Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE FOR.EXTRACTING HOT BEVERAGE INFUSIONS FROM THE UNDIFFERENTIATED USE OF PACKAGINGS AND CONTROL SYSTEM OF A HYDRAULIC GROUP OF EXTRACTION WITH THERMOBLOCK
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/101712
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a device for extracting hot beverage infusions from the undifferentiated use of packagings containing an ingredient in powder, and a control system by snap fitting closure, dosing and control of water for hydraulic groups of extraction with thermoblock for the extraction of hot drinks through any type of packaging, particularly capsules or tablets, which comprises a closure group (33) by pressure, a central plunger (02) for distribution of hot water and an extraction valve (29) comprised by an array of channels (34) and two o-rings (31) which allow for the extraction of hot drinks regardless the type of packaging in which the ingredients are presented, namely coffee. The present invention, thus, allows obtaining a shut pressure suitable and safe during the extraction of drinks, other than the use of various types of packagings avoiding the use of specific machines for each type of packaging.

Inventors:
MARQUES RIBEIRO VALDEMAR (PT)
Application Number:
PCT/IB2010/055731
Publication Date:
August 25, 2011
Filing Date:
December 10, 2010
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MAQUICAF ELECTRODOMESTICOS S A (PT)
MARQUES RIBEIRO VALDEMAR (PT)
International Classes:
A47J31/36
Domestic Patent References:
WO2002058523A12002-08-01
WO2009093202A22009-07-30
WO2004049878A12004-06-17
Foreign References:
EP1050259A12000-11-08
FR2683711A11993-05-21
US3269298A1966-08-30
GB2451692A2009-02-11
US20010011502A12001-08-09
PT103536A2008-01-31
PT103776A2009-01-05
Attorney, Agent or Firm:
VIEIRA PEREIRA FERREIRA, Maria Silvina (PT)
Download PDF:
Claims:
condições para o aparecimento de bactérias e outros agentes potencialmente perigosos para a saúde.

Devido ao dispositivo de canais existente na parte inferior da válvula (29) é possível a utilização de vários tipos de embalagens contendo um ingrediente em pó para a extracção das bebidas, passando-se de seguida a explicar o processo de forma exemplificativa para pastilhas e para cápsulas. A válvula de extracção (29) compreende na sua extremidade inferior um conjunto de canais (24) em forma cruzada que possibilitam a saída lateral ou inferior da água quente. Aquando da utilização de pastilhas, as quais obstruem a saída inferior de água, esta vai escoar-se para os canais laterais e levar ao alargamento do o-ring (31) possibilitando o escoamento da água para a rede (32) possibilitando a extracção da bebida. Sempre que se pretenda utilizar cápsulas, a água quente será enviada para o canal central devido à acção do o-ring (31) fazendo com que seja possível a extracção da bebida.

REIVINDICAÇÕES

1. Dispositivo para extracção de bebidas quentes de infusão com um sistema de controlo de um grupo hidráulico de extracção com termobloco compreendendo uma ligação para entrada de água fria (01), um distribuidor de água quente (13), uma ferradura (25, 26) para um porta-filtros (28) e uma saída de água quente (30), caracterizado por compreender um sistema de controlo que consiste essencialmente no seguinte:

- o ciclo de extracção inicia-se com a colocação do porta-filtros (28) e respectiva embalagem contendo o ingrediente em pó no suporte ou ferradura (26), e posterior accionamento por rotação do manipulo (35); este movimento faz accionar o interruptor (27) entrando em movimento uma bomba de sucção (37);

- a água é bombeada do depósito (41) para um difusor (38), o qual a repartirá pela válvula (39) que encaminhará a água para aquecimento pela resistência eléctrica (40)e pela válvula anti-retorno (1-A);

- a água fria entrará directamente na câmara do corpo superior do cilindro (42) onde será responsável pelo movimento descendente do grupo de pressão (33) que se deslocará num determinado curso descendente até à posição de fecho, em que será possível proceder à extracção da bebida.

2. Dispositivo para extracção de bebidas quentes de infusão com um sistema de controlo de um grupo hidráulico de extracção com termobloco de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o sistema de controlo permitir a extracção de bebidas quentes através de um qualquer tipo de embalagem, particularmente cápsulas ou pastilhas, nomeadamente de café, controlando o grupo de pressão de modo a obter o ponto ideal de fecho para posterior extracção, e de dosear e controlar o fluxo de água quente, canalizando-o para a válvula de extracção apenas no final do curso pré-estabelecido de pelo menos 16 mm com, pelo menos, 1 mm de tolerância.

3. Dispositivo para extracção de bebidas quentes de infusão com um sistema de controlo de um grupo hidráulico de extracção com termobloco de acordo com as reivindicações 1 e 2 caracterizado por a água que seguiu para aquecimento ser canalizada já quente para a parte superior do êmbolo central (02) indo alojar-se na câmara por debaixo deste e, devido à pressão da água sobre o grupo (33), este vai descendo e completar o seu curso até que o vedante (24) toque na parte superior do porta-filtros (28) .

4. Dispositivo para extracção de bebidas quentes de infusão com um sistema de controlo de um grupo hidráulico de extracção com termobloco de acordo com a reivindicação 3 caracterizado por assim que este curso se completa, o conjunto de molas (10) permitir uma tolerância no curso, de pelo menos mais 1 mm, fazendo com que a água até então retida no interior da câmara por baixo do êmbolo central (02) saia para o distribuidor (13), devido à deslocação descendente do grupo (33) e ao desimpedimento do o-ring e daqui para a válvula (29) e saída (30) .

5. Dispositivo para extracção de bebidas quentes de infusão com um sistema de controlo de um grupo hidráulico de extracção com termobloco de acordo com a reivindicação 4 caracterizado por após a extracção da bebida quente e ao rodar o manipulo (35), a água fria contida na câmara do corpo superior do cilindro (42) sair através da torneira ou electro-válvula (36) ajudada pelo conjunto de molas (09) novamente para o depósito permitindo que a água não aquecida possa voltar de novo para o depósito, permitindo a sua a reutilização no circuito.

6. Dispositivo para extracção de bebidas quentes de infusão com um sistema de controlo de um grupo hidráulico de extracção com termobloco de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por o conjunto de canais (24) existente na parte inferior da válvula (29) permitir a utilização de vários tipos de embalagens contendo um ingrediente em pó para a extracção das bebidas, designadamente pastilhas e cápsulas contendo um ingrediente em pó, sendo que o conjunto de canais (24) tem uma forma cruzada que possibilita a saída lateral ou inferior da água quente, respectivamente quando se usam pastilhas ou cápsulas, sendo que as pastilhas obstruem a saída inferior de água, e a água vai escoar-se para os canais laterais com o alargamento do o-ring (31) possibilitando o escoamento da água para a rede (32) e, aquando da utilização de cápsulas a água quente será enviada para o canal central devido à acção do o-ring (31) fazendo com que seja possível a extracção da bebida.

Description:
DESCRIÇÃO

"DISPOSITIVO PARA EXTRACÇÃO DE BEBIDAS QUENTES DE INFUSÃO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO INDIFERENCIADA DE EMBALAGENS E SISTEMA DE CONTROLO DE UM GRUPO HIDRÁULICO DE EXTRACÇÃO COM

TERMOBLOCO"

Domínio técnico da invenção

A presente invenção está relacionada com um dispositivo de extracção de bebidas quentes de infusão e um sistema de controlo de fecho por pressão, doseamento e controlo de água para grupos hidráulicos de extracção com termobloco, permitindo a extracção de bebidas quentes através de um qualquer tipo de embalagem, particularmente cápsulas ou pastilhas, nomeadamente de café, capaz controlar o grupo de pressão de modo a obter o ponto ideal de fecho para posterior extracção e de dosear e controlar o fluxo de água quente, canalizando-o para a válvula de extracção apenas no final do curso pré-estabelecido de pelo menos 16mm com, pelo menos, 1 mm de tolerância.

Antecedentes da Invenção

São conhecidos no estado da técnica grupos hidráulicos para uso em máquinas de preparação de bebidas quentes conforme se descreve seguidamente.

O documento PT 103536 apresenta uma máquina de café em que a máquina compreende um grupo hidráulico, um termobloco, uma bomba, duas electro-válvulas de 2 vias, uma para escape e outra para vapor, ou uma torneira mecânica para escape e uma electro-válvula de 2 vias para vapor e finalmente um depósito de água.

0 documento PT103776 refere-se a um grupo hidráulico de extracção com termobloco que trabalha numa máquina que compreende: um depósito de água com uma bomba, um grupo hidráulico com termobloco, duas electro-válvulas e um porta-filtros, apresentando o grupo extractor e o termobloco como um conjunto único, o que torna a máquina mais simples e evita as perdas de temperatura entre os dois componentes .

A presente invenção distingue-se do documento acima referido (PT103776) pelo facto de ter uma mola exterior (9) que permite o alargamento/regulação do curso para saída de água quente, garantindo o regular funcionamento de todo o conjunto, uma vez que impede o seu bloqueio. A invenção agora apresentada dispõe também de uma válvula anti-retorno (1-A) que reforça a estabilidade do conjunto garantindo a força de fecho, e garantindo que a água não aquecida possa voltar de novo para o depósito, permitindo sua a reutilização no circuito, uma vez que não aquece e, logo, não permite a criação de condições para o aparecimento de bactérias e outros agentes potencialmente perigosos para a saúde .

As patentes referidas como estado da técnica apresentam-se, tanto quanto se pode apurar como o estado da técnica mais próximo da presente invenção, e tentam lidar com alguns dos problemas comuns às máquinas de bebidas quentes, mas o facto da presente invenção apresentar um sistema de controlo de fecho por pressão, doseamento e controlo de água e um dispositivo para a extracção de bebidas quentes através de um qualquer tipo de embalagem, particularmente cápsulas ou pastilhas, designadamente de café, permite obter vantagens claras face às invenções anteriormente referidas .

Descrição geral da invenção

A presente invenção está relacionada com um dispositivo para extracção de bebidas quentes de infusão a partir da utilização indiferenciada de embalagens, e sistema de controlo de um grupo hidráulico de extracção com termobloco, que compreende o controlo de fecho por pressão, doseamento e controlo de água para grupos hidráulicos de extracção com termobloco, permitindo a extracção de bebidas quentes através de um qualquer tipo de embalagem contendo o ingrediente em pó da bebida, e que é capaz de controlar o grupo de pressão de modo a obter o ponto ideal de fecho para posterior extracção, e de dosear e controlar o fluxo de água quente, canalizando-o para a válvula de extracção (29) apenas no final do curso pré-estabelecido de pelo menos 16mm com, pelo menos, 1 mm de tolerância. Para que seja possível a extracção de bebidas a partir de qualquer dos tipos de embalagens conhecidos, por exemplo pastilhas ou cápsulas, a válvula de extracção (29) compreende na sua extremidade inferior um conjunto de canais (34) que possibilitam a saída lateral de água quente, a qual vai levar ao alargamento do o-ring (31) aquando da utilização de pastilhas, que por sua vez vão obstruir o canal central não possibilitando a passagem de água. Sempre que se pretenda utilizar cápsulas, a água quente é enviada para o canal central devido à acção do o-ring (31) . Descrição das Figuras

Figura 1: Representação esquemática e parcial do grupo hidráulico com termobloco no qual os seguintes números representam:

01 - Ligação para entrada de água fria

02 - Êmbolo

04 - Freio

05 - O-ring

06 - Apoio do vedante

07 - Freio

08 - O-ring

09 - Mola

10 - Mola

11 - Casquilho limitador de curso

12 - Casquilho central

13 - Distribuidor de água quente

14 a 19 - O-ring

20 - Freio

21 - Calcador

22 - O-ring

23 - Suporte para válvula de regulação

24 - Vedante

25 e 26- Ferradura

27 - Interruptor

28 - Porta-filtros

29 - Válvula

30 - Saída de água quente

31 - O-ring

32 - Rede Figura 2: Representação esquemática e parcial do grupo hidráulico com termobloco no qual os seguintes números representam :

02 - Êmbolo

3-A - Saída de água

12 - Casquilho central

13 - Distribuidor de água quente

23 - Suporte da válvula

35 - Manipulo

36 - Electro-válvula ou torneira

Figura 3: Representação esquemática e parcial do grupo hidráulico com termobloco no qual os seguintes números representam :

02 - Êmbolo

12 - Casquilho central

13 - Distribuidor de água quente

23 - Suporte da válvula de regulação

36 - Electro-válvula ou torneira

Figura 4: Representação esquemática e parcial do grupo hidráulico com termobloco no qual os seguintes números representam :

02 - Êmbolo

29 - Válvula

31 - O-ring

33 - Grupo de fecho

34 - Canais

42 - Câmara superior do cilindro Figura 5: Representação em corte do grupo hidráulico com termobloco de uma máquina de preparação de bebidas de infusão no qual os seguintes números representam:

1-A - Válvula anti-retorno

37 - Bomba

38 - Difusor

40 - Resistência eléctrica

41 - Depósito de água

Descrição detalhada da invenção

A presente invenção está relacionada com um dispositivo para extracção de bebidas quentes de infusão a partir da utilização indiferenciada de embalagens contendo um ingrediente em pó, e sistema de controlo de um grupo hidráulico de extracção com termobloco, que compreende um sistema de controlo de fecho por pressão, doseamento e controlo de água para grupos hidráulicos de extracção com termobloco e a extracção de bebidas quentes através de um qualquer tipo de embalagem, capaz de controlar o grupo de pressão de modo a obter o ponto ideal de fecho, para posterior extracção, e de dosear e controlar o fluxo de água quente, canalizando-o para a válvula de extracção (29) apenas no final do curso pré-estabelecido de pelo menos 16mm com, pelo menos, 1 mm de tolerância.

O ciclo de extracção inicia-se com a colocação do porta- filtros (28) e respectiva embalagem no suporte ou ferradura (26), e posterior accionamento do manipulo (35). Este movimento faz accionar o interruptor (27) entrando em movimento uma bomba de sucção (37) como representada na Figura 5. A água é bombeada do depósito (41) para um difusor (38), o qual a repartirá pela válvula (39) que encaminhará a água para aquecimento pela resistência eléctrica (40) e pela válvula anti-retorno (1-A), de forma a evitar o regresso da água fria ao depósito (41) antes de se completar o ciclo de extracção. Desta forma, a água fria entrará directamente na câmara do corpo superior do cilindro (42) onde será responsável pelo movimento descendente do grupo (33), como se mostra na Figura 4. Da mesma forma, a água que seguiu para aquecimento é canalizada já quente para a parte superior do êmbolo central (02) indo alojar-se na câmara por debaixo deste. Devido à pressão da água sobre o grupo (33), este vai descendo e completando um curso de pelo menos 16 mm até que o vedante (24) toque na parte superior do porta-filtros (28) . Assim que este curso se completa, o conjunto de molas (10) que permite uma tolerância no curso, de pelo menos mais 1 mm, faz com que a água até então retida no interior da câmara por baixo do êmbolo central (02) saia para o distribuidor (13), como se exemplifica na Figura 3, devido à deslocação descendente do grupo (33) e ao desimpedimento do o-ring e daqui para a válvula (29) e saída (30), como se ilustra de forma sequencial nas figuras 2 e 3. Após a extracção da bebida quente e ao rodar o manipulo (35), a água fria contida na câmara do corpo superior do cilindro (42) sai através da torneira ou electro-válvula (36) ajudada pelo conjunto de molas (09) novamente para o depósito. A invenção agora apresentada reforça a estabilidade do conjunto garantindo a força de fecho e garantindo que a água não aquecida possa voltar de novo para o depósito, permitindo sua a reutilização no circuito uma vez que não aquece e, logo, não permite a criação de