistura de behetrimônio metosulfato / quaternium 87 /cetearil álcool, agentes de condicionamento de fibras queratínicas e excipientes cosmeticamente aceitáveis;

b) uma segunda composição cosmética potencializadora para tratamento de fibras queratínicas compreendendo uma mistura de PEG-150/decyl álcool/copolímero SMDI / propileno glicol /água, agentes de condicionamento de fibras queratínicas e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

[18] Por "composição cosmética de máscara" entende-se uma forma cosmética de creme, loção ou emulsão que contém agentes condicionantes capazes de condicionar a fibra queratínica danificada.

[19] Por "composição cosmética potencializadora" entende-se uma forma cosmética de líquido viscoso, creme, loção ou emulsão que contém agentes condicionantes capazes potencializar o efeito propiciado pela composição cosmética de máscara, densificando o tratamento e potencializando a recuperação dos fios, blindando a fibra queratínica e prolongando os efeitos dos processos químicos.

[20] Por "preparação cosmética com viscosidade aprimorada" entende-se a mistura da composição cosmética de máscara com a composição cosmética potencializadora que apresenta viscosidade superior quando comparada às composições ainda não misturadas, que proporciona tratamento restaurador perceptível mais intenso e imediato.

[21 ] De acordo com a presente invenção, a mistura de behetrimônio metosulfato / quaternium 87 /cetearil álcool pode ser aquela disponibilizada comercialmente como Crodazoquat MCC-PA-(MH)™ por Croda Inc. e descrita no pedido de patente internacional publicado como WO03060046. Já a mistura de PEG- 150/decyl álcool/copolímero SMDI / propileno glicol /água pode ser aquela disponibilizada comercialmente como Aculyn™ 44 polymer por Rohm and Haas e descrita na patente US 4.155.892.

[22] Os agentes de condicionamento são aqueles conhecidos do técnico no assunto e, de maneira particular, selecionados de pelo menos um dentre Carya illinoensis, Prunus amygdalus, proteína de trigo hidrolisada, Avena sativa, ciclopentasiloxano, dimeticona, dimeticonol, isopropril palmitato, pantenol, ácido lático, copolímero de hidroxipropil dimeticona /PPG-8 metilaminopropil /PEG-40, estearamidopropil dimetilamina ou mistura de alanina/sódio lactato/arginina ácido aspártico/ glicina/ serina isoleucina/ PCA/ fenilalanina/ prolina / histidina.

[23] Os excipientes cosmeticamente aceitáveis são aqueles conhecidos na técnica, por exemplo, incluídos no The International Cosmetic Ingredient Dictionary and Handbook (INCI). De maneira particular, os excipientes cosmeticamente aceitáveis são selecionados de pelo menos um dentre cetearil álcool, cloreto de cetrimônio, ácido cítrico, EDTA dissódico, PEG-90M, fenoxietanol, trietanolamina, perfumes ou conservantes.

[24] Em uma segunda realização a presente invenção diz respeito a um processo para aumento de viscosidade de uma preparação cosmética que compreende adicionar uma composição cosmética potencializadora de acordo com presente invenção em uma composição cosmética de máscara em uma proporção de nas proporções 1 :10 a 1 :5.

[25] Em outra realização, a presente invenção também contempla o uso de ingredientes modificadores de viscosidade selecionados de uma mistura de behetrimônio metosulfato / quaternium 87 /cetearil álcool e/ou de uma mistura de PEG- 150/decyl álcool/copolímero SMDI / propileno glicol /água na fabricação de uma preparação cosmética de viscosidade aprimorada conforme anteriormente descrita para tratamento de fibras queratínicas.

[26] Em outra realização, a presente invenção trata de um método de tratamento de fibras queratínicas que compreende aplicar nas fibras queratínicas uma preparação cosmética conforme anteriormente descrita.

[27] Opcionalmente, o método de tratamento de fibras queratínicas compreende adicionalmente a aplicação de uma composição finalizadora na forma de sérum que compreende agentes de condicionamento e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

[28] De acordo com a presente invenção, por "sérum" entende-se uma forma cosmética de creme, loção ou emulsão que contém agentes condicionantes capazes de condicionar a fibra queratínica danificada.

[29] O método de acordo com a presente invenção proporciona um tratamento de choque, particularmente pós-química, ou seja, com efeito de condicionamento imediato e intenso, agindo em todas as camadas dos fios, reparando danos e prolongando os efeitos dos processos químicos, pela combinação do complexo catiônico da máscara regeneradora com o potencializador de restauração que densifica o tratamento e potencializa a recuperação dos fios, blindando a fibra capilar e prolongando os efeitos dos processos químicos. Além disso, o tratamento complementado com o sérum sela as cutículas capilares, protege da umidade e elimina o frizz dos cabelos por até 24 horas.

[30] Os exemplos a seguir, sem impor qualquer limitação, ilustram as composições de acordo com a presente invenção, bem como seus efeitos aqui descritos.

EXEMPLOS

Exemplo 1 . Composições cosméticas

[31 ] As tabelas 1 e 2 seguintes ilustram as composições cosméticas de acordo com a presente invenção.

Tabela 1 . Composições cosméticas de acordo com a presente invenção.

Composição C

Composição

finalizadora

Composição B

Ingrediente restauradora

A (Máscara) (Potencia(Sérum - lizador)

versão 1 )

Água 75,1 19 57,54 78,142

Mistura de behetrimônio metosulfato /

4 0 0 quaternium 87 /cetearil álcool

Óleo de semente de Carya illinoensis 0,1 0 0,5

Proteína de Prunus amygdalus 1

proteína de trigo hidrolisada / proteína

0 10 0,5 de Avena sativa (Ceralmilk Premium

SP) Cetearil álcool 6,5 0 5,5

Cloreto de cetrimônio 4 0 1

Ácido cítrico anidro 0,25 0,1 0,01

Ciclopentasiloxano 0 0 4

dimeticona 0 0 2

Dimeticonol / TEA- dodecilbenzenosulfonato / Álcool 3 0 2 benzílico / lodopropinil butilcarbamato

Dissódio EDTA 0,05 0,05 0,05

D-pantenol 0,5 0 0

Fragrância 1 ,2 1 ,5 0,6 lodopropinil butilcarbamato 0,1 0,1 0,1

Isopropil palmitato 1 ,5 0 0

Ácido lático 0,17 0 0,088

PEG-150/decyl álcool/copolímero

0 30 0 SMDI / propileno glicol /água copolímero de hidroxipropil dimeticona

/PPG-8 metilaminopropil /PEG-40 / 0 0 3 glicerina / água / dipropileno glicol

PEG-90M 0,01 0 0

Fenoxietanol 0,8 0,7 0,7 alanina/sódio lactato/arginina ácido

aspártico/ glicina/ serina isoleucina/

0,7 0 0,8 PCA/ fenilalanina/ prolina / histidina

(Prodew 500)

estearamidopropil dimetilamina 2 0 1

trietanolamina 99w 0,001 0,01 0,01

Tabela 2. Variações de quantidades adequadas às composições cosméticas de acordo com a presente invenção.

Composição C

Composição

Composição finalizadora

D

C restauradora

(Potencia-

Ingrediente (Máscara) (Sérum - lizador)

mínimo - versão 2) mínimo - máximo mínimo - máximo

máximo

Água qsp qsp qsp

Mistura de behetrimonio metosulfato / 0,1 -10,0 0 0

quaternium 87 /cetearil álcool

Óleo de semente de Carya illinoensis 0,1 -10,0 0,1 -10,0

Exemplo 2. Aplicação das composições de acordo com a presente invenção.

[32] A composição A de acordo com o exemplo 1 foi aplicada na palma da mão em quantidade suficiente para cobrir o comprimento do cabelo. Em seguida, uma quantidade da composição B de acordo com o exemplo 1 foi adicionada na palma da mão sob a composição A, numa proporção de 10:1 respectivamente. As composições A e B foram misturadas até formar uma textura consistente e uniforme.

[33] Em seguida, a preparação cosmética obtida foi aplicada sob os cabelos, evitando a raiz, e após atuar por 3 minutos, os cabelos foram enxaguados abundantemente. [34] Para finalizar, foi aplicada a composição C de acordo com o exemplo 1 , evitando a raiz. A composição C foi reaplicada durante o dia.

Exemplo 3. Teste de aumento de viscosidade

[35] O teste teve por objetivo avaliar a alteração de viscosidade ao adicionar a composição B (potencializador) de acordo com o exemplo 1 , que contém o ingrediente modificador de viscosidade PEG-150/decyl álcool/copolímero SMDI / propileno glicol /água (ACULYN™ 44) a composição A de acordo com o exemplo 1 (máscara), que contém o ingrediente modificador de viscosidade behetrimônio metosulfato / quaternium 87 /cetearil álcool (Crodazoquat MCC-PA-(MH)™), nas proporções 1 :10 e 1 :5.

[36] Para avaliar a alteração de viscosidade na proporção 1 :10 (0,1 ) foi medida a massa de amostra de máscara em bulk de vidro de 150 ml e então mediu-se sua viscosidade em viscosímetro digital Brookfield DV-ll+Pro com os seguintes parâmetros: spindle 4, 6,0 RPM, 50s. Em seguida, adicionou-se quantidade proporcional de potencializador e homogeneizou-se a mistura. O procedimento foi realizado em triplicata e repetido para a proporção 1 :5 (0,2), adequando os parâmetros para leitura de viscosidade mais alta: spindle 4, 0,5 RPM, 50s. A temperatura das amostras foi mantida durante o estudo (21 Ό ± 0,7Ό ).

[37] As massas medidas estão tabeladas abaixo:

Tabela 2. Medida de massa das amostras de potencializador e máscara para proporção 1 :10 (0,1 )

Tabela 3. Medida de massa das amostras de potencializador e máscara para proporção 1 :5 (0,2)

[38] Para ambas as proporções, foram medidas as viscosidades da máscara sem adição de potencializador e após a mistura dos dois produtos, em triplicata. Os resultados foram tabelados:

Tabela 4. Medida de viscosidade das amostras de potencializador e máscara para proporção 1 :10

Tabela 5. Medida de viscosidade das amostras de potencializador e máscara para proporção 1 :5

[39] Os resultados mostram que em ambos os casos o aumento da viscosidade ao adicionar o potencializador foi significativo, sendo maior para a proporção 1 :5. O valor obtido para máscara+potencializador 1 :10 foi em torno de 35 vezes maior do que o obtido para a máscara. No segundo caso, proporção 1 :5, esse valor foi em torno de 37 vezes maior.

[40] A fim de visualizar melhor a variação, calculou-se a média dos valores em triplicata e construiu-se um gráfico de viscosidade em função da proporção potencializadonmáscara, onde pode ser observada uma grande variação com a adição de potencializador na proporção 1 :10 e uma variação menos significativa ao aumentar a concentração desse material para a proporção 1 :5 (figura 1 ).

[41 ] Com base nos resultados obtidos, pode-se inferir que a combinação do potencializador com a máscara provoca um aumento significativo de viscosidade, quando comparada à medida obtida da máscara sem adição de potencializador.

Exemplo 4. Teste Substantividade em Fibra Capilar

[42] O nível de substantividade interna de protótipos cosméticos em fibras de cabelo humano pode ser avaliado por intermédio de análises de microscopia de fluorescência.

[43] Neste teste o produto é aplicado em mechas de cabelo e após 24h da aplicação dos produtos, são retirados alguns fios de cabelo das mechas. As fibras de cabelo são incluídas em uma resina acrílica. Foram realizados cortes seccionais de espessura 10μηι, utilizando-se navalha de vidro e Ultramicrotomo. As fibras de cabelo são embebidas em solução de Rhodamina B ^g/ml) por 20 minutos, seguido de enxágue com água deionizada por 1 minuto e secagem em estufa a 45Ό por 15 minutos. A análise por microscopia óptica de fluorescência é realizada. São capturadas 30 imagens de fluorescência para cada grupo de estudo. As imagens são processadas por softwares, que expressam a porcentagem de fluorescência das amostras.

[44] O corante Rodamina B é catiônico e reage com os sítios ativos do ácido sulfônico, formado a partir da clivagem da ligação S-S da cistina, ocasionada no processo de relaxamento do cabelo. Forma-se então um complexo fluorescente na fibra do cabelo, que é detectado quando exposto ao microscópio de fluorescência.

[45] Abaixo, dispõe-se a tabela com os resultados encontrados quanto ao perfil de atuação interna (em córtex) e superfície (cutícula) dos produtos avaliados.

Tabela 6. Resultados obtidos para as amostras testadas na metodologia de substantividade capilar

* Letras distintas, indicam valores significativamente diferentes.

[46] Os resultados mostram que:

- Percebe-se preenchimento capilar para todos os produtos;

- Houve potencialização com as misturas propostas (mistura 1 e mistura

2);

- Não houve diferença estatística entre as misturas.

Exemplo 5. Potencial reestruturante

[47] Esta técnica avalia os níveis de danos na superfície da fibra capilar, por meio da microscopia eletrônica de varredura, aliada à análise de imagens.

[48] Após 24h da aplicação dos produtos, são retirados alguns fios de cabelo das mechas. Os fios são analisados por Microscopia Eletronica de Varredura (MEV). As imagens geradas são tratadas por software de análise de imagens, que converte fragmentos e bordas evidenciados em código binário, que é posteriormente contabilizado.

[49] Os resultados dos tratamentos são comparados estatisticamente, através de testes t de Student ou ANOVA, sempre considerando intervalo de confiança de 95%.

[50] A tabela abaixo sumariza os resultados encontrados referentes aos produtos testados:

Tabela 7. Resultados obtidos para as amostras testadas na metodologia de potencial reestruturante capilar.

* Letras distintas, indicam valores significativamente diferentes.

[51 ] Os resultados mostram que:

- Todas as formulações apresentaram potencial de proteção superficial à fibra capilar - área externa do fio;

- As fórmulas de Máscara (N), potencializador, Mistura 1 (10:1 ); Mistura 2 (10:2) não apresentaram diferenças estatísticas entre si;

- O sérum apresentou desempenho superior em relação às demais preparações;

[52] Os Resultados Satisfatórios em ambos os testes (Substantividade/ Potencial Reestruturante) nos permitem suportar:

- Recuperação capilar;

- Ambos os produtos atuaram na parte interna e externa dos fios, devolvendo massa para região do córtex do fio.

- A potencialização do efeito foi identificada para combinação Máscara e Potencializador - mistura 1 e 2, sem diferenças entre significativa entre eles, sendo possível reconhecer que o potencializador otimizou a penetração da máscara no interior da fibra capilar, aumentando a reposição dos componentes no córtex.

Exemplo 6. Teste de Maciez

[53] No presente estudo, mechas de cabelos caucasianos tingidos foram submetidas aos tratamentos com os produtos objetivos de investigação. [54] Realizaram-se as medidas da compressibilidade das mechas antes a após o tratamento, através do Ring Method. Empregou-se para a medida da compressibilidade, o equipamento EMIC DL-500, juntamente com os suportes contendo os anéis de 30 e 23 mm de diâmetro.

[55] A tabela abaixo sumariza os resultados encontrados referentes aos produtos testados.

Resultados obtidos para as amostras testadas na metodologia de maciez

[56] Os resultados mostram que:

- Não houve diferença estatisticamente significativa entre comparando mistura 1 com mistura 2;

- Cabelos 3 x mais macios;

- Cabelos hidratados;

- Cabelos 3 x mais hidratados.

Exemplo 6. Teste de Brilho

[57] No presente estudo, mechas de cabelos caucasianos tingidos, foram submetidas aos tratamentos com os produtos objetivos de investigação.

[58] O equipamento Glossmeter (BYK Gardner®) foi utilizado para a obtenção das leituras de brilho.

[59] Foram obtidos os valores de brilho das mechas secas e limpas,

(Inicial). Após o procedimento de aplicação dos produtos, as mechas foram secas em ambiente controlado a 55 ± 5% U.R. e 22 ± 2 Ό dura nte 24 horas e obtiveram-se novas medidas de brilho (Final).

[60] A tabela abaixo sumariza os resultados encontrados referentes aos produtos testados.

Tabela 9. Resultados obtidos para as amostras testadas na metodologia de brilho capilar

[61 ] Os resultados mostram que: - Todas as preparações conferiram brilho aos cabelos;

- Não se observa significância de potencialização do efeito;

- As misturas 1 e 2 apresentaram mesma significância de performance.

Exemplo 7. Teste de Tensão e Deformação

[62] No presente estudo, mechas de cabelos caucasianos tingidos, foram submetidas aos tratamentos com os produtos objetivos de investigação.

[63] Após a aplicação dos produtos, as mechas foram secas por 24 horas em ambiente controlado a 22 ± 2Ό e 55 ± 5% d e umidade relativa. Em seguida, foram avaliados 50 fios, recolhidos ao acaso, entre as mechas tratadas de cada grupo.

Cada fio foi preso por uma garra inferior e uma garra superior ligada à célula de carga de um dinamometro na parte superior. Foi avaliado o parâmetro: deformação na ruptura e força obtida na deformação específica de 20%. Para este ensaio foi utilizado o equipamento da EMIC modelo DL500 dotado de dinamometro com célula de carga de 20N.

[64] A tabela abaixo sumariza os resultados encontrados referentes aos produtos testados.

Tabela 10. Resultados obtidos para as amostras testadas na metodologia de tensão e deformação capilar.

[65] Os resultados mostram que:

- Houve aumento da força e deformação do cabelo foi significativo para todas as preparações;

- Não houve diferença estatística entre todas as preparações, inclusive mistura 1 versus mistura 2.

Exemplo 8. Teste Antifrizz

[66] No presente estudo, mechas de cabelos caucasianos tingidos, foram submetidas aos tratamentos com os produtos objetivos de investigação.

[67] As mechas foram fotografadas logo após os tratamentos e após 24h de secagem em ambiente.

[68] As imagens originais, todas com resolução de 6.0 Mpixels foram convertidas para uma escala de cinza, utilizando o software Scion® Image for Windows (Scion Corp). O Frizz foi determinado como a porcentagem em área de pixels pretos referentes aos fios rebeldes (desprendidos do corpo da mecha), obtida a partir da imagem digital após a binarização (conversão para preto/branco).

[69] A tabela abaixo sumariza os resultados encontrados referentes aos produtos testados.

Tabela 1 1 . Resultados obtidos para a amostra testada na metodologia de avaliação antifrizz.

[70] Os resultados mostram

- Cabelos com menos frizz

- Cabelos mais disciplinados

- Com 50% menos frizz

- Cabelos menos rebeldes

- Resistência à umidade

Exemplo 9. Teste Manutenção do Efeito Liso

[71 ] No presente estudo, mechas de cabelos caucasianos tingidos, foram submetidas aos tratamentos com os produtos objetivos de investigação.

[72] As mechas foram fotografadas imediatamente após o alisamento

(inicial). A seguir, as mechas foram submetidas a um ciclo de lavagens sucessivas com os produtos. Após 10 lavagens consecutivas, as mechas foram secas e foram obtidas imagens digitais.

[73] A tabela abaixo sumariza os resultados encontrados referentes aos produtos testados.

Tabela 12. Resultados obtidos para as amostras testadas na metodologia de manutenção do efeito liso.

* Letras distintas, indicam valores significativamente diferentes.

[74] Os resultados mostram que:

- Os produtos promoveram aumento da manutenção do efeito liso;

- Prolonga a duração da escova progressiva;

- Ajuda a manter a escova progressiva;

- Mantém a escova progressiva por mais tempo. Exemplo 10. Teste Manutenção de Cor

[75] No presente estudo, mechas de cabelos duplamente descoloridos, foram submetidas ao procedimento de coloração, utilizando a mistura colorante louro escuro avermelhado muito intenso, 666 (rubi). Em seguida, as mechas foram submetidas a 30 lavagens sucessivas com os tratamentos de propostos no desenho investigativo.

[76] As medidas de cor foram obtidas antes do tingimento (cabelos duplamente descoloridos), após o tingimento (0 lavagem) e após 1 , 5, 10, 15, 20 e 30 lavagens sucessivas com os produtos, utilizando-se o espectrofotometro Byk-Gardner Spectro-Guide Sphere Gloss.

[77] A tabela abaixo sumariza os resultados encontrados referentes aos produtos.

Tabela 13. Resultados obtidos para as amostras testadas na metodologia de manutenção cor.

* Letras distintas, indicam valores significativamente diferentes.

[78] Os resultados mostram que:

- Os produtos apresentaram desempenho de manutenção da coloração dos cabelos em relação ao controle;

- Não houve diferença significativa entre as misturas (1 e 2);

- Concebem-se como dizeres sinónimos: Proteção da cor; Manutenção da cor dos cabelos tingidos;

- Cabelos coloridos por mais tempo; Manutenção da cor.

[79] O homem da técnica saberá prontamente avaliar, por meio dos ensinamentos contidos no texto e nos exemplos apresentados, vantagens da invenção e propor variações e alternativas equivalentes de realização, sem fugir ao escopo da invenção, conforme definido nas reivindicações anexas.