Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE USED IN AN IDENTITY BADGE WITH A SATELLITE-BASED MONITORING AND TRACKING SYSTEM AND SIMILAR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/154154
Kind Code:
A1
Abstract:
This is a product in the electronics sector. The present invention relates to an identity badge for use by professionals and general users, with an innovative system including an internal satellite-based monitoring and tracking device, a GPS positioning system, cellular chip and similar. The badge provides real-time monitoring and positioning functions, and enables the issuing of reports, access control and other functions that can be programmed into the internal software thereof. It is ideal for use by companies and service providers that need to monitor their employees frequently, in particular employees providing external services. The badge enables full user monitoring inside and outside the workplace, thereby providing greater security to companies. The badge is intented to provide companies with enhanced practicality and security by enabling them to determine in real time where their employees are and whether the required work is being done.

Inventors:
OKADA ROGERIO AKIDA (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000124
Publication Date:
October 15, 2015
Filing Date:
April 15, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FREITAS DA SILVA DILSON (BR)
OKADA ROGERIO AKIDA (BR)
International Classes:
G01S19/14; G06Q10/00; G07C9/00
Foreign References:
US6226622B12001-05-01
US7164384B22007-01-16
US7176849B12007-02-13
US6718341B12004-04-06
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO COM DISPOSITIVO RASTREADOR E DE MONITORAMENTO VIA SATÉLITE E SIMILARES" é constituída por um crachá de identificação (1) provido de uma carcaça externa estilizada (2) que recebe informações e dados do usuário (3) caracterizado por possuir dispositivo eletrônico interno (4) com sistema inovador de rastreamento e monitoramento via satélite, rede e similares (5), provido de dispositivo de localização tipo GPS e similar (6), com de placa eletrônica (7) e circuitos internos programáveis (8) que recebem um software estilizado pré-programado (9) que coleta e armazena as informações; possuindo ainda entrada USB (10) para conexão com hardwares e computadores (11 ) e alimentação via bateria e similares ( 2).

2a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO COM DISPOSITIVO RASTREADOR E DE MONITORAMENTO VIA SATÉLITE E SIMILARES", de acordo com reivindicação um, é caracterizada pelo software (9) poder ser programado e ter comunicação direta com sistema, e enviar informações em tempo real de localização, podendo ainda ser conectado a computadores (11 ) e aparelhos eletrônicos de controle de acesso (13).

3a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO COM DISPOSITIVO RASTREADOR E DE MONITORAMENTO VIA SATÉLITE E SIMILARES", de acordo com reivindicação um, é caracterizada pelo sistema de alimentação e carregamento de energia do cartão (1 ) poder ser através de placas solares (14). 4a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO COM DISPOSITIVO RASTREADOR E DE MONITORAMENTO VIA SATÉLITE E SIMILARES", de acordo com reivindicação um, é caracterizada pelo o cartão (1 ) possuir botões de acesso e acionamento (15) e LED's (16) que identificam o funcionamento do sistema.

Description:
"DISPOSIÇÃO APLICADA EM CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO COM DISPOSITIVO RASTREADOR E DE MONITORAMENTO VIA SATÉLITE E SIMILARES".

1. Refere-se o presente objeto a um crachá de identificação para ser utilizado por profissionais e usuários em geral, com sistema inovador, provido de dispositivo interno rastreador e de monitoramento via satélite, com sistema de localização via GPS, chip de celular e similares. O crachá permite monitoramento em tempo real, inclusive de localização, permitindo ainda emissão de relatórios, controle de acessos e diversas outras funções que podem ser programadas em seu software interno. Ideal para ser utilizado por empresas e prestadores de serviços que precisam monitorar os seus funcionários com frequência, principalmente funcionários que prestam serviços externos. O crachá permite total monitoramento do usuário, esteja dentro ou fora do local de trabalho, oferecendo desta forma mais segurança para a empresa.

2. O crachá possui configuração externa convencional, sendo similar aos crachás de identificação já utilizados por empresas em geral, sendo apenas um pouco mais espesso, para armazenar todos os componentes internos que permitem fazer o monitoramento e que oferecem todas as funções inovadoras. Seus componentes internos são pré-programados e conectados a um software que armazena todos os dados e informações para que sejam monitorados, tanto em tempo real quanto em formato de relatório, para que possam ser monitorados quando necessário.

3. Destina-se o presente objeto a oferecer muito mais praticidade e proporcionar muito mais segurança às empresas, que através do crachá terão certeza da localização dos seus funcionários, podendo saber, em tempo real, se o trabalho proposto está sendo cumprido ou não.

4. Empresas que lidam com funcionários externos ou terceirizados, que precisam constantemente trabalhar na rua, seja vendendo ou atendendo clientes, enfrentam muitos problemas para controle dos funcionários, o que pode comprometer inclusive o bom andamento e qualidade de atendimento da empresa, em caso de mau atendimento ou não atendimento por falta de visita do funcionário responsável.

5. Empresas prestadoras de serviço, por exemplo, precisam manter diversos funcionários na rua atendendo a chamados dos clientes, que muitas vezes tem um período certo e determinado para ser cumprido. Há casos em que o funcionário não visita a empresa e diz que visitou, o que pode comprometer o contrato e fidelidade com tal cliente com a prestadora de serviços. Ou seja, o não cumprimento do compromisso do funcionário acaba sendo responsabilidade da empresa, que atualmente não tem uma maneira efetiva de realizar este controle.

6. São conhecidos alguns dispositivos eletrônicos que podem auxiliar num tipo de monitoramento, porém nada de forma tão específica e eficiente. Algumas empresas, por exemplo, trabalham com GPS integrado ao sistema de comunicação da empresa, porém o GPS nem sempre está em posse do usuário; outras com aplicativos em smartphones, d que pode acusar falhas quando o aparelho estiver desligado ou sem bateria.

7. Visando oferecer uma solução eficiente para tais problemas, foi desenvolvido o crachá em questão, um produto prático, totalmente portátil, que pode ser alimentado a pilhas, baterias, via cabo USB e outro, e ainda através de sistema de alimentação via energia solar, podendo ser carregado enquanto o usuário estiver na rua, o que facilita ainda mais em caso de esquecimento.

8. O cartão possui um dispositivo eletrônico interno que é provido de GPS para monitoramento da localização em tempo real, placa e circuito eletrônico com software interno que pode ser pré-programado, de acordo com os dados que o usuário deseja armazenar. O software se comunicar com programa de computador e ainda com um aparelho que faz a leitura instantânea para controle de acesso. Desta forma o usuário só pode adentrar o local, portanto o cartão de identificação em questão. O sistema pode ainda receber, opcionalmente, chip interno para comunicação via telefonia celular.

9. Através do crachá a empresa poderá monitorar cada funcionário, obtendo informações precisas de sua localização durante todo o dia, acesso aos clientes, podendo ainda emitir relatórios e analisar a produtividade do funcionário, ou seja, além da monitoria o sistema pode ainda ser integrado ao próprio sistema da empresa e fazer cruzamento de dados diversos, de acordo com a necessidade.

10. Em caso de atendimento com urgência, por exemplo, a empresa pode localizar o funcionário mais próximo da ocorrência e solicitar atendimento imediato, o que faz com que os seus serviços se tornem muito mais eficientes.

11. O crachá com sistema em questão visa oferecer benefícios para a empresa, seus clientes e também para os empregados, pois os que não procuram trapacear e burlar o sistema da empresa poderão se beneficiar através dos seus resultados efetivos e inclusive usar o sistema de forma integrada para troca de informações. 12. Portanto, foi desenvolvido o objeto em questão, que apresenta diversos benefícios, dentre os quais destacamos os seguintes:

• Maior segurança para a empresa e para seu empregado;

• Rapidez e eficiência no atendimento;

• Permite monitoramento e localização do usuário em tempo real;

• Empresa pode obrigar o uso do crachá por ser um produto já utilizado;

• Crachá tem sistema inovador totalmente configurável e pode ser adaptado de acordo com as necessidades;

• Permite controle e monitoramento de acesso;

• Pode ser estilizado externamente de acordo com a necessidade;

• Praticidade;

• Sistema seguro que não pode ser burlado pelo usuário;

• Gera economia para a empresa, pois evita perda de tempo com funcionários que não estão com vontade de trabalhar ou que não cumprem os seus serviços;

Baixo custo; Exequibilidade industrial;

Pode ser desenvolvido em diversos materiais;

Fácil de ser manuseado e transportado;

Fácil de ser recarregado;

Totalmente portátil;

O seu tamanho, cor e formato podem variar, de acordo com a necessidade e preferência do usuário;

Estado da técnica:

13. São conhecidos e utilizados alguns tipos de rastreadores para diversas finalidades, como rastreadores de veículos, rastreadores pessoais anti-sequestro, de cargas, via GPS e similares; portanto, visando à colocação de um produto inédito no mercado, foi realizada pesquisa de anterioridades no Banco de Dados do INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial e nele foram encontrados os seguintes processos:

14. PI0605272-0, depositada em 11/12/2006, sob o título de "Sistema para marcação de ponto com crachá de proximidade infravermelho para assistente pessoal de dados". Notadamente de um sistema viabilizado por um crachá (1 ) eletrônico dotado de um botão (2) para acionamento do infravermelho (3) que interage com o assistente pessoal de dados-pda (4) programado para registrar o momento de entrada e saída dos empregados, podendo agregar outras facilidades eletrônicas auxiliares no controle da jornada de trabalho, para tanto utilizando um software específico para atender as necessidades de cada usuário. Desse modo, o próprio usuário realiza o seu ponto eletronicamente evitando futuras demandas.

15. PI9705831-9, "depositada em 24/11/1997, sob o título de "Crachá de segurança e processo para o monitoramento de pessoas". Um crachá de segurança (10) compreende um prendendor de cartão (12) no qual o cartão de identificação, na forma de um cartão ic (14), é recebido. Esse cartão ic (14) possui ambos os dispositivos de memória e de processamento, e carrega uma fotografia (16) do indivíduo a quem identifica. O prendendor de cartão (12) é fornecido com um processador (24) energizado por uma célula solar (22). Cada indivíduo com acesso a uma área de segurança, é munido com um cartão ic de identificação individual (14), e precisa apresentar seu crachá de segurança (10). O crachá de segurança (10) é disposto a fim de exibir, no dispositivo de exibição (20), a informação que valida a presença do indivíduo e/ou que mostra que o indivíduo realizou determinadas exigências.

16. PI0409024-1, depositada em 19/03/2004, sob o título de "Métodos e sistemas para localizar objetos e fornecer a notificação do evento dentro de um ambiente de rastreamento e crachá para uso no mesmo". Trata-se de um método, um sistema e um crachá que utilizam ambas as partes de rádio frequência (rf ) e infravermelha (ir) do espectro eletromagnético para localizar objetos (isto é, objetos e pessoas) dentro de um ambiente de rastreamento. O sistema inclui um crachá baseado em microprocessador operado por bateria para que cada objeto a ser localizado. Cada crachá transmite automaticamente: (1 ) sinais de luz infravermelha digitados de intervalo mais curto para identificar uma zona de área delimitada da localização do seu objeto; (2) sinais de rf de menor potência digitados de intervalo mais curto para fornecer uma zona da área local da localização do seu objeto; e (3) sinais de rf de maior potência digitados de intervalo maior para fornecer uma zona de área grande da localização do seu objeto. Cada crachá transmite sinais de ir e de rf de maior potência singularmente identificáveis com o acionamento de um ou mais comutadores de botão de compressão integrados no crachá ou uma mudança de estado de uma ou mais conexões de comutadores externos. Cada sinal de rf de intervalo maior de maior potência é um pulso 'supervisor'. Esse pulso informa um computador hospedeiro que o crachá fica na faixa de um receptor de rf e é funcional.

17. MU8501561-0, depositado 02/08/2005, sob o título de "Disposição construtiva introduzida em suporte de aparelho de telefonia celular e crachá". Compreendido por uma fita (1 ) provida próximo da sua extremidade inferior, de uma banda elástica (2) vazada, de formato paralelepipedal, fixada por costura (3) na fita (1 ), através de ambos seus lados menores (4), servindo dita banda (2) de suporte de um aparelho (5) de telefonia celular, sendo a extremidade inferior da fita provida de um mosquetão (6) de formato elipsoidal, que serve de suporte do crachá (7), sendo dita fita (1 ) provida em toda sua extensão de dizeres ou marcas de propaganda (8).

18. PI9600904-7, depositado 16/02/1996, sob o título de "Sistema de controle de acesso e ponto". Refere-se a presente invenção ao desenvolvimento de um sistema de controle de acesso e ponto, composto pelo módulo controlador, módulo de comunicação e "software" de controle. O módulo controlador tem por finalidade coletar e processar dados através da leitura de crachás de código de barras, magnético ou "wiegand". Através de seu "display" de cristal líquido, exibe várias mensagens ao seu usuário e provido de um teclado de 16 teclas, permite ao usuário a programação de diversos campos, tais como: - configuração do equipamento; - acerto de hora, data, etc; - digitação de números de crachás e senhas; - programação de refeição, rancho, passagem. O controlador é interligado com um microcomputador padrão ibm pc-at, através do módulo de comunicação. Com ajuda do "software", o controlador é inicializado recebendo todas as tabelas de funcionários, jornadas, turnos, data, hora, etc.

19. Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilegio solicitado.

20. Para uma perfeita visualização e compreensão da "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO COM DISPOSITIVO RASTREADOR E DE MONITORAMENTO VIA SATÉLITE E SIMILARES" em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

21. A fig. 1 - Apresenta uma vista ilustrativa do crachá em questão;

22. A fig. 2 - Apresentas uma vista transparente do crachá, ilustrando os componentes internos;

23. A fig. 3 - Apresenta uma vista ilustrativa, ilustrando a conexão do cabo USB que pode ser conectado a um computador ou hardware para compartilhamento de dados, e ainda conectado a um adaptador para ser carregado na rede elétrica;

24. A fig. 4 - Apresenta uma vista ilustrando conexão via satélite do crachá, em comunicação com software e hardware específico; 25. A fig. 5 - Apresenta uma vista ilustrativa do crachá em sendo monitorado por um dispositivo eletrônico de controle de acesso e transmitindo informações para um computador.

26. De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO COM DISPOSITIVO RASTREADOR E DE MONITORAMENTO VIA SATÉLITE E SIMILARES" é constituída por um crachá de identificação (1 ) provido de uma carcaça externa estilizada (2) que recebe informações e dados do usuário (3) caracterizado por possuir dispositivo eletrônico interno (4) com sistema inovador de rastreamento e monitoramento via satélite, rede e similares (5), provido de dispositivo de localização tipo GPS e similar (6), provido de placa eletrônica (7) com circuitos internos programáveis (8) que recebem um software estilizado pré-programado (9) que coleta as informações; possuindo ainda entrada USB (10) para conexão com hardwares e computadores (11 ) e alimentação via bateria e similares (12).

27. O software (9) pode ter comunicação direta com sistema e enviar informações em tempo real de localização, podendo ainda ser conectado a computadores (11 ) e aparelhos eletrônicos de controle de acesso (13).

28. A alimentação do cartão (1 ) pode ser através de sistema de alimentação via placas solares (14); possuindo ainda, o cartão (1 ) botões de acesso e acionamento (15) e LED's (16) que identificam o funcionamento do sistema.

29. Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO COM DISPOSITIVO RASTREADOR E DE MONITORAMENTO VIA SATÉLITE E SIMILARES", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.