Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CROSS-SHAPED CLIP ARRANGEMENT FOR CLAMPS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/197216
Kind Code:
A1
Abstract:
A cross-shaped clip arrangement for clamps comprises a cross-shaped clip (1) with four holding flanges (2) and four centring ridges (3) for centring the clip in the holes in the metal sheet and/or surface to which it is attached, thus enhancing the stability and centring the clip better in the base hole.

Inventors:
DALCIN DAVI ANTÔNIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050094
Publication Date:
December 15, 2016
Filing Date:
April 29, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FRONTEC INDÚSTRIA DE COMPONENTES DE FIXAÇÃO LTDA (BR)
International Classes:
F16L3/08
Foreign References:
US5131613A1992-07-21
US20120102687A12012-05-03
US20080296444A12008-12-04
US20080035801A12008-02-14
US6076781A2000-06-20
US5921510A1999-07-13
US5333822A1994-08-02
BR7201597U1994-04-05
BR7200396U1993-09-28
US4342438A1982-08-03
US3465992A1969-09-09
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) DISPOSIÇÃO APLICADA EM CLIPE CRUZETADO PARA ABRAÇADEIRA com base (8) de seção retangular onde um vazado (9) de igual seção percorre o corpo (5) da abraçadeira (4), sendo que da referida base (8) se projetam lateralmente duas lapelas (10) obliquas de contato; o clipe (1 ) apresenta centralmente uma projeção troncônica cruzetada caracterizado por denotar quatro abas (2) de apoio, de raios crescentes a partir da extremidade superior da referida cruzeta, possuindo também quatro nervuras (3) de centragem, limítrofes às abas (2).

Description:
DISPOSIÇÃO APLICADA EM CLIPE CRUZETADO PARA ABRAÇADEIRA BREVE SUMÁRIO

[0001 ] Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de uma DISPOSIÇÃO APLICADA EM CLIPE CRUZETADO PARA ABRAÇADEIRA, particularmente de um clipe dotado de uma cruzeta com quatro abas de apoio, além de quatro nervuras de centragem à chaparia na qual é colocado junto com uma abraçadeira, preferencialmente utilizada na amarração de fios e cabos, evitando assim movimentos indesejáveis após a sua fixação, promovendo maior estabilidade ao conjunto.

CAMPO DA INOVAÇÃO

[0002] A presente inovação tem como campo de aplicação as abraçadeiras convencionais para fixação de fios, cabos e mangueirais em furações realizadas em chapas ou superfícies em geral, quer seja no segmento industrial como o da indústria de eletrodomésticos, automotiva, aeronáutica ou outra qualquer outra, ou no âmbito residencial ou em local onde seja necessário fazer a fixação de fios e cabos à chaparia sem necessidade de parafusos ou rebites.

ESTADO DA TÉCNICA

[0003] As abraçadeiras de nylon® são conhecidas de longa data e são utilizadas para as mais variadas finalidades, entre elas a fixação e o ajuntamento de um punhado de fios e cabos de forma organizada. A elas foram agregadas tecnologias e acessórios que aumentaram ainda mais seu campo de utilização, em que pese, por exemplo, a maior resistência a tração, a temperatura e as intempéries em geral. O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre a matéria em apreço, ou seja, acessórios aplicados el ou incorporados às abraçadeiras, como o M U 6802786 que se refere a uma abraçadeira flexível dotada de meios para fixação de tubos e semelhantes. Esse sistema prevê meios para fixação por colagem evitando a cravação por pinos. Isso é possível graças a uma plataforma que recebe uma fina camada de cola devidamente protegida por lâmina flexível.

[0004] Apesar de bem desempenhar a função para a qual foi projetada, o uso mais severo dessa abraçadeira como, por exemplo, na amarração de cabos e fios em chaparia e superfícies de equipamentos da linha branca, somente com a adesivação química não é totalmente confiável. [0005] O atual estado da técnica também antecipa o documento JP 2009299851 A, que compreende um clipe para fixação em furação em chaparia. Tal clipe é composto por uma cruzeta formada por somente duas abas de apoio e por duas nervuras de centragem. A cruzeta é contraposta à carretilha receptora da cremalheira da abraçadeira.

[0006] A disposição construtiva acima é bem mais conveniente para fixação de cabeamento em chaparia como na indústria automotiva e à linha branca, por exemplo, no entanto ainda apresenta alguns inconvenientes como o fato de, por possuir apenas duas abas e duas nervuras, se soltar e/ ou descentralizar-se mais facilmente mediante as vibrações mecânicas inerentes ao funcionamento dos equipamentos.

OBJETIVOS DA INOVAÇÃO

[001 1 ] É, portanto, objetivo da presente inovação propor um clipe que inserido numa furação em uma chaparia qualquer é capaz de promover maior estabilidade e confiabilidade na fixação ao equipamento, independente das vibrações inerentes ao seu funcionamento.

[0012] É outro objetivo da inovação promover uma melhor concentricidade el ou posicionamento entre o clipe e o furo base em determinada chaparia.

DA INOVAÇÃO

[0013] Assim, a presente inovação trata de um clipe tipo cruzeta dotado de quatro abas que inseridas em um furo base promove ótima estabilidade e confiabilidade na fixação à chaparia, além de possuir quatro nervuras que auxiliam sobremaneira na centralização do clipe em relação ao referido furo base, dessa forma facilitando tanto a montagem do produto quanto a garantia da sua estabilidade ao longo do seu uso. DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[0014] A inovação será, a seguir, descrita em uma realização preferencial, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:

FIG. 1 : Vista em perspectiva da disposição aplicada em clipe cruzetado para abraçadeira.

FIG. 2: Vista superior da disposição aplicada em clipe cruzetado para abraçadeira. FIG. 3: Vista inferior da disposição aplicada em clipe cruzetado para abraçadeira.

FIG. 4: Vista lateral da disposição aplicada em clipe cruzetado para abraçadeira.

FIG. 5: Vista em perspectiva da disposição aplicada em clipe cruzetado para abraçadeira, mostrando uso numa abraçadeira.

FIG. 6: Vista lateral da disposição aplicada em clipe cruzetado para abraçadeira, mostrando uso numa chaparia qualquer.

DESCRIÇÃO DETALHADA

[0015] A DISPOSIÇÃO APLICADA EM CLIPE CRUZETADO PARA ABRAÇADEIRA objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade, compreende um clipe (1 ) cruzetado com quatro abas (2) de apoio e quatro nervuras

(3) de centragem à furação da chaparia el ou superfície na qual é fixado, promovendo assim maior estabilidade e melhor centragem ao furo base.

[0016] Mais particularmente, o clipe (1 ) inovado foi projetado para ser utilizado com a abraçadeira (4) convencional, preferencialmente fabricada em nylon®, que compreende um corpo (5) delgado alongado que finda em uma cauda (6) com serrilhado que se estendem por todo o referido corpo (5) apropriadas para promover a amarração na cabeça (7), localizada em posição distai, onde um mecanismo de trava impede o escorregamento após a inserção. Ainda no corpo (5), a abraçadeira

(4) comporta um clipe (1 ) com base (8) de seção retangular onde um vazado (9) de igual seção percorre o corpo (5) da abraçadeira (1 ), sendo que da referida base (8) se projetam lateralmente duas lapelas (10) obliquas de contato. O clipe (1 ) em referência apresenta centralmente uma projeção troncônica cruzetada onde se denotam quatro abas (2) de apoio, de raios crescentes a partir da extremidade superior da referida cruzeta, abas essas que em conjunto propiciam ótima fixação do clipe (1 ) ao furo base da chaparia na qual é fixado, possuindo também quatro nervuras (3) de centragem, limítrofes às abas (2), que em conjunto proporcionam perfeita concentricidade entre o clipe (1 ) e o furo base.

[0017] Portanto, uma vez realizado um furo base na chaparia o clipe (1 ) é introduzido pela sua parte superior, ou seja, a parte rombuda da seção troncônica de delineamento circular, que facilita sua entrada no referido furo base. A partir daí é realizado um esforço no sentido de as abas (2) de apoio percorrerem todo o furo base, sendo que ao final de tal percurso todas as quatro abas (2) fazem assento por igual na superfície da chaparia, e como são em quatro torna-se mais dificultoso o escape do clipe (1 ) quando da comparação com o clipe convencional de apenas duas abas. Da mesma forma, as quatro nervuras (3) de centragem propõem uma melhor condição de montagem, centralização e concentricidade do clipe (1 ) em relação ao furo base evitando o seu deslocamento lateral indevido.

[0018] Tendo, portanto, sido descrita e ilustrada a melhor forma de realização atualmente contemplada para a concretização da presente inovação, no entanto, é para ser compreendido que, a presente inovação não está limitada aos aspectos práticos da realização atualmente preferida, ilustradamente descrita, e que todas e tais modificações e variações devem ser consideradas como estando englobadas dentro do espírito e escopo da inovação.