Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DISPOSABLE HOLDER FOR GARBAGE BAGS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/009994
Kind Code:
A1
Abstract:
A disposable holder for garbage bags has been developed to serve as an auxiliary inner holder for keeping open and stabilising garbage bags while they are being filled, and comprises a component which is initially flat and rectangular and has zones with folds (D) and detachable perforated zones (P), such that after the holder is folded (D) and the perforated zones (P) are detached, the holder is self-bearing and can be placed in the top opening of the garbage bag.

Inventors:
BERGER DEL ZOTTO, Nilton Jorge (Rua Caubi 252, Perdizes-000 São Paulo, SP, CEP-05010, BR)
Application Number:
BR2017/000074
Publication Date:
January 18, 2018
Filing Date:
July 13, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BERGER DEL ZOTTO, Nilton Jorge (Rua Caubi 252, Perdizes-000 São Paulo, SP, CEP-05010, BR)
International Classes:
B65B67/12; B65D33/00; B65D33/02; B65F1/14
Foreign References:
US3983914A1976-10-05
US5014943A1991-05-14
US4037778A1977-07-26
US5271589A1993-12-21
FR2798643A12001-03-23
BR8100159U2002-09-03
US6679462B12004-01-20
BRMU8502512U2007-07-24
GB2488343A2012-08-29
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1») "SUPORTE DESCARTÁVEL PARA SACOS DE LIXO", tem por finalidade facilitar a abertura e estabilização de sacos de lixo, durante seu preenchimento, sem utilização de lixeiras ou similares.

2a) "SUPORTE DESCARTÁVEL PARA SACOS DE LIXO", de acordo com a 1a reivindicação, caracterizado pelo ajuste preciso podendo ser simples, complexo com assessórios, de baixo custo ou até mesmo sofisticado e luxuoso, pode conter efeitos decorativos, publicidades, descritivos, tampa, podendo ser feito em papelão, plástico, metal ou qualquer material que tenha a resistência Idea, descartável, podendo ser reciclado e reciclável.

3») "SUPORTE DESCARTÁVEL PARA SACOS DE LIXO", de acordo com a 2a reivindicação, caracterizado peto ajuste preciso podendo ser individualizado, seguindo os padrões dos tamanhos dos sacos de lixo, ou ate mesmo ser universal, onde o próprio usuário ajusta o tamanho do suporte ao saco de lixo.

Description:
"SUPORTE DESCARTÁVEL PARA SACOS DE LIXO"

CAMPO TÉCNICO

Trata a presente invenção, de um instrumento da área da prevenção em saúde, notadamente desenvolvido para atuar como auxiliar na abertura e estabilização de sacos de lixo, durante a fase de enchimento, sem a necessidade lixeiras.

FUNDAMENTOS DA TÉCNICA

Este invento se trata de um suporte descartável para abertura e estabilização de sacos de lixo, durante seu enchimento.

Quando pesquisamos a literatura, nos deparamos que existe uma grande preocupação com o lixo urbano, na cidade de São Paulo. Segundo as concessionárias coletoras de lixo Ecourbis e Loga, em 2015, são coletados diariamente 20 mil toneladas de lixo por dia, sendo entre resíduos domiciliares, resíduos de saúde, restos de feiras livres, podas de árvores, entulhos, etc. Só de resíduos domiciliares são cerca de 12 mil toneladas por dia.

Para colher todo este material descartado, são utilizadas lixeiras, urnas, coletores, organizadores, entre outros. Muitas pessoas, para economizar tempo, ao invés de deslocar tambores, baldes ou mesmo suportes de lixo, utilizam o saco de lixo simplesmente, onde se adquire uma grande dificuldade em enchê-lo, com o auxílio de uma pá, sem derramar seu conteúdo. Muitas vezes, são necessárias duas pessoas para abrirem a boca do saco, para evitar tal derramamento da sujeira recolhida.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

Pensando em incrementar melhorias ao mercado consumidor, o requerente, depois de inúmeras pesquisas desenvolveu a "Suporte Descartável para Sacos de Lixo", um instrumento da área da prevenção, notadamente desenvolvido para atuar como auxiliar na abertura e estabilização de sacos de lixo, durante a fase de enchimento, sem a necessidade lixeiras.

A grande vantagem de utilização desse produto é sem dúvida, a possibilidade de ter um suporte, junto a embalagem dos sacos de lixo, sem ter que aplicar qualquer modificação ou alteração das funções existente, adaptando-se a todos os modelos dos mesmos.

O equipamento pode ser didaticamente complementado nos subconjuntos abaixo:

01) Expectativa de uso: Sacos de lixo domiciliares, da área saúde, feiras livres, entre outros.

02) Material de fabricação: pode conter papelão, plástico, papel, metal entre outros; que se possa conter a resistência necessária, para buscar tal abertura e resistência.

03) Utilidade: Melhorar a praticidade de uso, descartando a necessidade de suportes tais como: baldes, lixeiras, urnas, coletores, entre outros.

04) Complexidade: Pode variar de acordo com o gosto do usuário final, podendo ser simples e barato, até luxuoso e valioso.

06) Género: Pode ter diferenciação nos formatos e aplicações, para uso masculino e feminino. 07) Diversificação: Pode ter formatos especiais para idosos, jovens ou deficientes físicos.

08) Modelos: Pode ter infinitos modelos, formatos, estampas e cores diferentes, publicidade e respeitar o padronização do descarte de resíduos, tais como: metal, papel, vidro e orgânicos.

09) instalação: De simples instalação, remoção ou substituição. Podendo ser instalado ou substituído (os modelos mais simples) pelo próprio adquirente.

10) Descarte: Pode ser descartável, reciclável e reciclado.

11) Aplicação: Sem limite de aplicação, podendo ser aplicado a todos os tipos, formatos e tamanhos dos sacos de lixo.

12) Tamanho aproximado: Pode variar de tamanho, de acordo com sua necessidade, desde que não perca a estabilidade e a finalidade.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

Ao complementar a presente descrição, de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento, e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:

Na página 1/4, a figurai , a mostra uma vista superior do suporte descartável, contendo aspecto retangular, apresentando dobras, sendo representadas por linhas contínuas e picotes para destaque, sendo representados por linhas pontilhadas. Na figura 1.b, nesta mesma página 1 , demonstra o destaque das duas porções laterais, iniciando a forma ideal para o suporte descartável para saco de lixo.

Na página 2, a figura 2. a mostra duas áreas distintas, uma para picotar (P) e áreas de dobras(D). A figura 2 b representa e demonstra o suporte descartável para lixo montado e pronto para uso, com as áreas picotadas e dobradas corretamente.

Na página 3, a figura 3. a esquematiza a primeira dobra principal a ser feita, formando a primeira aba e a figura 3.b demonstra a segunda dobra principal, formando a segunda dobra principal, favorecendo a criação de 2 abas de sustentação. Na figura 3 c, observamos que em ambas as abas de sustentação apresentam picotes, representados por linhas pontilhadas, que devem ser destacados, criando-se pés de sustentação. Na figura 3. d, verifica-se a estabilidade e sustentação da estrutura do suporte descartável para lixo e também o destaque do picote central circular, formando a tampa do suporte para lixo, sendo representado pela linha pontilhada. A figura 3.f representa o suporte descartável para sacos de lixo sendo introduzido, onde devemos testar a estabilidade e a sustentação de todo o conjunto. Devemos salientar, que em casos de lixo contaminado, molhado ou mesmo úmido, deve-se introduzir o saco de iixo por dentro do suporte descartável, abraçando as abas de sustentação. Este cuidado permite a reutilização do suporte durante o manuseio de uma certa quantidade de sacos de lixo, ou enquanto permanecer sua forma e função.

Na página 4, a figura 4 a representa o saco de lixo sustentado peio suporte descartável. Na figura 4.b, representa o saco de lixo sendo preenchido e o suporte executando sua função de estabilidade e sustentação. Quando o lixo chegar da altura das abas do suporte, devemos tracionar o conjunto (saco/suporte) para cima, buscando que o lixo se acomode na parte inferior do saco, favorecendo a estabilidade e deslocando o suporte superiormente. Lembramos que o suporte pode ser removido e utilizado novamente se estiver livre de contaminação. Se no caso estiver contaminado ou danificado, pode ser descartado e empacotado no próprio saco de lixo

Como existem infinitas variações e possibilidades de modos, formatos, cores e tipos de materiais, neste caso e modelo, toda a terminologia apresentada é a título de ilustração e não de limitação.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

Com referências aos desenhos ilustrados, a presente Invenção "Suporte Descartável para Sacos de Lixo", um instrumento da área da prevenção em saúde, notadamente desenvolvido para atuar como auxiliar na abertura e estabilização de sacos de lixo, durante a fase de enchimento, sem a necessidade lixeiras .

A grande vantagem de utilização desse produto é sem dúvida, a possibilidade de ter um suporte, junto a embalagem dos sacos de lixo, sem ter que aplicar qualquer modificação ou alteração das funções existente, adaptando-se a todos os modelos dos mesmos. O equipamento pode ser didaticamente complementado nos subconjuntos abaixo:

01) Expectativa de uso: Sacos de lixo domiciliares, da área saúde, feiras livres, entre outros.

02) Material de fabricação: pode conter papelão, plástico, papel, metal entre outros; que se possa conter a resistência necessária, para buscar tal abertura e resistência.

03) Utilidade: Melhorar a praticidade de uso, descartando a necessidade de suportes tais como: baldes, lixeiras, urnas, coletores, entre outros.

04) Complexidade: Pode variar de acordo com o gosto do usuário finai, podendo ser simples e barato, até luxuoso e valioso.

06) Género: Pode ter diferenciação nos formatos e aplicações, para uso masculino e feminino.

07) Diversificação: Pode ter formatos especiais para idosos, jovens ou deficientes físicos.

08) Modelos: Pode ter infinitos modelos, formatos, estampas e cores diferentes, publicidade e respeitar o padronização do descarte de resíduos, tais como: metal, papel, vidro e orgânicos. 09) instalação: De simples instalação, remoção ou substituição. Podendo ser instalado ou substituído (os modelos mais simples) pelo próprio adquirente.

10) Descarte: Pode ser descartável, reciclável e reciclado.

11) Aplicação: Sem limite de aplicação, podendo ser aplicado a todos os tipos, formatos e tamanhos dos sacos de lixo.

12) Tamanho aproximado: Pode variar de tamanho, de acordo com sua necessidade, desde que não perca a estabilidade e a finalidade.

Apesar do detalhamento da invenção, é importante entender que a mesma não limita sua aplicação aos detalhes e etapas aqui descritos. A invenção é capaz de admitir outras modalidades de ser praticada ou executada em uma variedade de modos, formatos, tipos de matérias, cores e aplicações. Deve ficar entendido que a terminologia aqui empregada é para a finalidade de descrição e não de limitação.