Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DENTAL HYGIENE METHOD AND DEVICE BY MOUTH RINSING WITH A LIQUID CONTAINING SUSPENDED SOLID PARTICLES, A SO-CALLED LIQUID DENTAL FLOSS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/143510
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a method for supplementing tooth brushing and flossing by using a composition containing an emulsifier and stabiliser, such as sorbitol (C6H14O6), in an amount of up to 70% by volume, and also and mainly containing solid abrasive particles having a suitable sphericity and diameter, for example silicon oxide particles (SiO2), in an amount of up to 30% by weight, besides other, optional compounds such as surfactants, viscosity regulators, sweeteners, preservatives, colorants, bactericides, anti-cavity agents; the composition reaches interdental spaces by vigorous mouth rinsing for several minutes, cleaning all the tooth surfaces and spaces between the teeth which would be reached by tooth brushing and flossing, and thus can be called liquid dental floss.

Inventors:
PIEDADE FRANCIS RUMENOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000101
Publication Date:
October 01, 2015
Filing Date:
March 24, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PIEDADE FRANCIS RUMENOS (BR)
International Classes:
A61K8/25; A61K8/04; A61Q11/00
Foreign References:
BRPI1003955A22012-10-30
US5328682A1994-07-12
US5695746A1997-12-09
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Processo para limpeza dental por bochechos com líquido contendo partículas sólidas em suspensão denominado fio dental líquido, caracterizado pelo fato de:

Utilizar um tipo de liquido composto de água, emulsifícante, estabilizante e 5 eventualmente compostos bactericidas auxiliares, alem de uma quantidade adequada com distribuição homogénea de partículas sólidas abrasivas, de esfericidade e diâmetro adequados para promover uma eficiente limpeza bucal por meio de enxaguatório bucal (bochechos) enérgicos.

2. Processo de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de: o Utilizar uma técnica de limpeza dental por bochechos enérgicos com liquido e partículas sólidas em suspensão, complementando a limpeza por escovação e uso de fio dental e substituindo a escovação e fio dental em situações especiais, alem de se conseguir efeitos adicionais que não são conseguidos somente com escovação e fio dental.

3. Dispositivo ou produto para se conseguir o efeito proposto no processo,5 composto de um frasco com ou sem dosador contendo uma quantidade de água, uma quantidade de emulsifícante e estabilizante como por exemplo o Sorbitol (ΟΗ1406) em quantidade que pode chegar a 70% em volume, contendo também e principalmente partículas sólidas abrasivas de esfericidade e diâmetro adequado como por exemplo o Oxido de Silício (SiO^) em quantidades que pode chegar a até 30% em peso, alem de outros0 compostos opcionais como conservante, bactericida, corante e outros, para se atingir todos os espaços inter-dentários através de um enxaguatório (bochecho) enérgico por vários minutos, caracterizado pelo fato de:

Utilizando uma formulação adequada com o principal componente sendo as partículas sólida abrasivas, homogeneizadas, se consiga através de um enxaguatório5 (bochecho) enérgico promover a limpeza dos dentes em todas as suas faces e espaços que seriam atingidos pela escovação e uso de fio dental e deste modo podendo ser chamado de fio dental líquido.

Description:
"PROCESSO E DISPOSITIVO PARA LIMPEZA DENTAL POR BOCHECHOS COM LIQUIDO CONTENDO PARTÍCULAS SÓLIDAS EM SUSPENSÃO DENOMINADO FIO DENTAL LÍQUIDO". Apresente invenção refere-se a um processo e dispositivos para se obter limpeza dental eficiente por meio de bochechos enérgicos com liquido contendo particular sólidas levemente abrasivas em suspensão homogénea em complemento ou substituição emergencial ao fio dental. O processo e dispositivo apresentado provê limpeza tanto das faces visíveis como das faces laterais as quais são somente alcançáveis pelo fio dental já que as partículas sólidas de diâmetro inferiores ao fio dental padrão podem alcançar qualquer ponto, impulsionadas pelo liquido em alta velocidade, devido ao bochecho enérgico.

Atualmente para se conseguir uma limpeza relativamente eficiente das faces dentais internas e espaço sub gengivais deve-se utilizar a escovação correta e o fio dental a cada refeição, alem de limpezas periódicas em consultório de dentista utilizando-se raspagem mecânica ou ultra-sônica alem dejateamento com bicarbonato de potássio cuja dureza é elevada, promovendo a retirada de plaquetas e tártaro. Usa-se opcionalmente também líquidos desinfetantes bucais contendo substâncias bactericidas.

O problema com as técnicas atuais é que nem todos estão bem treinados e motivados para se efetuar uma limpeza eficiente com escova e fio dental, o que é demorado e não prático principalmente se a pessoa estiver fora de sua casa em restaurantes ou no local de trabalho, levando desta maneira a acumulação de placas e formação de tártaro o que levará a longo prazo a doenças periodontais, com perda óssea e posteriormente perdas dentárias. Os líquidos de enxague bucais existentes não promovem limpeza mecânica. O presente processo e dispositivo apresentado permite realizar a limpeza eficiente de todas as faces e espaços sub gengivais já que pode ser utilizado facilmente após cada refeição, bastando um bochecho enérgico por tempo suficiente e em diversas direções internamente a boca, para que as partículas sólidas levemente abrasivas em quantidade elevada em suspensão no liquido atinjam todos os pontos de interesse. O presente processo é complementar ao uso da escova e fio dental, mas em caso de não disponibilidade destes instrumentos pode realizar uma limpeza efetiva. Em determinados aspectos pode ser melhor e mais efetivo que a escova e o fio dental, por ser mais efetivo na limpeza das placas e tártaro. O presente processo não prejudica o esmalte dentário pois as partículas não terão velocidade e força suficientes para promover abrasão do mesmo, mas terão velocidade e força suficientes para promover a retirada de plaquetas e tártaro recém formado, de dureza menor que o esmalte dentário. A principal inovação no presente processo e dispositivo é o fato de que a quantidade de partículas sólidas no liquido, seu diâmetro e sua dureza adequada, alem de homogeneidade adequada conseguida através de emulsionantes específicos, promovem uma limpeza eficiente. Outra grande vantagem adicional é que o líquido pode ser ainda levemente bactericida ou bacteriostático como os enxaguantes bucais atuais e promover uma desinfecção também. Mais uma vantagem inerente ao processo é que o mesmo é fácil de ser efetuado por qualquer um e não é passível de contaminação por mãos não limpas como é o caso do fio dental.

O dispositivo para se conseguir o efeito proposto pelo presente processo é constituído de um liquido composto basicamente de água, um emulcionante como por exemplo o Sorbitol ou outro emulsionante adequado, um agente de polimento e limpeza com partículas de esfericidade e diâmetro adequado em suspensão como o Oxido de Silício cuja dureza é adequada, alem de outros compostos opcionais como surfactante, regulador de viscosidade, edulcorante, conservante, corante, bactericidas, agente anti-cáries etc. O Óxido de Silício (Silicon Oxide) já é utilizado na forma hidratada, em alguns cremes dentais com o objetivo de limpeza de placas, mas em quantidades pequenas e que não atingem os espaços entre os dentes, como no bochecho enérgico. O Si0 2 é o composto mais abundante na terra. O mesmo é totalmente seguro em relação a saúde a não ser que 5 inalado na forma de pó fino. Se ingerido, apresenta toxidade zero (totalmente atóxico). O Si0 2 é um aditivo comum na produção de alimentos. O mesmo não é absorvido pelo organismo sendo totalmente eliminado pelas fezes. O Si0 2 é pouco solúvel em água (solubilidade de 0.012g/100 mL). Ele se apresenta em muitas formas com estruturas moleculares diferentes, com nomes diferentes. Pode ser chamado também de sílica ou o quartzo. Em sua forma pura é um pó branco com massa molecular de 60.0843 g/mol e densidade de 2.634 g/cm 3 . Na sua forma coloidal é utilizado em muitos preparados alimentícios e medicinais. No presente processo o mesmo não é utilizado em sua forma coloidal (que são partículas muito pequenas) e sim como partículas de dimensões da ordem de centésimos a décimos de milímetro, suficientes para ter impacto adequado durante o 5 bochecho e ainda penetrar nos espaços inter-dentários. A quantidade utilizada pode variar de poucas gramas por 100 ml a até 30% em peso da solução, dependendo do efeito desejado.

O Sorbitol (C 6 H 14 0 6 ) com peso molecular 182.17, sugerido como emulsionante e estabilizante é um Polyol e pode ter outros produtos correlatos muito parecidos e0 equivalentes na ação como manitol, xilitol, inositol etc. O mesmo é um polyol, ou seja álcool de sucrose e ocorre naturalmente em frutas e vegetais. É produzido a partir milho , sendo um adoçante forte, que não promove o ataque aos dentes (não cariogênico), de calorias reduzidas e que é utilizado em centenas de produtos alimentícios e farmacêuticos de forma segura por mais de um século. Se ingerido em quantidades elevadas (geralmente acima de 50 gramas) promove um efeito laxante. O mesmo é convertido no intestino para 70% de C0 2 e 30% de frutose. O Sorbitol é reconhecido pela FDA americana como GRAS (Gcnerally Rccognized As Safe), podendo inclusive ser usado em substituição ao açúcar, para diabéticos. Seu uso no presente processo e dispositivo é para promover a homogeinização e estabilização do produto. A quantidade a ser usada pode variar podendo chegar até a 70% em volume, se necessário.

Deve ficar claro que outros compostos podem ser utilizados como partícula abrasiva ou estabilizante e emulsionante para o presente processo e dispositivo o que não tira o mérito da presente invenção no que se refere a idéia do processo em si, ou seja o processo de uso de partículas sólidas em suspensão em quantidade adequada para enxaguatório bucal é o que esta sendo inventado e reivindicado.

O presente dispositivo ou seja o produto para se conseguir o efeito do presente processo deverá ser oferecido aos usuários na forma de frascos descartáveis com tamanhos variáveis, com ou sem dosadores para se obter a quantidade adequada de líquido para o enxaguatório bucal (bochecho).

A forma de uso do presente dispositivo no presente processo é promovendo bochechos enérgicos em todas as direções da boca, sentindo o líquido e partículas passando entre os dentes e atingindo suas faces, por pelo menos 2 minutos, e após este tempo, deve-se descartar a solução usada (cuspindo a mesma) e em seguida se enxaguar a boca com agua pura para se retirar os resíduos de partículas sólidas e outras partículas retiradas dos dentes.

O presente processo e dispositivo não precisa de figuras para esclarecimentos, sendo o descritivo acima suficiente para o entendimento de sua funcionalidade.