Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE FOR ENDOVENOUS INFUSION OF LIQUIDS OVER EXTENDED PERIODS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/145174
Kind Code:
A1
Abstract:
A device for endovenous infusion of liquids over extended periods, which comprises tabs (20), arranged transversely, affixed to a cylindrical body (10) provided with a main inlet point (11) and a secondary point (12) for securing the flexible catheter, for connecting with the serum equipment or syringes, said cylindrical body (10) being connected to a flexible cannula (30) that receives the arrangement of a metal needle (40) that allows puncture of a vein, such that after puncture the needle is withdrawn and only the flexible cannula remains in the blood vessel. The device thus obviates the drawbacks of using a metal needle and improves flexibility and the ease of handling the puncture device, and also enhances securing to the user's skin. It is possible for the user to have this device fitted for an extended period, without discomfort, without haematomas caused by the metal needle perforating the blood vessel and without irritation to the skin.

Inventors:
FARRET NETO ABDO (BR)
SOUSA SCHWAB MANOEL CEZAR (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050026
Publication Date:
August 16, 2018
Filing Date:
February 10, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FARRET NETO ABDO (BR)
SOUSA SCHWAB MANOEL CEZAR (BR)
International Classes:
A61M5/158; A61M25/01; A61M25/02; A61M25/06
Domestic Patent References:
WO2012174109A12012-12-20
Foreign References:
US3875938A1975-04-08
US3757771A1973-09-11
US3589361A1971-06-29
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZABALL MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1. DISPOSITIVO PARA INFUSÃO ENDOVENOSA DE LÍQUIDOS POR PERÍODOS PROLONGADOS compreende um corpo cilíndrico (10) dotado por abas flexíveis (20) que facilitam a manipulação do dispositivo no momento da punção e uma cânula flexível (30) dotada por uma cavidade interior (31), permitindo que a agulha metálica (40) seja posicionada de forma deslizante junto à cavidade, de modo que sua extremidade pontiaguda sobressai ligeiramente para além da extremidade da cânula flexível (30), caracterizado por o corpo cilíndrico (10) ser dotado por um ponto de entrada principal (1 1) dotado por uma válvula de borracha de látex (13) e um ponto de entrada (12) que recebe o cateter flexível, dito corpo (10) que apresenta uma cânula flexível (30), dotada de cavidade (31) alinhada ao ponto de entrada (1 1), e abas (20) dispostas em sentido transversal que permitem a manipulação e fixação do corpo (10); a agulha (40) é dotada por uma haste (41) que descreve uma saliência cilíndrica (42) que se encaixe junto à entrada (1 1 ), de modo que a saliência (42) fica disposta sobre a válvula de borracha de látex (13)

2. DISPOSITIVO PARA INFUSÃO ENDOVENOSA DE LÍQUIDOS POR PERÍODOS PROLONGADOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado ueia entrada (1 1) apresentar uma válvula de borracha de látex (13) que sela o orifício deixado pela saída da agulha metálica (40), impedindo a saída de sangue ou soro.

Description:
[01] O presente modelo de utilidade descreve um dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados. Mais especificamente compreende um dispositivo dotado por abas dispostas em sentido longitudinal que melhoram a manipulação para punção e fixação à pele, além disso, o dispositivo é dotado por uma cânula flexível que resulta em maior conforto ao usurário devido a não permanecer nenhuma agulha rígida dentro do vaso sanguíneo evitando machucar o interior do vaso (endofélio) onde está introduzido. Desta forma, o dispositivo melhora a flexibilidade e praticidade na infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados sem riscos de perfuração do vaso.

[02] A punção venosa representa um procedimento invasivo que visa à administração de fluídos de forma contínua, coleta de sangue, administração de medicamento ou manutenção de uma via de acesso venosa, através da introdução de um cateter em um vaso sanguíneo venoso periférico.

[03] Atualmente, para este procedimento utiliza-se uma agulha metálica que é fixada a um sistema plástico em forma de borboleta, conhecido por "Scalp", sendo que este sistema plástico se conecta a um tubo flexível dotado por rosca do tipo 'luer /ode que é conectado ao sistema de seringa ou equipo de soro. A forma de borboleta deste sistema plástico apresenta as comodidades de manipulação da agulha no momento da punção (borboleta com as asas fechadas para cima) e para fixação na pele com esparadrapos ou outras fitas adesivas após a punção da veia (borboleta com as asas abertas). [04] No entanto, este sistema apresenta como grande inconveniente à presença da agulha metálica permanentemente dentro do vaso sanguíneo do paciente. Nesta situação, os movimentos do paciente ou do sistema provocam frequentemente a perfuração da veia peia agulha que está no seu interior levando à perda da punção, além do permanente desconforto ao paciente pela presença de uma agulha rígida e afiada dentro de sua veia (ou artéria).

[05] Por outro lado, existe outro sistema utilizado no mercado para realização de punção venosa, que consiste em uma agulha metálica coberta por uma fina cânula flexível, sendo este sistema conhecido pelo nome de 'Jelco'. Neste sistema, após a punção, a agulha metálica é retirada deixando somente a cânula flexível dentro do vaso, terminando em uma rosca tipo 'luer íock' a qual é conectada ao equipo de soro ou seringas.

[06] Este sistema apresenta o conforto de não manter uma agulha metálica dentro dos vasos (artéria ou veia). No entanto, este sistema apresenta como grande inconveniente o fato de não possuir asas para fixação na pele e por não possuir a disposição de um tubo longo e flexível que se conecta com os sistemas de injeção, além disso, possui como inconveniente adicional o fato do sistema terminar em conexão tipo luer íock' circular que além de ser de difícil manipulação para a conexão de extensões por estar junto à pele do usuário, rnachuca-a, devido ao dispositivo ser comprimido junto à mesma durante o período de utilização, período este que pode durar vários dias.

[07] Desta forma, é objeto do presente modelo de utilidade, um dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados que compreende abas, dispostas em sentido transversal, fixadas junto a um corpo cilíndrico dotado por um ponto de entrada principal e um ponto secundário de fixação do cateter flexível, de conexão com o equipo de soro ou seringas, dito corpo cilíndrico que esta conectado a uma cânula flexível que recebe a disposição de uma agulha metálica que possibilita a punção venosa, de modo que após a punção a agulha é retirada mantendo no vaso somente a cânula flexível. Assim, o dispositivo evita os inconvenientes gerados pela agulha metálica e melhora a flexibilidade e praticidade de manipulação do dispositivo para punção, além de melhorar a fixação do dispositivo junto à pele do usuário. Permitindo que o usuário permaneça com este dispositivo por um período prolongado, sem que haja desconforto, hematomas por perfuração do vaso pela agulha metálica e irritação a pele.

[08] Tais características promovem maior eficiência, flexibilidade e praticidade, quando comparados com os demais dispositivos de infusão endovenosa do estado da técnica.

[09] É característica do modelo de utilidade um dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados que provê abas dispostas em sentido transversal fixada junto a um corpo cilíndrico.

[010] É característica do modelo de utilidade um dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados que provê um corpo cilíndrico dotado por um ponto de entrada principal e um ponto secundário de fixação do cateter flexível, de conexão com o equipo de soro ou seringas.

[011] É característica do modelo de utilidade um dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados que provê uma cânula flexível, conectada ao corpo cilíndrico, que recebe a disposição de uma agulha metálica que possibilita a punção venosa.

[012] É característica do modelo de utilidade um dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados que provê um corpo cilíndrico dotado por um ponto de entrada principal que apresenta uma válvula de borracha de látex que sela o orifício deixado pela saída da agulha metálica, impedindo a saída de sangue ou soro.

[013] É característica do modelo de utilidade um dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados que provê um dispositivo que evita os inconvenientes gerados pela agulha metálica e melhora a flexibilidade e praticidade de manipulação do dispositivo para punção, além de melhorar a fixação do dispositivo junto a pele do usuário.

[014] É característica do modelo de utilidade um dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados que provê um sistema que permite ao usuário permanecer com este dispositivo por um período prolongado, sem que haja desconforto, hematomas e irritação a pele.

[015] A fim de melhor descrever as características técnicas do dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados, são apresentadas as figuras a seguir relacionadas:

[016] A figura 1 apresenta a vista do dispositivo para infusão endovenosa montado com a agulha metálica.

[017] A figura 2 apresenta a vista do dispositivo para infusão endovenosa sem agulha metálica.

[018] A figura 3 apresenta a vista da agulha metálica. [019] A figura 4 apresenta a vista da agulha metálica sendo inserida no dispositivo para sua montagem e apresentação final para a punção dos vasos.

[020] A figura 5 apresenta a vista superior do dispositivo aplicado no paciente, demonstrando o cateter conectado junto à veia.

[021] A figura 6 apresenta a vista frontal do dispositivo aplicado no paciente, demonstrando o cateter conectado junto a veia.

[022] A figura 7 apresenta a vista superior do dispositivo aplicado ao paciente, demonstrando o sistema de fixação das abas com esparadrapos ou outras fitas.

[023] O dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados, objeto do presente modelo de utilidade, compreende um corpo cilíndrico (10) dotado por abas flexíveis (20) que facilitam a manipulação do dispositivo no momento da punção e uma cânula flexível (30) dotada por uma cavidade interior (31 ), permitindo que a agulha metálica (40) seja posicionada de forma deslizante junto à cavidade, de modo que sua extremidade pontiaguda sobressai ligeiramente para além da extremidade da cânula flexível (30).

[024] O corpo cilíndrico (10) é dotado por um ponto de entrada principal (1 1 ) alinhado a cavidade (31 ) da cânula flexível (30), de modo a permitir a disposição da agulha metálica (40), dita entrada (1 1) que apresenta uma válvula de borracha de látex (13) que sela o orifício deixado pela saída da agulha metálica (40), impedindo a saída de sangue ou soro.

[025] O corpo cilíndrico (10) é dotado por um ponto secundário de entrada (12) que recebe o cateter flexível para conexão com o equipo de soro ou seringas, mantendo o ponto de conexão com estes equipamentos longe do paciente. [026] As abas flexíveis (20) dispostas no sentido transversa! do corpo

(10) permitem uma melhor manipulação do dispositivo devido à possibilidade de fechamento das abas para cima, o que facilita a punção da agulha (40), e pela praticidade de fixação do dispositivo após a punção da veia, com as abas abertas, devido a facilitar a fixação do dispositivo junto à pele do paciente através da utilização de esparadrapos ou outras fitas (50).

[027] A cânula flexível (30) é dotada por uma cavidade interior (31) permitindo que a agulha metálica (40) seja posicionada de forma deslizante junto à cavidade, de modo que sua extremidade pontiaguda sobressai ligeiramente para além da extremidade da cânula flexível (30) possibilitando a realização da punção no vaso sanguíneo. Após a punção, a agulha (40) é retirada de maneira a ficar dentro do vaso somente a cânula flexível (30), resultando em maior conforto ao paciente devido a não permanecer nenhuma agulha rígida dentro vaso, evitando desconforto e hematomas ao paciente.

[028] A agulha metálica (40) é dotada por uma haste (41) que descreve uma saliência cilíndrica (42) que se encaixe junto à entrada

(1 1) , de modo que a saliência (42) fica disposta sobre a válvula de borracha de látex (13).

[029] Desta forma, o dispositivo para infusão endovenosa de líquidos por períodos prolongados, objeto do presente modelo de utilidade, permite evitar os inconvenientes gerados pela agulha metálica, de modo à melhora a flexibilidade e praticidade de manipulação do dispositivo para punção, além de facilitar a fixação do dispositivo junto à pele do usuário. Permitindo que o usuário permaneça com este dispositivo por um período prolongado, sem que haja desconforto, hematomas e irritação a pele.