Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE FOR FOOT ASEPSIS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/245266
Kind Code:
A1
Abstract:
This utility model patent relates to a "device for foot asepsis", more precisely an apparatus with a non-slip and abrasive surface with rotating brushes for removing dirt from the feet, especially after bathing. The invention was developed with the aim of making people feel healthy in terms of their feet, especially those who have some kind of physical restriction and/or difficulty, such as people who are obese and people with diabetes. The great advantage of the device is that it provides people with a simple and effective way of sanitising their feet, by helping to eliminate the spread of fungi and bacteria caused by the dead cells that are visible on the feet and that cause discomfort, as well as low self-esteem in people who have many calluses and cracks.

Inventors:
SANTOS SILVA JOCIDALVA (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050156
Publication Date:
December 28, 2023
Filing Date:
May 22, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SANTOS SILVA JOCIDALVA (BR)
International Classes:
A47K7/04; A61H35/00
Foreign References:
US6393633B22002-05-28
CN106725007A2017-05-31
US20030126679A12003-07-10
US20020013964A12002-02-07
CN202637435U2013-01-02
DE3926256A11991-02-14
Attorney, Agent or Firm:
RAINERY DOS SANTOS, Matheus (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. DISPOSITIVO PARA ASSEPSIA DE PÉS, caracterizado por abranger superfície antiderrapante e abrasiva (RA), com escovas rotativas (ER) cuja potência é regulada pelo potenciômetro (P) e tela de comando (TE).

2. DISPOSITIVO PARA ASSEPSIA DE PÉS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser fabricado em materiais poliméricos resistentes à água, preferencialmente o PET.

Description:
DISPOSITIVO PARA ASSEPSIA DE PÉS

[001] A presente patente de modelo de utilidade refere-se a um "DISPOSITIVO PARA ASSEPSIA DE PÉS", mais precisamente a um aparato com superfície antiderrapante e abrasiva com escovas rotativas para que seja feita a remoção de sujidades dos pés, especialmente no pós-banho. O invento foi desenvolvido com o intuito de fazer com que as pessoas se sintam saudáveis com os seus pés, especialmente as que possuem algum tipo de restrição física e/ou dificuldades, com as pessoas obesas e diabéticas.

Descrição do estado da técnica:

[002] Os cuidados com os pés são de extrema importância no dia a dia, pois são eles que sustentam todo o nosso corpo e por esse motivo precisam de atenção especial para mantê-los saudáveis e evitar lesões.

[003] Normalmente, os pés ficam sempre "escondidos" em sapatos fechados e acabam sendo esquecidos. O fato é que manter os pés bem tratados não é somente questão de vaidade, visto que cuidados diários e simples podem evitar o desenvolvimento de doenças como bromidrose (chulé), gretas e fissuras calcâneas (pés rachados), onicomicose (micose de unha), entre outras que são geradas por bactérias e fungos. Problemas nos pés geram desconforto, dor e podem ter consequências graves na saúde.

[004] Todavia, é comum observar o desleixo e o descuidado das pessoas com os seus pés, decorrente, em geral, da rotina desgastante e por ser uma região do corpo de menor exposição social. Quando se trata de pessoas com algum tipo de debilidade, física ou mental, isso se agrava ainda mais. Estimular o autocuidado nesses contextos é de suma importância para a manutenção da vida, da saúde e do bem-estar dos indivíduos. [005] A partir do entendimento da necessidade desses indivíduos, aliada a uma maior praticidade em suas vidas, algumas soluções foram desenvolvidas com a ideia de fornecer produtos para a limpeza dos pés em ambientes domésticos, seja após o banho ou não. O mais comum são lixas para os pés, mas que necessitam das mãos do indivíduo para realizar tal tarefa. Alguns modelos de tapete com superfícies ásperas também foram propostos, conforme apresentado nas patentes abaixo:

[006] BR 202020004594 1 fornece um tapete para box de banheiro, com lixa para os pés, tendo em seu corpo plástico uma alça que permite ser pendurado para secar e ser guardado até ser utilizado, compreendido como um tapete para raspagem, limpeza e massagem dos pés para ser utilizado principalmente durante o momento do banho, dotado em sua parte superior de uma área contendo cerdas flexíveis e outra área para a lixa que pode ser substituída.

[007] PI 0107279-0 A2 protege um tapete para ser usado no banho do dia a dia. Com uma lixa fixa sobre ele para limpeza dos pés. Se trata de um tapete emborrachado e de fácil transporte.

[008] US10639073B1 reivindica um tapete esfoliante tem um primeiro lado com um perímetro de gel de silicone definindo uma área interior e um segundo lado com meios de fixação adjacentes a cada canto interior do tapete. A área interior do primeiro lado compreende ainda regiões de pedra-pomes de alto grão e lixa de baixo grão ligados em formas artísticas. Um mecanismo de vibração elétrica é fixado dentro do tapete subjacente às regiões de baixo grão.

[009] Considerando as invenções supracitadas, mesmo algumas se tratando de produtos com superfícies abrasivas, não foi possível encontrar uma solução que aliasse um aparato com superfície antiderrapante e abrasiva, com escovas rotativas para remoção de sujidades dos pés, fabricado a partir de matérias acessíveis, resistentes e a prova d'agua, objetivo esse que norteou o presente invento.

[0010] De fato, a invenção aqui requerida tem o objetivo de proporcionar alívio e conforto para os pés rachados e danificado, por rachaduras e calosidades e células mortas. O aparto se baseia em dispositivo com superfície abrasiva e antiderrapante com a combinação de lixa para os pés e de escova rotativa para as unhas dos pés. Seus detalhes poderão ser mais bem compreendidos pela seguinte descrição detalhada em consonância com a figura em anexo, onde:

A figura 1 refere-se a uma representação esquemática do DISPOSITIVO PARA ASSEPSIA DE PÉS, identificando as regiões abrasivas (RA), as escovas rotativas (ER), um potenciômetro (B) e uma tela de controle (TE).

Descrição detalhada da invenção:

[0011] DISPOSITIVO PARA ASSEPSIA DE PÉS, conforme exposto, abrange um aparato com superfície antiderrapante e abrasiva (RA) para ser usado em ambientes úmidos e molhados, fabricado em materiais poliméricos resistentes à água, como o PET, e que apresenta escovas rotativas (ER), para limpeza das unhas, cuja potência é regulada pelo potenciômetro (P). Ademais, os parâmetros como duração da bateria, velocidade de rotação e outros podem ser visualizados através da tela (TE).

[0012] O aparato pode ser usado para lixar e levar os pés debaixo do chuveiro, ou do lado de fora, de acordo com o desejo e necessidade do usuário, a sua higienização pode ser feita eficazmente com água e sabão e uma escova comum, permitindo seu uso para mais de um indivíduo na mesma residência.

[0013] A grande vantagem do aparato é trazer para população uma forma simples e eficaz de higienização dos pés, ajudando a eliminar o contágio de fungos e bactérias causadas pelas células mortas que são visíveis nos pés e que causam desconforto, além da baixa autoestima na população que tem excesso de calosidade e rachaduras nos pés.

[0014] Por fim, ressalta-se também a existência de possibilidades de modificações e adaptações, sendo que a memória descritiva do presente documento não deve ser considerada como limitadora, mas sim como ilustrativa, podendo haver variações no funcionamento para aqueles versados na técnica, que sejam equivalentes sem, no entanto, se afastar do escopo de proteção da invenção.