Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DIGITAL OPTICAL AUDIO-INDEXING SYSTEM IN A MICRO-ENCODED SUBSTRATE USING AN OPTICAL READING PEN
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/127905
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention comprises a system composed of a digital audio playback device (1) which, together with an optical reading pen (2) (OID - Optical Identification Device) can read microcode (3) printed on a paper sheet (4), using the firmware recorded in the microcontroller (5) which acts as an interface and associates the microcode (3) with the system for indexing and logically searching the audio file to be played back or recorded in the data memory (6) of the device.

Inventors:
BORBA VALDEMIR RIBEIRO (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050016
Publication Date:
August 03, 2017
Filing Date:
January 28, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BORBA VALDEMIR RIBEIRO (BR)
International Classes:
G06F3/03; G06F17/30; G06V10/00; G06V30/14
Foreign References:
US20030189731A12003-10-09
US20030152293A12003-08-14
RU2349956C22009-03-20
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", compreende um tocador de áudio (1 ) digital que também é gravador dotado de memória (6) interna ou externa e microcontrolador caracterizado por rodar o firmware responsável por receber os microcódigos lidos pela caneta (2) óptica transformá-los em números relativos à posição na folha (4) onde estão impressos, buscar o arquivo relativo a essas posições e tocar o play deste arquivo direto no bloco tocador, que então reproduz o áudio nos alto-falantes ou fones (7), (8), (9).

2) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo tocador de áudio digital (1 ) gravar por meio de um microfone (10) ou então pela entrada de áudio-linha (1 1 ); complementa o sistema, uma carteia auxiliar (12) igualmente acionada pela caneta (2) destinada a executar comandos e configurações do tocador de áudio, similares a um aparelho multimídia comum com funções de avanço, play, volume, record, stop entre outras. Por fim, o sistema apresenta uma bateria (13), um carregador (14) interno, display (15) e LEDs (16) informativos.

3) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelos arquivos de áudio serem armazenados na memória (6) de modo que se tenha poucos níveis de diretório, pastas e subpastas.

4) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 3 caracterizado pela indexação dos audiobooks ser do tipo livro, capítulo, versículo, assunto, página, parágrafo, ano, mês, dia.

5) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 4 caracterizado pela folha apresentar quadrículos para troca de idiomas (X) e para comando de tocar o áudio (Y).

6) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo arranjo físico-geométrico dos parâmetros da folha (4), como as imagens, os textos, as cores, as texturas, relevo, impressão em Braile e a impressão microcodificada, ser planejada para facilitar e agilizar o acesso, assim como reduzir as dificuldades de certos usuários com algum tipo de limitação el ou dificuldade.

7) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo indexador e o sistema propostos preverem a vocalização rápida em qualquer idioma, para tanto bastando mudar o endereçamento do arquivo de áudio; implementado no firmware do aparelho, por exemplo, acrescentando um offset no endereço do arquivo para cada idioma desejado.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 3 de maio 2017 (03.05.2017)

1 ) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", compreende um tocador de áudio (1 ) digital que também é gravador dotado de memória (6) interna ou externa e microcontrolador, caracterizado por rodar o firmware responsável por receber os micro-códigos lidos pela caneta (2) óptica, transformá-los em números relativos à posição na folha (4) onde estão impressos, buscar o arquivo relativo a estas posições e tocar o play deste arquivo direto no bloco tocador, que então reproduz o áudio nos alto-falantes ou fones (7), (8), (9).

2) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo tocador de áudio digital (1 ) efetuar gravações, por meio de um microfone (10), ou pela entrada de áudio-linha (1 1 ).

3) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelos arquivos de áudio serem armazenados na memória (6) de modo que se tenha poucos níveis de diretório, pastas e subpastas.

4) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo sistema conter uma bateria (13), um carregador interno (14), um display (15) e LEDs (16) informativos.

5) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo sistema conter uma carteia auxiliar (12),

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19) igualmente acionada pela caneta (2), destinada a executar comandos e configurações do tocador de áudio, similares a um aparelho multimídia comum com funções de avanço, play, volume, record, stop entre outras.

6) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pela indexação do áudio-book ser do tipo livro, capítulo, versículo, assunto, página, parágrafo, ano, mês, dia.

7) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pela folha apresentar quadrículos para troca de idiomas (X) e para comando de tocar o áudio (Y).

8) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo arranjo físico-geométrico dos parâmetros da folha (4), como as imagens, os textos, as cores, as texturas, relevo, impressão em Braile e a impressão micro-codificada, ser planejada para facilitar e agilizar o acesso, assim como reduzir as dificuldades de certos usuários com algum tipo de limitação e/ou dificuldade.

9) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo indexador e o sistema propostos preverem a vocalização rápida em qualquer idioma, para tanto bastando mudar o endereçamento do arquivo de áudio, implementado no firmware do aparelho, por exemplo, acrescentando um offset no endereço do arquivo para cada idioma desejado.

10) "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", de acordo com as reivindicações de 1 a 9, caracterizado pelo indexador e tocador de qualquer tipo de áudio-book e o sistema de impressão no papel, de células em tinta e braile, com um

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19) arranjo físico-geométrico específico e adequado, usando somente o índice do áudio- book, tal como a bíblia, impresso em apenas uma folha de papel, propiciarem a navegação rápida, intuitiva, tátil, e fácil por todos os arquivos de áudio da bíblia completa ou de qualquer áudio-book, até por pessoas cegas; esta navegação usando somente o índice da bíblia ou outro áudio-book, em tinta e braile.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
"SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA"

Introdução

[0001 ] Refere-se o presente pedido de patente de Invenção de um "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", especialmente de um conceito inédito para acessar com facilidade e rapidez arquivos digitais de áudio, para sua reprodução e audição, os quais independentemente do tamanho e ou quantidade de arquivos encontram-se indexados em apenas um substrato como, por exemplo, uma folha de papel impressa com microcodigos, invisíveis a olho nu, cuja caneta ótica ao tocá-los os associa imediatamente com o sistema de indexação e busca lógica do arquivo de áudio a ser tocado ou gravado na memória de dados do aparelho.

Campo de aplicação

[0002] O campo de aplicação da invenção ora pleiteada é muito vasto compreendendo toda mídia escrita que possa ser expressa em áudio. A fim de melhor ilustrar o conteúdo reivindicado pode ser utilizado no segmento de tecnologia assistiva, atualmente um conceito em alta para referenciar dispositivos, recursos e serviços voltados para auxiliar, ampliar ou substituir habilidades funcionais de pessoas com as mais diversas necessidades especiais, promovendo uma maior independência desses indivíduos, bem como facilitar sua inclusão no meio social, educacional e profissional. Nesse sentido, o indexador se mostra uma ótima ferramenta para o auxílio a deficientes visuais, da fala, autistas. No auxílio ao aprendizado de crianças e idosos.

[0003] No setor de educação pode ser usado no aprendizado de idiomas (tradução rápida), vocalização de cartilhas, apostilas, livros, etc.

[0004] No turismo em guias falantes de museus, cidades, teatros e como tradutores rápidos.

[0005] No setor de hotelaria utilizado para tornar cardápios comuns em cardápios falantes em diferentes idiomas.

[0006] Entretenimento em gibis e jogos falantes, brinquedos interativos com voz e impressos. [0007] Em qualquer outra aplicação que necessite de um navegador rápido, ágil, simples, e intuitivo, relacionando, índice do conteúdo, impressão gráfica e áudio. Estado da técnica

[0008] Os audiobooks são um ponto de referência para o estado da técnica deste pedido de patente. Compreendem arquivos de áudio, em formatos digitais diversos, como WAV, WMA, OGG, e mais comumente o MP3. Na presente data, os audiobooks podem ser obtidos de duas maneiras: CDs (compact disk com arquivos de áudio MP3) e downloads dos arquivos MP3.

[0009] No caso dos CDs é necessário um tocador de CD denominado de CD player que pode ser de uso residencial, veicular ou mesmo pessoal. Já no caso do download, a baixa e reprodução dos arquivos, é realizada via WEB, em um computador, tablet ou smartphone, podendo ser copiados em memoria flash ou pen- drivers.

[0010] Portanto, para qualquer um dos formatos supracitados é necessário um tocador físico (CD player, computador, tablet, smartphone) acompanhado de um aplicativo contendo um navegador, um buscador de arquivos e um tocador de MP3 incluído neste aplicativo, além do acesso a WEB. Essa infraestrutura por vezes demanda conhecimento que se mostram obscuras para muitos usuários. Outrossim, o próprio hardware, nem sempre está acessível, como, por exemplo, em aviões, em locais sem WEB, etc.

[001 1 ] Tomando-se como exemplo o audiobook da bíblia que é composta de 66 livros (velho testamento e novo testamento), sendo que cada livro possui um número variável de capítulos (entre 1 e 150 capítulos) perfazendo um total de 1 159 capítulos. Cada um se refere a um arquivo digital. Geralmente, o audiobook da bíblia é indexado utilizando dois parâmetros: livro e capítulo. Considerando uma bíblia bem gravada pode-se chegar a uma média de 135 horas o que ocupa 8Gb ou 10 CDs. Essa quantidade de CDs torna evidente e indiscutível a dificuldade em procurar e achar um determinado trecho que se deseje ouvir. O processo é lento, pois envolve em procurar em qual CD está o livro / capítulo, tirar o CD da capa, que pode arranhá-lo, e inseri-lo no tocador para então carregar a mídia/ livro/ capítulo. Além disso, esse recurso é mais fácil de ser utilizado na residência e sendo quase que impraticável em locais como ônibus, aviões, ou quando manipulados por crianças, idosos ou pessoas com alguma deficiência. [0012] A mesma falta de praticidade em navegar, buscar e tocar rapidamente arquivos dentro de uma biblioteca de pasta de áudio, como é o caso dos audiobooks em MP3 é observada em maior ou menor grau nos downloads, tablets, computadores e smartphones.

[0013] A indexação de arquivos de áudio em mídias (CDs) ocupa demasiado espaço e, portanto, muitos CDs o que torna não só o manuseio e guarda dificultosos, mas também a procura dos arquivos desejados

[0014] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre o assunto em pareço como o MU 7800333-4 intitulado Bíblia eletrônica - desenvolvida com a finalidade de facilitar a busca de salmos e outros trechos inscritos na bíblia. Tem o formato de um livro cujo corpo define uma central eletrônica enquanto a capa incorpora um bloco de anotações. À central eletrônica está acoplado um monitor, teclado e caixa de som de tal maneira que dita central recebe os comandos do teclado visualizados no monitor.

[0015] Assim, mesmo com o teclado e o monitor a solução acima não se mostra um produto prático, sendo de construtividade complexa e custosa o que o torna inacessível para grande parte da população.

Objetivo da invenção

[0016] É objetivo da presente invenção, propor um indexador de áudio que concentra em um substrato apenas como uma folha de papel, toda a informação necessária para navegar, encontrar, acessar e tocar rápida e intuitivamente arquivos de áudio de livros, cartilhas, guias, cardápios e qualquer mídia escrita que possa ser reproduzida verbalmente.

Sumário da invenção

[0017] O "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA" compreende uma folha de papel impressa com microcódigos e imagens a gosto caracterizando a parte visual do produto, microcódigos estes que são lidos por uma caneta óptica graças ao firmware instalado no microcontrolador do aparelho. A caneta ao tocar os microcódigos os lê e os associam ao sistema de indexação e busca lógica programados do arquivo de áudio a ser tocado ou gravado. O sistema de impressão pictório matricial (relacionado a impressão no papel com os microcódigos) posicionados adequadamente quando do toque da caneta reportam números digitais relativos ao índice dos arquivos de áudio que compõem aquele audiobook.

[0018] Numa forma de viabilização da invenção, no caso do áudio bíblia seguindo os parâmetros - livro e capítulo - é possível escutar e/ ou escolher qualquer trecho com apenas dois toques da caneta na folha impressa com os microcódigos, onde estão sintetizados e indexados todos os 1 159 capítulos. O primeiro toque seleciona o livro da bíblia e o segundo toque o capítulo desejado resultando na reprodução imediata do áudio.

[0019] A áudio bíblia é apenas uma forma de viabilização da invenção, uma vez que com essa solução é passível aplicar uma vocalização rápida em qualquer mídia escrita.

[0020] O indexador e o sistema propostos prevêem a vocalização rápida em qualquer idioma, para tanto bastando mudar o endereçamento do arquivo de áudio, indicado na folha com a bandeira do país, processo esse bastante simples haja vista ser implementado no firmware do aparelho, por exemplo, acrescentando um offset no endereço do arquivo para cada idioma desejado.

Descrição das figuras

[0021 ] Na sequência são apresentadas as figuras para melhor ilustrar o pedido de patente de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Diagrama em blocos do sistema indexador de áudio óptico digital em substrato microcodificado utilizando caneta leitora óptica.

Figura 2: Vista esquemática de uma folha com microcódigos impressos simulando um áudio livro.

Descrição detalhada da invenção

[0022] O "SISTEMA INDEXADOR DE ÁUDIO ÓPTICO DIGITAL EM SUBSTRATO MICROCODIFICADO UTILIZANDO CANETA LEITORA ÓPTICA", objeto desta solicitação de patente de invenção, compreende um sistema composto de um tocador de áudio digital (1 ) que em conjunto com uma caneta (2) leitora óptica OID {Optical Identification Device) é capaz de ler os microcódigos (3) impressos em uma folha (4) de papel, graças ao firmware gravado no microcontrolador (5) que faz a interface e associação dos microcódigos (3) com o sistema de indexação e busca lógica do arquivo de áudio a ser tocado ou gravado na memória (6) de dados do aparelho. [0023] Mais particularmente, o sistema inventado compreende um tocador (1 ) de áudio digital que também é gravador nos mais variados formatos, tipo WAV, OGG, WMA, preferencialmente em MP3, em que os arquivos de áudio são armazenados em memória (6). Essa memória (6) pode ser gravada via USB no próprio aparelho ou externamente no caso de pendrive ou cartão SD. Os arquivos de áudio recebem uma denominação simples e são dispostos em diretórios, pastas e subpastas no sentido de facilitar e agilizar o processo do buscador do gerenciador de arquivos do microcontrolador (5). É nesse bloco, contendo o microcontrolador (5) que roda o firmware responsável por receber os códigos lidos pela caneta óptica (2) transformá- los em números relativos à posição na folha (4) (com os microcódigos impressos), buscar o arquivo relativo a essas posições e tocar o play deste arquivo direto no bloco tocador, que então reproduz o áudio nos alto-falantes ou fones (7), (8), (9). Assim, pode-se dizer que a inovação consiste na atuação do firmware associada a correta codificação e disposição do index na folha (4) com os microcódigos (3) impressos resultando em um processamento de gerenciamento de busca de arquivos muito rápido, e por ser dedicado não havendo necessidade de sistema operacional para seu funcionamento. O firmware faz a interface dos microcódigos impressos na folha com a caneta que os associa com o sistema de indexação e busca lógica do arquivo de áudio a ser tocado ou gravado. Portanto, ao tocar um microcódigo em uma posição da folha com a caneta o capítulo, ou frase daquela posição irá buscar na memória o arquivo de áudio que será tocado imediatamente. Como comentado, o tocador de áudio digital (1 ) também tem a capacidade de gravar por meio de um microfone (10) ou então pela entrada de áudio-linha (1 1 ) atribuindo maior versatilidade ao sistema. No caso de um cardápio, por exemplo, pode-se fazer a remarcação e / ou regravação dos valores dos preços, detalhamento de algum ingrediente e adicionar / melhorar a tradução e ou descrição em diversos idiomas, com este recurso. Os arquivos de áudio são armazenados na memória (6) de modo que se tenha poucos níveis de diretório, pastas e subpastas visando tornar o sistema de busca mais veloz, sendo esse conceito mais do que suficiente para a indexação dos audiobooks existentes; seja por: tipo, livro, capítulo, versículo, assunto, página, parágrafo, ano, mês , dia, etc. Outro ponto importante e inovador é o arranjo físico-geométrico dos parâmetros da folha (4), como as imagens, os textos, as cores, as texturas, relevo, impressão em Braille e claro a impressão microcodificada, tudo planejado para facilitar e agilizar o acesso, assim como reduzir as dificuldades de certos usuários com algum tipo de limitação el ou dificuldade. O indexador e o sistema propostos prevêem a vocalização rápida em qualquer idioma, para tanto bastando tocar a figura com as bandeiras (X) e mudar o endereçamento do arquivo de áudio, processo esse bastante simples haja vista ser implementado no firmware do aparelho, por exemplo, acrescentando um offset no endereço do arquivo para cada idioma desejado. Complementa o sistema, uma carteia auxiliar (12) igualmente acionada pela caneta (2) destinada a executar comandos e configurações do tocador de áudio, similares a um aparelho multimídia comum com funções de avanço, play, volume, record, stop entre outras. Por fim, o sistema apresenta uma bateria (13), um carregador (14) interno, display (15) e LEDs (16) informativos.

[0024] A folha (4), nesta forma de viabilização da invenção, é retratada pela indexação da bíblia dividida em três tabelas (T1 , T2, T3), onde (T1 ) é o velho testamento, (T2) o novo testamento e (T3) os capítulos, sendo cada tabela diferenciada por uma cor diferente e identificada com o nome do livro e última tabela como capítulo. Isso visa dar o máximo de referência e discriminação visual / associações para o usuário final, principalmente aqueles com dificuldade de leitura como os idosos, os deficientes visuais, crianças, analfabetos, etc. A impressão em Braille na folha (4) permite ao deficiente visual manuseá-la da mesma forma que uma pessoa com a visão normal acessando os arquivos de maneira tão rápida quanto. A folha também apresenta quadrículos com imagens de bandeiras para troca de idiomas (X) e para comando de tocar o áudio (Y).