Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ENVIRONMENTALLY FRIENDLY COMB
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/165563
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention, which pertains to the technical field of environmentally friendly products for aesthetic/commercial purposes, takes the form of an environmentally friendly comb, the components of which all originate from discarded products, in particular PET bottles. The comb has a base with a handle, in order to facilitate handling by the user, and a region containing the teeth (1). Said teeth (1) are produced in the shape of a truncated pyramid, having a rectangular cross section. The lengths of the lower and upper bases differ by a maximum of 15%, the lower base in particular having the larger dimension and being attached to the structure of the comb. The product has great social and ecological appeal, as it only uses recycled materials that would generally be discarded.

Inventors:
GOMIDES EDUARDO PATRICIA (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050049
Publication Date:
August 11, 2022
Filing Date:
February 03, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
GOMIDES EDUARDO PATRICIA (BR)
International Classes:
A45D24/00; A45D24/02
Foreign References:
US1632238A1927-06-14
US4815484A1989-03-28
US1381804A1921-06-14
US1003568A1911-09-19
GB2569866A2019-07-03
US20160367009A12016-12-22
US1760928A1930-06-03
US4996996A1991-03-05
Attorney, Agent or Firm:
LANCASTER MARCAS E PATENTES (BR)
Download PDF:
Claims:
4

REIVINDICAÇÕES

1. PENTE ECOLÓGICO, fabricado a partir da injeção de polímeros recicláveis, em especial o PET (Politereftalato de etileno), caracterizado pelo produto apresentar cerdas (1) que são fabricadas em formato de tronco de pirâmide, com seção transversal retangular cuja as bases inferior e superior possuem variação máxima de 15% de comprimento, sendo que, a base inferior é a de maior dimensão e está fixada ao corpo do pente.

Description:
PENTE ECOLÓGICO

[001] Refere-se a presente patente de modelo de utilidade a um pente para cabelos fabricado a partir de polímeros termoplásticos, em especial o PET (Politereftalato de etileno). Inserido no campo técnico de produtos ecológicos aplicados em finalidades estéticas/comerciais, o invento consiste em um modelo cuja a base e cerdas são confeccionados a partir da injeção de plásticos oriundos do processo de reciclagem.

Descrição do estado da técnica:

[002] Pente é um utensílio formado por numerosos dentes mais ou menos finos, muito próximos uns dos outros, presos a uma haste ou barra, com o qual se penteiam ou desembaraçam os cabelos. Normalmente são feitos de plástico ou madeira, e podem ter formas variadas de acordo com a função. A palavra pente tem origem no latim pecten, que é o nome de uma concha (pectens jacobeus) cheia de ranhuras, que lembram os dentes de um pente.

[003] A história do pente se inicia por volta de 2300 a.C, época em que os babilônios desenvolveram uma espécie de pente com espinhos de plantas. Foi, porém, a civilização egípcia que teve a primazia de ser aquela que mais fazia uso deste objeto, considerando-o mesmo um artigo de luxo. Por esse tempo os pentes eram incrustados com pedras preciosas e ouro.

[004] Durante a Idade Média utilizou-se também pentes feitos de chumbo que tinham a capacidade de escurecer e disfarçar a cor dos cabelos ruivos. Na época áurea de luxúria do reinado de Luís XIV, o Rei-Sol, este mandou fabricar pentes em ouro e prata maciços cravejados de pedras preciosas para controlar o penteado do seu abundante cabelo.

[005] De artigo de luxo até instrumento de beleza mundano, o pente ganhou um espaço único em todos os lados da nossa sociedade, sendo quase impossível conhecer uma única pessoa que não tenha um ou que nunca tenha usado um. [006] Apesar da larga presença deste produto, o seu apelo ecológico ainda é incipiente. Poucos indivíduos e empresas tem a preocupação de reciclar ou disponibilizar os pentes de forma ambientalmente correta. Sendo um produto de simples fabricação e de baixo custo, normalmente se escolhe matérias-primas que não são oriundas de processos de reciclagem.

[007] Também é possível encontrar no estado da técnica, patentes que visam a proteção de modelos inovadores destes pentes, entretanto sem o apelo ecológico de usar unicamente materiais recicláveis. As patentes descritas abaixo são um reflexo desta situação:

[008] BR 20 2018 076815 3 divulga uma escova pente para cabelos crespos (afro, carapinha, encarpinhado), que compreende um corpo único dotado de cabo de suporte e uma escova de penteio oval, em material adequado, preferencialmente plástico, a qual inclui em sua estrutura o referido cabo para manuseio e a escova provida de dentes em toda a sua extensão com altura e espaçamento idênticos entre si

[009] PI0714416 protege um pente que inclui uma estrutura principalmente, estendendo-se a partir da estrutura principal em planos adjacentes substancialmente paralelos, uma primeira fileira externa de dentes, uma fileira central de dentes e uma segunda fileira externa de dentes oposta à primeira fileira externa de dentes.

[0010] US20110056505 apresenta uma escova de cabelo multifuncional que compreende um corpo alongado incluindo um segmento de alça e um segmento de cerdas. O segmento de cerdas da escova de cabelo multifuncional inclui pelo menos dois tipos ou estilos de cerdas, cada um desempenhando uma função separada e diferente na modelagem do cabelo.

Breve descrição do objetivo:

[0011] A presente invenção tem como objetivo a utilização de garrafas plásticas recicláveis, em especial as garrafas PET, para produção e confecção da base e das cerdas de pentes. Os seus detalhes podem ser melhor compreendidos pela seguinte descrição detalhada em consonância com as figuras em anexo, onde: A figura 1 refere-se a um desenho esquemático do pente ecológico em vista frontal, identificando as cerdas poliméricas (1).

A figura 2 apresenta um desenho esquemático do pente ecológico em vista isométrica, identificando as cerdas poliméricas (1).

Descrição detalhada da invenção:

[0012] PENTE ECOLÓGICO, objeto da presente patente, é fabricada a partir da injeção de polímeros recicláveis, em especial o PET (Politereftalato de etileno), sem se limitar ao mesmo. O pente possui uma base com cabo, para facilitar o manuseio por parte do usuário, e uma região onde estão presentes as cerdas (1).

[0013] Estas cerdas (1) são fabricadas em formato de tronco de pirâmide, com seção transversal retangular. As bases inferior e superior possuem variação máxima de 15% de comprimento, sendo que, a base inferior, notadamente, é a de maior dimensão e está fixada a estrutura do pente.

[0014] O produto possui grande apelo social e ecológico, utilizando apenas materiais recicláveis que geralmente são descartados. E embora descrita esta modalidade da presente patente de modelo de utilidade, será entendido por aqueles versados na técnica que várias mudanças, modificações, substituições ou alterações podem ser feitas na escova sem se afastar do princípio e do espírito da presente invenção.