Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DYE COMPOSITION FOR MARKING ORGANIC TISSUE WITH ANAESTHETIC AND METHOD FOR APPLYING SAME
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/210889
Kind Code:
A9
Abstract:
The present invention relates to the technical field of dyes for marking organic tissue. It relates to a dye whose composition contains pigments, topical anaesthetics and absorption potentiator, used to visually mark a specific area of the surface of the organic tissue and concomitantly anaesthetize the marked area. The anaesthetic dye can be applied with a pen/stick. The invention simplifies procedures that require the marking of an anaesthetized region for subsequent intervention, saving time and anaesthetic and providing greater safety for patients. A method for applying said composition is also provided.

Inventors:
SANDIN JULIANA (BR)
VOLPATO DANIEL (BR)
SANDIN RODRIGO (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050133
Publication Date:
December 30, 2020
Filing Date:
April 18, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SANDIN JULIANA (BR)
VOLPATO DANIEL (BR)
SANDIN RODRIGO (BR)
HEXSEL DORIS MARIA (BR)
International Classes:
A61K31/167; A61K31/245; A61K47/02; A61P23/02
Attorney, Agent or Firm:
LEÃO BARCELLOS, Milton Lucídio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO que compreende um pigmento misturado a um anestésico, caracterizado por compreender;

- 5-30% em massa de um primeiro composto anestésico de base amida selecionado do grupo que consistem em lidocaína, prilocaína, mepivacaína, etidocaína, bupivacaína, ropivacaína, levobupivacaína;

- 3-25% em massa de um segundo composto anestésico de base éster selecionado do grupo que consistem em procaína e tetracaína; e,

- um sérum farmacologicamente aceitável que compreende pelo menos um pigmento.

2. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por compreender adicionalmente pelo menos um acelerador da ação anestésica selecionado do grupo que consiste em compostos obtidos a partir de etoxidiglicol dietilenoglicol monoetil éter, ureia, azona, ésteres de ácidos graxos, ésteres de benzoato, n- metil-2-pirrolidona, dimetil sulfóxido, mentol, ciclodextrinas, ácido oleico, fosfolipídeos ou qualquer combinação dos mesmos.

3. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o pelo menos um acelerador de ação anestésica ser um composto a base de etoxidiglicol dietilenoglicol monoetil éter.

4. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por o dito pelo menos um pigmento não penetrante e que permaneça temporariamente na superfície externa do tecido orgânico enquanto o composto anestésico é absorvido.

5. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por o primeiro composto anestésico ser lidocaína em uma concentração de 10 a 20 % em massa.

6. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por o segundo composto anestésico ser tetracaína a uma concentração de 5 a 15% em massa.

7. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO, de acordo a reivindicação 1 , caracterizada por dito o pelo menos um pigmento ser selecionado a partir de: dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de ferro, óxido de magnésio, óxido de manganês, quelato EDTA de cobre, pirofilita, vermelho ácido, silicato de magnésio, guaiazuleno, verde de bromocresol, azul de bromotimol, estearato de alumínio, estearato de zinco, estearato de cálcio, antocianinas, antocianinas, caramelo, lactoflavina, pigmento amarelo hansa, pigmento vermelho permanente, pigmento rubine permanente, pigmento vermelho BON, pigmento vermelho de alizarina, laranja perinone, azul ultramarino, rosa ultramarino, violeta ultramarino, violeta de manganês, azul da prússia, preto de carbono, amaranto, eritrosina, carmim, lacas insolúveis de bário, estrôncio e zircônio, ouro, prata, hidróxido de ferro, bourdeaux, panceau 4R, vermelho AC, azul patente, indigotina, carmim de índigo, azul brilante FCF, clorofila, clorofilina, clorofila cúprica, sais de sódio e potássio, caramelo l-IV, alumínio, amarelo crepúsculo FCF, amarelo brilhante, riboflavina, tartrazina, ácido carmínico, cochonilha, betacaroteno sintético e natural, anato, bixina, norbixina, urucum, rocú, páprica, capsorrubina, capsantina, licopeno, beta-apo- 8’-carotenol, ester metílico ou etílico do ácido beta, luteína, vermelho remolacha, betamina, carbonato de cálcio, cúrcuma, ou qualquer combinação dos mesmos.

8. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por dito pelo menos um pigmento ser dióxido de titânio. 9. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por dito pelo menos um pigmento ser um pigmento micronizado.

10. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por dito pelo menos um pigmento estar em uma concentração entre 0,5% e 20% em massa.

11. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por dito pelo menos um pigmento ser um pigmento visível somente sob aplicação de luz especial, do tipo luz visível ou ultravioleta.

12. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender ainda um gelificante selecionado a partir de poliacrilato de sódio, polieletrólitos aniônicos, resinas, argilas, bentonita, carboximetilcelulose, resinas de silicone, goma guar, goma xantana, goma de alfarroba, goma de acácia, talco, sílica pirogênica ou sílica precipitada ou qualquer combinação destes, em concentração de 0,5% a 6% em massa.

13. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por ser uma composição tixotrópica.

14. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender ainda um umectante selecionado a partir de cera de carnaúba, cera de candelila, cera de ozoquerita, propilenoglicol, glicerina.

15. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender ainda um conservante selecionado a partir de: imidazolidinil uréia; diazolidinil uréia; ácido benzoico; benzoato de sódio; ácido sórbico; sorbato de potássio; propilparabeno; metilparabeno; etilparabeno; butilparabeno.

16. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender ainda um vasoconstritor selecionado a partir de apraclonidina, brimonidina, clonidina, desglimidodrina, dexmedetomidina, dopamina, efedrina, epinefrina, epinina (N-metil-dopamina), etilnorepinefrina, fenilefrina, fenilpropanolamina, guanabenzo, guanfacina, l-dobutamina, levarterenol, lofexidina, mefentermina, metaraminol, metilfenidato, metoxamina, midodrina, mitodrina, mivazerol, moxonidina, nafazolina, norepinefrina, norfenilefrina, oximetazolina, pemolinapropilexedrina, propilexedrina, tetrizolina, tizanidina, xilometazolina, a-metildopa, a-metilnorepinefrina, (4,5-dihidro- 1 Himidazol-2-il)-(8-metil-quinoxalin-6-il)-amina, (4,5-dihidro-1 H-imidazol-2-il)- quinoxalin-5-il-amina, (5-bromo-2-metoxi-quinoxalin-6-il)-(4,5-dihidro-1 H- imidazol-2-il)-amina, (5-bromo-3-metil-quinoxalin-6-il)-(4,5-dihidro-1 H-imidazol- 2-il)-amina, (8-bromo-quinoxalin-5-il)-(4,5-dihidro-1 H-imidazol-2-il)-amina, (8- bromoquinoxalin-6-il)-(4,5-dihidro-1 H-imidazol-2-il)-amina, ou qualquer combinação dos mesmos.

17. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por a dita composição ser em forma de líquido, loção, gel, gel-creme, pomada, mousse, pasta, solução oleosa ou aquosa, pó ou bastão.

18. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO

ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por a dita composição apresentar uma viscosidade de 800 a 25 000 MPa.s-1, preferencialmente entre 800 e 10 000 MPa.s-1, mais preferencialmente entre 800 e 6000 MPa.s 1. 19. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o dito tecido orgânico ser a superfície cutânea.

20. CANETA OU HASTE OU TUBO PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO, caracterizada pelo fato de que compreende uma composição conforme definida na reivindicação 1.

21. MÉTODO DE APLICAÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO, caracterizado por compreender as etapas de:

a) selecionar um tecido orgânico de um paciente que se submeterá a um procedimento com necessidade de anestesia local;

b) aplicar a composição de tinta para marcação conforme definida na reivindicação 1 , ao dito tecido orgânico;

c) aguardar, entre 5 e 30 minutos, a anestesia do tecido a ser tratado;

d) realizar um procedimento invasivo ou minimamente invasivo na área marcada.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 03 de setembro de 2020 (03.09.2020).

1. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO TEMPORÁRIA DE TECIDO ORGÂNICO que compreende pigmento misturado a dois anestésicos, caracterizada por compreender;

- 5-30% em massa de um primeiro composto anestésico de base amida selecionado do grupo que consiste em lidocaína, prilocaína, mepivacaína, etidocaína, bupivacaína, ropivacaína, levobupivacaína;

- 3-25% em massa de um segundo composto anestésico de base éster selecionado do grupo que consiste em procaína e tetracaína;

- um veículo farmacologicamente aceitável que compreende água e glicerina, o dito veículo com densidade entre 0,95 e 1 ,20 g/ml e pH entre 4,5 e 6,5; e,

- pelo menos um pigmento insolúvel na dita composição.

2. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO TEMPORÁRIA DE TECIDO ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por compreender adicionalmente pelo menos um acelerador da ação anestésica selecionado do grupo que consiste em compostos obtidos a partir de etoxidiglicol dietilenoglicol monoetil éter, ureia, azona, ésteres de ácidos graxos, ésteres de benzoato, n-metil-2-pirrolidona, dimetil sulfóxido, mentol, ciclodextrinas, ácido oleico, fosfolipídeos ou qualquer combinação dos mesmos.

3. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO TEMPORÁRIA DE TECIDO ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o pelo menos um acelerador de ação anestésica ser um composto a base de etoxidiglicol dietilenoglicol monoetil éter.

4. COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO TEMPORÁRIA DE TECIDO ORGÂNICO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por o dito pelo menos um pigmento não penetrar na superfície externa do tecido orgânico e o composto anestésico ser absorvido pelo tecido orgânico.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
RELATÓRIO DESCRITIVO

COMPOSIÇÃO DE TINTA PARA MARCAÇÃO DE TECIDO ORGÂNICO COM ANESTÉSICO E MÉTODO DE APLICAÇÃO DA MESMA

Setor tecnológico da invenção

[001 ] De uma maneira geral, a presente invenção pertence ao setor tecnológico da indústria farmacêutica e se trata, mais especificamente, de uma tinta para marcação de tecido orgânico que possui em sua composição, além de pigmentos, anestésicos tópicos para uso em seres vivos. Tal tinta, com esta composição, serve para marcar uma área específica do tecido orgânico e concomitantemente anestesiar a área marcada. A presente invenção fornece ainda um método para aplicação desta composição.

Breve descrição da invenção

[002] Em procedimentos médicos, cirúrgicos e cosméticos, invasivos ou minimamente invasivos, em tecido biológico, como aqueles que envolvem punção, escarificação, exérese, ou qualquer outro procedimento que cause dor ou desconforto é comum o emprego de anestésicos tópicos, além da marcação da região do tecido com o objetivo de tornar preciso o ponto ou área onde ocorrerá o procedimento. Atualmente, e de forma rotineira, esses procedimentos são realizados utilizando-se pomadas ou cremes anestésicos em toda a área onde o procedimento será realizado, o que significa que uma grande quantidade de produto é utilizada em uma grande área de tecido orgânico, aumentando os riscos de efeitos. Na maioria desses procedimentos, apenas alguns pontos da pele serão tratadas, quando seria suficiente a anestesia desses poucos pontos ao invés de anestesiar toda a região. Somente depois da região estar previamente anestesiada, então ocorrerá a limpeza do local com remoção do anestésico e a marcação do local específico a ser tratado. Pensando em diminuir o tempo desses procedimentos, minimizar o uso desnecessário de grandes quantidades de anestésicos, consequentemente, e aumentar a segurança do procedimento, a presente invenção uniu essas duas etapas: marcação + anestesia tópica, permitindo a criação de produtos que sinalizem os locais que serão tratados e ao mesmo tempo anestesie seletivamente os pontos necessários, repercutindo em eficácia e segurança para os pacientes..

Estado da técnica

[003] Tintas para marcação de diversas superfícies de tecidos biológicos/orgânicos são conhecidas na técnica. Em algumas modalidades, tais tintas são aplicadas com o uso de canetas de marcação do tecido biológico, como por exemplo, as da empresa Viscot, com tintas nas cores verde, vermelha e branca, ou ainda de outros fabricantes como Medline, Medchoice, etc.

[004] Anestesia previa em geral é requerida antes da maioria dos procedimentos minimamente invasivos ou invasivos. Os procedimentos de marcação de tecido biológico/orgânico, tais como pele, mucosas, entre outros, são feitos atualmente após a aplicação de anestésicos tópicos em toda a área, que são posteriormente removidos, para então o tecido biológico ser marcado e o ser iniciado No entanto, a possibilidade de fabricação de uma tinta para marcação específica de tecidos orgânicos ou biológicos que contenham anestésicos em sua composição, pouparia a quantidade de anestésico a ser usada e diminuiria a área exposta ao anestésico tópico, minimizando efeitos colaterais, poupando o tempo do profissional e, ao mesmo tempo fornecendomais conforto e segurança aos indivíduos que, posteriormente, são submetidos aos referidos procedimentos.

[005] Os anestésicos tópicos, amplamente utilizados emprocedimentos médicos, cirúrgicos e cosméticos apresentam efeito exclusivo de analgesia, sem qualquer outra função, e apresentam usos e formas de aplicação diversos, sendo o mais comum, nesses casos, a aplicação em cremes ou pomadas contendo um ou mais anestésicos tópicos na formulação, e são aplicados em toda a área em que o procedimento será realizado, observando-se a limitação da quantidade que os mesmos podem ser utilizados com segurança.

[006] Em alguns procedimentos cosméticos minimamente invasivos, é comum que várias áreas de um paciente requeiram anestesia prévia ao início de um procedimento, tais como por exemplo, múltiplas micropunções. Após o exame físico da área e planejamento do procedimento a ser adotado, normalmente se aplica um anestésico tópico de conhecimento comum na técnica em uma área ampla do tecido biológico que será tratada, tal como toda a face. Destaca-se que, muitas vezes, anestésicos tópicos aplicados em toda a face de um paciente, podem acarretar a absorção excessiva de anestésicos, levando a uma toxicidade perigosa ao paciente. Existem, ainda, procedimentos que são feitos simultaneamente na face e em outras áreas do corpo, fato que requereria o uso dos anestésicos tópicos em áreas ainda maiores do que a face, atualmente limitado riscos graves à saúde do indivíduo.. Posteriormente à anestesia do tecido biológico, o profissional habilitado a realizar o procedimento marca com uma caneta de marcação comum as regiões a serem tratadas.

[007] O documento de patente US2008131527 - TOPICAL ANALGESIC COMPOSITION apresenta uma composição analgésica tópica para utilização numa ferida aberta significativa, compreendendo a referida composição pelo menos um agente anestésico local e um transportador para formar uma barreira duradoura sobre a ferida aberta, e para promover e prolongar o contato do agente anestésico com a ferida, em que a composição proporciona um efeito analgésico para além do que é atribuível ao agente anestésico, enquanto a barreira cobre a ferida. A composição pode ser aplicada como um spray em gel, emulsão, pó, solução, creme, suspensão ou espuma, de modo a perturbar o ferimento o mínimo possível. Além dessas características, pode conter um

FOLHA RETIFICADA (REGRA 91 ) ISA/BR marcador para identificar a aplicação do produto no tecido biológico, sendo que o marcador pode ser um corante/pigmento. O referido documento não apresenta uma composição para ser aplicada em tecidos íntegros e não tem a função de anestesiar apenas pequenos pontos que serão tratados, já que o corante utilizado como marcador é misturado à solução de forma a se difundir juntamente ao anestésico, tendo a única função de identificar o alcance de difusão deste no tecido biológico, e não realizar marcação intencional do tecido antes da realização de procedimentos cirúrgicos ou cosméticos posteriores. Nesse caso o objetivo é uma anestesia em região extensa de ferida (tecido biológico não íntegro), com tempo de duração longa e duradoura, bem diferente da descrição atual onde se busca uma analgesia com rápido inicio de ação e duração curta, pois não há necessidade de durar mais do que o tempo para realização do procedimento, a marcação limitada exclusivamente aos pontos necessários. Isso tudo resulta em uma anestesia local mais eficaz e segura, pois a quantidade e a extensão do tecido biológico a receber tais anestésicos são muito menores.

[008] O documento de patente KR20020026402 - COMPOSITION FOR TOPICAL APPLICATION CONTAINING LOCAL ANESTHESIA AS ACTIVE INGREDIENT AND PYRROLIDINE DERIVATIVE AS SKIN PERMEATION ENHANCER apresenta uma composição para aplicação tópica, cuja composição contém um anestésico local como um ingrediente ativo e um derivado de pirrolidina como um potenciador da permeação da pele para melhorar a taxa de permeação da pele. A composição para aplicação tópica contém: 0,2-20% em massa de anestésico local, como ingrediente ativo e 5-30% em massa de derivado de pirrolidina, como um potenciador de permeação da pele. Contém, ainda, 5-50% em massa de solvente e 0,5-25% em massa de espessante. Além disso, contém aditivos farmaceuticamente aceitáveis, tais como agentes hidratantes, pigmentos, conservantes, agentes estabilizantes, tampão, agentes reguladores de pH e semelhantes. O referido documento não apresenta um pigmento em sua composição responsável para realizar uma marcação prévia de tecido biológico do paciente, não servindo como marcador anestésico cutâneo, como o descrito.

[009] O documento de patente US2008085245 - TOPICAL

ANESTHETIC COMPOSITION apresenta um método para proporcionar anestesia a um indivíduo com uma ferida, tal como uma laceração, uma incisão cirúrgica, uma úlcera, uma abrasão ou uma queimadura. O método compreende em aplicar topicamente à ferida uma composição compreendendo: pelo menos um agente anestésico local; um agente gelificante hidrofílico ou hidroalcoólico; um agente antisséptico; um vasoconstritor; e um marcador detectável tal como um corante alimentar, em que quando a composição é aplicada topicamente à ferida do indivíduo, a presença do agente anestésico no sujeito é indicada pelo marcador detectável. O método foi desenvolvido principalmente para anestesiar feridas abertas de animais. O referido método não é aplicável para efetiva marcação de locais para posterior realização de procedimentos médicos cirúrgicos ou cosméticos, uma vez que o corante adotado tem a função de indicar a presença do agente anestésico, e não de permanecer na região marcada na superfície do tecido para delimitar o local anestesiado; além disso, o referido método tem aplicação em feridas abertas, não resolvendo o problema técnico de garantir a absorção do anestésico e a não absorção do pigmento em tecidos orgânicos íntegros, por exemplo.

[0010] O documento de patente W02007022090 - TOPICAL DELIVERY WITH A CARRIER FLUI D apresenta formulações de aerossol em spray capazes de fornecer alta concentração de materiais contendo agente ativo e / ou excipiente. O ingrediente ativo pode ser qualquer agente farmaceuticamente ativo, mas é de preferência um antibiótico, um anti- histamínico, um anestésico, um anti-inflamatório e / ou um adstringente. A formulação também pode conter um ou mais excipientes farmacologicamente aceitáveis, tais como antioxidantes, estabilizantes, perfumes, corantes,

FOLHA RETIFICADA (REGRA 91 ) ISA/BR viscosificantes, emulsionantes, surfactantes e suas combinações. As referidas formulações não permitem uma marcação fina de regiões de tecido orgânico a serem submetidas a tratamentos médicos, cirúrgicos ou cosméticos, invasivos e minimamente invasivos em tecido biológico, e tampouco garante uma efetiva ação do anestésico através do tecido no qual é aplicado.

[001 1 ] O documento pedido de patente americano US 2018/0000757 apresenta uma composição anestésica apresentando uma mistura de lidocaína e tetracaína para fabricação de um anestésico sólido local que compreende ainda álcool polivinílico, água e um agente emulsificante. Um dos inconvenientes desta invenção é que dita composição deve ser resfriada. A presente invenção difere-se deste pedido de patente uma vez que fornece uma composição de anestésico e corante passível de ser entregue ao tecido orgânico que compreende uma composição diferente desta anterioridade e ainda contém um pigmento para marcação do local a ser tratado, causando uma analgesia localizada e de forma segura.

[0012] O anestésico da empresa Galderma, conhecido como Pliaglis, apresenta uma composição de 7% de lidocaína e 7% de tetracaína para utilização tópica em tecidos orgânicos de pacientes que necessitam de analgesia. É declarado na bula desta formulação que tal composição necessita de refrigeração. Não é tampouco revelado em qualquer documento de patente relacionado com esta invenção a possibilidade de coloração do dito creme. Assim, a presente invenção também se distancia bastante deste produto, uma vez que a presente composição da invenção pode ser armazenada à temperatura ambiente e por conter pigmentos. Desse modo, as composições reveladas neste documento servem para anestesiar e marcar o local a ser tratado, otimizando a quantidade de anestésico a ser aplicada, aumentando assim, a segurança do procedimento. [0013] A publicação internacional WO 2019057822 apresenta em sua formulação uma tinta anestésica para tatuagens, composta por uma composição de 6 a 20% de anestésicos, preferencialmente lidocaína e benzocaína. Esses anestésicos junto dos pigmentos são aplicados pelas agulhas, sendo que o objetivo é anestesiar o ato da tatuagem. Como o anestésico é depositado dentro da pele junto do pigmento utilizado para tatuar a pele, o objetivo do pigmento nesse caso é realmente tatuar definitivamente a pele, e não marcar o local que será anestesiado e posteriormente tratado através de procedimentos médicos, cirúrgicos ou cosméticos, invasivos e minimamente invasivos. Trata-se portanto de procedimento onde o anestésico é colocado dentro da pele através de agulhas, o que aumenta o risco de efeitos adversos graves como intoxicação e não traz precisão ao local a ser anestesiado.

[0014] Inúmeros fatores farmacológicos determinam a penetração e a eficácia de um agente farmacologicamente ativo no tecido orgânico, incluindo a lipossoiubilidade, a capacidade de iigação proteica, o pKa e a vasodilafação local. Moléculas lipoffiícas rapidamente se difundem através da epiderme e dentro das terminações nervosas Uma vez na derme, as moléculas com alta capacidade de ligação a proteínas são maís estáveis e determinam analgesia ais prolongada No atual estado da técnica há documentos que apresentam anestésicos tópicos que possuem alguma forma de corante/pigmentação para identificação da aplicação dos mesmos em tecido orgânico para resolver a dor resultante da injúria cutânea. No entanto, corantes para identificação da presença de anestésicos em tecido orgânico íntegro não podem ser efetivamente aplicados para a solução do problema técnico de marcação de regiões a serem submetidas a procedimentos médicos, cirúrgicos ou cosméticos, invasivos e minimamente invasivos em tecido biológico, na medida em que a trajetória dos corantes, de acordo com o estado da técnica, segue a trajetória de difusão no tecido dos compostos farmacologicamente ativos aplicados, dificultando uma marcação precisa e ocasionando absorção

FOLHA RETIFICADA (REGRA 91 ) ISA/BR desnecessária do corante pelo organismo do paciente. Não há garantia de que as tintas descritas no estado da técnica permitam uma marcação precisa da região desejada, que não tatuem o tecido, ou que não ocorra escorrimento, excessiva absorção e consequentes efeitos colaterais, bem como desperdício de anestésico durante a marcação do tecido biológico. Dessa forma, entende-se que não foi fornecida, até o momento, uma tinta para marcação de tecido orgânico para procedimentos médicos, cirúrgicos ou cosméticos, invasivos e minimamente invasivos em tecido biológico/orgânico que permita uma marcação precisa, estável, com rápida mas baixa absorção dos anestésicos tópicos, que seja facilmente removível da região, e, ao mesmo tempo, realize uma rápida e efetiva anestesia local, com mínima absorção do anestésico pelo tecido.

Novidades e Objetivos da invenção

[0015] A tinta para marcação de tecido orgânico com anestésico, revelada neste relatório, possui formulação diferenciada responsável por garantir efeitos técnicos inesperados em vista do estado da técnica. É um objetivo da invenção anestesiar e marcar, rápida e efetivamente, apenas a região que será submetida aos procedimentos médicos, cirúrgicos ou cosméticos, invasivos e minimamente invasivos em tecido biológico, que cause desconforto ou dor ao paciente, utilizando a composição da presente invenção que compreende, além de pigmentos para marcar a região desejada, anestésicos tópicos que deixam a área anestesiada para o procedimento. Alternativamente, tal composição pode compreender produtos que acelerem a ação do anestésico e garantam um melhor controle da dor.

[0016] Outro objetivo da invenção é eliminar a dupla etapa de preparação do tecido biológico a ser anestesiado para procedimentos dolorosos. Atualmente, é de conhecimento de um técnico no assunto passar anestésico tópico em toda a região a ser tratada, aguardar o efeito do mesmo, limpar a pele para somente depois marcar os pontos em que serão realizados os procedimentos. A presente invenção fornece uma composição para marcação de tecido biológico/orgânico, tais como pele, mucosa e outros tecidos quaisquer de seres vivos, que compreende um corante ou pigmento, juntamente com pelo menos um anestésico, para tornar os procedimentos médicos, cirúrgicos e cosméticos mais seguros, práticos e rápidos.

[0017] Dessa forma, o fornecimento de uma tinta para marcação de tecido orgânico com anestésico simplifica os procedimentos médicos, cirúrgicos ou cosméticos, invasivos e minimamente invasivos no tecido biológico que causam dor nos indivíduos. Anteriormente este procedimento precisava ser feito em quatro etapas (anestesia - remoção do anestésico excedente - marcação da pele - punção) e que agora pode ser feito em somente duas etapas (marcação com anestesia - punção). O corante tem a função de pigmentar o tecido orgânico, marcando a região onde ocorrerá o procedimento e que, concomitantemente, será anestesiada. Os anestésicos têm função de anestesiar o tecido orgânico marcado com a tinta e que será portanto submetido ao procedimento. Outros produtos podem opcionalmente ser adicionados à esta composição para acelerar a absorção dos anestésicos, resultando em um efeito anestésico em menor tempo que o conhecido na técnica.

[0018] Em uma modalidade adicional, é fornecido um método para aplicação da referida tinta anestésica, que confere uma maior certeza e precisão que o ponto marcado para o procedimento esteja anestesiado. Tal método de marcação específica de sítios onde será feito o procedimento evita o desperdício do anestésico e traz segurança, principalmente quando várias regiões são tratadas. Portanto, sem essa técnica, o indivíduo seria exposto a uma grande quantidade de anestésico que poderia causar intoxicação ou até a sua morte. Tal método permite que o procedimento subsequente seja indolor por limitar precisamente os pontos a serem injetados e prevenir os efeitos colaterais resultantes da anestesia de grandes áreas de tecido biológico.

Descrição Detalhada da Invenção

[0019] Em uma primeira modalidade, a presente invenção propõe uma composição de tinta para marcação de tecido orgânico que resulte em analgesia localizada segura, compreendendo:

- pelo menos um pigmento;

- pelo menos um anestésico de ação rápida; e, opcionalmente, pelo menos um acelerador de anestesia.

[0020] Em uma dada modalidade, a composição de tinta para marcação de tecido orgânico pode ser tal que o dito pelo menos um pigmento permanece na superfície externa do tecido orgânico, marcando-o, enquanto o anestésico tópico atinge seu alvo de ação. De acordo com uma modalidade, o dito pigmento pode ser sólido, líquido, dissolvido ou não em um meio farmacologicamente aceitável, etc. Em uma modalidade, a coloração do pigmento pode ser identificada por luz específica, por exemplo, ultravioleta. Os anestésicos locais reduzem a excitabilidade das fibras nervosas sensíveis, bloqueiam o influxo de íons sódio através da interação com um local de ligação no interior da membrana do canal de íons sódio e, assim, impedem a formação de potenciais mecanismos de ação necessários para a condução da dor. O resultado é um bloqueio da transmissão de estímulo das células nervosas, causando analgesia local.

[0021] Em uma modalidade, é adotado um pigmento que não seja absorvido pela epiderme ou outro tecido orgânico em que é aplicado, conforme conhecido pelo técnico no assunto. Assim, o anestésico tópico pode atravessar

FOLHA RETIFICADA (REGRA 91 ) ISA/BR a barreira cutânea e agir nas terminações nervosas, enquanto o pigmento não é absorvido pelo tecido, permanecendo em sua superfície para marcação do local a ser tratado. Isso confere inúmeras vantagens, reduzindo as implicações toxicológicas potenciais da absorção de um corante que viesse a ser absorvido em conjunto com o anestésico, evitando a pigmentação não intencional de áreas além daquela que se deseja marcar, e garantindo melhor visualização da área marcada ao profissional da saúde que irá realizar o procedimento no tecido biológico de um indivíduo.

[0022] Anestésicos locais particularmente preferidos são selecionados do grupo que consiste em lidocaína, mepivacaína, prilocaína, articaína, bupivacaína, dibucain, ropivacaína, etidocaína, diclonina, procaína, benzocaína, 2-cloroprocaína, oxibuprocaína, tetracaína, fomocaína, campocaína. , Levobupivacaína, Oxiprocain, Hexylcain, Dibucain, Piperocaine, Butamben, Butambenpikrate, Dimethisoquinhydrochlorid, Diperodon, Dyclonin, Ketamine, p- Butylaminobenzoesâure, Pramoxin e seus sais farmacologicamente aceitáveis, bem como misturas destes. Tais anestésicos são divididos em anestésicos à base de amida e de ésteres. Os anestésicos a base de amida mais comuns incluem lidocaína, prilocaína, mepivacaína, etidocaína, bupivacaína, ropivacaína, levobupivacaína, ou qualquer combinação dos mesmos. Os anestésicos de base éster mais utilizados são procaína, benzocaína e tetracaína, ou uma combinação dos mesmos.

[0023] Em uma modalidade, a composição da invenção compreende pelo menos um anestésico de base amida. Em outra modalidade, a tinta anestésica é fornecida com um anestésico de base éster. Em uma terceira modalidade, preferencial, a tinta anestésica compreende uma mistura de ambas as bases, por exemplo, um anestésico de base éster e um anestésico de base amida. [0024] Em uma concretização, a dita composição pode compreender lidocaína em uma concentração de 2 a 30% em massa como um primeiro anestésico e, opcionalmente, tetracaína em uma concentração de 3 a 30% em massa, ou qualquer combinação das mesmas.

[0025] Preferencialmente, adota-se uma mistura de lidocaína e tetracaína. Preferencialmente, a concentração de lidocaína é de 10 a 20% em massa. Mais preferencialmente, a concentração de lidocaína é de 15% em massa. Preferencialmente, concentração de tetracaína é de 5 a 10% em massa. Mais preferencialmente, a concentração de tetracaína é de 7% em massa. Essas concentrações podem variar de acordo com a sensibilidade do indivíduo e do tipo de procedimento a ser realizado, se pouco ou muito doloroso.

[0026] Lidocaína e tetracaína são combinações clássicas de medicamentos para produzir analgesia local na pele Intacta, antes de procedimentos médicos, cirúrgicos ou cosméticos, invasivos e minimamente invasivos na pele. A lidocaína atua como anestésico durante o procedimento médico. Outros anestésicos podem ser utilizados na composição sem prejuízo, sendo possível sua combinação quando esta comprovadamente não oferecer riscos ao paciente.

Em uma concretização, o dito pelo menos um pigmento é selecionado a partir de: dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de ferro, óxido de magnésio, óxido de manganês, quelato EDTA de cobre, pirofilita, vermelho ácido, silicato de magnésio, guaiazuleno, verde de bromocresol, azul de bromotimol, estearato de alumínio, estearato de zinco, estearato de cálcio, antocianinas, antocianinas, caramelo, lactoflavina, pigmento amarelo hansa, pigmento vermelho permanente, pigmento rubine permanente, pigmento vermelho BON, pigmento vermelho de alizarina, laranja perinone, azul ultramarino, rosa ultramarino, violeta ultramarino, violeta de manganês, azul da prússia, preto de carbono, laca de amaranto, laca de eritrosina, laca carmim, lacas insolúveis de bário, estrôncio e zircônio, ou qualquer combinação dos mesmos.

[0027] Em uma modalidade preferencial, o dito pigmento é o dióxido de titânio. De um modo preferencial, tal pigmento é fornecido na dita composição sob a forma de um sérum que contém o pigmento de dióxido de titânio. Preferencialmente, o dito pelo menos um pigmento é um pigmento micronizado. Preferencialmente, o dito pelo menos um pigmento está em uma concentração entre 0,5% e 20% em massa, mais preferencialmente entre 1 % e 10% em massa. Tal pigmento tem a vantagem de ser hipoalergênico.

[0028] Para permitir uma melhor eficiência de aplicação do produto, é importante que este possua uma viscosidade adequada, garantindo assim que o produto seja viscoso o suficiente para que não escorra ao longo do local aplicado (tecido orgânico) o que poderia gerar desperdícios e analgesia de regiões indesejadas, ou mesmo borrando a marcação do local e não anestesiando corretamente o local desejado. Ainda, ao mesmo tempo, o dito produto não pode ser viscoso demais, o que prejudicaria sua aplicação no tecido orgânico, podendo inclusive perturbar a homogeneidade de aplicação de anestesia no tecido.

[0029] Dessa forma, as medidas a seguir podem ser adotadas para atingir características satisfatórias de viscosidade. Em uma modalidade, pode ser adotado um pigmento que, em dispersão, contribua para alterar a viscosidade do produto até os níveis desejados. Por exemplo, pode ser utilizado um pigmento inorgânico micronizado, incluindo, por exemplo, óxidos de ferro micronizados, óxidos de cromo micronizados, ou dióxidos de titânio micronizados. [0030] Em uma modalidade preferencial, as composições da presente invenção são formuladas para serem entregues ao tecido orgânica através de um dispositivo, tal como uma caneta. Neste caso, se o pigmento não for capaz de conferir a viscosidade desejada ao produto anestésico, opcionalmente, pode ser incorporado à mistura um gelificante ,na quantidade necessária para garantir os níveis de viscosidade adequados, e desde que este não diminua o efeito analgésico desejado. De modo geral, o gelificante empregado pode ser, por exemplo, selecionado de um grupo que consiste em poliacrilato de sódio, polieletrólitos aniônicos, resinas, argilas, bentonita, carboximetilcelulose, resinas de silicone, goma guar, goma xantana, goma de alfarroba, goma de acácia, ou qualquer combinação destes. Preferencialmente, a viscosidade da composição é de 800 a 25 000 mPa.s, preferencialmente entre 800 e 10 000 mPa.s, mais preferencial mente entre 800 e 6000 mPa.s. As concentrações do gelificante utilizado podem variar entre 0,5% e 15% em massa, preferencialmente entre 0,6% e 6% em massa.

[0031] Em uma concretização, pode ser desejado que o fluido possua um comportamento tixotrópico, para que possa ser armazenado em frascos ou bisnagas, apresentando comportamento líquido durante sua aplicação. Para tal, pode ser previsto, opcionalmente a possibilidade de adição de talco, sílica pirogênica ou sílica precipitada, ou qualquer combinação destes, em concentrações de 0,5% a 6% em massa. Outros aditivos podem ser utilizados para atingir esse objetivo, como gorduras e óleos vegetais.

[0032] Em uma modalidade adicional, o dito pelo menos um pigmento é um pigmento visível somente sob aplicação de luz especial. Em uma modalidade esta luz especial pode ser denominada de luz de Wood, que é uma luz ultravioleta produzida junto a uma pequena quantidade de luz visível. Quando a luz violeta incide sobre compostos fosforescentes, tais como o mineral calcita ou o sulfeto de zinco, ela é absorvida. Os materiais

FOLHA RETIFICADA (REGRA 91 ) ISA/BR [0030] Em uma modalidade preferencial, as composições da presente invenção são formuladas para serem entregues ao tecido orgânica através de um dispositivo, tal como uma caneta. Neste caso, se o pigmento não for capaz de conferir a viscosidade desejada ao produto anestésico, opcionalmente, pode ser incorporado à mistura um gelificante ,na quantidade necessária para garantir os níveis de viscosidade adequados, e desde que este não diminua o efeito analgésico desejado. De modo geral, o gelificante empregado pode ser, por exemplo, selecionado de um grupo que consiste em poliacrilato de sódio, polieletrólitos aniônicos, resinas, argilas, bentonita, carboximetilcelulose, resinas de silicone, goma guar, goma xantana, goma de alfarroba, goma de acácia, ou qualquer combinação destes. Preferencialmente, a viscosidade da composição é de 800 a 25 000 MPa.s 1 , preferencialmente entre 800 e 10 000 MPa.s -1 , mais preferencialmente entre 800 e 6000 MPa.s -1 . As concentrações do gelificante utilizado podem variar entre 0,5% e 15% em massa, preferencialmente entre 0,6% e 6% em massa.

[0031 ] Em uma concretização, pode ser desejado que o fluido possua um comportamento tixotrópico, para que possa ser armazenado em frascos ou bisnagas, apresentando comportamento líquido durante sua aplicação. Para tal, pode ser previsto, opcionalmente a possibilidade de adição de talco, sílica pirogênica ou sílica precipitada, ou qualquer combinação destes, em concentrações de 0,5% a 6% em massa. Outros aditivos podem ser utilizados para atingir esse objetivo, como gorduras e óleos vegetais.

[0032] Em uma modalidade adicional, o dito pelo menos um pigmento é um pigmento visível somente sob aplicação de luz especial. Em uma modalidade esta luz especial pode ser denominada de luz de Wood, que é uma luz ultravioleta produzida junto a uma pequena quantidade de luz visível. Quando a luz violeta incide sobre compostos fosforescentes, tais como o mineral calcita ou o sulfeto de zinco, ela é absorvida. Os materiais fosforescentes emitem lentamente parte da energia absorvida em forma de luz visível, exibindo um brilho fraco no local marcado. Esta modalidade encontra aplicação em procedimentos em que a pigmentação da região do tecido orgânico possa interferir no procedimento em si. Aplicando-se um pigmento fosforescente, por exemplo, somente por meio de luz especial, como a luz negra, é possível visualizar a marcação, sendo possível realizar unicamente os processos que necessitem a visualização da tinta de marcação sob a aplicação dessa luz especial, sendo o restante do procedimento realizado sem a aplicação desta, onde a tinta então torna-se invisível, evitando quaisquer perturbações à execução do restante do procedimento.

[0033] Em uma concretização, o dito pelo menos um pigmento é volátil, permanecendo por um curto período de tempo na superfície do tecido orgânico a ser submetido ao procedimento de interesse. Nesse caso, o pigmento naturalmente evapora sem deixar resíduos significativos. Em uma concretização, o pigmento é volátil apenas quando aumentada a sua temperatura após receber um certo estímulo térmico. Em certas modalidades, o pigmento pode ser volátil quando submetido a temperaturas maiores que 40°C.

[0034] Em uma concretização, a composição pode compreender ainda um umectante selecionado propilenoglicol, glicerina, sorbitol e butilglicol, ou uma mistura dos mesmos. A presença de um umectante pode colaborar para facilitar a aplicação do produto no tecido e evitar formação de crostas.

[0035] Em uma concretização, a composição pode compreender ainda um conservante selecionado a partir de: imidazolidinil uréia; diazolidinil uréia; ácido benzoico; benzoato de sódio; ácido sórbico; sorbato de potássio; propilparabeno; metilparabeno; etilparabeno; butilparabeno.

[0036] Em uma concretização, a composição pode compreender ainda um vasoconstritor selecionado a partir de apraclonidina, brimonidina, clonidina, desglimidodrina, dexmedetomidina, dopamina, efedrina, epinefrina, epinina (N-metil-dopamina), etilnorepinefrina, fenilefrina, fenilpropanolamina, guanabenzo, guanfacina, l-dobutamina, levarterenol, lofexidina, mefentermina, metaraminol, metilfenidato, metoxamina, midodrina, mitodrina, mivazerol, moxonidina, nafazolina, norepinefrina, norfenilefrina, oximetazolina, pemolinapropilexedrina, propilexedrina, tetrizolina, tizanidina, xilometazolina, a- metildopa, a-metilnorepinefrina, (4,5-dihidro-1 Himidazol-2-il)-(8-metil-quinoxalin- 6-il)-amina, (4,5-dihidro-1 H-imidazol-2-il)-quinoxalin-5-il-amina, (5-bromo-2- metoxi-quinoxalin-6-il)-(4,5-dihidro-1 H-imidazol-2-il)-amina, (5-bromo-3-metil- quinoxalin-6-il)-(4,5-dihidro-1 H-imidazol-2-il)-amina, (8-bromo-quinoxalin-5-il)- (4,5-dihidro-1 H-imidazol-2-il)-amina, (8-bromoquinoxalin-6-il)-(4,5-dihidro-1 H- imidazol-2-il)-amina, ou qualquer combinação dos mesmos. O vasoconstritor contribui para evitar a disseminação desnecessária do anestésico para além da região de interesse de aplicação.

[0037] A inclusão de um agente acelerador de ação pode ser parte importante da presente invenção para promover uma ação mais rápida do anestésico através do tecido biológico. O acelerador de ação anestésica pode ser selecionado a partir de Transcutol ® (composto de Etoxidiglicol Dietilenoglicol Monoetil éter) ou produtos obtidos a partir de ureia, azona, ésteres de ácidos graxos, ésteres de benzoato, n-metil-2-pirrolidona, dimetil sulfóxido, mentol, ciclodextrinas, ácido oleico, fosfolipídeos ou qualquer combinação dos mesmos. Em uma modalidade preferencial, a concentração do Transcutol ® está entre 5% e 91 %, preferencialmente entre 10% e 68%, e mais preferencialmente em uma quantidade de 15%. Dessa forma, o anestésico pode ser absorvido pelo tecido, enquanto o pigmento permanece na superfície realizando marcação da área onde ocorrerá o procedimento.

[0038] Preferencialmente, um sérum é adotado como veículo da composição. Em uma concretização, a composição pode ser em forma de líquido, loção, gel, gel-creme, pomada, mousse, pasta, solução oleosa ou aquosa, pó ou bastão.

[0039] Várias são as formas que tal tinta anestésica pode ser fornecida ao tecido orgânico. Por exemplo, por pincel, caneta, ampola, bastonete de aplicação, etc. Preferencialmente, a dita composição de tinta é aplicada com uma caneta ou haste manual, garantindo maior precisão na marcação da região ou dos pontos de interesse no tecido orgânico.

[0040] Em uma modalidade preferencial, a dita composição é produzida de modo que possa ser entregue de maneira contínua à superfície do tecido orgânico por uma caneta, ou seja, suas características de fluidez devem ser levadas em consideração para que a composição não seja fluída demais para escorrer pela caneta, nem tão viscosa para que não consiga fluir para a ponta da dita caneta. Em uma modalidade opcional, o pigmento e o anestésico podem estar misturados em apenas uma fase, de modo a que estes possam ser aplicados como um único produto visivelmente, mas que o pigmento permaneça na superfície do tecido biológico marcando o local e o anestésico penetre no seu local de ação.

[0041 ] Preferencialmente, o dito tecido orgânico é uma superfície cutânea, preferencialmente de um ser humano. No entanto, a composição pode ser utilizada em qualquer procedimento que cause dor ou desconforto, e onde a anestesia tópica seja importante de ser alcançada.

[0042] Em outro objeto da presente invenção, é previsto um método de aplicação de tinta para marcação de tecido orgânico, que compreende as etapas de: • definir um tecido orgânico em necessidade de marcação para posterior procedimento médico, cirúrgico ou cosmético, invasivo ou minimamente invasivos;

• fornecer um dispositivo contendo a composição anestésica que compreende pelo menos um anestésico, pelo menos um pigmento, e, opcionalmente, um acelerador de ação anestésica, conforme descrito anteriormente;

• colocar a ponta do dispositivo em contato com o tecido biológico que se deseja marcar e anestesiar;

• aplicar a tinta compreendendo anestésico na superfície do tecido biológico/orgânico de um indivíduo que será submetido a procedimento que cause dor ou desconforto;

• aguardar em torno de 5 a 30 minutos a ação do anestésico pelo tecido orgânico, enquanto se prepara o material médico, cirúrgico ou cosmético para início do procedimento; e,

• realizar o procedimento que cause dor ou desconforto ao indivíduo exatamente na área marcada.

[0043] Preferencialmente, na realização deste método é empregada a composição descrita neste documento.

[0044] Em uma modalidade, este método pode incluir ainda uma etapa de remoção da dita tinta que não é absorvida pelo tecido orgânico, tal como uma tinta lipofílica. Em outra modalidade, a tinta é volátil e evapora quando submetida a uma determinada temperatura, por exemplo, acima de 40°C. Em um outro exemplo, a tinta é detectável por uma luz especial, tal como uma luz ultravioleta. Por uma questão de descrição deve se entender que outras

FOLHA RETIFICADA (REGRA 91 ) ISA/BR modalidades de tintas e veículos corantes podem ser adicionados à composição da presente invenção, sem que se desvie do escopo da mesma.

[0045] Uma lista de corantes que podem ser utilizados, sem o objetivo de delimitação, inclui dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de ferro, óxido de magnésio, óxido de manganês, quelato EDTA de cobre, pirofilita, vermelho ácido, silicato de magnésio, guaiazuleno, verde de bromocresol, azul de bromotimol, estearato de alumínio, estearato de zinco, estearato de cálcio, antocianinas, antocianinas, caramelo, lactoflavina, pigmento amarelo hansa, pigmento vermelho permanente, pigmento rubine permanente, pigmento vermelho BON, pigmento vermelho de alizarina, laranja perinone, azul ultramarino, rosa ultramarino, violeta ultramarino, violeta de manganês, azul da prússia, preto de carbono, amaranto, eritrosina, carmim, lacas insolúveis de bário, estrôncio e zircônio, ouro, prata, hidróxido de ferro, bourdeaux, panceau 4R, vermelho AC, azul patente, indigotina, carmim de índigo, azul brilante FCF, clorofila, clorofilina, clorofila cúprica, sais de sódio e potássio, caramelo l-IV, alumínio, amarelo crepúsculo FCF, amarelo brilhante, riboflavina, tartrazina, ácido carmínico, cochonilha, betacaroteno sintético e natural, anato, bixina, norbixina, urucum, rocú, páprica, capsorrubina, capsantina, licopeno, beta-apo- 8’-carotenol, ester metílico ou etílico do ácido beta, luteína, vermelho remolacha, betamina, carbonato de cálcio, cúrcuma, ou qualquer combinaçãodos mesmos.

[0046] Este método, ao contrário dos comumente adotados no estado da técnica, prescinde de uma etapa individual de aplicação de anestésico, poupando tempo e insumos e reduzindo desperdícios e riscos pois apenas a quantidade necessária do anestésico é aplicada. Após análise do indivíduo, é realizada a marcação com a inovação apenas nos pontos a serem tratados. Em seguida, enquanto os materiais necessários são preparados para o procedimento, o anestésico começa a agir. Quando o material já está pronto e chega o momento da realização do procedimento médico, cirúrgico ou cosmético, invasivo ou minimamente ínvasivos em tecido biológico, o paciente já está com o local anestesiado e o procedimento transcorre de maneira mais rápida, eficiente e segura.

[0047] Dessa forma, prevê-se a característica inesperada de incluir composições anestésicas em uma mistura ideal juntamente com um pigmento ou tinta, para produzir uma composição de tinta para marcação de tecido orgânico, atingindo-se uma viscosidade ideal para que esta possa ser entregue por um dispositivo único, por exemplo, uma caneta de marcação conhecida no estado da técnica, permitindo, assim, unir duas etapas comuns em procedimentos cosméticos, cirúrgicos ou médicos (anestesia e marcação) em uma só.

[0048] Nos exemplos a seguir, são descritas modalidade da formulação realizada de acordo com a presente invenção.

Exemplo 1

[0049] Foi preparada composição empregando o séru como veículo, lidocaína numa concentração final de 15% em massa, tetracaína numa concentração de 23% em massa, e dióxido de titânio micronizado numa concentração de 10% em massa. Inicialmente, os dois anestésicos foram misturados entre sim, posteriormente sendo misturados com os demais ingredientes sob agitação. O sérum proporcionou firmeza no tecido biológico durante o procedimento O pigmento efetivamente realizou a marcação da área de contato com os princípios ativos anestésicos, servindo de referência para o profissional de saúde, sem escorrer e anestesiando o local a ser tratado, causando grande conforto ao indivíduo submetido ao procedimento.

Exemplo 2 [0050] Foi preparada uma composição empregando o sérum como veículo, o agente acelerador de ação Transcutoi ® 15%, lidocaína numa concentração final de 5% em massa, tetracaína numa concentração de 3% em massa, e dióxido de titânio micronizado numa concentração de 1 % em massa. Inicialmente, os dois anestésicos foram misturados entre si, posteriormente sendo misturados com os demais ingredientes sob agitação. Os anestésicos foram absorvidos satisfatoriamente. O pigmento efetivamente realizou a marcação da área de contato com os princípios ativos anestésicos, servindo de referência para o profissional de saúde, sem escorrer e anestesiando o local tratado, evitando dor e desconforto ao indivíduo submetido ao procedimento.

Exemplo 3

[0051 ] Foi preparada composição empregando o sérum como veículo, com acelerador de ação transcutoi ® 15%, lidocaína numa concentração final de 15% em massa, tetracaína numa concentração de 7% em massa, e dióxido de titânio micronizado numa concentração de 5,5% em massa. Inicialmente, os dois anestésicos foram misturados entre si, posteriormente sendo misturados com os demais ingredientes sob agitação. Os anestésicos foram absorvidos satisfatoriamente. O pigmento efetivamente realizou a marcação da área de contato com os princípios ativos anestésicos, servindo de referência para o profissional de saúde, sem escorrer e anestesiando o local tratado, causando grande conforto ao indivíduo submetido ao procedimento.

Modalidades construtivas da invenção

[0052] Em uma modaidade construtiva é apresentada uma composição de tinta para marcação de tecido orgânico que compreende um pigmento misturado a um anestésico, apresentando uma concentração de 5- 30% em massa de um primeiro composto anestésico de base amida selecionado do grupo que consiste em lidocaína, prilocaína, mepivacaína, etidocaína, bupivacaína, ropivacaína, levobupivacaína; 3-25% em massa de um segundo composto anestésico de base éster selecionado do grupo que consistem em procaína e tetracaína; e, um sérum farmacologicamente aceitável que compreende pelo menos um pigmento.

[0053] Em uma composição de tinta para marcação de tecido orgânico preferencial, a dita tinta pode compreender adicionalmente pelo menos um acelerador da ação anestésica selecionado do grupo que consiste em compostos obtidos a partir de etoxidiglicol dietilenoglicol monoetil éter, ureia, azona, ésteres de ácidos graxos, ésteres de benzoato, n-metil-2-pirrolidona, dimetil sulfóxido, mentol, ciclodextrinas, ácido oleico, fosfolipídeos ou qualquer combinação dos mesmos. Mais especificacmente, o dito pelo menos um acelerador de ação anestésica é um composto a base de etoxidiglicol dietilenoglicol monoetil éter.

[0054] Em modalidades preferenciais, o dito pelo menos um pigmento não penetra no tecido orgânico e permanece temporariamente na superfície externa do tecido orgânico enquanto o composto anestésico é absorvido pelo tecido que é então antestesiado.

[0055] Em uma outra modalidade preferencial o primeiro composto anestésico é lidocaína em uma concentração de 10 a 20 % em massa e o segundo composto anestésico é tetracaína a uma concentração de 5 a 15% em massa.

[0056] De modo geral, com a dita composição, qualquer um dos pigamentos selecionados do grupo a seguir pode ser utilizado, a saber, dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de ferro, óxido de magnésio, óxido de manganês, quelato EDTA de cobre, pirofilita, vermelho ácido, silicato de magnésio, guaiazuleno, verde de bromocresol, azul de bromotimol, estearato de alumínio, estearato de zinco, estearato de cálcio, antocianinas, antocianinas, caramelo, lactoflavina, pigmento amarelo hansa, pigmento vermelho permanente, pigmento rubine permanente, pigmento vermelho BON, pigmento vermelho de alizarina, laranja perinone, azul ultramarino, rosa ultramarino, violeta ultramarino, violeta de manganês, azul da prússia, preto de carbono, amaranto, eritrosina, carmim, lacas insolúveis de bário, estrôncio e zircônio, ouro, prata, hidróxido de ferro, bourdeaux, panceau 4R, vermelho AC, azul patente, indigotina, carmim de indigo, azul brilante FCF, clorofila, clorofilina, clorofila cúprica, sais de sódio e potássio, caramelo I-IV, alumínio, amarelo crepúsculo FCF, amarelo brilhante, riboflavina, tartrazina, ácido carmínico, cochonilha, betacaroteno sintético e natural, anato, bixina, norbixina, urucum, rocú, páprica, capsorrubina, capsantina, licopeno, beta-apo-8’- carotenol, ester metílico ou etílico do ácido beta, luteína, vermelho remolacha, betamina, carbonato de cálcio, cúrcuma, ou qualquer combinação dos mesmos. Em uma execução preferencial da dita invenção, foi utilizado dióxido de titânio, em uma concentração entre 0,5% e 20% em massa, mais preferencialmente, 10%. Os pigmentos de modo geral podem ser escolhidos dentre líquidos e pós, em que são tidos como preferenciais os pigmentos que não são absorvidos pelo tecnido orgânico e são visiveis a olho nú, por luz visível ou por luz ultravioleta. Pigmentos em pó micronizados são designados para esta utilização, tais como pigmentos micronizados.

[0057] Em modalidades alternativas, a dita tinta anestésica pode compreender ainda um gelificante selecionado a partir de poliacrilato de sódio, polieletrólitos aniônicos, resinas, argilas, bentonita, carboximetilcelulose, resinas de silicone, goma guar, goma xantana, goma de alfarroba, goma de acácia, talco, sílica pirogênica ou sílica precipitada ou qualquer combinação destes, em concentração de 0,5% a 6% em massa. Também podem ser adicionados às dias composições umectantes selecionados a partir de propilenoglicol, glicerina, sorbitol, butilcerol ou uma mistura dos mesmos. Para melhorar o tempo de prateleira do produto, podem ser adicionados à composição em uma modalidade, conservantes selecionados a partir de: imidazolidinil uréia; diazolidinil uréia; ácido benzoico; benzoato de sódio; ácido sórbico; sorbato de potássio; propilparabeno; metilparabeno; etilparabeno; butilparabeno.

[0058] Em modalidades alternativas da presente invenção, podem ser adicionados também vasoconstritores selecionados do grupo que consiste em apraclonidina, brimonidina, clonidina, desglimidodrina, dexmedetomidina, dopamina, efedrina, epinefrina, epinina (N-metil-dopamina), etilnorepinefrina, fenilefrina, fenilpropanolamina, guanabenzo, guanfacina, 1-dobutamina, levarterenol, lofexidina, mefentermina, metaraminol, metilfenidato, metoxamina, midodrina, mitodrina, mivazerol, moxonidina, nafazolina, norepinefrina, norfenilefrina, oximetazolina, pemolinapropilexedrina, propilexedrina, tetrizolina, tizanidina, xilometazolina, a- metildopa, a-metilnorepinefrina, (4,5-dihidro-lHimidazol-2-il)-(8-metil-quinoxalin-6- il)-amina, (4,5-dihidro- lH-imidazol-2-il)-quinoxalin-5-il-amina, (5-bromo-2-metoxi- quinoxalin-6-il)-(4,5-dihidro-lH-imidazol-2-il)-amina, (5-bromo-3-metil-quinoxalin-6- il)-(4,5-dihidro-lH-imidazol-2-il)-amina, (8-bromo-quinoxalin-5-il)-(4,5-dihidro-lH- imidazol-2-il)-amina, (8-bromoquinoxalin-6-il)-(4,5-dihidro-lH-imidazol-2-il)-amin a, ou qualquer combinação dos mesmos.

[0059] Para aplicação da tinta em uma superfície de tecido orgânico, são previstos dispositivos que atuem como uma caneta marcadora, na qual uma quantidade de tinta é armazenada dentro do dispositivo e quando este entra em contato com uma superfície orgânica em necessidade de anestesia, tal como um tecido cutâneo ou de mucosa, o dito dispositivo possa liberar, de modo homogéneo, a composição descrita no presente documento. Outros tipos de dispositivos que permitam a marcação contínua de um tecido orgânico também estão previstos dentro do escopo da presente invenção, tais como uma haste, pincel ou tubo para marcação.

[0060] A presente invenção apresenta ainda um métoco de aplicação da composição de tinta para marcação de tecido orgânico que compreende as etapas de: a) selecionar um tecido orgânico de um paciente que se submeterá a um procedimento com necessidade de anestesia local;

b) aplicar a composição de tinta para marcação conforme definida na reivindicação 1 , ao dito tecido orgânico; c) aguardar, entre 5 e 30 minutos, a anestesia do tecido a ser tra tado;

d) realizar um procedimento invasivo ou minimamente invasivo na área marcada.

[0061 ] Embora os exemplos se refiram a pigmentos micronizados, outras composições poderiam ser adotadas, incluindo gelificantes, por exemplo, desde que garantissem as propriedades reológicas previamente mencionadas neste documento.

[0062] É importante salientar que a descrição realizada não possui o condão de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas sim de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas nesta solução. Desse modo, as descrições devem ser interpretadas de forma ilustrativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação do conceito inventivo ora revelado e que não fujam do escopo de proteção delineado na solução proposta.

[0063] Tratou-se no presente relatório descritivo de uma composição de tinta para marcação de tecido orgânico íntegro, compreendendo pelo menos um anestésico e pelo menos um pigmento, dotado de novidade, atividade inventiva, suficiência descritiva, aplicação industrial e, consequentemente, revestido de todos os requisitos essenciais para a concessão do privilégio pleiteado.