Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE FOR CORRECTING LEAKAGE FROM TAPS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/148256
Kind Code:
A1
Abstract:
The device is composed of elements that make it possible to seal and/or to control leakages from taps. The fixer element (1) allows simple installation of the device onto taps and the pressure-equalizer and flow-controller element (2) makes it possible to solve sealing problems without the need for specialized labour.

Inventors:
PEREIRA, Hermano Barreto de Menezes (Rua Lauro Maia, nº 754Fátima, -210 FORTALEZA CE, 60055-210, BR)
Application Number:
BR2019/000003
Publication Date:
August 08, 2019
Filing Date:
January 28, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PEREIRA, Hermano Barreto de Menezes (Rua Lauro Maia, nº 754Fátima, -210 FORTALEZA CE, 60055-210, BR)
International Classes:
E03C1/04; E03C1/086; F16K5/08; F16K11/085
Domestic Patent References:
WO2009044703A12009-04-09
Foreign References:
GB2471435B2011-05-25
CN2308771Y1999-02-24
US20100025612A12010-02-04
US20090090414A12009-04-09
Attorney, Agent or Firm:
BARREIRA, Ana Vladia Cesar (Rua Visconde de Mauá, nº 2151Aldeota, -161 FORTALEZA CE, 60125-161, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS, caracferlzado por ser instalado externamenie e à jusante do elemento de controle e/ou vedação das torneiras, sendo constituído por elementos de Fixação (1), elemento Equalizador de pressão e controlador de fluxo (2) e corpo (3).

2. CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS, de acordo com a reivindicação 1 , csr&cierizad© por ser constituído por elemento Fixador (1 ) , que permite a instalação do dispositivo externamente e à jusante do elemento de controle e/ou vedação das torneiras, permitindo que o dispositivo possa ser integrado à torneira na qual foi instalado.

3. CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterízado por ser constituído por elemento Equalizador de pressão e controlador de fluxo (2) que permite ajustar a posição das suas partes vedanies ás áreas de passagem de fluxo existentes no dispositivo, permitindo o controle e/ou vedação da passagem do fluido da torneira, sendo esse ajuste feito exíernamenie e à jusante do elemento de controle e/ou vedação das torneiras.

Description:
CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS

CAMPO DA INVENÇÃO

[01] A presente invenção, de modo simplificado, refere-se a um dispositivo com objetivo de permitir, de forma rápida, simples e segura, vedar ou controlar vazamento de fluido de torneira.

[02] O dispositivo é instalado externamente às torneiras, por melo de elementos de fixação.

[03] O elemento controlador de fluxo, que pode ser regulado, permite o bloqueio e mesmo o controle de passagem de fluido.

[04] Dessa forma, o campo de aplicação é o de instalações industriais e residenciais, relacionadas à dlsponibilização de fluido, tíe aplicações diversas.

ANTECEDENTES DÂ INVENÇÃO

[05] Problemas variados podem ser associados às torneiras, não Importando o modelo e aplicação. O maís comum é o vazamento, peia não vedação por falha nos internos, quer seja pelo desgaste normal, quer seja por imperícia no uso do produto.

[08] Mesmo em países desenvolvidos, como Alemanha, cerca de 9% de toda água é desperdiçada. No Japão e Estados Unidos, esse percentual é similar. No Brasil, o desperdício chega a 34%.

[07] Torneiras de bancada ou de parede; para água quente ou fria; para água ou solvente ou outros produtos; com fechamentos rápidos ou não, dentre outras caracteristicas, são existentes no mercado.

[08] O objeto da presente patente mostra-se adequado ao uso para qualquer tipo de torneira. [09] Quando ocorre falha ou degradação nos Internos das torneiras, a solução apresentada pelos fabricantes é a da troca dos internos, que são os chamados quites de reparo, ou mesmo a troca da própria torneira. Dessa forma, para a realização da restauração da vedação, o que está disponível na Indústria é a substituição dos elementos defeituosos.

[010] Diversas são ss patentes com aplicação no controle do fluxo de fluido. Em pesquisa realizada, dentre outras patentes existentes, podem ser citadas as patentes:

[011] PI 9401847 2 - Protege equipamento/dispositivo que impede o uso não autorizado de água. A aplicação desse dispositivo impede que a torneira possa ser utilizada enquanto instalado, tornando a torneira, com sua aplicação, inutiilzável. Dessa forma, com a aplicação desse dispositivo, além de não se poder utilizar a torneira, sua aplicação, dessa forma, não permite o controle da vazão do fluxo. O dispositivo da presente patente de invenção permite realizar a vedação, bem como o controle da vazão, podendo, inclusive, substituir a função de controle de vazão ds própria torneira na qual foi snstaiado.

[012] US 3851825 - Protege equipamento/dispositivo que permite regular o tipo de regime de fluxo da saída de fluido. Esse dispositivo é destinado a regular o tipo de fluxo, permitindo urna melhor distribuição e uniformização do fluxo de água. Não tem a aplicação de corrigir vazamento, nem mesmo o de controlar a vazão do fluxo da torneira, como o dispositivo do pedido da presente patente.

[013] BR 10 2012 020536 - Protege equipamento/disposltlvo que permite a conexão, de forma simples, de mangueiras em torneiras. Dessa forma, possui objetivo e aplicação diferentes do disposto da presente patente de invenção. Não tem a aplicação de corrigir vazamento, nem mesmo o de controlar a vazão de fluxo da torneira, a que se refere a presente patente.

[014] BR 20 2016 026363 - Protege equipamento/dispositivo de controle e bloqueio à salda de água de tubulações. Dispositivo de aplicação nas tubulações com objetivo de permitir vedar fluxos em tubulações, permitindo manutenções de dispositivos instalados na rede hidráulica de modo simplificado. Permite também o controle de vazão. Porém, para efetuar esse controle, deve ser ajustado, sendo mantido esse ajuste, sem que haja a possibilidade de controle conveniente das vazões de passagem, devido ao fato de ser instalado dentro das tubulações. Caso haja necessidade de realizar o ajuste de outra vazão de fluxo, deve haver a intervenção em equipamentos, por exemplo, retirada da torneira, para que o ajuste possa ser efetuado, levando a maiores dificuldades no controle da vazão. Além disso, tem aplicação diferente do dispositivo da presente patente de invenção também pelo fato de o dispositivo da presente patente ser instalado externamente à tubulação, sendo instalado externamente e à jusante do elemento de controle de torneira, permitindo uma maís fácil instalação, vedação e controle de vazamento de torneiras. A. patente citada nesse item não tem a aplicação de corrigir vazamento de torneiras de tal forma que seja possível a continuada utilização da torneira, sendo, dessa forma, esse diferente do dispositivo do pedido da presente patente. Como poderá ser observado, o objeto da presente patente diferencia-se de todos existentes.

[015] Cada patente citada, dentre outras existentes, possui campo de aplicação variado, porém, nenhuma tem aplicação igual ao do dispositivo da presente patente. Devido a esse fato, não há, no estado ds técnica atuai, solução industrial para a resolução do probiama Identificado, problema esse resolvido com a utilização do dispositivo desse pedido de patente.

[016] Problemas outros também não são, Igualmente, tratados pelas patentes existentes. Além de perdas continuadas de fluidos por torneiras, levando a desperdícios de matéria-prima, o custo da resolução do vazamento, pela substituição da torneiras, onera sobremaneira a pessoa física ou jurídica que realiza a manutenção por meio da solução atualmente disponível no mercado. Além das perdas diretas, existem as perdas indiretas que repercutem no aumento dos custos de processos.

[017] Aspectos de segurança, sustentabilidade e de meio ambiente também devem ser levados em consideração. Por vezes, a necessária troca ds torneira pode levar a operações de risco com a exposição a fluídos tóxicos, por exemplo.

[018] No aspecto ambiental e de susieniabilidade, a condição de desperdício, por exemplo, de água tratada, pode levar ao comprometimento ou á indlsponlbiildade de recursos hídricos a uma parte de uma população.

[019] Dessa forma, a contenção ds vazamento e o controle do fluxo de fluido, a que se propõe a presente patente, opera no confronto de um dos principais problemas de utilização dos recursos hídricos, como s questão do desperdício provocado por vazamento.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[020] O objeto da presente patente, de modo geral, ê um dispositivo instalado: à jusante e externamente aos elementos de controle e/ou bloqueio das torneiras (podendo o dispositivo ser integrado à torneira), sendo constituído por elemento controlador de fluxo de fluido. O objetivo é permitir vedar e controlar a saída do fluido, corrigindo o vazamento da torneira. Dessa forma, já o objetivo, a caracteristica de aplicação e de instalação, diferenciam o objeto da presente patente das demais existentes.

[021] O objeto da presente patente permite resolver a falta de vedação sem que haja necessidade de mão-de-obra especializada para as intervenções de manutenção ou de troca ou que exija o necessário conhecimento do funcionamento dos internos das torneiras para a realização de sua manutenção. A descrição feita e o seu detalhamento garantem a condição de novidade e inventividade do CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS. Com as caracteristicas descritas neste documento indicando a satisfação da condição de novidade do dispositivo: a aplicação diferenciada; a inexistência desse produto que possuí notória aplicação industrial; e a não limitação ao estado da técnica, fundamentam e asseguram a condição do pedido de patente.

[022] O CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS é formado pelos elementos: Fixador (1); Equalizador de pressão e controlador de fluxo (2); e corpo (3), O fixador (1) permite a instalação do dispositivo na torneira. Para a instalação, esse elemento pode ser constituído por iravas do tipo rosca, a depender do modelo (designe) da torneira, na qual será instalado o dispositivo. Diversos são os tipos de terminações e conexões de torneira existentes no mercado, não sendo o objetivo da presente patente a proteção do designe (forma ou disposição) de conexão do CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS às torneiras, uma vez que a presente patente é de invenção, e não de modelo de utilidade.

[023] O tqusiizador de pressão e controlador de fluxo (2) ê o elemento que permite bloquear e controlar o vazamento da torneira. O controle e bloqueio do fluxo podem ser feitos pela atuação por meio de rotação no elemento. O corpo (3) é a estrutura gera! do objeto da patente.

[024] O CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS pode ser fabricado de materiais diversos. Desde plásticos maleáveis a metais, ou combinação desses ou de outros materiais. O objeto da presente patente pode ser utilizado para a vedação em todos os tipos de torneira e para iodos os tipos de fluido (corrosivos; ácidos ou básicos; tintas; solventes; água quente ou água fria: dentre outros) bastando para Isso ser o CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS fabricado com o material adequado para cada aplicação.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS fG25) Figura 1 - ilustra o CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS instalado. A figura permite visualizar os elementos equalizador de pressão e controlador de fluxo (2) e corpo (3).

[026] Figura 2 - Nessa figura, o dispositivo pode ser visualizado em visão fatersl;

[027] Figura 3 - Apresenta, em perspecliva, os elementos isolados (visão explodida dos elementos).

[028] Figura 4 - Traz a visão superior dos elementos.

[029] O elemento Fixador (1) do CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS, por melo de seu travamento, permite a fixação à torneira. O acionamento do elemento é feito por meio da rotação do Corpo (3) do dispositivo. Por meio do giro no sentido anti-horário, a rosca do elemento Fixador (1) permite a fixação à torneira. Após a instalação, o elemento Equalizador de pressão e controlador de fluxo (2), que pode ser acionado por meio de rotação, permite o bloqueio e o controle da passagem do fluido. Esse controle e vedação são feitos com o ajuste da posição do elemento Equalizador de pressão e controlador de fluxo (2) que permite o ajuste da posição das suas partes vedantes. O alinhamento entre o elemento vedante e as áreas abertas ao fluxo, permite realizar o controle e/ou o bloqueio ds vazão, resolvendo o problema de vazamento indesejado da torneira. A rotação do elemento, que pode ser no sentido anti-horário, permite o controle e o bloqueio de passagem de fluido, permitindo corrigir de forma simples o problema de vedação.

[030] Na figura 4, foi realizada, em linhas pontilhadas, sob o elemento Corpo (3), a projeção do elemento Equalizador de pressão e controlador de fluxo (2), quando, pela sua posição, esse elemento estiver bloqueando a passagem de fluido.

[031 ] Havendo necessidade de retirada do CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORREIRAS da torneira, basta rotacionar o elemento Equalizador de pressão e controlador de fluxo (2), que pode ser feito no sentido horário, de tal forma que seja permitida a passagem de fluido. Esse ajuste da posição permitirá reduzir o diferencial de pressão do CORRETOR DE VAZAMENTO DE TORNEIRAS, permitindo, dessa forma, s remoção mais conveniente do dispositivo. Para tal remoção, deve haver a posterior atuação no elemento Corpo (3), rotacionando-o, o que pode ser feito no sentido horário.