Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CYLINDRICAL DEVICE FOR STORING A NUMBER OF POKER CHIPS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/028534
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention, which relates to the field of devices and accessories for card games, more specifically for the game of poker, takes the form of a cylindrical device for storing a number of chips, which makes it possible to separate out and to gather together a number of chips by juxtaposing the chips as a vertical stack. The device has two parts: a base (1) and a cover (2); the base is provided with flanges (1A), which are moulded by heating and folding or by injection-moulding, the function of which is to hold the chips at the ends of the device and thus to assist in grouping them together. The two parts are coupled to one another and form a diameter and length ideal for receiving the specified number of chips, thereby constituting a cylindrical device that facilitates the handling, carrying, separating-out and counting of chips in the game of poker.

Inventors:
ASSIS DE MORAIS, Francisco (Rua Joaquim de Paula, 1091 cs 1 - Bairro Alípio de Melo, 624 Belo Horizonte, 30820624, BR)
Application Number:
BR2017/050224
Publication Date:
February 14, 2019
Filing Date:
August 08, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
RODRIGUES PENA, Margareth (Praça Raul Soares, 85 Centro, 030 Belo Horizonte, 30180030, BR)
ASSIS DE MORAIS, Francisco (Rua Joaquim de Paula, 1091 cs 1 - Bairro Alípio de Melo, 624 Belo Horizonte, 30820624, BR)
International Classes:
G07D9/06
Foreign References:
US3770121A1973-11-06
US4905823A1990-03-06
US3093148A1963-06-11
US4095608A1978-06-20
US3346109A1967-10-10
US1900798A1933-03-07
Attorney, Agent or Firm:
RODRIGUES PENA, Ana Maria (Praça Raul Soares, 85 Centro, 030 Belo Horizonte, 30180030, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) DISPOSITIVO CILÍNDRICO PARA ARMAZENAMENTO CONJUNTO DE FICHAS DE PÔQUER caracterizado por ser composto de base (1 ), dotada de abas (1 A), responsáveis pela contenção e agrupamento de fichas, e tampa de encaixe (2) flexível, formando um diâmetro condizente com o diâmetro da ficha para justaposição das mesmas em um empilhamento vertical.

2) DISPOSITIVO CILÍNDRICO PARA ARMAZENAMENTO CONJUNTO DE FICHAS DE PÔQUER, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, a base (1 ) e a tampa (2) serem fabricados por meio do recorte de tubo de material polimérico seguido de moldagem por aquecimento e dobramento concomitantes das abas (1 A), ou, por meio de moldagem por injeção do material Polimérico, preferencialmente Policloreto de Vinila (PVC) ou Acrilonitrila butadieno estireno (ABS).

Description:
DISPOSITIVO CILÍNDRICO PARA ARMAZENAMENTO CONJUNTO DE

FICHAS DE PÔQUER

[001 ] Refere-se a presente invenção, que se insere no campo dos dispositivos e acessórios para jogos de cartas, mais especificamente para o jogo de pôquer, a um dispositivo cilíndrico para armazenamento conjunto de fichas, que permite separar e unificar um conjunto, e evitar a recontagem das mesmas a cada parada de jogo.

[002] Atualmente, a maneira mais utilizada para organizar as fichas é a utilização de suportes abertos, usualmente denominados Hacks, os quais possuem canaletas adjacentes que permitem a colocação e empilhamento das mesmas. No entanto, estes dispositivos não são utilizados diretamente na mesa de jogo e, portanto, não promovem segurança e organização das fichas de modo eficiente, por exemplo, em torneios nos quais os jogadores precisam resguardar seu conjunto {stack) para utilizar em jogos posteriores.

[003] No estado da técnica relacionado, identificou-se alguns pedidos de Patente ou Patentes que abordam dispositivos para armazenamento de fichas de pôquer, sendo, a princípio, o mais significativo: US3891220. No entanto, esta Patente abrange um dispositivo múltiplo que executa tanto o armazenamento de cartas quanto o de fichas. E, apesar de trazer o benefício de empilhamento das fichas na vertical, melhorando a visibilidade e manuseio do usuário, o dispositivo ainda possui os problemas descritos anteriormente, por ser um suporte aberto.

[004] Com o intuito de desenvolver uma solução segura e organizada para armazenar as fichas, por exemplo, em casos de torneios longos, nos quais há a necessidade de resguardar as fichas para dias subsequentes, desenvolveu-se o dispositivo cilíndrico para armazenamento conjunto de fichas, que possui duas partes que se acoplam e formam um diâmetro ideal para o encaixe das fichas, sendo a parte base dotada de abas que mantém as fichas presas ao dispositivo, permitindo sua disposição na vertical, e a parte tampa responsável pelo fechamento do dispositivo.

[005] O protótipo da base é construído por meio de um recorte seguido de moldagem por aquecimento de um tubo de material polimérico, preferencialmente: Policloreto de Vinila (PVC) ou Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS). O recorte é feito para construção de quatro abas que ficam em ambas extremidades da base, e que são dobradas por meio de esforço mecânico associado a aquecimento, de modo que o polímero adquira mobilidade estrutural pontual e facilite o dobramento. Porém, para facilitar a produção em larga escala o dispositivo pode ser produzido por meio de moldagem por injeção em um molde com o formato requerido.

[006] O protótipo da tampa é construído somente por meio de recorte de material polimérico, também preferencialmente Policloreto de Vinila (PVC) ou Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), com tamanho condizente para promover o fechamento da base e constituir o dispositivo, e, este também pode ser produzido por moldagem por injeção para facilitar a produção.

[007] O dispositivo padrão permite o armazenamento de 20 (vinte) fichas, no entanto, este tamanho pode ser adaptado mantendo-se as mesmas características básicas. O diâmetro do dispositivo está correlacionado ao diâmetro da ficha, de modo que as mesmas fiquem justapostas e otimizem a ocupação de espaço.

[008] As partes inferior e superior do dispositivo são abertas para possibilitar a visualização e facilitar o manuseio com o polegar, permitindo-se o agrupamento das mesmas pelo valor que estas representam, que também está associado à cor das mesmas. Ou seja, o ideal é usar um dispositivo para cada categoria de ficha, de modo que facilite o manuseio e a identificação das mesmas por todos os participantes na mesa de jogo.

[009] Uma grande vantagem da utilização do dispositivo é a sua portabilidade e a facilidade para organização das fichas, devido ao seu formato e ao agrupamento, que permite a contagem rápida a partir da retirada da tampa, e impossibilidade de mistura de fichas de diferentes valores no transporte do dispositivo, principalmente em torneios que necessitam que os conjuntos (stacks) sejam lacrados.

[010] A figura 1 é uma vista frontal aberta do recorte de PVC utilizado para construção da base (1 ) do dispositivo, com as abas (1 A) antes do dobramento.

[01 1 ] A figura 2 é uma vista frontal aberta do recorte de PVC utilizado para construção da tampa (2) ndo dispositivo.

[012] A figura 3 é a vista em perspectiva da base (1 ) do dispositivo, que possui as abas (1 A) responsáveis pela contenção e acomodação das fichas.

[013] A figura 4 é uma vista em perspectiva da tampa (2) do dispositivo, que possui flexibilidade suficiente para se encaixar à base e promover o fechamento lateral.

[014] A figura 5 é a vista em Perspectiva do dispositivo em si, com a base (1 ), dotada de abas (1 A), e com a tampa (2) acoplada.