Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE FOR REMOVING PASS TUBES DURING THE REPLACEMENT OF A COOLING COMPRESSOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/046623
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent application relates to a device for the removal of the pass tubes during compressor replacement processes in domestic refrigeration and cooling (refrigerators, freezers, air conditioners, drinking fountains, etc.), the intended field of application being mechanical engineering, particularly domestic and light commercial refrigeration and cooling. The model envisages different means for applying fastening elements (2) to the shell (C1) of a compressor (1), by screw thread, pressing or welding, while the opposite end, to which a pass tube (T) is applied, has a threaded area (5) with a bevelled end (6) that receives a nut (7) with a flanged end (8) that maintains contact with said bevelled end (6) and, by the screwing force of the nut (7), is shaped and deformed, promoting the fastening and sealing of the pass tube (T).

Inventors:
ROSALLES ROGÉRIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050058
Publication Date:
March 18, 2021
Filing Date:
February 27, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ROSALLES ROGERIO (BR)
International Classes:
F04B39/12
Domestic Patent References:
WO2000007749A12000-02-17
Foreign References:
CN205118492U2016-03-30
FR2813376A12002-03-01
US4240774A1980-12-23
BRPI0603392A2008-04-08
BR8100482U2002-11-19
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) DISPOSITIVO PARA REMOÇÃO DE TUBOS DE PASSAGEM NA SUBSTITUIÇÃO DE UM COMPRESSOR DE REFRIGERAÇÃO, se aplica a um compressor (1 ) de refrigeração doméstica - geladeira, freezer, condicionador de ar, bebedouro - sendo caracterizado por, numa primeira forma de realização, serem abertas roscas (R1 ) na carcaça (C1 ) onde os tubos de passagens (T) serão acoplados, de modo que, em cada mencionada rosca (R1 ) seja aplicado elemento de fixação (2) que conjuga, externamente e junto à face da carcaça (C1 ) uma rosca (3) e um sextavado

(4), dita rosca (3) se aplica à rosca (R1 ) presente carcaça (C1 ) do referido compressor (1 ); o elemento de fixação (2) possui, na outra extremidade, uma área de rosca (5) com terminal chanfrado (6) que recepciona a porca (7) com o terminal flangeado (8), o qual mantém contato com o dito terminal chanfrado (6) e, pela força de rosqueamento da porca (7), se amolda e deforma, promovendo a fixação e vedação do tubo de passagem (T).

2) DISPOSITIVO PARA REMOÇÃO DE TUBOS DE PASSAGEM NA SUBSTITUIÇÃO DE UM COMPRESSOR DE REFRIGERAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, numa segunda forma de realização opcional, prensada, os elementos de fixação (2) serem fixados por prensagem à carcaça (C1 ) do compressor (1 ), ao passo que o extremo contrário, onde se aplica o tubo de passagem (T), possui a área de rosca (5) com terminal chanfrado (6) que recepciona a porca (7) com o terminal flangeado (8), o qual mantém contato com o dito terminal chanfrado (6) e, pela força de rosqueamento da porca (7), se amolda e deforma, promovendo a fixação e vedação do tubo de passagem (T).

3) DISPOSITIVO PARA REMOÇÃO DE TUBOS DE PASSAGEM NA SUBSTITUIÇÃO DE UM COMPRESSOR DE REFRIGERAÇÃO, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por, numa terceira forma de realização opcional, soldada, os elementos de fixação (2) serem fixados por soldagem à carcaça (C1 ) do compressor (1 ), ao passo que o extremo contrário, onde se aplica o tubo de passagem (T), possui a área de rosca

(5) com terminal chanfrado (6) que recepciona a porca (7) com o terminal flangeado (8), o qual mantém contato com o dito terminal chanfrado (6) e, pela força de rosqueamento da porca (7), se amolda e deforma, promovendo a fixação e vedação do tubo de passagem (T).

Description:
DISPOSITIVO PARA REMOÇÃO DE TUBOS DE PASSAGEM NA SUBSTITUIÇÃO DE UM COMPRESSOR DE REFRIGERAÇÃO CAMPO DE APLICAÇÃO

[001] Trata a presente solicitação de patente de modelo de utilidade de um dispositivo para a remoção dos tubos de passagem em processos de substituição de compressor em refrigeração doméstica (geladeiras, freezers, condicionadores de ar, bebedouros e outros), sendo o campo de aplicação voltado à área de engenharia mecânica, particularmente refrigeração doméstica e comercial leve.

ANTECEDENTES DA TÉCNICA

[002] Sabe-se que, os equipamentos utilizados na refrigeração doméstica (geladeiras, freezers, condicionadores de ar, bebedouros e outros) utilizam, de acordo com seu fabricante, diferentes tipos de fluídos refrigerantes (gases). Como existe uma enorme preocupação com o meio ambiente, e especificamente com o aquecimento global, o uso desses fluídos refrigerantes (gases) convencionalmente empregados na refrigeração causa danos irreversíveis ao planeta.

[003] A via de substituição dos fluídos refrigerantes (gases) considerados naturais (não agridem a camada de ozônio e não possuem ação sobre o efeito estufa), mas são gases hidrocarbonetos altamente inflamáveis, por exemplo, o propano (R290) e isobutano (R600A).

[004] Embora considerados comercialmente viáveis e não poluentes, estes gases apresentam riscos de explosões e outros acidentes, notadamente quando o profissional, desconhecendo o tipo de fluído refrigerante (gás) inserido no sistema de refrigeração, necessita, na hora da manutenção ou substituição do compressor por problema técnico, fazer uso do maçarico de solda para liberar o compressor dos tubos de passagem. Neste momento, ocorre o incêndio e explosão. Em algumas situações, isso pode ser até mesmo ser fatal para o técnico de refrigeração, levando a óbito. Isso ocorre porque os tubos de passagem são soldados à carcaça do compressor e, por descuido ou falta de atenção, consequências graves podem ser verificadas ESTADO DA TÉCNICA

[005] Atualmente, tem ocorrido vários acidentes com morte de técnicos de refrigeração, particularmente no momento da substituição do compressor de um refrigerador ou condicionador de ar, por exemplo, haja vista que o técnico, quando da manutenção, não sabe qual tipo de fluido refrigerante está inserido no sistema, particularmente quando este fluido refrigerante tiver sido aplicado ao equipamento por outro técnico, em manutenções anteriores.

[006] Tecnicamente, na falta desta informação e conhecimento por parte do técnico encarregado do serviço, existe sempre a possibilidade da ocorrência de incêndio, explosões ou outros acidentes vinculados ao fato de que os fluidos refrigerantes atualmente fabricados são, em grande parte, altamente inflamáveis.

[007] A estes aspectos, soma-se o fato de que, para a remoção dos tubos de passagem são utilizados processos de soldagem, os quais são detonadores dos incêndios nos casos em que os fluidos são inflamáveis.

[008] Em buscas efetuadas não foram encontrados documentos considerados relevantes. O MU8100482-6, depositado em 22/03/2001 e publicado em 19/11/2002, intitulado "REGISTRO PARA AR COMPRIMIDO COM BICO DE ENGATE RÁPIDO", descreve um registro para ar comprimido com bico de engate rápido, constituído por um corpo metálico duplo com abertura entre ambas paredes, dotado de bico, fuso, porca de capa, volante para abertura, regulagem e fechamento, e parafuso para fixação, o mencionado corpo é dotado de paredes duplas que permitem a introdução de cinto, utilizado na cintura do operário, o fuso é posicionado e fixo ao dito corpo num grau de inclinação previamente determinado em relação ao mesmo corpo, com a finalidade de facilitar o engate e desengate da mangueira de ar comprimido proveniente do compressor e respectiva saída da mangueira pela sua parte superior, a qual será conectada a máscara, o fuso dispõe numa de suas laterais de dispositivo para abertura, regulagem e fechamento, o qual permite efetuar o controle do registro por meio do volante ligado ao fuso, dispondo de orifício de passagem de ar comprimido localizado numa parede posicionada na parte superior interna do fuso, na sua borda superior externa está disposta rosca externa que permite a fixação da mangueira de saída do ar comprimido.

[009] O documento PI0603392-0, depositado em 22/08/2006 e publicado em 08/04/2008, intitulado “COMPRESSOR E MÉTODO DE SOLDAGEM DE TUBULAÇÃO DE FLUIDO A UMA CARCAÇA DE COMPRESSOR”, refere-se a um compressor e a um método de soldagem de tubulação de fluido à uma carcaça de compressor, onde se prevê a substituição da etapa de brasagem e se prevê a soldagem direta da tubulação de passagem de fluido à carcaça do compressor. O compressor hermético compreende uma carcaça e uma tubulação de transporte de fluido, a tubulação de transporte de fluido transpassando a carcaça por um orifício de passagem, a tubulação de transporte de fluido compreendendo um meio de acoplamento soldável, o meio de acoplamento soldável sendo configurado a partir de um alargamento no diâmetro da tubulação de transporte de fluido, o alargamento no diâmetro tendo dimensão acima do diâmetro do orifício de passagem e sendo configurado ao longo de seu comprimento, o meio de acoplamento soldável sendo soldado diretamente junto à uma borda do orifício de passagem. É também descrito um método de soldagem da tubulação de fluido a uma carcaça de compressor.

[010] Dos documentos acima selecionados, o PI0603392-0 retrata bem um sistema de uso de um método de soldagem, o qual se mostra de alta periculosidade quando da presença de fluidos inflamáveis, conforme dito anteriormente.

[011] Ainda sobre o estado da técnica, a Fig. 1 anexa mostra um compressor de refrigeração convencional, no qual os tubos de passagem têm as suas pontas incorporadas em chapas que se aplicam à carcaça do compressor por meio de soldagem, cujos riscos são reais, caso o fluido seja inflamável.

DO NOVO MODELO

[012] O pedido de patente de modelo de utilidade em questão, se destaca pelo fato de que as extremidades dos tubos de passagem não mais são incorporadas às chapas fixadas na carcaça do compressor de refrigeração doméstica e comercial leve. De forma totalmente distinta, são abertas na estrutura da carcaça do compressor roscas destinadas a receberem elementos de fixação aos quais os tubos de passagem são acoplados. Estes elementos de fixação podem ser parafusos com porcas, fazendo uso de roscas, ou ainda aplicados por prensagem ou solda.

[013] Os parafusos conjugados recebem sextavados e possuem uma ponta com rosca que, de um lado, se acoplam à carcaça do compressor e, no lado oposto, também com rosca e terminal chanfrado, recebem, cada qual, a porca com flange através da qual o tubo de passagem se acopla, de maneira que, pela pressão da rosca, se amolda e promove a vedação do encaixe. Os parafusos são dotados de aberturas centrais a serem empregados na circulação do fluido refrigerante (gás). [014] Na forma de realização prensada, o encaixe é exatamente o mesmo, a exceção que, fazendo uso de força de prensa, o terminal do elemento de fixação é prensado junto à parede da carcaça do compressor. Porém, a conexão do tubo de passagem é feita com a mesma pressão de rosca, que se amolda e promove a vedação do encaixe.

[015] Na forma de realização por solda, a fixação do terminal à carcaça do compressor ou similar é feita mediante uso de solda. Porém, a conexão do tubo de passagem é feita com a mesma pressão de rosca, que se amolda e promove a vedação do encaixe.

[016] Assim, para que haja a separação do compressor em relação aos tubos de passagem, em quaisquer das formas de realização apresentadas, somente basta liberar o sistema de rosca da conexão vedada do tudo de passagem, sem o uso de solda, o que resolve a questão do uso de gases inflamáveis nos compressores e similares. OBJETIVOS DO MODELO

[017] É objetivo do modelo propor um equipamento com melhorias funcionais na fabricação e no uso, notadamente porque a construção e manutenção ficam muito facilitadas.

[018] Outro objetivo do modelo é prover um modelo de custo fabricacional melhorado em relação aos compressores similares do estado da técnica.

[019] Tem, ainda, o modelo, o objetivo da garantir maior segurança aos profissionais encarregados de processos de manutenção, evitando eventuais acidentes.

[020] Pode ser considerado ainda objetivo do presente modelo, eliminar o uso de procedimentos de soldagem nos processos envolvendo a substituição de tubos de passagem nos compressores de refrigeração e condicionadores de ar domésticos. DESCRIÇÃO GERAL DO MODELO

[021 ] O novo modelo possui como característica o fato de estabelecer meios de aplicação de elementos de fixação junto à carcaça de um compressor de refrigeração ou condicionador de ar doméstico, de modo que estes elementos de fixação sejam, de um lado, fixados à mencionada carcaça por rosca, solda ou prensagem e, do lado oposto, sejam preparados para receber o acoplamento do tubo de passagem, que é acoplado sob pressão de rosca e vedação através de uma flange que se amolda, sob interferência, quando do processo de aperto. Assim, os elementos de fixação são dotados de aberturas centrais e recebem, através dos tubos de passagem, as mangueiras a serem empregadas na circulação do gás de refrigeração. DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[022] O modelo será, a seguir, descrito em suas formas preferenciais de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

Fig. 1 : Vista em perspectiva de um compressor com os tubos de passagem convencionais;

Fig. 2: Vista em perspectiva dos elementos de fixação, utilizados na presente solicitação de patente, numa primeira forma de realização, na condição roscados;

Fig. 3: Vista em perspectiva de um compressor com os elementos de fixação de fixação roscados, segundo o presente modelo, na primeira forma de realização, com os elementos de fixação em detalhes ampliados, aplicados a um compressor de refrigeração doméstica;

Fig. 4: Vista em perspectiva mostrando, em sequência, a realização na forma de elemento de fixação roscado, sendo aplicado à carcaça do compressor de refrigeração doméstica;

Fig. 5: Vista em perspectiva mostrando, na versão de realização de elementos de fixação roscados, o encaixe na carcaça do compressor de refrigeração doméstica, bem como a ponta do tubo de passagem, com detalhe do corte A-A;

Fig. 6: Vista em perspectiva de um compressor de refrigeração doméstica, na versão em que os elementos de fixação são soldados à carcaça do compressor;

Fig. 7: Vista em perspectiva numa forma de realização dos elementos de fixação prensados, sendo mostrado um detalhe em corte ampliado, com a linha de prensagem; Fig. 8: Vista em perspectiva, a título ilustrativo, de um compressor de refrigeração doméstica com os elementos de fixação e os tubos de passagem;

Fig. 9: Vista em perspectiva de uma unidade utilizada em condicionador de ar convencional;

Fig. 10: Vista em perspectiva de uma unidade utilizada em condicionador de ar, com a realização na forma de rosca;

Fig. 11 : Vista em perspectiva de uma unidade utilizada em condicionador de ar, com a realização na forma prensada;

Fig. 12: Vista em perspectiva de uma unidade utilizada em condicionador de ar, com a realização na forma soldada. DESCRIÇÃO DETALHADA DO MODELO

[023] O DISPOSITIVO PARA REMOÇÃO DE TUBOS DE PASSAGEM NA SUBSTITUIÇÃO DE UM COMPRESSOR DE REFRIGERAÇÃO, objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade, se aplica a um compressor (1 ) de refrigeração ou condicionador de ar do tipo doméstico, sendo que, no presente modelo, os tubos de passagem (T) são acoplados em elementos de fixação (2) aplicados à carcaça (C1 ) do mencionado compressor (1 ).

[024] O modelo em questão compreende, numa primeira forma de realização, a abertura de roscas (R1 ) na carcaça (C1 ) onde os tubos de passagens (T) são acoplados, de modo que, em cada mencionada rosca (R1 ) seja aplicado elemento de fixação (2) que conjuga, externamente e junto à face da carcaça (C1), uma rosca (3) e um sextavado (4); dita rosca (3) se aplica à rosca (R1 ) presente carcaça (C1 ) do referido compressor (1 ). O elemento de fixação (2) possui, na outra extremidade, uma área de rosca (5) com terminal chanfrado (6) que recepciona a porca (7) com o terminal flangeado (8), o qual mantém contato com o dito terminal chanfrado (6) e, pela força de rosqueamento da porca (7), se amolda e deforma, promovendo a fixação e vedação do tubo de passagem (T).

[025] Na forma de realização prensada, o presente modelo tem os elementos de fixação (2) fixados por prensagem à carcaça (C1 ) do compressor (1 ), por ação de prensagem (P1 ), ao passo que o extremo contrário, onde se aplica o tubo de passagem (T), possui a mesma área de rosca (5) com terminal chanfrado (6) que recepciona a porca (7) com o terminal flangeado (8), o qual mantém contato com o dito terminal chanfrado (6) e, pela força de rosqueamento da porca (7), se amolda e deforma, promovendo a fixação e vedação do tubo de passagem (T).

[026] Na forma de realização soldada, o presente modelo tem os elementos de fixação (2) fixados por prensagem à carcaça (C1 ) do compressor (1 ), por ação de soldagem (S1 ), ao passo que o extremo contrário, onde se aplica o tubo de passagem (T), possui a mesma área de rosca (5) com terminal chanfrado (6) que recepciona a porca (7) com o terminal flangeado (8), o qual mantém contato com o dito terminal chanfrado (6) e, pela força de rosqueamento da porca (7), se amolda e deforma, promovendo a fixação e vedação do tubo de passagem (T).