Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ENVIRONMENTALLY FRIENDLY INDOOR CHIMNEY
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/023266
Kind Code:
A1
Abstract:
Inventive design patent for an environmentally friendly indoor chimney, which comprises a pipe in which one of the ends is coupled to the article with which the invention is used, the other end having a metallic exhaust device internally and the motor of the exhaust device and the wire connecting the latter to mains electricity externally; this pipe is connected to an elbow which in turn will be connected to another pipe that opens out in a tank of water. The pipe has to be partly immersed in the water but must not touch the bottom of the tank. This tank must maintain a certain water level and contain activated charcoal, which may be in the form of pellets, or another basic chemical component that acts as a CO2 sequestrant and retains CO2 in the water. The tank will be placed on an approximately 20-cm plinth, and will have a port that will be open only when there is a flow of water; the tank will also have a hose for conveying the water when the tank is emptied. The material for producing this chimney must be heat-, water- and rust-resistant, and may be made from galvanized, stainless or similar metal.

Inventors:
PEREIRA MEDEIROS, Beatriz (Avenida Doutor Nilo Peçanha, n° 242 Apt° 803Bairro Petrópolis,Porto Alegre - RS, CEP: -000, 90470, BR)
Application Number:
BR2012/000292
Publication Date:
February 21, 2013
Filing Date:
August 15, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PEREIRA MEDEIROS, Beatriz (Avenida Doutor Nilo Peçanha, n° 242 Apt° 803Bairro Petrópolis,Porto Alegre - RS, CEP: -000, 90470, BR)
International Classes:
E04F17/02; B01D47/02; E04H12/28
Foreign References:
US5395408A1995-03-07
US5198004A1993-03-30
US5560756A1996-10-01
US3581448A1971-06-01
US4290782A1981-09-22
BRPI0700371A2008-09-02
US5960784A1999-10-05
US5143527A1992-09-01
US1964794A1934-07-03
US5004486A1991-04-02
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

"CHAMINÉ INTERNA ECOLÓGICA", compreendido por um cano, sendo que uma das extremidades será acoplada a um exaustor ou a fogão ou lareira ou outro objeto que seja necessário o uso de chaminés ( 1 ); na outra extremidade, na parte interna terá um exaustor metálico e pela parte externa será preso o motor do exaustor e o fio para que seja ligado a eletricidade ( 2 ); também será ligado a uma curva por onde seguirá o caminho da fumaça ( 3 ) e interligará a outro cano ( 4 ); e, este desembocará num depósito d'água ( 5 ), contendo carvão ativado, que pode ser em pastilhas ou outro elemento químico básico que atue como sequestrador de C02. A boca do cano deverá estar submersa, porém não encostada no fundo do depósito. A finalidade do carvão ativado é "reter" o CO2 a água, evitando que seja lançado no meio ambiente. A fumaça e a gordura não serão lançadas no meio ambiente. A chaminé poderá ser desmontável, porém toda encaixada para que permaneça em pé sem necessitar ser presa a parede ou outro objeto e que suporte o peso de uma coifa. O volume d'água ajudará a fazer peso. O depósito d'água terá uma base de aproximadamente 20 cm e um orifício que permanecerá fechado. Este terá uma mangueira para facilitar a troca da água, quando necessário. O tamanho e capacidade do depósito d'água vai da necessidade na intensidade de uso da chaminé interna ecológica. A chaminé deverá ser de metal resistente ao calor e água, podendo ser de metal galvanizado ou inox ou similar.

Description:
Chaminé com captura de C02 em água com carvão ativado para uso interno na edificação

A presente patente de modelo de invenção tem por objetivo um modelo de chaminé ecológica, para uso em fogões à lenha, churrasqueiras, incineradores, lareiras e acoplado a coifas podem ser utilizadas em fogão à gás, doméstico ou industrial.

Já são conhecidos diversos modelos de chaminés, mas esta não precisa furar a parede, não expeli fumaça e detritos no meio ambiente, por isso ecológica e adequada para todos os ambientes.

Foi pensando em resolver problemas com chaminés em apartamentos ou ambientes fechados, como shoppings ou prédios residenciais com alas comerciais, indústrias e hospitais que foi criada a chaminé ecológica, onde pode-se acrescentar um elemento para torna-lo sustentável e não jogar no meio ambiente os detritos.

Os modelos de chaminés já existentes e conhecidos emitem para a atmosfera gases poluentes, este modelo além de segurar a fumaça em seu compartimento d'água, mistura- se uma quantidade de algum elemento básico como carvão ativado, ( pode ser em pastilhas de carvão ou outro elemento que retenha o C02 na água ) e garante que os gases e gorduras não serão lançados no meio ambiente.

Este tipo de chaminé supera todos os demais, pois não impede de utilizar o fogo, não precisa fazer nenhum tipo de furo na parede e nem metros e metros de chaminés para superar a altura de edifícios, basta um pequeno espaço para sua instalação.

Tendo em vista esses problemas e o propósito de resolve-los foi desenvolvida a chaminé interna ecológica, objeto da presente patente, a qual consiste em colocar duas chaminés verticais, paralelas uma a outra, sendo uma delas mais curta que a outra, unidas por uma curva. A parte inicial vai ficar em contato com a coifa ou fogão à lenha, ou objeto de necessidade do uso da chaminé e deverá ser mais curta com comprimento adequado para proporcionar o bom desempenho, no final da primeira parte, antes da curva, será instalado um exaustor, para que este puxe a fumaça, que percorrerá a curva e a segunda parte da chaminé, esta mais longa, desembocará num depósito de água com uma quantidade de carvão ativado, que pode ser em pastilhas ou outro elemento químico básico que atue como sequestrador de C02 retendo o C02 na água. A chaminé que desemboca no compartimento d'água deverá estar coberta pela água o suficiente para que a água receba o que vier pela chaminé, sem estar "enterrada" no fundo do compartimento. O elemento químico básico, como carvão ativado, ( pode ser em pastilhas de carvão ou outro elemento que retenha o C02 na água ) até cal virgem servirá para neutralizar e segurar os gases e gorduras na água, onde se vê bolhas se formando. O compartimento d'água não poderá ser fechado, deverá ter bom respiro.

A fabricação poderá ser sob encomenda ou em série, de acordo com o uso que vai se fazer os canos ficam mais longos ou mais curtos e se acopla direto no fogão ( nesse caso canos mais longo ou se acopla em coifa, canos mais curtos ) portanto as medidas poderão ou não serem padronizadas. Então, logicamente, as chaminés com tal construção podem ser obtidas em tamanhos e capacidades diversas para atender as diferentes necessidades dos usuários desse tipo de equipamento. O material para sua construção deverá ser metálico resistente ao calor e a água.

O nível da água deverá ser mantido, reposta sempre que necessário, bem como a troca e limpeza do compartimento d'água conforme a necessidade, dependente da finalidade, modo e frequência do uso.

A idéia também é diminuir a emissão de gases que são soltos na atmosfera todos os dias, a emissão de C02 por chaminés, churrasqueiras ou algo do género. A lareira é interligada a um cano com exaustor onde é levada a um recipiente onde temos o carvão ativado misturado na água. O carvão ativado ou outro elemento químico básico reage com o C02 e faz com que ele não seja solto na atmosfera, "prendendo-o" na água.

Diariamente são soltos variados tipos de gases poluentes na atmosfera terrestre por meio de chaminés, isso significa que o nosso oxigénio está sofrendo danos irreparáveis, podendo assim prejudicar todos os tipos de vida no planeta. Nesse sistema a fumaça que seria solta na atmosfera é levada diretamente para um recipiente com água e carvão ativado ( ou outro elemento químico básico que atue como sequestrador de C02 ).

Pensando no dia-a-dia de todas as pessoas, escolhemos a todos como público alvo. São os ambientes domiciliares (usado em lareiras, churrasqueiras, fogão a lenha, etc) e áreas industriais, que emitem grande parte do C02.

O sistema agora criado e objeto do pedido de patente, reduz a emissão do gás carbónico na atmosfera, inter ligando as chaminés até reservatórios de água algum elemento químico básico, que pode ser o carvão ativado.

A intenção de melhorar o ar que respiramos, retirando boa parte do C02 que é largado na atmosfera todos os dias, por chaminés. Se as indústrias e as casas que possuem lareiras, churrasqueiras, incineradores ou fogão a gás (acoplado a coifa) e/ou a lenha utilizassem esse método, haveria uma queda significativa no percentual de C02 na atmosfera.

As figuras anexas, demonstrarão o produto a que se refere o pedido de patente.

Figura :

Um cano de chaminé, ( figura 1.1 ) , tendo numa extremidade, uma coifa acoplada ( figura 1.4 ) e na outra um exaustor metálico ( figura 1.2 ), cujo motor fica na parte externa do cano iunto com o fio com o plug que ligará o exaustor a eletricidade ( figura 1.3 ).

Figura 2 :

A chaminé completa acoplada diretamente ao fogão ou objeto em que será usada ( figura 2.1 ). A primeira parte do cano da chaminé ( figura 2.2 ), o motor do exaustor na parte externa ( figura 2.3 ), o fio que liga o exaustor a eletricidade ( figura 2.4 ), o exaustor metálico que fica na parte interna da primeira parte do cano da chaminé ( figura 2.5 ), a curva que liga os dois canos da chaminé ( figura 2.6 ), que ligara o outro cano ( figura 2.7 ) até o depósito d' água ( figura 2.8 ). O nível da água deverá ser acima do final da chaminé ( figura 2.8.1 ); o depósito d'água terá um orifício junto a base ( 2.8.2 ) para facilitar o escoamento da água, quando for feita a limpeza do depósito; nesse orifício terá uma mangueira para escorrer a água ( 2.8.3 ); o depósito terá uma base metálica de aproximadamente 20 cm ( figura 2.8.4 ) O depósito d'água conterá carvão ativado, que pode ser em pastilhas ou outro elemento químico básico que seja sequestrador de C02( figura 2.9 ).

Figura 3 :

O sistema da figura 2 se repete, porém acoplado na parte inicial a uma coifa ( figura 3.2 ), que estará acima de um fogão doméstico ou industrial ou churrasqueira ou grelha ( figura 3.1 )

Figura 4 :

Repete-se todo sistema, porém só com a chaminé que é o objeto do pedido de patente.

Cano da chaminé, 1 a parte ( figura 4.1 ); fio ( rabicho ) que liga o exaustor a etetricidade ( figura 4.2 ); Motor do exaustor que fica na parte externa preso ao cano da chaminé ( figura 4.3 ); Exaustor metálico, que fica na parte interna no final da primeira parte da chaminé ( figura 4.4 ), antes da curva ( figura 4.5 ) que interligará os dois canos; o segundo cano vertical será mais comprido que o primeiro ( figura 4.6 ) e deverá desembocar dentro do compartimento d'água ( figura 4.7 ), que terá assinalado o nível a ser mantido de água ( figura 4.7.1 ), que deverá sempre cobrir o terminal da chaminé ( figura 4.8 ), quantidade razoável de carvão ativado, que pode ser em pastilhas ou outro elemento químico básico que atue como sequestrador de C02 para ser misturado à água ( figura 4.9 ). O depósito d'água terá uma base metálica de aproximadamente 20cm ( figura 4.7.2 ), no depósito rente a essa base um orifício ( figura 4.7.3 ) que permanecerá fechado com uma mangueira ( figura 4.7.4 ) para facilitar a retirada da água quando for efetuada a limpeza do depósito.

Figura n° 5

É o desenho de uma lareira, visualizando apenas a parte externa, sendo apenas um modelo de demonstração. Os demais modelos de lareiras, fogões, churrasqueiras e incineradores, deverão ser desenvolvidos pelo retentor da patente e/u seu autorizado ou fabricante.