Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DENTAL MORPHOLOGY SELECTION SYSTEM AND METHOD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/193073
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention consists of a system and method for dental selection that enables a layman (or odontology professional) to carry out the dental selection process autonomously, and to show to a dental surgeon what they expect and desire with regard to the dental morphology to be applied during dental rehabilitation. Moreover, the present solution uses an initial image, diagnosing each tooth in a smile and providing images at each step, enabling the patient to choose the parameters and obtain the desired smile.

Inventors:
TEICHERT FILHO RUY (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050484
Publication Date:
October 12, 2023
Filing Date:
December 07, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TEICHERT FILHO RUY (BR)
International Classes:
A61C13/00; A61C5/77
Domestic Patent References:
WO2012035444A22012-03-22
WO2015079086A12015-06-04
Foreign References:
BRPI0500830A2006-11-21
BR102017022822A22019-05-07
US10192320B22019-01-29
US8092215B22012-01-10
US8594820B22013-11-26
BRPI1009891A22016-03-15
US9566132B22017-02-14
US8352060B22013-01-08
Attorney, Agent or Firm:
LEAO BARCELLOS, Milton Lucidio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - SISTEMA DE SELEÇÃO DA MORFOLOGIA DENTÁRIA, caracterizado por ser constituído por um celular ou câmera fotográfica (1 ) que capta uma foto do sorriso (2) do paciente, e se comunica com um computador (4) através de uma rede de internet (3); O computador (4) possibilita a visualização da foto (2) e executa o programa com um método de seleção dentária (5) que através da foto (2) do sorriso do paciente, fornece alternativas para modificações e gera um sorriso final (6); O método de seleção dentária (5) utiliza como sorriso inicial a foto (2) e consiste na alteração de três parâmetros do sorriso, sendo eles: tamanho (5-A), formato (5-B) e exposição (5-C), os modificando de acordo com o desejado, gerando uma imagem de sorriso virtual final (6) que será enviada através de uma rede de internet (3) para o celular (1 ) ou para o computador do profissional odontológico que irá executar as modificações na morfologia dentária do paciente para que fique o mais próximo da imagem do sorriso virtual final (6).

2 - MÉTODO DE SELEÇÃO DA MORFOLOGIA DENTÁRIA, implementado pelo sistema definido na reivindicação 1 , caracterizado por realizar as etapas de forma automática ou manualmente pelo usuário, compreendendo as seguintes etapas:

A) Aquisição de fotografia facial;

B) Diagnostica-se a condição inicial do sorriso através do desenho de uma linha horizontal na cervical de cada dente, uma linha horizontal na incisai de cada dente, uma linha vertical nas proximais de cada dente sendo uma, na face mesial e outa na face distai de maneira a obter um quadrilátero em cada elemento dentário;

C) A partir do diagnóstico inicial alinha-se estes quadriláteros de uma maneira esteticamente harmônica estabelecida pelo paciente ou pelo sistema (logaritmo) de maneira a possibilitar a realização da seleção de parâmetros dos dentes;

D) Nestes quadriláteros adicionam-se imagens de dentes em suas respectivas posições: incisivo central, incisivo lateral, canino, 1o Pré-molar, 2o Pré-molar, 1o Molar e 2o Molar, previamente estabelecidos de acordo com um sorriso padrão;

E) É escolhida qual das três opções de parâmetro gostaria de alterar, entre tamanho, formato ou exposição dos dentes;

F) São exibidas pelo menos três imagens das variações do parâmetro selecionado sobre a fotografia inicial e os dentes originais, posicionando-as uma ao lado da outra e seleciona-se a opção desejada pelo usuário;

G) É salva a opção desejada e é questionado se deseja alterar outro parâmetro, se sim, o sorriso com a alteração da etapa F) retorna para a etapa E); se não, vai para a etapa H);

H) Após alterados os parâmetros desejados, é selecionado se deseja personalizar o sorriso através da atuação individual em cada elemento dentário; e

I) Com as alterações dos parâmetros selecionados é obtida a imagem do sorriso final de acordo com os parâmetros escolhidos.

3 - MÉTODO DE SELEÇÃO DA MORFOLOGIA DENTÁRIA de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser possível utilizar marcadores faciais e/ou marcadores dentários para guiar o posicionamento de cada dente e quantidade de exposição dentária.

4 - MÉTODO DE SELEÇÃO DA MORFOLOGIA DENTÁRIA de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o usuário pode selecionar um, dois ou três parâmetros para obter o sorriso final.

5 - MÉTODO DE SELEÇÃO DA MORFOLOGIA DENTÁRIA de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por preferencialmente o usuário seguir a seguinte ordem de parâmetros para seleção da morfologia dentária: inicia-se pela seleção do tamanho dos dentes, seguida da seleção do formato e em seguida determina a quantidade de exposição dentária.

6 - MÉTODO DE SELEÇÃO DA MORFOLOGIA DENTÁRIA de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por na etapa B) o paciente ou profissional planejar diretamente a morfologia dentária a partir dos quadriláteros criados automaticamente pelo sistema, sem necessidade de traçar linha a linha.

7 - MÉTODO DE SELEÇÃO DA MORFOLOGIA DENTÁRIA de acordo com reivindicação 2, caracterizado pela possibilidade de o processo de seleção de dentes ocorrer diretamente com as máscaras dentárias caso o operador sinta- se mais apto a manipular o posicionamento dos dentes sobre a foto facial ao invés dos quadriláteros.

8 - MÉTODO DE SELEÇÃO DA MORFOLOGIA DENTÁRIA de acordo com reivindicação 2, caracterizado pela possibilidade de o processo de seleção de dentes ocorrer antes da etapa do desenho do sorriso ou paralelamente ao desenho do sorriso.

Description:
SISTEMA E MÉTODO DE SELEÇÃO DA MORFOLOGIA DENTÁRIA

Setor tecnológico da invenção

[1 ] A presente patente de invenção pertence ao setor tecnológico da odontologia, e se refere, mais especificamente, ao desenvolvimento de um sistema com um método de seleção dentária para pacientes e profissionais da odontologia permitindo ao leigo executar o processo de seleção dentária de maneira autônoma, capacitando-o a demonstrar ao cirurgião-dentista, antes ou paralelamente ao desenho de seu sorriso, suas expectativas e aspirações quanto a morfologia dentária a ser utilizada em sua reabilitação.

Estado da técnica

[2] Um dos principais objetivos do tratamento odontológico é proporcionar sorrisos de forma natural e estética levando-se em conta as necessidades individuais e específicas de cada paciente. A combinação das técnicas de prótese dentária associadas a odontologia adesiva e desenho do sorriso busca unir princípios científicos e artísticos na tentativa de obter a relação mais harmônica entre a composição dentária e composição dento-facial.

[3] Sorrisos simétricos, alinhados e luminosos podem ser percebidos como “esteticamente belos”. No entanto, essa percepção não depende inteiramente de regras padronizadas. A percepção de belos sorrisos pode ser influenciada por traços pessoais e culturais, que variam muito entre profissionais de odontologia e pacientes, uma vez que os termos “estético” e “antiestético” estão relacionados não apenas à captação de imagens, mas também na interpretação das mesmas. Padronizar o “sorriso ideal” e aplicá-lo a todos os pacientes, pode trazer de volta a aparência que caracterizava os sorrisos uniformes dos usuários de prótese total na década de 1960, que acabou caracterizado pelo termo “visual de dentadura”.

[4] O cuidado centrado no paciente é um conceito que vem há bastante tempo sendo abordado com vários graus de sucesso, em inúmeros ambientes de saúde, entretanto relativamente pouco estudado e aplicado na odontologia. Este conceito propõe avaliar o paciente além de suas necessidades biológicas levando em conta também suas necessidades psicológicas através de uma visão deste como ser humano único e a experiência do mesmo em relação à sua doença, dentro de seu ambiente social assim como das circunstâncias que o afetam e como eles veem sua doença. Difere do modelo de atenção centrado no médico, em que ele domina a consulta e a principal função do paciente é responder as suas perguntas e propostas de tratamento. O estabelecimento de uma relação profissional/paciente desenvolvida a partir de uma aliança terapêutica construída na confiança e responsabilidade compartilhada pode trazer benefícios aos tratamentos e resultados.

[5] O Requerente do presente pedido de patente é titular da patente de invenção intitulada “Escala para Escolha de Dentes", n° PI 0500830. A invenção foi desenvolvida em 2005 para a seleção de dentes a serem utilizados em próteses totais (dentaduras). A escala foi estabelecida como importante ferramenta utilizada por cirurgiões-dentistas e técnicos em prótese dentária no complexo processo de determinar qual conjunto de dentes apresenta a melhor morfologia para cada paciente na confecção de dentaduras e próteses tipo protocolo.

[6] O Requerente do presente pedido de patente, também é titular da patente de invenção “Método de seleção dentária e determinação do sorriso baseado no tamanho, forma, alinhamento e arranjo dos dentes” PI 10 2017 022822 3 A2 estabelecida como importante ferramenta de planejamento para reabilitações estéticas, funcionais e definição de plano de tratamento.

[7] As patentes citadas acima tiveram êxito em seu desenvolvimento e trouxeram melhoria aos profissionais da área odontológica, porém estes métodos necessitam de um aprofundado conhecimento específico em odontologia, não sendo indicada a utilização por leigos devido a várias técnicas que são implementadas, além disso, são processos mais demorados e não muito intuitivos.

[8] O estado da técnica atual demonstra fortes evidências da falta de definição das características que tomam um sorriso esteticamente aceitável aos olhos dos leigos. Apesar dos grandes avanços que permitem o desenho do sorriso, planejamento virtual e técnicas de simulação do sorriso torna-se evidente que o maior interessado, o paciente, continua impossibilitado de participar ativamente na escolha dos seus dentes, estando este importante passo relegado ao profissional ou técnico em prótese dentária e depende exclusivamente de sua capacidade pessoal, técnica, artística ou mesmo intuitiva em captar a personalidade e anseios dos pacientes traduzindo isso para o resultado final esperado ao paciente cabendo a este o papel de apenas aprovar ou discordar da morfologia dentária proposta para sua reabilitação.

[9] Neste contexto, um dos problemas associados ao atual estado da técnica evidência a carência de uma metodologia capaz de fornecer autonomia ao paciente para executar o processo de seleção dentária por si só independente de diferenças culturais e expectativas entre ele e o profissional que irá executar o seu tratamento. Capacitando-o a expressar claramente quais as expectativas em relação a tamanho e forma dos dentes e a maneira que estes relacionam-se entre si e com a face do paciente na formação de uma composição dento-facial harmônica e agradável aos olhos do próprio paciente.

[10] A prática clínica da “Escala para Escolha de Dentes", n° PI 0500830 e do “Método de seleção dentária e determinação do sorriso baseado no tamanho, forma, alinhamento e arranjo dos dentes Método de Seleção Dentária e Determinação do Sorriso Baseado no Tamanho, Forma, Alinhamento e Arranjo”, PI 10 2017 022822 3 A2 evidenciou a necessidade de um sistema e método capaz de fornecer independência ao paciente para que o mesmo pudesse realizar o processo de seleção dentária por si mesmo facilitando a comunicação entre leigos e profissionais da odontologia.

[11 ] Dito isto, verifica-se que alguns documentos de patente exemplificam o atual estado da técnica. A patente de invenção n° US20140342304, intitulada “Dental MethodOfSmile Design", revela um método para melhorar o sorriso de um paciente, que compreende diversos passos entre eles a análise do sorriso antigo, criação de um novo sorriso a partir dos dados antigos, fazer ajustes nas imagens, produzir uma prótese temporária aplicar a prótese temporária até a produção da prótese permanente e aplicação da prótese permanente. Este método tem a limitação da necessidade de uma base de dados de sorrisos e necessita de um conhecimento técnico prévio, não sendo intuitivo, pois realiza a elaboração da prótese. [12] A patente de invenção n° US20090291408, intitulada “Smile designed, revela um método implementado em dispositivo de computação para a concepção de um sorriso restaurado, o método compreende as etapas de digitalização dos dentes e do sorriso, mapeamento de pontos de referência nos dados de imagem de um sorriso, criação de uma linha que intercepta os pontos de referência e define uma linha do bordo interior do sorriso, criação de um plano de tratamento dentário para o modelo digital de dentes, combinação do modelo digital de dentes do paciente com os dados da imagem do sorriso e mostrar o sorriso como apareceria na condição final de acordo com a linha de lábio interno e modelo digital na condição final. Este método apresenta a limitação da necessidade de um técnico no assunto, para a elaboração do sorriso do paciente, ele não apresenta de uma maneira intuitiva como deve ser moldado o sorriso, mas sim exige que o usuário faça as alterações, sendo isto possível apenas por um profissional, pois um leigo poderia fazer erros comprometendo o resultado final.

[13] A patente de invenção n° US20070141536, intitulada “Method And Apparatus For Designing A Three Dimensional Model Of A Dental Prosthesis", revela um método e sistema para a concepção de um modelo tridimensional de uma prótese dentária. Componentes separados que possuem funções diferentes são identificados na prótese e concebidos separadamente. Os componentes são, então, espacialmente justapostos para formar o modelo de prótese dentária. Diferentes ferramentas de design são usadas para projetar cada componente separadamente de tal forma que cada forma é combinada com uma ferramenta de edição e design que melhor se adapte às suas particularidades. Este método tem a limitação de trabalhar com componentes separados e no final gerar um resultado, necessitando de conhecimento técnico para sua elaboração

[14] A patente de invenção n° US20120070803, intitulada “ ProsthesisManipulation In Dental Prosthesis Design", revela sistemas de métodos, meios de leitura por computador, técnicas e processos para a coroa ou manipulação da prótese no desenho da prótese dentária incluem a apresentação de um modelo 3D de uma prótese multi-dente em relação a uma área a ser reconstruída. Um operador pode manipular um ou mais dentes de prótese em que o modelo 3D, a fim de alterar a forma geral da prótese. As técnicas podem também incluir a determinação da oclusão com respeito aos dentes de antagonistas de todo o modelo 3D de prótese e / ou de modelos 3D individuais dos dentes de prótese ao modelo. A posição ou a forma do modelo 3D da prótese pode ser modificado com base na oclusão.

[15] A patente de invenção n° P1 1009891 -7, intitulada “Sistema E Método Para Planejamento, Visualização E Otimização De Restaurações Dentárias", descreve um método para o planejamento, visualização e/ou otimização de uma restauração dentária em pelo menos uma parte de dentes pré-preparados de um paciente. O método compreende etapas de elaboração de um modelo digital 3D, projeto de modelo de restauração, realizar um modelo digital 3D de pelo menos uma parte dos dentes preparados e alinhar os modelos 3D dos dentes pré- preparados e dos dentes preparados.

[16] Observando os métodos descritos no estado da técnica verifica-se a necessidade de pelo menos um técnico no assunto para a elaboração de um desenho para os dentes ou para o sorriso do paciente, desta maneira, mesmo que sejam conhecidos inúmeras técnicas de “Desenho do Sorriso” ou “Smile Design” torna-se evidente a carência de uma sistemática e processo de comunicação capaz de fornecer autonomia ao paciente para que ele possa realizar a seleção dentária de maneira autônoma e independente, previamente ao desenho de seu futuro sorriso expressando ao cirurgião-dentista suas expectativas escolha dos “seus dentes” que serão utilizados em sua reabilitação.

[17] Atualmente não se conhece no mercado, um método e sistema capaz de simplificar o processo de seleção dentária a ponto de o próprio paciente realizar a escolha da morfologia e arranjo dos dentes que serão utilizados em sua reabilitação oral, que apresente as seguintes características:

- Capacitar ao paciente o diagnóstico de sua condição bucal, seu sorriso e a relação destes com sua face para obtenção de uma composição dento-facial harmônica;

- Capacitar ao paciente o entendimento do dente enquanto unidade primordial e a relação destes com seus vizinhos na formação da composição do sorriso e como este sorriso irá relacionar-se com a face na formação da composição dento-facial e sua relação com a formação de uma nova unidade; - Capacitar ao paciente a realizar a montagem dos dentes sobre uma fotografia e qual a relação de cada elemento dentário no diagnóstico de sua condição bucal, seu sorriso e a relação destes com sua face para obtenção de uma composição dento-facial harmônica;

- Capacitar ao paciente a tirar uma fotografia adequada para sobre esta realizar o processo de seleção dentária;

- Capacitar ao paciente o diagnóstico de sua condição bucal e de sorriso para o planejamento e para determinação do tamanho de dentes a serem utilizados em sua reabilitação oral;

- Capacitar ao paciente ao uso das formas fundamentais atualmente utilizadas na odontologia e qual a relação destas com a sua face na busca da melhor composição dento-facial;

- Capacitar ao paciente a diagnosticar e planejar a utilização das formas mistas utilizando o tamanho previamente escolhido no diagnóstico para composição dento-facial mais harmônica;

- Capacitar ao paciente a diagnosticar, avaliar e planejar o alinhamento dentário e suas relações com as linhas faciais horizontais para determinação da quantidade de exposição dentaria durante o sorriso ou durante a posição de repouso labial;

- Capacitar ao paciente a diagnosticar, avaliar e aplicar as variações individuais no longo eixo dos dentes e suas relações com o conceito de arranjo dentário para obtenção de um sorriso com aspecto natural não artificial.

Novidades e objetivos da invenção

[18] A presente invenção tem como objetivo um sistema com método de seleção dentária centrado no paciente capaz de fornecer autonomia e liberdade capacitando-o a realizar o processo de seleção dentária para determinação da morfologia dos dentes a serem utilizados em sua reabilitação que resolve eficazmente as limitações do estado da técnica anteriormente referidos.

[19] O método de seleção dentária centrado no paciente compreende quatro etapas principais para a elaboração, iniciando pela digitalização da fotografia facial do paciente, diagnóstico da condição inicial do sorriso, a partir do diagnóstico seleciona-se qual o tamanho do dente desejado, são fornecidas imagens com tamanhos diferentes para que o paciente selecione o desejado, após a escolha, são disponibilizadas imagens para a escolha do formato do dente e em seguida é possível escolher, também a partir de imagens, a disposição dos dentes, resultando em um sorriso final que ainda possibilita o paciente atuar individualmente em cada elemento dentário.

Vantagens e efeitos técnicos da invenção

[20] O sistema e método de seleção dentária, objeto da presente invenção, resulta nas seguintes vantagens e alcança os seguintes efeitos técnicos sobre os sistemas e métodos de seleção dentária do estado da técnica:

- Possibilita a comunicação direta do paciente e do profissional de acordo que suas expectativas e conceitos culturais de estética de maneira a servir de subsídio para a seleção dentária previamente ao desenho do sorriso e futuro estabelecimento do plano de tratamento pelo profissional em conjunto com o paciente;

- A sistemática e ferramenta de planejamento proposta possibilita e otimiza a realização de consultas profissionais online, torna-se possível ao paciente identificar suas necessidades e o que lhe incomoda capacitando aos leigos a comunicação efetivas com o Cirurgião-dentista;

- Torna-se possível que ocorra a seleção dentária antes do “smile design” ou desenho do sorriso, que se trata de um planejamento do sorriso;

- Torna-se possível ao Cirurgião-dentista realizar o planejamento e definição de plano de tratamento sem a presença do paciente previamente a consulta presencial;

- Torna-se possível ao profissional da odontologia preparar a consulta de simulação dos resultados finais para testes das restaurações diminuindo consideravelmente a quantidade de consultas;

- Possibilita a aplicabilidade clínica dos mais modernos dos conceitos de tratamento centrado no paciente através da participação direta do paciente na escolha dos dentes que serão utilizados em sua reabilitação oral e em sua aparência final;

- Possibilita a otimização da composição dento facial através da avaliação do impacto que cada conjuntos de dentes com suas dimensões específicas, variações de forma, variações da quantidade de exposição dentaria e variações de arranjo dentário irá exercer na face do paciente e qual fornecerá os resultados mais estéticos e harmônicos na construção de um sorriso com beleza, naturalidade, personalidade e individualidade.

- A partir da solicitação e realização dos exames complementares pelo paciente previamente a consulta presencial com o Cirurgião-dentista torna-se possível ao profissional realizar o diagnóstico e definição de plano de tratamento a partir das expectativas e aspirações do paciente como guia para determinação da morfologia dentária no conceito de tratamento centrado no paciente; e

- A solução desenvolvida difere substancialmente do estado da técnica conhecido por apresentar passo a passo ao leigo uma maneira capaz de guiá-lo através de um fluxo, sequencial e lógico capacitando-o a determinar a morfologia dentária a ser aplicada em sua reabilitação estética e/ou funcional, de maneira autônoma e independente.

Descrição dos desenhos anexos

[21 ] A fim de que a presente invenção seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico desse setor tecnológico, a mesma passa a ser descrita de forma clara, precisa e suficiente, como base os desenhos anexos, abaixo listados, que a ilustram formas preferenciais da realização do sistema e do método:

Figura 1 - representa o diagrama do sistema proposto na presente invenção;

Figura 2 - representa o fluxograma com as etapas do método proposto na presente invenção;

Figura 3 - representa a foto inicial do sorriso tirada pelo próprio paciente ou profissional da odontologia; Figura 4 - representa a foto ampliada do sorriso realizada pelo próprio paciente ou profissional da odontologia;

Figura 5 - representa o processo de formação do quadrilátero que ira permitir o diagnóstico da condição dentaria original;

Figura 6 - representa os quadriláteros acompanhando as margens dentárias desalinhadas de acordo com a condição original;

Figura 7 - representa a possibilidade de alternativamente se o paciente ou profissional sentir-se mais a vontade podem realizar o diagnóstico da condição original utilizando as máscaras dentárias diretamente ao invés dos quadriláteros;

Figura 8 - representa os quadriláteros posicionados de acordo com o alinhamento estético proposto pelo atual estado da técnica;

Figura 9 - representa a inserção das máscaras dentarias nos quadriláteros com os dentes em suas respectivas posições: incisivo central, incisivo lateral, canino, 1 o Pré-molar, 2 o Pré-molar, 1 o Molar e 2 o Molar, previamente estabelecidos de acordo com um sorriso padrão. Estas imagens podem opcionalmente ser do contorno de um elemento dentário, de uma representação sólida de um dente ou uma representação com opacidade variável para permitir a visualização da condição original sobre a imagem;

Figura 10 - representa a possibilidade de utilização do sistema de algoritmo utilizado para identificar lábios e dentes, o qual permite que o diagnóstico da condição original ocorra de maneira automática calculando o posicionamento dos quadriláteros gerando quadriláteros (figura 5) ou mascaras dentárias conforme (figura 6);

Figura 11 - representa o processo de determinação do primeiro parâmetro: tamanho; a partir do posicionamento das imagens lado a lado para avaliar o impacto que cada conjunto de dentes com suas dimensões específicas ira exercer na face do paciente a fim de determinar o primeiro parâmetro tamanho;

Figura 12 - representa o processo de determinação do segundo parâmetro: forma; a partir do posicionamento das imagens lado a lado para avaliar qual conjunto de dentes com suas variações de forma irá fornecer o resultado mais harmônico na composição dento-facial; Figura 13 - representa o processo de determinação do terceiro parâmetro: quantidade de exposição dentaria; a partir da movimentação do conjunto de dentes para cima ou para baixo harmonizando o sorriso com as demais linhas horizontais; e

Figura 14 - representa o sorriso final e o processo de determinação do quarto parâmetro: Personalização e individualização do sorriso através de intervenções no longo eixo dos dentes.

Descrição detalhada da invenção

[22] A presente invenção consiste em um sistema com método para seleção dentária que permite ao leigo (ou profissional da odontologia) executar o processo de seleção dentária de maneira autônoma, capacitando-o a demonstrar ao cirurgião-dentista suas expectativas e aspirações quanto a morfologia dentária a ser utilizada em sua reabilitação. Além disso, a solução em questão faz o uso de uma imagem inicial, diagnosticando cada dente do sorriso e disponibilizando imagens em cada etapa para que o paciente possa escolher os parâmetros e obter o sorriso desejado.

[23] Desta forma, a tecnologia descrita no presente pedido de patente consiste basicamente em: um método de seleção dentária e determinação do sorriso baseado no tamanho, forma, exposição dos dentes. Este método poderá ser dedicado à utilização em todos os ramos da Odontologia sejam próteses totais (dentaduras), próteses tipo protocolo (dentaduras sobre implante), próteses, facetas sobre dentes ou ainda qualquer outra condição de necessite a determinação dos dentes a serem utilizados na reconstrução do sorriso.

[24] A figura 1 detalha o sistema do presente invento é constituído por um celular (1 ) ou câmera fotográfica que capta uma foto do sorriso (2) do paciente, e se comunica através de uma rede de internet (3) com um computador (4) ou equipamento similar com processador; O computador (4) é responsável por possibilitar a visualização da foto (2) e executar o programa com um método de seleção dentária (5) que através da foto (2) do sorriso do paciente, fornece alternativas para modificações e gera um sorriso final (6); O método de seleção dentária (5) utiliza como sorriso inicial a foto (2) e consiste na alteração de três parâmetros do sorriso, sendo eles: tamanho (5-A), formato (5-B) e exposição (5- C), os modificando de acordo com o desejado, gerando uma imagem de sorriso virtual final (6) que será enviada através de uma de internet (3) para o celular (1 ), ou equipamento similar, do profissional odontológico que irá executar as modificações na morfologia dentária do paciente para que fique o mais próximo da imagem do sorriso virtual final (6).

[25] O método (5) permite a seleção dentária e a elaboração de um sorriso por um leigo ou profissional no assunto, por meio de qualquer equipamento que contenha um processador.

[26] As figuras 2 a 14 representam o método (5) do presente invento compreende preferencialmente as seguintes etapas:

A) Aquisição de fotografia facial, sorriso inicial (2);

B) Diagnostica-se a condição inicial do sorriso através do desenho de uma linha horizontal na cervical de cada dente, uma linha horizontal na incisai de cada dente, uma linha vertical nas proximais de cada dente sendo uma, na face mesial e outa na face distai de maneira a obter um quadrilátero em cada elemento dentário;

C) A partir do diagnóstico inicial o sistema irá alinhar estes quadriláteros ou máscaras dentárias de uma maneira harmônica e estética de acordo com o estado da arte preconizado em odontologia estética de maneira a possibilitar a realização da seleção de parâmetros dos dentes;

D) A partir do diagnóstico (geração de quadriláteros irregulares) seguida do reposicionamento dos quadriláteros de uma maneira harmônica de acordo com os conceitos estéticos do atual estado da técnica irão o sistema irá inserir as máscaras dentárias em suas respectivas posições: incisivo central, incisivo lateral, canino, 1 o Pré-molar, 2 o Pré-molar, 1 o Molar e 2 o Molar, previamente estabelecidos de acordo com um sorriso padrão. Estas imagens podem opcionalmente ser do contorno de um elemento dentário, de uma representação sólida de um dente ou uma representação com opacidade variável para permitir a visualização da condição original sobre a imagem;

E) É escolhida qual das três opções de parâmetro gostaria de alterar, entre tamanho (5-A), formato (5-B) ou exposição (5-C) dos dentes; podem ser escolhidas de forma aleatória porém, preferencialmente iniciando-se pelo tamanho, o paciente escolhe qual tamanho de dentes prefere avaliando o impacto que as dimensões de cada conjunto ira exercer em sua face, seguido da forma onde a partir das dimensões previamente estabelecidas o sistema irá sugerir variações de formas dentarias para que o paciente possa escolher a forma mais harmônica a ser utilizada em sua face; seguido da determinação da quantidade de exposição dentária.

F) São exibidas pelo menos três imagens das variações do parâmetro selecionado, posicionando-as uma ao lado da outra e seleciona-se a opção desejada pelo usuário;

G) É salva a opção desejada e é questionado se deseja alterar outro parâmetro, se sim, o sorriso com a alteração da etapa F) retorna para a etapa E); se não, vai para a etapa H);

H) Após alterados os parâmetros desejados, seleciona-se se deseja personalizar o sorriso através da atuação individual em cada elemento dentário; e

I) Com as alterações dos parâmetros selecionados é obtida a imagem do sorriso final (6) de acordo com os parâmetros escolhidos.

[27] Na seleção de parâmetro para a elaboração do sorriso o usuário poderá escolher selecionar um ou mais parâmetros para a obtenção do sorriso final. Neste processo será disponibilizada a opção de alteração do tamanho, formato e exposição dos dentes.

[28] As alternativas apresentadas ao usuário, são imagens da fotografia facial adicionada inicialmente, alterada por uma inteligência artificial, para que o usuário visualize e escolha a que mais adéqua ao seu gosto.

[29] Para cada parâmetro serão disponibilizadas pelo menos quatro imagens para que o usuário selecione a que mais se adéqua à sua vontade, dentre estas estarão disponíveis a imagem original e outras três variações.

[30] No parâmetro de tamanho será possível decidir entre dentes de tamanho pequeno, médio ou grande. Para o parâmetro formato, será possível escolher entre dentes arredondados, quadrados ou triangulares. Para o parâmetro exposição o paciente movimentará o conjunto previamente estabelecido para cima ou para baixo, a fim de harmonizar a linha de sorriso com o lábio e demais linhas horizontais.

[31 ] Opcionalmente na etapa A) a aquisição da fotografia pode ser com o uso de marcadores faciais e/ou marcadores dentários;

[32] Os Marcadores específicos são especialmente desenvolvidos para serem utilizados na manutenção da proporcionalidade entre achados reais e virtuais assim como na sobreposição de imagens quando necessária. Quando se projetam os dentes em um ambiente virtual há necessidade de estabelecer uma proporção entre os achados reais e virtuais. Isso se faz necessário, principalmente quando iremos avaliar este resultado final frente ao impacto que determinado conjunto terá na face do paciente e no resultado final. Desta forma, esses marcadores, que consistem pequenas formas geométricas, são posicionados em pontos estratégicos da boca para que o software possa calcular e ajustar as imagens virtuais e reais de uma maneira simples e precisa.

[33] Também quando necessário a sobreposição de imagens entre tomadas fotográficas distintas ou em ambientes virtuais variados, por exemplo, quando após o preparo dos remanescentes dentários há necessidade de relacionar esta arcada com aquela previamente planejada basta utilizar estes marcadores para a sobreposição das imagens informando. Ditos marcadores são pequenas peças acrílicas ou qualquer outro material que tenha rigidez suficiente e de fácil visualização e escaneamento que serão “coladas” nas superfícies dentárias ou mesmo mucosa para este fim.

[34] Alternativamente na etapa B) é possível ao paciente ou profissional planejar diretamente a partir dos quadriláteros, sem necessidade de traçar linha a linha. Nesta opção o sistema cria de 2 a 8 quadriláteros (dependendo de quantos dentes se vai trabalhar) com formatos variados que acompanham as dimensões dentárias. Basta ao paciente ajusta o tamanho do quadrilátero assim como sua inclinação na condição original. Mais alternativamente ainda este processo de diagnóstico da condição original poderá ocorrer de maneira automática onde o sistema a partir do logaritmo pré-estabelecido lê e interpreta a posição de lábio, incisivos centrais, incisivos laterais, caninos, 1 o e 2 o pré- molar, 1 o molar e 2 o molar superior.

[35] Opcionalmente a etapa D) ao invés de quadriláteros podem aparecer diretamente os contornos dentários para que o sistema ou paciente realize o diagnóstico da condição inicial;

[36] Salienta-se que as figuras e descrição apresentadas não possuem o intuito de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas pela invenção. Desse modo, as descrições e imagens devem ser interpretadas de forma exemplificativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação que devem ser consideradas dentro do escopo da presente invenção.

[37] O presente relatório descritivo trata de método de seleção dentária que resulta em efeito técnico novo em relação ao estado da técnica, comprovando assim a sua novidade, atividade inventiva, suficiência descritiva e aplicação industrial, atendendo a todos os requisitos à concessão de uma patente de invenção.