Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE AND METHOD FOR COLLECTING A FLUID SAMPLE IN SUBAQUATIC MEDIA
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/095945
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to the fields of engineering, fluid mechanics and geology. More specifically, the present invention provides a device for collecting and/or sampling fluids, especially gases, actuated remotely for very deep subaquatic applications, for collecting gases and/or fluids in general, such that only the fluid of interest is collected, and also a method for collecting fluids/gases using said device.

Inventors:
KETZER JOÃO MARCELO MEDINA (BR)
STEIGER ARNO KIELING (BR)
DA SILVA ISAAC NEWTON (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/050035
Publication Date:
July 02, 2015
Filing Date:
December 09, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA MANTENEDORA DA PUCRS (BR)
International Classes:
G01N1/10; G01N1/22
Foreign References:
US4635487A1987-01-13
RU2055340C11996-02-27
CN101907531A2010-12-08
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL LTDA. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

DISPOSITIVO E PROCESSO PARA COLETA DE AMOSTRA DE FLUÍDOS EM

MEIOS SUBAQUÁTICOS

1 . Dispositivo para coleta de amostra de fluídos em meios subaquáticos, caracterizado por compreender:

- estrutura de suporte (8);

- reservatório de amostra (3); e

- direcionador de amostra (7),

sendo uma abertura entre a região interna do reservatório de amostra (3) e o direcionador de amostra (7) controlada por meio de pelo menos uma válvula de coleta (1 ).

2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato do direcionador de amostra (7) ser definido por um corpo cónico oco vazado na base e ponta de cone, com a região de ponta de cone associada ao reservatório de amostra (3) e a base voltada para uma região distai ao reservatório de amostra (3).

3. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo fato do direcionador de amostra (7) ser dotado de região translúcida, o direcionador de amostra (7) sendo: opaco; transparente; ou dotado de janelas de observação.

4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato da estrutura de suporte (8) ser definida por um arranjo de tubos associados entre si, definindo um arranjo em volta do direcionador de amostra (7).

5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de compreender um vaso de pressão (2) para condicionamento de equipamentos de controle do referido dispositivo.

6. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de uma abertura entre a região interna do reservatório de amostra (3) e o meio externo ao dispositivo ser controlada por uma válvula de alívio (4).

7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de compreender um elemento de segurança (6) para liberação do fluído acondicionado no reservatório de amostra (3) ao meio externo ao referido reservatório de amostra (3).

8. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato das válvulas serem acionadas por motores elétricos acionados remotamente.

9. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de:

a) o direcionador de amostra (7) ser composto de policarbonato;

b) o vaso de pressão 2 ser definido por um tubo schedule 80, de 4" de diâmetro, composto de alumínio ABNT 6351 ;

c) o reservatório de amostra (3) ser composto de Titânio; e

d) compreender válvulas de múltiplas vias, ou "manifolds", para a realização de múltiplas coletas.

10. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de compreender equipamento de sinalização luminoso, para localização do dispositivo em ambiente subaquático.

1 1 . Processo para coleta de amostra de fluídos em meios subaquáticos, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de:

a) dispor um dispositivo de coleta conforme definido nas reivindicações 1 a 10 em uma superfície subaquática, sobre um ponto/região de saída/vazamento de fluído de interesse e de menor, maior ou igual densidade e/ou diferença de pressão diferente do fluído do meio externo ao dispositivo;

b) posicionar o direcionador de amostra (7) sobre o ponto/região de saída/vazamento do fluído de interesse; c) observar através do direcionador de amostra e/ou aguardar que uma parcela do volume do direcionador de amostra (7) seja preenchido pelo fluído de interesse;

d) acionar a abertura da válvula de coleta (1 );

e) aguardar o preenchimento do reservatório de amostra (7) com o fluído de interesse;

f) fechar a válvula de coleta (1 ), retendo a amostra; e

g) mover o dispositivo de coleta para um local de interesse para coleta e análise do fluído de interesse armazenado no reservatório de amostra (3).

12. Processo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de:

- a diferença de pressão entre o ambiente subaquático (pressão mais elevada) e o interior do reservatório (pressão reduzida) ser dada por meio da redução da pressão interna do reservatório por meio de vácuo ou gás inerte;

- o deslocamento do dispositivo ser feito manualmente por um operador e/ou por meio de um veículo subaquático/submarino, preferivelmente do tipo não tripulado (exemplo um ROV - Remotely Operated Vehicle); e

- o acionamento das válvulas do dispositivo serem dados por meio de um temporizador programável; por meios acústicos; e/ou por meio de interruptores submarinos.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

DISPOSITIVO E PROCESSO PARA COLETA DE AMOSTRA DE FLUÍDOS EM

MEIOS SUBAQUÁTICOS

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção se situa nos campos das engenharias, mecânica dos fluídos e geologia. Mais especificamente, a presente invenção proporciona um processo para coleta e amostragem de fluídos em meios subaquáticos e um dispositivo coletor e/ou amostrador de fluídos em geral, em especial gases, operado remotamente e para aplicações em altas profundidades submarinas, atuando de modo que o fluído de interesse seja coletado, sem contaminação e preservando a pressão da amostra no retorno a superfície.

Antecedentes da Invenção

[0002] A exploração de solos em ambientes subaquáticos, em especial fundo e subfundo submarinos, tem se tornado cada vez mais crucial, dada a diminuição de alguns recursos naturais em terra e o elevado potencial de obtenção dos mesmos em regiões submarinas. Neste ponto, no entanto, há uma série de empecilhos no que diz respeito às dificuldades de acesso e trabalho em regiões submarinas, mesmo para que se possa realizar análises de solo e coleta de amostras para estudo de viabilidade de exploração de solo.

[0003] Dentre os principais problemas encontrados por aqueles que necessitam realizar, ou realizam, coleta de amostras em ambientes submarinos, pode-se listar: impossibilidade de se manter uma pessoa acompanhando/realizando a coleta (devido à elevada pressão, tempo de realização da coleta, limitação de alimentação de oxigénio, dentre outros); risco de haver "contaminação" do material a ser coletado (ou seja, o fluído/gás que verte a partir do solo) com o ar e a água da superfície e/ou dissociação de gases (hidratos) por alívio de pressão na superfície; dificuldade de manutenção do equipamento em posição ideal de coleta; dentre outros. [0004] A busca na literatura patentária apontou alguns documentos apenas parcialmente relevantes, sendo descritos a seguir.

[0005] O documento US 4,635,487 versa sobre um dispositivo para amostragem de fluidos, o qual consiste em um vaso de pressão compreendendo uma bexiga de borracha montada em seu interior, a qual é inflada com um determinado gás até atingir a pressão do fluido a ser coletado. Uma vez que o dispositivo é imerso no meio do fluído a ser coletado, a bexiga é esvaziada, forçando a entrada do fluído externo para dentro do vaso de pressão e, quando a coleta de amostra é concluída, a válvula de abertura (que pode ser controlada remotamente) é fechada e a amostra é retida. O gás restante na bexiga age como um reservatório de pressão mantendo a amostra na pressão a qual foi coletada. Tal dispositivo compreende, ainda, uma estrutura inferior formada por barras de metal, com o objetivo de manter o dispositivo devidamente apoiado na superfície que for alojado. Este dispositivo, no entanto, não permite a coleta de fluídos/gases que vertem a partir do solo de ambiente subaquáticos, visto que sua coleta de amostras de fluídos no fundo do mar se dá pelo esvaziamento da bexiga disposta em seu interior, capturando o fluído do meio em que for inserido.

[0006] O documento RU2055340 versa sobre um dispositivo para amostragem compreendendo uma coluna preenchida com um adsorvente, uma tampa com um tubo de união e um funil de coleta, um tubo de união e uma capa de proteção com aberturas para troca gasosa. O referido dispositivo é destinado para amostragem de gases oriundos do solo e extratos subterrâneos para aplicação em campo, por meio do funil de coleta que direciona o gás para um meio adsorvente e descartado posteriormente, sendo o material adsorvente analisado posteriormente. Este dispositivo apresenta a desvantagem de não absorver o gás coletado, em si, para análise do mesmo. Ademais, seu uso é idealizado para aplicação em solo não sendo, portanto, idealizado para operar em ambientes de elevadas pressões como um ambiente submarino. [0007] O documento CN101907531 versa sobre um amostrador de gases do tipo pistão, destinado a permitir a coleta de gases na superfície de líquidos, transferir e armazenar os gases coletados em um container especial após a amostragem, especialmente destinada para a coleta de metano sob a água, hidrocarbonetos em geral, além de possibilitar a transferência e estocagem dos gases coletados em um container especial. Este dispositivo, no entanto, não opera de maneira autónoma e não possui meios para impedir a captura de fluído do meio, que não aquele de interesse para coleta e nem de apoio ao solo do local de obtenção de amostra.

[0008] Do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

Sumário da Invenção

[0009] A presente invenção proporciona um dispositivo coletor e/ou amostrador de fluídos, em especial gases, acionado remotamente para aplicações em altas profundidades subaquáticas, para coleta de gases e/ou fluídos em geral, de modo que apenas o(s) fluído(s) de interesse seja(m) coletado, bem como um processo para coleta de fluídos/gases utilizando o referido dispositivo.

[0010] É, portanto, um objeto da presente invenção um dispositivo para coleta de amostra de fluídos em meios subaquáticos compreendendo:

- estrutura de suporte 8;

- reservatório de amostra 3; e

- direcionador de amostra 7,

sendo uma abertura entre a região interna do reservatório de amostra e o direcionador de amostra controlada por meio de pelo menos uma válvula de coleta 1 . [0011] Em uma realização preferencial, o direcionador de amostra 7 é definido por um corpo cónico, opaco, transparente ou com janelas de observação, oco vazado na base e ponta de cone, com a região de ponta de cone associada ao reservatório de amostra e a base voltada para uma região distai ao reservatório de amostra.

[0012] Em uma realização preferencial, a estrutura de suporte 8 é definida por um arranjo de tubos associados entre si, definindo um arranjo em volta do direcionador de amostra 7.

[0013] Em uma realização preferencial, o dispositivo compreende um vaso de pressão 2 para condicionamento de equipamentos de controle do referido dispositivo.

[0014] Em uma realização preferencial, uma abertura entre a região interna do reservatório de amostra e o meio externo ao dispositivo é controlada por uma válvula de alívio 4.

[0015] Em uma realização preferencial, o dispositivo compreende um elemento de segurança 6 para liberação do fluído acondicionado no reservatório de amostra 3 ao meio externo.

[0016] É um outro objeto da presente invenção um processo para coleta de amostra de fluídos em meios subaquáticos, compreendendo pelo menos uma das etapas definidas por:

a) dispor um dispositivo de coleta conforme definido nas reivindicações 1 a 6 em uma superfície subaquática, sob um ponto/região de saída/vazamento de fluído de interesse e de densidade e/ou diferença de pressão diferente do fluído do meio externo ao dispositivo;

b) posicionar o direcionador de amostra 7 sobre o ponto/região de saída/vazamento do fluído de interesse;

c) aguardar que uma parcela do volume do direcionador de amostra 7 seja preenchido pelo fluído de interesse;

d) acionar a abertura da válvula de coleta 1 ; e) aguardar o preenchimento do reservatório de amostra 3 com o fluído de interesse;

f) fechar a válvula de coleta 1 ;

g) mover o dispositivo de coleta para um local de interesse para coleta e análise do fluído de interesse armazenado no reservatório de amostra 3.

[0017] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e pelas empresas com interesses no segmento, e serão descritos em detalhes suficientes para sua reprodução na descrição a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0018] A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva de uma concretização preferencial do dispositivo da presente invenção.

Descrição Detalhada da Invenção

[0019] A presente invenção proporciona um dispositivo coletor e/ou amostrador de fluídos, em especial gases, acionado remotamente para aplicações em altas profundidades subaquática, para coleta de gases e/ou fluídos em geral, de modo que apenas o fluído de interesse seja coletado, bem como um processo para coleta de fluídos/gases utilizando o referido dispositivo.

[0020] O dispositivo para coleta de amostra de fluídos em meios subaquáticos da presente invenção compreende, ao menos: uma estrutura de suporte 8; um reservatório de amostra 3; e um direcionador de amostra 7, sendo o direcionador de amostra 7 e o reservatório de amostra 3 associados entre si, compreendendo uma abertura de conexão entre tais componentes controlada por pelo menos uma válvula de coleta 1 .

[0021] Para fins da presente invenção, entende-se como estrutura de suporte 8 uma estrutura associada aos demais componentes do dispositivo e capaz de manter o dispositivo apoiado em uma superfície de interesse, de maneira rígida e precisa, garantindo que o ponto de coleta esteja coberto pelo direcionador de amostra 7.

[0022] Em uma realização preferencial, a estrutura de suporte 8 é definida por um arranjo de tubos associados entre si, definindo um arranjo em volta do direcionador de amostra 7.

[0023] Para fins da presente invenção, direcionador de amostra 7 entende-se como um corpo dotado de geometria capaz de facilitar a entrada do fluido de amostra a partir de sua fonte de obtenção, conduzindo tal fluído até um reservatório de amostra 3.

[0024] Em uma realização preferencial, o direcionador de amostra 7 é definido por um corpo cónico, opaco, transparente ou com janelas de observação oco vazado na base e ponta de cone, com a região de ponta de cone associada ao reservatório de amostra 3, intermediado por pelo menos uma válvula de coleta 1 , e a base voltada para uma região distai ao reservatório de amostra.

[0025] Em uma realização, o direcionador de amostra 7 é composto de policarbonato, visando aumento à resistência e, consequentemente, à vida útil do dispositivo.

[0026] O dispositivo da presente invenção compreende, ainda um vaso de pressão 2 para o acondicionamento de equipamentos de controle do referido dispositivo, tais como equipamentos de comunicação e controle sendo, para fins da presente invenção, entendido como vaso de pressão qualquer corpo oco que possa ser hermeticamente fechado e que suporte variações de pressão entre o meio interno e externo sem sofrer deformações plásticas e/ou elásticas de grande amplitude.

[0027] Em uma realização, o vaso de pressão 2 é definido por um tubo schedule 80, de 4" de diâmetro, composto de alumínio ABNT 6351 . O mesmo material sendo empregado nas tampas do vaso de pressão 2 e no flange de conexão da válvula de coleta (1 ). O uso do alumínio ABNT 6351 tem por objetivo a redução de peso ao conjunto e a maior resistência à corroção, prolongando a vida útil do dispositivo. [0028] O reservatório de amostra 3 do dispositivo da presente invenção compreende uma válvula de alívio 4 para controle da pressão no interior do reservatório de amostra 3 dentro de um limite pré-determinado, liberando o conteúdo do interior do reservatório de amostra para o meio externo, caso ocorra uma elevação na pressão acima de um valor definido como ideal de operação do dispositivo. Em uma realização, o reservatório de amostra 3 é composto de Titânio, para suportar elevadas pressões e prolongar a vida útil do dispositivo, dada a elevada resistência à corrosão.

[0029] O reservatório de amostra 3 do dispositivo da presente invenção compreende, ainda, um elemento de segurança 6, destinado a evitar a ocorrência de elevadas pressões no interior do reservatório de amostra 3. Tal elemento de segurança 6, para fins da presente invenção, entende-se como qualquer componente capaz de permitir a abertura de uma passagem entre o meio externo e interno ao reservatório de amostra 3, de modo autónomo, quando a diferença de pressão entre os meios atingirem um valor pré- determinado de interesse, sendo acionado, em especial, quando houver alguma falha na operação da válvula de alívio 4.

[0030] O dispositivo da presente invenção compreende também uma válvula para amostragem 5 associada ao reservatório de amostra 3 para retirada do fluído de amostra coletado, para fins de análise.

[0031] Em uma realização, o dispositivo compreende válvulas de múltiplas vias, ou "manifolds", para a realização de múltiplas coletas com um único dispositivo.

[0032] Em uma realização o dispositivo compreende, ainda, um equipamento de sinalização luminoso, visando facilitar a sua localização, quando instalado em ambiente subaquático.

[0033] A presente invenção versa, ainda, sobre um processo para coleta de amostra de fluídos em meios subaquáticos, compreendendo as etapas de: a) dispor um dispositivo de coleta conforme definido acima, em uma superfície subaquática, podendo ser rios, mares, oceanos, piscinas, reservatórios e/ou equivalentes, sob um ponto/região de saída/vazamento de fluído de interesse (tal como fendas e/ou aberturas) e de menor, maior ou igual densidade que o fluído do meio externo ao dispositivo, de modo a permitir a coleta do fluído de interesse pela diferença de densidade e/ou devido à diferença de pressão entre o ambiente subaquático (pressão mais elevada) e o interior do reservatório (pressão menos elevada atingida por vácuo ou gás inerte);

b) posicionar o direcionador de amostra sobre o ponto/região de saída/vazamento do fluído de interesse, tal posicionamento podendo ser feito manualmente por um operador e/ou por meio de um veículo subaquático/submarino, preferivelmente do tipo não tripulado (exemplo um ROV - Remotely Operated Vehicle - em especial para condições de elevada profundidade);

c) observar através do direcionador de amostra e/ou aguardar que uma parcela do volume do direcionador de amostra 7 seja preenchido pelo fluído de interesse, por meio do preenchimento do mesmo por conta da vazão do mesmo a partir do ponto/região de saída/vazamento do fluído de interesse;

d) acionar a abertura da válvula de coleta 1 , permitindo a entrada do fluído de interesse no interior do reservatório de amostra 3, fazendo o mesmo escoar para dentro do mesmo por meio da diferença de densidade entre o fluído de interesse e o fluído do meio e/ou devido à diferença de pressão entre o ambiente subaquático (pressão mais elevada) e o interior do reservatório (pressão menos elevada atingida por vácuo ou gás inerte);

e) aguardar o preenchimento do reservatório de amostra 3 com o fluído de interesse;

f) fechar a válvula de coleta 1 para interromper a entrada do fluído de interesse no reservatório de amostra 3, retendo a amostra; e g) mover o dispositivo de coleta para um local de interesse para coleta e análise do fluído de interesse armazenado no reservatório de amostra, tal deslocamento podendo ser feito manualmente por um operador e/ou por meio de um veículo subaquático/submarino, preferivelmente do tipo não tripulado (exemplo um ROV - Remotely Operated Vehicle - em especial para condições de elevada profundidade).

[0034] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar algumas das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

Exemplo 1. Dispositivo coletor

[0035] Em uma concretização preferencial, ilustrada exemplificativamente na figura 1 , o dispositivo coletor e/ou amostrador, compreende meios para captura de amostras gasosa e/ou líquida, de forma autónoma, de fluidos dispersados em superfícies subaquáticas com densidade maior, menor ou igual e/ou diferença de pressão diferente da água que circunda o referido dispositivo.

[0036] O dispositivo contém uma válvula de coleta 1 sendo do tipo de esfera, acionada por um motor elétrico alimentado por um conjunto de baterias. O motor elétrico podendo ser acionado por três sistemas distintos, sendo estes: em uma primeira realização, um temporizador programável; em uma segunda realização, um acionamento por meios acústicos; e em uma terceira realização acionamento por interruptores submarinos.

[0037] O motor, as baterias e o sistema de comando do motor sendo montados em um vaso de pressão 2, com a função de manter o acionamento da válvula de coleta 1 estanque até a pressão equivalente a 3000 metros de profundidade em água.

[0038] O dispositivo coletor e/ou amostrador é idealizado para ser lançado e transportado no meio submarino até o local desejado para coleta por meios de, preferencialmente, um ROV {Remotely Operated Vehicle), ou qualquer veículo submersível de operação remota ou não. [0039] Uma estrutura de suporte 8 aplica-se na região inferior do dispositivo, para conferir estabilização e manutenção do dispositivo coletor e/ou amostrador na posição vertical tendo, ainda, a função de proteger o direcionador de amostra 7, com geometria cónica, para acumulação e coleta do fluído de interesse. O dispositivo coletor e/ou amostrador é posicionado no leito marinho.

[0040] O acúmulo de gás ocorre no direcionador de amostra 7 sendo que, uma vez constatado acumulo de gás e/ou fluido de interesse, a válvula de coleta 1 é aberta, permitindo desta forma a passagem do mesmo para o interior do reservatório de amostra 3. Após alguns instantes a válvula de coleta 1 é fechada, retendo desta maneira a amostra do fluído coletado no reservatório de amostra 3. A entrada de gases e/ou fluidos dentro do recipiente ocorre devido à diferença de pressão entre o ambiente marinho (pressão mais elevada) e o interior do reservatório (pressão menos elevada atingida por vácuo ou gás inerte).

[0041] O controle de operação da válvula de coleta 1 pode ocorrer por meio de temporizador, por meio de acionamento acústico ou por meio de interruptores submarinos. Em uma concretização preferencial, o dispositivo compreende um temporizador para abertura e fechamento da mesma, sendo que no sistema temporizado o acúmulo e o momento da abertura e fechamento da válvula de coleta 1 ocorrem por estimativa de tempo pré-programado em superfície. No caso do acionamento acústico o momento da abertura e fechamento da válvula de coleta 1 é controlado remotamente e ocorrendo quando ativado pelo operador. No terceiro caso o momento da abertura e fechamento da válvula de coleta 1 é feito preferencialmente pelos braços do ROV ou outro tipo de acionador, acionando interruptores submarinos.

[0042] O reservatório de amostra 3 é projetado para suportar pressões de até 300 bar e compreende dois dispositivos de segurança, sendo o primeiro uma válvula de alívio 4 e o segundo um elemento de segurança 6, preferivelmente um disco de ruptura. A válvula de alívio 4 alivia a pressão de forma contínua e mantém o reservatório de amostra 3 dentro da pressão de trabalho, adicionalmente, preservando o conteúdo de amostragem. Caso a válvula de alívio 4 falhe, o elemento de segurança 6 libera todo o conteúdo do reservatório de amostra 3 protegendo-o de deformações estruturais e ou danos.

[0043] Para tornar o interior do reservatório de amostra 3 inerte e livre de gases contaminantes, dois procedimentos podem ser feitos antes do lançamento do dispositivo coletor e/ou amostrador, sendo o primeiro a geração de vácuo no interior do reservatório 3, e o segundo a inserção de gás inerte no interior do reservatório 3.

[0044] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outros variantes, abrangidos no escopo das reivindicações anexas.




 
Previous Patent: DIODE ACCOMODATION CORE

Next Patent: METALLURGICAL FURNACE