Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ELECTRONIC CHAIR RELEASING OR OPENING SYSTEM BY MEANS OF A PASSWORD, ADMISSION TICKET, ELECTRONIC CARD OR BIOMETRICS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/032241
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention discloses a system for controlling the opening or release of a seat, comprising an electronic circuit that uses an access control keyboard (2) and which, upon confirmation of the correct password, actuates the electromagnetic solenoid-like locking mechanism (1), releasing the seat of the chair retained by the locking pin (3) contained within the locking spring (7).

Inventors:
PIRES ANDRE AUGUSTO DONADELLI (BR)
Application Number:
PCT/BR2010/000282
Publication Date:
March 24, 2011
Filing Date:
August 26, 2010
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PIRES ANDRE AUGUSTO DONADELLI (BR)
International Classes:
A47C1/13; A47C7/56; A47C31/00
Foreign References:
US20060138818A12006-06-29
US20060232110A12006-10-19
US20050206499A12005-09-22
Attorney, Agent or Firm:
CRUZEIRO/NEWMARC PATENTS E MARCAS LTDA. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "SISTEMA ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO OU ABERTURA DE CADEIRA ATRAVÉS DE SENHA, INGRESSO, CARTÃO ELETRÔNICO OU BIOMETRIA" caracterizado pelo fato de que possui um sistema de geração aleatória de senhas, compreendido por um circuito eletrônico de controle de acesso por teclado (2) que, ao ter a confirmação de senha correta aciona o mecanismo de travamento eletromagnético do tipo solenóide (1), que libera o assento da cadeira preso pelo pino de travamento (3) , pino este contido pela mola de travamento (7) .

2. "SISTEMA ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO OU ABERTURA DE CADEIRA ATRAVÉS DE SENHA, INGRESSO, CARTÃO ELETRÔNICO OU BIOMETRIA" de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a senha esta é programada para mudar aleatoriamente a cada dia através de um algoritmo pré-programado no respectivo circuito eletrônico de forma que com o mesmo algoritmo pode-se informar na bilheteria no momento da compra do ingresso qual é a senha do dia para a determinada cadeira, a fim de que impeça que alguém memorize a senha e ocupe o lugar em outro dia de evento.

3. "SISTEMA ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO OU ABERTURA

DE CADEIRA ATRAVÉS DE SENHA, INGRESSO, CARTÃO ELETRÔNICO OU BIOMETRIA" de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a cadeira é travada quando o assento é levantado, fazendo com que a mola de travamento (7) empurre o pino de travamento (3) e no retorno, novamente digita sua senha no mesmo teclado (2) para liberação do assento.

4. "SISTEMA ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO OU ABERTURA DE CADEIRA ATRAVÉS DE SENHA, INGRESSO, CARTÃO ELETRÔNICO OU BIOMETRIA" de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que possui uma bateria inserida no teclado que permite que o seu funcionamento continue mesmo com quedas de energias.

Description:
"SISTEMA ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO OU ABERTURA DE CADEIRA ATRAVÉS DE SENHA, INGRESSO, CARTÃO ELETRÔNICO OU BIOMETRIA"

A presente patente de invenção tem por objetivo um sistema de controle eletrônico rigoroso de liberação e destravamento de assento de cadeiras numeradas, para uso em estádios, ginásios, teatros, cinemas e similares, com vistas a garantir aos usuários que adquirirem um lugar numerado que este seja liberado apenas para o respectivo comprador, de forma a melhorar a qualidade dos eventos que poderão oferecer assentos numerados que são realmente respeitados.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

Já são conhecidos métodos de controle de numeração de cadeira através apenas de sinalização nas fileiras e nas cadeiras, cujo controle é feito por funcionários que procuram orientar o público a buscarem seus respectivos lugares.

Em que pese a larga utilização deste método, alguns inconvenientes podem-lhe ser atribuídos, como por exemplo a falta de respeito de boa parte do público que chega mais cedo em ocupar cadeiras diferentes das que foram adquiridas por serem mais privilegiadas, a falta de recursos dos orientadores para garantir o respeito à numeração das cadeiras, tendo em vista o grande número de pessoas que chegam ao mesmo tempo.

Outro problema com o método atual é a discussão e princípios de tumultos que o consumidor que adquiriu uma cadeira numerada tem com a pessoa que está ocupando o lugar indevidamente e os seus amigos ao seu lado, sem mencionar que um bom número de pessoas deixa de 'frequentar tais lugares por conta destes inconvenientes causando sérios prejuízos aos organizadores do evento .

A solução que faz o controle através de cartão com código de barras ou cartão magnético e similares possui graves deficiências pois, para atingir a mesma funcionalidade do objeto proposto na presente invenção, este caso necessita que em cada cadeira haja um sistema micro-controlado extremamente caro, com uma leitora de cartão tão caro quanto, cuja dimensão é significativamente grande, sem falar que deve haver um cabo de comunicação para cada cadeira para atualização de informações de sistema .

Cumpre notar que, é impraticável pensar que num estádio de futebol por exemplo deva haver uma rede com centenas ou milhares de cabos de comunicação interligando-se, suscetíveis a defeitos, falhas de comunicação durante um evento importante e inoperação em momentos cruciais.

0 sistema proposto é totalmente independente e imune de comunicação externa, sendo auto-suficiente, de fácil manuseio e a prova de vandalismos. Isso resulta num custo extremamente baixo, o que permite a fácil reposição em caso de qualquer dano ou mau funcionamento. Este aspecto é útil para que a operação do sistema seja contínua e ininterrupta, mesmo em eventos contínuos e com público hostil, que é o caso de estádios.

Uma leitora de cartões como foi proposto em outras soluções é facilmente inutilizada por vandalismo, por exemplo, com um chiclete no orifício de leitura do cartão, enquanto que o sistema objeto da presente invenção tem como interface apenas um teclado antivandalismo, indiscutivelmente fácil de limpar e recuperar, supervisionado por um pequeno circuito micro-processado, inegavelmente simples, independente de qualquer informação externa.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS

A presente invenção será, a seguir, mais sucintamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras exibem:

A figura 1 é uma vista em perspectiva do sistema com o assento levantado e travado pelo mecanismo;

A figura 2 é uma vista em perspectiva do sistema com o assento destravado e liberado para o uso;

A figura 3 é um fluxograma do funcionamento do sistema .

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

Como pode ser visto a partir da figura 1, um modelo de sistema eletronico de liberação ou abertura de cadeira através de senha, que consiste em um mecanismo de travamento eletromagnético do tipo solenóide 1 acoplado ao eixo que levanta o assento da cadeira, controlado pelo circuito eletronico do teclado 2 construído com elementos antivandalismos, dotado de uma programação eletrônica de alteração de senha diária e aleatória, por intermédio de um algoritmo pré-estabelecido, a fim de que a senha não seja repetida no evento seguinte sendo este teclado preso na parte inferior do assento que controlará a liberação ou não do pino de travamento 3.

O pino 3 é dotado de uma mola de travamento 7 que faz com que toda vez que o usuário deseje deixar momentaneamente o seu lugar, ao levantar do assento, o pino de travamento 3 trave o assento novamente.

A fechadura de segurança 4 permite que o orientador destrave o assento com uma chave que fica em seu poder sempre que houver alguma razão extraordinária que seja julgada pelos responsáveis no local.

Uma sirene 5 dispara alarmes sempre que alguma ação de vandalismo quebre o mecanismo e abaixe a cadeira sendo detectada pelo sensor 6 que informa que o assento foi abaixado sem a devida senha, sinalizando aos responsáveis pelo evento a retirar quem estiver sentado indevidamente no local.

Com este sistema em completo funcionamento, o promotor do evento que o utiliza pode garantir e oferecer ao publico consumidor que seu assento estará asseguradamente reservado .

Logicamente, o sistema com tal construção pode ser obtido em tamanhos e capacidades diversas para atender diferentes necessidades dos usuários deste tipo de equipamento, bem como utilizar ao invés de teclado, outros elementos conhecidos de identificação como cartão magnético, de proximidade, código de barras, biometria e outros dispositivos de controle de acesso.

O objeto proposto na presente invenção possui um consumo de energia extremamente baixo, o que é extremamente importante para ser considerado ante ao fato deste dispositivo ser usado em grandes quantidades como é o caso.

Além disso, por causa da inteligência simplificada, uma pequena bateria inserida no teclado permite que o seu funcionamento continue mesmo com quedas de energias por um tempo razoável, enquanto que para qualquer sistema de leitura de cartões, seja magnético, código de barras ou por proximidade demandaria suficiente para impedir qualquer recurso de baterias no local de instalação.

O sistema de geração aleatória de senhas para cada dia de utilização é um dos segredos para a total independência de comunicação externa, de modo que nunca será necessário a retirada do objeto ou conexão externa. Isso resulta num módulo pequeno, discreto, leve, de baixo custo, de baixo consumo, independente e de fácil operação, diferentemente de qualquer sistema já proposto, composto por vários módulos, placas, circuitos, tornando-o vulnerável, dependente de comunicação externa, pesado, volumoso e de consumo e custo elevado.

Este controle é efetuado preferencialmente por uma senha individual e diferente para cada cadeira que é fornecida ao cliente no momento da compra ou retirada do ingresso com a indicação da localização de seu assento, ou então com o uso do próprio ingresso caso ele tenha alguma informação eletrônica inserida como, por exemplo, tarja magnética, código de barras, chip com memória, bobina de antena receptora ou até mesmo com elementos de leitura biométricas como, por exemplo, leitora de impressão digital.

O ingresso adquirido pelo consumidor já vem com a respectiva senha relativa a cadeira escolhida junto com os demais informes sobre o evento para que na ocasião que ele entrar no local e chegar a sua determinada cadeira, previamente com o assento levantado e travado, o usuário digitará sua senha para que o assento seja liberado e ele poderá sentar-se e permanecer o tempo que desejar, sendo que caso necessite sair temporariamente como, por exemplo, no intervalo do evento, basta-lhe apenas levantar o assento que este será travado automaticamente pelo mecanismo e será destravado apenas quando retornar e digitar novamente a sua senha.

O sensor de abertura antivandalismo é também uma característica inovadora para a aplicação prática do objeto pois permite que mesmo que alguém burla o sistema um alarme sonoro avisará a ocorrência para que monitores possam tomar providências para fazer valer a funcionalidade de controlar o assento apenas aos seus respectivos proprietários.

Tendo em vista esses problemas e no propósito de superá-los em definitivo, foi desenvolvido o sistema eletrônico de liberação ou abertura de cadeira através de senha, objeto da presente patente, que controla a abertura ou liberação do assento apenas e unicamente para o consumidor que ao comprar seu ingresso, escolheu aquela respectiva cadeira como seu assento.

Para eficiência maior do sistema, há também uma chave de segurança que ficará em poder dos orientadores que destravará qualquer assento por alguma razão extraordinária que for julgada necessária pelo funcionário.

Complementando a segurança, um sensor no mecanismo de travamento dispara um alarme caso alguém destrua o sistema e abaixe o assento sem tê-la destravado eletronicamente fazendo com que o orientador localize a ocorrência e tome providencias que achar necessário.

Obviamente será percebido que enquanto o acima foi descrito por forma de exemplo ilustrativo desta invenção, todas outras modificações e variações feitas à esta invenção, na forma que seria aparente aos especialistas na técnica, são consideradas dentro do amplo escopo e âmbito desta invenção conforme as reivindicações a seguir.