Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE FOR OCCLUSAL REGISTRATION ON IMPLANTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/077361
Kind Code:
A1
Abstract:
This invention relates to a base (3) of a four-sided body (6) with a trapezoidal section, a cylindrical projection (8) of which, when overlaid on an implant (2), can be secured by means of a screw (9), providing anchoring and easy adjustment for a cover (4) of a body (12), also having a trapezoidal section, on which a registration material is deposited.

Inventors:
GUIMARÃES STEFANI (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050392
Publication Date:
April 18, 2024
Filing Date:
October 10, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
GUIMARAES STEFANI (BR)
International Classes:
A61C8/00; A61C9/00; A61C19/05
Foreign References:
US20130203009A12013-08-08
CN112022391A2020-12-04
US9610142B12017-04-04
US20120052463A12012-03-01
US20170319313A12017-11-09
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) DISPOSITIVO PARA REGISTRO OCLUSAL SOBRE IMPLANTE, formado por duas partes, uma base (3) e uma tampa (4) nela acoplada gerando uma superfície onde denotam-se relevos (5) específicos para aumentar a rugosidade e, portanto, o atrito em relação ao material de cópia nela depositado, caracterizado pela base (3) apresentar um corpo (6) com quatro lados, de seção trapezoidal com um lúmen acessado por orifício (7) superior que deriva para uma projeção cilíndrica (8); um rebaixo formata uma canaleta (10) na face superior da base (3) concordante com um positivo (11 ) na face inferior da tampa (4) de corpo (12) oco de seção igualmente trapezoidal.

Description:
DISPOSITIVO PARA REGISTRO OCLUSAL SOBRE IMPLANTE

Introdução

[0001] Refere-se o presente pedido de patente de Modelo de Utilidade de uma inédita “DISPOSITIVO PARA REGISTRO OCLUSAL SOBRE IMPLANTE”, formato por uma base parafusada sobre o implante que sobreposta por uma tampa possibilita reproduzir a mordida do paciente e transferir este conjunto para modelos em gesso.

Campo de aplicação

[0002] O campo de aplicação da inovação é o segmento odontológico, mais especificamente o de implantes dentários.

Convencimento

[0003] É de conhecimento dos técnicos no assunto que para realização de um trabalho protético é necessário que o dentista realize um registro de mordida que permita a transferência do encaixe dos dentes superiores com os inferiores da boca para o modelo em gesso. Em casos de prótese sobre implante onde não existem dentes nas áreas de implante surge uma dificuldade em se obter esse registro.

[0004] É muito comum a utilização de peças parafusadas sobre os implantes que por meio da união e modelagem realizada pelo dentista se tornam uma base que serve o registro de mordida, neste caso não configurando uma peça/base pronta e específica para essa finalidade. Os ajustes e modelagens dessas peças demandam tempo e a habilidade do profissional, o que dificulta a execução da técnica.

[0005] Neste contexto, novas tecnologias que possibilitam maior praticidade no manuseio dos componentes odontológicos tanto na fase do registro sobre o implante quanto na sua transferência para o modelo de trabalho são bem-vindas no segmento em apreço.

Estado da técnica

[0006] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre dispositivos para ceifar, como o US 9610142 B1 intitulado “ADJUSTABLE BITE RECORDING TOOL FOR DENTAL IMPLANTS” - compreende um poste de suporte oco com extremidades superior e inferior opostas e uma ranhura anular; um parafuso com uma cabeça e uma haste rosqueada externamente, inserido através do poste, adaptado para fixa-lo de forma amovível ao implante dentário de um paciente; um anel ajustável angularmente assentado rotativamente dentro da ranhura anular; uma mesa de apoio; um braço de suporte se estendendo entre o anel ajustável angularmente e a mesa de suporte disposta horizontalmente apoia uma tampa de registro de mordida montada de forma removível na referida mesa de suporte e na extremidade superior do poste de suporte oco, a tampa de registro de mordida tendo uma superfície superior adaptada para suportar um meio de registro de mordida.

[0007] A ferramenta antecipada no documento acima favorece tem como mote a facilidade no ajuste do dispositivo na boca do paciente, no entanto utiliza um poste como base para a tampa de registro de mordida, o que ocasiona uma série de limitantes técnicos a iniciar pelo delineamento cilíndrico do mesmo, não adequado para estabilizar o conjunto mediante a exigência mecânica quando da mordida, o que obrigou a colocação de um braço oblíquo, extensão do anel de ajuste, no sentido de reforçar o conjunto e servir de apoio para o anteparo da tampa de registro. Outro ponto negativo é a dificuldade da transferência do conjunto para o modelo em gesso, uma vez que o poste que é fixado de forma amovível, por parafusamento, ao implante, permanecendo a tampa de registro apenas apoiada no anteparo, portanto, passível de folga/ desestabilização resultado do encaixe entre o anel e o rebaixo no corpo de dito poste. Outrossim, o braço oblíquo/ anteparo ocupam um espaço, que além de atrapalhar o manuseio também podem fraturar em boca causando acidentes.

[0008] O documento US 20120052463 A1 intitulado “"DEVICE AND METHOD FOR CAPTURING DENTAL RECORDS" - composta por uma porção de cabeça tendo uma forma configurada para aproximar uma superfície de mordida oclusal ou incisai, um corpo alongado que se estende a partir da referida porção de cabeça e uma porção de pino que se estende desde a extremidade do referido corpo oposta à referida porção de cabeça, o referido pino porção configurada para encaixar de forma reversível em um orifício de um implante dentário para receber um pilar dentário, em que a referida porção de cabeça e o referido corpo alongado juntos são configurados para aproximar a altura de um dente de um paciente, de modo que quando é pressionado encaixado no referido implante dentário, uma distância entre a referida porção de cabeça e a superfície de mordida oposta do referido paciente se aproxima de uma distância combinada de uma distância anatômica oclusal ou incisal do referido paciente e uma espessura de um material de registro de mordida.

[0009] O documento acima reivindica um dispositivo sem ancoragem alguma para o registro de mordida.

Objetivos da inovação

[0010] É objetivo da presente inovação propor um dispositivo para registro oclusal sobre implante que torna mais simples a técnica na etapa do registro de mordida, uma vez que não há necessidade de realizar ajustes de ângulos das peças, bastando escolher um lado da base que melhor se adeque ao espaço do implante.

[0011] É objetivo da presente inovação propor um dispositivo para registro oclusal sobre implante cujo encaixe dá pelo próprio formato assimétrico da base, desse modo havendo uma posição possível de encaixe. Além disto, a canaleta da base permite fácil visualização da posição de encaixe entre as duas peças, o que diminui a chance de falhas.

[0012] É objetivo da presente inovação propor um dispositivo para registro oclusal sobre implante cuja base, pelo seu contorno trapezoidal, promove ancoragem (área de apoio), estabilidade para a tampa, devido as dimensões e angulações, robustez e precisão.

[0013] É objetivo da presente inovação propor um dispositivo para registro oclusal sobre implante de grande facilidade na etapa de transferência para os modelos de gesso.

[0014] É objetivo da presente inovação propor um dispositivo para registro oclusal sobre implante que devido a assimetria geométrica, na base e tampa, possibilita uma melhor personalização com brocas, já que basta que se preserve duas faces opostas entre si para que seja possível reposicionar o conjunto.

[0015] É objetivo da presente inovação propor um dispositivo para registro oclusal sobre implante de ótima relação custo x benefício.

Sumário da inovação [0016] “DISPOSITIVO PARA REGISTRO OCLUSAL SOBRE IMPLANTE ”, formado por duas partes, em uma base de contorno trapezoidal apresenta um lúmen para parafusamento no implante e a outra parte, uma tampa, de contorno compatível, acoplada a primeira parte que se presta para a deposição do material de cópia, criando assim uma ancoragem de fácil ajuste, prático manuseio e com área suficiente para dar suporte para a tampa de registro de mordida.

Descrição das figuras

[0017] Na sequência são apresentadas as figuras para melhor explicar o pedido de patente de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Vista em perspectiva do dispositivo para registro oclusal sobre implante.

Figura 2: Vista em corte lateral perspectiva do dispositivo para registro oclusal sobre implante.

Figura 3: Vista em perspectiva explodida do dispositivo para registro oclusal sobre implante.

Figura 4: Vista em perspectiva da base do dispositivo para registro oclusal sobre implante.

Figura 5: Vista superior da base do dispositivo para registro oclusal sobre implante. Figura 6: Vista inferior da base do dispositivo para registro oclusal sobre implante.

Figura 7: Vista em perspectiva da tampa do dispositivo para registro oclusal sobre implante.

Figura 8: Vista superior da tampa do dispositivo para registro oclusal sobre implante. Figura 9: Vista inferior da tampa do dispositivo para registro oclusal sobre implante.

Figura 10: Vista em perspectiva do dispositivo para registro oclusal sobre implante, mostrando o parafusamento da base no implante.

Figura 11 : Vista em perspectiva do dispositivo para registro oclusal sobre implante, mostrando o posicionamento da tampa para acoplamento à base.

Figura 12: Vista em perspectiva do dispositivo para registro oclusal sobre implante, mostrando o dispositivo montado.

Descrição detalhada da inovação [0018] O “DISPOSITIVO PARA REGISTRO OCLUSAL SOBRE IMPLANTE”, objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade trata de uma base (3) de corpo (6) de quatro lados com seção trapezoidal cuja projeção cilíndrica (8) ao se sobrepor ao implante (2) possibilita a sua fixação, por parafuso (9), promovendo ancoragem e facilidade de ajuste à tampa (4) de corpo (12) de seção igualmente trapezoidal onde é depositado o material de cópia.

[0019] Mais particularmente, a inovação reivindicada trata de um dispositivo (1 ) para registro oclusal sobre implante (2) formado por duas partes, uma base (3) e uma tampa (4) nela acoplada gerando uma superfície onde denotam-se relevos (5) específicos para aumentar a rugosidade e, portanto, o atrito em relação ao material de cópia nela depositado. A base (3) apresenta um corpo (6) com quatro lados, de seção trapezoidal com um lúmen acessado por orifício (7) superior que deriva para uma projeção cilíndrica (8) destinada, após o devido posicionamento/ sobreposição, a conexão com o implante (2) por meio de parafuso (9). Um rebaixo formata uma canaleta (10) na face superior da base (3) com o objetivo de servir de guia para o profissional, haja vista promover melhor visualização para o encaixe das partes, já que a tampa (4) possui um positivo (11 ) em sua face inferior. A tampa (4), para ser acoplada à base (3), tem o corpo (12) oco de seção igualmente trapezoidal, sendo que uma base (3) é capaz de receber tampas (4) de diferentes comprimentos, desde que haja convergência nas medidas laterais de ambas. A base (3) em si pela sua disposição e contorno assimétrico, além de propiciar ótima ancoragem para tampa (4) com o material de cópia também facilita o ajuste.

[0020] Conforme ilustrado nas figuras 10 a 12, a utilização do dispositivo (1 ) tem início com o posicionamento da base (3) sobre o implante (2), sendo possível escolher a posição mais adequada, que é vestido pela projeção cilíndrica (8) e daí fixado por parafuso (9). Em seguida, tomando como parâmetro a canaleta (10) e o positivo (11 ), a tampa (4) é acoplada sobre a base (3). Uma vez montado, o dispositivo (1 ) está pronto para receber o material de cópia para registrar a mordida. Para transferir o conjunto para o modelo de trabalho é muito simples, basta desacoplar a tampa (4), desparafusar a base (3) e remonta-las juntamente com material de cópia.