Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ELECTRONIC LOCK WITH REPLACEABLE DOOR HANDLES AND METHOD FOR INSTALLING SAID DOOR HANDLES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/000056
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an electronic lock with replaceable door handles. This is a device comprising: a compact lock unit comprising two interface ends connected by connecting pins and a pivot, which interface ends comprise aligned openings and an electronic actuator. Said lock is couplable to a lock box comprising a latch bearing, a latch, a tab and a tab bearing, said lock comprising two door handles joined by a connecting element that passes through the openings on the interface ends and through the latch bearing, and the door handles are fastened to the connecting element by side fastening screws and a contact bushing such that the fastening screws are screwed into the base of the door handles and their tips abut against said connecting element, forming an interference fit that fastens the door handle to the connecting element, and the pivot passes through the tab bearing. The present invention also relates to a method for changing and installing electronic lock door handles.

Inventors:
NETZEL RICARDO (BR)
SANTOS MURILO SANCHES (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050224
Publication Date:
January 04, 2024
Filing Date:
June 30, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PADO S/A IND COMERCIAL E IMPORTADORA (BR)
International Classes:
E05B47/00; E05B47/06; E05B49/00
Foreign References:
CN106522656A2017-03-22
CN106088839A2016-11-09
GB2458889A2009-10-07
CN106088842A2016-11-09
Attorney, Agent or Firm:
PEDUTI FILHO, Cesar (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Fechadura eletrônica (1 ) compreendendo:

- uma unidade de fechadura (2);

- extremidades de interface (2a);

- as extremidades de interface (2a) compreendendo orifícios (4) alinhados;

- dita unidade de fechadura (2) compreendendo ainda um atuador eletrônico (15) caracterizado por:

- a dita unidade de fechadura (2) ser compreender duas extremidades de interface (2a), conectadas por um pivô (19) e pinos conectores (21 );

- dita fechadura (1 ) compreender duas maçanetas (5), unidas por um elemento de conexão (8), passante pelos orifícios (4) das extremidades de interface (2) e pelo mancai de trinco (12);

- as maçanetas (5) sendo fixadas ao elemento de conexão (8) por parafusos de fixação (6) laterais, e uma bucha de contato (7), de modo que os parafusos de fixação (6) são aparafusados na base da maçaneta (5) e sua ponta ancora no dito elemento de conexão (8), formando uma interferência que fixa a maçaneta (5) ao elemento de conexão (8); e

- dita fechadura (1 ) ser acoplável a uma caixa de fechadura (1 1 ) compreendendo, um mancai de trinco (12), um trinco (17), uma lingueta (16) e um mancai de lingueta (20);

- o pivô (19) ser passante pelo mancai de lingueta (20).

2. Fechadura (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por as extremidades de interface (2a) compreender meios de inserção de dados, sendo esses meios um ou mais dentre: um teclado (3) numérico, um leitor de digitais (9), um sensor de aproximação de cartões magnéticos (10), botão de acionamento interno (13), tranqueta (14), leitor NFC e abertura por proximidade.

3. Fechadura (1 ) de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por dita fechadura ser instalada em uma porta, sendo que o vão entre as extremidades de interface (2) seja preenchido pelo corpo da porta e por uma caixa de fechadura (11 ), e as extremidades (2) fiquem dispostas sob a superfície da porta.

4. Fechadura (1 ) de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por a maçaneta (5) ser substituível.

5. Método de instalação e substituição de maçaneta, em uma fechadura eletrônica (1 ) conforme descrito nas reivindicações 1 a 4, caracterizado por compreender as seguintes etapas:

- desaparafusar os parafusos de fixação (6);

- remover a maçaneta antiga do elemento de conexão (8);

- desafixar a bucha de contato (7);

- fixar a nova bucha de contato (7);

- fixar a nova maçaneta (5) no elemento de conexão (8); e

- aparafusar os parafusos de fixação (6).

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção para “FECHADURA ELETRÔNICA COM MAÇANETAS SUBSTITUÍVEIS E MÉTODO DE INSTALAÇÃO DAS DITAS MAÇANETAS”

CAMPO DA INVENÇÃO

[001]. A presente invenção pertence ao setor tecnológico de fechaduras eletrônicas e se refere a uma fechadura com maçanetas substituíveis.

[002]. Ainda, a presente invenção se refere a um método para instalar e substituir as maçanetas na dita fechadura eletrônica.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[003]. Nos campos de segurança residencial e comercial, é possível observar a crescente demanda por soluções que viabilizem o controle de acesso de pessoas de maneira remota, inteligente e automatizada, em especial, por fechaduras eletrônicas para portas convencionais domésticas e/ou comerciais. Com o desenvolvimento da tecnologia apropriada, os aspectos funcionais como confiabilidade e segurança foram itens priorizados em relação a estética e conveniência.

[004]. Entretanto, com o aperfeiçoamento e a popularização dessa tecnologia, as fechaduras eletrônicas são cada vez mais presentes nas residências e comércios, e sua segurança é inquestionável. Com isso, cria-se a necessidade de fornecer fechaduras eletrônicas seguras, porém com as qualidades estéticas adequadas e funcionais demandadas nos campos de arquitetura e design de interiores. Neste sentido, algumas soluções e tecnologias foram já desenvolvidas para solucionar estes inconvenientes.

[005]. O documento WO201721 1223 descreve uma fechadura eletrônica com alojamento externo da fechadura de porta eletrônica fixado em um lado externo de uma placa de porta e um dispositivo de aquisição de mensagem de desbloqueio disposto no alojamento externo e uma alça externa fixada por pino no alojamento externo, um alojamento interno fixado em um lado interno da placa da porta, uma alça interna fixada por pino no alojamento interno, uma fechadura mecânica fixada dentro da placa da porta, um parafuso principal e um furo de eixo ligado ao mesmo dispostos na fechadura mecânica, em que um fuso quadrado aciona, através do orifício do fuso da trava mecânica, o parafuso principal, um eixo de transmissão transmite, para o alojamento interno, um movimento da maçaneta externa. Entretanto, a maçaneta faz parte do sistema mecânico interno responsável pela trava da fechadura, de forma que caso o usuário queira trocar a maçaneta, seria necessário a mudança de todo o conjunto, e/ou ao menos que a nova maçaneta seja compatível com os encaixes do sistema, dando menos opções ao usuário.

[006]. Ainda, o documento MU 8403676-1 descreve uma fechadura digital ativada por motor, uma maçaneta pode operar o mecanismo, movimentando-o manualmente, de modo que a movimentação do pino ou lingueta é feita através de maçaneta ou similar; contudo, esta condição somente se fará presente quando o referido parafuso de trancamento se encontrar desalojado deste pino ou lingueta. Entretanto, o sistema necessita que a maçaneta seja adequada para o sistema, não sendo compatível com maçanetas convencionais.

[007]. Ainda, o documento EP3751077 descreve uma fechadura eletrônica tendo uma estrutura simples, onde um corpo retrátil de um eletroímã localizado em uma base de corpo de trava e uma haste de pressão controlada por um mecanismo de destravamento controla conjuntamente um orifício de encaixe em uma alça e um primeiro ímã permanente é usado para permitir o corpo retrátil do eletroímã ter as características de uma função de auto retenção de desligamento, permitindo que a fechadura eletrônica tenha a função de destravar automaticamente, resolvendo o problema de perigos ocultos causados por destravamento não autorizado por meio de uma estrutura mecânica, e reduzindo o consumo de energia do fechadura eletrônica durante a prevenção de destravamentos não autorizados. Entretanto, também não é compatível com maçanetas tradicionais de portas, tendo uma manutenção mais complexa, e/ou especializada, encarecendo os custos a longo prazo de manutenção da porta.

[008]. Como pode ser observado, as soluções do estado da técnica possuem de um estático, ou seja, após sua concepção não há a opção de configurar ou atualizar a sua aparência, por meio da substituição do modelo e acabamento da maçaneta empregada inicialmente. Além disso, o sistema de fixação empregado atualmente nos modelos utiliza-se de um sistema complexo com inúmeros componentes, muitas vezes impedindo que a direção da maçaneta seja configurada de acordo com a porta na qual a fechadura está sendo instalada, ou ainda, o movimento da maçaneta fica completamente atrelado ao estado (trancado ou destrancado) da fechadura.

[009]. Para solucionar esses problemas, a presente invenção concebe uma disposição em fechaduras digitais, com sistema de tranca independente do mecanismo da maçaneta, permitindo a possibilidade de substituir as maçanetas de modo que as fechaduras poderão ser configuradas de acordo com as solicitações do usuário, englobando diferentes modelos e acabamentos. A solução proposta envolve a utilização do mesmo sistema de fixação para as maçanetas, já empregado nas fechaduras convencionais. Desse modo, poderá ser utilizado com diversas maçanetas disponíveis no mercado, simplificando e padronizando os componentes. Promovendo assim uma redução de custos no desenvolvimento, e consequentemente no preço de custo dos produtos.

[0010]. Portanto, não existe no estado da técnica solução equivalente à apresentada aqui na presente invenção que alia diferenciais técnicos, vantagens econômicas e confiabilidade, segurança.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[0011]. Assim, é um objetivo da presente invenção proporcionar uma solução para os problemas técnicos acima listados, apresentando uma nova disposição para fechaduras digitais e eletrônicas.

[0012]. Ainda, é um objetivo da presente invenção proporcionar uma fechadura com sistema de tranca separado da maçaneta.

[0013]. Ainda, é um objetivo da presente invenção proporcionar uma fechadura com maçaneta removível.

[0014]. Ainda, é um objetivo da presente invenção proporcionar uma fechadura compatível com maçanetas convencionais.

[0015]. Ainda, é um objetivo da presente invenção proporcionar a possibilidade de utilizar a fechadura digital com a função de rolete, apenas removendo a maçaneta e substituindo a máquina interna da porta da versão de trinco para rolete, proporcionando maior versatilidade ao produto.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[0016]. A presente invenção atinge esses e outros objetivos por meio de uma fechadura eletrônica periférica a uma caixa de fechadura compreendendo:

- uma unidade de fechadura;

- a unidade de fechadura sendo compacta compreendendo duas extremidades de interface, conectadas por um pivô e pinos conectores;

- as extremidades de interface;

- as extremidades de interface compreendendo orifícios alinhados;

- dita unidade de fechadura compreendendo ainda um atuador eletrônico [0017]. Sendo que a dita fechadura é acoplável a uma caixa de fechadura compreendo compreendendo, um mancai de trinco, um trinco, uma lingueta e um mancai de lingueta, dita fechadura compreendendo duas maçanetas, unidas por um elemento de conexão, passante pelos orifícios das extremidades de interface e pelo mancai de trinco, e as maçanetas sendo fixadas ao elemento de conexão por parafusos de fixação laterais, e uma bucha de contato, de modo que os parafusos de fixação são aparafusados na base da maçaneta e sua ponta ancora no dito elemento de conexão, formando uma interferência que fixa a maçaneta ao elemento de conexão e o pivô ser passante pelo mancai de lingueta.

[0018]. Ainda, a presente invenção atinge esses e outros objetivos por meio de um método de instalação e substituição de maçaneta da dita fechadura que compreende as seguintes etapas:

- desaparafusar os parafusos de fixação;

- remover a maçaneta antiga do elemento de conexão;

- desafixar a bucha de contato;

- acoplar a nova maçaneta na dita bucha de contato;

- fixar a nova maçaneta no elemento de conexão; e

- aparafusar os parafusos de fixação.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[0019]. A presente invenção será descrita com base nos desenhos aqui apensos, que ilustram:

[0020]. A Figura 1 representa a vista explodida do dispositivo objeto da presente invenção.

[0021]. A Figura 2 representa uma segunda vista explodida do dispositivo objeto da presente invenção Figura 3 evidencia a vista explodida da caixa de fechadura, evidenciando o mecanismo de avanço da lingueta e de acionamento do trinco, apresentando sua independência. [0022]. A Figura 4 representa o dispositivo objeto da presente invenção devidamente instalado em uma porta convencional.

[0023]. A Figura 5 representa o dispositivo objeto da presente invenção devidamente instalado em uma porta convencional vista pelo lado interno. [0024]. A Figura 6 evidencia a independência do mecanismo de recolhimento do trinco pela maçaneta, do mecanismo de avança/recolhimento da lingueta.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0025]. A presente invenção se refere a uma fechadura eletrônica 1 com acionamento remoto, utilizados em casas, e estabelecimentos comerciais. A presente invenção utiliza uma construção inovadora ao incluir um módulo de fechadura independente e em bloco, com um orifício que permite o encaixe da maçaneta.

[0026]. A presente invenção apresenta inúmeras vantagens técnicas e econômicas quando comparada com o estado da arte, sendo algumas listadas abaixo:

• A presente invenção apresenta um dispositivo compacto e de fácil instalação;

• A presente invenção possibilita o controle da ativação e desativação de maneira remota e/ou presencial sem depender, necessariamente, de conexão com a internet;

• A presente invenção apresenta uma construção compatível com maçanetas tradicionais podendo ser utilizado em conjunto com maçanetas novas e antigas;

• A presente invenção é compatível com o padrão tradicional de portas, de modo a sobrepor furações preexistentes na folha da porta

[0027]. Como referenciado na Figura 1 , o dispositivo da presente invenção compreende uma unidade de fechadura 02. Em uma concretização preferida da presente invenção, a unidade de fechadura 02 é compacta e feita em duas extremidades de interface 02-, conectadas por pinos conectores 21 .

[0028]. As extremidades de interface 02- compreendem meios de inserção de dados, como um teclado 03, um leitor de digitais 09, um sensor de aproximação de cartões magnéticos 10, botão de abertura interna 13, tranqueta 14, NFC e abertura por proximidade. Cada extremidade de interface 02- compreende um orifício 04, alinhados.

[0029]. A unidade de fechadura 02 compreende ainda um vão entre as extremidades de interface 02a que compreende um atuador eletrônico 15 conectado a uma lingueta 16.

[0030]. Ainda, e o dispositivo da presente invenção compreende duas maçanetas 05, unidas por um elemento de conexão 08, passante pelos orifícios 04 das extremidades de interface 02.

[0031]. Conforme referenciado na figura 2, o dispositivo compreende ainda uma caixa de fechadura 1 1 disposta entre as extremidades de interface 02a.

[0032]. Conforme mostrado na figura 3, a caixa de fechadura 1 1 compreende uma lingueta de trava 16 e um trinco 17 acoplado a uma mola 18. A caixa de fechadura 1 1 compreende ainda um mancai de trinco 12 para receber o elemento de conexão 08 com as maçanetas 05, e um mancai de trava 20, para receber um pivô de trava 19.

[0033]. Conforme a presente invenção, o elemento de conexão 08 possui um perfil geométrico específico e compatível com o mancai de trinco 12. Como exemplo de uma concretização, o perfil do elemento de conexão pode compreender de três lados retos, e um lado serrilhado.

[0034]. Alternativamente, é previsto que o perfil geométrico do elemento de conexão 08 seja equivalente aos padrões já existentes no mercado.

[0035]. As maçanetas 05 são fixadas ao elemento de conexão 08 por parafusos de fixação 06 laterais, e uma bucha de contato 07, de modo que os parafusos de fixação 06 são aparafusados na base da maçaneta 05 e sua ponta ancora em algum vale de pelo menos uma superfície serrilhada do elemento de conexão 08, formando uma interferência que fixa a maçaneta 05 ao elemento de conexão 08. O elemento de conexão 08, por sua vez, é fixado ao mancai de trinco 12, que possui um perfil geométrico compatível com o elemento de conexão.

[0036]. Desta forma recolhimento do trinco 17 da presente invenção, se dá pelo acionamento da maçaneta removível, que por sua vez acarreta da rotação do mancai de trinco 12 presente no interior da caixa de fechadura 1 1.

[0037]. A construção permite que o vão entre as extremidades de interface 02 seja preenchido pelo corpo da porta, com uma caixa de fechadura tradicional ou adaptada, e as extremidades 02 fiquem dispostas sob a superfície da porta, conforme referenciado na figura 4.

Funcionamento do dispositivo

[0038]. O funcionamento do dispositivo se dá por meio da entrada de dados por parte do usuário.

[0039]. E, referência à figura 6, quando a porta está em uma posição fechada, o usuário pode digitar no teclado 03 a senha. Caso esteja correta, um sinal elétrico é enviado para o atuador interno 15 de modo a movimentar o pivô de trava 19, que transmite esse torque ao mancai de trava 20, que movimenta a lingueta 16 e destranca a porta.

[0040]. Alternativamente, o usuário pode realizar uma entrada através do leitor de digitais 09, em que o mesmo sinal elétrico é enviado ao atuador 15 e a porta é destrancada.

[0041]. Alternativamente, o usuário pode utilizar um cartão magnético único, que quando aproximado ao sensor de aproximação de cartões magnéticos 10, o sinal elétrico de liberação é novamente enviado para o atuador 15 que movimenta o pivô 19 e, consequentemente, a lingueta 16. [0042]. Alternativamente, o usuário pode utilizar o botão de acionamento interno 13, o sinal elétrico de liberação é novamente enviado para o atuador que movimenta a lingueta 16 como referenciado na figura 5.

[0043]. Alternativamente, o usuário pode utilizar uma tranqueta 14, e recolher a lingueta 16 de forma puramente mecânica como referenciado na figura 5.

[0044]. Alternativamente, o usuário pode configurar a fechadura para abrir por métodos de proximidade, o sinal elétrico de liberação é novamente enviado para o atuador que movimenta a lingueta 16.

[0045]. Alternativamente, o usuário pode utilizar um leitor NFC de dispositivos diversos, o sinal elétrico de liberação é novamente enviado para o atuador que movimenta a lingueta 16.

[0046]. Ainda, a fechadura pode conter uma combinação de um, dois, três, quatro, cinco, seis ou sete dentre: o teclado 03, leitor de digitais 09, sensor de aproximação de cartões magnéticos 10, botão de acionamento interno 13, tranqueta 14, leitor NFC e proximidade.

[0047]. Adicionalmente, o dispositivo pode compreender um receptor de sinal sem fio para receber um comando de trancar e destrancar a porta de um usuário utilizando uma interface de celular.

[0048]. A principal vantagem da configuração acima descrita é a possibilidade de fixar a maçaneta 05 utilizando o elemento de conexão 08. Dessa forma, quaisquer maçanetas com o padrão de encaixe quadrado e orifício para parafuso de fixação pode ser fixada à fechadura 01 .

[0049]. Desta forma, o dispositivo age externamente à caixa de fechadura 1 1 , sendo esta um mecanismo tradicional. A movimentação automatizada da lingueta 16 se dá pelo pivô 19, e a movimentação do trinco se dá pelo elemento de conexão 08 e seus mancais 12, 20, como referenciado na figura 6.

[0050]. Para realizar a troca da maçaneta 05, basta apenas desaparafusar os parafusos de fixação 06, remover a maçaneta antiga do elemento de conexão 08, desafixar a bucha de contato 07, acoplar a nova bucha de contato 7, fixar a nova maçaneta 05 no elemento de conexão 08, e aparafusar os parafusos de fixação 06.

[0051]. Tendo sido descrito alguns exemplos de concretizações preferidas da presente invenção, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras variações possíveis do conceito inventivo descrito, sendo limitadas tão somente pelo teor das reivindicações apenas, aí incluídos os possíveis equivalentes.